Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

sexta-feira, 12 de maio de 2023

12/05/2023 *--* Deus é Fiel!!!

          Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Dois tratores pegam fogo em Santa em Maria do Oeste e população se pergunta CADÊ O CAMINHÃO PIPA da Prefeitura municipal que não apareceu em incêndio na zona central da cidade. Veja a foto e assista ao vídeo:



Na data de 11 de maio de 2023, por volta das 19:30 horas, atendendo solicitação de um senhor de 39 anos a equipe da PM se deslocou a Rua José Schreiner, prestar atendimento a uma informação de que no local havia dois tratores pegando fogo no pátio de uma Fazenda. A equipe constatou o fato e isolou o local assim afastando os moradores próximos, posteriormente realizou contato com a equipe de bombeiros de Pitanga, os quais prontamente deslocaram para este município e prestaram apoio sendo as chamas controladas e os envolvidos orientados com relação aos demais procedimentos.


Contudo esta equipe de reportagens salienta que a Prefeitura de Santa Maria do Oeste possuí um veículo do tipo caminhão pipa, o qual poderia prontamente prestar o atendimento a estas pessoas afetadas por este terrível acontecido, pois o corpo de bombeiros mais próximo fica na cidade de Pitanga/PR, a mais de 30 km de distância, e por qual motivo a Prefeitura Municipal de Santa Maria do Oeste não enviou seu veículo pipa para auxiliar neste incêndio? Esta é a pergunta que muitas pessoas estão se fazendo na cidade, e existe até alguns comentários em grupos de mensagens da cidade e que o referido caminhão pipa estaria sem sua mangueira a mais de 15 dias, pois a mesma teria sido perdida. E novamente fica a população de Santa Maria do Oeste largada à própria sorte, sem que o município possua um plano mínimo de combate a incêndios, assim dependendo de órgãos de outras cidades para ajudar os moradores daqui, infelizmente ficamos desta maneira, tendo que assistir muitas vezes o suor de uma vida de trabalho se esvair perante as chamas que os consomem, e quem poderia auxiliar esta pessoas, no caso o poder público em lato senso, fica apenas observando a tragédia acontecer, lamentável que em pleno 2023 ainda tenhamos que ver cenas como estas em nossa cidade. E que este ocorrido sirva de exemplo, para que a prefeitura possa desenvolver um plano municipal de combate a incêndios, assim auxiliando de verdade a população local, não somente vir a público e ficar dizendo que a imprensa livre é mentirosa e coitadinho do poder público, pois, PLANEJAMENTO, ESFORÇO E DEDICAÇÃO para com a população é o mínimo e o essencial de qualquer órgão público, pois sem PLANEJAMENTO não se existe MANDATO DE QUALIDADE, isso deve ser matéria de URGÊNCIA entre os poderes públicos municipais, antes que se aconteça uma tragédia maior em nossa cidade e não possuirmos o mínimo de recursos para socorres os nossos cidadãos. 


Fonte: Redação do Blog do Beto de notícias.


Casal de 19 e 20 anos se desentendem, mulher pede termino de relação e jovem não aceita, situação vira caso de polícia em Pitanga.



 Na data de 11 de maio de 2023, às 22h50min, atendendo chamada via 190,  solicitante relatou que após uma discussão seu convivente veio ameaçá-la,  relatando ainda que após ameaça o mesmo havia se evadido. No local, fez  contato com a solicitante, de 19 anos. Onde passou a relatar que convive  aproximadamente três meses com um homem de 20 anos, que está tendo brigas  constantes entre o casal, relatando ainda que na data de ontem em uma conversa com ele pediu para terminar relacionamento com o autor, diante das brigas constantes. Onde o autor não aceitava o término da relação. Relatando também que quando retornava do trabalho na data de hoje, percebeu que um veículo de cor escura, não sabendo identificar o modelo estaria lhe seguindo, neste momento a solicitante andou com maior agilidade até chegar à residência. Que em dado momento **** entrou na casa do casal e realizou diversas ameaças, falando por diversas vezes para que a solicitante saísse da casa. Perguntado a solicitante se o masculino havia lhe agredido ou danificado algum objeto da residência, relatou que não. Diante das informações obtidas sendo realizado patrulhamento nas proximidades, não tendo êxito. Orientado a solicitante quanto às medidas cabíveis a serem adotadas e futura representação. 

