Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

quarta-feira, 18 de maio de 2022

18/05/2022 *--* Deus é Fiel!!!

           Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Inmet emite alerta para perigo de neve em mais de 30 cidades do Paraná; confira a lista.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta, nesta terça-feira (17), sobre o perigo de registro de neve em pelo menos 33 cidades do Paraná. De acordo com o órgão, há risco de neve entre as 21h desta terça (17) e 09h de quarta-feira (18). Veja a lista abaixo.

  • Massa de ar polar se intensifica e há risco de ‘geada negra’ em diversas regiões: “Frio só tende a aumentar”

Mais cedo, o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) divulgou que existe uma tendência de intensificação da massa de ar polar, o que deve provocar geadas em diversas regiões, bem como trazer a possibilidade de “geada negra” no Centro-Sul, nos Campos Gerais e Região Metropolitana de Curitiba.

De acordo com o meteorologista Lizandro Jacóbsen, a massa de ar polar deve permanecer no estado por mais alguns dias, mas a quarta-feira (18) promete ser o dia mais frio da semana.

Nesta terça-feira (17), mais de 90% das cidades do Paraná registraram as temperaturas mais De acordo com o meteorologista Lizandro Jacóbsen, a massa de ar polar deve permanecer no estado por mais alguns dias, mas a quarta-feira (18) promete ser o dia mais frio da semana.

Nesta terça-feira (17), mais de 90% das cidades do Paraná registraram as temperaturas mais baixas do ano, antes do início do inverno, que começa em 21 de junho. Telêmaco Borba, por exemplo, registrou a temperatura de 1,6ºC, enquanto Palmas e Ponta Grossa marcaram 1,8ºC nos termômetros.

 Baixas do ano, antes do início do inverno, que começa em 21 de junho. Telêmaco Borba, por exemplo, registrou a temperatura de 1,6ºC, enquanto Palmas e Ponta Grossa marcaram 1,8ºC nos termômetros.


Sobre o perigo de neve em 33 cidades paranaenses, o Inmet alertou para o risco de ocorrência de acidentes em estradas. Além disso, a neve deve ter espessura de no mínimo 5 cm e 20 cm, no máximo.

Lista de cidades do Paraná que devem registrar neve

1.                       Antônio Olinto

2.                       Bituruna

3.                       Campo do Tenente

4.                       Clevelândia

5.                       Coronel Domingos Soares

6.                       Cruz Machado

7.                       Fernandes Pinheiro

8.                       General Carneiro

9.                       Guarapuava

10.               Honório Serpa

11.               Imbituva

12.               Inácio Martins

13.               Irati

14.               Lapa

15.               Mallet

16.               Mangueirinha

17.               Palmas

18.               Palmeira

19.               Paula Freitas

20.               Paulo Frontin

21.               Pinhão

22.               Ponta Grossa

23.               Porto Amazonas

24.               Porto Vitória

25.               Prudentópolis

26.               Rebouças

27.               Reserva do Iguaçu

28.               Rio Azul

29.               Rio Negro

30.               São João do Triunfo

31.               São Mateus do Sul

32.               Teixeira Soares

33.               União da Vitória

Procurada pela Banda B, o Simepar confirmou a possibilidade do registro de neve, porém em pontos bem localizados e não “com a intensidade colocada no alerta”.

Fonte Banda B

Palmital - Compra de alimentos do pequeno agricultor para a merenda escolar.

A alimentação escolar compreende todo alimento oferecido aos alunos, de forma a fornecer uma alimentação equilibrada, variada e também sustentável.

No município de Palmital, o setor de alimentação escolar se preocupa em não somente entregar alimentos saudáveis, mas que esses alimentos sejam apropriados ao consumo em quantidades e variedades adequadas.

Através do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e da Agricultura Familiar, hoje o município utiliza 100% do recurso que vem do FNDE para a compra de alimentos do pequeno agricultor. Com isso, além de oferecer alimentos regionais e também em sua maioria orgânica, para as escolas, o setor de nutrição entende que muitos dos alunos são filhos de pequenos agricultores da região e essa aproximação e valorização do alimento traz muitos benefícios para a vida deles.

As entregas de frutas, verduras, legumes e polpas são realizadas semanalmente nas escolas.

Laranjeiras - Através do Programa Olho Vivo Prefeitura entrega óculos para mais 40 pacientes.

