Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

quarta-feira, 1 de março de 2023

01/03/2023 *--* Deus é Fiel!!!

 Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS DESTA QUARTA=FEIRA.

Mutirão para renegociar dívidas bancárias começa nesta quarta (1º).

A partir desta quarta-feira (1º), consumidores poderão renegociar dívidas bancárias no Mutirão de Negociação e Orientação Financeira. A campanha irá até o dia 31 de março. No mutirão, serão ofertados descontos e prazos diferenciados para pagamento das dívidas no cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e demais dívidas em atraso com bancos e financeiras. Não estão na lista dívidas com bens em garantia, como carros, motos e imóveis.  

A campanha é uma iniciativa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) com apoio da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública. A negociação pode ser feita diretamente pelos canais de atendimento dos bancos e financeiras, pelo portal Consumidor.gov.br e nos Procons, presencialmente. 

Passo a Passo 

Veja algumas dicas da Senacon e da Febraban para a negociação: 

1 – Consulte a plataforma Registrato, do Banco Central, para saber empréstimos e financiamentos existentes em seu nome e o valor atual da dívida 

2 – Estipule um valor para pagar todo mês e que caiba no seu bolso. Para isso, veja as entradas e saídas de dinheiro, incluindo as despesas mensais fixas, como aluguel, prestações, financiamentos; e as variáveis (contas de água, luz, gás, supermercado, transporte e outras). Some os gastos e veja quanto sobre para pagar a dívida. 

3 – Na hora de negociar, pergunte quais as condições oferecidas para quitar a dívida. Se concordar, um acordo de negociação será assinado. Caso não concorde, o consumidor pode fazer contrapropostas para chegar a um acordo. 

4 – Se tiver condições, tente pagar as dívidas de uma única vez para conseguir maiores descontos e prazos. 

No caso dos superendividados, pessoas que não têm condições de pagar a dívida sem comprometer o pagamento de despesas essenciais, a recomendação é procurar os órgãos de defesa do consumidor para que tenham acesso à Lei do Superendividamento, que prevê um tratamento especial aos que se enquadram no perfil.  

Agência Brasil.


Homem em situação de rua morre no gramado de igreja no interior do Paraná. Nesta quarta-feira.

Um homem que vivia em situação de rua foi encontrado morto no gramado de uma igreja em Toledo, no oeste do Paraná, na manhã desta quarta-feira (1º de março). Segundo informações do jornal Catve.com, ele costumava dormir nos arredores do templo e hoje foi encontrado deitado com a barriga para cima no gramado da Igreja São Cristóvão. Como não se mexia, pessoas que passavam pelo local acionaram o socorro. 

O Corpo de Bombeiros e o Samu foram até o local por volta das 8 horas e tentaram ainda reanimar o homem, mas em vão. Ele foi identificado como Miguel Madaleno de Oliveira, de 45 anos. 

A causa de morte ainda será investigada, mas não foram encontrados, ao menos por ora, sinais de violência no corpo ou no local, que foi isolado pela Polícia Militar.

Fonte BP 

Filha identifica pai morto em queda de carro na PR-151, no rio Pitangui, nesta quarta-feira à tarde. 

Uma pessoa morreu na tarde desta quarta-feira (1º), em Ponta Grossa, após um capotamento de veículo registrado no trecho urbano da PR-151. A vítima é Sebastião Aroldo do Prado. O automóvel despencou próximo a uma ponte que corta o Rio Pitangui, no trecho entre a DAF Caminhões e a trincheira do Jardim Los Angeles e foi arrastado pela correnteza. Equipes de socorro atuaram nas ações de resgate e retiraram o corpo de dentro do carro, já sem vida.  

A identificação aconteceu após a filha da vítima, Juliane do Padro, acompanhar a live do portal aRede e reconhecer a placa do Ford Ecosport do pai. Conforme o relato, Sebastião tinha levado a filha ao fisioterapeuta e estava indo ao dentista quando aconteceu o acidente. 

O condutor seguia sentido Ponta Grossa. Ele teria perdido o controle do automóvel e invadindo um matagal que dá acesso às margens do rio, ainda antes da ponte, caindo na água logo em seguida. Os bombeiros utilizaram cordas para conter o avanço do veículo junto à correnteza. A operação conduzida pelas equipes de socorro teve início ainda por volta das 15h. 

Fonte aRede

Inusitado: Reboque se desprende de caminhão em Apucarana. 

O reboque de um caminhão se desprendeu do cavalo mecânico e ficou solto na Avenida Brasil, perímetro urbano da BR-369, em Apucarana, próximo do trevo de acesso do Núcleo Afonso Camargo.  

