Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

02/02/2024 *--* Deus é Fiel!!!

       Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Exclusivo: Vereador do PT de Santa Maria do Oeste, possivelmente embriagado bate em veículo estacionado em Campina do Simão. Assista ao Vídeo:

A equipe de reportagens do Blog do Beto de notícias recebeu na noite desta quinta (01/02) através de populares, o vídeo aonde o Fiat uno do vereador Ataíde de Albuquerque, conhecido popularmente pelos moradores de Santa Maria do Oeste pelo apelido de Amoroso, invade a contramão e bate em veículo Ford Focus de cor branca estacionado na cidade de Campina do Simão, segundo relatos de pessoas que presenciaram o acidente o vereador estaria possivelmente embriagado no momento da colisão.

 

Para quem não sabe Ataíde, ou melhor Amoroso, possui mandato como vereador na cidade de Santa Maria do Oeste pelo Partido dos Trabalhadores (PT), o qual se encerrará no ano de 2024, atualmente Amoroso pertence a base do atual prefeito Oscar Delgado também do Partido dos Trabalhadores (PT). Até o presente momento não se sabe o estado do vereador, mas acreditasse pelas informações preliminares que ele se encontra bem e fora de perigo, pois o acidente apenas ocasionou danos materiais aos veículos.

Fonte: Redação do Blog do Beto, com populares e imagens de redes sociais.

Família é ameaçada de morte durante assalto a residência de Pitanga e diversos itens foram levados.

 Relata a solicitante, 41 anos que na data de ontem por volta das 23h40min três indivíduos vestidos com roupas escuras, encapuzados e armados com dois revólveres e uma pistola invadiram a residência enquanto dormiam, relata que foi trancada no banheiro da residência junto com seu marido e seu filho sob ameaça de morte. Informa que não visualizaram nenhum veículo nas proximidades, que matariam seu filho se acionassem a Polícia, relata que foram roubados da residência vários objetos, várias bebidas (Whisky), 05 relógios, 01 corrente de ouro, 01 jaqueta, vários perfumes, 07 tênis, 01 aparelho de som JBL, 01 vedeo game, 10 copos Stanley, 01 garrucha cal .22 (sem marca), 01 pistolete cal. . 22 (sem marca). Coube orientações as partes.

Fonte: Polícia Militar.

Casal se desentende e jovem de 18 anos agride sua mulher de 19 anos, situação vira caso de polícia em Guarapuava.

Equipe deslocou para atender situação de violência doméstica. No local, em contato com a vítima 19 anos, a mesma relatou que teve um desentendimento com seu convivente 18 anos, o qual agrediu com socos na face. O autor já havia se evadido do local, realizado patrulhamento mas sem êxito na localização do mesmo. Orientado a vítima quanto aos procedimentos.

Fonte: Polícia Militar.

Mulher é vítima de estupro coletivo praticado por policiais militares.

Uma mulher de 33 anos foi vítima de um estupro coletivo cometido por policiais militares no Guarujá, litoral de São Paulo. O caso aconteceu em meados de agosto de 2023 e foi formalmente denunciado pela vítima na primeira quinzena de dezembro.


De acordo com apuração do portal de notícias G1, o caso aconteceu durante uma festa. Ao todo, segundo o site, 12 homens violentaram a mulher, sendo 11 agentes da corporação, após dopá-la.


Procurada pela Agência Brasil, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou que a corporação instaurou sindicância para apurar o caso, enquadrado pelas autoridades como estupro de vulnerável. O estupro de vulnerável é uma classificação que inclui tanto estupro em que a vítima é menor de 14 anos de idade como o praticado contra vítimas que não tenham condições de manifestar resistência ao ato, como é o caso de pessoas embriagadas ou dopadas por substâncias. Ainda segundo a pasta, foram requisitados exames sexológico e médico da vítima.


A vítima, acrescentou a secretaria, registrou boletim de ocorrência na 1ª Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) da capital paulista. A queixa foi encaminhada à DDM do Guarujá, que dá sequência às providências. "Diante da gravidade da denúncia, a Polícia Militar informa que instaurou uma sindicância para apurar a participação de policiais militares no crime", finaliza em nota encaminhada à Agência Brasil.


O estado de São Paulo alcançou, no ano passado, um número recorde de estupros. Foram 14.504 casos, o maior patamar atingido desde 2001, quando se iniciou a série histórica da SSP. De acordo com o órgão de segurança, do total de casos notificados no ano passado, 11.133 (76,7%) foram praticados contra vulneráveis. 