Ter um atendimento oftalmológico de qualidade e ainda escolher a armação dos óculos também é possível para os usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) em Laranjeiras do Sul, através do Programa “Olho Vivo”, da Secretaria de Saúde.

Os recursos utilizados são do Tesouro Municipal. A iniciativa é responsável por oferecer à população maior qualidade no tratamento de causas oftalmológicas. Nesta terça-feira, 17, mais 40 aparelhos foram entregues gratuitamente. 

De acordo com o vice-prefeito Valdemir Scarpari, os pacientes passam por consulta com um médico oftalmologista. Com a receita das lentes em mãos, comparecerem até a Secretaria de Saúde onde são atendidos por uma Assistente Social, para comprovação de alguns requisitos. “Conseguimos abranger um grande público através deste programa. Não adianta a Secretaria de Saúde disponibilizar uma consulta se a pessoa não tem condição de comprar os óculos, pois não seria efetivo. Famílias de baixa renda, idosos, crianças, pessoas com deficiência ou em vulnerabilidade social são beneficiadas e recebem de forma gratuita os óculos”, explicou o vice-prefeito.

A seleção das pessoas é feita pela Assistente Social da Secretaria Municipal da Saúde, Zilda Guerra. Pelo Programa, são ofertadas as armações e lentes, com modelos variados, resistentes, modernos e atualizados. Uma das mais nobres características do programa diz respeito ao modo de escolha do modelo dos óculos. De posse da receita, o paciente ganha o direito de escolher o modelo da sua preferência, como se estivesse comprando o produto com seus próprios recursos.

Fonte Portal Cantu

Homem perde a vida dois gravemente ferido sendo um garoto de 10 anos em acidente na PRC – 460, entre Pitanga e Nova Tebas.

Um acidente por volta das 14h20min, desta terça-feira, 17 de maio de 2022, na Rodovia PRC-460, no Km 100, na região da Localidade Rio XV, entre Pitanga e Nova Tebas, envolvendo duas carretas e um veículo Parati de cor preta.

Vanderlei Bueno da Silva acabou perdendo a vida neste trágico acidente, e ainda um homem de 40 anos, E. J. F. D. O. sofreu ferimentos considerados graves; um menino de 10 anos, J. M. T. D. L., sofreu ferimentos graves; e um Sr. de 62 anos, J. G. M. T., sofreu ferimentos leves, que foram socorridas e levadas para o hospital de Pitanga.

Os condutores dos caminhões nada sofreram.

O transporte aéreo do SAMU foi chamado para transportar uma das vítimas para um outro hospital devido à gravidade dos ferimentos.

Agência bancária é assaltada e ladrões conseguem fugir em Colombo; Vídeo mostra fuga.

Uma agência bancária da Caixa Econômica Federal foi assaltada por quatro homens fortemente armados, no início da tarde desta terça-feira (17). Na situação, ninguém ficou feridos e os bandidos conseguiram fugir e levaram uma arma de um vigilante e uma quantia em dinheiro. O caso aconteceu no bairro Alto Maracanã, em Colombo. Não há informações, até o momento, da quantia que os ladrões conseguiram levar da agência.

O veículo usado na fuga pelos bandidos foi encontrado alguns quilômetros depois, na Estrada da Ribeira. Um vídeo mostra o momento da fuga dos assaltantes. A informação de momento é que ninguém ficou ferido.

Um comerciante da região disse que não escutou nenhum tiro. “Não teve tiro nem nada, foi bem rapidinho ali”, comentou.

Caso famoso de assalto no Paraná

Guarapuava se tornou o assunto mais comentado nas redes sociais após bandidos tocarem o terror no município, na noite deste domingo (17). Os criminosos estariam em carros blindados, fortemente armados com bombas e fuzis. Moradores relatam que tanques dos exércitos estão na rua para conter os criminosos.

Vídeo

Veja momento da fuga.

Fonte Banda B

Motorista de aplicativo expulsa passageira após fala racista e xenofóbica. Assista ao Vídeo:

Na última terça-feira (17) uma mulher foi expulsa do carro de um motorista de aplicativo após fazer comentários racistas e xenofóbicos antes de iniciar a corrida. A situação aconteceu na Pensilvânia (EUA).

Uma câmera de segurança instalada no carro registrou a situação e mostra que, quando a mulher entra no carro, ela pergunta de forma retórica ao profissional: “Você é tipo um cara branco”, diz a mulher enquanto entrado no carro. “Você é tipo um cara normal, tipo você fala inglês?”.

