Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

sexta-feira, 1 de setembro de 2023

01/09/2023 *--* Deus é Fiel!!!

      Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Homem de 68 anos é encontrado morto no Rio Bandeira em Santa Maria do Oeste.

No dia 31 de Agosto de 2023, às 15h30min, compareceu no  Destacamento Policial o Sr. J., relatando que na Localidade Rio  Bandeira, no sítio do Sr. H, ao chegarem à tarde encontraram o caseiro da  propriedade, Sr. Sebastião Soares, 68 anos, em óbito em um paiol sobre um  monte de milho, não sabendo especificar o horário e dia do óbito, sendo relatado que o último dia que o Sr. Sebastião foi visto com vida, na segunda-feira dia 28/08/23. Diante dos fatos a equipe acionou uma equipe da Secretaria de Saúde e informou a investigadora de plantão da Delegacia de Polícia Civil de Pitanga. Foi deslocado juntamente com equipe de Saúde Municipal até o local, onde o enfermeiro, constatou o óbito. Sendo isolado o local pela equipe PM e repassadas às informações referente ao caso a investigadora para as demais providências. 

Fonte: Polícia Militar.

Grande oportunidade de negócio em Santa Maria do Oeste, Imóvel na área central por preço que cabe no seu bolso. Veja as fotos.

A casa é toda em alvenaria e revestida de porcelanatos, possui uma garagem para 3 veículos, frente fechada com 2 portões automáticos de elevação, cobertura esmaltada, 2 quartos, um deles com closet, suíte privativa e sacada, a residência possui um banheiro social, sala ampla e bem iluminada, cozinha com móveis planejados, lavanderia com grande espaço, no andar de baixo possui um pátio grande, mais um quarto com banheiro e ainda ao fundo do terreno ainda tem uma edícula, o imóvel está com os impostos em dia e possui escrituração, só chegar transferir e morar nesta belíssima residência próximo ao hospital municipal e com um PREÇO IMBATÍVEL, NÃO PERCA ESTA ÓTIMA OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO.


Contato para mais informações: (42) 99804-8003.







Bicicleta é furtada no centro de Santa Maria do Oeste.


No dia 31 de Agosto de 2023, por volta de 21h30min, compareceu  ao Destacamento Policial, E. L. F, o qual relatou que teve sua bicicleta furtada  em via pública, sendo aro 29 cor branca, marca GT MAX. Diante dos fatos foi  orientado quanto às medidas cabíveis. 

Fonte: Polícia Militar.

Briga entre padrasto e enteado acaba com boletim de ocorrência por dano em Pitanga.

No dia 31 de Agosto de 2023, por volta das 12h10min, equipe  foi acionada para dar atendimento a uma situação de ameaça. No local em  contato com o solicitante o Sr. de 45 anos, nos relatou que se enteado de 24  anos, foi até a sua residência de posse de uma arma branca (facão) e lhe ameaçou de morte e tentou lhe agredir, na sequência desferiu um golpe com o facão no para-brisa traseiro do seu veículo, Fiat/Uno, de cor vermelha, causando dano no veículo. Em seguida se evadiu do local tomando rumo ignorado. Equipe realizou patrulhamento no local e proximidades, porém, não  localizou o autor dos fatos. Foi orientado a vítima quanto aos procedimentos. 

Fonte: Polícia Militar.

PM registra perturbação de sossego e apreende aparelho de som em Ivaiporã.

Policiais militares da 6ª CIPM atenderam ocorrência de perturbação de sossego e apreenderam aparelho de som na noite de quinta-feira (31), em Ivaiporã.  A ocorrência foi registrada pela Polícia Militar às 23h59 na Av. Brasil.

De acordo com a PM, após denúncia através do 190, os policiais foram ao local e conversaram com o solicitante. Ele relatou que há vários meses estão tendo problemas com perturbação de sossego, proveniente do volume excessivo do som e de um ponto comercial vizinho. Disse ainda que sua avó, de 85 anos, está acamada e precisa fazer o uso de medicamentos para dormir.

Diante do relato, a equipe se deslocou até o local, para averiguar a situação, sendo verificado que o som estava ligado em alto volume.

O gerente do comércio foi encaminhado para a 6ª CIPM para a confecção do termo circunstanciado. Também foi feita a apreensão dos aparelhos de som do ambiente.

Fonte Ivan Maldonado

Homem flagra furto de carro e aplica ‘mata-leão’ em suspeito, em Nova Tebas.

