Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

19/12/2022 *--* Deus é Fiel!!!

        Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Grande sucesso Fiduma e Jeca agitam Fest’Oeste em Santa Maria do Oeste. Veja as fotos:

Na noite de ontem dia 18/12/2022, a Fest’Oeste 2022 contou com a participação especial do Dj Daniel Tomen e dos cantores Fiduma e Jeca. Vejam as fotos abaixo deste grande show realizado em Santa Maria do Oeste.


Parabéns ao Prefeito Oscar Delgado, seu vice Jorandir Gegoski e toda a sua equipe que tornaram este grande evento uma realidade em nossa cidade.



Discussão entre namorados adolescentes vira boletim de ocorrência por lesão corporal em Boa Ventura do São Roque.

 Compareceu ao Destacamento da Policia Militar do Municipio de Boa Ventura de São Roque, adolescente mulher de 16 anos, informando que foi ate a casa do seu namorado de 17 anos, quando iniciaram uma discussão sendo que ela falou que queria terminar a relacionamento quando o masculino veio a segura-la pelo braço a derrubando-a no chão e veio a por a mão em sua boca para a mesma não gritar, pois estavam sozinhos em casa depois de um certo tempo tentando se desvencilhar conseguiu escapar e correr para a rua. Foi realizado patrulhamento, porem, não localizado o autor, foi orientado a vitima a comparecerem na Delegacia para as demais providências legais. 

Fonte: Polícia Militar.

Jovem de 19 anos que está se separando do marido de 27 anos, registra boletim de ocorrência por ameaças e pede medida protetiva contra ele em Nova Tebas.

Uma equipe de serviço deslocou até o endereço supracitado ,onde mulher,19 anos,relatou que está em processo de divorcio com o masculino,27 anos, e que durante a madrugada recebeu mensagens ameaçadoras. Indagada se deseja representar criminalmente contra as ameaças, relatou que sim, e que ainda vai requerer junto a Autoridade competente uma Medida Protetiva, pois informou que são frequentes as ameaças, e que também já foi agredida em data anterior. Diante dos fatos foi deslocado até a residência do masculino onde foi abordado e dado voz de prisão e conduzido até a Delegacia para procedimentos. 

Fonte: Polícia Militar.

Homem que estava em surto psicótico invade pizzaria e assusta clientes em Pitanga.


Uma equipe de serviço deslocou até o endereço supracitado, onde em uma Pizzaria havia um homem bastante alterado em via pública, o qual estava com sangramento na face e no braço e adentrou a pizzaria gritando e xingando os clientes que estavam no local. Diante dos fatos a equipe deslocou ao referido endereço onde foi abordado o masculino, 41 anos,o qual estava em surto psicótico, questionado sobre os ferimentos, este relatou ser usuário de drogas. Diante dos fatos foi encaminhado ao Hospital São Vicente de Paula para atendimento médico. 

Fonte: Polícia Militar.

Filho de 43 anos usuário de drogas agride o próprio pai de 75 anos em Guarapuava.

Uma equipe foi acionada para averiguar uma situação de violência doméstica, no local em contato com o solicitante masculino, 75 anos, relatou que teve uma discussão com seu filho de 43 anos, e que o mesmo desferiu um soco no rosto do solicitante causando lesão no nariz, relatou ainda que seu filho é usuário de drogas, o autor não se encontrava no local, foi realizado patrulhamento porém não foi logrado êxito na localização, orientado quanto aos procedimentos para posterior representação legal.

Fonte: Polícia Militar.

VENHA PARA O RESTAURANTE TROPICAL VOCÊ TAMBÉM!!!


Em Santa Maria do Oeste na frente do escritório da advocacia Bronholo você encontra o RESTAURANTE TROPICAL com a melhor comida caseira da região, venha e aproveite!!!

Mulher é agredida pelo marido por não aceitar homenagem em público.

Uma mulher foi agredida pelo marido após não aceitar receber homenagem em público em São João do Ivaí. O homem foi preso pela Polícia Militar (PM) e encaminhado à Delegacia.

De acordo com o boletim de ocorrência da PM, por volta das 23h40, a equipe de serviço foi acionada para a Rua General Carneiro, onde uma mulher estava sendo vítima de violência doméstica.

