Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

domingo, 22 de março de 2020

22/03/2020 *--* DEUS É FIEL !!!!

Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.



TUDO  NO BLOG DO BETO SOBRE O CORONA VÍRUS.

COVID-19






TRANSMISSÃO DO COVID-19






SINTOMAS DO COVID-19



COMO SE PROTEGER DO COVID-19








SUSPEITOS DO COVID-19


DUVIDAS DO COVID-19





Guarapuava unida contra o Corona Vírus, Prefeito Cesar Silvestri divulga várias medidas tomadas pelo Município para proteger a população e evitar o COVID-19. ASSISTA AO VÍDEO !!!


Na data de ontem dia 21/03/2020 o Prefeito de Guarapuava Sr. Cesar Silvestri Filho, fez um decreto com várias medidas para todos Guarapuavanos.

O decreto do Prefeito Cesar Silvestri Filho determina fechamento do comércio e mantém serviços essenciais em funcionamento.
O objetivo é preservar a população de grupos de risco em casa e garantir o atendimento para os casos emergenciais.

O último boletim da Saúde indica que Guarapuava não tem nenhum caso confirmado da doença; mas tem seis pacientes sob suspeita estão sendo monitorados.

Parabéns pela atitude Prefeito Cesar, sempre preocupado com a saúde e bem-estar da população Guarapuavana.  


Merenda escolar será entregue quinzenalmente para famílias de alunos.


O governador Carlos Massa Ratinho Junior determinou a entrega dos alimentos perecíveis e não perecíveis às escolas para estudantes regularmente matriculados e beneficiários do Programa Bolsa Família e/ou em situação de vulnerabilidade social. A medida foi formalizada pelo Decreto 4.316/20, assinado neste sábado (21), que estabelece os meios para a distribuição.

Segundo o governador, a decisão tem como objetivo garantir que os alunos e suas famílias tenham acesso facilitado aos alimentos durante o período de suspensão das atividades escolares decorrentes da pandemia da COVID-19. “Ao longo da semana todas as providências devem ser adotadas para que as famílias tenham acesso aos alimentos”, afirmou.

Em cumprimento ao decreto, a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte já publicou a Resolução 901/2020 em que define como se dará a organização das escolas para o recebimento e distribuição da merenda escolar. A entrega dos alimentos da merenda escolar vai acontecer quinzenalmente, com início previsto para 26 de março. Os alunos contemplados e seus responsáveis devem retirar os kits nas escolas em que estão matriculados.

COMO VAI FUNCIONAR

Respeitando a restrição dos grupos de risco do COVID-19, a direção irá organizar uma escala de trabalho de plantão para o recebimento e distribuição dos alimentos com a presença do diretor, diretor-auxiliar, agente educacional I e II.

Os gestores escolares poderão, ainda, contar com a ajuda de voluntários de sua comunidade escolar, desde que não sejam pessoas do grupo de risco do COVID-19, e com voluntários inscritos na Defesa Civil do Paraná – a lista dos voluntários será divulgada aos diretores escolares para que eles acionem em caso de necessidade.

Para garantir a segurança dos servidores e da operação, a secretaria autorizou a aquisição de sacolas plásticas, luvas, máscaras e álcool gel com recursos do Fundo Rotativo. O dinheiro já foi repassado para as escolas.

No caso de escolas que não tiverem muitos alunos inscritos no Bolsa Família, as instituições poderão ampliar a entrega para alunos em situação de vulnerabilidade social que não sejam contemplados pelo programa do governo federal. A direção da escola poderá optar pelo remanejamento da merenda para outras escolas, contando para isso com o apoio logístico da Defesa Civil.

COOPERAÇÃO – O abastecimento das instituições de ensino e a logística de entrega de alimentos serão coordenados em conjunto pelas secretarias de Estado da Educação e do Esporte, da Agricultura e do Abastecimento e pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar).

Parte dos alimentos que compõem a merenda escolar é fornecida por 179 cooperativas agrícolas. A manutenção do fornecimento será operacionalizada junto às cooperativas pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento.

A pasta da Educação e do Esporte e o Fundepar irão organizar de que forma as escolas estaduais irão receber as remessas de alimentos e realizar a entrega para os estudantes beneficiários de programas de assistência social, preconizando as medidas de segurança impostas pelo enfrentamento da emergência da COVID-19.

Fonte: CGN.


Álcool em gel adulterados são apreendidos.


A equipe de fiscalização da Prefeitura de Santa Terezinha de Itaipu foi acionada na manhã deste sábado, 21, para verificar a venda irregular de frascos de álcool em gel adulterados e fora do padrão regulamentado pela Anvisa, que estariam sendo vendidos em uma farmácia da cidade.

Os frascos apreendidos e as pessoas responsáveis pelo estabelecimento, foram encaminhados a Polícia Militar local e autuadas por crime contra a saúde pública.