Um homem que estava tentando furtar um carro foi preso após a vítima reagir e aplicar um golpe mata-leão nele no meio da rua, no distrito de Catuporanga, em Nova Tebas, na região central do Paraná.

Conforme o boletim de ocorrência da Polícia Militar, a tentativa de furto foi na tarde de quinta-feira (31), por volta das 14h30, na Rua Dom João VI.

Quando a equipe policial chegou ao local, pode presenciar a vítima em luta corporal com o autor ainda dentro do veículo.

A vítima relatou que tinha estacionado seu automóvel, um VW Gol, em frente a um salão.

Cerca de uma hora depois, ao retornar encontrou o suspeito dentro do Gol, tentando ligá-lo. Ao se aproximar da janela do carro, o ladrão se levantou do banco e tentou agredi-lo. Porém, a vítima conseguiu se defender e aplicar um mata-leão.

O proprietário por estar no local, e não contendo nenhuma uma irregularidade, o veículo foi liberado.

O acusado já tem passagens pela polícia e havia deixado a cadeia há apenas dois dias. Ele foi preso e encaminhado à Delegacia.

Fonte TNOnline

Após dar golpe em Arapongas, mãe abandona bebê e mais 2 filhos.

A Polícia Militar (PM) foi acionada, na manhã desta quinta-feira (31), após a proprietária de um estabelecimento comercial de Arapongas (PR) sofrer um golpe.

A ocorrência acabou sofrendo desdobramentos, com a localização de crianças abandonadas em uma residência.

Segundo a empresária, ela entregou mercadorias em uma casa e não recebeu pelos produtos vendidos.

A moradora teria realizado um PIX e, depois da entrega, cancelou o pagamento, o que foi constatado no extrato bancário. Assim que percebeu a situação, a dona do estabelecimento comercial acionou a PM.

Quando a equipe chegou no endereço informado, os policiais militares encontraram três crianças sozinhas: um bebê de 6 meses e duas crianças de 2 e 8 anos. A filha de 8 anos relatou à PM que sua mãe havia saído e não sabia qual horário retornaria.

O Conselho Tutelar foi chamado e constatou o abandono de incapaz. As crianças foram levadas até a sede do órgão, com o apoio da equipe policial.

A proprietária do estabelecimento foi instruída a comparecer na 22ª Subdivisão Policial (SDP), de Arapongas, para adotar os procedimentos cabíveis, tendo em vista que não foi possível localizar a mulher.

Fonte TNOnline

Ginecologista de Maringá vai responder por 39 crimes.

O ginecologista Felipe Sá vai responder por 39 crimes. A denúncia oferecida pelo MPPR (Ministério Público do Paraná) foi aceita ontem, quinta-feira (31), pela Justiça. O caso veio à tona em junho, quando o médico foi preso preventivamente. 

Segundo o MPPR, ele vai ser julgado por 23 violações sexuais mediante fraude, 14 tentativas de violações sexuais, além da prática de violência psicológica e estupro de vulnerável. O ginecologista é investigado desde janeiro e chegou a ser acusado de crimes sexuais contra 42 mulheres.

As vítimas eram pacientes da clínica em que ele atuava e de uma faculdade de Maringá, cidade do norte do Paraná, em que dava aulas. Depois de ser preso, Felipe Sá teve a oportunidade de prestar depoimento à polícia, mas ficou em silêncio.

A defesa do réu tentou recorrer em liberdade, mas o pedido foi negado pelo TJPR (Tribunal de Justiça do Paraná).

Relembre o caso do ginecologista de Maringá

Os casos de violação sexual mediante fraude, importunação sexual e estupro de vulnerável chegaram à polícia em janeiro de 2023, quando as investigações iniciaram. 

Mais de 50 pessoas, entre mulheres que denunciaram as agressões e testemunhas, foram ouvidas pela Polícia Civil. Em agosto, o inquérito foi concluído. 

Nas redes sociais, Felipe de Sá se apresentava como médico, mestre em Saúde Pública pela USP (Universidade de São Paulo), filiado ao Partido Novo e Espírita e membro da associação médico-espírita chamada Ame.

Em consulta ao CFM (Conselho Federal de Medicina), o registro do médico réu de crimes sexuais aparece regular. 

*Com informações da Band News Curitiba. 


Homem é preso no Litoral por estuprar a própria filha, de apenas 11 anos, na Grande Curitiba.

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu preventivamente um homem, de 36 anos, suspeito de estupro de vulnerável cometido contra a própria filha, de 11, em Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba. A captura foi realizada nesta quinta-feira (31), em Paranaguá, no Litoral do Estado.

