Fique Bem Informado acesse o Blog do Beto

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

                     PREVISÃO DO TEMPO

                             
                              SANTA MARIA DO OESTE




 PITANGA 




Palmital




Guarapuava








                                                Piadas

                                        

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

                                   

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



Para toda família, para todos os estilos, no seu 

dia a dia, em seus melhores momentos!

PLANETA JEANS

RUA FRANCISCO TEIXEIRA - Nº: 37 - Bairro:
Senhor agredido em Santa Maria do Oeste.

       No dia 27 de janeiro de 2015, às 22h 55min, foi deslocado até o hospital de Santa Maria do Oeste para atender uma solicitação via 190, haja visto ter dado entrada o Sr. Sebastião latczuk Vaz, 61 anos, com vários hematomas pelo rosto e mãos e com um corte profundo no lábio inferior lado direito. Constatado o fato, foi deslocado com o mesmo após atendimento médico   até a residência da pessoa de Pedro urbano de Souza o qual teria agredido o Sr Sebastião. No local não foi localizado o autor da agressão, porém em patrulhamento pelo centro da cidade foi avistado um veículo VW  Logus placa ADY-1613  parado em via pública, em abordagem ao mesmo onde no seu interior estava a pessoa de Pedro Urbano de Souza de posse de um facão com bainha. Diante do fato foi consultado o veículo onde o mesmo estava em dia com seus débitos em seguida conduzido Pedro juntamente com o facão até ao DPM local para as providências. Foi entrado em contato com o investigador Vitor da DRP de Pitanga o qual em conversa com o mesmo fomos informados de que o TC ficaria a cargo da dp local. 

02 - PATRULHAMENTO: Área central, B.N.H Santo Antonio, Vila Deus, Pr. 456, Vila Pontarolo, Vila Oliveira, Vila Rica,  Barreado, São José, São Manoel e Chapéu do Sol.




ESTADO DO PARANÁ
POLÍCIA MILITAR
QUARTO COMANDO REGIONAL
16º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR
3ª COMPANHIA DE POLÍCIA MILITAR
DPM DE SANTA MARIA DO OESTE

SERVIÇO DO DIA 27 E 28 DE JANEIRO DE 2015.
                                                                                    
Equipe:                    
             SD DE CAMPOS              MOTORISTA
             SD MIZAEL                      PATRULHEIRO

Dois menores são apreendidos em Pitanga com maconha.

 

No dia 27 de jan. 15, às 22h15min, a equipe ROTAM em patrulhamento pela Rua Edson
Dias Vieira, abordou dois indivíduos, posteriormente identificados como adolescentes,
ambos de 17 anos, os quais estavam em atitude suspeita. Após revista pessoal, foi
encontrado um cigarro de substância análoga a maconha, o qual os dois indivíduos
estavam fumando, e também no bolso da calça de um deles foi encontrado 03 buchas da
mesma substância. Em conversa com o mesmo, este relatou que teria mais uma
quantidade em sua residência. A equipe deslocou até o local e em conversa com a mãe
do adolescente, a qual permitiu a entrada dos policiais na residência. Foi encontrada
escondida em uma xícara a quantia de 11,8 gramas da substância análoga a maconha,
totalizando 17,8 gramas da mesma substância. Em dado momento o outro adolescente
relatou que estava fumando a substância que seu amigo o teria oferecido. Diante dos
fatos, foi acionado o Conselho Tutelar e todos os envolvidos, juntamente com a maconha,
foram encaminhados até a 45ª DRP.
Fonte : POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ
4º COMANDO REGIONAL
16º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR
SETOR DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

          BODEGÃO


Cerveja SKOL PREÇO UNITARIO 1,83.




REFRIGERANTE PEPSI 2L R$ 3,99

Sem crise, Paraná 'agradece à natureza' por reservas de água.


      Barragem do Rio Passaúna é uma das principais do estado. (Foto: Sanepar/Divulgação)