De imediato, o motorista do carro pede que a passageira se retire e argumenta: “Se alguém que não fosse branco estivesse sentado neste banco, qual seria a diferença?”, questiona.

Alguns segundos depois, um homem começa a gritar do lado de fora do veículo, ao saber pelo motorista o que havia ocorrido. Os dois começam a discutir e o motorista expulsa, em definitivo, os dois do automóvel.

Após o caso ser postado no Facebook, o motorista agradeceu o apoio que estava recebendo. Ele também contou que registrou um boletim de ocorrência por ameaça de agressão.

Fonte: CGN.

Jovem é preso após enganar e postar vídeo de namorada adolescente nua no TikTok.

Um jovem de 24 anos foi preso pelo grupo de Operações Especiais de Polícia de Bocaiúva do Sul após postar um vídeo de uma adolescente, de 14 anos, na plataforma TikTok. Ele seria namorado da menina e gravou o vídeo íntimo. O investigado fez duas gravações da menina e colocou na rede social sem ela saber. A prisão aconteceu na cidade de Adrianópolis, região metropolitana de Curitiba (RMC), na noite desta segunda-feira (16).

O delegado Mário Sérgio Bradock contou que, após o homem convencer a menina a gravar, postou as imagens sem ela saber.

“Prendemos em flagrante um rapaz de 24 anos por seduzir uma adolescente de 14 anos, era namorado dela, tinha relações, fez a menina fazer dois vídeos sensuais, nua. Na calada da noite, colocou no TikTok”, comentou.

De acordo com Bradock, a adolescente ficou em estado depressivo ao receber a notícia de que o namorado postou imagens pornográficas dela.

“A menina ficou, logicamente, em estado depressivo quando ela descobriu aquilo que ela achava que era só entre ela e essa rapaz sendo exposto para o mundo inteiro”, explicou.

O delegado espera agora que o homem fique preso pela Justiça. “Espero que ele fique enjaulado para aprender que não tem que mexer com a moral das pessoas, principalmente, se for criança ou adolescente”, conclui.

O homem foi encaminhado à Delegacia de Bocaiúva do Sul.

Fonte Banda B

Morador alega ter visto OVNIs no céu do Paraná e grava tudo. Veja O Vídeo.

Um homem se deparou com algo fora do comum na manhã do último domingo (15). Ele, que mora em Fazenda Rio Grande, município que faz parte da Região Metropolitana de Curitiba, Paraná, alega ter visto objetos voadores não identificados, mais conhecidos como OVNIs. 

Ao notar a presença de algo brilhante no céu, Diogo Macedo Ribeiro pegou o celular e começou a gravar. Nas imagens, é possível notar que o objeto está se locomovendo. 

O motorista de aplicativo concedeu e explicou que avistou os OVNIs no momento em que saía para trabalhar. 

Em seu relato, o homem afirma que os dois objetos voaram em linha reta durante um período e logo em sequência desapareceram pelas nuvens. “Eu estava me arrumando para ir trabalhar e tenho costume de olhar para o céu para ver o amanhecer, foi quando vi essas luzes. Eu até imaginei: estrela essas horas não, né?! Porque já eram umas seis e pouquinho da manhã. Daí comecei a filmar”, relatou.

Ainda, de acordo com o morador, nunca em sua vida ele havia testemunhado algo tão peculiar. “Era uma luz muito forte e dava a impressão que ela se movimentava no céu. A gente fica meio curioso, porque não está acostumado a ver isso”, afirmou Diogo.

Após o caso, a reportagem da Banda B entrevistou o ufólogo Ademar José Gevaerd, que analisou as imagens e confirmou ser um UFO (em língua inglesa: unidentified flying object). A conclusão, segundo ele, vem do fato do objeto não ser nem um avião ou drone. Além disso, Gevaerd comentou que os fenômenos são comuns na Grande Curitiba.

Gevaerd comenta que é improvável que as imagens gravadas por Diogo sejam de algum balão, satélite ou avião.

 “A respeito das filmagens feitas na Fazenda Rio Grande, ao amanhecer, tudo leva a crer que é um OVNI. Não há possibilidade de se tratar de avião ou drone. Essas são as hipóteses levantadas. Recebi duas filmagens, se tratam de artefatos não humanos”, explicou.