Motoristas que trafegavam pelo local registraram a cena inusitada. O reboque se desprendeu por volta das 11h desta quarta-feira (1/3) e às 12h, já não estava mais no local. O caminhão estava vazio e nenhuma pessoa ficou ferida.  

A imagem do reboque solto na pista chamou a atenção de quem passava pela BR-369. 

O reboque de um caminhão se desprendeu do cavalo mecânico e ficou sob a Avenida Brasil, perímetro urbano da BR-369, em Apucarana, próximo do trevo de acesso do Núcleo Afonso Camargo.

Fonte tnonline 

Assembleia Legislativa vai premiar meninas que se destacarem

em olimpíadas de conhecimento para alunos da rede pública.



Com o objetivo de incentivar a participação de garotas em olimpíadas de conhecimento, a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) vai criar o Prêmio Meninas Olímpicas. A ação está prevista no projeto de resolução 13/2021, de autoria da deputada Cristina Silvestri (PSDB), 3ª vice-presidente da Casa. A proposição foi aprovada em segunda discussão na sessão plenária desta segunda-feira (27). 

Em média, 10% das crianças e adolescentes premiados nas principais olimpíadas científicas do Brasil são meninas. “O baixo percentual de representação feminina se repete na política, na direção de grandes empresas e nos centros de pesquisa de excelência. O incentivo ao protagonismo científico dessas garotas contribui para aumentarmos a atuação das mulheres em pontos estratégicos da sociedade, diminuindo a desigualdade de gênero”, defende a deputada Cristina. 

“A premiação é uma forma de o Poder Legislativo reconhecer talentos femininos em diversas áreas do conhecimento, como Matemática, Química, Astronomia, Física, Linguística, Biologia e Informática”, pontua Cristina Silvestri, que foi a primeira procuradora especial da mulher da Alep, de 2019 a 2022.

O projeto também é assinado pelo presidente da Alep, Ademar Traiano (PSD), e pelos deputados Luiz Claudio Romanelli (PSD) e Tercílio Turini (PSD), que faziam parte da Mesa Executiva da Casa na legislatura anterior. 

PREMIAÇÃO

Conforme o projeto, o Prêmio Meninas Olímpicas será entregue uma vez por ano a estudantes da rede pública de ensino do Paraná medalhistas em olimpíadas científicas. A premiação terá três categorias e duas garotas serão premiadas em cada uma delas. Elas receberão diploma em solenidade realizada próxima ao Dia Internacional da Mulher (8 de março).

Na categoria nível 1 poderão se inscrever estudantes do 6º e do 7º ano do ensino fundamental. No nível 2, alunas do 8º e do 9º ano. Já o nível 3 reunirá aquelas que estão cursando o ensino médio. A relação das estudantes homenageadas será elaborada pela Procuradoria Especial da Mulher da Alep e homologada pela Mesa Diretora. 

A criação da premiação foi motivada pelo Movimento Meninas Olímpicas, idealizado pela professora Nara Martini Bigolin, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e inspirado na trajetória das irmãs Natália e Mariana Bigolin Groff. Juntas, elas somam mais de 60 medalhas em olimpíadas de conhecimento nacionais e internacionais nas áreas de Matemática, Física, Química, Informática, Astronomia, Linguística, entre outros.

Vereador Aguinaldo faz indicação ao executivo municipal para a reforma da quadra esportiva da escola Balbina em Santa Maria do Oeste.

Indicação 05/2023 de autoria do Vereador Aguinaldo, ao executivo municipal para realização da reforma da quadra esportiva da Escola Municipal Balbina Almeida de Souza.

Muito boa a iniciativa do vereador Aguinaldo, pois a reforma da quadra colocando banheiros irá ajudar e muito as nossas crianças e conservando nosso patrimônio público. 


Laranjeiras - Veículo tomba após acidente próximo ao ITC; vídeo.

Um acidente de trânsito envolvendo dois veículos aconteceu no início da tarde desta terça-feira (28), na Rua Cel. Guilherme de Paula esquina com a Av. Álvaro Natel de Camargo em Laranjeiras do Sul.

Se envolveram na colisão uma caminhonete Hyundai/CR-V e um veículo Fiat/Uno.

Com a força do impacto a caminhonete acabou batendo em uma árvore e tombando.

Do acidente, além dos danos materiais de grande monta nos dois veículos, o condutor do Uno e a condutora da caminhonete sofreram escoriações e foram encaminhados a casa hospitalar.