No local, a vítima relatou que estavam na feira e o esposo quis subir ao palco, onde estava acontecendo um show, para oferecer uma música para ela. Por vergonha, ela não aceitou

Ao chegarem à residência, o homem, que estava furioso, começou uma confusão e também teria quebrado o próprio celular, o que assustou o filho do casal de 5 anos que correu para rua.

A vítima tentou acompanhar seu filho, mas o autor a agarrou, causando escoriações leves em sua mão. Ela conseguiu escapar e tentou correr novamente, mas foi agarrada pelo marido, momento em que a viatura policial chegou ao local.

Ainda segundo o boletim de ocorrência, o autor passou a gritar que queria ser preso, e que era para os policiais baterem nele.

Diante da situação, a equipe deu voz de prisão ao autor que acabou resistindo e precisou ser algemado.

Durante a condução à Delegacia de Polícia, o detido entrou em surto.

Fonte: Catve.com com TNOnline.

Técnica recria pênis ‘do zero’ pelo SUS e promete devolver vida sexual ativa.


Era meia-noite de um dia comum de 2012 quando João*, de 61 anos, acordou com o latido dos cachorros. Ele saiu da cama para descobrir se alguém tentava entrar em sua casa, localizada na zona rural de uma cidade baiana, e chegou a ver os bandidos de longe, no escuro. Foi quando um deles disparou um único tiro, acertando a virilha do fazendeiro e decepando parte do pênis. A história só teve final feliz no final de setembro deste ano, quando ele passou por uma cirurgia de reconstrução peniana desenvolvida por um médico urologista brasileiro.

“Eu fiquei defeituoso. Não conseguia nem urinar. Quase que eu morri, mas agora tudo vai mudar”, disse ele, pouco antes da intervenção. Um dia após o processo, que começou às 15h e terminou por volta de 22h, João disse que não sentiu dor e não via a hora de retirar as bandagens. Ele teve alta dois dias depois da cirurgia, sem nenhuma complicação ou necessidade de bolsa de sangue.

Ao todo, sete pessoas já passaram pelo procedimento inovador criado pela equipe do médico Ubirajara Barroso, chefe do serviço de urologia do Hospital Universitário Prof. Edgard Santos da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde também é coordenador da disciplina de urologia. Seis dos pacientes passaram pela Mobilização Total dos Corpos (TCM, na abreviação em inglês) por intermédio do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo João o único a realizar a cirurgia de forma particular.

O especialista explica que apenas parte do pênis fica para fora do corpo, tendo uma extensão, não visível, dentro do homem. Em média, a parte que enxergamos corresponde a apenas 2/5 do órgão, enquanto os outros 3/5 ficam fixos na bacia, garantindo a ereção. A ideia de Barroso foi relativamente simples: puxar a parte interna para fora.

“O que nós fazemos na cirurgia é destacar essa porção do corpo cavernoso do osso e levar tudo para a superfície. É como um iceberg: tem uma porção pequena acima da água e uma grande porção abaixo da água. O pênis pequeno é só a ponta desse iceberg, então nós retiramos a parte de dentro da água e colocamos na superfície”, afirma.

Apesar da teoria simplificada, o procedimento nunca havia sido feito no mundo. A primeira vez que o especialista pôde comprovar o funcionamento da técnica foi em 2019, em um menino que teve o pênis arrancado por um cachorro aos 8 meses de idade.

A criança mordida pelo cachorro

O caso, que ganhou as páginas policiais em meados de 2000, aconteceu em Itapicuru, a cerca de 215 km de Salvador, na Bahia. O cão da família arrancou o pênis do garoto, que teve o órgão completamente amputado. Na época, a mãe foi aconselhada a realizar uma cirurgia de redesignação sexual no bebê, para que ele se tornasse do sexo feminino. Ela não aceitou.

Por volta dos 11 anos de idade, André* passou pela primeira cirurgia com o médico Ubirajara Barroso. Utilizando uma técnica anterior ao TCM, o especialista baiano conseguiu recuperar a uretra do menino, que urinava por um orifício. Era a segunda cirurgia deste tipo realizada no Brasil e teve sucesso. “Fizemos uma espécie de enxerto de pele para que ele tivesse o aspecto de uma genitália masculina”, explica.

Entretanto, os hormônios de André já estavam se manifestando com a puberdade. “Ele se masturbava pegando no períneo, uma área próxima ao anus, debaixo do escroto. E aí, quando ele já tinha quase 18 anos, veio a ideia de tentarmos”, afirma o médico.

