Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

quinta-feira, 16 de março de 2023

16/03/2023 *--* Deus é Fiel!!!

 Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Líder religioso de 61 anos é preso por estupro de vulnerável em Canta Galo. Veja o vídeo da fala do Delegado sobre o crime.

A Polícia Civil prendeu preventivamente em Cantagalo, na região no Oeste do Estado, nesta quarta-feira (15), um líder religioso, de 61 anos, acusado de estuprar uma adolescente, de 13 anos.

Conforme a Polícia Civil, os crimes aconteceram no final do ano passado, em Rio Bonito do Iguaçu.

Ainda durante a ação, os policiais cumpriram um mandado de busca no antigo endereço do suspeito, no mesmo município do crime.

Em razão do crime foram expedidos mandados de prisão e busca e apreensão contra o investigado.

Por motivos ainda não esclarecidos, ele estava fora do município onde atuava como líder religioso desde o dia 11 deste mês”, afirma o delegado da PCPR Marcelo Trevizan. Ele foi preso e encaminhado à Cadeia Pública de Laranjeiras do Sul.

Caso condenado por estupro de vulnerável, pode pegar de 8 a 15 anos de reclusão.

O crime estupro de vulnerável é aplicado sempre que alguém se envolve sexualmente com menor de 14 anos, independentemente de consentimento da criança ou do adolescente.


Marcelo Trevizan delegado -chefe 2ª Subdivisão Policial de Laranjeiras do Sul – Imagens PCPR

Fonte PPNEWS

Dono de Bar fazia receptação de objetos roubados pela face book e foi apreendido com ele arma e munição em Pitanga.


Nesta data a equipe PM checou informações que davam conta que ********, 20 anos, e ******,19 anos, teriam praticado nos últimos dias vários furtos.

Segundo que através de levantamento de informações feito na data de hoje 15 março de 2023, foi verificado que parte dos produtos estariam com o receptador ********, 58 anos, o qual foi verificado que estava comercializando os itens receptados pela rede social Face book (marketplace).

Onde possui anúncios de venda de botijão de gás, serra circular, cadeiras, (print’s das postagens encaminhados ao investigador de plantão da PC).

A equipe deslocou até o local onde ******** reside, sendo um comercial denominado bar do ******, sendo que como o local e de atendimento ao público a equipe chegou à porta do comércio, feito contato com a pessoa de *******, 56 anos, a qual informou que ******** não estava na residência, sendo que da parte externa da residência foi possível visualizar uma roçadeira, e dois botijões de gás que coincidiam com as postagens.

Simultaneamente a outra equipe PM realizou a abordagem a o qual estava em via pública, perguntado sobre a compra de produtos, inicialmente negou, mas foi questionado sobre as publicações feitas na internet, este contou que adquiriu alguns objetos dos dois masculinos e que não sabia que seriam produto de furto, informou que faria a entrega dos produtos que comprou.

Deslocado até sua residência, na parte externa da residência, ******** sem nenhum tipo de coação física ou moral, indicou quais seriam os objetos receptados e autorizou a equipe policial a fazer buscas em seu bar, (autorização em anexo ao boletim). ******* entregou a equipe policial vários objetos comprados sem procedência e com valor abaixo do normal de comércio, sendo caixas de ferramentas, roçadeiras, serra circular, furadeira, botijões de gás, aparelho de som) conforme relação de objetos deste boletim. 

Durante a busca na residência foi localizado em cima do guarda roupa uma  bolsa pequena de cor vermelha e no seu interior havia dois coldres de revólver,  um baleiro e um porta munição, além de 9 munições de cal. 38 marca cbc e 4  munições calibre 380 marca cbc ambos intactos, questionado se tinha um  revólver este informou que sim, e mostrou o local onde estava acondicionado,  (dentro guarda roupa embaixo de uma manta), onde foi localizado dentro do Coldre, um revólver taurus, calibre .38, Ns:oe532462, municiado com 6  munições intactas confirmou que o revólver era de sua propriedade.

Diante do relato a equipe deu voz de prisão a explicando o motivo de sua prisão e garantindo todos os seus direitos legais, o qual foi conduzido sem uso de algemas e no banco de trás da viatura até a 45ª DRP de Pitanga para os demais procedimentos, os objetos apreendidos juntamente com as munições e a arma também foram encaminhados a delegacia.

Fonte Polícia Militar 

Moto foi recolhida por ser encontrada no meio da rua e abandonada em Pitanga.


Na data de 15 de março de 2023 às 20h30min, a central 190 recebeu informações que havia uma motocicleta abandonada em meio a Rua Vinte e Seis de Maio, em uma Rua sem residência e sem iluminação.

Que estava impedindo o trânsito, sendo que a motocicleta estava com a chave e com o banco desmontado jogado no chão.

A equipe deslocou ao referido local onde foi constatado o fato, identificado a motocicleta como sendo uma Honda CG 125 Fan, de cor preta, o local não possui iluminação e a motocicleta estava abandonada em meio a via pública, com algumas peças jogadas ao chão. 

Diante do ocorrido foi recolhida a motocicleta ao pátio da 3ª Cia. PM e lavrada a notificação cabível.