É improvável que a grande crise hídrica que assola os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais chegue ao Paraná tão cedo. Com riqueza de rios e bom volume de chuvas nos últimos meses, o estado tem abastecimento em 700 localidades atualmente, contando municípios e distritos. As quatro principais barragens do estado, na Região Metropolitana de Curitiba, responsáveis por 30% de todo o suprimento paranaense, têm 98% do volume completo.
Em Curitiba, por exemplo, caso mais nenhuma gota de chuva caísse, de hoje em diante, a água que existe estocada ainda abasteceria a população durante sete, oito meses, estima a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). O último grande racionamento no estado, diz a empresa, foi justamente na capital, em 2006, quando houve estiagem e faltou água para milhares de pessoas.
"Temos que agradecer à natureza, porque fomos privilegiados com as chuvas. Basicamente, esta é a diferença entre o nosso estado e os que estão enfrentando crise. Muitas vezes, sem explicação, a chuva chegou até o norte do Paraná e parou, não seguiu até São Paulo, por exemplo. O recurso, tratando-se de água, depende do imponderável, do natural. Felizmente, tivemos sorte", comemora o diretor de operações da Sanepar, Paulo Alberto Dedavid.
Mesmo assim, ainda há problemas sérios, como a falta de caixas d'água em mais de 20% das casas paranaenses e as milhões de obras de reparos necessárias por ano (são 400 mil por mês, em média, segundo a companhia estadual) - na maioria delas, o corte na distribuição por pelo menos um dia é necessário. Além disso, a Sanepar não atende 54 cidades paranaenses, cujo abastecimento é de responsabilidade das prefeituras
A rede insuficiente em cidades pontuais também causa problemas, ocasionalmente - quase sempre, quando há recorde de calor. Em 2014, por exemplo, municípios como Apucarana, Arapongas, Francisco Beltrão e Guarapuava tiveram que passar por rodízio.
Mesmo sem risco eminente, o momento de estiagem requer atenção para o desperdício. "Estamos em um momento confortável, mas não é por isso que temos que descuidar. Pode acontecer de não chover amanhã. E aí, como fica? Economizar, ter consciência no uso, é sempre importante", ressalta o diretor da Sanepar.
Hoje, o estado sobrevive com três tipos de abastecimento: por meio dos rios, de barragens (barreiras artificiais para a retenção de água) e poços tubulares profundos. A maioria das obras - e a tranquilidade atual -, no entanto, só é possível graças a um projeto financiado pelo governo japonês, assinado pelo governo estadual em 1998, afirma Dedavid.
"O setor não tinha financiamento no passado, a nível nacional. Sofremos com isso durante anos, porque, lá atrás, o planejamento dos sistemas foi mal feito. Faltou investimento. Hoje, o Paraná só está tranquilo porque fomos buscar recursos internacionais", diz o diretor.
Fonte : G1
           LOJÃO DO BRÁZ

              

                


             O melhor para você

Menino de 13 anos morre e outros três ficam feridos após capotar carro.


   
   imagem lustrativa

Um menino de 13 anos morreu após capotar o veículo que dirigia no fim da tarde de terça-feira (27) em Santa Helena, no oeste do Paraná. Um garoto de 12 anos e outras duas meninas que estavam no jipe ficaram feridos e precisaram do atendimento dos socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e foram encaminhados a hospitais da cidade e da região. Até a manhã desta quarta (28), os três permaneciam internados.
O veículo e o local do acidente passaram por uma perícia para auxiliar a Polícia Civil nas investigações para apurar as causas do acidente. Policiais informaram ainda que a dona do jipe – que não é familiar de nenhuma das vítimas - será ouvida para justificar se e por que autorizou que as crianças usassem o veículo. Marcas no asfalto indicam que o motorista fazia manobras perigosas no momento do acidente.
O corpo do menino está sendo velado na Capela Mortuária de Santa Helena e deve ser sepultado às 14h no Cemitério Municipal.
Fonte : G1




                                                                                                               ID: 303277.

MARCIO LOJÃO DO BRÁZ TEL: (42) 3644-1096
TEL: (42) 9149-1201 VIVO    
TEL: (42) 9968-3882 TIM

Corpo de Bombeiros combate incêndio em indústria desativada.


   

No início da noite desta terça-feira (27) por volta de 19h20, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros foram acionados para um incêndio na Rua Paraíba, cruzamento a União da Vitória no bairro Vila Nova,  em Francisco Beltrão, onde ocorreu um incêndio nas instalações de uma empresa desativada.
O Corpo de Bombeiros conseguiu controlar rapidamente as chamas e apagar o fogo que atingiu o interior do barracão.
O local está desativado há algum tempo e segundo informações, alguns moradores de rua se encontram no local para dormir.
Não foi possível apurar como iniciou o fogo.
Fonte :  Luiz Carlos Maciel do PPNEWS 




Supermecado Oeste Rua Generoso Karpinski - Centro - SANTA MARIA DO OESTE - PARANÁ.



Caminhão pega fogo em empresa de Irati na madrugada.


