Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

domingo, 30 de outubro de 2022

30/10/2022 *--* Deus é Fiel!!!

    Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Vote hoje no Segundo Turno das Eleições exerça a sua cidadania.

Chegou o dia do segundo turno das Eleições 2022. Confira, abaixo, as principais informações antes de sair de casa para votar.


O horário de votação nas Eleições 2022 foi unificado e, no segundo turno, valem as mesmas regras: é de 8h as 17h do horário de Brasília. Alguns estados, devido ao fuso horário diferenciado, começam a votação mais cedo. Veja se o seu estado é um deles e fique de olho na hora de início e de término da votação.Eleitoras e eleitores que estiverem na fila para votar antes das 17h terão seu direito garantido mesmo com o encerramento do horário. 


Para votar, é necessário levar apenas um documento de identificação oficial com foto, a apresentação do título de eleitor não é obrigatória. Vale: carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), identidade social, passaporte, certificado de reservista, carteira de trabalho, ou outro documento de valor legal. Pode apresentar a versão digital da CNH.

 

Também é possível votar a com a versão digital do título, obtida no Título, obtida no e-Título, aplicativo gratuito da Justiça Eleitoral. Se a sua foto já aparecer por lá, o app servirá de documento oficial de identificação.


Quem está com o cadastro eleitoral regular, mesmo que não tenha coletado os dados biométricos, poderá votar normalmente. 


Quem não votou no primeiro turno das eleições deste ano pode votar no segundo turno, mesmo que ainda não tenha justificado a ausência. 


Antes de sair de casa, confira seu local de votação. Você pode fazer isso de três maneiras: pelo aplicativo e-Título, no Portal do TSE ou pelo chatbot do TSE. Tudo bem simples e rápido. Pelo chatbot (assistente virtual), por exemplo, basta enviar um “oi” para o número +55 61 996371078 no WhatsApp ou clicar no link https://wa.me/556196371078 


Lembre-se que no dia da eleição, a Justiça Eleitoral permite a manifestação individual e silenciosa dos eleitores para partidos, coligação ou candidato, por meio de bandeiras, broches, adesivos e camisetas. Mas é proibida propaganda eleitoral.


É proibido entrar na cabine de votação com celular ou com máquina fotográfica, filmadoras e equipamentos de rádio comunicação. O objetivo é garantir o sigilo do voto. Após entregar seu documento de identificação ou depois de mostrar a versão digital do e-Título pelo celular, desligue o aparelho e proceda como orientado pelo mesário.

 

Após votar, retorne à mesa receptora e pegue com o mesário o celular e o documento de identificação apresentado. Hora de voltar para casa com a certeza de que fez a sua parte para a democracia.

 

Desta vez, a ordem de votação na urna será: governador, com dois dígitos (onde houver segundo turno para governador); presidente, com dois dígitos (em todo o país) e prefeito, também com dois dígitos (onde houver eleição suplementar).


Lembre-se que se você estiver fora de seu domicílio eleitoral, tem que justificar a ausência às urnas. Isso deve ser feito para todos os turnos que você faltar. Confira como justificar.


Caso receba uma mensagem ou notícia, consulte a página Fato ou Boato ou o chatbot do TSE (no link https://wa.me/556196371078) e confira a informação antes de acreditar nela ou repassar para outra pessoa, para não tumultuar ainda mais clima nos grupos da família e de amigos ou passar vergonha enviando notícias falsas. Você pode denunciar fake news sobre o processo eleitoral, divulgadas pelas redes sociais, por meio do Sistema de Alerta de Desinformação Contra as Eleições.


Após votar, não precisa pedir comprovante de votação, pois isso já faz parte da rotina de atividades dos mesários, que são treinados com antecedência. A certidão de quitação também serve como comprovante e pode ser retirada no Portal do TSE.


Não precisa assinar o caderno de votação, se você for reconhecido por meio de biometria na urna. Mas, se não houver biometria cadastrada ou não reconhecimento da biometria, você terá que assinar o caderno de votação.


Para denunciar crimes relativos à propaganda eleitoral, como compra de votos, uso da máquina pública, doações e gastos irregulares, utilize o aplicativo Pardal. O app é gratuito e pode ser encontrado nas lojas virtuais Apple Store e Google Play, bem como em formulário web no Portal do Pardal.

Fonte: Tribunal Superior Eleitoral.

TCU conclui auditoria de urnas do 1º turno e não encontra divergências.


O ministro Bruno Dantas, presidente em exercício do Tribunal de Contas da União (TCU) anunciou na manhã deste domingo, 30, que a auditoria do órgão foi concluída em 4.162 boletins de urna do primeiro turno. “São mais de 5,8 milhões de votos auditados e o resultado foi zero divergência”, declarou.