Segundo o ufólogo, nas últimas semanas, OVNIs têm aparecido com maior frequência mais na RMC. “Isso tem acontecido muito na região metropolitana de Curitiba. Piraquara, Campo Largo, Fazenda Rio Grande e Campina Grande do Sul. Teve avistamento, inclusive, até no centro de Curitiba”, afirmou.

Fonte Banda B

Atriz de ‘Doutor Estranho’ e marido são presos após condenação por abuso sexual contra adolescente.

Zara Phythian, atriz do filme “Doutor Estranho”, e seu marido, Victor Marke, acabaram sendo presos. Os dois irão cumprir sentença pelo crime de abuso sexual contra uma adolescente de 13 anos.

Segundo o Daily Mail, a vítima do casal tinha entre 13 a 15 anos na época do crime. Zara e Victor aliciaram a menina com rum, e a atriz a obrigou a praticar atos sexuais com seu marido. O abuso acontecia cerca de uma ou duas vezes por mês, na casa deles, a partir do ano de 2005.

Um tribunal ouviu que o abuso começou depois que a atriz deu à vítima bebida alcoólica e a perguntou se queria “brincar de desafio” com Victor. O homem, que tem 59 anos e é mestre em artes marciais, abusou de uma aluna cerca de 20 vezes em diferentes ocasiões.

A vítima, cujo nome é mantido em sigilo, descreveu o casal como os personagens de terror Dr. Jekyll e Sr. Hyde, do livro “O Médico e o Monstro”. Ela contou que o marido de Zara a ameaçou ao ordenar que filmasse o abuso sexual.

No pronunciamento da sentença, o juiz Mark Watson afirmou para a dupla que acredita que o abuso tenha sido planejado. Ele ainda disse a Victor Marke: “Considero-o como a força motriz por detrás do abuso. Estava claramente ciente do primeiro incidente, mas fingiu estar dormindo”.

O casal foi considerado culpado de 14 acusações relacionadas à atividade sexual, enquanto Victor Marke recebeu condenação por outras quatro acusações de agressão a uma segunda adolescente. Na sala de audiência, o mestre em artes marciais foi ouvido chorar incontrolavelmente enquanto recebia a sentença.

A vítima declarou que, na época, havia feito de tudo e sequer tinha 16 anos ainda. “Na altura ela já estava vulnerável, no sentido em que era jovem e não tinha passado pela puberdade. Grande parte do comportamento sexual foi gravado em vídeo”, completou o juiz.

A mulher recebeu oito anos de prisão no Tribunal de Nottingham, Inglaterra. Já o companheiro de Zara recebeu 14 anos, por ter abusado conjuntamente da mesma vítima e por ter agredido uma segunda garota.

Fonte: Daily Mail.

O Superpão Compre Mais Pitanga tem novidades para você, venha fazer seu cartão de compras de forma rápida e aproveitar as nossas super ofertas deste dia 18/05/2022;

Veja as SUPER OFERTAS do Superpão compremais de Pitanga a loja mais barata da cidade e região.




Motociclista se envolve em acidente com carro na Rodovia dos Minérios e pode perder a perna.


Um motociclista, de 27 anos, corre o risco de perder a perna após se envolver em um acidente com um carro, no início da noite desta terça-feira (17). A colisão aconteceu na Rodovia dos Minérios, no bairro Mato Dentro, em Almirante Tamandaré, Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

Segundo a Polícia Rodoviária Estadual, a motorista do Gol declarou que seguia sentido ao município de Rio Branco do Sul, também na RMC, quando parou por conta de um ciclista e a moto que vinha sentido contrário teria invadido sua pista.

Já uma testemunha ouvida afirma que a condutora não sinalizou para fazer uma conversão.

O soldado Vinícius, do Siate, disse que o motociclista pode perder a perna por conta do acidente, mas que estava consciente durante o atendimento dos socorristas.

 

“Ele estava conversando com a gente, estava com uma fratura exposta. Foi feita a contenção da hemorragia, mas a lesão é bem grave, corre o risco de perder a perna. Pelo o que nos passaram, após a colisão ele acabou sendo ejetado por cima do veículo”, disse o soldado.

A vítima foi encaminhada ao hospital Evangélico de Curitiba. Por conta da ocorrência, o trânsito ficou parcialmente interditado.

Fonte Banda B

Homem de 49 anos morre após grave acidente.


Faleceu na manhã desta terça-feira (17), Pedro Pereira, 49 anos, vítima de um grave acidente de trânsito.

