Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

24/01/2022 *--* Deus é Fiel!!!

           Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Mulher manda mensagem pedindo socorro por causa do seu ex convivente em Santa Maria do Oeste.


No dia 23 de janeiro de 2022, por volta das 22h30min, entrou em contato no celular do destacamento a conselheira tutelar, relatando que uma sra., lhe teria enviado uma mensagem no celular do conselho tutelar, apenas com a palavra “socorro”.

E que tal mulher está vivendo sob constante ameaça por parte de seu ex-convivente, foi de imediato deslocado no endereço da solicitante.

No momento que a equipe se aproximava da casa, o agressor fugiu para um matagal, pelos fundos da residência.

Dessa forma, foram realizadas buscas pelo local, mas, não foi localizado.

Retornado a residência e em conversa com a vítima, que informou que ele estaria a algum tempo na casa, e que temia que ele voltasse após a saída da equipe.

Foi orientada, para que, pelo menos neste momento se retirasse do local sendo assim foram ela e seus quatro filhos conduzidos até a residência de uma moradora próxima, para que ficasse em segurança.

Ainda foi novamente orientada quanto aos procedimentos cabíveis.

Fonte Polícia Militar

Criança de um ano e cinco messes é atropelada e condutor do veículo foge sem prestar socorro em Pitanga.


As 18h35min, atendendo solicitação via 190, esta equipe deslocou ao Hospital São Vicente de Paulo, onde, relatou uma senhora, que, sua filha menor de um ano e cinco meses, foi atropelada em via pública em frente à residência e o condutor, autor do atropelamento se evadiu do local sem prestar socorro.

A genitora não soube descrever características do veículo, tendo em vista ninguém da família presenciar o fato, sendo repassado por uma senhora vizinha, que seria um veículo GM Astra quatro portas cor verde.

Vizinha esta que viu o fato e chamou a família na residência, o veículo segundo relato da vizinha a mãe, passou sobre a criança em via pública evadiu-se, diante do relato ficando claro a negligência dos pais quanto aos cuidados da menor.

Foi repassado os fatos ao conselho tutelar, sendo que os conselheiros se prontificaram a deslocar ao hospital para acompanhar o caso.

O atropelamento resultou em fratura no fêmur esquerdo e lesões e hematomas no tórax e cabeça da criança, de posse das informações a equipe tentou contato com vizinhos no intuito de colher melhores informações do fato que levassem ao autor do  atropelamento, porém sem êxito até a lavratura deste boletim.

Fonte Polícia Militar

Posto de Gasolina é furtado em Pitanga.

As 01h30min, atendendo solicitação via 190, qual informava que no posto de combustível, teria ocorrido um furto.

De pronto a equipe policial deslocou ao local sendo constatado o fato, onde, a janela da cozinha encontrava-se quebrada, também janela da loja de conveniência.

Sendo visualizado no interior da cozinha uma pedra utilizada para quebrar o vidro, também na conveniência encontrava-se outra pedra e o caixa revirado, também alguns objetos caídos ao chão, no local encontrava-se também um agente da empresa responsável pelo monitoramento por alarmes do comércio supracitado.

Qual relatou que assim que ocorreu disparo do alarme foi até o local, porem autor já havia se evadido. 

Fomos informados por vizinho, que, um masculino sem camisa havia quebrado as janelas e se evadido sentido bairro planalto, com alguns objetos na mão, a equipe realizou patrulhamentos nas proximidades no intuito de localizar o autor, porém sem êxito até lavratura deste boletim.

Em contato com gerente do estabelecimento, este relatou terem sido furtados, vinte óculos de sol marcas e modelos diversos, cem reais em dinheiro, cigarros e biscoitos diversos, da ação resultou em danos em ambas as janelas que tiveram os vidros quebrados, o gerente vai verificar junto ao sistema de monitoramento por câmeras a possível identificação do autor.

Sendo este orientado quanto às medidas posteriores cabíveis.

Fonte Polícia Militar

Ladrões arrombam empresa em Jardim Alegre e levam cofre.