Fonte: Agência Brasil.

Três morrem e três ficam feridos em grave acidente na PR 463.

Três pessoas morreram e três ficaram feridas em grave acidente na PR 463 em Lobato, no Norte Central do Paraná, na noite de quarta-feira (31).


Segundo informado pela PRE (Polícia Rodoviária Estadual), a Volkswagen Amarok seguia sentido Colorado para Paranacity, quando no quilômetro 39 se envolveu em batida frontal com o caminhão que trafegava no sentido oposto.

Três ocupantes da caminhonete morreram no local. Os corpos foram encaminnhados ao IML (Instituto Médico Legal).


Outros dois passageiros da Aarok sofreram ferimentos graves e foram encaminhados a hospitais de Maringá e Colorado por socorristas do Samu de Colorado e Nova Esperança.


Já o motorista do caminhão ficou encarcerado, foi retirado das ferragens pela Defesa Civil de Nova Esperança e Grupamento de Bombeiros de Maringá.


Ele sofreu ferimentos graves e foi levado na sequência ao Hospital Universitário de Maringá, pelo Samu.


 A Criminalística e o IML, foram acionadas pela Polícia Civil e estiveram no Local.

Fonte: Catve.com


BR-376: Caminhão tomba, bloqueia pista e causa congestionamento.

Um caminhão carregado com calcário tombou e bloqueou parcialmente a BR-376, no km 520, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, no fim da manhã desta quinta-feira (1º). Ninguém se feriu.


Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista do bitrem trafegava no sentido Ponta Grossa, perdeu o controle do veículo e caiu no canteiro central, na pista sentido Curitiba.


Além do bitrem, um caminhão e um automóvel se envolveram no acidente.


De acordo com a PRF, às 12h, havia 2 km de fila sentido Curitiba. Até a última atualização desta reportagem, o trecho continuava em meia pista.

Fonte: Portal Nova Santa Rosa.

Trabalhador morre prensado por trator em Campo Largo.

Um trabalhador morreu vítima de um acidente de trabalho registrado no Paraná. De acordo com informações, o corpo dele foi prensado por um trator.


A tragédia aconteceu em uma pedreira localizada no bairro Ferraria, em Campo Largo, Região Metropolitana de Curitiba.


Companheiros de trabalho da vítima presenciaram o acidente e, rapidamente, acionaram o Corpo de Bombeiros. Apesar da ação rápida dos colegas, os bombeiros não tiveram como salvar o homem. O maquinário ficou sobre o corpo do trabalhador, que estava em um buraco, o que impossibilitava a retirada.

Fonte: Banda B.

MEC anuncia reajuste no piso salarial dos professores; veja novo valor.

O Ministério da Educação (MEC) anunciou o reajuste no piso salarial nacional dos professores da educação básica. Publicada em edição extra do Diário Oficial da União, a portaria estabelece aumento de 3,62%, elevando o valor mínimo para R$ 4.580,57 em 2024. Em 2023, o valor aplicado era de R$ 4.420,55.


Destinado a profissionais que atuam na rede pública com carga horária de pelo menos 40 horas semanais, o reajuste é parte da atualização anual obrigatória estabelecida por lei desde 2008.


A implementação do reajuste envolve um processo descentralizado, uma vez que os salários são efetivamente pagos pelas prefeituras e governos estaduais. Após a publicação do aumento pelo MEC, cabe a cada Estado e município oficializar o novo valor por meio de normativas próprias.


Nos últimos anos, alguns municípios resistiram aos porcentuais de reajuste, chegando a ignorar as orientações federais. Em 2023, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) aconselhou os gestores municipais a não acatar o aumento anunciado pelo governo federal.


Os salários na educação básica são financiados por recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), repassados pela União, e pela arrecadação de impostos locais.


No contexto salarial, o piso representa o valor mínimo estabelecido para determinada categoria profissional. No caso do piso salarial nacional dos professores da educação básica, anunciado pelo MEC, fica determinado o menor valor que um profissional da área pode receber, garantindo um padrão mínimo de remuneração.

Fonte: Agência Estado.

O Superpão Compre Mais Pitanga tem novidades para você, venha fazer seu cartão de compras de forma rápida e aproveitar as nossas super ofertas deste dia 02/02/2024.