Fonte: Polícia Militar.


É AMANHÃ!!!

Grande baile de dia das mães no Estrela do Oeste Não perca!!!




Mulher que escreveu livro sobre luto após morte do marido é presa pelo assassinato dele.

Uma mulher norte-americana, que escreveu um livro sobre luto após a morte do marido, Eric Richins, foi presa acusada de matá-lo por overdose de fentanil. A acusada, Kouri Darden Richins, foi detida em Utah, nos Estados Unidos, nessa segunda-feira (8).

Segundo o NY Post, a mãe de três filhos é acusada de envenenar o marido em casa, em Willow Court, e responderá por homicídio agravado. Também é acusada por posse de substância controlada com a intenção de distribuir. O caso aconteceu em 4 de março de 2022.

Segundo a autópsia, a morte foi por overdose de fentanil, que é um analgésico narcótico de rápida ação. Eric Richins foi encontrado morto por policiais na data citada.

Na ocasião, a mulher disse às autoridades que fez um drink chamado Moscow Mule, que é uma bebida misturada de vodca, e entregou à vítima para comemorar a venda de uma casa.

O caso
De acordo com a investigação, a mulher serviu uma bebida envenenada para o marido, durante a noite. Depois, a acusada teria ido até o quarto dos três filhos, onde dormiu junto com as crianças. Ela acordou às 3h, e disse que foi para o quarto que estava com o marido, mas ele tinha dormido. Quando o tocou, sentiu Eric frio e ligou para a emergência.

Quando questionada, ela disse aos policiais que foi para o quarto das crianças e deixou o celular no cômodo que dividia com o marido. Contudo, os registros do celular mostram que o aparelho foi utilizado diversas vezes no período que ela diz que estava sem ele.

Uma pessoa suspeita de ter repassado as drogas à mulher já foi identificada e ouvida. O homem teria deixado os comprimidos num endereço que a suspeita passou. Ela teria pago R$ 4.490 em dinheiro por cerca de 15 a 30 comprimidos da droga.

Livro
Meses após a morte do homem, a mulher publicou um livro infantil com imagens para ajudar crianças a lidar com o luto. Com o nome “Are You With Me?” (“Você Está Comigo?”). Ela ainda participaou de programas de televisão para divulga-lo.

Fonte: Bhaz.

Morre bebê recém-nascida de mulher que faleceu após cair em banheiro de maternidade.


Morreu no Hospital Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, na manhã desta quinta-feira (11), a bebê recém-nascida filha da mulher que faleceu na Maternidade Professor Barros Lima, no Recife (PE).

A criança nasceu nessa quarta-feira (10), em uma cesariana de emergência, logo após a mãe, Raquel Pedro da Silva, de 29 anos, cair e sofrer um traumatismo craniano, que a levou à morte.

Após o nascimento, a menina Brenda foi transferida para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal do Hospital Guararapes, com quadro de saúde grave.

O corpo da recém-nascida será encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML), no Recife, segundo informou o diretor do Hospital Guararapes, onde a criança morreu.

Ainda não há informações sobre a causa da morte.

Fonte: Folha de Pernambuco.

Homem é preso em flagrante após tentativa de homicídio com facão.


A Polícia Militar registrou uma tentativa de homicídio por volta das 20h10 desta quinta-feira (11) no bairro Alvorada, em Marmeleiro.

No local a equipe policial localizou dois homens, um caído com ferimentos e sangrando na cabeça e outro em pé, de posse de um facão.

O SAMU foi acionado e socorreu a vítima à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) em Francisco Beltrão.

O agressor foi preso e encaminhado a Central de Flagrantes da 19ª SDP em Francisco Beltrão.

Fonte: PP News.