Uma empresa de concreto e pré-moldados, que fica localizada no Parque Industrial, de Jardim Alegre, foi alvo de criminosos na madrugada deste domingo (23). 

Conforme informações da Polícia Militar (PM), o solicitante informou que ao chegar no estabelecimento constatou que a porta estava estourada. 

Além disso, a vítima disse à PM que o escritório estava revirado e constatou que os autores arrancaram todas as câmeras de segurança. Segundo o boletim, foi levado o cofre, um televisor Samsung e vários carrinhos de coleção. 

Os bandidos chegaram a carregar uma caminhonete da empresa com vários produtos, porém, não conseguiram abrir o portão que estava com cadeado. 

Fonte TNOnline

Homem é preso após tentar furtar ar-condicionado do INSS em Apucarana.


Um homem foi preso dentro de um bar na Avenida Minas Gerais, depois de tentar furtar um aparelho de ar-condicionado do prédio do INSS em Apucarana.

A Polícia Militar (PM) foi acionada pelo vigia do local, que flagrou a tentativa de furto e repassou imagens das câmeras de segurança para a PM. De posse das caraterísticas do suspeito, uma das equipes em patrulhamento conseguiu abordar e identificar um homem com as características físicas do suspeito. Ele estava em um bar, na Avenida Minas Gerais, já trajando uma roupa diferente da utilizada durante a tentativa de furto. Mesmo assim, a equipe policial encontrou no banheiro das dependências do bar, as peças de roupas que ele utilizou durante a prática do crime, que ele acabou confessando.

Ele recebeu voz de prisão e foi entregue na delegacia da cidade.

Fonte: TN Online.

Pitbull ataca mãe e filha no Vista Alegre; mulher ‘quase perdeu braço’, diz socorrista.


Um cachorro da raça pitbull atacou mãe e filha em uma casa no bairro Vista Alegre, em Curitiba, na tarde deste domingo (23). A mulher de 57 anos ficou em estado mais grave.

De acordo com o tenente Venturini, do Corpo de Bombeiros, o pitbull mordeu um dos membros superiores da mãe. “Ela quase perdeu o braço”, disse ele que esteve no local.

A mulher atacada recebeu os primeiros socorros e foi levada ao Hospital Cajuru, na capital. Os Bombeiros ainda não sabem informar se ela corre risco de perder o membro atingido. A filha dela sofreu ferimentos leves.

Conforme o tenente, a família não sabe informar exatamente o que aconteceu. Sem conceder entrevista, eles apenas informaram que não foi a primeira vez que o cachorro atacou uma pessoa da casa e que o animal não teria motivos para a agressão.

Fonte Banda B

O Superpão Compre Mais Pitanga tem novidades para você, venha fazer seu cartão de compras de forma rápida e aproveitar as nossas super ofertas deste dia 24/01/2022.

Veja as SUPER OFERTAS do Superpão compremais de Pitanga a loja mais barata da cidade e região.

Ladrões são presos após roubo em Arapongas. Veja a Foto:

Três homens foram presos pela Polícia Militar (PM) de Arapongas depois de terem cometido roubo em uma loja de conveniências no Jardim São Carlos em Apucarana, durante a madrugada deste domingo, 23. Durante a ação policial, mas duas pessoas também foram presas.


O roubo aconteceu por volta das 22h30 de sábado, na Rua Antônio José de Oliveira, em Apucarana. A polícia foi acionada depois que dois homens armados praticaram roubo em uma conveniência. Foi relatado pelas vítimas que os ladrões chegaram até o estabelecimento e um deles portando uma arma, deu voz de assalto. Eles levaram mercadorias, dinheiro, bebidas, celulares e cartões diversos do proprietário e de clientes. Toda a ação foi filmada por câmeras de segurança.


De posse das imagens, policiais de Arapongas, reconheceram os autores do crime durante um patrulhamento na Zona Sul da cidade, já durante a madrugada deste domingo, por volta das 2h.