Veja as SUPER OFERTAS do Superpão compremais de Pitanga a loja mais barata da cidade e região.





STF decide que maiores de 70 podem partilhar bens ao se casarem.


O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por unanimidade, nesta quinta-feira (1º) que não é obrigatório o regime de separação de bens em casamentos e uniões estáveis de pessoas com mais de 70 anos, desde que as partes optem em consenso por outro regime e registrem em cartório.

O caso julgado envolveu o recurso de uma mulher para entrar na partilha de bens do falecido companheiro. A união estável foi realizada aos 72 anos. A primeira instância da Justiça de São Paulo validou a divisão da herança, mas o entendimento foi anulado pelas demais instâncias.

A Corte discutiu a constitucionalidade do artigo 1.641 do Código Civil, dispositivo que obriga a adoção do regime de separação de bens para quem tem mais de 70 anos.

“Nos casamentos e uniões estáveis envolvendo pessoa maior de 70 anos, o regime de separação de bens previsto no artigo 1.641, II, do Código Civil pode ser afastado por expressa manifestação de vontade das partes por escritura pública”, disse o relator do processo, Luís Roberto Barroso, que foi acompanhado pelos demais ministros.

A decisão tem repercussão geral, ou seja, será aplicada a todos os casos semelhantes em tramitação no Judiciário.

Este foi o primeiro julgamento da Suprema Corte este ano, já que o ano judiciário 2024 foi aberto no início da tarde de hoje em cerimônia na sede do STF, com a presença de diversas autoridades, como os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco.

Revisão da vida toda
O julgamento sobre a revisão da vida toda de aposentadorias do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), previsto para esta quinta-feira, ficou para a próxima semana.

Os ministros vão decidir se haverá alterações na decisão da própria Corte, que, em 2022, reconheceu a revisão da vida toda e permitiu que aposentados que entraram na Justiça possam pedir o recálculo do benefício com base em todas as contribuições feitas ao longo da vida.

Fonte: Agência Brasil.

Marina Silva testa positivo para covid-19.


A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Marina Silva, testou positivo para covid-19. Em nota divulgada nesta quinta-feira (1º), o ministério informou que Marina não apresenta sintomas graves e se recupera em casa.

A presença da ministra era esperada na divulgação do balanço do Fundo Amazônia em 2023, em Brasília, e uma entrevista coletiva, com a participação dela e da diretora Socioambiental do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Tereza Campello, estava programada para acontecer em seguida. Em virtude do resultado positivo para covid, a ministra cancelou sua participação e está despachando de casa.

“A ministra do MMA, Marina Silva, foi diagnosticada com Covid-19 nesta quinta-feira, 1° de fevereiro. Com vacinação em dia e sem sintomas graves, ela se recupera em casa e despacha remotamente. Em razão do risco de transmissão, a agenda pública da ministra foi cancelada”, informou o ministério em nota.

Não é a primeira vez que a ministra contrai covid-19. Em maio do ano passado, Marina foi internada no Instituto do Coração do Hospital das Clínicas (InCor), em São Paulo, após apresentar resultado positivo para a doença. Ela recebeu alta depois de quatro dias.

Fonte: Agência Brasil.

No STF, Lula defende regulação das redes sociais no país.


Ao participar da abertura do Ano Judiciário de 2024, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta quinta-feira (1º) a regulação das redes sociais no país, com punição para as empresas proprietárias pelos crimes cometidos nas plataformas sob sua responsabilidade.

“É preciso criminalizar aqueles que incitam a violência nas redes sociais, mas também é necessário responsabilizar as empresas pelos crimes que são cometidos nas suas plataformas, a exemplo da pedofilia, incentivo a massacres nas escolas e estimular a mutilação de adolescentes e crianças”, defendeu em discurso.

Para o presidente, a regulação deve ser feita de maneira democrática, levando em conta os benefícios proporcionados pela tecnologia, bem como o “retrocesso nas conquistas pelas quais tanto lutamos”.

O presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presente à cerimônia, também mencionou o tema, destacando ser uma pauta comum ao Legislativo e no Judiciário.

 Na Câmara dos Deputados, tramita projeto de lei, conhecido como PL das Fake News, que trata de regras para o funcionamento das redes sociais no país e o combate à divulgação de notícias falsas. O texto foi retirado da pauta de votação após sofrer críticas de parlamentares.