No caso do jovem, seria difícil colocar uma prótese peniana, visto que não havia muito a ser reaproveitado como base. Além disso, uma prótese inflável, que ele teria de acionar quando quisesse manter relações sexuais, custa em torno de R$ 40 mil e a cirurgia não é feita pelo SUS. Por fim, a pele usada para revestir a prótese é de outra parte do corpo (como braço, por exemplo,) e não possui terminações nervosas como um órgão sexual – o que impossibilita o prazer da masturbação.

A TMC usa o tecido peniano já existente na parte interna, destacando-o do osso e recolocando-o um pouco mais externo. Por ser feita com esse tecido, que é capaz de ereção, não é necessário uma prótese. No caso de Jorge, o pênis foi do zero a oito centímetros. “Ele garante que sente prazer na masturbação e em breve deve tentar penetração, pois soube que está engatilhando um namoro”, afirma.

Ainda assim, os médicos se questionavam se o que o garoto sentia era realmente um orgasmo, visto que ele nunca havia tido um pênis para comparar. Foi desta forma que encontraram um segundo paciente.

O segundo a passar pela técnica foi Moacir*, que tem transtornos psiquiátricos. Em um surto psicótico, ele arrancou o próprio pênis, sobrando apenas cerca de oito centímetros. Anos após a crise e sob controle, ele procurou o médico na tentativa de recuperar o órgão.

Hoje, após o procedimento, o pênis possui 12,5 centímetros e é capaz de proporcionar prazer semelhante ao órgão sem intervenção, segundo o médico. “Esse também se masturba tranquilo, diz que é como antes e está supercontente”, resume.

Câncer de pênis e micropênis

O primeiro a tentar penetração foi Carlos*, um homem casado que sofreu de câncer de pênis e, por causa da doença, perdeu quatro centímetros do órgão. De acordo com o médico supervisor da Disciplina de Câncer de Pênis da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), José de Ribamar Rodrigues Calixto, há a expectativa de que a TCM seja cada vez mais usada nos casos relacionados a essa doença.

A depender do estágio do tumor, pode ser necessário retirar todo o falo, mas, em casos menos avançados do câncer, é possível que a amputação de metade do órgão seja suficiente. “Há uma estimativa de que o homem consiga penetrar com oito centímetros de pênis externo em ereção. Mesmo que você faça amputação da metade do pênis, dificilmente terá esse tamanho para conseguir voltar a penetrar. Além disso, muitas vezes temos que reconstruir a uretra no períneo e eles urinam sentados”, diz Calixto.

Após a cirurgia, Carlos ficou com cerca de 11,5 centímetros e já retomou a vida sexual. Barroso revela que ele confirmou sentir orgasmo como antes. “Ele está penetrando inclusive por cima da parceira, que é uma penetração difícil por ter uma angulação maior. Ou seja, não é apenas o coito com uma mulher por cima, que é mais fácil, mas com ele por cima”, afirma o criador da técnica.

O quarto desafio da equipe médica baiana foi conseguir não apenas aumentar, mas também tornar mais grosso um caso de micropênis. “Foi o caso mais desafiador e o que mais demorei”, diz.

Dentre as dificuldades, estava o fato de Reinaldo* já ter um pênis bem formado, ainda que inapto para penetração, mas com aspecto e outras funcionalidades regulares. “Um cara com um pênis assim está desesperado, todos os casos envolvem (sentimento de) responsabilidade, mas esse eu não poderia deixar dar errado”, diz.

Apesar da dificuldade, o paciente não só passa bem como está namorando e faz coito com penetração. Conforme o médico, ele passou de 2,5 centímetros para 9,5 centímetros, além do avanço da largura.

O representante da SBU destacou que o urologista Ubirajara Barroso já deu palestras para os médicos associados para que o procedimento seja feito em outros Estados. Por enquanto, apenas uma cirurgia de TCM foi feita fora de solo baiano, sendo o quinto no Brasil. Trata-se de um paciente gaúcho, de Porto Alegre.

Na época, Barroso viajou até o Rio Grande do Sul e realizou a cirurgia junto com um colega. Por não se tratar de um paciente dele, o médico não lembra com clareza o comprimento atual do pênis, mas afirma que o homem ganhou oito centímetros logo após a cirurgia.

