Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

sexta-feira, 26 de agosto de 2022

26/08/2022 *--* Deus é Fiel!!!

   Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Homem é preso com arma de fogo sem porte em boate de Pitanga.

No dia 25 de agosto de 2022, às 21h50min, em abordagens a bares e boates de Pitanga, foi abordado em frente uma boate um veículo conduzido pelo seu proprietário, senhor de  39 anos, o qual em revista pessoal nada de ilícito foi encontrado, porém em vistoria no interior do veículo, foi localizado embaixo do tapete do lado do passageiro, uma arma de fogo, do tipo revólver, cromado, marca taurus, registrado em seu nome, com capacidade para cinco disparos, municiado com quatro munições intactas marca CBC. Diante dos fatos narrados foi indagado ao autor se este possui porte de arma, e perante a recusa, foi lhe dado voz de prisão e encaminhado juntamente com a arma a 45ª DRP para serem tomadas as devidas providências.

Fonte: Polícia Militar.

Cemitério de Nova Tebas tem 103 túmulos vandalizados e furtados, desde bronze a alumínio.

No dia 25 de agosto de 2022, por volta das 16h15min compareceu ao DPM um senhor, o qual passou a relatar que hoje por volta das 13h00min, foi comunicado por populares que o cemitério municipal de Nova Tebas havia sido vandalizado, sendo que pessoas furtaram os alumínios e os bronzes de aproximadamente 103 túmulos; que provavelmente o furto ocorreu na madrugada do dia 25/08/2022.


Fonte: Polícia Militar.

Carro é pego pela Polícia Militar de Manoel Ribas com 5 mil carteiras de cigarro.

Nesta data, por volta das 17h30min a equipe policial de Manoel Ribas, retornando de um patrulhamento realizado na localidade rural rio do padre, momento que fez um ponto base em frente a uma igreja, momento que veio  em direção a equipe um automóvel em atitude suspeita, sendo que ao notar a equipe policial demonstrou nervosismo, sendo que foi dado voz de parada, o mesmo não parou, colocando em risco a integridade física da equipe, sendo efetuado 2 disparos pela equipe policial, com o intuito de acertar os pneus traseiros, não acertando, sendo observado dentro desse veículo um pano preto cobrindo algo sobre o banco, sendo então iniciado acompanhamento tático utilizando giroflex e sirene, momento que esse veículo entrou em uma estrada em alta velocidade, conseguido então realizar a abordagem e não localizado nada de ilícito com o mesmo, porém no veículo foi localizado grande quantidade de cigarro de marca do Paraguai (Classic), sendo informado pelo motorista, que no veículo teriam 500 maços de cigarro contendo 5000 carteiras. Diante dos fatos foi dado voz de prisão, sendo conduzido motorista e o veículo carregado de cigarros ao DPM de Manoel Ribas para realização da documentação pertinente. Posteriormente deslocado a delegacia da polícia federal de Guarapuava/Pr.

Fonte: Polícia Militar.


Nova Laranjeiras - Soldados do Exército apreendem grande quantidade de maconha.

A operação começou pela manhã e não tem hora para terminar. O trânsito no local está lento, principalmente na pista em direção à Laranjeiras do Sul. Veículos de passeio, utilitários e caminhões de carga estão sendo vistoriados.

Durante a ação por volta das 10h30, uma carreta com placas do Paraguai foi abordada e após buscas, foi encontrada grande quantidade de maconha.

O veículo era ocupado por um casal de paraguaios que foram presos em flagrante por tráfico internacional de drogas.

O total da apreensão ainda não foi divulgado, mas calcula-se em torno de 200 quilos da droga.

Fonte Ta Sabendo

Dupla acusada de matar jovem em Faxinal é julgada nesta sexta-feira.


Acontece nesta sexta-feira (26), em Faxinal, no Vale do Ivaí, o julgamento de Clóvis Maia e Cristiano Gonçalves, acusados de homicídio duplamente qualificado, disparo de arma de fogo e porte ilegal de arma.