A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros atenderam o acidente.

Fonte Portal Cantu

Motoqueiro sem CNH se apavora e tenta fugir da Polícia acaba caindo e abordado em Nova Tebas.

Rua Copacabana, Nova Tebas Descrição: Por volta das 20h45min em patrulhamento foi visualizado uma motocicleta com dois ocupantes que ao perceberem a aproximação da viatura entraram repentinamente em outra via e o garupa ficou olhando para trás para ver o rumo da viatura.

Que de imediato foi feito aproximação e com sinais sonoros e luminosos foi dado ordem de parada os quais foram desobedecidos e em arrancada brusca o condutor acelerou e se evadiram sentido o bairro Coamo iniciando assim um acompanhamento tático.

Até que o condutor perdeu o controle da motocicleta e ambos caíram ao chão que foi dado voz de abordagem para que colocassem as mãos na cabeça sendo essas ordens desobedecidas pelos indivíduos os quais tentaram se evadir correndo a pé, mas foram contidos pelos policiais.

Em revista pessoal nada de ilícito foi encontrado. Identificado o condutor masculino de 21 anos e o passageiro de 20 anos os quais não possuem mandado de prisão em aberto.

Em consulta a motocicleta Honda CG 125 fan de cor preta não possui alerta nem débitos. Em consulta ao condutor não possui CNH. Indagados sobre os motivos de não terem parados relataram que era porque o IPVA da motocicleta está atrasado e informaram que ambos são do município de Iretama.

Os abordados não tiveram nenhum tipo de lesão após a queda e dispensaram atendimento médico, sendo encaminhados até o cartório do DPM de Nova Tebas para lavratura do Termo Circunstanciado.
Fonte Polícia Militar

Área rural de Santa Cruz teve mata desmatada foi encontrada uma espingarda e homem foi preso em Guarapuava. Entenda o caso.

A equipe da Patrulha Rural em apoio estava realizando levantamento de uma propriedade localizada no Distrito do Guairacá, que segundo informações havia sido invadida e também estava sendo alvo de Crimes Ambientais por parte dos invasores, tendo em vista que a região faz parte de uma APA (Área de Preservação Ambiental).

Ao chegar no referido local foi constatado o corte de árvores nativas como imbuia, pinheiro e cedro, as quais já estavam desdobradas com utilização de motosserra em pranchas, mourões e vigas, conforme descrição e fotos em anexo a este Boletim.

No local também foi abordado masculino, 46 anos, o qual havia construído um barraco e estava morando no local, em sua posse também foi localizada uma Arma de Fogo do tipo Espingarda, sem marca aparente, calibre 40, juntamente com uma bolsa contendo 9 munições de calibre 38 marca CBC, as quias segundo o autor servem na Arma para utilização, também haviam 3 cartuchos de Espingarda .40, sendo um deles deflagrado, foi localizado ainda um motosserra em sua posse marca Sthil, o qual provavelmente possa estar sendo utilizado para desmatamento no local.

Ao ser questionado sobre os fatos relatou a equipe que comprou cerca de 8 alqueireis a cerca de 2 meses, relatou ainda que não realiza o corte de árvores nativas, que o responsável pelo corte seria a pessoa o antigo proprietário, o qual reside no Distrito do Guairacá.

Diante dos fatos a encaminhou o para procedimentos de polícia judiciária. Foi localizado o antigo proprietário de 43 anos, que afirmou ser ele o responsável pelo desmatamento da área constatado pela equipe, e também quem loteou e vendeu a área, apresentando alguns documentos dizendo ser a área de sua posse.

Porem tais documentos não são autenticados nem tão pouco possuem validade para venda da área, sendo apenas croquis de medições realizadas no local. Ambos encaminhados.


Fonte e foto Polícia Militar

Mulher pedi socorro vizinhos acionam a Polícia em Guarapuava.

No Bairro Morro Alto, conforme relato do solicitante uma pessoa estaria pedindo por socorro no interior da residência, possivelmente sendo agredida pelo marido e que posteriormente o agressor teria sido contido por populares.

No local em contato com mulher de 29 anos, a mesma relatou ter discutido e se desentendido com seu marido de 30 anos, mas que no momento não tem interesse na representação, apenas que a equipe confeccionasse o boletim de ocorrência, para que a mesma representasse posteriormente se fosse necessário.

Sendo então orientadas ambas as partes quanto aos procedimentos.

Fonte Polícia Militar

Mãe é agredida com tapa no rosto por filho e irmão leva mordida para defender a mãe em Guarapuava.