Conforme informações, o acidente aconteceu por volta das 17h25 de segunda-feira (16), na estrada municipal Irineu Bertani, sentido a comunidade de Independência, em Pato Branco e envolveu um veículo Gol e uma Toyota/Hilux.

No veículo Gol, dois homens sofreram ferimentos, chegando a ficar preso nas ferragens, sendo socorridos pelo Corpo de Bombeiros e SAMU e encaminhados a Policlínica Pato Branco.

O ocupante Pedro Pereira, não resistiu a gravidade dos ferimentos e entrou em óbito nesta manhã.

O corpo foi encaminhado ao IML e posteriormente liberado aos familiares para velório na comunidade de Independência.

Na Hilux o condutor que estava sozinho não sofreu ferimentos.  

Informações: PB Urgente

Sobe para 12 o número de mortos em acidente na BR-163.

Subiu para 12 o número de mortos no grave acidente envolvendo um ônibus e um caminhão nesta terça-feira (17), na altura do km 799 da BR-163, em Sorriso.

Os nomes das vítimas ainda serão informados. A pista precisou ser totalmente interditada.

As equipes de resgate da Rota do Oeste estiveram no local atendendo aos envolvidos na ocorrência, que ainda segue em andamento. 

A Polícia Rodoviária Federal e o Corpo de Bombeiros também foram acionados. O helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) também auxiliou no resgate das vítimas, das quais algumas saíram pelas janelas do ônibus.

Segundo informações da Polícia, a colisão ocorreu de forma frontal e a carreta também atingiu a lateral esquerda do ônibus, da empresa Itamarati, provocando um rasgo na fuselagem. O ônibus saiu de Cuiabá e tinha Sinop como destino final.

Informações completas acesse Portal Sorriso.

Bolsonaro apresenta ação contra Alexandre de Moraes ao STF por abuso de autoridade.

Em mais uma ofensiva contra o Poder Judiciário, o presidente Jair Bolsonaro (PL) apresentou ao STF (Supremo Tribunal Federal) uma ação contra o ministro Alexandre de Moraes por abuso de autoridade.

Em mensagem enviada a aliados por um aplicativo de mensagem, o chefe do Executivo afirma que adotou a medida devido à postura do magistrado de “desrespeito à Constituição e ao desprezo aos direitos e garantias fundamentais”.

Tercio Arnaud, assessor especial do presidente, compartilhou conteúdo em que é citado o ajuizamento da ação.

A ação corre em segredo de Justiça e é relatada pelo ministro Dias Toffoli.

O processo tem pouca chance de prosperar na corte, mas deverá ser usado politicamente pelo mandatário, que tem feito ataques reiterados ao Supremo. Moraes, que é relator de investigações contra o presidente, é um dos alvos preferidos de Bolsonaro.

Para embasar as críticas ao ministro, o presidente cita, no texto que enviou a correligionários, a “injustificada investigação no inquérito das fake news, quer pelo seu exagerado prazo, quer pela ausência de fato ilícito”.

“Mesmo após a PF ter concluído que o Presidente da República não cometeu crime em sua live, sobre as urnas eletrônicas, o ministro insiste em mantê-lo como investigado”, diz o texto.

O presidente também diz que Moraes decretou “contra investigados medidas não previstas no Código de Processo Penal, contrariando o Marco Civil da Internet”. Além disso, afirma que o inquérito das fake news “não respeita o contraditório” e não permite que advogados tenham acesso aos autos.

Antes disso, Bolsonaro já havia apresentado um pedido de impeachment contra Moraes no Senado Federal.

O presidente da Casa legislativa, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), arquivou o pedido de impeachment sem submetê-lo ao plenário.

Na ocasião, o chefe do Executivo também havia solicitado o afastamento de Moraes de qualquer função pública por oito anos.

A formalização do pedido de impeachment ocorreu em agosto do ano passado, no dia em que a Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão em endereços do cantor Sérgio Reis e do deputado Otoni de Paula (PSC-RJ), aliados do presidente.

A nova iniciativa de Bolsonaro ocorre em meio ao tensionamento da relação entre o Executivo e a cúpula do Judiciário. O presidente fez nas últimas semanas diversas insinuações golpistas em relação ao sistema eleitoral brasileiro, enquanto ministros do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e do Supremo deram respostas duras às ilações do chefe do Executivo.

Fonte Banda B

Bolsonaro, ao lado de Collor e aliado ao centrão, diz que velha política ficou para trás.


