Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

sábado, 28 de janeiro de 2023

28/01/2023 *--* Deus é Fiel!!!

   Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Câmara de vereadores faz sessão extraordinária para votar pedido de CI.

A câmara de vereadores de Santa Maria do Oeste, recebeu um pedido de uma formação de uma comissão investigadora para apurar irregularidades do concurso público 001/2022 realizado pela Prefeitura Municipal para contratação de servidores estatutários.


O Presidente da casa de leis, vereador Thiago Variza, marcou uma sessão extraordinária para esta segunda-feira, as nove horas trinta minutos da manhã deste dia 30/01/2023, para que os vereadores possam votar e decidir se aceitam ou não os pedidos dos denunciantes e formam uma comissão investigadora municipal.


Entre algumas das denúncias apuradas pela nossa equipe de reportagens, está dois casos bem curiosos, sendo que dois candidatos foram eliminados por suas CNH’s estarem “vencidas” segundo a banca organizadora do certame, mas os dois participantes estavam com as CNH’s com validade até 2027 e 2032, assim então os dois estavam no dia do concurso com suas CNH’s vigentes e regulares e ainda levaram cópias das mesmas no dia do exame, outros fatos apurados por nossa equipe de reportagens é que na denúncia destes candidatos consta-se que houveram pessoas que fizeram a prova prática sem a devida apresentação da xerox da CNH, a qual era obrigatória e indispensável, constante no item 16.10.1 do Edital 001/2022 do certame público, entre outras diversas irregularidades citadas na denúncia levada a Câmara de Vereadores, esta reportagem cita o exemplo das câmeras de segurança do colégio Balbina estarem coincidentemente desligadas somente no dia do certame público e religadas após as realizações das provas práticas.


Então querido leitor me diga você, qual é o principal atributo dos vereadores eleitos pela nossa população? É mais do que claro que é o dever de legislar e fiscalizar, investigando e defendendo os direitos de nossa população.


Deste modo, e com todas as evidencias de erros absurdos como os citados acima nesta reportagem é de obrigação, sim dos vereadores, investigarem e não deixar se levar por lado político A ou B, assim apenas votarem de acordo com o interesse do povo.


É mister salientar que se os vereadores, por algum motivo não investigarem um concurso público municipal, com tantas provas tão claras de erros ou indícios de fraudes como foi citado na denúncia dos candidatos realizada nesta câmara e também citadas na carta de recomendação endereçada pelo Ministério Público, através de sua Excelentíssima Promotora de Justiça da Comarca de Pitanga, Amanda Ribeiro, inclusive sendo citada esta casa de leis municipal de Santa Maria do Oeste, será de grande estranheza, pois se o Ministério Público acata as denúncias e emite uma recomendação pela não contratação de pessoas até a devida apuração dos fatos, por que os vereadores votariam para não investigação indo contra o decido e realizado pelo Ministério Público da Comarca de Pitanga.


Em nossa humilde opinião, se os vereadores não aceitarem montar a C.I., estarão indo contra todas as provas, evidentes e acolhidas pelo Ministério, sendo este mais um ato vergonhoso para nossos vereadores e para a população que os elegeu, passando a mensagem que as ilegalidades em Santa Maria do Oeste sempre acabam impunes, pois ao invés de se posicionarem à favor da justiça e defender os interesses da população e o que é correto, votam pelo arquivamento estarão somente defendendo os interesses da instituição FAU, banca organizadora de concurso e os interesses da Prefeitura de Santa Maria do Oeste, a qual possuiu uma comissão especial para a realização do concurso público omissa, onde sua presidente nem se quer decidia pelas matérias apresentadas, apenas reencaminhava ofícios de outros órgãos.


Sendo assim, desta maneira com todas as evidencias, mostrando os erros crassos destas instituições citadas pelos denunciantes, seria uma vergonha irreparável e a maior falta de respeito para com a população e os contribuintes desta cidade, se os nobres vereadores e vereadoras votarem pelo arquivamento deste caso em especial, mostrando assim que a impunidade compensa em nosso município.

Fonte: Redação do Blog do Beto de Notícias.

Funcionários são pegos desmatando área de reserva nativa por ordem do patrão em Palmital.

