Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

sábado, 13 de dezembro de 2025

13/12/2025 *--* NOTÍCIA URGENTE!!!

 Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto

Volume de chuva já passou de 100 mm em cidades do Paraná nesta sexta-feira. Veja o volumenas nas cidades que mais choveu.

Os valores acumulados da chuva que chegou ao Paraná no fim da madrugada desta sexta-feira (12) já passaram dos 100 mm em algumas cidades da região Oeste, como Palotina, Assis Chateaubriand e Guaíra.

O Estado segue sob alerta de tempestades principalmente na região Noroeste. A previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) aponta que volumes superiores de chuva ainda serão registrados até o sábado (13).

Um sistema de baixa pressão que está atuando em superfície sobre o Paraguai e norte da Argentina, potencializa o ingresso de umidade e calor da região amazônica para o Sul do Brasil.

Tudo isso está associado a um cavado meteorológico em altitude – uma região alongada de baixa pressão atmosférica, que funciona como uma corrente de vento que ajuda a formar tempestades.

Até as 14h30 desta sexta-feira, 33 estações meteorológicas, hidrológicas ou pluviométricas já tinham registrado volumes de chuva superiores aos 20 mm no Paraná.

Os acumulados mais expressivos neste período foram em Palotina (121 mm), Assis Chateaubriand (116,4 mm), Guaíra (113,2 mm), Cambará (86,4 mm), Marechal Cândido Rondon (INMET) (84,2 mm), Ubiratã (79,8 mm), Santa Helena (75,2 mm), Ouro Verde do Oeste (75 mm), Toledo (63,8 mm) e Campina da Lagoa (INMET) (62 mm).

Em um dia choveu quase o que é registrado no mês inteiro. Para se ter uma ideia, a média histórica de chuva durante todo o mês de dezembro em Palotina é de 171,2 mm, em Assis Chateaubriand é de 176,2 mm, em Guaíra é de 164,5 mm e em Cambará de 134,3 mm.

As tempestades trouxeram rajadas de vento acima de 50 km/h até as 14h30 desta sexta-feira nas seguintes estações meteorológicas: Altônia (55,8km/h às 12h45), Marumbi Pico (67,3 km/h às 14h), Curitiba (INMET) (50,8 km/h por volta das 14h), Curitiba – Boa Vista (Prefeitura) (68,4 km/h às 12h), Curitiba – Boqueirão (Prefeitura) (59,8 km/h às 11h50), Curitiba – Portão (Prefeitura) (54,7 km/h às 11h50), Japira (INMET) (53,6 km/h por volta das 9h), e Joaquim Távora (INMET) (50,4 km/h por volta das 9h).

O sistema segue atravessando o Estado até o sábado, onde, no Oeste e Sudoeste, o tempo volta a ficar estável a partir da tarde. Com predomínio de sol, estas serão as regiões com as maiores temperaturas.

Foz do Iguaçu, por exemplo, pode chegar aos 29°C, e Francisco Beltrão a 27°C. O Norte tem risco alto para tempestades pontualmente severas.

O risco é moderado no Leste e na faixa Central, e baixo no Sul e Sudoeste.  Já no domingo (14), o tempo permanece com muita nebulosidade e abafado, e pancadas de chuva podem ocorrer em vários momentos do dia de forma localizada e rápida, em todas as regiões.

Uma atualização do Boletim de Gestão de Riscos, feito pela Defesa Civil em parceria com o Simepar, aponta que as áreas de fronteira com o Paraguai e as de divisa com São Paulo e Mato Grosso do Sul são as que possuem o risco mais alto para tempestades localmente intensas.

O risco é baixo no Sul do Paraná, e moderado no resto do Estado.  Na segunda-feira (15), uma nova frente fria avança pelo Sul do Brasil e muda novamente o tempo, principalmente entre a tarde e a noite, nas regiões Noroeste, Oeste, Sudoeste e Centro-Sul do Paraná.

O Simepar recomenda que a população fique atenta aos alertas da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. Basta enviar um SMS para o número 40199 com o CEP de sua residência para receber os alertas para a sua região em tempo real.