O sexto paciente foi o único a passar por um procedimento modificado: em vez de retirar a parte interna do pênis, foi retirada a parte interna do clitóris, além de passar pelo processo de engrossamento. “Por incrível que pareça, a anatomia do clitóris é idêntica à anatomia do pênis, tem os mesmos corpos cavernosos cilíndricos, só que menor. É como um pênis miniatura, meio que dobrado nele próprio”, explica.

Alguns hormônios também facilitaram o engrossamento do pênis de Marcelo*, que hoje tem 7,1 centímetros. “Obviamente que não tem a mínima extensão porque o pênis é maior do que o clitóris, tanto na parte externa como na parte interna. Então por isso que o homem trans vai ter também um pouco mais de limitação”, afirma.

Ainda assim, a cirurgia possibilitou a Marcelo ter, por exemplo, a experiência de urinar em pé. Barroso utilizou parte da mucosa interna da boca para fazer uma uretra que passasse pelo antigo clítoris até sua ponta, possibilitando que ele urinasse como um homem comum.

Outra surpresa neste caso foi confirmar que Marcelo pode se masturbar e ter uma forma de prazer diferente da que tinha antes. “A mulher se masturba de uma forma, mas o homem se masturba pegando. Hoje o Marcelo* está se masturbando. Ele disse olhe, é um outro orgasmo. Sabemos que o orgasmo também está muito na cabeça, então não se trata de dizer que o homem tenha mais ou menos orgasmo que a mulher. Mas ele está sentindo muito mais prazer”, afirma o médico.

Pós-cirúrgico

O paciente mais recente foi João, a vítima de bandidos na Bahia. Ele já está de volta para casa, mas foi orientado a ainda não tentar o sexo com sua esposa, com quem é casado há 35 anos e tem quatro filhos – dois homens e duas mulher, que deram de presente a cirurgia para o pai. Ele foi o único a passar pelo serviço de forma particular e não pelo SUS.

O inventor da técnica aconselha que o paciente espere pelo menos dois meses para realizar o coito. De resto, entretanto, a recuperação é rápida e ele pode voltar a trabalhar cerca de 15 dias depois. A internação, contando pré e pós-cirúrgico, costuma levar de dois a três dias. Esse prazo pode aumentar caso precise de reconstrução da uretra, mas a cirurgia costuma levar cerca de oito horas.

Nenhum dos homens precisou de bolsa de sangue ou teve algum tipo de complicação. Quando a técnica começou a ser estudada, havia medo de que afetasse principalmente a artéria peniana, além da grande vascularização da região íntima. “É por isso que os procedimentos nunca tinham sido pensados, pois mobilizar esse osso traria muita lesão aos vasos. O que nós fizemos foi uma modificação técnica, mas que permite que seja feito o procedimento por dentro do osso e ainda aproveitamos essa porção óssea para fixar e garantir a ereção”, diz o urologista.

Aumento de pênis

Apesar de a técnica conseguir aumentar e até engrossar o órgão sexual masculino, Barroso só pretende adotar o procedimento para aqueles diagnosticados com micropênis, câncer peniano, mutilação ou redesignação de gênero.

Segundo o profissional, a maioria dos homens que acreditam ter pênis pequeno normalmente não o tem, sendo desnecessária uma intervenção cirúrgica. “Esses casos nunca foram tratados de maneira a ganhar significativamente no tamanho, mas na vida pessoal”, afirma.

Atualmente, o Brasil contabiliza mais de 500 casos de amputação de pênis por ano e não há dados concretos sobre o número de homens trans que pretendem fazer cirurgia de redesignação. A fila de espera de Barroso, segundo conta, já está na casa dos milhares, especialmente pelo fato de os procedimentos serem realizados pelo SUS. O profissional reforça que está em contato com diversos urologistas brasileiros e anuncia que, em breve, deve recuperar a vida sexual de um paulistano.

*Todos os nomes foram alterados para não expor os pacientes

Fonte: Agência Estado.

Navio com 2 mil turistas chega a Paranaguá e pode colocar Paraná na rota de cruzeiros.


O Porto de Paranaguá recebeu neste domingo (18) o navio de cruzeiros MSC Armonia. A embarcação atracou no berço 215. A parada turística é um teste para inserir o terminal paranaense na escala fixa dessa e de outras linhas das embarcações de passageiros.

“Essa é a atracação da maior escala de navios de passageiros que já recebemos aqui no Porto de Paranaguá. A ação integra um programa de Estado cujo objetivo é atrair e fomentar o turismo na região”, disse o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

A escala teste, como explica o gestor da Portos do Paraná, é uma etapa preparatória. “Em tudo correndo bem, certamente Paranaguá, o Paraná, estará na rota dos maiores cruzeiros que circulam na costa brasileira”, afirmou.

