Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

quarta-feira, 28 de junho de 2023

28/06/2023 *--* Deus é Fiel!!!

    Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Homem da queixa de furto de sua bicicleta Monark a Polícia de Santa Maria do Oeste.

Imagem Ilustrativa

Compareceu neste destacamento a pessoa de *********** RG: **********de ** anos  e passou a relatar que na noite do dia 23/06/2023 teve sua bicicleta furtada entre 19h00min e  20h30min, relatou que estava no bar do ******** na Rua ************, esquina com a Rua  ********** e deixou sua bicicleta no lado de fora e quando foi sair notou a falta. 

Relata que é uma bicicleta na cor roxa da marca Monark, com bagageiro e peças originais. 

Relata a vítima que teve notícias por uma amiga, que sua bicicleta foi vista na localidade de Lagoa,  relata a informante que viu em posse da pessoa de **********, na localidade da Lagoa. O  Solicitante foi orientado quanto aos procedimentos junto a Polícia Judiciária. Cito ainda que este cidadão já tem várias passagens inclusive condenações, que voltou a pouco  tempo para Santa Maria do Oeste e que sua mãe esteve no destacamento alertando a equipe que seu  filho estaria na cidade e que poderia ocorrer novos furtos, relatando o endereço na localidade da  lagoa, e que o mesmo está em liberdade monitorada. 

Fonte: Polícia Militar.

Homem com mandado de prisão em aberto de SC, acabou preso após suspeita de novos furtos na cidade de Palmital.


No dia 27/06/2023, por volta das 10h. A equipe foi solicitada pelo senhor  ************RG: ***********, o qual relatou que teve a sua residência arrombada, com danos em  duas portas e notando a falta de alguns objetos, sendo: uma motosserra da marca Still, uma  espingarda de pressão 6.0 da marca CBC, e diversas notas de dinheiro de coleção (cruzados). A  equipe deslocou até o local, e no trajeto abordou um indivíduo identificado como **********RG:  *********/SC com atitudes suspeitas próximo da propriedade da vítima, o qual estava com uma  mochila com diversas roupas e outra com alguns objetos, sendo duas lanternas, dois canivetes, uma  trena, um martelo, uma bainha de faca e uma capa para espingarda, em seu bolso também foi  encontrado diversas notas de dinheiro (cruzados). Diante dos fatos, a equipe em contato com a  vítima, este reconheceu que os objetos encontrados com o abordado eram seus, com isso foi dado  voz de prisão ao ************* pelo crime de furto qualificado, posteriormente também foi  consultado pelo banco de dados do CNJ, que este possuía um mandado de prisão numero  *********** art. 157 da comarca de Pomerode -SC, sendo encaminhado até a Delegacia de Palmital  para procedimentos necessários. 

Fonte: Polícia Militar.

Homem é agredido por 8 pessoas, e teve seu veículo incendiado enquanto voltava do serviço em Manoel Ribas.


No dia 27 de junho de 2023, por volta das 18h40min, entrou em contato com a equipe  policial o senhor ************, Bombeiro Civil, relatando que havia um incêndio em UM veículo na  Rua Barão do Rio Branco, do bairro Santa Rita. A equipe policial deslocou até o local e em conversa  com o senhor **********, RG: ***********, condutor do veículo marca/modelo ************,  placas **********, o mesmo encontrava-se com ferimentos no rosto, e relatou que ao transitar na  referida Rua com seu veiculo de trabalho, qual utiliza o automóvel para o serviço de consertos de  eletrodomésticos e roçagem, já que a vitima se encontra desempregado e que presta serviços de  maneira autônoma. Que pessoas arremessaram pedras em seu veiculo, danificando o para-brisa.  Que ao confrontar os autores, cerca de 08 pessoas passaram a impedir que o mesmo adentrasse em  seu veiculo. Que aproximadamente 08 pessoas passaram a lhe agredir com socos e chutes, causando  lesão corporal em sua face. Que identificou alguns dos agressores como sendo as pessoas de:  *************, ** anos, RG: **********; *************, ** anos, RG: **********;  ************, ** anos, RG: ***********. Que estava em sua companhia seus filhos, as crianças *********, ** anos, RG: *********, que também foi agredida e teve escoriações e hematomas na  lombar; ************, ** anos, RG: ***********, com lesão corporal com escoriação e  hematomas em sua mão esquerda. Que após as agressões os autores identificados atearam fogo em  seu veiculo e tomaram rumo ignorado. Feito atendimento médico com a lavratura do laudo de lesão  corporal das vítimas. Realizado patrulhamento para localizar os autores, que durante as buscas foi  repassado a equipe policial por populares, que os autores ao avistarem a viatura embrenharam em  um matagal. Desta forma, foi realizado coleta de informações sendo possível identificar os já  mencionados autores do fato. Assim o fato foi encaminhado para Delegacia de Policia Civil para que  sejam tomas as medidas cabíveis.