Rajadas de vento acima de 50km/h até as 14h30 desta sexta-feira:

Altônia: 55,8 km/h às 12h45

Marumbi Pico: 67,3 km/h às 14h

Curitiba (INMET): 50,8 km/h por volta das 14h

Curitiba – Boa Vista (Prefeitura): 68,4 km/h às 12h

Curitiba – Boqueirão (Prefeitura): 59,8 km/h às 11h50

Curitiba – Portão (Prefeitura): 54,7 km/h às 11h50

Japira (INMET): 53,6 km/h por volta das 9h

Joaquim Távora (INMET): 50,4km/h por volta das 9h

Acumulados de chuva acima de 20 mm até as 14h30 desta sexta-feira:

Santa Maria do Oeste: 24,6 mm

Telêmaco Borba: 30,8 mm

Ventania (INMET): 22,8 mm

Bandeirantes (IAPAR): 54,1 mm

Cambará: 86,4 mm

Campo Mourão: 59,8 mm

Cianorte: 37,8 mm

Cornélio Procópio: 32,8 mm

Mandaguari (Sanepar): 30,4 mm

Japira (INMET): 23,8 mm

Londrina: 25,8 mm

Santo Antônio da Platina: 39 mm

Umuarama: 42,4 mm

Altônia: 51,4 mm

Assis Chateaubriand: 116,4 mm

Campina da Lagoa (INMET): 62 mm

Cascavel: 51,4 mm

Guaíra: 113,2 mm

Marechal Cândido Rondon (INMET): 84,2 mm

Palotina: 121 mm

Ouro Verde do Oeste: 75 mm

Santa Helena: 75,2 mm

São Miguel do Iguaçu: 55 mm

Toledo: 63,8 mm

Ubiratã: 79,8 mm

Capanema: 35,4 mm

Dois Vizinhos (INMET): 22,4 mm

Cruzeiro do Iguaçu: 31,8 mm

Laranjeiras do Sul: 21,4 mm

Boa Esperança do Iguaçu: 26 mm

Planalto (INMET): 22,4 mm

Quedas do Iguaçu: 29,8 mm

Candói: 27 mm.

Fonte: AEN

Santa Maria do Oeste, laranjeira do Sul e Candói, passaram dos 21 mm de chuva até as 14h30 desta sexta-feira.

Nesta sexta-feira (12), o acumulado de chuva até as 14h30, nestas três cidades foi grande.

Santa Maria do Oeste: 24,6 mm

Laranjeiras do Sul: 21,4 mm

Candói: 27 mm.

E pode se preparar que neste sábado a chuva continua possivelmente o dia todo.

Se for sair de casa leve o seu Guarda chuva.

Forte chuva atinge Maringá e causa alagamentos. A situação foi registrada no fim da tarde dessa sexta-feira (12). Veja o Vídeo.

Forte chuva atinge Maringá e causa alagamentos. A situação foi registrada no fim da tarde dessa sexta-feira (12). Veja o Vídeo.

Ontem em Maringá as chuvas causaram um grande transtorno como pode ser visto pelo vídeo.

Em alguns pontos a situação ficou triste.

Fonte NH Notícias 

Bombeiros socorrem motorista após queda de postes em Apucarana.

Um homem ficou preso dentro de um veículo após a queda de postes de energia elétrica na Rodovia Erwin Schindler, em Apucarana (PR), no início da noite desta sexta-feira (12). O incidente ocorreu entre os distritos do Pirapó e Caixa de São Pedro durante um forte temporal que atingiu a região.

Devido à ventania, a fiação caiu sobre a parte dianteira do automóvel, deixando a estrutura energizada. Segundo informações preliminares das equipes de resgate no local, o condutor é o único ocupante do veículo e não sofreu ferimentos. No entanto, por orientação expressa do Corpo de Bombeiros, ele deve permanecer no interior do carro até que a energia seja cortada, evitando o risco fatal de descarga elétrica ao tentar sair.

A Copel já está no local para realizar o desligamento da rede, permitindo que os bombeiros façam a aproximação e o resgate da vítima com segurança. Ao todo, quatro postes caíram no trecho: um atingiu o veículo e outros três cederam logo adiante, próximos a um ponto de alagamento, o que energizou também a água acumulada na pista.

O tráfego na Rodovia Erwin Schindler está totalmente interditado no trecho do acidente. Equipes de trânsito e o Corpo de Bombeiros orientam que os motoristas evitem a região e retornem. Para quem precisa acessar a localidade, a rota alternativa indicada pelas autoridades é a estrada via Barreiro.

Fonte: TNOnline

Pai que matou filha de cinco meses porque ela chorava é condenado a 45 anos de prisão.

O Tribunal do Júri de Palotina, no Oeste do Estado, condenou na quinta-feira (11), um homem de nacionalidade paraguaia, denunciado pelo Ministério Público do Paraná, pelo assassinato da própria filha – um bebê de apenas cinco meses de vida – a 45 anos e 10 meses de reclusão.

O crime, que causou forte comoção na região, ocorreu em 13 de julho de 2024, em Maripá, município que integra a comarca.

Segundo a denúncia da 1ª Promotoria de Justiça de Palotina, o homem, que atualmente tem 23 anos, agrediu a bebê com socos, que resultaram em fratura de crânio e na morte da criança.