Por volta das 10h00min a equipe Policial Militar juntamente com a Policia Civil (investigadores ********** e *********) deslocou até a fazenda *******, na estrada Rio Palmeira para averiguar denuncia de desmatamento ilegal. No momento da chegada da equipe foi realizado abordagem do veículo ************, cor *******, placas ******** que transitava no local conduzido por *********o qual indagado sobre os fatos relatou em um primeiro momento que não seria proprietário do local e sim seu filho ***********, e que a derrubada seria autorizada pelo IAT, porém não apresentou nenhum documento de autorização. No local também as equipes constataram duas maquinas (tratores de esteiras) realizando a derrubada de vegetação e árvores nativas. Sendo identificado os condutores ********* (25 anos) e *********** (58 anos) os quais relataram que foram contratados por ********** para realizar a derrubada, sendo assim confirmado que o Sr. ********** era o responsável pela propriedade. Na sequência a equipe acionou a Polícia Ambiental composta pelo 1º Sgt. *****, Cabo ********, Cabo ********* e Soldado ******* para realizar os procedimentos cabíveis relativos aos crimes ambientais, sendo constatado pelos mesmos a derrubada de mata nativa em estágio médio de regeneração de 17,5 hectares fora da área de preservação permanente e também 0,3 hectares de mata nativa em estágio médio de regeneração em área de preservação permanente (rio e nascente). Cito que foram apreendidas as duas maquinas (conforme rod) as quais foram encaminhadas para DP de Palmital juntamente com os envolvidos. Informo também que se fez presente o advogado de ***********, senhor ******* OAB nº ************* que acompanhou os procedimentos.

Fonte: Polícia Militar.



PM registra dois acidentes de trânsito na noite de sexta, em Ivaiporã.

A Polícia Militar (PM) registrou dois acidentes de trânsito na noite de sexta-feira (27), em Ivaiporã. Os casos foram na Rua Mangueira, no Jardim Guanabara e no Lago das Flores, na Vila João XXIII.  

Por volta das 22h40 na Rua Mangueira, no Jardim Guanabara, um Fiat Uno enroscou em uma tartaruga que separa a via da ciclovia.

Como o motorista apresentava sinais de embriaguez, olhos vermelhos, hálito etílico, andar cambaleante e falante, foi realizado o teste do etilômetro com o resultado de 0, 91 mg/l, portanto crime de trânsito.

Ele recebeu voz de prisão e foi encaminhado para a 54ª Delegacia de Polícia Civil para as providências que o fato requer. O veículo foi removido ao pátio da 6ª CIPM.

Na Rua Alvarez de Azevedo, Vila João XXIII, por volta das 21h15, a equipe da PM foi acionada para atendimento de acidente de trânsito, onde o motorista estaria machucado.

Um Fiat/Palio Week cinza teria colidido contra uma mureta e estavas parado sobre o gramado do Lago das Flores.

A equipe de serviço foi ao local, porém o motorista havia se evadido. O carro foi recolhido ao pátio da 6ª CIPM.

Fonte tnonline

Moradores perdem tudo após incêndio destruir casas de madeira em Curitiba. Assista o Vídeo.


Moradores do bairro Campo de Santana, na zona sul de Curitiba, perderam tudo após um incêndio atingir três casas de madeira localizadas na Rua Waldemar Orso, na tarde desta sexta-feira (27). Integrantes da vizinhança lamentaram a situação.

Francisco Antônio de Souza, pedreiro que morava em uma casa destruída pelo fogo no bairro Campo do Santana, contou ao repórter Marcelo Borges o que fez ao ver as chamas.

Eu estava na cozinha, lavando a louça (…). Senti um cheiro de queimado e, quando saí, fui ver que tudo já estava pegando fogo. Eu não sei em qual casa começou. Apenas quando saí, já estava pegando fogo em tudo. Só sobrou a roupa que estou vestindo.

Relato de seu Francisco, que morava no imóvel com a esposa, a filha e dois netos.

Moradores ficaram sem entender o que levou ao incêndio. Alguns relatos apontaram que as chamas vieram do teto de PVC, que havia em algumas casas. Outras pessoas, porém, disseram à Banda B que uma criança estaria brincando com um isqueiro e um papel, e isto teria provocado o fogo, que se alastrou.

Por sua vez, todos afirmaram à reportagem que se trata de um acidente.

Corpo de Bombeiros

Caminhões do Corpo de Bombeiros foram até o local, que é de difícil acesso no Campo do Santana para os veículos de grande porte. Dois caminhões já estavam no local e um terceiro estava prestes a chegar, por volta das 15h30, vindo de Araucária, cidade da região metropolitana (RMC), para prestar apoio.

Não tem como cruzarmos o braço e ficarmos quietos. Temos que ajudar. Se vemos o fogo, já acionamos os bombeiros, já jogamos água. Não tem como ficar parado, isso é duro para todo mundo.

