Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

quarta-feira, 11 de março de 2020

11/03/2020 *--* Deus é Fiel !!!!

Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.


SESA e SESP ampliam programa de atendimento às vítimas de violência sexual ao interior.



Através de uma articulação da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná, liderada hoje pela deputada estadual Cristina Silvestri, a Secretaria de Segurança Pública (SESP) e a Secretaria de Saúde (SESA) assinaram hoje (10) um convênio firmando parceria para a ampliação do programa de atendimento humanizado à mulheres e crianças vítimas de violência sexual. Antes, esse programa funcionava apenas em Curitiba e Região Metropolitana.

“Hoje os crimes sexuais ainda crescem de maneira alarmante. E enquanto as políticas que temos trabalham para tentar controlar este problema, nós precisamos também dar atenção para as mulheres e crianças que são vítimas destes bárbaros crimes”, relembra a procuradora Cristina Silvestri.

A resolução conjunta foi assinada em solenidade realizada na Assembleia Legislativa, em Curitiba. No evento, a deputada Cristina frisou que este programa será muito importante para o controle de danos psicológicos destas pessoas em situação de violência sexual.

“Nós temos muitos municípios no interior que ficam a mais de 100 quilômetros da sede, sendo totalmente inviável e até humilhante fazermos a mulher, vítima, ficar revivendo tantas vezes este crime enquanto vai ao IML para fazer todos os exames necessários”, relembrou.

Na prática, esta resolução permitirá o treinamento de médicos da rede pública por técnicos do Instituto Médico Legal (IML) para que eles possam realizar os exames necessários com essas pessoas em situação de violência sexual diretamente em hospitais de referência.

“Estamos avançando. Vamos trabalhar para a capacitação de todos os profissionais, com o apoio do IML, para ampliarmos todos os serviços de referência. Vamos formar peritos especialistas, para nas quatro regiões do Estado onde nós não temos ainda o IML, os profissionais médicos do hospital de referência possam fazer o trabalho que seria do perito. E é isso que nos estamos garantindo neste documento que foi assinado aqui”, explicou Maria Goretti David Lopes, superintendente de Atenção à Saúde.

No evento, o secretário de segurança, Coronel Marinho, frisou que uma das principais bandeiras da SESP é, justamente, o combate à violência contra a mulher.

“Este foi mais um passo contra a violência da mulher. Para que a gente se comprometa cada vez mais combate ao cometimento destes bárbaros crimes. E para que as vítimas recebam o atendimento necessário, com mais amparo do Governo do Estado”.

A DEMANDA

O pedido para ampliação do atendimento integral e humanizado foi o primeiro pleito da Procuradoria da Mulher, apresentado pela deputada Cristina Silvestri ao Estado através de requerimento em setembro de 2019. Na época, a procuradora recebeu a demanda de lideranças femininas ligadas à saúde.

“Junto às demais deputadas, Tribunal de Justiça e outras lideranças, nós fomos até a Secretaria de Saúde para discutirmos a manutenção do programa e também a sua ampliação. Esta política pública já vinha dando bons resultados em Curitiba e era necessário a sua extensão às demais macrorregiões do Estado”.


Fotos: Ascom/Dálie Felberg


Motorista embriagado foge da Polícia encapota o carro e acaba detido em Pitanga. 


Na data do dia 11 de março de 2020, a, por volta das 00h20min à equipe em patrulhamento próximo a entrada principal do município de Pitanga, momento que um veículo passou pela equipe em alta velocidade de forma suspeita, momento que a equipe realizou acompanhamento tático utilizando dispositivos luminosos e sonoros por diversas ruas do município, sendo que ao entrar na estrada de acesso a localidade do patrimônio, a equipe perdeu o veículo gol de cor branca de vista, sendo que ao acompanhar a poeira levantada por este gol na referida estrada rural, a cerca de 2 km foi encontrado o referido veículo com as duas rodas do lado esquerdo voltadas para cima. 