Fonte Polícia Militar

Menor de idade é ameaçada na rua em Candói.

Mulher, 17 anos, acompanhada de sua mãe, onde a adolescente relata que na data de hoje no período da manhã estaria transitando em via pública na área central.

Momento que uma pessoa do sexo masculino de 27 anos, o qual atravessou a rua e veio rapidamente em sua direção, empurrando a mesma e realizando ameaças dizendo: “se eu te achar na rua sozinha eu vou te espancar.

Que após este fato a vítima que se encontrava acompanhada de uma amiga, ficou sem reação, o agressor saiu do local, tomando rumo ignorado.

Relatou que cerca de 02 anos, teve um desentendimento com tal masculino, que na data outras pessoas tiveram que conte-lo, e que após uma sequência de fatos semelhantes a este, o autor foi retirado de perto, porém desde então não teria ocorrido mais nada contra a vítima.

Vítima foi orientada quanto aos procedimentos.

Fonte Polícia Militar

Homem é pego com arma de fogo em Candói.

Estrada Rural localidade de Rio novo Candói. Descrição: informações relatando que um masculino, morador da comunidade rio novo, estaria realizando tráfico de entorpecentes.

Deslocado até a localidade, onde no local foi entrado em contato com este masculino de 24 anos, onde foi indagado sobre as denúncias em seu desfavor.

De imediato o mesmo relatou que teria uma arma de fogo na residência, guardada em um “paiol” relatando não ter nenhum tipo de documento, apresentando para equipe um revólver cal.32, marca taurus, 6 tiros.

Após devidamente autorizado pelo morador, foi adentrado na residência, não sendo localizado mais nada de ilícito.

Diante dos fatos, foi dada voz de prisão sendo encaminhado para os procedimentos de polícia judiciária.

Fonte Polícia Militar

Denuncia a Policia que homem estaria fazendo ameaças a pessoas com uma arma e acabou preso em Guarapuava.

Morro Alto. Descrição: Após denúncias de que um indivíduo, trajando calção jeans e camiseta azul, estaria portando de arma de fogo, tipo revólver ameaçando pessoas.

A equipe choque deslocou até o local onde foi abordado o suspeito com as mesmas características repassadas e, em busca pessoal foi localizado em sua cintura um revólver calibre .38 com numeração suprimida municiado com duas munições.

Posteriormente identificado o autor masculino de 31 anos, o qual já é conhecido no meio policial por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. Diante do fato dado voz de prisão sendo encaminhado a polícia judiciária.

Fonte Polícia Militar

Mulher cai do Caminhão em movimento e foi socorrida em Guarapuava.

Av. Vereador Serafim Ribas X Travessa Arlindo Antunes de Almeida, Boqueirão. Descrição: A equipe trânsito foi acionada para prestar atendimento de acidente de trânsito.

No local, obtidas as informações que o veículo Volkswagen, conduzido por masculino, 25 anos, transitava sentido Boqueirão/Santa Cruz, quando fazia o retorno na rotatória com a Avenida Vereador Serafim Ribas, a passageira mulher, 42 anos, veio a cair do caminhão, sofrendo ferimentos.

A passageira foi atendida pela equipe do Samu e encaminhada para o Hospital Santa Tereza.

Em consulta ao sistema Sesp/Intranet, constatado que tanto o veículo como o condutor estavam em situação regular. Orientado os envolvidos quanto aos procedimentos.
Fonte Polícia Militar


Homem acusado de matar mulher em Palmas e esconder o corpo é denunciado pelo MPPR.

Giovana Vaz - Foto Divulgação da família

O Ministério Público do Paraná denunciou por feminicídio homem que matou, Giovana dos Santos Vaz a facadas, com golpe de faca em Palmas, no Centro Sul do estado.

O crime ocorreu no dia 26 de janeiro deste ano e a motivação teria sido a não aceitação da vítima em manter relacionamento com o acusado.

De acordo com a denúncia, formulada pela 2ª Promotoria de Justiça de Palmas, o crime ocorreu em uma área rural próxima à Rodovia PRC-449.

Conforme demonstrado pela apuração, após matar a mulher, o réu ocultou o corpo em região de mata nativa distante do local do crime e, na sequência, visando apagar os vestígios, ateou fogo no carro da vítima, utilizado para a prática dos crimes, razão pela qual também foi denunciado por ocultação de cadáver e fraude processual.

O corpo foi localizado após o investigado ter sido preso preventivamente no dia 2 de março. As investigações sobre o caso, que tiveram início após a mulher ter desaparecido ao sair de casa na data do crime, demonstraram ainda que o denunciado vinha reiteradamente perseguindo a vítima “ameaçando sua integridade física e psicológica, restringindo sua capacidade de locomoção e invadindo e perturbando sua esfera de liberdade e privacidade”.

Chegando, em uma das ocasiões, a mostrar uma arma para a mulher. Na denúncia, o MPPR aponta também que a perseguição levou a vítima a “colocar um sofá na porta de entrada da casa para impedir eventual tentativa de entrada forçada do agente e a proceder pesquisas por aluguéis de casas para uma possível mudança de endereço”.