Fonte: Polícia Militar.

Pai esquece de deixar filho na escola e garoto morre após ficar a tarde inteira preso no carro.


Um menino de 1 ano e 7 meses morreu após ser esquecido pelo pai no interior de um carro, em Curitiba, depois de ficar a tarde inteira dentro do veículo – segundo informações da Polícia Militar (PM). O caso aconteceu nesta terça-feira (27).

Em entrevista à Rádio Banda B, o tenente Falcão, da PM, afirmou que o caso trata-se de uma fatalidade e que o pai estava acostumado a uma rotina de ir para o trabalho sem a criança.

“Ele vai para o serviço todo dia e hoje ele precisava deixar a criança na escola. Aparentemente o filho dormiu no banco de trás e o pai, acostumado com a rotina de sempre, esqueceu que estava com o menino. Ao final da tarde ele ia buscar o filho na escola, retornou ao carro e já encontrou o garoto aparentemente sem sinais vitais”, relatou o tenente.

Ao constatar que o filho estava desacordado, uma ambulância do Samu teria sido acionada, que tentou reanimar a vítima sem sucesso. O menino foi encaminhado para a unidade de saúde mais próxima, o Centro de Especialidades Médicas Santa Felicidade, onde o óbito foi confirmado.

O garoto teria ficado dentro do carro das 13 horas até por volta das 17h, de acordo com o tenente.

Adotado

A advogada da família, Cristia Antonovicz, também conversou com a Banda B e informou que a criança foi adotada pelo casal, que não pode ter filhos.

“O casal queria muito ter filhos. Eles são trabalhadores, ele tem uma oficina mecânica e ela trabalha com educação. Infelizmente foi uma fatalidade. A mãe está no hospital em estado de choque. A criança foi adotada pelo casal, porque eles não podiam ter filhos e ficaram muito tempo na fila da adoção”, explicou a advogada.

A PM registrou o caso como homicídio culposo — quando não há intenção de matar. O pai foi levado ao Nucria para prestar depoimento (Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes).

A ocorrência deve ser investigada pela Polícia Civil. A Prefeitura de Curitiba, por sua vez, que informou que a criança já chegou à unidade de saúde em óbito. “A equipe tentou reanimar, mas infelizmente sem sucesso”, revelou a Prefeitura.

Fonte: Rádio Banda B.

Homem que ateou fogo no primo é preso por homicídio.


A Polícia Civil de Goiás, por meio do Grupo de Investigação de Homicídios (GIH) de Itumbiara, prendeu nesta terça-feira (27), o investigado, de 25 anos, que ateou fogo no primo, de 19, o qual acabou morrendo. O caso aconteceu no dia 1º de junho.

Na data, os dois primos entraram em conflito durante a madrugada. Ambos foram vistos por testemunhas em luta corporal na casa da avó do investigado, no bairro São Sebastião, em Itumbiara, quando em um determinado momento, o suspeito pegou um thinner e um isqueiro e ateou fogo em seu familiar. A vítima, em chamas, saiu correndo e conseguiu entrar para debaixo de um chuveiro, mas seu corpo já estava  86% queimado.

O jovem foi encaminhado ao Hospital Municipal da cidade, que imediatamente o transferiu para o Hospital Estadual de Urgências de Goiás – Dr. Valdemiro Cruz (Hugo), em Goiânia. Devido a gravidade do caso, o rapaz morreu no dia 13 de junho, após não resistir aos ferimentos.

Durante o interrogatório, o homem ficou em silêncio. Caso seja condenado pelo crime, poderá cumprir pena de 12 a 30 anos de reclusão.

Fonte e Fotos: Polícia Civil. 

Com bilhete de “cagueta” na boca, homem é encontrado morto com tiro na testa e várias facadas no Paraná.


Um jovem de 26 anos foi brutalmente assassinado na noite desta terça-feira (27) em no município de Nova Aurora.

Segundo informações, a PM foi informada de uma pessoa em possível estado de óbito caído com o corpo parcialmente sobre a rodovia PR-239, próximo à Rua Melissa.