Para o secretário de Estado da Infraestrutura e Logística do Paraná, Fernando Furiatti, essa parada turística é importante para todo o Paraná. “Mostra que a infraestrutura do Paraná é eficiente não apenas para cargas, mas também acolhe, muito bem, os passageiros que vêm visitar nosso Litoral”, disse ele.

ENGAJAMENTO – A inserção de Paranaguá na rota dos cruzeiros pela costa brasileira é fundamental para o desenvolvimento o segmento no país. É o que afirma Marco Ferraz, presidente executivo da Associação Brasileira de Navios de Cruzeiros (Clia Brasil).

“Temos apenas cinco portos de embarque e 15 destinos no Brasil. O Paraná, geograficamente, está muito próximo dos principais portos de embarque – Santos e Rio de Janeiro – pode se tornar um grande destino e, também, um grande ‘homeport’”, revela.

Um “homeport” é um local, um porto de embarque, que oferece a possibilidade de os passageiros chegarem antes, visitar a localidade, viajar de navio, voltar e ainda conhecer um pouco mais.

“Temos dados que mostram que passageiros que moram até 500, 600 quilômetros de distância do embarque tendem a ir de carro. Aí, podemos pegar o Sul do Estado de São Paulo, Oeste, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Oeste do Paraná. É um potencial grande”, completa Ferraz.

MSC – Para que essa escala teste acontecesse, foram anos de preparação e engajamento com Estado e o município de Paranaguá, segundo explica a diretora de operações da MSC no Brasil, Márcia Leite.

“Paranaguá sempre esteve em nosso radar. A MSC está sempre buscando novos destinos. O Brasil tem uma costa enorme, mas são poucos os lugares onde podemos operar com esses navios maiores, com grande capacidade”, disse ela.

Após essa escala teste em Paranaguá, a empresa, como explica Márcia, faz um relatório, encaminha para a matriz, com a análise do comandante e de toda a equipe operacional, antes de consolidar a parada.

“Fomos muito bem recebidos, com toda estrutura. Acredito, sim, que futuramente possamos escalar em Paranaguá e colocar a região no destino dos navios”, garante.

TURISMO – Com cerca de 275 metros de comprimento, 29 de largura e 54 metros de altura, a embarcação saiu de Itajaí, Santa Catarina, e entrou na Baía de Paranaguá por volta das 5h da manhã. Às 7h, já estava atracando no porto paranaense.

Com capacidade máxima para até 2.520 passageiros e 780 tripulantes, nesta viagem o MSC Armonia trazia a bordo 2.100 passageiros e 600 tripulantes. Desse total, 80% desceram para conhecer Paranaguá e os atrativos da região.

A expectativa é que os passageiros e tripulantes que desembarcaram retornem até as 18h. A previsão é que o navio zarpe ainda neste domingo (18), por volta das 20h. De Paranaguá, o cruzeiro segue para Rio de Janeiro, Ilha Grande (RJ) e Ilhabela (SP).

Para o diretor-presidente da Paraná Turismo, Irapuã Cortes Santos, essa nova escala consolida o Paraná como destino turístico dos grandes navios de passageiros que fazem suas temporadas no Brasil.

“É importante para começarmos a entender todo esse turismo como atividade econômica na geração de renda e emprego para o Estado”, afirma. “É realmente um teste para nosso receptivo aqui do Litoral”.

TURISMO – Como destaca ainda o diretor-presidente da Paraná Turismo, os passageiros que desembarcaram em Paranaguá, para conhecer a região, têm à disposição, além desse município, Antonina, Morretes, Guaraqueçaba, as praias, as ilhas. “Temos muitos atrativos para esse pessoal. E que esta seja, de fato, uma consolidação dos navios de turismos na nossa região”, completa Irapuã.

Para a secretária municipal de Turismo de Paranaguá, Maria Plahtyn, estar inserido no roteiro fixo dos navios de cruzeiros é muito positivo para o turismo no Litoral e em todo o Estado.

“É o resultado de um trabalho que está muito conectado, entre Estado, Porto e município. Em menos de 30 dias estamos recebendo o segundo navio. E estamos com a expectativa de que vários outros venham. É um impacto muito positivo para toda a região”, diz a secretária.