Fonte: Agência Brasil.

Novo presidente do TRE-PR adia julgamento que pode cassar mandato do senador Sérgio Moro.


Durante a posse como novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), o desembargador Sigurd Roberto Bengtsson afirmou, na tarde desta quinta-feira (1), que o julgamento que pode cassar o mandato do senador de Sérgio Moro (União Brasil) não acontecerá mais no próximo dia 8.

Segundo o presidente, apesar do relator do processo, o desembargador Luciano Carrasco Falavinha Souza, ter liberado o caso para julgamento, há ritos que precisam ser seguidos.

"Sabemos que não há tempo para isso, embora a iniciativa seja louvável. É necessário aguardar trâmites, como a homologação dos três candidato e a indicação do senhor presidente da República. O nosso regimento interno exige que haja posse dele. Temos que aguardar os ritos. Acredito que será pautado em cerca de 20 dias", disse.

O senador é alvo de ações protocoladas pelo PT e pelo PL na Justiça Eleitoral. Os partidos acusam Moro de abuso de poder econômico pela suposta realização de gastos irregulares no período de pré-campanha em 2022.

Foram citados gastos de aproximadamente R$ 2 milhões com o evento de filiação de Moro ao Podemos e com a contratação de produção de vídeos e consultorias.

No caso de eventual cassação de Sergio Moro, caberá recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. No entanto, se a possível condenação for mantida, novas eleições para o Senado deverão ser convocadas no Paraná.

Fonte: Catve.com

Lula empossa Lewandowski no Ministério da Justiça.


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva empossou, nesta quinta-feira (1º), Ricardo Lewandowski no cargo de ministro da Justiça e Segurança Pública. Em cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília, Lula falou dos desafios do combate ao crime organizado, o que ele chamou de uma “indústria multinacional com muito poder” e que está presente em todas as atividades do país.

Lula citou a confiança que tem no ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e as expectativas da nova gestão à frente do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Lewandowski foi anunciado para o cargo no Executivo em 11 de janeiro e a nomeação foi publicada no último dia 22. Ele substitui Flávio Dino, que assumirá uma vaga de ministro no STF, também por indicação de Lula, aprovada pelo Senado em dezembro do ano passado.

Para o presidente da República, Lewandowski deverá construir parcerias dentro e fora do Brasil para enfrentar a “indústria do crime, a indústria de roubo do dinheiro público e de sofrimento da população mais pobre desse país”.

“Ninguém persegue ninguém, a Polícia Federal não persegue ninguém, o governo federal não quer se meter, nem se intrometer em fazer a política de segurança nos estados, o que nós queremos é construir com os governadores a parceria necessária para que a gente possa ajudar a combater um crime que eu não chamo de coisa pequena”, disse.

“O crime organizado não é uma coisa de uma favela, de uma cidade, de um estado, o crime organizado é uma indústria multinacional de fazer delitos internacionais e o crime organizado está em toda atividade desse país”, argumentou.

“Se a gente quiser pegar do futebol ao Poder Judiciário, a classe política brasileira, a classe empresarial, o crime organizado está metido e mancomunado com gente dos Estados Unidos, com o crime organizado da França, da Suécia, da Holanda. Ou seja, é uma multinacional com muito poder”, acrescentou o presidente.

Repressão e políticas sociais
Por sua vez, Lewandowski disse que as organizações criminosas começam a se infiltrar, inclusive, em órgãos públicos e defendeu o trabalho de inteligência para identificar líderes e bloquear movimentações financeiras e patrimoniais que alimentam as estruturas do crime organizado.

“A atuação das organizações criminosas, nas quais se incluem as milícias subdivididas em múltiplas facções, ora aliadas, ora rivais, antes restritas às áreas periféricas onde o Estado se mostrava ausente e aos recônditos ambientes prisionais, hoje se desenvolve em toda parte, à luz do dia, com ousada desfaçatez e em moldes empresariais”, disse.

“Tal como ocorre em outras nações, o crime organizado começa a se infiltrar em órgãos públicos, especialmente naqueles ligados à segurança e a multiplicar empresas de fachada para branquear recursos obtidos de forma ilícita”, explicou o novo ministro da Justiça.

Assim como Lula, Lewandowski defendeu uma aliança com estados e municípios, que detém a responsabilidade primária pela segurança pública. “É preciso superar a fragmentação federativa e estabelecer um esforço nacional conjunto para neutralizar as lideranças das organizações criminosas e confiscar os seus ativos, porque elas não podem sobreviver sem recursos para custear os seus soldados e as suas operações”, observou.