O júri, presidido pela Juíza de Direito, Drª Maria Luíza Mourthé de Alvim Andrade, está marcado para ter início às 9 horas. 

O advogado, Edneuds Batista, atuará na defesa dos réus, juntamente com a Dra. Ana Clara de Paula. Na acusação, o Dr. Lucas Franco de Paula, Promotor de Justiça.

A dupla é acusada de, ao armar uma emboscada para assassinar um caseiro de uma fazenda, em janeiro de 2019, matar Leandro Silva Fernandes, que na época tinha 19 anos. 

O caso

Uma emboscada para assassinar um caseiro de uma fazenda terminou com a morte de um jovem de 19 anos e a prisão de quatro pessoas, em Faxinal. O crime de cunho passional foi elucidado após uma reviravolta na investigação que tratava, inicialmente, de uma tentativa de assalto. 

Segundo o delegado Ricardo Mendes, Leandro Silva Fernandes, Clóvis Ferreira Maia, 34 anos e Cristiano Gonçalves, 22 anos foram até a propriedade com intuito de matar o caseiro Cícero Oliveira Pereira, 34 anos.

A motivação seria um caso extraconjugal entre Pereira e a esposa de Maia, Franciele Garcia dos Santos. Ela ainda teria uma dívida com o amante que ultrapassa R$ 5 mil, motivo pelo qual tornou-se uma suspeita e também acabou presa. 

"Eles iriam simular um roubo e matariam o caseiro. Os comparsas teriam pagamento, Maia teria a honra lavada e a mulher a dívida quitada. Mas deu tudo errado", comenta o delegado. 

De acordo com o delegado, o caseiro também foi preso por posse e porte de arma e uso de munição proibida. Já a mulher foi liberada após alvará de soltura. 

"No inquérito vou indiciar ela por participação no homicídio qualificado", afirma o delegado. 

Fonte TNOnline

Adolescente morre no hospital após levar descarga elétrica quando manuseava celular, no Paraná.


Um adolescente de 16 anos, morreu no hospital após ter sofrido uma descarga elétrica. Ele estava internado desde o dia 5 de agosto, quando levou um choque enquanto manuseava um celular.

O jovem estava na laje de uma construção na Rua Amélio Barbosa no Distrito de Iguatemi, em Maringá. De acordo com os relatos de testemunhas, ele estava com o celular recebeu uma descarga elétrica.

Conforme o Samu, algum fio energizado provavelmente estava próximo e o celular puxou a eletricidade, provocando a descarga elétrica que causou queimaduras em cerca de 40% do corpo da vítima. O celular chegou a explodir.

Quando o socorro chegou o adolescente ainda estava consciente. Ele precisou ser intubado pela equipe do Samu devido à gravidade. Socorristas do Corpo de Bombeiros tiveram bastante trabalho para fazer a retirada da vítima de cima da laje.

Com muito cuidado ele foi colocado na ambulância e levado até um terreno próximo, onde o helicóptero do Samu aguardava para fazer o transporte da vítima até o Hospital Metropolitano de Sarandi.

Fonte: O Bem Dito

Homem é preso acusado de estuprar menina de 13 anos em Campo Mourão.


Investigadores da Polícia Civil de Campo Mourão prenderam em flagrante na tarde desta quinta-feira (25) um homem de 35 anos acusado de estupro de vulnerável.

Segundo relatos da vítima, uma menor 13 anos, o crime ocorreu na noite de ontem, quando ela foi até a casa do seu ex-cunhado. Ao chegar ao local, ela relatou que o homem após passar as mãos pelo seu corpo, cometeu o estupro.

O delegado-chefe da 16ª Subdivisão Policial, Nilson Rodrigues, ao tomar ciência dos fatos, despachou uma equipe para diligências e o acusado foi detido no Jardim Paulista. O homem foi conduzido para a delegacia e autuado em flagrante delito por estupro de vulnerável.

Fonte: Ta Sabendo

Homem agride esposa com bebê no colo em Jardim Alegre.