No local confirmaram se tratar de um homem baleado e com diversos ferimentos de arma branca. Socorristas do Samu foram acionados, mas não puderam fazer nada, pois o homem já estava sem vida.

Conforme a PM, a vítima possuía uma perfuração a bala na tesa, além de diversas perfurações por arma branca na região do tórax. O homem estava com parte da cabeça coberta por possível fita isolante cor preta e na boca da vítima havia um bilhete escrito “cagueta”.

Os militares realizaram o isolamento a área e solicitaram a presença da Polícia Civil de Nova Aurora. Equipe da Polícia Científica também foi ao endereço e a viatura do IML seria acionada para fazer o recolhimento do corpo.

Fonte: CGN.

Bebê morre após ser deixada sozinha por 10 dias.


Depois de ser deixada sozinha por 10 dias, uma bebê de um ano e quatro meses morreu em Ohio, nos Estados Unidos.

A mãe saiu de casa para viajar e deixou a filha sozinha. A mulher, de 31 anos, foi indiciada na semana passada por uma acusação de homicídio agravado. Ela confessou em depoimento para a polícia que deixou a filha sozinha e sem supervisão.

“É incompreensível que uma mãe deixe seu filho de 16 meses sozinho sem qualquer supervisão por 10 dias para sair de férias”, disse o promotor Michael O’Malley em um comunicado.

A próxima audiência foi marcada para hoje dia 28 de junho. As informações são da NBC News.

Fonte: TN Online.

Mulher tenta dar golpe do "pix falso", mas acaba presa em Cascavel.

No início da noite de hoje, policiais civis do Setor de Estelionatos de Cascavel prenderam uma mulher em flagrante. A estelionatária foi detida próximo ao shopping JL, logo após efetuar o pagamento em um salão de beleza utilizando um "pix falso".

A detida já é investigada por ter praticado diversos golpes em estabelecimentos de Cascavel. 

No mês de maio, o setor de Estelionatos cumpriu um mandado de busca e apreensão na residência da suspeita e no local foram encontradas roupas e calçados adquiridos por meio do estelionato. Na época, a prisão preventiva da investigada foi indeferida pelo poder judiciário.  

Com a detenção em flagrante, agora a investigada pelo estelionato encontra-se à disposição do poder judiciário.

Fonte: Catve.com

Pai abandona filho de 12 anos gravemente ferido após acidente em Cascavel, afirma PRF. Veja as fotos:


O motorista de um carro abandonou o filho de 12 anos gravemente ferido após um acidente na alça de acesso da BR-467 para a BR-163, em Cascavel, no oeste do Paraná.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o carro em que o adolescente estava com o pai seguia no sentido Cascavel-Toledo, momento em que invadiu a pista no sentido contrário, que está em obras e ainda não foi liberada.

Depois, bateu na canaleta de escoamento de água da chuva e parou após atingir a lateral de um caminhão semi-reboque.

O motorista do carro fugiu a pé, deixando no local o filho de 12 anos com ferimentos graves, segundo a PRF. O menino foi socorrido por pessoas que passavam pelo local e depois atendido pelo Siate e encaminhado para o Hospital Universitário de Cascavel (HU).

Dentro do carro a polícia afirma que encontrou uma garrafa de cerveja aberta. A PRF disse ainda que há indícios que os ocupantes do carro não usavam adequadamente o cinto de segurança.

O motorista do caminhão não se feriu. Ele fez o teste do bafômetro, que deu negativo, segundo a corporação.

Fonte e Fotos: G1.


Motorista morre em acidente entre duas carretas.


Um motorista de 41 anos morreu em um acidente envolvendo duas carretas na manhã desta terça-feira (27) na rodovia Carvalho Pinto em Jacareí (SP). O segundo motorista não ficou ferido, segundo os Bombeiros

De acordo com a Ecopistas, concessionária que administra a rodovia, a ocorrência foi registrada por volta das 5h15, no quilômetro 75, sentido interior do estado de São Paulo.

A carreta onde estava Bruno Mingard, vítima fatal, ficou completamente destruída após bater na traseira de outro caminhão, que estava parada no acostamento.

O motorista que morreu no acidente havia saído de São Bernardo do Campos e seguia para Taubaté, na Volkswagen. Ele fazia o trajeto com frequência e, por isso, a polícia suspeita que a neblina pode ter atrapalhado a visibilidade.

O motorista da carreta que estava no acostamento disse à polícia que estava parado no local porque o veículo apresentou problemas. Houve lentidão no trecho, mas sem congestionamento.