Pedimos que as pessoas que adquiriram os frascos deste álcool em gel (na foto abaixo), não façam uso dos mesmos e entre em contato pelo telefone: 3541-1149, que a equipe da Vigilância em Saúde passará para recolher o produto.

Fonte: CGN.




Covid-19: Suspensão de voos já afeta o aeroporto de Toledo.


Na semana passada, a Companhia Aérea Azul emitiu nota afirmando que deixaria de operar em 11 cidades, inclusive Toledo. Outras três cidades do Paraná estão na lista, Cascavel não foi afetada

“Em função da queda na demanda gerada pela propagação do coronavírus, a Azul suspenderá as operações em algumas de suas bases. A companhia ressalta que já está em contato com os Clientes impactados pelas alterações e ressalta que todos eles serão reacomodados em outros voos”.

A Azul emitiu nota nesta tarde onde afirma que deixará de operar em 11 cidades, inclusive Toledo. Outras três cidades do Paraná estão na lista, Cascavel não foi afetada

“Em função da queda na demanda gerada pela propagação do coronavírus, a Azul suspenderá as operações em algumas de suas bases. A companhia ressalta que já está em contato com os Clientes impactados pelas alterações e ressalta que todos eles serão reacomodados em outros voos”.

Neste domingo, a Toledo já teve a linha cancelada.

Confira, a seguir, a lista das cidades que também serão afetadas


De 21 de março a 30 de junho
Bariloche

De 23 de março a 30 de junho
Lages
Pato Branco
Ponta Grossa
Guarapuava
Araxá
Valença
Feira de Santana
Paulo Afonso
Parnaíba



Fonte: CGN.



Hotéis são preparados para alojar profissionais da saúde.


Estabelecimentos vão disponibilizar os leitos de forma voluntária para abrigar profissionais da saúde envolvidos no tratamento do coronavírus, a partir da próxima semana, em diferentes cidades do Paraná. Ideia é evitar a propagação da doença.

O Governo do Estado viabilizou uma rede de proteção aos profissionais de saúde diretamente ligados ao controle e tratamento do coronavírus no Paraná. Hotéis de diferentes municípios, de maneira voluntária, serão transformados em alojamentos a partir da próxima semana. A iniciativa atende uma solicitação do governador Carlos Massa Ratinho Junior e será coordenada pela Secretaria da Saúde e Defesa Civil estadual. A intenção é evitar a propagação da doença.

“O Estado se planeja para antecipar as medidas preventivas, pensando também naqueles profissionais que estão na linha de frente do combate ao Covid-19”, destacou Ratinho Junior. “Os hotéis foram muito solícitos, entendendo a gravidade do momento. Somente com união e parcerias é que vamos vencer essa doença”, acrescentou.

Dois hotéis em Curitiba, dois no Litoral (Guaratuba e Pontal do Paraná) e um Medianeira, na Região Oeste, já disponibilizaram seus espaços, totalizando 250 quartos. Durante o período, esses locais serão dedicados exclusivamente para o isolamento dos profissionais da saúde, deixando de receber hóspedes comuns. A duração do acordo depende do acerto individual com cada uma das empresas. A ideia é viabilizar parcerias similares em todo o Paraná.

PREPARAÇÃO – Um desses hotéis, na região Central da Capital, ficará disponível a partir de segunda-feira (23) e passará a receber médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem, entre outras categorias, na quarta-feira (25), após uma ação de limpeza e esterilização por parte da Defesa Civil. O acordo vale, inicialmente, por 30 dias.

O trabalho de higienização dos 76 leitos disponíveis começou neste sábado (21). “Esses profissionais da área da saúde precisam de um espaço seguro para descansar, para seguir colaborando com o atendimento à população”, explicou o coordenador da Defesa Civil do Estado, tenente-coronel Fernando Schunig.

“Em algum momento eles não vão conseguir retornar para suas residências justamente para não aumentar o perigo. Então esses hotéis servirão como alojamento. É o Estado se preocupando com esses profissionais, uma questão de segurança pública”, acrescentou o coordenador.

Schunig explicou que a relação de profissionais que serão deslocados para esses espaços será definida pela secretaria de Saúde. Inicialmente, a intenção é que os hotéis sejam utilizados por profissionais da mesma cidade, facilitando a logística e o deslocamento. “É um ponto de apoio que busca facilitar um pouco a vida de quem está exposto ao risco mais do que ninguém”, afirmou.

PARANÁ TURISMO – O contato e o acordo com os hotéis estão sendo feitos pela Paraná Turismo, entidade vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo. Presidente da entidade, João Jacob Mehl disse que a disponibilidade de quartos vai aumentar de acordo com a necessidade, podendo haver um revezamento de espaços.