De acordo com o delegado da PCPR Emmanuel Brandão, o crime ocorreu no dia 16 de abril no município de Quatro Barras. Na ocasião, o indivíduo ingeriu bebidas alcoólicas e, na madrugada, chamou a vítima para seu quarto e praticou o abuso sexual. 

“Após a denúncia, realizamos um intenso trabalho de inteligência e coleta de informações para localizar o suspeito, logrando êxito no cumprimento do mandado de prisão preventiva no município de Paranaguá”, afirma Brandão.  

O indivíduo foi encaminhado ao sistema penitenciário. 

DENÚNCIAS

Aquele que tomar conhecimento da prática de algum crime contra criança ou adolescente deve denunciar.  

A PCPR solicita a colaboração da população com informações que auxiliem em casos de violência contra crianças e adolescentes. As denúncias podem ser feitas de forma anônima através do 197, da PCPR ou 181 do Disque Denúncia.

Se a violência estiver ocorrendo naquele momento, a pessoa deve acionar a Polícia Militar, por meio do 190. 

OPERAÇÃO SHAMAR

A ação faz parte da Operação Shamar, iniciada na segunda-feira (21). A operação é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e acontece em todo o país. Diversas ações, em conjunto com as demais forças de segurança, são realizadas visando coibir a violência contra a mulher.  A iniciativa promove ações repressivas, educativas e de acompanhamento de medidas protetivas divididas entre as forças de segurança pública. 

Fonte BP

Rotam apreende 120 quilos de maconha na PR-180.

A equipe ROTAM do 21º BPM estava em patrulhamento por volta das 10h30 desta quinta-feira (31), na rodovia PR-180, próximo a Comunidade e Vista Alegre, em Enéas Marques, quando os policiais avistaram um automóvel Ford/Escort fazendo uma ultrapassagem na faixa continua, colocando em riscos os demais usuários da via. Os policiais perceberam também que os pneus estavam em péssimas condições de uso.

Ao se aproximar para realizar a abordagem, os policiais viram que um dos passageiros colocou um capuz sobre a cabeça. Os policiais fizeram o acompanhamento e em um local seguro abordaram o carro. No interior do veículo foram localizados diversos tabletes de maconha que após pesados totalizou 120 quilos da droga.

Os ocupantes disseram que pegaram a droga em Foz do Iguaçu e iriam traze-la para a cidade de Francisco Beltrão. O passageiro e o menor foram entregues junto com a droga e o veículo na 19ª SDP, em Francisco Beltrão.

Fonte CGN

Veículo é apreendido com 219 quilos de maconha em Assis Chateaubriand.

Durante operação no combate ao tráfico de drogas e demais ilícitos penais a equipe do Batalhão de Polícia Rodoviária em patrulhamento pela PR-239, município de Assis Chateaubriand, deu ordem de parada para o condutor de um veículo Citroen/C4 Pallas.

Momento em que o condutor desobedeceu a ordem legal e empreendeu em fuga pela rodovia por aproximadamente 10 quilômetros, iniciando assim um acompanhamento tático com sinais luminosos e sonoros ligados.

Durante todo o percurso do acompanhamento o condutor efetuou várias manobras de ultrapassagens forçadas, tanto pelo acostamento quanto em locais proibidos pela sinalização, colocando em risco a integridade física dos outros motoristas.

Em determinado momento o condutor saiu da rodovia, adentrou em uma plantação de milho e perdeu o controle do veículo, possibilitando a realização da abordagem policial.

Na vistoria veicular foi possível constatar que o veículo em questão estava emplacado na cidade de Campo Mourão e era conduzido por um homem de 25 anos.

O interior do veículo, mais precisamente no compartimento de carga foram localizados grandes fardos de maconha, que após pesagem totalizaram 219,700 Kg (duzentos e dezenove quilos e setecentos gramas).

Devido às circunstâncias narradas, o abordado recebeu voz de prisão ao condutor e foi encaminhado até a Delegacia de Polícia Civil para lavratura do flagrante. Aos policiais, o preso informou que seguia de Mercedes/PR com destino a Maringá/PR e que pelo transporte receberia a quantia de R$ 10.000,00 (dez mil reais).

O veículo e o entorpecente também foram entregues na Delegacia de Polícia Civil de Assis Chateaubriand para as providências de Polícia Judiciária.

Fonte CGN

PRF apreende caminhão com uma tonelada de maconha em Iporã.

APolícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu na manhã desta quinta-feira (31) em Iporã (PR), noroeste do estado do Paraná, 1 tonelada de maconha que seria entregue em Umuarama (PR).