Acidente durante perseguição deixa um suspeito morto e outro ferido. Veja as fotos:

Uma perseguição entre policiais militares e dois suspeitos terminou em um acidente na Avenida Cesário de Melo, em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio de Janeiro, nesta terça-feira (27). Segundo a PM, durante a fuga, os homens colidiram com um poste. Um dos suspeitos ficou ferido e o outro morreu no local.

Ainda de acordo com a corporação, a perseguição iniciou após agentes do 27º BPM (Santa Cruz) realizarem um cerco a fim de deter a dupla que estava roubando uma carga de cigarros na região. Após o acidente, os policiais isolaram a área e solicitaram socorro aos feridos.

Segundo testemunhas, os suspeitos fugiam em alta velocidade pela pista do BRT. Antes do acidente, houve ainda uma troca de tiros com os PMs. O carro ficou destruído e no para-brisa é possível ver marcas de tiros. Além disso, o poste caiu. Equipes da RioLuz estiveram no local e realizaram a troca.



Corolla capota em rodovia que liga Toledo a Assis Chateaubriand. Assista ao Vídeo:


Um capotamento foi registrado na noite desta terça-feira (27) na rodovia 239 que liga Toledo ao município de Assis Chateaubriand.

De acordo com informações, o Corolla seguia no sentido a Assis Chateaubriand e um veículo que não foi identificado o fechou e para não bater contra o automóvel, o motorista do Corolla fez manobra brusca e acabou saindo da pista, capotando fora da rodovia

O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas felizmente não teve vítimas apenas danos materiais.

Fonte: CGN.

Ciclista morre em acidente com carreta.Veja as fotos:


Um ciclista morreu após colidir com uma carreta na Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, perto da divisa entre Praia Grande e São Vicente, no litoral de São Paulo. Segundo a Polícia Militar Rodoviária, a vítima não foi identificada.

De acordo com a Ecovias, concessionária que administra a rodovia, o acidente aconteceu na pista sentido à São Paulo. As faixas 3 e 4 foram bloqueadas e liberadas na madrugada desta terça (27).

De acordo com a concessionária, o motorista da carreta disse que estava dirigindo na faixa 3 e não viu quando o ciclista atravessou a pista.

A PM Rodoviária informou que a vítima estava sem documentos de identificação, mas aparenta ser um homem preto de aproximadamente 40 anos, com 1,70m de altura e cabelo crespo. Ele estava com blusa e bermuda escuras e chinelo.

Fonte: G1.

Homem suspeito de atropelar e matar esposa sofre acidente horas após crime e é preso em SC


Um homem de 27 anos foi preso em flagrante suspeito de atropelar e matar a esposa na BR-470 em Brunópolis, no Oeste de Santa Catarina, nesta terça-feira (27). Segundo a Polícia Militar, o suspeito fugiu e foi encontrado horas depois, quando sofreu um acidente de trânsito na mesma região.

A vítima foi identificada como Eliana Fatima Scapini, de 39 anos, moradora de Curitibanos.
Após ser acionada, a PM fez barreira na rodovia e realizou diligências para identificar e localizar o suspeito. Enquanto os policiais manobravam a viatura para voltar ao perímetro urbano da cidade, ouviram um forte estrondo a cerca de 300 metros de onde estavam.

Ao chegar no local, visualizaram o acidente envolvendo o carro do suspeito e um caminhão.

O homem relatou à PM que teria cometido o crime por causa de ciúmes das redes sociais da companheira. A prisão foi confirmada pela Polícia Civil ao g1 SC.

Conforme o Corpo de Bombeiros, o suspeito foi conduzido ao Hospital Hélio Anjos Ortiz, em Curitibanos, sob escolta da Polícia Militar. Ele estava consciente e orientado, e apresentava escoriações no rosto e inchaço nos ombros e tornozelos.

O condutor do segundo veículo não teve ferimentos aparentes, segundo os bombeiros.


Fonte: G1.

Mulher morre em batida frontal entre carro e caminhonete na PR-438.


Uma mulher, de 33 anos, morreu em um acidente envolvendo dois carros na PR-438, em Fernandes Pinheiro, na região central do Paraná. Segundo a Polícia Militar do Paraná (PM-PR), o caso aconteceu por volta das 19h de terça-feira (27).

De acordo com a PM-PR, uma caminhonete com placas de Ponta Grossa colidiu contra outro carro.

O condutor da caminhonete não se feriu. A vítima fatal era passageira do carro.