Pelos fatos, a Promotoria de Justiça também o denunciou pelo crime de perseguição, conhecido como “stalking” (Art 147-A do Código Penal).

Além da qualificadora do feminicídio, foram apontadas também a do motivo fútil e a do recurso que dificultou a defesa da vítima.

Fonte MPPR

‘Achei que ia morrer’, diz filha de sertanejo do PR, agredida pelo pai.

Na última semana, áudios e fotos que Kauane Cellarius, de 22 anos, usou para denunciar seu pai, o cantor Fernando Rodrigo Cellarius, da dupla Giba e Nando, chamou atenção dos internautas. A jovem relatou que sofreu ameaças e violências físicas e psicológicas do cantor, além de expor nas redes sociais áudios nos quais ele aparece a ameaçando de morte.

Em entrevista ao Metrópoles, Kauane revelou que morou com o pai durante toda a infância e sempre foi agredida por ele, desde pequena. “Tudo era motivo para agressão. Fui crescendo, virando mocinha, e as agressões só pioravam. Quando completei 18 anos, achei que ele iria parar de me bater, mas tudo piorou”, conta. “Por muito tempo achei que merecia viver isso. Ele falava que era para o meu bem, porque o pai dele fez isso com ele e ele ‘virou gente'”, desabafou.

Segundo Kauane, com 19 anos, ela cansou de apanhar, se revoltou e começou a registrar com fotos e vídeos os hematomas, porém, continuava sendo ameaçada constantemente: “Só com 19 anos pude ter celular, antes disso ele não autorizava. Também sempre dizia que eu estava f*dida se contasse para alguém, porque ele é amigo de ‘peixe grande'”.

Abalada, a jovem contou como aconteciam as agressões: “Ele me jogava no chão, pisava em cima de mim, segurava no meu cabelo e batia várias vezes com minha cabeça no chão. Sem contar às vezes que apertava o meu pescoço até eu ficar completamente sem ar. Frequentemente ele fazia eu passar maquiagem para esconder os hematomas no pescoço”.

Última agressão

Segundo Kauane, a última agressão aconteceu em outubro de 2021. “Cheguei tarde em casa e ele começou a me agredir. Meu namorado ficou preocupado porque eu não respondia às mensagens e foi até minha casa. Meu pai chamou a polícia e alegou que eu estava quebrando o apartamento dele. Fomos todos para delegacia e pedi para meu namorado ligar para minha tia, porque era uma pessoa que eu confiava”, começou o relato.

“Minha tia chegou e falou que eu estava destruindo a minha família, e isso me desencorajou a registrar o Boletim de Ocorrência. Peguei minhas coisas e fui embora da casa do meu pai. Após três dias, voltei à delegacia, registrei o B.O e pedi a medida protetiva. Desde então, ele não pode chegar mais perto de mim”, revelou.

“A última agressão foi muito pesada. Eu quase perdi minha vida, achei que ia morrer. Se não fosse meu namorado chegar, talvez eu estivesse morta. ”, finalizou a filha do sertanejo.

Exposição do caso

Kauanne resolveu expor o caso nas redes sociais no dia 8 de março, para encerrar um ciclo e principalmente, pedir por responsabilização do pai: “Quero Justiça. Vivi 21 anos em uma tortura. Só comecei a viver de verdade depois que saí da casa dele”.

Após as denúncias públicas, a jovem contou que vem recebendo apoio de diversas pessoas, e recebendo relato de mulheres que passaram por situações parecidas. “Também quero incentivar mulheres que passaram e passam pelo que passei a denunciarem”, finalizou.

Como Kauanne não registrou o Boletim de Ocorrência no dia da agressão, Fernando Rodrigo Cellarius não pôde ser preso em flagrante e responde em liberdade um processo por violência doméstica.

Com informações: Metrópoles

Homem é brutalmente espancado em Cascavel.

Um homem de 33 anos foi brutalmente agredido na madrugada desta quinta-feira (16) em Cascavel. Ele precisou ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros após ser atingido com pedadas e pauladas na Rua Belo Horizonte, no bairro Alto Alegre.

Segundo informado, um morador teria escutado gritos em frente à sua residência e ao ver pela janela, presenciou as agressões. Segundo o morador, ao menos cinco homens estavam agredindo a vítima na rua. 

Ainda de acordo com a testemunha, os agressores atingiram o homem com cabos de madeira, pedras, pavers de concreto e até um pedaço de ferro foi usado nas agressões, que atingiram principalmente a cabeça da vítima.

Mesmo depois de cair as agressões continuaram. Os homens só teriam parado de bater na cabeça do rapaz depois que o dono da casa abriu a janela, afugentando os agressores, que deixaram a vítima caída na rampa da garagem do morador. 

Os socorristas do Siate prestaram os primeiros atendimentos à vítima, que apesar de consciente, estava bastante ferida e perdeu muito sangue. Ele foi encaminhado à casa hospitalar onde seria reavaliado e medicado. 

Viaturas da Polícia Militar também estiveram no endereço e prestaram a apoio à ocorrência. A PM conversou com o homem ferido, porém ele não conseguiu dar detalhes da situação aos policiais. 