“É nossa obrigação e o povo brasileiro assim espera que o Ministério da Justiça dedique especial atenção à segurança pública que, ao lado da saúde, é hoje uma das maiores preocupações da cidadania”, salientou, lembrando que o problema remonta aos tempos coloniais, da escravidão de negros e indígenas.

“Numa continuidade desse ciclo perverso, a criminalidade e a violência continuam se nutrindo da exclusão social, da miséria, do desemprego, da falta de saneamento, de saúde, de educação, de lazer, de habitação que, infelizmente, ainda persistem no país”, detalhou.

“Por isso, é escusado dizer que o combate à criminalidade e à violência, para ter êxito, precisa ir além de uma permanente enérgica repressão policial, demandando a execução de políticas públicas que permitam superar esse verdadeiro apartheid social “que continua segregando boa parte da população brasileira”, acrescentou o novo ministro.

A cerimônia de hoje no Palácio do Planalto teve a presença dos presidentes do STF, Luiz Roberto Barroso, e do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco, além de outros ministros da Supremo Corte, ministros de Estado e outras autoridades.

Trajetória
Ex-magistrado de carreira que chegou ao topo do Poder Judiciário, Lewandowski deixou o cargo de ministro do STF em 11 de abril de 2023, após ter antecipado em um mês sua aposentadoria. Ele completou 75 anos em 11 de maio do ano passado, data em que seria aposentado compulsoriamente.

Indicado à Suprema Corte em 2006 pelo próprio presidente Lula, sua passagem ficou marcada pelo chamado garantismo, corrente que tende a dar maior peso aos direitos e garantias dos réus em processos. Presidiu o STF e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) entre 2014 e 2016, quando conduziu o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.

Foi também presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entre 2010 e 2012. No cargo, esteve à frente da aplicação da Lei da Ficha Limpa, que havia sido aprovada em 2010.

Com a saída do Supremo, Lewandowski voltou a advogar e focar na carreira acadêmica. Nascido no Rio de Janeiro, o ex-ministro é formado pela Universidade de São Paulo (USP), mesma instituição pela qual se tornou mestre e doutor e na qual leciona desde 1978.

Para o lugar de Lewandowski, ainda em 2023, Lula indicou o advogado Cristiano Zanin.

Já o novo ministro do STF, Flávio Dino, ocupou o lugar da ex-ministra Rosa Weber, que se aposentou compulsoriamente da Corte, ao completar 75 anos de idade, em outubro do ano passado.

Dino tomará posse na Corte no dia 22 de fevereiro. Com a transmissão do comando do Ministério da Justiça, hoje, Dino reassume sua vaga no Senado Federal até a posse no Supremo, quando renunciará ao mandato no Legislativo.

A abertura do ano judiciário também ocorre hoje, com cerimônia no plenário do STF. 

Fonte: Agência Brasil.

01/02/2024 *--* Deus é Fiel!!!

        Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Tragédia: Homem é encontrado morto em tanque de peixes em Santa Maria do Oeste!

Imagem Ilustrativa

A equipe de reportagens do Blog do Beto, foi informada que neste dia 01/02/2024, um masculino, teria ido pescar em um tanque do interior do município e foi encontrado morto. 


Grupos de Whatsapp da cidade comunicam que velório será no salão da igreja da vila rica e o enterro será na parte da manhã do dia 02/02/2024, o Blog do Beto de notícias deseja os mais sinceros sentimentos aos familiares e amigos enlutados.

Fonte: Redação do Blog do Beto com grupos de Whatsapp.

Ex-namorada furiosa destroça carro em meio a discussão.

Uma ex-namorada irada quebrou o carro da outra durante uma discussão acalorada na manhã desta quarta-feira (31) em Assis Chateaubriand.


Segundo a vítima, a ex-namorada invadiu sua casa, ignorando uma medida protetiva. A situação ficou fora de controle, culminando em agressão física e o carro destruído.


A acusada, por outro lado, afirma que estava organizando a mudança quando a ex-namorada invadiu sua casa e elas começaram a discutir.


Diante da gravidade do caso, ambas foram levadas à 48ª DRP para esclarecer a situação. As autoridades estão investigando as alegações e tomarão as medidas cabíveis para resolver o conflito.