Polícia desarticula associação criminosa que aliciava menores para venda de drogas.


A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia de Edeia, deflagrou em Goiás hoje (11), uma operação com a finalidade de desarticular associação criminosa voltada ao tráfico, que aliciava menores para a venda de drogas.

A operação contou com a participação de 61 policiais civis, tendo sido cumpridos 07 mandados de prisão preventiva e 12 mandados de busca e apreensão. Durante as buscas, foram apreendidos drogas, dinheiro e uma arma de fogo.

A suspeitos foram recolhidos na Unidade Prisional de Edeia à disposição do Poder Judiciário e serão indiciados por tráfico e associação para o tráfico de drogas e no art. 244-B do Estatuto da Criança e do Adolescente, podendo ser condenados a uma pena que varia entre 09 e 29 anos de prisão.


Criança de seis anos fratura braço ao ser atropelada por veículo.


O atropelamento de uma criança foi registrado por volta das 17h20 desta quinta-feira (11) no Parque 1º de Maio, em Umuarama. O menino de 6 anos foi socorrido pelo Samu e encaminhado para o hospital com uma fratura no braço.

Uma mulher de 65 anos estava conduzindo um VW Polo, de cor prata, e trafegando pela Rua dos Pedreiros. Ela disse que estava transitando devagar e que havia acabado de buscar a neta da escola.

A motorista seguia pela Rua dos Pedreiros em direção a avenida Alfredo Bernardes. A senhora informou que o menino atravessou correndo no meio da quadra, bateu a mão do capô e caiu. A condutora parou e ajudou a socorrer a criança.

A equipe básica do Samu socorreu o garoto, que teve uma fratura braço esquerdo. Ele foi encaminhado para o Hospital Uopeccan. Populares disseram que a criança tinha saído da escola, foi em casa deixar o material e foi brincar.

A Polícia Militar (PM) registrou a ocorrência.

Fonte: O Bemdito.

EUA: África do Sul forneceu armas e munição à Rússia, diz embaixador americano.

Imagem Ilustrativa

Os Estados Unidos acusaram a África do Sul de terem fornecido armas e munição para a Rússia em dezembro, com o auxílio de um navio de carga russo.

O embaixador americano na África do Sul, Reuben E. Brigety II , falou a jornalistas locais que o fornecimento de armas à Rússia é extremamente sério, e que os EUA gostariam que o país começasse a praticar sua política de não alinhamento.

Ele disse que notaram a atracação da embarcação russa na base naval da cidade sul-africana de Simon’s Town entre 6 e 8 de dezembro de 2022, e acrescentou que estão confiantes de que a embarcação levou armamento à Rússia.

Agora, os EUA e seus aliados ocidentais terão que decidir se impõem sanções a autoridades e entidades sul-africanas envolvidas no suposto fornecimento de materiais de guerra.

Fonte: CGN.

O Superpão Compre Mais Pitanga tem novidades para você, venha fazer seu cartão de compras de forma rápida e aproveitar as nossas super ofertas deste dia 12/05/2023.

Veja as SUPER OFERTAS do Superpão compremais de Pitanga a loja mais barata da cidade e região.




Lula chora após quilombola interromper discurso para pedir socorro.


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se emocionou durante o evento de sanção da Lei Paulo Gustavo de incentivo à cultura. A cerimônia ocorreu na noite desta quinta-feira (11/5), na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, em Salvador, e foi interrompida quando uma mulher da liderança do Quilombo Rio dos Macacos tentou subir no palco para fazer um apelo ao presidente. Os seguranças tentaram impedí-la, mas Lula pediu que ela fosse levada até ele. No palco, a mulher se ajoelhou e pediu ajuda. "Nosso povo está morrendo. Lula, pelo amor de Deus", disse.

Lula abraçou a mulher, que se chama Rose Meire da Silva, e assinou um papel. Pela página oficial no Instagram, o Quilombo Rio dos Macacos explicou se tratar de um documento expondo a situação da comunidade. 