O trabalho, de acordo com ele, é para viabilizar alojamentos no maior número de cidades possível. “Mostra a união do povo paranaense, que quer sair o quanto antes dessa pandemia. Estamos atentos para que a ideia ganhe o maior volume possível de leitos”, disse.

Fonte: AEN.


Uopeccan de Umuarama confirma primeiro caso de Coronavírus.


O Hospital do Câncer Uopeccan de Umuarama confirma o primeiro caso de um paciente com Coronavírus. O resultado do exame saiu neste sábado.

Segundo informações repassadas pela direção do hospital, o homem não é morador de Umuarama, mas de uma cidade da região, mas está internado na unidade. A cidade de origem o paciente não foi informada. Há outros dois pacientes com suspeita da doença internados na unidade.

Cidades com casos confirmados no Paraná:
Campo Largo: 1
Curitiba: 31
Ponta Grossa: 1
Pato Branco: 1
Foz do Iguaçu: 1
Umuarama: 1
Cianorte: 2
Maringá: 1
Londrina: 3
Guaíra: 1


Paraná tem 43 casos confirmados de coronavírus

Fonte: CGN.


Homem que esteve no exterior é o primeiro caso positivo de coronavírus em Ponta Grossa.


Há pouco, a Secretaria de Estado de Saúde (SESA) confirmou o primeiro caso de coronavírus em Ponta Grossa. De acordo com informações da Prefeitura Municipal, por meio da Fundação de Saúde (FMS), o paciente é de sexo masculino e havia viajado para o exterior. A idade, segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, não pode ser divulgada.

De acordo com a prefeitura, a vigilância epidemiológica está monitorando o caso desde o dia 19 de março, realizando contato telefônico diário para obter informações a respeito do quadro do paciente e sobre os contatos domiciliares e próximos. O paciente entra-se em casa em estado estável.

A Fundação Municipal de Saúde afirma que está reforçando a comunicação com o paciente para que o mesmo continue em quarentena/isolamento domiciliar, até que se complete os 14 dias, onde o mesmo não tem a possibilidade de contaminar outras pessoas.

Fonte: Portal A Rede com informações da assessoria de imprensa


Paraná tem 43 casos confirmados de coronavírus


A Secretaria de Estado da Saúde confirmou neste sábado (21) mais sete casos de coronavírus no Paraná. Os pacientes são de Curitiba (4), Umuarama (1), Ponta Grossa (1) e Pato Branco (1). O número de casos confirmados no Estado subiu para 43.

As confirmações são de quatro homens e três mulheres com idades entre 28 e 81 anos, com viagens para São Paulo, Rio de Janeiro e Estados Unidos.  

Os resultados foram divulgados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen), além de dois laboratórios privados já habilitados para confirmações da doença.

O Paraná tem atualmente 43 casos confirmados, 172 descartados e 273 suspeitos. Destes, três estão em isolamento hospitalar e os demais em isolamento domiciliar.

Cidades com casos confirmados:
Campo Largo: 1
Curitiba: 31
Ponta Grossa: 1
Pato Branco: 1
Foz do Iguaçu: 1
Umuarama: 1
Cianorte: 2
Maringá: 1
Londrina: 3
Guaíra: 1

Clique aqui e veja o boletim completo

Fonte: Agência Estadual de Notícias.


Crea-PR suspende serviços presenciais.


O Crea-PR, em postura responsável e colaborativa com os protocolos de conduta definidos pelas autoridades de saúde do País, do Estado e dos Municípios, informa que a partir do próximo dia 23/03/2020, segunda-feira, irá realizar 100% de suas atividades de forma remota, sem a presença de funcionários na sede, Regionais e Inspetorias do Conselho.

Importante destacar que o Conselho manterá seu funcionamento sem interrupção dos serviços prestados aos seus usuários e à sociedade, porém, irá fazê-lo priorizando o atendimento via internet e, excepcionalmente, por telefone.

Respeitadas as limitações e dificuldades iniciais, continuaremos a receber as demandas via Formulários Online disponíveis na área restrita dos profissionais e empresas e tratando as solicitações recebidas.

Nosso atendimento eletrônico também terá continuidade, devendo ser utilizado o Fale Conosco, opção e-mail, no site Crea-PR.

Em função de quarentena obrigatória dos funcionários da sede do Conselho, onde funciona o serviço de 0800 (Central de Informações) este serviço necessita ser temporariamente suspenso. Assim, caso existam assuntos urgentes, que não possam ser solucionados por e-mail, entre em contato com a sua Regional, através destes telefones no link.

Fonte: CGN com Assessoria


Coronavirus: Capitão Leônidas Marques bloqueia entradas da cidade.


O Prefeito de Capitão Leônidas Marques, Claudiomiro Quadri, determinou neste domingo (22) medidas mais severas.