Segundo o boletim de ocorrências, eles foram abordados e na residência onde estavam, foram encontrados os diversos objetos que teriam sido roubados em Apucarana. Diante do fato, os três confessaram a pratica do roubo, sendo então dado voz de prisão. Perguntados sobre a arma utilizada, um dos homens contou que entregou para uma prima que morava nas imediações. Já na casa da mulher, ela teria negado a situação, até que finalmente os policiais localizaram a arma, que foi apreendida. A mulher recebeu voz de prisão pelo crime de posse ilegal de arma de fogo.


Ainda segundo o boletim, durante esta diligência, os militares perceberam um tumulto na rua, onde várias pessoas começaram a proferir ofensas aos policiais e um deles chamou a atenção, dizendo ser amigo do promotor e que os policiais deveriam sair dali. Foi então dado voz de abordagem, que não foi obedecida, sendo necessário contato físico para abordá-lo. Ele recebeu voz de prisão, pelos crimes de tráfico de influência, desobediência e resistência.


Todos os presos foram encaminhados até a UPA para procedimento covid-19, onde constatou-se que a mulher positivou para covid. Após, foram entregues a autoridade policial na delegacia de Arapongas.

Fonte: TN Online.

Pai de caminhoneiro morre em acidente na BR-376.


Um acidente de trânsito que envolveu uma carreta, na tarde deste domingo (23) na região dos Campos Gerais, deixou uma pessoa morta e uma família enlutada. O trágico acidente, do tipo tombamento, ocorreu no quilômetro 421 da rodovia BR-376, no município de Tibagi, na região dos Campos Gerais do Paraná. Após tombar, o caminhão, que puxava uma carreta carregada, veio a colidir com a mureta de concreto do canteiro central. O condutor, de 36 anos, sobreviveu, mas o passageiro, de 52 anos, não resistiu aos ferimentos e faleceu no local. Esse passageiro era o pai do motorista.

Informações reveladas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), que esteve no local para atender à ocorrência, informou que o caminhão, uma Scania R450 seguia de Imbaú para Ponta Grossa, quando se desgovernou em uma curva e tombou, por volta das 16h40. Ao tombar, a velocidade e o peso do caminhão, que estava carregado com tábuas de madeira, fez o veículo deslizar e colidir com a mureta de concreto.

O caminhão parou sobre a rodovia, bem como toda a carga, que se espalhou pelas duas faixas da BR-376, interditando o fluxo no trecho, sentido Curitiba, por um período – pela noite, o transito estava fluindo pelo acostamento, sem congestionamentos.

O motorista do caminhão realizou o teste do etilômetro, o qual apontou negativo para a ingestão de álcool. Ele foi atendido pelo Corpo de Bombeiros, através do Siate e posteriormente levado para o hospital de Telêmaco Borba. Já o passageiro teve o corpo removido pelo Instituto Médico Legal (IML) e conduzido para a unidade de Ponta Grossa. 

Fonte: A Rede.

Freiras ficam feridas gravemente em acidente na BR-277. Em Laranjeira do Sul.


Um acidente no domingo (23) na rodovia BR-277, no município de Laranjeiras do Sul,  deixou duas freiras feridas. A batida envolveu um Chevrolet Spin e um caminhão Scania.

De acordo com levantamentos feitos pela PRF no local, constatou-se que o Chevrolet Spin ao atravessar a pista entrar na BR 158, colidiu com o caminhão que seguia na BR-277 no sentido Curitiba a Foz do Iguaçu.

A motorista do Spin foi socorrida pela emergência e levada para o Hospital São José em Laranjeiras do Sul em estado grave, ainda em estado de choque. Já a passageira foi socorrida em estado grave e foi encaminhada para o Hospital São Vicente em Guarapuava. O condutor do caminhão não sofreu ferimentos.

As freiras seguiam para a cidade de Marquinho buscar outra irmã e depois deslocariam para Ponta Grossa.

Fonte TNOnline

Veículo com placa de Cascavel se envolve em acidente que resulta em morte.