Não podendo mais trafegar, sendo retirado o condutor deste veículo e identificado como um masculino de 18 anos, o qual não possui CNH, PPD ou ACC, sendo identificado o veículo como sendo um VW/Gol de o qual está com débitos, o qual foi deixado no local, para ser conduzido ao pátio da sede da 3ª Cia/Pitanga nesta mesma data, na parte da manhã, pelos policiais habilitados no caminhão guincho do 16º Batalhão, sendo então deixado este veículo fechado e sem a chave no local do ocorrido. Foi oferecido ao condutor teste etilométrico da marca Drager modelo Alcotest 7410 numero 02793, o qual resultou em 0,71 MG/L, sendo o condutor preso e lido seus direitos e entregue na 45ª DRP para procedimentos. 

A equipe conduziu o condutor ao hospital municipal para atendimento médico, devido o mesmo estar sem cinto de segurança e queixar-se de dor na barriga. Foram realizadas as notificações pertinentes.

Fonte: Policia Militar


Caminhonete Blazer preta é apreendida com Débitos em Pitanga.


  No dia 10 de março de 2020, por volta das 17h50min, à equipe em patrulhamento pela Rua Deputado Francisco Costa esquina com Dr. Orlando de Araújo costa, momento em que avistou um veículo em atitude suspeita e sem a placa dianteira. Diante disto a equipe realizou abordagem com sinais luminosos e sonoros, sendo que ao parar foi identificado o condutor como sendo um masculino de 21 anos, o qual não possui CNH, PPD ou ACC, sendo que o veículo trata-se de uma camioneta GM/Blazer de cor preta, a qual está com débitos administrativos, diante dos fatos o veículo foi recolhido ao pátio da sede da 3ª Cia Pitanga, sendo realizada as notificações pertinentes e o condutor liberado. Nas buscas, foi encontrado dentro da camioneta uma placa artesanal com o mesmo numeral da placa traseira.

Fonte: Policia Militar


Cumprimento de Mandado Judicial é realizado contra jovem de 23 anos.


  No dia 10 de março de 2020, por volta das 09h50min atendendo solicitação anônima a equipe policial deslocou a avenida sete de setembro, centro, onde segundo a denúncia estaria um foragido da justiça, nas proximidades de uma panificadora; no local a equipe logrou êxito abordar o suspeito, sendo este um masculino de 23 anos, o qual possui em seu desfavor um Mandado de Prisão expedido pelo Juiz da Comarca de Manoel Ribas; sendo o mesmo preso e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Manoel Ribas onde permanece à disposição da justiça.

Fonte: Polícia Militar


Mulher morre atropelada por ambulância na BR-369, na região de Arapongas


Na manhã desta terça-feira (10), uma mulher de 61 anos morreu após ser atropelada por uma ambulância na BR-369, no trecho entre Rolândia e Arapongas, próximo a praça de pedágio.

No momento do atropelamento, o motorista do veículo foi socorrer a vítima, mas acabou sendo atropelado por um Fiat Palio. O homem sofreu ferimentos, segundo a PRF, e foi levado ao hospital.

A mulher identificada como I. P. T., segundo informações, tentava atravessar a rodovia em uma parte onde a separação das duas pistas é baixa.

O paciente que estava sendo transportado na ambulância foi removido a outro veículo. O corpo da vítima foi recolhido e levado ao IML de Londrina.


Fonte: Londrina News.

Jovem é jogado para fora de carro em capotamento e morre na BR-277.


Um carro capotou no fim da manhã desta terça-feira, 10, na BR-277, próximo ao Posto Quinta, em Campo Largo, região metropolitana de Curitiba, depois bater contra uma canaleta de água pluvial. O jovem, de 22 anos, que dirigia o veículo, teria sido jogado para fora do Renault Sandero e morreu no local do acidente, que aconteceu na pista sentido interior.

A vítima morava em Curitiba e, segundo informações levantadas pela equipe Banda B, ele estaria indo visitar parentes em Campo Largo, região metropolitana de Curitiba. Haviam duas pessoas dentro do carro. O passageiro teve ferimentos graves, foi socorrido e levado ao hospital.

De acordo com o policial Savério, agente da Polícia Rodoviária Federal, é possível que o rapaz não estivesse usando o cinto de segurança, por isso teria sido jogado para fora do Sandero. Porém, as causas serão esclarecidas “somente após a investigação da criminalística”, como afirma Savério. Ainda, o policial disse que “não há como saber o que provocou o acidente sem ter certeza e não temos sinais, até agora, do que teria causado tudo isso”.