A equipe PRF abordou um motorista de caminhão que saía da fronteira e localizou embaixo de uma carga de sucata de metal um fundo falso na carroceria. O caminhão estava com placas clonadas.

Ao acessarem o compartimento, os policiais localizaram uma tonelada da droga na forma de tabletes, pacotes de haxixe e skunk.

O condutor, de 29 anos e morador de Luziânia (GO), informou aos policiais que pegou o caminhão já carregado em Mundo Novo e levaria até a cidade de Umuarama.

Ele poderá responder pelos crimes de tráfico de drogas, adulteração de sinal identificador de veículo automotor e associação para o tráfico.

Fonte CGN

O Bráz Pé, está com novidades imperdíveis das coleções de 2024, parcelamento diferenciado e especial para você cliente amigo, não perca mais tempo, Veja a Fotos e venha correndo para o Braz Pé de Santa Maria do Oeste!!!

O Braz pé de Santa Maria do Oeste, a maior e melhor loja especializada em calçados e acessórios, está pronta para lhe atender e com promoções de calçados imperdíveis. NÃO PERCA E VENHA VOCÊ E TODA A FAMÍLIA PARA O BRAZ PÉ DE SANTA MARIA, veja as fotos:



Motorista fica ferido em capotamento na BR-376, em Ponta Grossa, nesta sexta-feira.

Na madrugada desta sexta-feira (01), a Polícia Rodoviária Federal atendeu a um acidente com capotamento na rodovia BR-376, quilômetro 461, próximo da fábrica da Ambev, em Ponta Grossa. O carro seguia sentido Tibagi/PG. 

Segundo informações, o veículo Fiat Strada Endurance, de Belo Horizonte/Minas Gerais, locado para uma empresa de Curitiba, teria colidido contra a defensa metálica e capotado em seguida. 

De acordo com a equipe da PRF, o motorista ficou ferido, com lesões leves, e foi encaminhado pelo serviço médico para um hospital em Ponta Grossa. O acidente aconteceu por volta das 02h30.

Fonte aRede 

Idosa de 91 anos sofre ferimentos graves em acidente entre carro e ônibus na BR-163, na madrugada de sexta-feira.

O acidente foi registrado no início da madrugada desta sexta-feira (01), por volta de 00h15 na rodovia BR-163 em Planalto, envolvendo um ônibus Scania, modelo Roma e um Fiat/Uno.

Uma idosa de 91 anos, passageira do Uno, sofreu ferimentos considerados graves, foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e encaminhada para o hospital.

A Polícia Rodoviária Federal registrou a ocorrência.

Fonte PPNEWS

Caminhonete colide na traseira de trator na PR-495, em Santa Helena.

Na noite de quinta-feira (31), por volta das 19h, um acidente de trânsito ocorreu na rodovia PR 495, entre Santa Helena e o distrito de Dom Armando, em Missal. O acidente envolveu uma camionete VW/Amarok com placas de Santa Helena e um trator Ford 5600.

De acordo com informações repassadas pela PRE, o trator estava se deslocando no sentido Dom Armando a São Roque, quando a Amarok colidiu com a traseira do veículo agrícola. O condutor da Amarok, um homem de 63 anos, e o motorista do trator, de 26 anos, felizmente saíram ilesos do acidente.

Após o ocorrido, o condutor da Amarok foi submetido ao teste do etilômetro, o qual não apontou nenhum registro de embriaguez. A Polícia Rodoviária Estadual – PRE, posto de Santa Helena, foi prontamente acionada e registrou o acidente.


Fonte Portal Nova Santa Rosa

Idoso de 72 anos morre ao ser ejetado de Fusca durante acidente na PR-160, em Imbaú.


O condutor do veículo VW Fusca perdeu controle da direção capotando, na sequência atingiu uma árvore e foi ejetado do veículo em um acidente na PR-160 em Imbaú.

Foi acionado a equipe do SAMU de Imbaú e Suporte Avançado do SAMU de Telêmaco Borba, que estiveram no local prestando atendimento na situação. Infelizmente a vítima estava sem sinais vitais, sendo constatado o óbito no local.

A vítima foi identificada sendo um idoso de 72 anos, iniciais J.D.O.S., morador da Charqueada de Baixo.

Diante do fato o local foi isolado por uma equipe da Polícia Militar até a chegada da Polícia Rodoviária Estadual. Também foi acionado a Polícia Civil, Criminalística e IML de Telêmaco Borba para procedimentos cabíveis.