A Polícia Militar (PM) foi chamada na noite de quinta-feira (25) para atendimento de uma situação de violência doméstica em uma residência no centro de Jardim Alegre.

Chegando ao local a mulher aguardava na rua juntamente com suas filhas uma de 10 anos, e a outra de um mês. Ela passou a relatar que estava em sua residência, quando o marido chegou da rua agressivo, ele havia saído no dia anterior e retornava naquele momento.

Assim que chegou começou a discutir com a esposa, vindo a agredi-la fisicamente, com chutes, socos, causando inclusive hematomas em seu pescoço e braços. Além de agredi-la fisicamente, o homem tentou retirar de seu colo, a sua filha de um mês, chegando a empurrá-la. Porém não conseguiu derrubá-la.

Como o marido se encontrava muito agressivo, a mulher pegou o celular para ligar para a PM, o marido subtraiu seu celular e o jogou no chão vindo a quebrá-lo.

Na sequência, ela e as filhas saíram correndo de casa para pedir ajuda. A vítima informou possuir outros dois boletins em desfavor do companheiro pelo mesmo motivo.

Após ser orientada quanto aos procedimentos e diante do desejo de representação criminal contra o marido, a equipe entrou na residência, mas ele se evadiu pela porta dos fundos, pulando muros das residências vizinhas tomando rumo ignorado.

Sendo assim, foi realizado diligências nas proximidades do local no intuito de localizar o autor, porém sem êxito. A solicitante foi orientada, e confeccionado o BOU que será encaminhado até a 54ª DRP de Ivaiporã para providências cabíveis.

A equipe acompanhou a solicitante a se retirar de sua casa, juntamente com suas filhas e alguns pertences, para deslocarem até a casa de familiares que fica próximo do local.

Fonte TNOnline

Dois PMs ficam feridos após viatura capotar durante perseguição a suspeito na BR-277.


Dois policiais militares ficaram feridos depois de uma viatura capotar na BR-277 em Palmeira, nos Campos Gerais do Paraná, durante uma perseguição a um suspeito na quarta-feira (24), segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Conforme a corporação, o motorista perdeu o controle da direção do veículo. O carro tombou na faixa contrária, sobre a vegetação.

Os militares tiveram ferimentos leves e foram levados para um hospital da cidade.

Ainda de acordo com a PRF, o veículo roubado envolvido na fuga foi encontrado abandonado na rodovia.

Fonte Portal Nova Santa Rosa

Motorista perde o controle da direção e capota caminhão na BR-277.


O motorista de um caminhão carregado com verduras perdeu o controle da direção e capotou o veículo na BR-277, em São Luiz do Purunã, no município de Balsa Nova, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o caminhoneiro sofreu ferimentos leves e disse que o veículo teve problemas mecânicos. O acidente aconteceu na manhã desta quinta-feira (25), no quilômetro 139 da rodovia.

A carga do veículo ficou espalhada pela lateral da pista e teve que ser recolhida pelas equipes.

Ainda conforme a polícia, após o acidente, o trânsito na faixa sentido Curitiba precisou ser direcionado pelo acostamento, o que causou filas de veículos. A pista foi liberada ainda durante a manhã desta quinta-feira.

Fonte G1

Mulher fica ferida ao colidir com veículo em poste às margens da BR 277.


Por volta das 15h40m desta quinta-feira (25), o SIATE do Corpo de Bombeiros de Medianeira foi acionado para atender à um acidente do tipo saída de pista, seguido de choque contra anteparo, na rodovia BR 277.

O acidente foi registrado na altura do km 675, em frente ao Bairro Pedreira, onde um veículo Corsa Sedan acabou saindo da pista e colidiu contra um poste, vindo a cair no barranco, ficando com as rodas para cima.

Uma mulher de 25 anos foi socorrida pelo SIATE e encaminhada para atendimento médico, com ferimentos considerados moderados.

Fonte: Guia Medianeira

Batida envolvendo dois carros e um caminhão deixa três vítimas feridas na BR 277 em Guaraniaçu.