O receptivo aos turistas foi montado no centro histórico de Paranaguá, na praça do Aquário. Lá, os destinos regionais estão sendo ofertados para os turistas que saem do cais de ônibus e chegam até lá para visitar os principais pontos.

Fonte: AEN.

Homem morre após grave acidente no Paraná. Veja a foto:


Um homem morreu após um grave acidente na manhã deste domingo (18) na Avenida Ministro Cirne Lima, no Bairro Jardim Recanto em Toledo.

Conforme apurado pela equipe de reportagem do Toledo News, o acidente aconteceu em frente ao Yara Clube e envolveu um Toyota Corolla, que bateu violentamente em um poste.

O veículo seguia no sentido a Avenida Maripá, quando rodou na pista e atingiu o poste.

Com a força do impacto, um homem morreu no local do acidente. Ele ainda não foi identificado oficialmente.

Uma mulher e uma criança também estavam no Corolla e ficaram gravemente feridas. Elas foram encaminhadas para o atendimento médico em um dos hospitais do município.

Equipes da Polícia Militar (PM) e da Criminalística estão no local, realizando os levantamentos.

Ainda não é possível afirmar quem conduzia o carro e, a princípio, as vítimas seriam moradores do Jardim São Francisco.

Fonte: Toledo News.

Carro sai da pista, capota e mulher fica ferida na BR 467. Assista ao vídeo:


Carro ficou destruído após capotamento na BR 467, em Cascavel, no fim da tarde deste domingo (18).

Conforme apurado no local, o motorista do Celta perdeu o controle da direção, saiu da pista e capotou algumas vezes. No carro estava o homem de 23 anos, a esposa de 20 e a filha de 10 meses. A mulher sofreu machucado na boca e foi encaminhada para a unidade hospitalar. Para atender as vítimas o Corpo de Bombeiros deslocou uma ambulância do Siate e o caminhão ABTR (Auto Bomba Tanque e Resgate).

O motorista passou pelo teste do etilômetro e o resultado foi de 0,52 miligramas por litro de ar expelido pelos pulmões. A Polícia Rodoviária Federal o prendeu e encaminhou para a 15ª SDP, visto que embriaguez ao volante é crime de trânsito.

Fonte: Catve.com

Jovem morre em forte batida na PR-280. Veja a foto:


Rian Martins, de 21 anos, morreu em grave acidente na manhã deste domingo (18) na rodovia PRc 280, em Mariópolis.

Um VW/Polo e uma BMW bateram e devido o forte impacto, o jovem sofreu ferimentos graves e morreu no local.

Na BMW estava uma família de Pato Branco que seguia para uma viagem, mas ninguém ficou ferido. No momento do acidente estava chovendo.

Fonte: Catve.com com PP News.

Capotamento deixa três pessoas feridas na PR-497.


Um grave acidente de trânsito deixou três pessoas feridas neste domingo (18), na PR-497, no trecho que liga São Miguel do Iguaçu à Missal.

De acordo com informações, um veículo Fiat Siena com placas de Realeza era conduzido por um homem de 39 anos de idade, quando o condutor teria perdido o controle e capotado na via.

Além do motorista, uma mulher de 42 anos e uma menina de 10 anos sofreram ferimentos generalizados e foram encaminhados à unidade de pronto atendimento na cidade de São Miguel do Iguaçu.

Equipes do BPRv estiveram no local auxiliando na ocorrência e sinalizando a rodovia.

Fonte: CGN.

O Superpão Compre Mais Pitanga tem novidades para você, venha fazer seu cartão de compras de forma rápida e aproveitar as nossas super ofertas deste dia 19/12/2022.

Veja as SUPER OFERTAS do Superpão compremais de Pitanga a loja mais barata da cidade e região.





Posse de Lula: Palcos começam a ser montados para festa em Brasília.


A estrutura para a festa de posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, em 1.° de janeiro, começou a ser montada na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. O PT planejou um evento para transformar a posse em uma festa com shows de artistas que declararam apoio ao petista na campanha. A organização está nas mãos da socióloga e futura primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja.

A menos de duas semanas da posse, operários começaram a montar a estrutura metálica que vai abrigar os dois palcos do chamado “Festival do Futuro”, programado para ocorrer depois da cerimônia oficial da Presidência e do Congresso Nacional.