Após a saída da Rose Meire do palco, Lula chorou e precisou tomar um copo de água antes de continuar o discurso. "Essa mulher representa um pouco do que passa o povo brasileiro", disse. "Esse país chegou a ser a sexta economia do mundo, Mas me parece que o destino nos jogou uma praga de gafanhoto. Em apenas 4 anos, destruíram tudo o que nós fizemos. Esse país gerou mulheres como esta, desesperadas, e são 33 milhões de pessoas que voltaram a passar fome nesse país", completou o presidente.

Incentivo à cultura:

A sanção da Lei Paulo Gustavo marca a conclusão de um longo percurso. O projeto passou pela Câmara dos Deputados e foi aprovado pelo Senado Federal em março de 2022, mas acabou vetado pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL).

A lei homenageia o ator e humorista Paulo Gustavo, que morreu em 2021 vítima da covid-19, e destina R$ 3,8 bilhões de superávit financeiro do Fundo Nacional de Cultura (FNC) ao setor cultural, com o objetivo "de recuperar o prejuízo causado sob o governo de Jair Bolsonaro". “Essa sempre será uma prioridade em nosso governo. A cultura movimenta a roda da economia e ilumina o caminho que devemos seguir rumo a um país mais desenvolvido, mais justo, mais inclusivo e muito mais feliz”, declarou Lula em sua conta oficial do Twitter.

Fonte: Correio Braziliense.

Lula: os ignorantes precisam saber que cultura não é gasto.


A partir desta sexta-feira (12), estados e municípios já poderão apresentar os planos de ação para acessar o montante de R$ 3,8 bilhões, o maior valor da história destinado ao setor cultural no país. Os recursos são oriundos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar 195/2022), aprovada no ano passado, mas que até hoje não haviam sido utilizados.

Esta lei foi pensada para socorrer os trabalhadores da cultura atingidos pela pandemia de covid-19, que obrigou a suspensão de uma série de atividades artísticas. No entanto, o projeto teve tramitação difícil e chegou a ser vetado pelo então presidente Jair Bolsonaro. O veto foi revertido no Congresso Nacional.

Um grande ato cultural, em Salvador, na noite desta quinta-feira (11), marcou a assinatura da regulamentação da lei, que detalha a forma como dinheiro será distribuído. O evento contou com as presenças do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da ministra da Cultura Margareth Menezes, do governador Jerônimo Rodrigues, além de centenas de artistas.

“Os ignorantes desse país precisam aprender que cultura não é gasto, que cultura não é pornografia, que cultura não é uma coisa menor. Cultura é o jeito da gente falar, da gente comer, da gente dançar, da gente andar, da gente cantar, da gente pintar, da gente fazer aquilo que a gente sabe fazer. Cultura significa emprego, milhões de oportunidades para quem precisa comer, tomar café, jantar”, disse Lula em um discurso emocionado na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, um dos principais espaços culturais da capital baiana.

Emoção
Instantes após iniciar seu discurso, Lula foi interrompido por uma mulher muito emocionada. A mulher subiu ao palco para entregar um documento e pedir ajuda ao presidente, dizendo que ela e sua comunidade passavam fome. Lula se emocionou e retomou o discurso falando do aumento da pobreza nos últimos anos no país e criticando a negligência do governo anterior em relação à pandemia. O presidente enfatizou que a injeção de recursos na área cultural também ajuda a combater a fome e a fomentar a geração de empregos.

“Esse país vai mudar e é por isso que eu estou aqui. A gente precisa entender que o assassinato que eles fizeram com a cultura, é que a cultura pode ajudar o povo a fazer a revolução que precisa fazer nesse país, para que o povo possa trabalhar, comer. A cultura pode fazer com que o povo exija o cumprimento da Constituição”.

Repasses
De acordo com o Ministério da Cultura (MinC), do valor a ser disponibilizado, R$ 2 bilhões serão destinados aos estados e R$ 1,8 bilhão aos municípios. Para acessar os recursos, os entes federados (estados, municípios e Distrito Federal) deverão utilizar o sistema da Plataforma TransfereGov a partir de 12 de maio e terão 60 dias, contados desde esta data, para registrarem os planos de ação, que serão analisados pelo MinC. Os valores serão liberados após a aprovação de cada proposta. Só para a Bahia, onde o ato foi realizado, estão previstos repasses de R$ 286 milhões.