Morro Alto Descrição: A equipe foi acionada para dar atendimento a uma ocorrência de violência doméstica.

No local mulher, 53 anos, relatou que seu filho de 19 anos, estava alterado na residência e lhe agrediu com um tapa no rosto, lhe xingou e lesionou seu outro filho de 16 anos, com uma mordida no braço esquerdo.

Relatou ainda que danificou uma cadeira de mesa e que conseguiram contê-lo até a chegada da equipe policial.

Foi orientada quanto aos procedimentos e manifestou interesse na representação contra o autor. Diante do fato foi encaminhado para procedimentos de polícia judiciária.

Fonte Polícia Militar

Mulher é presa suspeita de espancar os filhos de 2 e 4 anos na Grande Curitiba.

Uma mulher foi presa por volta das 11 horas desta terça (28) suspeita de agredir fisicamente os filhos de 2 e 4 anos, na Rua João Assef, no bairro Estação, em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba.

Ironicamente quem fez o chamado para a Guarda Municipal foi a própria mulher. Ela alegou que vivia em situação de rua e que uma terceira pessoa havia se “apoderado” dos seus filhos e os mantinha como reféns dentro de uma loja.

Os guardas foram até o local e fizeram contato com a pessoa que estava de posse dos menores e ouviu dela, relatos de maus tratos às crianças. Os dois menores, apresentavam diversos hematomas pelo corpo e, segundo a cidadã que acolheu as crianças, são provenientes das agressões.

A Equipe da Guarda Municipal solicitou a presença do Conselho Tutelar e encaminhou as partes à Delegacia de Polícia Civil para as providências de Polícia Judiciária. A mulher que acolheu os menores, acompanhou os GMs à Delegacia na qualidade de testemunha, haja vista que, segundo ela, presenciou as agressões.

Os menores foram levados ao Pronto Atendimento Infantil pela Equipe do Conselho Tutelar.

Fonte BP

Babá é presa acusada de produzir e guardar material pornográfico.

A Polícia Civil do Paraná, por intermédio da Delegacia de Imbituva, prendeu na noite desta terça (28), uma mulher de 40 anos acusada de produzir e armazenar conteúdo pornográfico envolvendo criança e adolescente. Durante a prisão, autorizada por ordem judicial, os policiais apreenderam aparelho celular da suspeita, que serão enviados à perícia.

O delegado responsável pela investigação e que comandou a operação, Thiago Andrade, relatou o conjunto de denúncias investigadas nos últimos dias. “Os pais de uma criança de 5 anos compareceram à Delegacia de Polícia Civil de Imbituva para registrar uma ocorrência, pois havia no celular da babá responsável pelos cuidados de seus filhos, fotos e vídeos com conteúdo que denotam a sexualização de uma criança – menina de 5 anos, tomando banho, além de fotos de suas partes íntimas”, detalha

A autoridade policial ressaltou sobre a gravidade do crime praticado e o detalhe que chamou a atenção da polícia. “O contexto no qual o crime foi cometido é terrível, pois se trata de uma criança de 5 anos e a suspeita atua no exercício da profissão que promove o cuidado de crianças e adolescentes”., assinala.

Andrade comentou sobre as providências adotadas ao receber as denúncias. “Assim que tomei conhecimento dos fatos, representei pela prisão da suspeita que, com a concordância do Ministério Público, foi prontamente deferida pelo Poder Judiciário. Essa mulher não pode permanecer no exercício da função”, assinala

Alerta

O delegado, nessa entrevista, fez um pedido e um alerta às famílias. “Os pais devem ter um cuidado extremo em relação à pessoa escolhida para conferir os cuidados dos filhos.

Os pais devem verificar não só a vida pregressa da pessoa, mas também fazer um acompanhamento diário, conversar com os filhos e verificar qualquer mudança de comportamento da criança”, conclui.

Fonte CGN

Gestante é suspeita de atear fogo contra próprio corpo; bebê de oito meses morreu.

Uma mulher de 28 anos, moradora de Várzea Paulista, está internada em estado grave no Hospital São Vicente, em Jundiaí (SP), com 50% do corpo queimado, a princípio após ter ateado fogo em si mesma. Com isso, o bebê que ela estava esperando, em seu oitavo mês de gestação, acabou morrendo. O marido, segundo depoimento prestado à Polícia Civil, foi quem apagou o fogo, empurrando a esposa para o chuveiro. O caso, investigado pela Civil, ocorreu no final da noite de sexta-feira (25), mas chegou à imprensa apenas nesta terça-feira (28).