A equipe Atento a Rede esteve no local acompanhando toda a situação.

Fonte: A Rede.

Homem sofre ferimentos graves em acidente entre moto e camionete na PRC-280, em Vitorino.

A Polícia Rodoviária Estadual registrou um acidente ontem, quinta-feira (31), o qual deixou um homem com lesões graves.

A colisãofoi registrada por volta de 09h20, na rodovia PRC-280 em Vitorino, envolvendo um Fiat/Strada, placas de Vitorino e uma motocicleta Honda/ CG 125 Titan, placa de São Lourenço do Oeste (SC).

O piloto da motocicleta, I. A. T., 65 anos. sofreu ferimentos graves, foi socorrido e encaminhado para atendimento médico.

O mês de agosto fechou com 20 acidentes, 23 feridos e 10 mortes nos locais de acidentes, na 6ª Companhia da PRE. Pelo menos três pessoas morreram após serem socorridas e este número não consta na estatística.

As informações são do PP News.

Ciclista fica ferido ao colidir com carro na BR-163, em Toledo.


Um acidente envolvendo um carro e uma bicicleta deixou um homem de 63 anos ferido na BR-163, em Toledo, na manhã desta quinta-feira (31). 

Conforme apurado pela equipe de reportagem do Toledo News, o homem e a esposa estavam em bicicletas pela rodovia, quando ele acabou entrando na pista de rolamento, após o trevo de Vila Ipiranga. Um VW/Golf que vinha na mesma direção, sentido a Toledo, acabou colidindo com a bicicleta dele. 

O homem teve laceração na perna direita e foi atendido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado para o Hospital Bom Jesus. A mulher dele não, que estava na outra bicicleta, não foi atingida pelo carro

A Polícia Rodoviária Federal atendeu ao acidente.

Fonte: Toledo News.

Apostila do governo de SP diz que capital tem praia e que Pedro II assinou Lei Áurea.


Material digital produzido pela Secretaria Estadual de Educação de São Paulo contém erros de informação histórica, geográfico e de matemática. Entre os equívocos, está que a cidade de São Paulo possui praia, que a Lei Áurea não foi assinada pela Princesa Isabel, e uma divisão de 36 por 9 tem 6 como resultado.

Essas informações constam em slides publicados no repositório do Centro de Mídias SP, uma iniciativa da Secretaria da Educação do Estado que, segundo a plataforma, visa “contribuir com a formação dos profissionais da Rede e ampliar a oferta aos estudantes de uma educação mediada por tecnologia, de forma inovadora, com qualidade e alinhada às demandas do século XXI”. Os erros foram inicialmente revelados pelo portal Uol, e confirmados pelo Estadão.

Um dos slides informava que Jânio Quadros proibiu o uso de biquínis “em 1961, quando ele era prefeito de São Paulo”. Ainda segundo o texto, “ele emitiu um decreto vetando o uso de biquínis nas praias da cidade”. O decreto mencionado, porém, é da época em que ele era presidente do País e a capital paulista não fica no litoral.

Em outra aula, dedicada aos alunos do 8º ano do ensino fundamental, constava que a Lei Áurea foi assinada por Dom Pedro II em 1888. Ocorre que quem assinou a lei foi sua filha, a Princesa Isabel. Equívocos foram relatados também em aulas de biologia e de matemática.

Em nota, a secretaria informou que “afastou os servidores responsáveis pelos graves erros didáticos no material digital produzido pela pasta. O conteúdo é editável e as informações já foram retificadas e atualizadas”. A reportagem do Estadão acessou o plataforma na tarde desta quinta-feira, e constatou que pelo menos parte do material em PDF continuava a apresentar os erros.

“A coordenadoria pedagógica da instituição vai reforçar a equipe de revisão para que haja aprimoramentos constantes nos recursos didáticos, sempre em total harmonia com o Currículo Paulista”, acrescentou a Secretaria de Educação.

Polêmicas

No início de agosto, o governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos) informou que as escolas estaduais de São Paulo não iriam mais receber os livros didáticos do programa nacional gerido pelo Ministério da Educação (MEC), que compra obras para todo o País há décadas. O secretário da Educação paulista, Renato Feder, resolveu abrir mão de 10 milhões de exemplares para os alunos do ensino fundamental 2 (6º ao 9º ano) para usar apenas material digital. O ensino médio também deixaria de ter livros impressos. Assim, o Estado passaria a utilizar slides acessados por meio digital.