Entre elas determinou o bloqueio das duas principais entradas de Capitão. No antigo trevo, onde está sendo construído um viaduto sobre a rodovia 163 e na região da cidade alta saída para Realeza.

Nestes pontos estarão profissionais orientando motoristas que passam pelo local.

Claudio anunciou no sábado (21) o fechamento compulsório do comércio em geral no município. Bares, restaurantes, hotéis e todos os demais ramos, só se permitindo a abertura de mercados, farmácias, posto de gasolina e depósitos de gás.

Na região do Mercado Trevo, a princípio, o acesso a BR-163 esta liberado.

Fonte: Rádio San.


Morre Lila Covas, viúva de Mário Covas e avó do prefeito de SP.


Morreu em São Paulo Lila Covas, viúva do ex-governador Mario Covas e avó do prefeito da capital paulista, Bruno Covas. A informação é do diretório estadual do PSDB-SP. “Enquanto presidente do Fundo Social de Solidariedade, representou uma mudança no paradigma das ações sociais, implementando programas em parceria com a sociedade civil e instituindo campanhas que priorizaram o desenvolvimento social”, diz a nota, assinada pelo presidente do PSDB-SP, Marco Vinholi, e pelo secretário-geral do PSDB-SP, Carlos Alberto Balotta.

A nota não informa a causa da morte. “Em nome dos tucanos de São Paulo, nos solidarizamos à família Covas neste momento de profunda dor, convictos de que seu exemplo de vida manterá vivo seu legado”, conclui o texto.

A Prefeitura de São Paulo também divulgou nota comunicando “com pesar o falecimento de D. Lila Covas, avó do prefeito Bruno Covas” A Prefeitura informa “que não haverá cerimônia fúnebre, em respeito à recomendação de recolhimento de toda a população”.

Fonte: CGN.


Bolsonaro tem “festinha” de aniversário no Palácio da Alvorada com familiares.

Resultado de imagem para Bolsonaro tem “festinha” de aniversário no Palácio da Alvorada com familiares.

Aniversariante do dia, o presidente Jair Bolsonaro comemorou a data no Palácio da Alvorada, residência oficial da presidência, ao lado da família. Nas redes sociais, a primeira-dama Michelle Bolsonaro publicou vídeo no qual o presidente aparece rodeado das netas e de sua filha, Laura Bolsonaro, enquanto recebe os parabéns, com direito a bolo. O presidente completou 65 anos com uma “festinha”, como ele mesmo descreveu ao mencionar a data durante a semana.

“Vai ter uma festinha tradicional aqui. Até porque eu faço aniversário dia 21 e minha esposa, dia 22. São dois dias de festa aqui”, disse na última terça-feira (17). Michelle faz 38 anos neste domingo (22). Filhos do presidente, o senador Flávio Bolsonaro (sem partido-RJ), o vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ) e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) também compareceram à residência oficial. Bolsonaro ainda se reuniu com o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva.

Em meio à pandemia do novo coronavírus, o presidente recebeu os convidados após falar nesta sexta-feira, 21, que “talvez” precise realizar um terceiro teste para a doença. No Brasil, a doença, que Bolsonaro chamou de “gripezinha”, já matou 18 pessoas e contaminou 1.128. Da comitiva que viajou com o presidente aos Estados Unidos no início do mês, 22 pessoas já foram diagnosticadas com a covid-19.

Até o momento, Bolsonaro segue no Alvorada, sem nenhuma aparição para fora dos portões. Nos fins de semana, o presidente costuma sair ao menos para cumprimentar os apoiadores que o esperam na entrada da residência oficial. Com o novo coronavírus, no entanto, a rotina no entorno do local mudou. O número de apoiadores que aguardam o presidente sair ou entrar da residência diminuiu, e não foi diferente no dia do aniversário do mandatário.

Durante este sábado, 21, o local recebeu poucos visitantes, longe das aglomerações registradas habitualmente. O Ministério da Saúde tem recomendado que as pessoas não saiam às ruas e, principalmente, evitem esse tipo de concentração.

Pandemia

Bolsonaro reservou um momento do aniversário para gravar um vídeo para falar da cloroquina, medicamento que tem apresentado alguns resultados positivos no tratamento de pacientes com coronavírus. No vídeo, que teve os “bastidores” postado nas redes sociais por Flávio Bolsonaro, o presidente informou que o laboratório do Exército vai ampliar a produção do medicamento.

Há pouco, o assunto do coronavírus voltou às redes sociais do presidente. Em sua conta no Twitter, mudou de tom: publicou uma série de mensagens na qual reconhece “a seriedade do momento e o temor de muitos brasileiros ante à ameaça do coronavírus”. Segundo ele, o governo tem trabalhado intensamente para tomar todas as medidas possíveis no combate à pandemia.

Fonte: CGN.