A mãe da vítima contou à Polícia Civil que a filha está entubada, com o corpo queimado da cintura até a cabeça, e que seu genro (marido da moça) contou que ela ateou fogo contra o próprio corpo, utilizando álcool e isqueiro. A mulher estava grávida de oito meses, porém a criança acabou morrendo, e precisou ser retirada já durante a madrugada de segunda-feira (24).

Um investigador de polícia esteve no local no dia do ocorrido, onde ouviu o marido da vítima – ele também compareceu posteriormente à delegacia para prestar depoimento. De acordo com ele, ao notar que a esposa estava em chamas, ele a empurrou no chuveiro e também usou panos para cessar o fogo, acionando, em seguia, uma ambulância municipal. No local foram apreendidos um isqueiro, um frasco com álcool e um telefone celular, que será periciado para as investigações. O marido foi qualificado no Boletim de Ocorrência na condição de investigado.

Pelo estado crítico em que a vítima se encontrava, ela sequer foi levada para o hospital de Várzea, sendo então socorrida diretamente ao São Vicente, onde segue internada.

Fonte: Jornal de Jundiaí

Moradores deixam casas após cheia do Rio Paraná em Querência do Norte, diz Defesa Civil.

O nível do Rio Paraná, na região noroeste do estado, chegou ao seu maior nível desde o ano passado batendo quase 6 metros de altura. Os ribeirinhos de Querência do Norte precisaram ser retirados das casas pela Defesa Civil.

De acordo com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), o nível anterior do rio foi a 5,20 metros. A medida normal é de aproximadamente 1,5 metro.

No dia 18 de fevereiro, a Defesa Civil alertou moradores próximos do rio por conta da alta elevação do nível da água. Segundo a prefeitura da cidade, algumas pessoas perderam plantações e animais.

Segundo a Defesa Civil, são 36 ilhas com cerca de 50 moradores que ficam no perímetro de Querência do Norte. 7 moradores foram retirados das áreas de risco e foram realocadas.

O órgão informou que a água subiu por causa da abertura das comportas de usinas de São Paulo e Mato Grosso do Sul para que os reservatórios não transbordassem. Além das fortes chuvas registradas na região centro-oeste do país.

Fonte Portal  Nova Santa Rosa

Moradores registram queda de granizo em Boa Vista da Aparecida.

Moradores registraram queda de granizo em Boa Vista da Aparecida, na tarde de terça-feira (28).

O fenômeno foi rápido e aconteceu por volta das 16h.

Conforme informado pela Defesa Civil, o evento não causou prejuízos e aconteceu de forma localizada.

Um dos moradores também registrou a queda de uma árvore em uma via da cidade.

Ainda de acordo com a Defesa Civil, o fenômeno mais forte aconteceu no domingo (26), onde casas tiveram os telhados danificados, ruas alagadas, postes e árvores que caíram.

  • Temporal causa estragos em Boa Vista da Aparecida

PREVISÃO DO TEMPO

Em Boa Vista da Aparecida são esperados 104mm de chuva e rajadas de ventos de 30km/h.

As temperaturas na cidade variam de 19°C a 26°C.

Redação Catve.com

Caminhoneiro é sequestrado na BR-277 e 'deixado' em PG.

Um caminhoneiro que rodava pela BR-277, principal ligação entre Curitiba e o Interior do Paraná, viveu momentos de terror no fim da tarde desta terça-feira (28). Segundo informações da Polícia Militar (PM), o motorista foi sequestrado durante uma parada em Campo Largo e 'deixado' pelos criminosos na BR-376 em Ponta Grossa, em um dos acessos à cidade.

De acordo com o relato do motorista para a Polícia, ele fez a parada em um posto de combustíveis, por volta das 17 horas, quando foi rendido por três assaltantes armados e encapuzados. Os criminosos 'engataram' a carga de óleo de soja que estava no caminhão da vítima em outro veículo e o levaram para a praça de pedágio desativada de São Luiz do Purunã; de lá, os homens encapuzados tiraram ele do caminhão, o colocaram em um carro onde estava um quarto sequestrador, que o abandonou em Ponta Grossa.

Após o terror vivido na rodovia, o caminhoneiro procurou a Polícia para pedir ajuda. Os policiais ainda destacam que qualquer informação sobre o paradeiro da carga roubada, que estava em carretas de placas APW – 9433 e APW – 9421, deve ser informada imediatamente aos órgãos de segurança.