Fonte CGN

Arapongas realiza campanha de doação de sangue e busca por voluntário.

A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que está aberto o cadastramento para a campanha de doação de sangue. Novas ações serão realizadas nos dias 23 e 28 de março.

No dia 23/03, a campanha acontece no laboratório de Enfermagem na Unopar (Rodovia Pr 218, Km 01, S/N Saída Para Astorga - Jardim Universitário). Já no dia 28/03, será no Laboratório Municipal de Análises Clínicas – na Rua Atingau (ao lado da UPA 24 Horas).

HORÁRIO: Das 13h às 16h.

COMO PARTICIPAR?

Os agendamentos podem ser feitos de segunda a sexta, das 13h às 17h pelo telefone 3902-1184, pelo whatsapp da Saúde 9 9180-0884 ou também presencialmente, na Secretaria de Saúde, nestes mesmos dias e horários. (Exceto em feriados).  

PARA DOAR 

É necessário ter entre 16 e 69 anos completos. Menores de idade com autorização e presença do responsável legal. O doador deve pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, alimentado e hidratado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) e apresentar documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação).

Qual o intervalo entre as doações de sangue?

Homens: de 2 em 2 meses, sendo, no máximo, 4 vezes ao ano.

Mulheres: 3 em 3 meses, sendo, no máximo, 3 doações ao ano.

Fonte tn

Rompimento do reservatório de água destrói casas, e a cidade Jataizinho está sem água.


As últimas horas têm sido de transtornos para a população de Jataizinho, na RML (Região Metropolitana de Londrina). Sem água desde as primeiras horas desta quarta-feira (15) devido ao rompimento do reservatório principal do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), a cidade, que tem 12.687 habitantes, começou a ser atendida durante a tarde por caminhões-pipa, conforme informado pelo coordenador da Defesa Civil municipal, Rodolfo Brandão.

A ajuda tem sido enviada pelos municípios de Ibiporã, Assaí, São Sebastião da Amoreira e Santa Cecília do Pavão. “A gente já está trabalhando em ações de pronta resposta. Vamos continuar abastecendo a população via caminhão-pipa até que a gente consiga reestabelecer previamente o fornecimento de água. ”

Em nota à imprensa, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) de Jataizinho, informa que o rompimento do reservatório afetou quatro residências que tiveram colapso de suas estruturas, além de outras que tiveram prejuízos menores. Houve prejuízos também com dois veículos. Ainda segundo a COMDEC, a enxurrada durou aproximadamente 2 minutos, desalojando três famílias, totalizando 12 pessoas.  

"No período da manhã equipes da COMDEC de Jataizinho, acompanhado de engenheiro ambiental e civil, realizaram vistoria prévia para a liberação dos imóveis, bem como de parte da estrutura do reservatório de água da cidade. também houve a comunicação oficial à Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CECED), a qual fará avaliação para possível auxílio."

Racionamento

Segundo o prefeito de Jataizinho, Vilsinho Quirino (PDT), o abastecimento está previsto para ser retomado nesta quinta-feira (16). “Se não tiver imprevisto”, ponderou ele.

De acordo com Quirino, a Saae começou a atuar no problema logo após o ocorrido, mas acabou enfrentando dificuldades por conta da falta de itens, como peças para serem encontrados de imediato. “A gente frisa a importância de o pessoal racionar a água”, acrescentou o coordenador da Defesa Civil.

Famílias realocadas

Brandão disse ainda que o município está se articulando para subsidiar a locação de casas para as três famílias que tiveram suas residências danificadas pela enxurrada e receberão o aluguel social em breve. Segundo ele, atualmente essas pessoas se encontram acolhidas por parentes na cidade.

O município também colocou dois telefones à disposição da população para dar orientações quanto ao fornecimento de água. Os números são o 3259-1456 e o 3259-1250.

Aulas suspensas

Escolas da rede municipal de educação estarão com as aulas suspensas. Já as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e o Pronto Atendimento Municipal (PAM) funcionarão normalmente.

A COMDEC de Jataizinho, segue em constante trabalho para a prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação das áreas afetadas da cidade.

Fonte O Bonde

Colisão entre picape e caminhão mata uma pessoa na PR-466 em Boa Ventura do São Roque.


Um homem morreu em um trágico acidente de trânsito na noite de quarta-feira (15) na rodovia PR-466.

A vítima identificada como Pedro Trombini era agricultor e residia em Boa Ventura do São Roque, no centro sul do Paraná.

A colisão frontal que envolveu um VW/Saveiro que era conduzido pela vítima e um caminhão ocorreu nas proximidades da localidade Rio do Tigre, em Boa Ventura do São Roque.

Equipe do Corpo de Bombeiros, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionados, mas a vítima não resistiu e morreu no local. O motorista do caminhão teve ferimentos leves.  

A Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Civil e peritos do Instituto de Criminalística estiveram no local do acidente.

O corpo foi recolhido ao Instituto Médico Legal (IML). As causas do acidente estão sendo apuradas.

Com informações NH Notícias

Caminhoneiro fica ferido após tombamento de caminhão carregado com frango na BR-376. Na Manhã  de quinta.