Cercado de aliados do centrão e do senador Fernando Collor (PTB-AL), o presidente Jair Bolsonaro (PL) disse nesta terça-feira (17) no interior de Sergipe que o Brasil está se libertando da chamada velha política.

Ao mencionar os deputados e senadores presentes no palco, Bolsonaro também se referiu a Collor como um “grande aliado no Parlamento brasileiro”. O ex-presidente sofreu processo de impeachment em 1992 acusado de corrupção e fraudes.

“Vejo cada vez mais o interesse de vocês pelo destino da nação e se libertando cada vez mais da velha política brasileira. ”

Para evitar a abertura de um processo de impeachment em 2020, Bolsonaro intensificou a ampliação de sua base aliada por meio da antes contestada política do tomá-lá-dá-cá, com a entrega de cargos e recursos para parlamentares aliados do governo, em especial do chamado bloco do centrão.

Em discurso, Bolsonaro fez novas críticas ao MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) e insinuou que seu governo deu fim ao movimento.

“Botamos um fim no movimento do MST, porque quando passamos a titular terras eles conseguiram a sua independência e a sua liberdade. Demos dignidade ao homem do campo. Hoje o antigo assentado é proprietário da sua terra e parceiro do fazendeiro ao seu lado, não mais pratica atos de invasão”, afirmou.

Bolsonaro também disse que a democracia brasileira tem de ser preservada, independentemente dos meios pelos quais haja essa garantia, na avaliação do presidente.

“A garantia de que a nossa democracia será preservada. Não interessa os meios que por ventura tenhamos que usar, a nossa democracia e a nossa liberdade são inegociáveis”, disse.

Fonte Banda B

Risco de regressão já se infiltrou no Brasil, diz Fachin, presidente do TSE.


O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Edson Fachin, disse nesta terça-feira (17) que ataques às instituições durante as eleições devem servir de alerta e que o risco de “regressão” já se infiltrou no Brasil.

Fachin citou como exemplos a invasão do Capitólio, em Washington, por apoiadores de Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos, além de “reiterados ataques” a autoridades eleitorais no México e no Peru.

 

“São exemplos do cenário externo de agressões às instituições democráticas, que não nos pode ser alheio”, disse o presidente da corte eleitoral, que também é ministro do STF (Supremo Tribunal Federal).

 

“[O ataque] alerta para a possibilidade de regressão a que estamos sujeitos, e que infelizmente pode infiltrar-se no nosso ambiente nacional, o que, a rigor, infelizmente já ocorreu”, afirmou ainda.

As declarações foram feitas na abertura da palestra “Democracia e eleições na América Latina e os desafios das autoridades eleitorais”, na sede do TSE.

O principal orador do evento foi o diretor para a América Latina e Caribe do Idea Internacional (Instituto Internacional para Democracia e Assistência Eleitoral), professor Daniel Zovatto.
A manifestação de Fachin foi feita no momento em que o presidente Jair Bolsonaro (PL) amplia insinuações golpistas e ataques às urnas e uma semana após o TSE negar sugestões das Forças Armadas ao processo eleitoral.

Bolsonaro tem mantido desde a campanha de 2018 um discurso em que, sem nenhuma prova, coloca dúvidas sobre o sistema eleitoral brasileiro. Em várias ocasiões ele deu a entender que não aceitará outro resultado que não seja a sua vitória em outubro.

No último dia 5, por exemplo, afirmou que uma empresa será contratada pelo PL, o seu partido, para fazer uma auditoria privada das eleições deste ano. E sugeriu, em tom de ameaça, que os resultados da análise podem complicar o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) se a empresa constatar que é “impossível auditar o processo”.

Não é de hoje que o presidente flerta com o golpismo ou faz declarações contrárias à democracia. Como governante, ele mantém este tipo de discurso.

“Alguns acham que eu posso fazer tudo. Se tudo tivesse que depender de mim, não seria este o regime que nós estaríamos vivendo. E apesar de tudo eu represento a democracia no Brasil”, afirmou em uma formatura de cadetes no ano passado.

Em 2020, Bolsonaro participou de manifestações que defendiam a intervenção militar –o presidente é um entusiasta da ditadura militar e de seus torturadores.

No passado, em uma entrevista em 1999 quando ainda era deputado, Bolsonaro disse expressamente que, se fosse presidente, fecharia o Congresso.

Fonte Banda B