Áreas contempladas
A maior parte dos recursos, cerca de R$ 2,7 bilhões, vão para o setor audiovisual, já que na proposta original da elaboração da lei foi previsto que os recursos seriam provenientes do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). Os beneficiários poderão investir em produções audiovisuais; apoio a reformas, restauros, manutenção e funcionamento de salas de cinema e cinemas itinerantes; capacitação, formação e qualificação no audiovisual; apoio a cineclubes, à realização de festivais e mostras de produções audiovisuais; memória, preservação e digitalização de obras ou acervos audiovisuais; pesquisas; suporte às microempresas e às pequenas empresas do setor audiovisual para vídeos por demanda; licenciamento de produções audiovisuais; exibição em redes de televisão públicas; e distribuição de produções audiovisuais.

Editais
Os fazedores de cultura poderão acessar os recursos por meio de editais, chamamentos públicos, prêmios ou outras formas de seleção pública a serem definidas pelos estados e municípios. Além disso, os entes federados precisarão se comprometer a fortalecer os sistemas de cultura existentes ou, se inexistentes, implantá-los, com a instituição dos conselhos, dos planos e dos fundos estaduais e municipais de cultura.

Outra exigência da regulamentação da lei é que os projetos culturais contemplados deverão garantir formas de inclusão e democratização, com acessibilidade às pessoas com deficiência, medidas de democratização, desconcentração, descentralização e regionalização do investimento cultural, e a implementação de ações afirmativas, com mecanismos que estimulem a participação de mulheres, pessoas negras e indígenas, comunidades tradicionais, de terreiros e quilombolas, populações nômades e povos ciganos, pessoas LGBTQIA+, pessoas com deficiência e outras minorias.

“As ações afirmativas serão estabelecidas por meio de cotas, critérios diferenciados de pontuação, editais específicos ou qualquer outra modalidade, observada a realidade local. O decreto estabelece a obrigatoriedade dos chamamentos ofertarem um mínimo de 20% das vagas para pessoas negras e no mínimo 10% para pessoas indígenas”, diz o MinC.

Agenda
Lula cumpre agenda em dois estados do Nordeste no fim desta semana. Hoje, pela manhã, já em Salvador, ele já havia participado da abertura das plenárias estaduais do Plano Plurianual (PPA) Participativo. Trata-se de um processo em que a sociedade opina sobre as prioridades para investimentos de recursos e políticas públicas para os próximos quatro anos.

Nesta sexta-feira, o presidente embarca da capital da baiana para Fortaleza, onde participará da Cerimônia de Lançamento do Programa Escolas de Tempo Integral. À tarde, ainda no Ceará, ele vai a Juazeiro do Norte para assinar a Medida Provisória que institui o Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica. Em seguida, retorna para Brasília.

Fonte: Agência Brasil.

Lula critica mansão de U$ 8 milhões da família de ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o imóvel pertencente à família do tenente-coronel Mauro Cesar Barbosa Cid, o ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, deve ser do “paladino da discórdia”, em referência ao ex-chefe do Executivo. A declaração foi dada em evento de assinatura da Lei Paulo Gustavo, na noite desta quinta-feira, 11, em Salvador.

Uma reportagem do portal Metrópoles publicada na quarta-feira, 10, revelou que a família de Cid mantém um trust (Cid Family Trust) nos Estados Unidos, detentor até de uma mansão avaliada em R$ 8,5 milhões na Califórnia.

“Agora mesmo acabaram de descobrir uma casa de 8 milhões de dólares do, como é que chama ele? Do ajudante de ordem do Bolsonaro”, disse Lula, durante o evento. “Certamente uma casa de 8 milhões de dólares não é para o ajudante de ordem, certamente é para o paladino da discórdia, da ignorância, do negacionismo.”

Fonte: CGN.