O encontro terá a participação de mais de 20 artistas, entre eles Pabllo Vittar, Baiana System, Duda Beat, Gaby Amarantos, Martinho da Vila, Os Gilsons, Chico César, Luedji Luna, Teresa Cristina, Fernanda Takai, Johnny Hooker, Marcelo Jeneci, Odair José, Otto, Tulipa Ruiz, Almério, Maria Rita e Valesca Popozuda.

O Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Brasília (Sindhobar) prevê lotação de quase 100% na rede hoteleira para o 1º de janeiro. A equipe de transição espera um público de 250 mil pessoas. Na internet, Lula divulgou uma propaganda chamando pessoas para o evento, com o slogan “eu vou pelo Brasil”.

Custos

Como mostrou o Estadão, Janja quer ratear os custos do festival entre os partidos que integraram a coligação durante a campanha. Integrantes do gabinete de transição que trabalham no grupo com a futura primeira-dama afirmam que os artistas não receberão cachê para se apresentar na posse e que sinalizaram, desde a campanha eleitoral, que fariam o show sem cobrar por isso.

Além disso, no dia 6 de dezembro, o PT lançou uma vaquinha virtual para arrecadar recursos para financiar a festa. O grupo de transição ainda não divulgou quanto custará o evento.

A maior preocupação do grupo que organiza a posse, até o momento, é com a segurança do público que pretende viajar a Brasília para acompanhar a posse de Lula. Nas redes sociais, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), afirmou que irá trabalhar para que “a cerimônia aconteça da melhor forma possível, com segurança e paz”.

Fonte: Agência Estado.

Gilmar Mendes tira despesa com Auxilio Brasil do teto de gastos e dispensa PEC.


O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou em despacho publicado na noite deste domingo, 18, que o dinheiro público utilizado em programas sociais de renda básica, como o Auxílio Brasil, não está inscrito na regra do teto de gastos. Ele também garantiu a legalidade de se pagar o benefício através da abertura de crédito extraordinário, sem necessidade de mudança constitucional. A decisão, na prática, oferece uma saída para o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manter o pagamento de R$ 600 no futuro Bolsa Família mesmo sem conseguir aprovar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da transição.

Aprovada no Senado, a PEC da transição, que muda o teto de gastos para garantir o pagamento de R$ 600 do Auxílio Brasil no ano que vem, uma promessa de campanha de Lula, está travada na Câmara em meio à pressão do Centrão por ministérios e espaços no futuro governo. Desde o fim das eleições, o “plano B” do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para pagar o Auxílio Brasil é a edição de créditos extraordinários, caso a PEC seja barrada no Congresso Nacional.

“Eventual dispêndio adicional de recursos com o objetivo de custear as despesas referentes à manutenção, no exercício de 2023, do programa Auxílio Brasil (ou eventual programa social que o suceda na qualidade de implemento do disposto no parágrafo único do art. 6º da Constituição), pode ser viabilizado pela via da abertura de crédito extraordinário (Constituição, art. 167, parágrafo 3º), devendo ser ressaltado que tais despesas, a teor da previsão do inciso II do parágrafo 6º do art. 107 do ADCT não se incluem na base de cálculo e nos limites estabelecidos no teto constitucional de gastos”, diz o despacho.

A justificativa do ministro é “a garantia da proteção ao plexo de direitos que perfazem o mínimo existencial da população em situação de vulnerabilidade social”. Para o ministro, há dinheiro para pagar o benefício com o espaço fiscal aberto pelas mudanças no pagamento de precatórios. O despacho ainda determina que o relator do Orçamento de 2023, senador Marcelo Castro (MDB-PI), seja notificado da decisão para formular sua peça.

Gilmar Mendes atendeu a um pedido da Rede Sustentabilidade, partido que apoiou o presidente diplomado Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições deste ano.

Fonte: Agência Estado.

Lula parabeniza Argentina pela vitória da copa em mensagem no Twitter.

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou a Argentina pela vitória na final da Copa do Mundo em uma postagem pelo Twitter.

“Feliz com a vitória dos vizinhos argentinos. Grande jogo de Messi, que merecia muito, e Di Maria. Parabéns jogadores, comissão técnica da Argentina e meu amigo @alferdez ????”, escreveu Lula.

Lula assistiu ao jogo no hotel em que está hospedado em Brasília ao lado do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, esteve com Lula após a confirmação de sua vitória e já confirmou presença na posse do petista, em 1º de janeiro de 2023.

Fonte: Agência Estado.