O motorista e outra passageira do carro ficaram feridos e foram encaminhadas à unidade de saúde de Irati.

A polícia investiga as causas do acidente.


Fonte: G1.


O Superpão Compre Mais Pitanga tem novidades para você, venha fazer seu cartão de compras de forma rápida e aproveitar as nossas super ofertas deste dia 28/06/2023.

Veja as SUPER OFERTAS do Superpão compremais de Pitanga a loja mais barata da cidade e região.


Relator no TSE vota pela inelegibilidade de Bolsonaro.


O ministro Benedito Gonçalves, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), votou nesta terça-feira (27) pela condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro à inelegibilidade por oito anos. Se o voto do ministro, que é relator do caso, for acompanhado pela maioria da Corte, Bolsonaro não poderá disputar, pelo menos, das eleições gerais de 2026.

Após o posicionamento do relator, o julgamento foi suspenso e será retomado na quinta-feira (29). Faltam os votos dos ministros Raul Araújo, Floriano de Azevedo Marques, André Ramos Tavares, Cármen Lúcia, Nunes Marques e o presidente do Tribunal, Alexandre de Moraes.

Voto
Em sua manifestação, Benedito Gonçalves entendeu que Bolsonaro difundiu informações falsas para desacreditar o sistema de votação, utilizando a estrutura física do Palácio da Alvorada. Além disso, houve transmissão do evento nas redes sociais do ex-presidente e pela TV Brasil, emissora de televisão pública da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

“A prova produzida aponta para a conclusão que o primeiro investigado [Bolsonaro] foi integral e pessoalmente responsável pela concepção intelectual do evento objeto desta ação”, afirmou o relator.

O ministro citou que Bolsonaro fez ilações sobre suposta manipulação de votos nas eleições de 2020 e alegações de falta de auditoria das urnas eletrônicas. “Cada uma dessas narrativas possui caráter falacioso”, acrescentou.

Benedito também validou a inclusão no processo da chamada “minuta do golpe”, documento encontrado pela Polícia Federal durante busca e apreensão realizada na casa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres. O documento apócrifo sugeria a decretação de Estado de Defesa no TSE para contestar a vitória de Lula nas eleições de 2022.

“A banalização do golpismo, meramente simbolizada pela minuta que propunha intervir no TSE e dormitava sem causar desassossego na residência do ex-ministro da Justiça, é um desdobramento grave de ataques infundados ao sistema eleitoral de votação”, afirmou.

Gonçalves citou ainda que Bolsonaro fazia “discursos codificados” para encontrar soluções “dentro das quatro linhas da Constituição” para impedir o que chamava de manipulação do resultado do pleito.

O relator também votou pela absolvição de Braga Netto, candidato à vice-presidente na chapa de Bolsonaro. Para o ministro, ele não participou da reunião e não tem relação com os fatos.

Defesa
No primeiro dia de julgamento, a defesa de Bolsonaro alegou que a reunião não teve viés eleitoral e foi feita como “contraponto institucional” para sugerir mudanças no sistema eleitoral.

De acordo com o advogado Tarcísio Vieira de Carvalho, a reunião ocorreu antes do período eleitoral, em 18 de julho, quando Bolsonaro não era candidato oficial às eleições de 2022. Dessa forma, segundo o defensor, caberia apenas multa como punição, e não a decretação da inelegibilidade.

Fonte: Agência Brasil.

Irritado, Lula quer que Foro de São Paulo reaja a Ortega.


O presidente Lula disse a auxiliares estar bastante “irritado” com a postura do ditador da Nicarágua, Daniel Ortega, pela série de violações aos direitos humanos que vem ocorrendo naquele país.

Segundo ministros do governo, o incômodo é tamanho que Lula sugeriu que o Foro de São Paulo aprove, na reunião que fará nesta semana em Brasília, alguma resolução condenando as violações na Nicarágua.

O Foro de São Paulo é uma organização que reúne partidos políticos e organizações de esquerda, entre eles o PT. O grupo fará seu 26º encontro a partir desta quinta-feira (29/6), em Brasília.

Lula já confirmou presença na cerimônia de abertura da reunião, que terá ainda a participação de representantes da Frente Sandinista de Libertação Nacional, da qual Ortega é o principal líder.

Mudança de postura

Segundo auxiliares, a irritação de Lula com o ditador foi um dos motivos que levaram o Brasil a mudar de posição em relação à Nicarágua em recente reunião da Organização dos Estados Americanos (OEA).

Fonte: Metrópoles.