As informações são da Polícia Militar

Urgente: motorista morre após bater contra caminhão em Apucarana.

Um grave acidente provocou a morte de uma pessoa após colisão entre carro e caminhão em Apucarana, norte do Paraná.  A batida aconteceu por volta das 19h30 desta terça-feira e mobilizou equipes dos Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

O carro, modelo Celta, seguia sentido Curitiba e o caminhão para Apucarana quando aconteceu a colisão frontal na Avenida Minas Gerais, próximo do Núcleo Adriano Correia. 

O motorista do carro, um jovem, de 23 anos, ficou preso nas ferragens. Os socorristas realizaram o resgate, porém, ele não resistiu e morreu no local. O celta ficou completamente destruído.

O homem estava sozinho no carro. O trânsito, sentido Apucarana chegou a ser bloqueado para o atendimento. O condutor do caminhão, Everton Ribeiro, de 35 anos, contou que saiu de Califórnia, que seguia para Mato Grosso do Norte para realizar entregadas, quando aconteceu a batida. 

"Fazia uns 40 minutos que estava na estrada, ia passar 15 dias fora fazendo entregas. Eu estava subindo, a uns 20 por hora e aconteceu a batida, muito forte", contou.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Instituto Médico Legal (IML) foram chamados. A vítima fatal é de Apucarana.  O jovem já foi identificado pela família, trata-se de Luan Claudinei Oliveira da Silva. 

Fonte tn

Carreta tomba em cima de moto e motociclista escapa da morte na BR-376. Impressionante veja foto da moto.

Um grave acidente de trânsito foi registrado na Rodovia BR-376, em Maringá, e envolveu três carretas carregadas de soja e uma motocicleta. A colisão ocorreu próximo ao trevo do Jardim de Monet, saída para Iguatemi. 

De acordo com informações de testemunhas, o acidente foi provocado por um motorista de um carro, que fez uma conversão e saiu em baixa velocidade na pista. A primeira carreta que seguia no sentido Maringá, reduziu a velocidade para não bater no automóvel. Neste momento, a segunda carreta não conseguiu frear a tempo e bateu na traseira. 

Com o impacto da batida, a cabine da segunda carreta foi arrancada e arremessada a alguns metros. O motorista Neidi Antônio da Silva, de 68 anos, sofreu ferimentos moderados e foi encaminhado ao Hospital Universitário. 

Após o acidente a carga de soja ficou espalhada na pista. O motociclista Thiago José da Silva, de 30 anos, que estava a caminho do trabalho, ao perceber que a pista estava escorregadia, parou a moto no acostamento. Como percebeu que uma terceira carreta não ia conseguir parar, ele pulou da moto e deitou na canaleta de escoamento de água. 

A carreta tombou em cima da moto, e passou por cima do corpo de Thiago, que só não foi esmagado por pular na canaleta. Apesar da cena impressionante, ninguém sofreu ferimentos graves.

    Fonte: Plantão Maringá

Homem morre em colisão entre carro e micro-ônibus da saúde de General Carneiro na BR-476.

Um grave acidente de trânsito foi registrado pela Polícia Rodoviária Federal na madrugada desta terça-feira (28), na rodovia BR-476 em São Mateus do Sul. Segundo a PRF, a colisão frontal aconteceu no KM 286 por volta das 3h30 e envolveu um automóvel e um micro-ônibus da saúde de General Carneiro.

O condutor do carro entrou em óbito no local do acidente. No micro-ônibus estavam 18 passageiros, mas somente o motorista sofreu ferimentos leves e foi encaminhado para atendimento médico.

O corpo do condutor do carro foi encaminhado ao IML de União da Vitória. A Polícia Rodoviária Federal do posto de Pato Branco atendeu o acidente.

Fonte PPNEWS

O Superpão Compre Mais Pitanga tem novidades para você, venha fazer seu cartão de compras de forma rápida e aproveitar as nossas super ofertas deste dia 01/03/2023.

Veja as SUPER OFERTAS do Superpão compremais de Pitanga a loja mais barata da cidade e região.

Saúde registra 505 novos casos e quatro mortes por Covid no Paraná no boletim desta terça.

O boletim da Covid-19 divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa-PR) nesta terça-feira (28) confirmou mais 505 novos casos da doença e quatro óbitos. Os pacientes que foram a óbito tinham entre 68 e 80 anos e residiam em: Salto do Lontra (1), Pérola d’Oeste (1), Guamiranga (1)

e Cruzmaltina (1). Os óbitos registrados nesta data são de: fevereiro (3) e janeiro (1) de 2023.