Três vítimas ficaram feridas em acidente de trânsito registrado no quilômetro 502 da BR 277 em Guaraniaçu, próximo a comunidade de Bela Vista na manhã de quinta-feira (25).

Conforme informado, dois automóveis, um Uno, com placas de Guaraniaçu, e um Gol, com placas de Diamante do Sul, que seguiam sentido Laranjeiras do Sul a Cascavel, se envolveram em batida traseira com o caminhão que trafegava no mesmo sentido.

O motorista do Uno sofreu trauma no tórax e maxilar, o idoso uma fratura no pé e uma idosa fratura no fêmur. As vítimas foram atendidas e encaminhadas à unidade hospitalar. Os ocupantes do Gol e do caminhão não ficaram feridos.

Atenderam a ocorrências, socorristas, médico e Oficial de Área do Corpo de Bombeiros, ambulâncias do Samu e do Município, além do caminhão da Defesa Civil de Guaraniaçu e equipes da PRF (Polícia Rodoviária Federal)

A BR 277 ficou parcialmente interditada para atendimento da ocorrência e o trânsito foi seguia por uma pista e pelo acostamento. A rodovia foi sinalizada por cones.



Fonte Portal Nova Santa Rosa

Pedestre morre atropelado em rodovia BR-376.


Um homem, de 60 anos, morreu após ser atropelado na noite desta quinta-feira, 25, na BR-376, no Contorno Sul de Mandaguari. Ele foi atingido por um carro que seguia sentido Jandaia do Sul à Maringá.

O pedestre tentava atravessar a rodovia quando houve o acidente. O motorista do veículo, de 40 anos, não se feriu. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), ele foi submetido ao teste do bafômetro, que não indicou a presença de álcool.

O corpo, ainda não identificado, foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Apucarana. A PRF fez um boletim de acidente de trânsito para apurar as circunstâncias da morte.

Fonte GMC

MP denuncia advogados e assessores suspeitos de aplicar golpes em famílias de presos.


O Ministério Público do Paraná em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, ofereceu denúncia criminal contra dois advogados e três assessores investigados pela prática dos crimes de organização criminosa, estelionato, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro. Eles são suspeitos de aplicarem golpes em familiares de pessoas presas com a finalidade de obterem vantagem indevida. Anteriormente ao oferecimento da denúncia, os requeridos foram alvos de mandados de prisão e de busca e apreensão (um dos advogados e um assessor estão presos, um advogado cumpre prisão domiciliar com monitoração eletrônica e dois assessores encontram-se foragidos), tendo sido contatadas as condutas criminosas. A denúncia foi formulada pela 3ª Promotoria de Justiça de Araucária, que está à frente das investigações do caso.

Funcionamento – De acordo com as apurações, o grupo criminoso tomava conhecimento das prisões em flagrante ocorridas no município de Araucária, principalmente durante os plantões. Após obterem informações pessoais dos custodiados, entravam em contato com os familiares, apresentando-se como advogados contratados pelo preso, e exigiam valores sob a justificativa de pagamento de fiança ou honorários advocatícios. Os pedidos de pagamento eram feitos com a promessa de obtenção da liberdade dos presos. Como parte da estratégia, os advogados forneciam peças dos autos de prisão em flagrante, pressionando os parentes a efetuarem os pagamentos, alegando que, caso a fiança não fosse paga, o detido seria transferido para um presídio, o que gerava grande preocupação – muitas das vítimas eram pessoas idosas e com condições financeiras limitadas.

Acreditando na veracidade das informações, os valores eram pagos em espécie, por intermédio de operações de débito e crédito, por depósito ou via PIX, em sua maioria, para uma sociedade empresarial limitada sem registro na OAB/PR. Mesmo recebendo os valores, os investigados pleiteavam a dispensa ou redução da fiança, sob o argumento de que os familiares não possuíam condições financeiras. Com o deferimento dos pedidos pelo Juízo o grupo criminoso se apropriava das quantias, uma vez que as vítimas não eram comunicadas da isenção ou redução das fianças.