Gonçalves: Forças Armadas ocuparam papel central na estratégia de Bolsonaro para confrontar TSE.


O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Benedito Gonçalves, afirmou que as Forças Armadas tiveram “papel central” na estratégia do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para “confrontar” a Corte Eleitoral.

Em seu voto no processo que pode tornar Bolsonaro inelegível, o relator do caso destacou trechos da reunião com embaixadores em que o então presidente citou os militares, demonstrando ideias antidemocráticas. “(Em seu discurso, Bolsonaro) Mencionou as Forças Armadas 18 vezes. A palavra democracia apareceu apenas quatro vezes e, em nenhuma delas, foi reconhecida como valor associado ao processo eleitoral”, destacou Gonçalves.

“Um significativo componente retórico é o uso da primeira pessoa do plural para se referir às Forças Armadas. O primeiro investigado (Bolsonaro) enxergava-se como um militar em exercício à frente das tropas. Passagens deixavam entrever um preocupante descaso em relação à conquista democrática que é a sujeição do poderio militar brasileiro à autoridade civil democraticamente eleita”, disse também o ministro. Para ele, o discurso insinuava uma “perturbadora interpretação das ideias de autoridade”.

Ainda segundo o relator, transmissões feitas por Bolsonaro nas redes sociais em 2021 “tiveram êxito em cultivar sentimento de ameaça às eleições de 2022”. “Conspiracionismo se conservou latente e foi acionado com facilidade no ano eleitoral”, vaticinou Gonçalves.

Fonte: Agência Brasil.

Governo anuncia iniciativas por direitos de população LGBTQIA+.


O governo federal lançou nesta terça-feira (27) um conjunto de iniciativas para promoção e defesa dos direitos das pessoas LGBTQIA+. O anúncio ocorreu em cerimônia dedicada a marcar o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, a ser celebrado no dia 28 de junho, e realizada no Palácio do Planalto.

Outros lançamentos foram: cartilha com informações para enfrentar a violência contra mulheres LGBTs, selo dos Correios em homenagem ao “Orgulho LGBTQIA+”, edital do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) para seleção de projeto e inclusão da comunidade trans e travesti no meio digital e chamamento para boas práticas de empregabilidade de pessoas LGBTQIA+.

Para o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência de República (Secom), Paulo Pimenta, é preciso fortalecer a união e compromisso de todos na defesa da população LGBTQIA+. “[As iniciativas são] uma forma concreta de promover os direitos das pessoas LGBTQIA+. Construir um país mais inclusivo é o desafio de todos nós”.

A programação prevê ainda a iluminação do Palácio do Planalto com as cores da bandeira LGBTQIA+.

A cerimônia foi articulada pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e o Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, além da participação de representantes dos ministérios da Justiça e Segurança Pública, das Mulheres e da Cultura.

Fonte: Agência Brasil.

Lula tenta melhorar relação com o agro e promete Plano Safra cada vez melhor.


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, lançaram nesta terça-feira, 27, o Plano Safra 2023/2024. A estratégia do Palácio do Planalto é tentar reduzir a resistência do setor ruralista ao novo governo e ampliar o micro crédito rural para os agricultores familiares de baixa renda. Em aceno ao agronegócio, Lula afirmou que, em seu governo, todos os anos serão feitos Planos Safra melhores do que no ano anterior e que não será guiado por ideologias políticas. “Se enganam aqueles que pensam que o governo pensa ideologicamente quando vai tratar de um Plano Safra, que vai fazer mais ou menos porque tem problemas ou não tem problemas com o setor. A cabeça de um governo responsável não age assim, não tem a ‘pequenês’ de ficar insultando e insuflando o ódio entre as pessoas. Esse país só vai dar certo se todo mundo ganhar”, afirmou. O presidente afirmou, que em suas viagens, tem observado o papel que o Brasil pode ter no mundo. Ele citou a diplomacia e negociações com a China para liberar a exportação de carne que estava parada, o que deve gerar uma receita de R$ 2 bilhões para o Brasil. Lula ainda afirmou que tem trabalho para que prevaleçam os interesses soberanos do Brasil, independente de afinidades pessoais. “Quem quiser construir esse país, estamos juntos. Quem quiser destruir, terá nossa adversidade”, pontuou.