Conforme análise no local do acidente, Hilux seguia no sentido Curitiba – Laranjeiras do Sul em local com terceira faixa, quando perdeu o controle e invadiu a contramão de direção, momento em que foi atingido na lateral direita pelo veículo Ecosport (placa de Cascavel), que seguia em sentido oposto.


Após a colisão, ambos os veículos pararam fora da pista, com a Hilux permanecendo de ponta cabeça. Condutor da Ecosport, de 66 anos, morreu no local. Condutor e passageiros da Hilux foram encaminhados ao hospital em Laranjeiras do Sul pelo Corpo de Bombeiros.

Fonte: PRF.

Quatro pessoas ficam feridas em acidente na PR-444.


Quatro pessoas ficaram feridas em um acidente registrado na tarde deste domingo (23), no entroncamento da rua Tangará com a PR-444 em Arapongas. De acordo com testemunhas que estavam no local, o carro trafegava pela PR-444 quando perdeu o controle e bateu na mureta de uma empresa.

Socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), foram acionados para socorrer as vítimas que sofreram escoriações e foram levadas para o hospital.

A causa do acidente deve ser apurada pelos órgãos responsáveis. Diversos acidentes foram registrados nos últimos dias na PR-444.

Fonte TNOnline

Mulher fica gravemente ferida após capotamento na PR-369.


O acidente aconteceu próximo a entrada de São Pedro do Ivaí, neste domingo (23).

Uma mulher de 29 anos, ficou gravemente ferida após ser ejetada da caminhonete que ela dirigia. O capotamento aconteceu na PR-369 próximo à entrada de São Pedro do Ivaí.

A vítima foi encaminhada para o hospital Santa Casa de São Pedro, onde recebeu os primeiros socorros. O helicóptero do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e fez a transferência da mulher para o Hospital Norte do Paraná - Honpar, em Arapongas. 

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) esteve no local. As causas do acidente ainda serão investigadas. 

Com informações: Canal HP

Detran-PR e Senatran lançam o novo modelo de placa preta para veículos de coleção.

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) e a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) lançaram a nova placa preta para veículos de coleção no modelo Mercosul. A placa é resultado de uma conquista por meio de uma solicitação feita por colecionadores de veículos antigos, especialmente a Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA), que contou com a participação, direcionamento e orientação do Detran-PR, e encaminhada posteriormente para a Secretaria Nacional de Trânsito, a Senatran.


A Secretaria acatou o pedido e abriu consulta pública para definir, junto à população, o modelo mais adequado. O objetivo foi alterar a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que dispõe sobre as novas placas de identificação. O texto proposto buscou prever a utilização restrita em território nacional da placa preta para carros que mantenham 80% de sua originalidade.


O evento reuniu mais de 100 veículos antigos, entre carros, motocicletas, caminhões e ônibus que ficaram em exposição no estacionamento do Palácio Iguaçu, em Curitiba, de diversos clubes de veículos antigos de todo o Brasil.


O secretário-chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega, em seu primeiro evento após assumir a pasta, chegou com o seu Ford Jeep, ano 1977 azul, e recebeu uma placa preta simbólica de sua esposa, Lucilene Ortega, e do diretor-geral do Detran, Wagner Mesquita. “Todo proprietário de veículo antigo carrega junto com o carro uma história. Meu Jeep tem uma história e a placa preta faz parte dela. É uma certificação de que aquele veículo é original, carrega sua história original. Vamos juntos criar mais histórias”, disse Ortega.


O secretário Nacional de Trânsito, Frederico de Moura Carneiro, presente para prestigiar o evento, se disse muito feliz que esta reivindicação pôde ser atendida. “Vamos trabalhar para que esta placa possa ser reconhecida em todo o território do Mercosul. O Governo Federal sensível ao pleito dessa comunidade antigomobilistas trouxe esse valor histórico e marcante para o veículo de coleção. São as primeiras placas pretas simbólicas. Essa placa entrará em circulação em primeiro de junho, mas hoje, em Curitiba, nós estamos fazendo a valorização desse símbolo para os veículos de coleção de todo o país”, afirmou Carneiro.