A decisão gerou uma série de críticas, tanto da comunidade escolar, quanto de especialistas. O Ministério Público abriu inquérito para apurar a medida, e o governo acabou recuando.

Dias depois, professores e alunos da rede estadual de educação de São Paulo descobriram que um aplicativo fora instalado em seus celulares particulares sem que tivesse havido autorização para baixá-lo. O app Minha Escola SP surgiu em aparelhos Android de alunos ou pessoas que trabalham nas escolas estaduais.

A Procuradoria-Geral de Justiça também apura suspeita de conflito de interesse entre o secretário da Educação de São Paulo, Renato Feder, e a pasta que ele comanda. Feder é sócio de uma offshore dona de 28,16% das ações da Multilaser, empresa que mantém contratos de R$ 200 milhões com a sua pasta, o que motivou a investigação. Ao todo são três contratos para o fornecimento de 97 mil notebooks para a rede pública estadual.

Fonte: CGN.

O Superpão Compre Mais Pitanga tem novidades para você, venha fazer seu cartão de compras de forma rápida e aproveitar as nossas super ofertas deste dia 01/09/2023.

Veja as SUPER OFERTAS do Superpão compremais de Pitanga a loja mais barata da cidade e região


Governador sanciona lei que acelera programa de desfavelização no Paraná.


O governador Carlos Massa Ratinho Junior sancionou nesta quinta-feira (31) a lei 21.616/2023, que prevê um empréstimo de US$ 150 milhões junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O recurso será usado para financiar o programa habitacional Vida Nova, que tem como objetivo tirar das favelas famílias que moram em condição de vulnerabilidade, dando a elas uma nova condição de vida. Essa é uma das linhas instituídas pelo programa Casa Fácil, aprovado pela Lei Estadual 20.394/20.

Além dos recursos do BID, a primeira fase do programa também contará com investimentos de cerca de US$ 30 milhões do Tesouro Estadual. A previsão é que, neste estágio, seis mil famílias que hoje estão em 140 assentamentos urbanos sejam atendidas. O objetivo é começar pelos pequenos municípios como meta de acabar com as favelas e ocupações irregulares. Além de receber as moradias subsidiadas, as famílias selecionadas contarão com acompanhamento social, em um trabalho intersetorial que vai envolver 18 secretarias.

Desde 2022, um projeto-piloto do programa é desenvolvido nos municípios de Jandaia do Sul, Floraí e Rio Azul. Quando autorizados, os recursos do BID serão usados para que o Vida Nova seja ampliado. O programa faz parte de um projeto perene que tem como objetivo zerar as favelas do Paraná em até 15 anos.

Agora, o pedido será analisado pelo BID e, posteriormente, pelas secretarias de Assuntos Econômicos Internacionais (SAIN) e de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais (SECINT) do Ministério da Fazenda. Como a operação financeira tem a União como garantidora, o empréstimo precisará ser aprovado pelo Senado Federal. A expectativa é que todos os trâmites sejam finalizados ainda neste ano, para que o programa seja iniciado no primeiro semestre de 2024.

Fonte: AEN.

Lula fará cirurgia no quadril no dia 29 de setembro, em Brasília.


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fará uma cirurgia no quadril no próximo dia 29 de setembro, em Brasília.

A data foi divulgada inicialmente pelo UOL e confirmada em seguida pela GloboNews. A cirurgia deve ser conduzida pelos médicos do hospital Sírio Libanês que já acompanham o presidente nos últimos meses.

Segundo apurou o blog, a cirurgia será feita em Brasília porque a recomendação médica é de que Lula não viaje nos dias seguintes ao procedimento.

Lula sofre de artrose no quadril há vários anos. A necessidade de cirurgia já tinha sido confirmada pelo Palácio do Planalto, que afirmou que o presidente passaria por uma "operação programada, nada urgente".

Em julho, durante transmissão em redes sociais, Lula chegou a dizer que pretendia passar pelo procedimento até outubro, porque "ninguém consegue trabalhar com dor o dia inteiro".

O agendamento para o fim de setembro leva em conta as dores de Lula, mas também a intensa agenda de viagens do presidente.

Nesta quinta (31), por exemplo, Lula está no Piauí para anunciar obras do Novo PAC e um programa de enfrentamento à fome e à miséria extrema.

Para setembro, antes da cirurgia, há pelo menos duas viagens internacionais: para a reunião do G20 na Índia, a partir do dia 7, e para a Assembleia-Geral das Nações Unidas em Nova York nos dias 18 e 19. Nessa viagem para os EUA, há previsão ainda de uma visita a Cuba.