Lula também criticou interferências externas de outros países sobre a condução das políticas internas e afirmou que “as nações precisam aprender com o Brasil”. Ele defendeu as políticas de proteção ambiental adotadas pelo governo e criticou a degradação por parte de alguns produtores. “Não podemos ser predadores de um bem que nós temos. Temos a obrigação de fazer as coisas bem feitas porque o mundo está de olho na gente”, acrescentou. Serão disponibilizados R$ 364,22 bilhões para médios e grandes produtores rurais. O valor divulgado representa um aumento de 27% em relação ao programa anterior, que liberou R$ 287,16 bilhões. O novo Plano Safra tem foco no fortalecimento dos sistemas de produção ambientalmente sustentáveis, com redução das taxas de juros para recuperação de pastagens e premiação para os produtores rurais que adotam práticas agropecuárias consideradas mais sustentáveis.

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, defendeu que o Plano Safra é mais um exemplo do slogan do governo de união e reconstrução. Ele também afirmou que é hora de governar para todos e transformar o Brasil em um polo de desenvolvimento. Fávaro complementou que o Plano Safra é a união do campo com a cidade. “Nós podemos e devemos produzir cada vez mais. Nós temos 60 milhões de hectares de pastagem degradados passíveis de conversão e começa nesse Plano de Safra para as linhas de crédito desse incentivo. Todos os bancos poderão oferecer linhas de crédito para a gente continuar crescendo, mas preservando e combatendo o desmatamento”, argumentou. O ministro ressaltou o recorde do Plano Safra, destacando que só na agricultura empresarial foram disponibilizados R$ 364,22 bilhões, valor 27% maior que o de 2022.

Ele pontuou também as reduções nas taxas de juros para os produtores e criticou o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, pelo patamar da Selic. “Qual sentido se faz manter taxas de juros de 13,75%? O que ele pensa dos empregos, o desenvolvimento dessa país? Quem aprovou o nome dele foi o Senado e nós temos que cobrar o posicionamento dele. O Brasil não pode ficar refém de uma pessoa que não tem compromisso com a geração de emprego, com o desenvolvimento econômico. É claro que tem que ter compromisso com o controle da inflação e todos nós temos”, argumentou. O ministro afirmou que o governo tem feito um esforço para captar os recursos de forma responsável, mesmo com a alta dos juros

A Ministra de Estado do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, ressaltou que a proposta do Plano Safra está alinhada com a busca pelo desenvolvimento sustentável, que privilegia o crescimento econômico, a inclusão social e a proteção do meio ambiente. “Em abril, eu e os ministros Fernando Haddad, Paulo Teixeira e Carlos Fávaro assinamos um protocolo de intenções que tem como fim conjugar esforços entre as quatros pastas para formulação e implementação de propostas de aprimoramento do Plano Safra. A ideia é torná-lo gradativamente um importante indutor de ações práticas produtivas orientadas à sustentabilidade ambiental e à expansão da agricultura de baixo carbono por meio de incentivos financeiros, destacadamente a concessão de crédito e taxa de juros reduzidas para aqueles que tem boas práticas”, afirmou. Marina complementou que, além de R$ 7 bilhões para o programa Renova Agro, será disponibilizado um volume total adicional de R$ 12 bilhões com até 1% de desconto na taxa de juros para o custeio de proprietários rurais que incidam na sua transição para uma agricultura de baixo carbono. Para isso, será necessário possuir imóveis com Cadastro Ambiental Rural verificado, não tenham passivo florestal ou tenham aderido ao programa de regularização rural, nos termos da legislação ambiental e comprovem a adoção de tecnologias sustentáveis de baixa emissão de carbono.

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, afirmou que o crédito concedido para o Plano Safra é inovador e não pressiona o Tesouro. Ele ainda adiantou que o órgão irá anunciar na quarta-feira, 28, US$ 750 milhões em empréstimo. “A agricultura brasileira é uma das mais competitivas do mundo, consegue exportar e consegue se financiar dessa forma”, afirmou. Mercadante indicou que o BNDES estuda novas formas de financiar e incentivar o setor. O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad também concordou que o plano foi construído de forma inovadora e técnica e citou a importância da reforma tributária para o setor. “É um caos tributário que se instalou no país que precisa ser superado o quanto antes para que nós possamos dar confiança para os produtores e para os gestores públicos que existe um marco fiscal sustentável para o desenvolvimento das atividades econômicas”, pontuou. Haddad afirmou que a agricultura mudou muito no Brasil, para melhor, e que é preciso continuar aperfeiçoando as técnicas e métodos de produção para enfrentar os desafios das mudanças climáticas.

Na quarta-feira, 28, Lula e o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, apresentam os detalhes do Plano Safra para a agricultura familiar.