Marcos, morador que não teve a casa atingida pelo fogo.

Apesar das imagens impressionantes, até o fechamento desta reportagem, o Corpo de Bombeiros não confirmou o motivo do incêndio, mas também se pessoas ficaram feridas.

Caso você queira ajudar as famílias que perderam tudo neste incêndio, entre em contato com o número (41) 9 8517 3135 (falar com Francisco). Veja as imagens cedidas à Banda B.

Fonte Banda B

VENHA PARA O RESTAURANTE TROPICAL VOCÊ TAMBÉM!!!


Em Santa Maria do Oeste na frente do escritório da advocacia Bronholo você encontra o RESTAURANTE TROPICAL com a melhor comida caseira da região, venha e aproveite!!!

Fred e Larissa trocam primeiros beijos no BBB e web comemora.


Demorou, mas ele chegou! Após muito ‘ship’ nas redes, Fred e Larissa finalmente trocaram os primeiros beijos no BBB 23. O momento aconteceu na madrugada deste sábado (28), quando eles estavam na pista de dança.

Fred havia acabado de preparar um drink para Larissa.

O beijo já era esperado nas redes sociais, mas contou com ajuda de outros brothers para acontecer.

Marvvila foi a primeira cupido e disse para Larissa: “Mana, ele tá tão na sua”. Depois, foi até Fred e pediu para o brother ter mais atitude: “Te acho totalmente diferente dos outros caras daqui. Tem nem como comparar. Se chegar ali e ter uma conversa… Tenha um pouco mais de atitude, meu garoto”.

Paula e Sarah Aline também incentivaram o casal. Foi logo em seguida que os beijos aconteceram.

No retorno para o quarto, o novo casal dormiu ‘agarradinho’.

Fonte: Banda B.

Jovem que jogava sinuca em bar com amigos é assassinado com cerca de 13 tiros.

Um rapaz de 28 anos, foi morto a tiros dentro de um bar, nesta sexta-feira (27), na Rua Tenente Antônio Miranda Marques, no bairro Uberaba, em Curitiba. Ele estava jogando sinuca com amigos quando foi surpreendido por atiradores que desembarcaram de um carro, segundo testemunhas.


Outras duas pessoas, um homem e uma mulher, também foram atingidos pelos disparos. O homem, de 47 anos, foi baleado na barriga e foi encaminhado ao hospital com risco de morte. A mulher, de 40 anos, foi atingida com um tiro na perna e também foi levada ao hospital.


O delegado Thiago Nóbrega, da Delegacia de Homicídios (DHPP), disse que provavelmente a vítima fatal era o alvo dos atiradores. Ele foi assassinado com cerca de treze tiros. A motivação da execução ainda é desconhecida e será investigada.


"Vamos tentar entender a motivação do crime. O rapaz não tinha passagens pela polícia e nem as outras duas vítimas. Pode ser alguma desavença da vítima com alguém. Não descartamos envolvimento com o tráfico, mas é muito cedo para afirmar qualquer coisa", disse o delegado.


Após os disparos, os atiradores fugiram do local e na Rua Dr. Fabio Rogério Bertoli Arns abandonaram o veículo.


Câmeras de segurança na região estão sendo analisadas pela Polícia Civil, que investiga o caso. Nenhuma das vítimas tem passagens pela polícia.

Fonte: Catve.com

Jovem pula de carro em movimento para se livrar de sequestro relâmpago.


Um jovem de 22 anos pulou de um carro em movimento na rodovia PR-496 na tentativa de escapar de um sequestro relâmpago, em São Jorge do Patrocínio, por volta das 19h40. Dois homens foram presos.

A vítima trafegava em uma motocicleta pela rodovia quando foi fechado por um celta branco, com dois ocupantes, sendo colocado dentro do carro em seguida, sob a mira de uma arma de fogo, modelo pistola 9 mm, que pertencia a um dos criminosos. Diante das ameaças de morte, o rapaz, com medo, saltou do carro em movimento, sofrendo ferimentos leves.

No entanto, os criminosos voltaram e obrigaram a vítima a entrar no carro novamente. A polícia havia sido informada sobre o sequestro, da tentativa de fuga do jovem e sobre a recaptura da vítima. Com as informações, a equipe foi até o ponto inicial, na Estrada São Henrique Vila Oriental, onde eles deveriam estar, e teve êxito em encontrá-los.

Foram localizados três homens dentro do veículo, os autores, de 31 e 44 anos, que receberam voz de prisão e foram encaminhados para a delegacia de Altônia, e a vítima.