Um caminhoneiro ficou ferido após tombamento de um caminhão contêiner carregado com frango nesta quinta-feira (16). O fato ocorreu às 3h da madrugada, na BR-376, no Km 439.

Socorristas do Siate foram mobilizados para atenderem a vítima, que sofreu lesões e foi encaminhado à unidade hospitalar de Ponta Grossa.

Equipes da PRF estiveram no local sinalizando a via, que ficou totalmente interditada até às 6h30. Após isso, foi feita a liberação de uma das faixas.

Fonte CGN

Defesa Civil de Cruzmaltina registra deslizamento de terra na PR-466.


A Defesa Civil registrou deslizamento de terra na rodovia PR-466, na noite de quarta-feira (16). O caso foi por volta das 19h30, a cerca de 300 metros do trevo de Dinizópolis, em Cruzmaltina, Vale do Ivaí, centro norte do Paraná.

Segundo o coordenador da Defesa Civil do município, Tiago dos Santos.

A rodovia ficou bloqueada totalmente enquanto funcionários voluntários da Prefeitura de Cruzmaltina realizaram o trabalho de desobstrução e limpeza da pista.

Também foram acionados e deram apoio ao incidente a Polícia Rodoviária Estadual, Posto de Ubá do Sul, da Guarda Municipal de Cruzmaltina.

 Ainda segundo Tiago os deslizamentos de terra são um problema e requer atenção dos demais motoristas que trafegam pela região, os quais devem ficar atentos às condições da via e seguir as orientações das equipes de segurança.

A Defesa Civil ainda reforça a importância de informar qualquer situação de risco para as autoridades competentes.

Fonte TNOnline

Mulher morre após capotar carro no Contorno Norte de Apucarana.

Uma mulher, de 37 anos, morreu após capotar o carro que conduzia no Contorno Norte de Apucarana, norte do Paraná. O acidente aconteceu por volta das 19h30 desta quarta-feira (15). Equipes dos Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram chamadas.

Conforme o Subtenente Martins, dos Bombeiros, a princípio a mulher seguia sentido Apucarana para Maringá, porém, em uma descida, perdeu o controle da direção, cruzou a pista, capotou no sentido oposto, e parou em uma vala. “Quando chegamos infelizmente a mulher já estava sem vida. Ela estava sozinha no carro”, explicou.

A mulher conduzia um Corolla e capotou próximo ao CTG.  A Polícia Civil e a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) atendem a ocorrência. O Instituto Médico Legal (IML) também foi acionado. A vítima fatal seria moradora de Apucarana. 

Fonte: TN Online

Capotamento é registrado na BR-277 em Virmond.

Na tarde desta quarta-feira (15) um capotamento foi registrado na BR-277 em Virmond. O fato ocorreu na altura do quilômetro 428.

Segundo informações repassadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), o carro, uma Mitsubishi Asx, era ocupado por um homem de 48 anos de idade, que, felizmente, não ficou ferido.

Ele seguia sentido Cascavel quando teria perdido o controle da direção, momento em que o acidente aconteceu.

Apenas danos materiais foram registrados.

Fonte CGN

Carro sai na pista na PR-566 e fica pendurado no barranco.

Um automóvel Fiat/Uno saiu da pista e ficou pendurado no barranco na tarde desta quarta-feira (15), na rodovia PR-566, em Francisco Beltrão, sentido a Itapejara do Oeste.

O Corpo de Bombeiros foi acionado para prestar atendimento, mas não havia ninguém no local. Ainda não há informações se houve vítimas.

Fonte PPNEWS

O Superpão Compre Mais Pitanga tem novidades para você, venha fazer seu cartão de compras de forma rápida e aproveitar as nossas super ofertas deste dia 16/03/2023.

Veja as SUPER OFERTAS do Superpão compremais de Pitanga a loja mais barata da cidade e região.

Polícia Civil investiga instituição acusada de desviar verbas públicas do esporte em Londrina.


A PCPR (Polícia Civil do Paraná) cumpre, na manhã desta quarta-feira (15), seis mandados de busca e apreensão decorrentes de uma investigação que apura desvios de verbas públicas em Londrina. 

A entidade é suspeita de desviar recursos recebidos por meio do Feipe (Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos), programa da FEL (Fundação de Esportes de Londrina).

De acordo com a apuração da PCPR, uma instituição privada que atua no estímulo ao esporte inclusivo é o alvo da investigação. A ação de busca e apressnão acontece nos bairros Jardim Presidente, Amaro, São Remo e Versalhes.

A associação justificou gastos com prestações de serviços que, na realidade, não foram realizados.  “A suspeita é de que eles se utilizaram (de documentos) para justificar gastos de prestação de serviços dessa entidade. Fizemos a apreensão para confirmar as suspeitas iniciais, se a associação recebeu durante 2022 verba pública justificando, pelo menos, parte desse valor com serviços que não foram prestados ou que seriam prestados por essa outra pessoa que foi alvo”, explicou o delegado Thiago Vicentini, responsável pelo Núcleo de Combate à Corrupção na cidade. 

A ação tem como objetivo coletar materiais que auxiliarão no andamento das investigações. Os suspeitos podem responder por peculato e falsidade ideológica.