O MP sustentou que o crime foi cometido por motivo fútil, já que o denunciado rejeitava a filha e passou a agredi-la porque ela chorava.

Além disso, houve emprego de meio cruel, em função da violência das agressões, e uso de recurso que dificultou a defesa da vítima, que, pela idade, não apresentava capacidade de reação.

A Promotoria defendeu ainda que o homicídio foi praticado por razões da condição de sexo feminino, no contexto de violência familiar e doméstica.

Também foi considerado na denúncia o fato de o crime ter sido praticado contra descendente do denunciado, com idade inferior a 14 anos.

Durante o julgamento, o Conselho de Sentença reconheceu a materialidade e a autoria do crime, acolhendo integralmente a tese apresentada pela acusação, e também condenou o homem ao pagamento de R$ 30 mil aos familiares da vítima.

O réu, que já se encontrava detido, seguiu preso para o início imediato do cumprimento da pena.

MPPR

Homem passa a noite com mulher que ele se relaciona e de manhã percebe que seu carro foi levado por ela em Guarapuava.

Data/hora, 12/12/2025 – 06h30min - Bairro Vila Carli.

Resumo: O solicitante relatou que passou a noite na kitnet de uma mulher com quem se relaciona e ao acordar por volta das 5h, percebeu que ela não estava mais no local e que seu automóvel FORD/FIESTA SEDAN, COR PRATA havia sido subtraído do local.

As chaves do automóvel, que estavam em seu bolso, também desapareceram. Ele tentou contato telefônico com a mulher, sem sucesso.

Há câmeras de segurança próximas, mas o local estava fechado. O veículo não possui características marcantes, exceto as rodas que são todas pretas.

Polícia encontra três bicicletas possivelmente de furto no mato escondida em Guarapuava.

Data/hora/local:12/12/2025 às 14h30min - Boqueirão.

Resumo: Durante a Operação Sinergia V, equipes da CPU, Patrulha Rural da 1ª CIA e Polícia Civil realizavam patrulhamento, no bairro Boqueirão, área conhecida pelo tráfico de drogas e venda de produtos furtados.

Em um terreno baldio próximo a barracos de invasão, foram encontradas três bicicletas escondidas no mato.

Diante da suspeita de serem produto de furto, as equipes apreenderam as bicicletas e as entregaram na 14ª SDP, onde foi lavrada a documentação pertinente.

Receita Federal R$ 4 milhões em mercadorias apreendidas para oito entidades beneficentes de Foz.

Entre os dias 9 e 11 de dezembro, a Receita Federal, por meio da Alfândega de Foz do Iguaçu, destinou diversas mercadorias apreendidas a oito instituições que desenvolvem importantes trabalhos de amparo social na 3ª Região Fiscal, localizada no Nordeste do país. Entre os itens repassados estão smartphones, eletrônicos, brinquedos, peças de vestuário, utensílios domésticos, perfumes e outras mercadorias variadas.

O valor total destinado ultrapassa R$4.000.000,00, em mercadorias que serão utilizadas em bazares para arrecadação de recursos, fortalecendo a continuidade das ações sociais desenvolvidas pelas instituições. Aline Lima, diretora do Centro de Pesquisas em Doenças Hepato-Renais, destacou o impacto da destinação:

“Nosso trabalho é essencial. Atendemos, por ano, cerca de 3.500 pessoas de todo o Ceará, acompanhando pacientes que precisam de transplante de órgãos desde o pré até o pós-operatório. Essa ajuda da Receita Federal será fundamental. Com esse orçamento, após 50 anos, finalmente conseguiremos adquirir nossa sede”, relata a diretora.

A iniciativa reforça o compromisso da Receita Federal em apoiar projetos sociais e contribuir para o desenvolvimento das comunidades.

Fonte CGN 

DENARC apreende mais de 328 kg de cocaína na PRC-280 avaliada em R$ 10 milhões de reais.

A Polícia Civil do Paraná (PCPR), por meio dos Núcleos da Divisão Estadual de Narcóticos (DENARC) de Cascavel e Pato Branco, realizou, nesta sexta-feira (12), uma expressiva apreensão de entorpecentes no município de Vitorino, região Sudoeste do Estado.

A ação ocorreu por volta das 12h20, na rodovia PRC-280, nas proximidades do km 225, após equipes da DENARC receberem informação anônima indicando que um veículo Hyundai/Creta, de cor cinza, estaria se deslocando de Cascavel (PR), transportando grande quantidade de drogas.

Diante das informações, foi realizado acompanhamento tático, sendo dada ordem de parada, prontamente atendida pela condutora.