Fonte: Catve.com

Homem que atropelou 4 pessoas é denunciado pelo MPPR.


O Ministério Público do Paraná, por meio da Promotoria de Justiça de Paranacity, no Noroeste do estado, denunciou por tentativa de homicídio qualificado um homem responsável pelo atropelamento de quatro pessoas em Inajá (município da comarca).

O crime ocorreu na noite de 7 de janeiro, quando o denunciado, que estava com as vítimas sentadas à mesa na calçada de uma pizzaria, deixou o local e, motivado por ciúmes, pegou seu veículo e avançou com ele de forma abrupta em direção ao grupo. Foram consideradas como qualificadoras o motivo torpe e a utilização de meio que resultou em perigo comum – havia grande número de pessoas no local.

Na denúncia, o MPPR destaca que o crime de homicídio somente não se consumou porque o denunciado teria “colidido com outro veículo antes de atingir a mesa das vítimas, que, ao notarem que o veículo avançava sobre a calçada, saíram em desabalada carreira”. Além disso, uma das vítimas do atropelamento teve pronto e eficiente atendimento médico, o que evitou sua morte.

O autor do crime está atualmente preso na Cadeia Pública de Paranacity.

Fonte: CGN.

Empresa faz concurso para moradores encherem as casas de baratas.


Uma empresa americana de controle de pragas abriu inscrições para selecionar sete pessoas que aceitem conviver com 100 baratas em casa por 30 dias. Pela proposta, o escolhido vai receber US$ 2 mil, o equivalente a R$ 10 mil, para lotar a residência de baratas enquanto é feito um experimento de extermínio.

O objetivo da empresa é testar diferentes métodos de controle e extermínio de pragas. Uma das regras é que para participar do experimento as pessoas escolhidas não podem usar outras formas para tentar eliminar as baratas. “Não devem tentar nenhum tratamento adicional durante o estudo”, diz comunicado da Pest Informer.

A empresa explica que só proprietários e inquilinos com autorização dos donos podem participar. Caso os experimentos não funcionem no tempo proposto, a empresa deve usar mecanismos tradicionais para eliminar as baratas da casa.

As inscrições vão até 31 de julho. Só na primeira semana mais de 2,5 mil pessoas se inscreveram para participar do estudo.

Fonte: Bhaz.

PRF apreende veículo carregado com maconha na BR 163.


Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal apreendeu um veículo carregado com maconha no fim da tarde desta sexta-feira (27). 

A caminhonete foi abordada no quilômetro 150, na BR-163, em Santa Lúcia que pertence ao município de Capitão Leônidas Marques. 

O homem de 53 anos disse que pegou a droga na fronteira e seguia sentido Erechim/RS. 

O veículo tinha registro de roubo. 

A droga seria pesada, mas estima-se aproximadamente uma tonelada de maconha.

A droga e o veículos foram apreendidos. O homem foi encaminhado para a carceragem da 15ª Subdivisão Policial de Cascavel. 

Fonte: Catve.com.




Casal fica ferido em acidente de moto na BR-277.

Uma colisão de trânsito entre carro e motocicleta deixou um casal ferido na madrugada deste sábado (28) em Cascavel.

O acidente foi registrado na rodovia BR-277, na região do bairro Pioneiros Catarinenses.

Segundo informado, os dois veículos seguiam sentido Foz do Iguaçu no trecho de terceira faixa, quando na mudança para pista simples aconteceu a batida.

Com o impacto, o casal que estava na moto sofreu a queda, ficando caído no meio da rodovia. O condutor do carro parou para auxiliar os dois jovens até a chegada da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Socorristas do Siate foram acionados e prestaram os primeiros atendimentos às duas vítimas, que apresentavam escoriações diversas pelo corpo. O piloto da moto, de 28 anos e a passageira de 27, foram encaminhados sem gravidade à unidade hospitalar.

O condutor do automóvel foi submetido ao teste do etilômetro, que acusou o consumo de bebida alcoólica. O resultado apontou 0,81 miligramas de álcool por litro de ar expelido dos pulmões, caracterizando crime de trânsito.

O homem foi detido e conduzido pelos federais até a delegacia de Polícia Civil e teve o carro recolhido ao pátio da PRF.

Fonte CGN

Roda de carreta se solta e deixa um trabalhador morto e sete feridos na BR-259.


Um acidente entre uma carreta e um carro de passeio na BR-259 na manhã desta sexta-feira (27), entre as cidades de Galileia e Conselheiro Pena deixou um homem morto e sete pessoas feridas.