Em nota, a FEL (Fundação de Esportes de Londrina) informou que "ao receber a denúncia no ano passado, cancelou o convênio da entidade, solicitou a devolução dos recursos e encaminhou toda documentação para as autoridades policiais para investigação."

Fonte O Bonde

Número de universitários com mais de 40 anos dobra no Paraná.

O número de estudantes com 40 anos ou mais em instituições de ensino superior mais que dobrou nos últimos dez anos, entre 2012 e 2021, segundo dados do Censo da Educação Superior, do Ministério da Educação (MEC). A alta, de 104,9%, foi bem maior do que a variação do total de matrículas: de 43,3%. Entre as causas, especialistas apontam, principalmente, a expansão dos cursos de ensino a distância (EAD) e a crise econômica, que obrigou muitos a tentarem recalcular a rota no mercado de trabalho.


Nos últimos dias, repercutiu nacionalmente o caso de uma estudante de 45 anos que foi alvo de etarismo em vídeo gravado por três colegas. “Era para estar aposentada. Gente, 40 anos não pode mais fazer faculdade”, disse uma aluna. O material, que inicialmente foi publicado para um grupo restrito no Instagram, gerou revolta ao viralizar em outras redes sociais. A vítima, Patrícia Linares, é caloura de Biomedicina na Unisagrado, faculdade particular localizada em Bauru, no interior de São Paulo.


No Paraná, em 2012 haviam 439.292 estudantes matriculados em instituições de ensino superior, dos quais 39.326 (9% do total) eram alunos com 40 anos ou mais de idade.

Dez anos depois, em 2021, o número total de matrículas em universidades, faculdades, centros universitários e instituições federais (IFs) cresceu 43,31%, alcançando um total de 629.568 estudantes. Já o número de universitários com 40 anos ou mais avançou 104,9% no mesmo período, com 80.581 alunos – o equivalente a 12,8% do total de matriculados.


Ainda segundo os dados do MEC, o aumento no número de matrículas ocorreu em todas as faixas etárias mais avançadas, com especial destaque para os grupos de 60 a 64 anos (130,8%), de 40 a 44 anos (118,3%) e de 55 a 59 anos (118,1%).

Já em termos proporcionais, a maior parte dos universitários mais velhos tem entre 40 e 44 anos (49,4% do total), de 45 a 49 anos (27,1%)e e de 50 a 54 anos (13,9%).

Ensino a distância impulsiona crescimento de alunos mais velhos
Em entrevista ao Estadão, Mozart Ramos, pesquisador da Universidade de São Paulo (USP), explicou que o crescimento no número de alunos com mais de 40 anos decorreu, principalmente, do avanço da modalidade de ensino a distância, principalmente em universidades particulares.

No Brasil, por exemplo, seis de cada dez ingressantes do ensino superior entraram nos chamados cursos EAD. Essa mudança no modelo de ensino, segundo Ramos, alterou de forma direta o perfil dos alunos. “O aluno do EAD é, geralmente, um estudante mais velho e que já trabalha. Portanto, é um caminho mais factível para conciliar estudo e trabalho”, disse o pesquisador.

Mas esse não é o único ponto que justifica o aumento em faixas etárias com mais de 40 anos. Um outro motivo, continua Ramos, é a crise econômica que atingiu o País nos últimos anos e elevou as taxas de desocupação. “Com a pandemia, muita gente perdeu emprego ou perdeu renda”, afirmou. Segundo ele, isso, por um lado, aumentou a evasão de quem não conseguiu mais arcar com as mensalidades da faculdade, mas também empurrou alunos para salas de aula na esperança de realocação.


“Não vou desistir”, diz aluna alvo de etarismo por parte de colegas
Na última terça-feira a estudante Patrícia Linhares celebrou seus 45 anos de vida.

Ela, que foi alvo de deboche por parte de três colegas de turma de uma universidade particular, se pronunciou pela primeira vez sobre o caso e afirmou que não vai desistir de seu sonho, que é se formar em biomedicina.

“É um sonho de adolescência que nunca pude realizar porque tive várias interrupções de estudo. E agora também não vou desistir, o sonho não morreu dentro de mim”, afirmou a universitária, que começou a graduação em 27 de fevereiro e está no primeiro ano da faculdade.

A história dela, inclusive, bate com a análise de Mozart Ramos. É que Patricia teve, por 11 anos, uma loja. Com a pandemia, porém, teve de fechar o estabelecimento.

Fui para casa e fiquei pensando o que eu poderia fazer para mudar minha história. Eu tinha que vivenciar outras coisas. Todo mundo se reuniu para me ajudar e comecei esse ano a graduação, conta ela, que escolheu biomedicina pela influência da antiga profissão da mãe, que era enfermeira.

Fonte BP

Parlamentares pedem a Haddad fim de ‘contrabando digital’ de chinesas como Shein.


DANIELLE BRANT E NATHALIA GARCIA
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – Deputados e senadores da FPE (Frente Parlamentar Mista do Empreendedorismo) pediram nesta quarta-feira (15) ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), que atue pelo fim do “contrabando digital” feito por empresas chinesas, como a Shein.