Alerta à população – No curso das investigações, apurou-se ainda que dois assessores do escritório investigado apresentavam-se como advogados sem possuírem inscrição da Ordem dos Advogados do Brasil. Eles inclusive já teriam sido condenados pela prática de outros crimes, dentre eles, de estelionato, com trânsito em julgado.

O MPPR acredita que a partir do cumprimento dos mandados e da divulgação do esquema novas vítimas do grupo possam surgir, já que os investigados atuavam em processos criminais em toda a Região Metropolitana de Curitiba. A Promotoria de Justiça em Araucária orienta a quem acredite ter sido lesado a procurar a sede da OAB/PR de sua localidade, o Cartório da Vara Criminal ou as Promotorias de Justiça com atribuição criminal da localidade da prisão em flagrante com o objetivo de obter esclarecimentos quanto ao processo.

Fonte: CGN.

Homem ganha 1 milhão de dólares na loteria e quase esquece bilhete em loja: “Ainda estou em choque”.


Cada vez mais comuns no Brasil, os casino online dinheiro real têm se tornado um hobby importante para os brasileiros. As estimativas é que existam cerca de 400 plataformas atuando por aqui, ainda que não haja uma regulamentação completa sobre o tema dos jogos de azar nas leis nacionais.

Além disso, há também que esteja habituado a ir sempre à loteria, atividade liberada por lei e gerida pela Caixa Econômica. Afinal, quem não sonha com uma grana extra vinda de um sorteio ou de uma raspadinha? Pois foi isso que aconteceu com um homem nos EUA. Mas o detalhe curioso é que ele quase pôs tudo a perder por uma desatenção.

Tad Alber, de 57 anos, descobriu há uma semana que havia ganho 1 milhão de dólares ao comprar um bilhete premiado da Mega Millions, uma loteria local no estado de Iowa. O rapaz ficou tão nervoso com a notícia que, ao sair para comemorar a novidade, acabou deixando o bilhete na loja e foi embora. “Ainda estou em choque. Meu estômago não está bem ”, disse Tad Alber, 57, de West Union, ao reivindicar seu prêmio na sede da Loteria de Iowa. Ele conseguiu encontrar o bilhete 30 minutos depois de deixar o local. Que sorte!

De acordo com um comunicado da Loteria de Iowa , Alber estava trabalhando e ainda não tinha noção de que um bilhete premiado da sua cidade havia ganho o prêmio milionário. Nenhum dos seus familiares ou amigos sabia que ele havia comprado um exemplar do bilhete da loteria e, por isso, não faziam ideia de que ele era o vencedor.

Ainda sem saber que tinha levado o prêmio da loteria, Alber foi à loja de conveniência para comprar a refeição do seu jantar: um pouco de frango, salada e algumas bebidas para a sua noite. Enquanto terminava de pagar as compras, pediu que uma das atendentes verificasse o bilhete que havia comprado.

De acordo com Alber, quando o balconista lhe disse que ele ganhou US$ 1 milhão, ele ficou tão abalado e animado que deixou o bilhete premiado para trás. “Quase me esqueci de pagar o frango”, disse Alber. “Eles me disseram: ‘Você tem que comprar o frango.’ Então eu me virei e comprei o frango e fui embora.”

Então, Alber foi ao encontro de seu irmão e de sua cunhada para contar a novidade. Só então ele percebeu que estava sem o bilhete. Ele ligou para o estabelecimento para contar o que havia ocorrido e voltou correndo para a loja. Tudo certo, e seu bilhete estava lá!

O ingresso de Alber é o quarto em Iowa a ganhar um prêmio de pelo menos US$ 1 milhão em 2022. Ele disse que as notícias de sua grande vitória se espalharam rapidamente pela comunidade. “Acho que às 14h, metade da cidade já sabia. Às 17h, todo mundo sabia”, disse.