De acordo com a Polícia Militar, o motorista do carro que seguia sentido Governador Valadares, ultrapassou uma carreta carregada de gratino, mas, antes de finalizar a manobra, uma das rodas de trás do carro se soltou.

A carreta atingiu a traseira do veículo que transportava oito funcionários de uma empresa que atua na área de energia elétrica. Com o impacto, o carro foi parar em um córrego à margem da pista.

Um dos ocupantes identificado como Jonatas de Oliveira Rocha, de 30 anos, foi arremessado para fora do carro e morreu na hora.

Os outros sete trabalhadores foram levados com ferimentos para o hospital de Conselheiro Pena.

O motorista da carreta não se feriu. Mas, o veículo foi removido porque estava com o licenciamento atrasado e a CNH do condutor estava vencida. A PM informou que medidas administrativas serão tomadas.

O carro que transportava os funcionários passou por uma manutenção há uma semana. O acidente vai ser investigado.

Fonte: G1.



Colisão entre dois carros deixa mulher ferida na PR-281.

Dois carros se envolveram em um acidente de trânsito na tarde desta sexta-feira (27), na rodovia PR-281 no munícipio de Dois Vizinhos.

A colisão envolveu um automóvel Ford/Fusion e um GM/Astra. O Corpo de Bombeiros prestou atendimento as vítimas. Uma mulher de 25 anos teve ferimentos leves.

Já um homem de 35 anos e uma mulher de 33, foram avaliados no local e dispensaram encaminhamento ao hospital.

   Fonte PPNEWS

Condutor fica ferido após carro sair da pista na PRC-280.


Um homem ficou ferido após se envolver em um acidente de trânsito na tarde desta sexta-feira (27), na rodovia PRC-280 em Mariópolis.

Segundo informações, o condutor de uma GM/Montana seguia pela rodovia, quando perdeu o controle no km 190, nas proximidades do perímetro urbano, saiu da pista e caiu em um barranco.

O condutor teve ferimentos considerados leves e foi socorrido ao hospital pelo Corpo de Bombeiros.

Fonte PPNEWS

O Superpão Compre Mais Pitanga tem novidades para você, venha fazer seu cartão de compras de forma rápida e aproveitar as nossas super ofertas deste dia 28/01/2023.

Veja as SUPER OFERTAS do Superpão compremais de Pitanga a loja mais barata da cidade e região.




Lula conversa com Macron sobre acordo Mercosul-UE e o convida para vir ao Brasil.


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou, com o presidente francês, Emmanuel Macron, por telefone. Na ligação, que durou mais de uma hora, os presidentes discutiram os ataques antidemocráticos de 8 de janeiro em Brasília, as parcerias entre Mercosul-União Europeia e as mudanças climáticas no mundo. Lula também chamou Macron para uma visita ao País.

Nota divulgada pelo governo brasileiro afirma que ambos os presidentes concordaram sobre a importância da readequação da arquitetura financeira internacional como instrumento de financiamento da transição climática e de combate à fome e à desigualdade. Lula apresentou a Macron a discussão com os países do Mercosul sobre a necessidade de concluir negociações entre um acordo do bloco com a União Europeia. Conforme mostrou o Broadcast Político, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, após encontro com o presidente do Uruguai, Lacalle Pou, Lula prometeu destravar o acordo comercial, chamado por ele de urgente.

No aspecto de governança global, a guerra da Ucrânia também foi assunto da conversa. “A urgência em se buscar a paz entre Rússia e Ucrânia mereceu ampla troca de opiniões entre os dois mandatários. O presidente Lula ressaltou a necessidade de maior engajamento dos líderes globais com esse objetivo, no âmbito da ONU e de um G20 político”, declara a nota.

Ambos os chefes de Estado concordaram sobre os riscos que pairam sobre a democracia mundial em virtude das ações violentas de grupos de extrema direita, em especial após os ataques antidemocráticos que ocorreram em Brasília em 8 de janeiro. Nesse contexto, discutiram a importância de se combater a desinformação.

Sobre a questão climática, tema de convergência entre os dois, Lula expôs ao presidente francês os objetivos da Cúpula dos Países Amazônicos que organizará nos próximos meses. “Comentou, a propósito, a importância de contar com a presença da França, único país europeu a compartilhar desse bioma, por meio da Guiana Francesa”, discorre a nota. Segundo a publicação, Macron reiterou o convite para o Brasil participar do “One Forest Summit”, cúpula pela preservação e manejo sustentável das florestas tropicais, que França e Gabão sediarão em Libreville no início de março.