Já o diretor-geral do Detran-PR, Wagner Mesquita, que também recebeu uma placa preta simbólica para o seu Volkswagen Fusca, ano 1968 das mãos do secretário Nacional de Trânsito, e do coordenador de habilitações do Detran, Larson Orlando, afirmou que a placa não é só representativa esteticamente, é importante pelo valor agregado a ela. “Não é uma questão estética e nem financeira. A placa preta é uma questão histórica. Cada carro antigo carrega sua história, sua família, e o que o colecionador quer é um reconhecimento oficial do cuidado e da atenção. E esse é o lado bonito do serviço público. Receber o pleito da sociedade, entender e transformar em ações de governo”, diz Mesquita.


Representando todos os colecionadores, o presidente da FBVA, Altair Manoel, agradeceu o retorno da placa preta. “Para nós colecionadores é um prêmio que o automóvel recebe. Um prêmio pelo trabalho que o proprietário tem, de arrumar, manter da forma como ele saiu de fábrica. Hoje, depois de muito trabalho, conseguimos fazer ela voltar”, comemora Manoel.


A resolução alterada (887/2021) foi publicada pela Senatran em dezembro de 2021 e entrará em vigor em 1º de junho de 2022.


HOMENAGENS – Outros representantes também receberam a placa simbólica. Representando os colecionadores e os proprietários de veículos antigos civis, Reinaldo Rodrigues Neto e Eduardo José Rodrigues, donos do automóvel Dodge/Charger RT, ano 1973, recebeu a placa preta e o certificado de originalidade do veículo de Francisco Barranco Cogo, filiado ao Dodge Clube de Curitiba.


Representando a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Roberto Brustolim Junior, veterano da PRF, acompanhado do superintendente executivo da PRF, Davi Rogério Artigas, recebeu de Mauro Melo Pereira, representante do Dodge Clube de Curitiba, a placa preta e o certificado de originalidade do veículo do automóvel GM/Veraneio, ano 1974, da corporação.


Da Polícia Militar do Paraná, capitão Brito, acompanhado do comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior, recebeu dos representantes do clube de colecionadores de veículos antigos de Curitiba, Enzo Monteiro do Nascimento e Aramis de Macedo Secundino, a placa preta do veículo GM/Opala Comodoro SL/E, ano 1989.


O coronel Vasco também recebeu, de Rione Rubbo, a placa simbólica e o certificado de originalidade do veículo do caminhão Magirus/Deutz, ano 1975.


PRESENÇAS – Estiveram presentes também no evento o comandante do Batalhão da Polícia Rodoviária Estadual, Wellenton Joserli Selmer,


 o superintendente da Polícia Federal (PF), Omar Mussi; a superintendente de Trânsito de Curitiba, Rosangela Battistella; o delegado da Delegacia de Delitos de Trânsito, Leonardo Carneiro; o comandante do Batalhão de Trânsito (BPTran), tenente-coronel Fernando Klemps; o vice-presidente administrativo da FBVA, Adolpho Sérgio; o vice-presidente técnico da FBVA, Augusto Goldshmidt Mósca; e o presidente do conselho da FBVA, Roberto Suga.

Fonte: AEN.

Irã tem dívidas pagas pela Coréia do Sul e deve recuperar direito ao voto na ONU.

Usando fundos bancários iranianos liberados de sanções americanas, a Coreia do Sul pagou a dívida de US$ 18 milhões do Irã junto às Nações Unidas, afirmou Seul neste domingo. A medida foi aparentemente aprovada por Washington para restaurar os direitos de voto de Teerã no órgão global, que estavam suspensos. O Ministério de Relações Exteriores da Coreia do Sul afirmou que Seul pagou o montante usando recursos iranianos congelados no país após consulta ao Tesouro dos Estados Unidos – um possível sinal de flexibilidade em meio a negociações nucleares frustradas.


O Ministério afirmou esperar que os direitos de voto do Irã sejam restaurados imediatamente após a suspensão este mês por inadimplência.