Alber disse que planeja usar uma parte do prêmio para ajudar seu irmão a reabrir o restaurante que eles mantinham na cidade, mas que precisou ser fechado em meio às medidas restritivas da pandemia. “Acho que é hora de reabrir e agora tenho o dinheiro para fazer isso”, disse Alber.

Fonte: CGN.

O Superpão Compre Mais Pitanga tem novidades para você, venha fazer seu cartão de compras de forma rápida e aproveitar as nossas super ofertas deste dia 26/08/2022.

Veja as SUPER OFERTAS do Superpão compremais de Pitanga a loja mais barata da cidade e região.



TSE nega pedido de Marçal para Pros não apoiar candidatura de Lula.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, negou o pedido do candidato à Presidência da República Pablo Marçal (PROS) para proibir o partido de apoiar a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 


A decisão foi tomada pelo ministro na condição de relator do registro de candidatura de Marçal. O candidato ainda queria garantir acesso ao tempo no horário eleitoral no rádio e na TV e a validação de sua candidatura, que foi revogada pelo partido.


Além de ter o pedido rejeitado, Moraes ainda determinou que o tempo no horário eleitoral destinado ao Pros fosse distribuído para a Coligação Brasil da Esperança, formada pelo partidos que apoiam a campanha de Lula. 


Após a determinação, Marçal ficou fora da distribuição do tempo. Apesar da decisão, o nome de Pablo Marçal, que é coach e influenciador digital, continua no sistema DivulgaCand, plataforma que reúne os registros dos 12 candidatos à Presidência. De acordo com Moraes, a questão deve ser resolvida quando o registro de candidatura for julgado definitivamente. 

Entenda

No início deste mês, o registro de candidatura de Marçal foi feito quando o Pros estava sob o comando de Marcus Holanda, líder de uma ala da legenda que se opõe ao atual presidente, Eurípedes Júnior. 

Após uma disputa judicial pelo comando da legenda, o TSE concedeu liminar para determinar que Júnior deve ficar na presidência do partido. 

Com a decisão, a direção da sigla convocou nova convenção partidária para revogar a candidatura de Marçal e apoiar campanha do ex-presidente Lula. 

Inconformado com a medida, Marçal recorreu ao TSE para tentar derrubar a deliberação. 

Fonte: Agência Brasil.

Lula diz no ‘JN’ ter ‘ciúmes’ de Alckmin e afirma que vice já foi aceito pelo PT.

Diante das críticas de setores do PT, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a aliança com Geraldo Alckmin (PSB) como seu vice na disputa pelo Palácio do Planalto durante entrevista ao Jornal Nacional, da TV Globo, nesta quinta-feira, 25.

“Estou até com ciúmes do Alckmin, que sujeito esperto e habilidoso. Ele fez um discurso no dia 7 de maio, quando foi apresentado oficialmente ao PT, que eu fiquei com inveja. Ele foi aplaudido de pé”, afirmou.

Sobre a recepção da base petista em relação à formação de campanha com 10 partidos, o ex-presidente defendeu a união com o seu adversário nas eleições presidenciais de 2006. “Alckmin já foi aceito pelo PT de corpo e alma. Alckmin é uma pessoa que vai me ajudar, tenho confiança que a experiência como governador de São Paulo vai me ajudar a consertar esse País”, disse.

Questionado se o PT não foi um dos responsáveis pelo atual cenário de polarização na política, Lula afirmou que polarização é diferente de estímulo ao ódio e que o Brasil era “feliz” quando a disputa política era entre PT e PSDB.

“Feliz era o Brasil e a democracia brasileira quando a polarização deste país era entre PT e PSDB. A gente era adversário política, trocava farpas… Quando a gente se encontrava em um restaurante, eu não tinha problema em tomar uma cerveja com o Fernando Henrique Cardoso, com o José Serra ou com o Alckmin. A gente não se tratava como inimigo. A militância é como torcida organizada. Política é assim. Você tem divergência, você briga, mas você não é inimigo”, afirmou.