A conversa também foi comentada pelos dois chefes de Estado. No Twitter, Lula disse que teve uma “excelente conversa” com o “amigo” Macron. “Fiz um convite para vir ao Brasil, para aprofundarmos nosso trabalho conjunto contra as mudanças climáticas, no combate à fome e pela defesa do meio ambiente”, escreveu o brasileiro na rede social. De acordo com a nota, Lula convidou Macron para visitar o estaleiro em Itaguaí, no Rio de Janeiro, em que são construídos os submarinos convencionais e o submarino a propulsão nuclear fruto da cooperação bilateral.

Já Macron escreveu que reafirmou a determinação de agir em prol do meio ambiente e contra a fome. “Vamos enfrentar esses desafios”, disse.

Fonte: Agência Estado.

Lula receberá primeiro-ministro da Alemanha na próxima segunda.


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai receber na próxima segunda-feira (30) a visita do primeiro-ministro da Alemanha, Olaf Scholz. De acordo com o Palácio do Planalto, o encontro representa a retomada das relações entre Brasil e Alemanha e da cooperação política, econômica e ambiental. 

Durante o encontro, Lula e Scholz devem discutir o acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia. O primeiro-ministro também deve anunciar a liberação de recursos para o Fundo Amazônia. Os repasses foram interrompidos durante o governo anterior. 

De acordo com o roteiro da visita, Lula receberá Olaf Scholz em cerimônia que será realizada às 15h30, no Palácio do Planalto.  Em seguida, está prevista uma reunião bilateral e um encontro paralelo entre empresários e ministros. 

A cerimônia de assinatura do acordo sobre o Fundo Amazônia está agendado para às 18h e contará com a participação do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. Às 19h, ocorrerá o jantar oficial oferecido para a delegação alemã. 


Durante a passagem da delegação, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, se reunirá com empresários brasileiros e alemães e com a ministra da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento da Alemanha, Svenja Schulze. 

Fonte: Agência Brasil.

AGU pede bloqueio de bens de mais 42 investigados por atos golpistas.


O órgão pretende que todos os envolvidos nos atos e que foram identificados respondam solidariamente pelo prejuízo causado pela depredação do patrimônio público. 

As manifestações dos últimos meses incluíram acampamentos em diversos quartéis generais do país e culminaram com a invasão e depredação das sedes do Palácio do Planalto, do Supremo Tribunal Federal e do Congresso Nacional, em Brasília, no dia 8 de janeiro.

Fonte: Agência Brasil.

Justiça mantém a prisão preventiva de Roberto Jefferson.


A juíza Abby Ilharco Magalhães, da 1ª Vara Federal de Três Rios (RJ), manteve nesta quinta-feira (26) a prisão preventiva do ex-deputado federal Roberto Jefferson, impedindo que ela seja convertida em medidas cautelares.

Um documento do Ministério Público Federal (MPF) cita a necessidade da prisão preventiva do acusado ser revista a cada 90 dias, caso contrário terá que ser transformada em medidas cautelares.

“Não há novos elementos de convicção ou alteração fática capaz de modificar a conclusão pela concreta necessidade de manutenção da prisão preventiva do réu com vistas à manutenção da garantia da ordem pública”, escreveu a juíza em sua decisão.

Jefferson teve a prisão preventiva mantida, na terça-feira (24), por decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. O acusado teve a prisão em flagrante decretada no dia 23 de outubro do ano passado, depois de ter feito ofensas à ministra Cármen Lúcia, do STF.


Quando os agentes da Polícia Federal foram cumprir à decisão do STF, na casa de Jefferson, em Comendador Levy Gasparian, no interior do estado, foram recebidos a tiros. A juíza cita o elevado potencial ofensivo do armamento apreendido na casa do ex-parlamentar, dentre eles granadas e armamento de uso restrito, além do número de disparos efetuados em direção à viatura da Polícia Federal, entre 50 e 60 disparos. 

Três dias depois do ataque aos policiais federais, o ministro Alexandre de Moraes transformou a prisão em flagrante de Jefferson em preventiva.

Fonte: Agência Brasil.

Dólar sobe para R$ 5,11, mas termina semana em queda.




Em um dia de correção no mercado financeiro, o dólar voltou a subir para acima de R$ 5,10, mas fechou a semana em queda. A bolsa de valores caiu pelo segundo dia consecutivo, com investidores vendendo ações que se valorizaram nos últimos dias.