Segundo eles, companhias asiáticas vendem produtos sem taxação ou subfaturados no país.
Em entrevista ao final do encontro, o presidente da FPE, deputado Marco Bertaiolli (PSD-SP), falou sobre o prejuízo da prática às empresas brasileiras.

“O Brasil hoje recebe 500 mil pacotes diários vindos da China, em que os valores são subfaturados e os pacotes são multiplicados”, afirmou. “Você compra cinco camisetas da Shein. Ela manda cinco pacotes, um com cada camiseta, para estar abaixo do valor que é taxado, que é de US$ 50 (R$ 262). Mesmo assim, quando passa de US$ 50, o valor da nota fiscal vem subfaturado.”

Bertaiolli afirmou que tal prática prejudica a indústria e o comércio do país. “Nós temos bilhões que não são taxados, nem o IOF [imposto sobre operações financeiras] é pago. Não é só taxar o que nós temos, é ter uma percepção geral do que não está sendo contributivo no Brasil.”

Fundada na China, a Shein tem sede em Singapura e é um dos sites de roupas mais acessados no Brasil. O negócio, que nasceu em 2008, viu sua popularidade disparar na pandemia ao oferecer um catálogo de produtos com preços baixos.

A tributação do ecommerce e o enfrentamento a plataformas estrangeiras, como a Shein, são pontos de destaque entre as reivindicações do varejo têxtil, que chama atenção para a falta de isonomia na tributação.

Enquanto empresas brasileiras estão sujeitas a cobrança de impostos ao longo da cadeia de produção, as plataformas estrangeiras estariam usando o benefício de isenção para trocas entre pessoas físicas, desde que o valor da mercadoria fique abaixo de US$ 50, para evitar o imposto de importação (o que tornaria o produto mais caro).

Empresários também reclamam que as companhias estão fraudando dados ao registrar produtos mais caros com preço abaixo do valor de US$ 50 como forma de fugir da taxação.

Em março do ano passado, a Receita Federal anunciou que estava estudando uma MP (Medida Provisória) para impedir que empresas de comércio eletrônico estrangeiras vendam mercadorias para brasileiros sem pagar os devidos impostos. A mudança atingiria marketpaces como AliExpress e Shopee.

O então presidente Jair Bolsonaro (PL) disse na época que não pretendia assinar a medida para taxação de compras por aplicativos.

“Evasão fiscal hoje é um problema para o Brasil. Essa evasão é o que está atrapalhando a receita, que vai garantir inclusive a compensação nas mudanças nos impostos. É bater forte com relação a essa evasão fiscal que se dá em diversos segmentos do comércio internacional, da questão dos aplicativos de jogos e de apostas [esportivas]”, afirmou o deputado Danilo Forte (União Brasil-CE), vice-presidente da FPE.

No encontro, a reforma tributária foi o principal tema discutido pelos pelos parlamentares. Bertaiolli afirmou que a atualização da tabela do Simples Nacional ficará de fora das mudanças que estão sendo discutidas pela Câmara, conforme declaração dada por Haddad na segunda-feira (13).

“Hoje nós tivemos a posição do Ministério [da Fazenda] de que o Simples Nacional não será alterado na reforma tributária”, ressaltou. “Dentro da reforma nós temos a garantia da manutenção do Simples e a resposta que eles vão nos dar é essa atualização.”

Outra demanda levada ao ministro foi a desoneração ampla da folha de pagamento, e não apenas para os atuais 17 setores beneficiados pela medida.

“O que nós falamos para o ministro é que, em que pese que a oneração da folha tem outro objetivo, que é a Previdência, a desoneração pode ajudar a reforma tributária com a calibragem na alíquota das empresas de serviço no Brasil”, disse Bertaiolli.

“Nós já temos 17 setores da economia desonerados, não é justo que todos não sejam. O ministro sabe que em dezembro deste ano, quando vence a desoneração desses 17 setores, ele tem um problema. Dificilmente ele vai conseguir reonerar o que está desonerado. E não é justo com o restante da economia”, ressaltou.

De acordo com o deputado, a FPE sugeriu ao ministro uma calibragem em que a oneração da folha de pagamento seria reduzida conforme a alíquota do IVA fosse gradualmente elevada.

Fonte Banda B

Governo Bolsonaro incinerou remédios de alto custo para doenças raras.

O governo Jair Bolsonaro (PL) incinerou medicamentos usados no tratamento de doenças raras e de alto custo, avaliados ao todo em pelo menos R$ 13,5 milhões.

Há na relação de itens perdidos duas doses do Spinraza, cada uma comprada por R$ 160 mil pelo governo federal. Usada para pacientes com AME (atrofia muscular espinhal), a terapia é uma das mais caras do mundo.

Associações de pacientes dizem que o estoque perdido mostra má gestão do governo Bolsonaro. A falta do tratamento pode levar pacientes à morte, afirmam ainda as mesmas entidades.

Os dados sobre produtos do Ministério Saúde incinerados desde 2019, no começo da gestão Bolsonaro, foram obtidos pela Folha via Lei de Acesso à Informação. O mesmo material mostra que, até o começo deste ano, a pasta deixou vencer 39 milhões de vacinas contra a Covid-19.