A missão do Irã na ONU não respondeu imediatamente a pedidos de comentário. Mas o braço de língua inglesa da TV estatal iraniana citou o representante permanente do Irã na ONU confirmando que a dívida tinha sido paga e que o direito ao voto do país será restaurado em breve. Ele não especificou como o valor foi pago.


“A República Islâmica do Irã, como membro ativo da Organização das Nações Unidas, sempre se comprometeu a pagar suas tarifas em dia”, afirmou Majid Takht-e Ravanchi. Ele expressou indignação com os EUA pelo que chamou de “sanções brutais e unilaterais contra o Irã” que preveniram Teerã de ter acesso a recursos para pagar os atrasados nos últimos dois anos.


Os fundos tinham sido apreendidos em bancos coreanos em sanção imposta pelo ex-presidente dos EUA Donald Trump após ele retirar os EUA do acordo nuclear de Teerã com potências globais. O escritório de Controle de Ativos Estrangeiros do Departamento do Tesouro dos EUA deve dar uma licença para essas transações sob as sanções bancárias impostas ao Irã. O Tesouro não respondeu imediatamente a pedidos de comentário sobre os fundos descongelados.


O governo Biden quer retomar o acordo nuclear de 2015, que aliviou as sanções sobre o Irã em troca de freios em seu programa nuclear. Diplomatas agora participam de negociações delicadas para ressuscitar o acordo em Viena, embora ainda não haja acordo já que o Irã abandona qualquer limitação imposta a seu enriquecimento nuclear.


Sob as regras da ONU, um país que deve os dois anos anteriores de pagamentos perde o direito de votação na Assembleia Geral.

Fonte: Associated Press.

Nova Zelândia impõe novas restrições em meio a avanço da variante Ômicron.

Neozelandeses terão novas restrições ligadas à covid-19 após nove casos da variante Ômicron serem detectados em uma única família que viajou a Auckland para um casamento este mês, afirmou neste domingo a primeira-ministra Jacinda Ardern.


A chamada fase vermelha da resposta do país à pandemia inclui medidas como exigência do uso de máscaras e limites de pessoas em encontros. As restrições entram em vigor nesta segunda-feira.


Ardern destacou que “fase vermelha não é lockdown”, lembrando que comércios podem continuar abertos e pessoas podem visitar familiares e amigos, além de viajar livremente dentro do país.


“Nosso plano para lidar com os casos de Ômicron na fase inicial continua igual ao da Delta, em que iremos testar rapidamente, rastrear contatos e isolar casos e contatos para retardar o avanço”, disse Ardern a repórteres em Wellington neste domingo.


A Nova Zelândia foi um dos poucos países a evitar surtos da variante Ômicron, mas Ardern reconheceu na semana passada que um surto era inevitável dada a transmissibilidade da variante.


O país conseguiu conter o avanço da variante Delta, com média de cerca de 20 novos casos por dia. Mas houve um aumento no número de pessoas entrando no país e fazendo quarentena enquanto estão infectadas com a Ômicron.


Isso colocou um estresse sobre o sistema de quarentena e fez o governo limitar o acesso de cidadãos voltando para casa enquanto decide o que fazer em relação à reabertura de fronteiras, contrariando muitas pessoas que querem retornar à Nova Zelândia.


Cerca de 93% dos neozelandeses de 12 anos ou mais estão com o sistema vacinal completo e 52% tomaram uma dose de reforço. O país começou recentemente a vacinar crianças com idade entre 5 e 11 anos.


A restrição afeta Ardern pessoalmente. A primeira-ministra planejava se casar no próximo fim de semana, mas a celebração será adiada. “Eu me junto a muitos outros neozelandeses que tiveram uma experiência como esta em razão da pandemia, e para todos neste cenário, eu sinto muito”, disse ela.

Fonte: Associated Press.

Justiça manda soltar prefeito de Quedas do Iguaçu e proíbe que gestor frequente bares por um ano.