Durante a abordagem, os policiais constataram que, no banco traseiro do veículo, havia diversos tabletes de substância entorpecente visíveis, além de grande quantidade armazenada no porta-malas.

Após a conferência, foram contabilizados 300 tabletes de cocaína, totalizando 328,635 quilos, todos embalados de forma padronizada.

A droga apreendida está avaliada em cerca de R$ 10 milhões de reais. No veículo estavam duas mulheres, que relataram aos policiais que receberiam a quantia de R$ 6.000,00 para transportar a droga até o estado do Rio Grande do Sul, valor que seria dividido entre ambas.

Também foram apreendidos aparelhos celulares e dinheiro em espécie utilizado, segundo as abordadas, para custear despesas da viagem.

O veículo utilizado no transporte, que é locado, também foi apreendido. Diante dos fatos, as duas ocupantes receberam voz de prisão em flagrante pelo crime de tráfico de drogas, sendo encaminhadas, juntamente com o material apreendido, à unidade policial para os procedimentos de polícia judiciária.

A Polícia Civil do Paraná ressalta que a apreensão representa um duro golpe contra o tráfico interestadual de drogas e reforça a importância da colaboração da população por meio de denúncias anônima.

Fonte PPNEWS

Colisão frontal entre caminhões na BR-369 destrói cabine e deixa motorista preso às ferragens. Veja o Vídeo.

Um grave acidente de trânsito foi registrado na tarde desta sexta-feira (12) na rodovia BR-369, entre Corbélia e Nova Aurora.

A colisão frontal entre dois caminhões provocou um cenário de guerra e mobilizou as equipes do Samu e da Polícia Rodoviária Federal.

Segundo as informações, os dois caminhões seguiam em sentidos opostos e bateram no trevo de acesso a Nova Aurora.

Com o impacto, a cabine de um dos caminhões foi completamente arrancada, e o motorista ficou preso às ferragens. O caminhão baú foi parar na área de mato.

Pelos vídeos, é possível notar o cenário grave, com peças do caminhão arrancadas e, inclusive, uma roda de trator, que estaria sendo transportada, caída no acostamento.

Os socorristas do Samu foram acionados para atendimentos à ocorrência e não há muitos detalhes sobre as vítimas. Pelas imagens, é possível notar que o motorista do caminhão, apesar da cinemática do acidente, estava consciente e conversando com as pessoas.

A Polícia Rodoviária Federal realizou a sinalização do perímetro e em breve, divulgará maiores detalhes sobre o acidente.

As forte chuvas trouxeram vários acidentes nas rodovias da região e os motoristas que estão ou vão pegar a estrada, devem redobrar a atenção.

Viatura capota ao seguir em comboio pela BR-369 em Corbélia.

Uma viatura que seguia em comboio pela BR-369 acabou capotando, na tarde desta sexta-feira (12), próximo ao viaduto de Corbélia.

Um morador enviou um vídeo à CGN do local do acidente, que também teria envolvido uma Toyota SW4. As outras viaturas que seguiam no comboio não teriam sido atingidas.

Uma ambulância do Samu foi acionada até o local para atender o policial que conduzia a viatura. Ele teria sofrido ferimentos na cabeça.

Fonte CGN

Jovem morre em acidente horas antes da formatura.

Uma jovem de 18 anos morreu em um capotamento de carro na madrugada desta sexta-feira (12) na SC-150, em Joaçaba no Meio-Oeste de Santa Catarina.

A vítima foi identificada como Sarah Louise Held, de 18 anos, moradora de Capinzal. Ela estava em uma VW Parati, com placas de Sananduva, no Rio Grande do Sul, que foi encontrada completamente destruída após um capotamento por volta das 4h30.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e ao chegarem ao local, Sarah já não apresentava sinais vitais.

Um homem foi encontrado no acostamento da rodovia, desorientado, com dores na região cervical e ferimentos no rosto.

Ele recebeu atendimento no local e foi encaminhado pelo SAMU ao Hospital Universitário Santa Terezinha, em Joaçaba.

A jovem teria sua formatura do terceiro ano do ensino médio no sábado (13), mas o evento foi cancelado em razão da tragédia.

Sarah se destacou no karatê e colecionou conquistas importantes. No ano passado, tornou-se campeã mundial da modalidade em Fortaleza. Em 2025, foi vice-campeã dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, em Rio do Sul.

Prefeitura de Capinzal lamentou profundamente a morte da jovem, destacando o legado de disciplina, dedicação e inspiração deixado por ela.

A Unoesc Joaçaba, onde Sarah estudava, também confirmou o falecimento e a descreveu como uma aluna carinhosa, aplicada e muito querida por todos.

Fonte PPNews