Os casos confirmados divulgados nesta data são de: fevereiro (447) e janeiro (12) de 2023; dezembro (28), novembro (1), outubro (4), maio (1), março (3) e fevereiro (2) de 2022; setembro (1), agosto (1), julho (1), maio (1) e abril (1) de 2021; e dezembro (2) de 2020.

No total o Paraná conta com 2.904.965 de casos e 45.759 mortes desde o início da pandemia, há três anos.

Fonte BP

Com aumento de quase 100%, Paraná reforça alerta para casos de chikungunya. Veja as Cidades.

De acordo com o boletim epidemiológico publicado nesta terça-feira (28) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), os casos de chikungunya no Paraná quase dobraram em relação à semana passada – passaram de 14 para 27, um salto de 92,3%.

Atualmente, são 13 casos importados, nove autóctones e cinco ainda permanecem em investigação quanto ao local provável de infecção. Os casos foram registrados nos municípios de Céu Azul (1), Curitiba (4), Foz do Iguaçu (7), Guaíra (1), Ibiporã (1), Itaipulândia (1), Jacarezinho (1), Matelândia (2), Mercedes (1) Paranavaí (1), Pato Branco (2), Santo Antônio do Caiuá (1), São José dos Pinhais (1) e São Miguel do Iguaçu (3).

O mosquito Aedes aegypti também é responsável, além da chikungunya, pela transmisão da dengue e zika. Desde o início do período epidemiológico, em agosto de 2022, não houve confirmações de zika no Paraná.

O informe confirma ainda mais 684 casos de dengue, totalizando 4.794 casos. O Paraná contabiliza 52.605 notificações da doença, mais de 34 mil casos descartados e cinco óbitos.

A Sesa já havia emitido um alerta para casos de chikungunya no início do mês, após o Ministério da Saúde e Bem-Estar Social do Paraguai confirmar um surto da doença no país. No dia 3 de fevereiro houve a primeira confirmação de caso autóctone no Paraná (quando a contaminação é local) no município de Pato Branco, no Sudoeste do Estado.

“Esse aumento era esperado e por isso iniciamos com algumas ações estratégicas para o controle da doença. Medidas preventivas foram tomadas e enviamos ainda medicamentos e insumos para o tratamento nos hospitais municipais da região de fronteira”, disse o secretário de Estado da Saúde, César Neves. “Estamos dando suporte aos municípios e monitorando caso a caso. O manejo da doença e reconhecimento dos sintomas é de grande valia neste momento”.

Fonte BP


Alvaro Dias e empresários apontam prejuízo causado por decisão do STF.

Alvaro Dias e representantes das federações de indústria e comércio de vários estados entregaram, esta terça-feira (28/02), ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, um documento que demonstra o prejuízo causado pela decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre pagamento retroativo de CSLL por empresas. 

Intitulado “Manifesto Pelo Respeito à Coisa Julgada Tributária e Pela Garantia da Segurança Jurídica”, o documento ressalta que a decisão do STF é “desfavorável à criação de um ambiente de negócios saudável, que reduza as incertezas causadas pela insegurança jurídica”.

“O presidente Pacheco se mostrou sensível à questão e disse que estudará o que pode ser feito”, afirma Alvaro Dias. “O medo da insegurança jurídica causado pela decisão do Supremo em relação à coisa julgada é grande, inclusive com o receio de que o mesmo aconteça em outras áreas, além da tributária”.

Assinado pelos presidentes das federações das indústrias do Paraná (Carlos Valter Martins Pedro), Santa Catarina (Mário Cezar de Aguiar) e Rio Grande do Sul (Gilberto Porcello Petry), o manifesto defende um amplo debate do tema no âmbito do Congresso Nacional, a fim de “buscar a melhor solução para a questão, tendo como balizas maiores a busca pela segurança jurídica e a proteção da coisa julgada”.

“Há uma percepção empresarial de que cabe ao Estado (Executivo, Legislativo e Judiciário) promover um ambiente juridicamente estável, que estimule a atração de capitais produtivos, afastando situações que provoquem a desconfiança dos investidores, comprometam os planejamentos, desacreditem as instituições, os marcos legais e a coisa julgada”, diz o texto. 

Fonte Paraná Portal

Janja terá cargo sem remuneração no governo, em sala que já foi de Michelle.

No terceiro andar do Palácio do Planalto, uma sala próxima ao gabinete do presidente Lula (PT) recebeu uma nova identificação nesta semana: Gabinete de Assuntos Estratégicos em Políticas Públicas. O cargo será ocupado oficialmente pela primeira-dama, Janja da Silva.