Fonte: Jovem Pan.

Lula indica advogada negra para ministra substituta do TSE.


O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, confirmou nesta terça-feira (27) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou a advogada negra Edilene Lobo para o cargo de ministra substituta da Corte. O anúncio foi feito na abertura na sessão desta noite. O nome de Edilene estava na lista enviada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) ao presidente Lula para indicação ao cargo. Ela tem ligação com o PT de Minas Gerais. Com a indicação, caberá ao TSE marcar a data da posse. 

A lista também era formada pelas advogadas Daniela Borges, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) da Bahia, e Marilda Silveira, que atua na área eleitoral em Brasília. 

De acordo com a Constituição, cabe ao presidente da República nomear os advogados que compõem o tribunal. O TSE é composto por sete ministros, sendo três do Supremo Tribunal Federal (STF), dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois advogados com notório saber jurídico, além dos respectivos substitutos.

Primeira mulher negra no Tribunal
Edilene Lobo é a primeira mulher negra a integrar o Tribunal. Ela é mineira, doutora em Direito Processual pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e mestre em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A nova ministra substituta também é professora do curso de Direito da Universidade de Itaúna (MG). Além disso, Edilene também atua como docente convidada da pós-graduação em Direito Eleitoral da PUC Minas Virtual e é autora de livros e artigos jurídicos.

Fonte: Rede Brasil Atual.

Lula critica comida de almoços com presidentes na Europa e diz que refeição do Itamaraty “não está boa”.


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou os almoços servidos na França e na Itália durante transmissão ao vivo nesta terça-feira (27). Lula almoçou com o presidente francês Emmanuel Macron na última sexta-feira (23) e com o presidente italiano Sergio Mattarella na quarta-feira (21), durante a viagem à Europa em que se encontrou também com o papa Francisco.

Em sua fala, feita durante a live “Conversa com o Presidente”, Lula ainda disse que a comida do Itamaraty, o Ministério das Relações Exteriores, “não está boa”.

“Almocei com o Macron e almocei com o presidente Mattarella, duas comidas de palácio que sabe… não são essas coisas. Em lugar nenhum do mundo. Eu vou brigar com o Itamaraty para melhorar a comida, aquela comida não está boa. Você traz um convidado aqui e vão oferecer”, disse.

A declaração aconteceu depois que o presidente comentou sobre o retorno ao Brasil e disse que pode viajar o mundo inteiro, “mas se eu chegar em casa tiver um feijão com arroz, um bife e dois ovos fritos, para mim, é o melhor prato do mundo”.

O presidente lembrou quando serviu feijoada, em 2005, aos príncipe das Astúrias, dom Felipe de Borbón e sua esposa, a princesa Letícia Ortiz.

“Eu cismei de dar feijoada, e o pessoal começou ‘Lula, feijoada é muito forte, a princesa não vai se acostumar, pode dar um mal-estar nela’, eu falei ‘que mal-estar? É feijoada’. Olha, a princesa Letícia comeu 3 vezes, repetiu 3 vezes e depois deu uma entrevista para a Tereza Cruvinel dizendo ‘olha foi a melhor comida que eu comi fora da Espanha’.”

Lula completou repetindo que não aprecia os pratos servidos em encontros oficiais.

“Então pode ser que, de vez em quando, as pessoas gostem, mas eu normalmente não consigo comer bem em palácio. É tudo pequenininho, é tudo restrito, sabe? Não tem uma ‘bandejona’ para você escolher e pegar o que você usa, vem aquele pouquinho ali e você come.”

Lula ainda lembrou de outro almoço, de despedida do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, onde considerou a comida insuficiente.

“Uma vez eu vim comer com o Fernando Henrique Cardoso, na despedida dele, ele convocou os presidentes da América do Sul, e tinha uma chefe de cozinha francesa que era tudo uns ‘pouquinhos de comida’ assim. Eu sinceramente não me acostumo com isso, eu preciso de um pouco de quantidade.”

Depois, o presidente completou dizendo que prefere pratos típicos brasileiros, como galinhada ou rabada.

“Pode ser guloseima da minha parte, mas eu gosto de quantidade. Uma rabada, por exemplo, uma galinhada, não tem nada melhor. Um frango com quiabo, não tem nada melhor, uma costelinha de porco frita. Então essas coisas… lá fora a gente não encontra muito essas coisas, tudo é muito sofisticado, às vezes a gente fica até sem saber o que é. De qualquer forma, sobrevivemos.”

Fonte: CNN Brasil.