A Justiça expediu um alvará de soltura em favor do prefeito de Quedas do Iguaçu, cidade do oeste do Paraná, Élcio Jaime (PSD), neste domingo (23). O gestor foi detido por estar dirigindo embriagado após se envolver em um acidente, em Guaratuba, no litoral do estado.

O acidente aconteceu na tarde de sábado (22). O político estava dirigindo um carro e se envolveu em uma batida com uma moto. O piloto da motocicleta ficou ferido e foi levado ao hospital.

O alvará de soltura informa que o prefeito receberá liberdade provisória após o pagamento de fiança.

Além disso, Élcio Jaime está proibido de frequentar bares, boates e estabelecimentos semelhantes pelo período de um ano. O gestor também não pode deixar a região de Quedas do Iguaçu por mais de oito dias sem autorização da Justiça.

O prefeito de Quedas do Iguaçu é investigado por embriaguez ao volante, ameaça, desacato e lesão corporal culposa no trânsito.

De acordo com a Polícia Civil, o gestor tentou usar o cargo político para coagir os policiais, afirmando que eles estariam "encrencados".

A Prefeitura de Quedas do Iguaçu disse que o prefeito está de férias, com licença até 6 de fevereiro, e que o ocorrido foi possivelmente uma fatalidade.

A defesa do prefeito Élcio Jaime disse que irá se manifestar nos autos.

Fonte G1

Bolsonaro bate recorde de emendas pagas com governo 'entregue' ao Centrão.


No ano em que consolidou a entrada do Centrão no governo, entregando a Casa Civil a um representante do grupo, o presidente Jair Bolsonaro pagou um volume recorde de emendas parlamentares. Foram R$ 25,1 bilhões que saíram dos cofres públicos em 2021 para serem aplicados em redutos eleitorais de deputados e senadores. Mesmo com a correção da inflação, o número representa um aumento de R$ 1,4 bilhão em relação ao ano anterior. A cifra foi turbinada pelo orçamento secreto, esquema de "toma lá, dá cá" revelado pelo Estadão em maio, em que o Palácio do Planalto direciona dinheiro aos congressistas em troca de apoio em votações de seu interesse no Legislativo. A prática foi considerada irregular no mês passado pelo Supremo Tribunal Federal, que condenou o uso político dos recursos.

Os números mostram como o Congresso ampliou seu controle sobre o Orçamento da União ao longo dos anos. O processo começou antes de Bolsonaro, mas acelerou muito durante o governo atual. Os R$ 25,1 bilhões efetivamente pagos em 2021 representam três quartos dos R$ 33,4 bilhões que foram empenhados (quando o dinheiro é reservado no Orçamento), índice acima de anos anteriores, segundo os dados do Siga Brasil, sistema do Senado que permite acompanhar a execução do orçamento federal. Em 2022, quando boa parte dos parlamentares vão disputar as eleições, o valor previsto é ainda maior, de R$ 37 bilhões. E, para não correr o risco de esse dinheiro ser represado, Bolsonaro assinou um decreto no último dia 13 tirando do Ministério da Economia e dando à Casa Civil a palavra final sobre a gestão orçamentária. Na prática, caberá ao ministro Ciro Nogueira, Manda-Chuva do Progressistas, o maior partido do Centrão, liberar os recursos.

As emendas são indicações feitas por parlamentares de como o Executivo deve gastar parte do dinheiro do Orçamento. Elas incluem desde obras de infraestrutura, como a construção de uma ponte, por exemplo, até valores destinados a programas de saúde e educação. Como mostrou o Estadão, contudo, o dinheiro foi utilizado nos últimos anos também para comprar tratores com sobrepreço, o chamado "tratoraço", e integrantes do próprio governo admitem que há corrupção envolvendo a liberação desses recursos.