A previsão até aqui é de que Lula retorne da viagem aos Estados Unidos no dia 22 de setembro. A equipe médica do presidente ainda não informou estimativa do prazo de recuperação da cirurgia.

Fonte: G1.com

Após Lula ter falado em reparar Dilma, cinco deputados da própria base assinam pedido de impeachment.


Após Lula (PT) ter afirmado em coletiva que é preciso discutir uma forma de reparar Dilma Rousseff (PT) e que a perda do mandato da ex-presidente foi um golpe de estado, 41 deputados assinaram o seu mais recente pedido de impeachment. Entre eles, cinco parlamentares filiados a partidos da base do governo: MDB, PSD e União Brasil que, juntos, lideram oito ministérios

A iniciativa do bolsonarista Sanderson (PL-RS) é uma reação às declarações de Lula no último final de semana, quando estava na Angola. Na sexta-feira afirmou que o Brasil devia um pedido de desculpas a sua correligionária:

— O fato da presidente Dilma ter sido absolvida pelo Tribunal Federal de Brasília demonstra que o Brasil deve desculpas à presidente Dilma, porque ela foi cassada de forma leviana — disse.

Já no sábado, afirmou ser preciso encontrar alguma forma de reparar Dilma. Desde segunda-feira, tramita no Congresso um projeto que visa devolver simbolicamente o mandato e anular as sessões de 2016, quando as ex-presidente foi destituída.

O impasse com a oposição respingou em parlamentares que, apesar de integrarem a base de Lula, assinaram o documento. São eles Sargento Fahur (PSD-PR), Rodrigo Valadares (União-SE), Delegado Palumbo (MDB-SP), Coronel Assis (União-MT) e Osmar Terra (MDB-RS).

Os deputados em questão pertencem a partidos com cargos no primeiro escalão do governo. No caso do MDB, Renan Filho (Transportes), Simone Tebet (Planejamento) e Jader Filho (Cidades) lideram ministérios. Já o PSD tem três pastas comandadas por Carlos Fávaro (Agricultura), Pesca (André de Paula) e Minas e Energia (Alexandre Silveira). Por sua vez, o MDB tem Celso Sabino (Turismo) e Juscelino Filho (Comunicações) no primeiro escalão.

Apesar da revolta, nesta quinta-feira, o presidente voltou a falar sobre o assunto em evento no Piauí. Lula tem tratado o tema como se a Justiça Federal tivesse absolvido Dilma, o que não ocorreu. Recentemente, o TRF-1 manteve o arquivamento das "pedaladas fiscais", sem resolução de mérito.

Veja lista de assinantes:
Sanderson
Sargento Fahur
Marcelo Moraes
Delegado Caveira
Paulo Bilynskyj
Bibo Nunes
Rodrigo Valadares
Bia Kicis
General Girão
Coronel Assis
Amalia Barros
Silvia Waiãpi
Zé Trovão
Sarg Gonçalves
Coronel Telhada
Junio Amaral
Cabo Gilberto Silva
André Fernandes
Marcos Pollon
Mauricio Marcon
Pr Marco Feliciano
Priscila Costa
José Medeiros
Júlia Zanatta
Carlos Jordy
Daniela Reinehr
Rodolfo Nogueira
Nikolas Ferreira
Del Palumbo
Luiz Philippe
Roberta Roma
Dr. Frederico
Carla Zambelli
Del Ramagem
Coronel Chrisóstomo
Capitao Alden
Amalia Barros
Osmar Terra
Zucco
Giovani Cherini
Mário Frias

Fonte: Folha de PE.

Bolsonaro e Michelle se calam em depoimento sobre joias à PF; Mauro Cid pai e filho respondem às perguntas.


A Polícia Federal ouve nesta quinta-feira (31) oito pessoas no caso das joias recebidas pelo governo Bolsonaro em viagens ao exterior. O ex-presidente Jair Bolsonaro, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e mais seis pessoas próximas ao casal foram intimados.

No caso de Bolsonaro e Michelle, o núcleo de advogados do casal traçou algumas estratégias. Ambos se mantiveram em silêncio ao depor.

Os investigadores apuram as circunstâncias de um esquema de venda ilegal de joias recebidas em viagens ao exterior. A expectativa ao ouvir todos ao mesmo tempo era evitar que os depoentes tivessem acesso antecipado às perguntas e que combinassem as respostas.

Entre os depoentes estão o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid (filho) e o seu pai, Mauro Cid, que, segundo fontes ouvidas pelo jornalista César Tralli estão respondendo as perguntas dos investigadores.