Segundo ele, a auditoria foi realizada por meio do processamento e cruzamento dos dados dos boletins de urna recebidos em meio físico e comparados com a base de totalização do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O TCU já havia realizado auditoria nas urnas eletrônicas no primeiro turno, no domingo, 2, e também não encontrou nenhuma irregularidade ou fragilidade, confirmando a segurança do sistema.

Fonte: Agência Estado.

Carla Zambelli aponta arma contra homem; segurança é preso por disparo.

Um segurança da deputada Carla Zambelli (PL), que não teve a identidade oficialmente revelada, foi preso em flagrante por disparo de arma de fogo pela Polícia Civil de São Paulo, na madrugada deste domingo (30). O segurança é um dos envolvidos na confusão entre a parlamentar e o jornalista Luan Araújo durante uma discussão, no bairro de Jardins, em São Paulo. A deputada apontou uma arma de fogo contra ele.


A deputada federal afirma ter agido em legítima defesa após ter sido agredida por “um homem negro” e “militante de Lula”. Vídeos, que viralizaram na internet, mostram a parlamentar, um segurança e seus assessores correndo atrás de Luan Araújo após uma discussão política entre os dois. No momento da confusão, é possível ver o homem xingando a parlamentar. Ela tenta correr, cai sozinha e depois segue Luan Araújo. O homem grita por socorro enquanto corre, um barulho de tiro é ouvido e alguém pede que a polícia seja chamada. Ao entrar em um bar onde Luan Araújo tentou se refugiar, Carla Zambelli manda que o jornalista deite de no chão. Ele diz que ela quer matá-lo e senta em uma cadeira.


Após o incidente, Luan Araújo registrou queixa em uma delegacia em São Paulo contra a parlamentar por ameaça e racismo. Depois de prestar depoimento, o homem pediu proteção e disse que está assustado.


Carla Zambelli também registrou boletim de ocorrência. A deputada publicou em suas redes sociais um vídeo em que descreve o ocorrido. Na versão dela, um grupo de homens tentou intimidá-la, e ela foi empurrada para o  chão. Ela diz ter apontado o revólver na intenção de deter o sujeito até a chegada de policiais militares. “E aí, quando ele me empurrou, eu caí, eu saí correndo atrás dele, falei que ia chamar a polícia, que ele tinha que ficar aqui para poder esperar a polícia chegar. A polícia já está aqui. Aí ele se evadiu, daí eu saquei a arma e saí correndo atrás dele. Pedindo para ele parar, ele ficou com medo e parou dentro de um bar”, disse.


A assessoria da parlamentar divulgou nota em que aborda a proibição. “A deputada federal possui registro de arma de fogo para defesa pessoal. A resolução do TSE que proíbe o porte aplica-se apenas aos CACs [Certificado de Registro Pessoa Física – Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador], ou para ingresso de armas em seções eleitorais”, aponta o texto.


O ministro Alexandre de Moraes determinou a investigação da conduta da deputada federal. Será investigado o possível crime eleitoral por porte ilegal de arma.

Fonte: Agência Brasil

Coreia do Sul: 151 pessoas morrem esmagadas em festa de Halloween.


Uma massa composta principalmente de jovens, entre dezenas de milhares que se reuniram para celebrar o Halloween em Seul, ficou presa e esmagada quando a multidão invadiu um beco estreito, matando pelo menos 151 pessoas e ferindo outras 82 no pior desastre da Coreia do Sul em anos.

Trabalhadores de emergência e pedestres realizaram desesperadamente os primeiros socorros em pessoas deitadas nas ruas após a aglomeração no distrito de Itaewon, na capital sul-coreana, na noite de sábado.

Os mortos ou feridos eram principalmente adolescentes e pessoas na faixa dos 20 anos, de acordo com Choi Seong-beom, chefe do corpo de bombeiros de Yongsan, em Seul. Entre os mortos estão 19 estrangeiros, disse ele, cujas nacionalidades não foram divulgadas imediatamente. O número de mortos pode aumentar ainda mais, já que 19 dos feridos estão em estado crítico.

Estima-se que 100 mil pessoas se reuniram em Itaewon para as maiores festividades de Halloween ao ar livre do país desde o início da pandemia de covid-19 e regras rígidas sobre as reuniões foram aplicadas. O governo sul-coreano aliviou as restrições nos últimos meses e esta foi a primeira grande chance de sair e festejar para muitos jovens.

Fonte: Associated Press.