Fonte: CGN.

Três pessoas morrem em colisão frontal envolvendo caminhonete e caminhão na PR-463.

Um terrível acidente na rodovia PR-463, entre Paranacity e Colorado, resultou na morte de três pessoas na noite de quarta-feira (31). Uma caminhonete VW Amarok de Alto Paraná e um caminhão baú com placas de Apucarana colidiram frontalmente, deixando também outras três pessoas gravemente feridas.


A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) está investigando as circunstâncias do acidente. O motorista do caminhão ficou preso entre as ferragens e, após ser resgatado por equipes do Corpo de Bombeiros, Samu e Defesa Civil, foi encaminhado para uma Unidade Hospitalar da região.


Após a perícia, os corpos foram removidos pelos agentes do IML de Paranavaí. A tragédia abalou a comunidade local e as autoridades estão empenhadas em esclarecer as causas do acidente.

Fonte: Corujão Notícias.

Acidente deixa 4 mortos na PR-082; criança de 5 anos está entre as vítimas.

Um acidente deixou quatro pessoas mortas na PR-082, no trecho entre Santo Antônio da Platina e Joaquim Távora, no Norte Pioneiro. O acidente foi registrado por volta das 9 horas e envolveu uma carreta Scania de Santa Mariana (PR) e um VW Gol de Quatiguá (PR); ambos bateram frontalmente.


As vítimas, entre elas uma criança de 5 anos, estavam todas no veículo de passeio. O condutor da carreta, com 36 anos, foi encaminhado às pressas para o hospital de Antônio da Platina em estado grave. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) informou que o acidente ocorreu em uma área de pista simples.


Segundo relatos, a carreta se deslocava no sentido Joaquim Távora para Santo Antônio da Platina, quando colidiu frontalmente com o VW Gol que trafegava no sentido contrário.


Os corpos das vítimas foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) de Jacarezinho. A pista permaneceu interditada em ambos os sentidos até a conclusão dos trabalhos de remoção dos veículos, causando transtornos temporários aos motoristas.


Duas vítimas foram identificadas no local do acidente, enquanto as outras duas foram reconhecidas apenas após o procedimento no IML.

Fonte: TN Online.

Tragédia e desperdício: caminhão de cerveja cai em reservatório.

Um caminhão Ford carregado com caixas de cerveja caiu em um reservatório de água no km 418 da PR-317 em Ouro Verde do Oeste na manhã desta quarta-feira (31).


De acordo com a PRE (Polícia Rodoviária Estadual), que atendeu o acidente, o veículo emplacado no município de Toledo era conduzido por um homem de 33 anos morador de Toledo que não teve ferimentos. O passageiro, um homem de 29 anos, teve ferimentos leve.


Conforme informações obtidas no local, e declaração do condutor, trafegava o veículo pela rodovia e ao atingir o Km 418+700, perdeu o controle do veículo, saindo da pista e caindo em um reservatório de água, a direita base seu sentido de tráfego ficando parcialmente submerso.


O Corpo de Bombeiros e SAMU do município de Toledo foram até o local do acidente. Condutor e passageiro foram encaminhados para para UPA Toledo.

Fonte: PRF.


O Superpão Compre Mais Pitanga tem novidades para você, venha fazer seu cartão de compras de forma rápida e aproveitar as nossas super ofertas deste dia 01/02/2024.

Veja as SUPER OFERTAS do Superpão compremais de Pitanga a loja mais barata da cidade e região





Preço da gasolina e do diesel sobem nesta quinta com novo ICMS.


A partir desta quinta-feira (1º), abastecer o veículo e cozinhar ficarão mais caros. O Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), tributo cobrado pelos estados, vai subir para a gasolina, o diesel e o gás de cozinha.

O aumento reflete a decisão de vários estados de reajustar o ICMS para os produtos em geral para compensar perdas de receita.

Na maior parte dos casos, os estados elevaram as alíquotas gerais de 18% para 20%. Como os combustíveis seguem um sistema diferente de tributação, os reajustes serão com valores fixos em centavos.

O aumento foi aprovado em outubro pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), órgão que reúne os secretários estaduais de Fazenda. Esse é o primeiro reajuste do ICMS após a mudança do modelo de cobrança sancionado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro em março de 2022.