Excluindo as vacinas contra a Covid, os dados compartilhados pela Saúde apontam que já foram descartados produtos avaliados em R$ 214,2 milhões desde 2019 (valor que inclui imunizantes contra outras doenças). Outros insumos, de mais R$ 38 milhões, ainda estão na fila da incineração.

Entre os itens perdidos estão vacinas de diversos tipos -contra sarampo e rubéola, pentavalente, hepatites e tríplice viral–, além de medicamentos contra câncer, hepatite C e outras doençasTambém foram inutilizados testes e medicamentos destinados a pessoas que vivem com HIV avaliados em R$ 8,5 milhões.

O governo Bolsonaro apresentava como uma de suas bandeiras o cuidado com as doenças raras. Em 2021, o Ministério da Saúde lançou a nova mascote do SUS, identificada como Rarinha, em cerimônia com a então primeira-dama Michelle Bolsonaro.

Entre os medicamentos para doenças raras, foram descartadas ainda 949 unidades do Translarna, produto usado para pacientes com distrofia muscular de Duchenne, que causa degeneração muscular progressiva. Esses lotes custaram R$ 2,74 milhões no total.

Os dados sobre estoques da Saúde estavam sob sigilo desde 2018. No fim de fevereiro, a CGU (Controladoria-Geral da União) recomendou revisão dessa reserva. A pasta comandada por Nísia Trindade liberou, por enquanto, a relação de produtos descartados.

"Ver essa lista de medicamentos descartados é extremamente decepcionante, pois a gente passa por muitas dificuldades para o paciente receber o tratamento", afirma a vice-presidente do instituto Vidas Raras, Amira Awada.

Ela diz ainda que o Judiciário é "desrespeitado" com a perda dos produtos, pois muitos tratamentos são comprados pelo SUS após decisões da Justiça.

"A gente está falando de doenças degenerativas, que podem levar o indivíduo à morte sem o medicamento no momento adequado. Em tratamentos de uso contínuo, sempre há um agravamento da doença com a interrupção, e essa piora não é recuperada", afirmou ainda Awada.

Os dados apresentados pelo Ministério da Saúde não permitem afirmar que a totalidade dos produtos foi descartada por causa do fim da validade. Em alguns casos, medicamentos podem ter sido reprovados em testes de controle de qualidade ou inutilizados por causa do armazenamento incorreto.

Integrantes do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmam, porém, que a maior parte dos insumos foi incinerada após o fim da validade. Além disso, dizem que outros produtos podem estar vencidos no estoque e ainda serão encaminhados para o descarte.

O governo federal também incinerou medicamentos para diferentes tipos de mucopolissacaridose, avaliados em cerca de R$ 2,9 milhões.

Esse tipo de doença pode causar limitações em articulações, problemas respiratórios e cardíacos, hérnias, entre outras dificuldades, além de levar à morte prematuraMoysés Toniolo, representante da Anaids (Articulação Nacional de Luta contra a Aids), afirma que há drogas usadas por crianças que vivem com HIV entre os itens descartados, além de produtos de alto custo.

"Os medicamentos são fundamentais. É um caso gravíssimo que precisa ser levado a autoridades para penalização administrativa, civil e criminal. Lamento que somente agora a gente teve conhecimento desse documento", disse ele.

Presidente da Febrararas (Federação Brasileira das Associações de Doenças Raras), Antoine Daher disse que a entidade propôs ao governo Bolsonaro mecanismos para melhorar a distribuição dos medicamentos, por exemplo, redistribuindo frascos que não foram usados.

"Fizemos a proposta, e infelizmente o ministério, depois que aplaudiu a ideia, não levou adiante", disse Daher, que é pai de um paciente com síndrome de Hunter.

"Chamo isso de desastre. Medicamentos de alto custo sendo jogados no lixo, com pacientes morrendo, necessitando dos tratamentos. Não é por falta de aviso. É falta de responsabilidade com a vida das pessoas", disse Daher.

Em nota, o Ministério da Saúde disse que o "cenário de desperdício" de vacinas, medicamentos e outros insumos “reflete o descaso do governo anterior”.

A pasta disse que o governo Bolsonaro não compartilhou dados sobre os produtos armazenados antes da posse. Também disse que busca adequar esses estoques, além de "solução pactuada" com estados e municípios para evitar novas perdas.

O ex-ministro da Saúde Marcelo Queiroga afirmou que não tem dados sobre estoques e que essas informações ficam sob cuidado das áreas técnicas.

Já Luiz Henrique Mandetta, primeiro ministro da Saúde do governo Bolsonaro, disse que período em que comandou a pasta houve esforço para adequar a gestão dos estoques, ao transferir os produtos de armazéns no Rio de Janeiro para uma central em Guarulhos, na Grande São Paulo.

Ele disse ainda que muitas compras são feitas por estimativa de demanda, como em campanhas de vacinação, e que o uso depende da adesão da população.

Procurado, o atual deputado federal Eduardo Pazuello, que também foi ministro da Saúde no governo Bolsonaro, não se manifestou.