Apesar de ter sido eleito com o discurso de que não praticaria o "toma lá, dá cá" - liberação de verbas em troca de apoio parlamentar - os números também mostram que no ano passado Bolsonaro usou a prática comum na política brasileira: acelerou a liberação de dinheiro quando precisou de apoio dos parlamentares. O caso mais evidente foi na votação da PEC dos Precatórios, que abriu caminho para criar o Auxílio Brasil, programa social que o presidente vai usar como bandeira eleitoral para tentar se reeleger. Na véspera da votação, em novembro, o governo destinou R$ 1,2 bilhão dos cofres públicos para atender aos interesses dos congressistas. O valor oferecido por interlocutores do Palácio do Planalto pelo voto de cada parlamentar, como admitiram na época ao Estadão ao menos dois deputados, foi de até R$ 15 milhões.

Além disso, o governo priorizou aliados até na hora de liberar as chamadas emendas individuais, aquelas previstas na Constituição e que garantem a mesma quantia para todos os congressistas. Parlamentares de partidos do Centrão como o PL -- ao qual Bolsonaro se filiou --, o Republicanos e o Progressistas tiveram cerca de 70% dos valores destinados a eles pagos no ano passado. Em contrapartida, legendas de oposição e mais críticas ficaram para trás. PCdoB (44%), Novo (34%) e PSOL (31%) foram os que menos tiveram recursos liberados em relação ao total aprovado. PT, DEM e PSL aparecem no meio do caminho.

Aliados atribuem o resultado ao caráter dos recursos que apresentaram. Parlamentares da base argumentaram que usam as emendas para irrigar programas capitaneados pelos próprios ministérios, o que agiliza o pagamento. Além disso, os governistas foram os que mais indicaram recursos pelas transferências especiais, apelidadas de "emenda cheque em branco" e "PIX orçamentário", modalidade em que o dinheiro cai diretamente na conta das prefeituras, sem passar pelos ministérios. O mecanismo é mais uma forma nebulosa de deputados e senadores enviarem recursos públicos para suas bases eleitorais com pouca transparência e sem fiscalização federal.

"Existe essa história de que, por ser da base, o cabra é mais favorecido. Deveria ser, mas o que eu ouço nos corredores é que às vezes os da oposição tiveram até mais. Os ministérios atendem todo mundo, não consigo ver essa distorção toda", afirmou o deputado governista Vaidon Oliveira (PROS-CE), que em três meses conseguiu empenhar 99% de suas emendas, ao indicar recursos para o Ministério da Saúde e do "cheque em branco" para municípios do Ceará.

Velocidade

Com os números, é possível observar ainda que, ao longo do ano, deputados da base conseguiram recursos mais rapidamente. As emendas começaram a ser liberadas em maio, após o atraso na aprovação do Orçamento. Até julho, PTB, PROS, MDB, PSD, Republicanos, PL, Progressistas e DEM formaram o grupo de deputados que mais tiveram emendas empenhadas, ou seja, liberadas no Orçamento, uma fase anterior ao pagamento. Esses garantiram mais da metade dos recursos em três meses.

"Como determinados parlamentares direcionam recursos para dar continuidade a projetos durante seu mandato, esse repasse tem que ser o mais rápido possível para não criar uma paralisação", afirmou o governista Luiz Lima (PSL-RJ), que teve 95% das suas emendas pagas até julho, incluindo verbas para o Instituto Léo Moura, administrado por um aliado.

Quem ficou para trás reconhece que ser aliado ao governo facilita na hora de enviar recursos às suas bases eleitorais. "Não me sinto perseguido, mas sei que (as liberações de emendas) não andam na velocidade que andariam se eu fosse da base", afirmou o líder do Novo na Câmara, Paulo Ganime (RJ).

No Senado, onde a base do governo é menor, também é possível ver uma diferença: parlamentares do DEM, com maioria governista, tiveram o maior volume de emendas pagas, 85%. O Podemos, crítico ao Executivo, ficou na "lanterna", com 45%.

A Secretaria de Governo afirmou que as informações descritas no levantamento da reportagem "não procedem" com o Tesouro Gerencial, sistema mantido pelo governo. As informações do Siga Brasil, porém, são oriundas da mesma base de dados. Questionada, a pasta não forneceu as informações que o Executivo dispõe.

Fonte Bem Paraná