Anteriormente, o ICMS incidia conforme um percentual do preço total definido por cada unidade da federação. Agora, o imposto é cobrado conforme um valor fixo por litro, no caso da gasolina ou do diesel, ou por quilograma, no caso do gás de cozinha.

As alíquotas passaram para os seguintes valores:

Combustível
Alíquotas atuais
A partir de 1º de fevereiro

Gasolina
R$ 1,22 por litro
R$ 1,37 por litro

Diesel
R$ 0,9456 por litro
R$ 1,06 por litro

Gás de cozinha
R$ 1,2571 por quilo
R$ 1,41 por quilo

Fonte: Confaz

Ao considerar o preço médio calculado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP), o litro da gasolina subirá em média para R$ 5,71. No caso do diesel, o valor médio do litro aumentará para R$ 5,95 (diesel normal) e mais de R$ 6 para o diesel S-10, que tem menor teor de chumbo.

O preço da gasolina e do diesel irão ficar mais caros nesta quinta-feira. Com um aumento de R$ 0,15, a gasolina subirá em média para R$ 5,71, levando em conta o preço médio do produto baseado na pesquisa de preços da Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP). Já o óleo diesel, terá um aumento média de R$ 0,12, podendo chegar em média a R$ 5,95, e o Diesel S-10 poderá ficar acima dos R$ 6,00 por litro, em média.

No caso do gás de cozinha, o preço médio do botijão de 13 quilos subiria, em média, de R$ 100,98 para R$ 103,60.

Fonte: Agência Brasil.

Governo apoiará processo para transformar casa de tortura em memorial.


O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) irá disponibilizar os recursos financeiros necessários para a conclusão do processo, de acordo com nota publicada nessa quarta-feira (31). A pasta informou que por meio de captação de recursos, atua em parceria com o Ministério Público Federal (MPF) e a prefeitura de Petrópolis a fim de solucionar o processo de desapropriação do imóvel.

Seguindo sugestão do MPF, o ministério também enviou ofício à Universidade Federal Fluminense (UFF) para que a instituição de ensino integre o convênio, na qualidade de gestora do espaço, em razão de sua expertise sobre a temática.

De acordo com o secretário de governo de Petrópolis, Marcus São Thiago, desde 2012, quando o local foi identificado pela Comissão da Verdade, busca-se desapropriar o imóvel, mas isso sempre foi difícil por falta de dinheiro por parte da prefeitura. “Sempre tentamos também desenvolver um projeto onde essa casa fosse resgatada como patrimônio, direcionada ao resgate da memória daqueles tempos sombrios, com a criação de um memorial. Foi uma luta de mais de década que se prendeu aqui em Petrópolis”, disse, acrescentando que agora isso se torna possível com a ajuda do governo federal.

Na audiência, São Thiago diz que a prefeitura pretende buscar uma solução amigável. A intenção é “discutir a possibilidade de um trâmite amigável e a solução vir em curto tempo”.  

Para a ex-presidente da Comissão da Verdade do Rio de Janeiro Nadine Borges (foto), o apoio do governo federal é um passo importante. “O Estado brasileiro ainda está muito longe de cumprir as recomendações da Corte Interamericana de Direitos Humanos, que obriga a revisar a Lei da Anistia e a investir na política de memória. Um povo sem memória é um povo que repete e está fadado à repetição das violações de direitos humanos”, diz Nadine que atualmente é secretária de Direitos Humanos e Cidadania de Niterói.

Ela participou das investigações que identificaram a Casa da Morte. “As pessoas costumam falar em centro clandestino de tortura. Só que não era um centro clandestino, era um centro extraoficial, era um lugar que quem estava no comando da inteligência do Exército conhecia muito bem, aportava recursos”. Segundo a secretária, transformar o local em memorial tem significado muito grande “para quem luta por memória, verdade, justiça e reparação, sobretudo as pessoas que foram afetadas na ditadura empresarial militar”.

De acordo com Nadine, o memorial é um primeiro passo: “A ideia de revelar para as novas gerações o que foi a ditadura já é um primeiro passo, importante, mas precisa ir além. É preciso, sim, abrir os arquivos das Forças Armadas para a gente saber quem foram as pessoas torturadas e desaparecidas na casa de Petrópolis”.

Fonte: Agência Brasil e Radioagência Nacional.

Tabata Amaral rebate fala machista de Valdemar Costa Neto, critica Nunes e ganha apoio de Marta.


A deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP), pré-candidata à Prefeitura de São Paulo, rebateu na noite desta quarta-feira, 31, críticas feitas por Valdemar Costa Neto, presidente do PL, em entrevista ao Estúdio i, da GloboNews. Valdemar afirmou que Tabata, sem experiência na administração pública, seria “um caos” gerindo uma cidade São Paulo e que não poderia usar como argumento ser namorada de João Campos (PSB-PE), prefeito de Recife.

Tabata rebateu o que considerou como uma “fala ridícula” do dirigente partidário, criticou a gestão de Ricardo Nunes (MDB), apoiada por Valdemar, e ganhou até o apoio de Marta Suplicy, cotada para ser pré-candidata a vice-prefeita na chapa de Guilherme Boulos (PSOL).

Na entrevista, o presidente do PL afirmou que Tabata, que está no segundo mandato como deputada federal, nunca teve experiências à frente de um Executivo, seja com mandato eletivo, órgão público ou pasta administrativa. A pré-candidata, segundo Valdemar, não teria a “noção” que a Prefeitura de São Paulo exige ao mandatário. “Como vai dirigir uma prefeitura, merenda escolar, obra? Não tem noção. Nunca participou de um governo, nunca aprendeu. Vai aprender na Prefeitura, em São Paulo? Isso vai ser um caos”, disse Costa Neto.

Valdemar, em seguida, afirmou que a pré-candidata poderia rebater o argumento de que não tem experiência no Executivo alegando ser companheira de João Campos, prefeito de Recife. “Nunca passou por um órgão público, por uma administração municipal. Aí ela (Tabata) vai dizer: ‘Mas o meu namorado, prefeito de Recife, é o prefeito de capital mais bem avaliado do País'”, disse Costa Neto.

Até ser eleito prefeito de Recife, em 2020, João Campos nunca havia ocupado um cargo no Executivo. No entanto, para Valdemar, a diferença é que João, filho de Eduardo Campos, ex-governador de Pernambuco, adquiriu experiência só observando o pai, que foi “um grande político”. Eduardo Campos, candidato à Presidência nas eleições de 2014, morreu em agosto de 2014 num acidente aéreo. Tabata Amaral, por sua vez, não é de uma família de políticos.

‘Fala ridícula’

Em vídeo publicado em suas redes sociais, Tabata Amaral disse que a declaração de Valdemar havia sido “ridícula” e criticou a gestão de Nunes, apoiado por Costa Neto. “Quem definitivamente não tem experiência de boa gestão é o candidato do Valdemar Costa Neto, o Ricardo Nunes”, rebateu a pré-candidata.

Além das críticas a Ricardo Nunes, Tabata afirmou que não precisa ser de uma família de políticos, como a de seu companheiro, para aprender sobre gestão pública. “Como não tem uma vírgula para falar da minha vida pessoal ou pública, vão falar do meu namorado”, disse a deputada federal.

Marta elogia resposta

Nos comentários, Tabata recebeu o apoio até de Marta Suplicy, que irá confirmar seu retorno ao PT ainda nesta semana e desponta para ser a vice na chapa do pré-candidato Guilherme Boulos. “Boa, Tabata”, disse Marta Suplicy. Marta elogia um vídeo repleto de críticas a Ricardo Nunes, do qual integrava a gestão até o mês passado, na Secretaria de Relações Internacionais.

Não é a primeira vez que Marta e Tabata, que tendem a seguir projetos eleitorais distintos em 2024, demonstram sinais de respeito e admiração mútuas. No começo do ano, Tabata compartilhou com seus seguidores a leitura de “Minha vida de prefeitura”, livro de memórias de Marta Suplicy.

Ao Estadão, Tabata afirmou que um dos temas do encontro que realizou em janeiro com a deputada federal Luiza Erundina, ex-prefeita de São Paulo, foi a condição feminina na política. E, exemplificando a questão, Tabata afirmou “ter sorte” de disputar disputando uma Prefeitura que, ocupada por mulheres em duas ocasiões, “deu certo”.

“Ela (Luiza Erundina) foi a primeira mulher a ser prefeita da cidade. Então, essa foi uma pauta muito forte do encontro, o que significa ser mulher na política. Até disse a ela: ‘olha, tenho muita sorte em ser pré-candidata numa cidade que já teve prefeitas e que, nessas duas ocasiões, deu certo'”, disse Tabata Amaral.

Fonte: Agência Estado.