O dólar comercial encerrou esta sexta-feira (27) vendido a R$ 5,112, com alta de R$ 0,037 (+0,74%). A cotação chegou a operar em baixa durante a manhã, caindo para R$ 5,05 por volta das 10h, mas inverteu o movimento após a abertura do mercado norte-americano. Durante a tarde, operou perto da estabilidade, mas acelerou nas duas horas finais de negociação.

Apesar da alta de hoje, a moeda norte-americana caiu 1,84% na semana. Em 2023, a divisa acumula queda de 3,18%.

No mercado de ações, o dia foi marcado pela venda de ações. O índice Ibovespa, da B3, fechou aos 113.316 pontos, com queda de 1,63%, e acumulou alta de apenas 0,25% na semana. O indicador operou em baixa durante todo o dia, pressionado pela venda de ações que tinham subido no início da semana.


No caso da Petrobras, os papéis mais negociados e com maior peso no Ibovespa, os investidores estão atentos às ações do novo presidente da estatal, Jean Paul Prates. Os papéis ordinários (com voto em assembleia de acionistas) recuaram 2,27%. As ações preferenciais (com prioridade na distribuição de dividendos) perderam 2,21%.

No mercado internacional, o dólar operava com pequena alta diante das principais moedas estrangeiras. Em relação ao real, no entanto, a moeda norte-americana subiu mais porque tinha caído mais que a média nos últimos dias. A bolsa brasileira não acompanhou as bolsas norte-americanas, que subiram sob a expectativa da reunião do Federal Reserve (Fed, Banco Central dos Estados Unidos) na próxima semana.

Fonte: Agência Brasil.

Japão anuncia novas sanções à Rússia em resposta à guerra na Ucrânia.

O ministério de Relações Exteriores do Japão anunciou que irá aplicar novas sanções à Rússia em reação ao conflito na Ucrânia e “com o objetivo de contribuir com os esforços internacionais para se chegar à paz internacional visando a solução da questão, em linha com as medidas tomadas por outros grandes países”.

Segundo documento publicado no site do ministério, pessoas físicas e jurídicas listadas pelo governo japonês terão seus pagamentos e transações restritas e 49 entidades russas não receberão qualquer tipo de exportação vinda do Japão, dando ênfase a itens que possam “desenvolver a capacidade militar da Rússia”.

De acordo com o governo japonês, todos os nomes listados para sanções são “indivíduos considerados diretamente envolvidos na “anexação” da República Autônoma da Crimeia e da cidade de Sevastopol ou na desestabilização da parte oriental da Ucrânia”, além de 14 ucranianos oriundos do leste e do sul do país que teriam apoiado a Rússia diretamente na invasão.

Fonte: Agência Estado.

Rússia ataca Ucrânia com míssil hipersônico após anúncio dos tanques do Ocidente.


A Rússia lançou um novo ataque aéreo na Ucrânia nesta quinta-feira, 26, que matou pelo menos 11 pessoas e provocou cortes de energia, um dia depois de os aliados ocidentais de Kiev terem concordado com o envio de tanques pesados para resistir às tropas de Moscou.

O Kremlin afirmou que esta entrega de equipamento pesado representa o envolvimento direto das potências ocidentais no conflito e intensificou sua ofensiva em várias áreas da região de Donetsk, no leste da Ucrânia.

A Rússia fez um ataque aéreo com 55 mísseis contra alvos na Ucrânia. Segundo o general Valeri Zalujni, comandante das Forças Armadas ucranianas, foram utilizados diversos mísseis, incluindo o modelo hipersônico Kinjal, lançado de interceptadores MiG-31K. Ele afirmou que 47 dos projéteis mais lentos, como modelos de cruzeiro Kalibr, foram derrubados.

“Estamos falando de mísseis aéreos e marítimos (X-101, X-555, X-47, Kinjal, Kalibr, X-59). Lançamentos de aeronaves Tu-95, Su-35, MiG-31K e navios do Mar Negro”, escreveu Zaluzhnyi no Telegram.

Os mísseis hipersônicos são armamentos mais precisos e eficazes, capazes de cobrir grandes distâncias e de mais difícil interceptação. Eles foram usados pela primeira vez na guerra em março do ano passado. Não está claro qual foi o alvo dessa vez.

Ao todo, o país registrou 11 mortes. Odessa, o maior porto ucraniano, ficou sem energia e água corrente. Houve ao menos um morto em Kiev, e em Vinnitsia, no oeste do país, foram registradas seis grandes explosões. Não está claro onde foi empregado o Kinjal, uma das “armas invencíveis” reveladas por Putin em 2018 e já utilizada no conflito.