A função de Janja não será remunerada. O anúncio será divulgado no Diário Oficial da União nos próximos dias, segundo apurou o UOL.

No governo anterior, o gabinete era utilizado por Michelle Bolsonaro, esposa do ex-presidente Jair Bolsonaro. A estrutura contará, inicialmente, com outros quatro funcionários, que hoje estão alocados na assessoria especial da Presidência da República.

O objetivo do gabinete será trabalhar de forma transversal com ministérios, órgãos ligados ao poder Executivo e representantes da sociedade civil. 

A primeira-dama pretende usar sua bagagem acadêmica — ela é socióloga e tem MBA em Gestão Social e Sustentabilidade — para ajudar na formulação de políticas públicas. Janja pretende levar algumas demandas diretamente a Lula.

Ela tem participação ativa no entorno de Lula desde a campanha do petista à Presidência. Foi uma das líderes da organização da festa da posse de Lula, em Brasília. 

Atualmente, também participa de assuntos do Ministério da Cultura — a ministra Margareth Menezes teve o nome defendido pela primeira-dama para comandar a pasta.

Fonte Paraná Portal

Ministro escondeu do TSE patrimônio de R$ 2 mi em cavalos de raça, diz jornal.

O ministro das Comunicações Juscelino Filho (União Brasil) não informou ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) um patrimônio de pelo menos R$ 2,2 milhões em cavalos de raça. Ele entregou a declaração de bens em 2022, quando registrou sua candidatura a deputado federal. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

Na época, Juscelino possuía ao menos 12 animais Quarto de Milha, comprados em leilão. Segundo a reportagem do Estadão, os cavalos são criados no haras do ministro em Vitorino Freire, no Maranhão, onde ele mandou asfaltar uma estrada que passa por fazendas da família com dinheiro do orçamento secreto.

Em sua declaração ao TSE, Juscelino Filho informou um patrimônio de R$ 4,457 milhões, com fazendas, carros, 50% de uma aeronave, um apartamento e o terreno onde está instalado o haras. O valor declarado por ele é semelhante aos R$ 4,426 milhões que ele movimentou em leilões desde 2018, diz o Estadão.

No mesmo período, além da compra de cavalos, Juscelino Filho vendeu 14 animais da raça Quarto de Milha. O UOL procurou a assessoria de imprensa do ministro. A matéria será atualizada quando houver manifestação.

Nos leilões de animais, Juscelino Filho é festejado pelos organizadores, que o tratam como dono do haras em Vitorino Freire. "Comprador é Parque & Haras Luanna, é Vitorino Freire, Maranhão, é o nosso deputado federal Juscelino Filho", festejou o consultor Júnior Machado num vídeo de 2020.

No papel, o haras pertence à irmã do ministro, a prefeita Luanna Rezende, e a Gustavo Marques Gaspar, um ex-assessor dele na Câmara. Gaspar está nomeado na liderança do PDT no Senado. O Estadão ligou para o haras na manhã de hoje e conversou com um funcionário que afirmou não conhecer nenhum Gustavo Gaspar.

MINISTRO USOU AVIÃO DA FAB PARA PARTICIPAR DE LEILÕES DE CAVALOS.

No fim de tarde de uma quinta-feira, 26 de janeiro, Juscelino usou um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) para sair de Brasília com destino a São Paulo numa viagem que justificou como urgente. Seus compromissos oficiais duraram 2h30, mas a viagem se estendeu até segunda-feira (30).

Naquele fim de semana, o ministro -que é apaixonado por cavalos -se dedicou a agenda inteiramente privada: assessorou compradores de animais, promoveu um dos seus, recebeu o "Oscar" dos criadores e inaugurou praça em homenagem a um cavalo de seu sócio.

Decreto presidencial prevê que as aeronaves da FAB devem ser solicitadas obedecendo a uma ordem de prioridade. Primeiro, em casos de emergências médicas. Segundo, quando há razões de segurança. Depois, viagens a serviço. As diárias são pagas quando há necessidade de cobertura de despesas extraordinárias com o trabalho. A agenda do ministro não informa sua presença em nenhum dos eventos envolvendo animais.

Procurado, Juscelino não explicou por que usou avião da FAB na segunda-feira, quando seu compromisso oficial se encerrou ao meio dia de sexta-feira. Nem o recebimento de quatro diárias e meia no valor de R$ 3 mil quando sua agenda de trabalho justificaria uma.

Fonte Paraná Portal