Por volta das 11h da manhã, todos os intimados já havia chegado às sedes da PF em Brasília e em São Paulo. São eles:

Jair Bolsonaro: ex-presidente
Michelle Bolsonaro: ex-primeira-dama
Mauro Barbosa Cid: ex-ajudante de ordens de Bolsonaro
Mauro Lourena Cid: pai de Cid, general da reserva que foi colega de Bolsonaro na Aman
Frederick Wassef: advogado de Bolsonaro
Fabio Wajngarten: ex-chefe da comunicação do governo Bolsonaro
Marcelo Câmara: assessor especial de Bolsonaro
Osmar Crivelatti: assessor de Bolsonaro
A maior parte dos depoimentos durou menos de uma hora porque os investigados decidiram não responder os questionamentos.

Ficaram em silêncio: Bolsonaro, Michelle, Wajngarten e Câmara. Em nota, as defesas dos quatro disseram que tomaram essa decisão por julgarem que o Supremo Tribunal Federal (STF) não é a instância adequada para a investigação.

O ministro do STF Alexandre de Moraes "puxou" o caso para a Corte por identificar que os militares e aliados de Bolsonaro envolvidos no caso eram os mesmos citados em outros inquéritos no Supremo – como o das fake news e o das milícias digitais.

Áudio com conversa entre Cid e Wajngarten
A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro entregará à Polícia Federal nesta quinta a íntegra de uma conversa em áudio entre Fábio Wajngarten e Mauro Cid.

No áudio ao qual o blog teve acesso, Mauro Cid disse a Wajngarten "nem sabia que você estava nesse circuito. Se não fosse Fábio nessa guerra toda aí, o negócio estaria muito mais enrolado."

O áudio foi enviado em 13 de março e, segundo Wajngarten, diz respeito ao Kit Rose da grife de luxo Chopard. Naquele momento, a defesa não fazia ideia da existência do Rolex.

Frederick Wassef
O advogado de Bolsonaro, Frederick Wassef, é o único a depor em São Paulo. Ele deixou o prédio da PF por volta das 15h.

Questionado pela reportagem no g1 no local sobre se respondeu as perguntas dos investigadores, Wassef não quis comentar alegando que a investigação corre em segredo de justiça.

Antes de depor, Wassef falou rapidamente com jornalistas em frente à sede da PF. Ele alegou ser vítima de "fake News" e disse não ter cometido irregularidades no caso das joias. O advogado se esquivou, ainda, de responder perguntas sobre a recompra do relógio Rolex para devolução ao Tribunal de Contas da União (TCU) —o que ele confirmou ter feito.

Fonte: G1.

Zanin arquiva processo contra Bolsonaro por omissão na compra da vacina.


O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), arquivou nesta quinta-feira, 31, uma ação movida pela Rede Sustentabilidade contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por omissão na compra de vacinas no auge da pandemia.

O argumento é que o processo perdeu o objeto, porque a crise da covid-19 foi controlada e as vacinas aplicadas. A decisão afirma que o “quadro fático e sanitário” está “estabilizado”.

“Os esclarecimentos técnicos elaborados pelo Ministério da Saúde e trazidos aos autos evidenciam a inutilidade de eventual provimento judicial que discuta o conflito descrito na petição inicial”, escreveu Zanin.

A Rede deu entrada na ação em outubro de 2020. O partido pedia que o governo Bolsonaro fosse obrigado a comprar a vacina Coronavac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, de São Paulo.

Na época, Bolsonaro desautorizou o então ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, que havia anunciado a aquisição de 46 milhões de doses do imunizante. O ex-presidente escreveu nas redes sociais: “A vacina chinesa de João Doria. Para o meu governo, qualquer vacina, antes de ser disponibilizada à população, deve ser comprovada cientificamente pelo Ministério da Saúde e certificada pela Anvisa. O povo brasileiro não será cobaia de ninguém. Minha decisão é a de não adquirir a referida vacina”.

O governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi a favor da extinção do processo. A Advocacia-Geral da União (AGU) enviou ao STF relatórios do Ministério da Saúde sobre as ações de combate à pandemia.

“O Ministério da Saúde comprova a adoção das medidas pertinentes ao enfrentamento da crise sanitária decorrente da pandemia ocasionada pela covid-19, sem prejuízo de seguir empreendendo ações contínuas da política de saúde, especialmente no que diz respeito aos esforços para vacinação de toda a população”, diz um trecho do parecer da AGU.

Fonte: CNN Brasil.