“O objetivo dos russos segue inalterado: pressão psicológica sobre os ucranianos e destruição de infraestrutura crítica. Mas nós não podemos ser quebrados”, escreveu o general no Twitter. Enquanto isso, forças de Putin têm feito avanços lentos no sul e no leste do país.

Em Moscou, o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, voltou a criticar o Ocidente e sua promessa de entrega de armas pesadas. Segundo ele, as autoridades russas não concordam com as palavras dos líderes ocidentais de que o fornecimento de armas à Ucrânia, como as doações de tanques anunciadas na quarta-feira, não significa seu envolvimento no conflito.

“São constantemente ouvidas declarações de capitais europeias e de Washington de que o envio de vários sistemas de armas, incluindo tanques, para a Ucrânia não significa de forma alguma o envolvimento desses países ou da aliança Otan nas hostilidades que ocorrem na Ucrânia. Discordamos veementemente disso”, disse Peskov. “Em Moscou, tudo o que a aliança e as capitais que mencionei estão fazendo é percebido como envolvimento direto no conflito. Vemos que está crescendo.”

Previsão até abril

Na quarta-feira, os Estados Unidos e a Alemanha anunciaram, respectivamente, a transferência dos tanques Abrams M1 e Leopard 2 para a Ucrânia, acompanhados por anúncios de outros países de planos de também fornecer armas pesadas.

Mesmo antes dos tanques de alta tecnologia, a lista de veículos blindados leves modernos doados à Ucrânia nas últimas semanas já era vasta. Desentendimentos travavam as doações dos tanques havia várias semanas.

A Alemanha impunha como condição para enviar os Leopards – e também para permitir o envio do mesmo equipamento por outros países europeus, pois, como país-fabricante, o governo alemão tem o direito de veto a exportações – que os EUA a acompanhassem. Berlim acabou vitoriosa na disputa política. Nesta quinta-feira, o Ministério da Defesa alemão anunciou que os 14 de seus Leopards serão enviados entre o fim de março e o início de abril.

Ainda não se sabe quando começará o treinamento para o uso dos Leopards. A Defesa alemã afirmou que a capacitação para o manuseio dos blindados leves Marder começa ainda em janeiro e, para os Leopards, “um pouco mais tarde”. Na noite de quarta-feira, a Casa Branca afirmou que o treinamento nos tanques Abrams começará em “semanas, não meses”.

As doações, que se somam a anúncios britânicos prévios do fornecimento de tanques Challenger 2, impõem um desafio logístico à Ucrânia, que precisará treinar soldados para usar três novos tipos diferentes de tanques pesados. Sobretudo os americanos, que consomem muito combustível, exigem grande apoio operacional.

A principal força entre as doações dessa remessa deve ser o Leopard 2, por ser mais fácil de manter e adequado para as condições ucranianas e por chegar em maior número. As estimativas apontam que a quantidade total desse tipo de tanque deve ficar em torno de 100, o correspondente a uma brigada. Isso pode ser decisivo para ajudar futuras ofensivas ucranianas, embora seja considerado insuficiente para vencer a guerra.

Mais importante é a sinalização de que os aliados da Ucrânia estão dispostos a enviar mais armas pesadas. Os líderes ocidentais enfatizaram repetidamente que a Otan não se tornará participante direta do conflito militar e não enviará suas tropas para a Ucrânia, mas as armas enviadas são cada vez mais de alta tecnologia.

Nesta quinta-feira, o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmitro Kuleba, disse que conversou com o ministro das Relações Exteriores da Polônia, Zbigniew Rau, sobre caças, um pedido feito à Otan desde o início da guerra. Yuri Sak, que assessora o ministro da Defesa da Ucrânia, Oleksi Reznikov, disse que os caças seriam “o próximo grande obstáculo”.

“Se os conseguirmos, as vantagens no campo de batalha serão imensas”, disse ele. “Não são apenas os F-16. Aeronaves de quarta geração, é isso que queremos.”

Até aqui, a Ucrânia recebeu apenas aviões da era soviética e peças sobressalentes para equipar a sua Força Aérea. Recentemente, no entanto, o governo holandês disse que avaliaria a transferência de alguns de seus 50 caças em coordenação com aliados.

Em resposta à transferência de tanques, o deputado da Duma Estatal da Crimeia, Mikhail Sheremet, propôs mudar o status jurídico da guerra, ainda considerada como uma “operação especial”. Segundo ele, isso permitirá à Rússia criar uma “zona tampão”. Por sua vez, o Kremlin disse que não havia tais planos.

Fonte: agências internacionais.