O passageiro do carro foi socorrido pelo Siate do Corpo de Bombeiros ao Hospital Nossa Senhora do Rocio.

Fonte: Portal Banda B.


Alê Youssef deixa secretaria de Cultura e vira opção de vice de Covas.


O secretário municipal de Cultura de São Paulo, Alê Youssef, comunicou aos funcionários da pasta que vai deixar o cargo até o dia 20, quando termina o prazo legal de desincompatibilização para os integrantes do Executivo que pretendem disputar as eleições deste ano. Ele vai ser substituído pelo ator Hugo Possolo, diretor do Teatro Municipal, que deve assumir no dia 23.

Alê foi convidado a se filiar no Cidadania e é cotado para ser candidato a vice na chapa do prefeito Bruno Covas (PSDB). Tanto o prefeito quanto o governador, João Doria (PSDB), disseram que ainda não há decisão sobre a composição da chapa.


“Não convidei ninguém. Nem é o momento. Estou fechando os partidos. O Cidadania convidou o Alê para se filiar e oferecer seu nome como opção de vice”, disse Covas ao jornal O Estado de S. Paulo. Questionado sobre o assunto nesta terça-feira, 10, em Brasília, Doria disse que “o nome dele (Youssef) não foi nem pensado”.

A decisão de deixar a pasta para se filiar ao Cidadania contraria o discurso adotado por Youssef até doze dias atrás. Na sexta-feira, 28 de fevereiro, o secretário foi indagado sobre a possibilidade de filiação em entrevista ao Estado publicada no domingo, 1º, e respondeu: “Não tem nenhuma pretensão de filiação nem de eleição no meu horizonte. Meu horizonte está entre três aspectos. Um é o apoio ao prefeito Bruno na sua reeleição. O segundo é a construção de linhas de continuidade e institucionalização do programa São Paulo Capital da Cultura. E o terceiro é a construção de um movimento cívico em torno da centralidade da cultura como elemento de desenvolvimento econômico e social das cidades, dos Estados e do País. Eu realmente quero no pós-secretaria me dedicar a isso”.

Aos 45 anos, Youssef foi filiado ao PT e ao PV, partido pelo qual disputou uma vaga de deputado federal em 2010, junto ao grupo de Marina Silva, mas não foi eleito. Durante a gestão de Marta Suplicy, então no PT, na Prefeitura, ele foi o coordenador municipal de Juventude.

O passado petista do secretário levou muitos tucanos a torcerem o nariz quando Covas anunciou o nome de Youssef para a secretaria. Com o passar do tempo, no entanto, ele ampliou seu espaço e se tornou peça fundamental na estratégia tucana de se diferenciar do bolsonarismo e ocupar o centro do espectro político.

Realizações como a Virada Cultural, o projeto São Paulo Capital da Cultura, o Carnaval de Rua e o Festival Verão Sem Censura se tornaram marcas da gestão Covas e aproximaram o prefeito do eleitorado de esquerda. É um caso raro em que a Cultura, historicamente relegada a segundo plano, chegou ao centro do debate político e eleitoral no Brasil.

Perguntado doze dias atrás se faria o papel de ligar Covas ao eleitorado de esquerda durante o processo eleitoral, respondeu: “O prefeito tem dito que quer fazer a valorização do centro democrático. Entendo que centro tem que ter tanto a direita quanto a esquerda. Não existe centro sem esquerda. Se eu cumpro esse papel fico muito feliz porque sinto a necessidade também de a gente buscar o centro democrático. A gente tem que fugir das radicalizações polarizadas que nos levaram a essa situação que estamos vivendo de um governo totalmente descompromissado com valores democráticos”.

Covas viaja e se licencia até domingo

Covas vai se licenciar da Prefeitura na próxima sexta-feira, 13, e deverá ficar fora até domingo. É a primeira vez que ele se afastará desde que descobriu que tem câncer no sistema digestivo. Segundo a Prefeitura, o afastamento não tem nenhuma relação com a doença, que está sendo tratada e já apresentou regressão. Covas fará uma viagem de dois dias com o filho para o interior do Estado. 

Fonte: CGN com Camila Turtelli.