O jornalista William Bonner citou o fato de Lula ter usado a narrativa do “nós contra eles” durante o seu governo e questionou se isso não estimula a polarização. “Polarização é saudável no mundo inteiro. Tem nos EUA, na Alemanha, na França, na Noruega, na Finlândia… Não tem polarização no Partido Comunista Chinês, no Partido Comunista Cubano. Quando se tem democracia, a polarização é saudável. É estimulante. Não podemos confundir polarização com o estímulo ao ódio”, disse.

Fonte: CGN.

Bolsonaro sobe o tom contra Moraes e pede explicações sobre operação da PF.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) subiu o tom nesta quinta-feira, 25, contra o ministro Alexandre de Moraes, que preside o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em transmissão ao vivo nas redes sociais, o candidato à reeleição pediu explicações sobre a operação da Polícia Federal (PF) contra empresários acusados de defender um golpe de Estado caso o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vença nas urnas em outubro. A ação foi autorizada por Moraes no Supremo Tribunal Federal (STF).

“A gente espera aí que o digníssimo Alexandre de Moraes apresente a fundamentação dessa operação o mais rápido possível, porque agora eu estou vendo que a escalada contra a liberdade, aquilo que eu sempre tenho falado, tem se avolumado em cima destes empresários”, declarou o chefe do Executivo. Bolsonaro disse que, dos oito empresários que foram alvos de busca e apreensão, troca informações no WhatsApp com dois.

Foi a segunda vez que o presidente tocou no assunto desde que a operação foi autorizada por Moraes nesta terça-feira, 23. “Eu quero entender o que está acontecendo, que ninguém sabe”, disse. “No meu entender, não falta mais nada para que, realmente, possamos ter um problema grave no Brasil provocado por uma pessoa”, emendou, em referência ao ministro.

Bolsonaro chamou os empresários de pessoas humildes e simples. “Não mereciam esse tipo de comportamento por parte de uma pessoa que deveria zelar pelo cumprimento pela Constituição”, disse o presidente. Mais cedo, o chefe do Executivo evitou aplaudir Moraes durante a cerimônia de posse da nova direção do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Os mandados de busca e apreensão em endereços ligados a oito empresários que apoiam Bolsonaro ocorreram um dia após o chefe do Executivo dizer, em entrevista ao Jornal Nacional, da TV Globo, que o conflito com Moraes estaria “superado”. Integrante do STF, Moraes foi quem autorizou a operação.

“Não podemos viver nessa insegurança. Ou temos uma Constituição ou não temos. Ou se cumpre a Constituição ou não se cumpre”, disse hoje o presidente. Bolsonaro também afirmou que os empresários com quem se encontrou nesta semana em São Paulo, em almoço do grupo Esfera Brasil, estão preocupados. “Estive há dois dias em São Paulo conversando com empresários. Aqueles com quem eu conversei demonstraram preocupação com o que está acontecendo, que pode isso chegar também na sua vida pessoal”, relatou.

Os alvos da operação foram os empresários Luciano Hang, da Havan, José Isaac Peres, da rede de shopping Multiplan, Ivan Wrobel, da Construtora W3, José Koury, do Barra World Shopping, André Tissot, do Grupo Serra, Meyer Nigri, da Tecnisa, Marco Aurélio Raimundo, da Mormaii, e Afrânio Barreira, do Grupo Coco Bambu. Em mensagens num grupo de WhatsApp, reveladas pelo site Metrópoles, eles defenderam um golpe, caso Lula vença Bolsonaro em outubro.

Ontem, durante encontro com lideranças religiosas na região metropolitana de Belo Horizonte (MG), em sua campanha pela reeleição, o presidente comentou pela primeira vez de forma pública a ação da PF. “Cadê aquela turminha da carta pela democracia? ”, ironizou.

Hoje, Bolsonaro também reagiu no Twitter à decisão do TSE, presidido por Moraes, de permitir que mesários retenham celulares dos eleitores no momento do voto para garantir o sigilo. “Respeitar a democracia é muito diferente de assinar uma ‘cartinha'”, criticou.

Fonte BP