   

Suspeita é que curto circuito em caminhão tenha provocado incêndio no pátio da empresa Derbli; quatro caminhões foram danificados
Um caminhão da empresa Derbli, de Irati, região dos Campos Gerais, foi totalmente destruído por um incêndio na madrugada desta quarta-feira (28), por volta das 3h30. Segundo informações da Folha de Irati, as chamas chegaram a atingir outros quatro veículos, mas foram controladas antes que os danos fossem maiores. O incidente aconteceu no pátio da empresa, no bairro Riozinho.
Uma vizinha percebeu o início do incêndio e acionou os bombeiros. A principal suspeita é que um curto circuito no caminhão tenha provocado o fogo. Os danos nos outros quatro caminhões foram de menores proporções. Familiares e funcionários do empresário Jorge Derbli se deslocaram até o pátio da empresa quando souberam do incêndio. Por volta das 4h20 minutos os bombeiros encerraram os trabalhos.
Fonte : aRede
                           CANAà

                   ROUPA FEMININA



 RUA SETE DE SETEMBRO Nº 294 

  SANTA MARIA DO OESTE (42) 9968 - 4447


Blusinha com 20% de desconto.



.



Janeiro que está chegando ao fim,é a  época do ano em  que muitas  pessoas decidem dar um novo rumo à vida profissional, é também o período onde muitos  órgãos públicos lançam editais para contratações. Neste ano de  2015 que caminha par ao segundo mês , somente o governo federal deve oferecer quase 30 mil vagas em concursos, em Guarapuava, como na região  existem muitas pessoas que estão  atentos em busca de aprovação nos futuros concursos, cuja temporada começa oficialmente em Março para  de garantir estabilidade financeira e plano de carreira.
Em março, apenas no Paraná, o Banco do Brasil deve realizar um exame a fim de convocar mais de dos mil novos colaboradores. 

A Receita Federal também já anunciou contratações, com previsão de duas mil vagas para nível superior e salários que vão de R$ 9 mil a R$ 15 mil. A Previdência Social é outra oportunidade esperada, pois serão cinco mil vagas, com opção de nível médio e superior e remuneração inicial de R$ 4 mil a R$ 10 mil.
E você já está preparando-se para uma destas vagas?
Fonte : Lobo Noticias

                     REALIZAR IMOVEIS

Oportunidade de um bom negocio;

- Terreno no centro de Santa Maria do Oeste
1.200M2 da para fazer 04 lotes de 300 M2 por apenas R$ 250.000.00, aceita carro no negocio ou imovel na região de Curitiba.

- Terreno 300M2 no centro 150.000.00

- Terreno 516M2  no centro 180.000.00

- Terrreno 240M2 lot. tropical 52.000.00

- Terreno 260M2 lot. tropical 65.000.00, aceita camionete .

- Terreno rural 26 alq. todo em pasto da para fazer 13alq. planta apenas R$ 800.000.00

- Terreno rural25 alq. apenas 10 minutos do centro de Santa Maria do Oeste por 1.250.000.00, troca por imoveis em Guarapuava.

- Uma chacara 2 alq. na beira do asfalto troca por casa em Guarapuava.

OBS : Estamos a disposição para mostrar e aceitar propostas no emdereço AV 7 de setembro 636 ou fone 3644 1153 / 91184215

Incêndios destroem seis mil hectares de vegetação de Ilha Grande, no PR.


   Área de aproximadamente 1.500 hectares ficou destruída após incêndio (Foto: Divulgação/ Parque Nacional de Ilha Grande/ ICMBio)

Um incêndio que atinge o Parque Nacional de Ilha Grande, no noroeste do Paraná, desde domingo (25), queimou aproximadamente 1.500 hectares de vegetação. Boa parte das chamas já foi extinta nesta quarta-feira (28), porém os brigadistas ainda trabalham na região atingida pela incêndio. Esse já é o quarto incêndio registrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) no mês de janeiro.
As equipes estão trabalhando em uma área que fica perto de Altônia. “O local fica em uma área de várzea, perto de um banhado. Essa área é de díficil acesso e, por isso, demoramos para extinguir as chamas”, detalha o analista ambiental do Parque de Ilha Grande, Tércio Abel. .
O Instituto estima que uma área de 4.800 hectares tenha sido queimada apenas nos dois primeiros incêndios deste ano. O parque ainda não contabilizou a área atingida pelo terceiro incêndio. Mesmo assim, já se sabe que 6.300 hectares foram destruídos pelo fogo.
A extensão de área destruída é preocupante. Conforme o ICMBio, nos últimos anos a quantidade de incêndios estava diminuindo gradualmente. “Há três anos não se registrava tantas áreas queimadas no mês de janeiro como este ano. Normalmente, os meses mais preocupantes são março, julho, agosto e setembro”, destaca o analista ambiental.
Uma das explicações para esse aumento se deve principalmente a estiagem. “Está chovendo menos do que o esperado para essa época do ano. Chove em todas as regiões do estado, menos onde o parque está localizado, na divisa com o Mato Grosso do Sul”, explica. “A vegetação fica muita seca e leve, facilitando  o aparecimento de focos de incêndio”, acrescenta.
Ajuda voluntária
Moradores de cidades localizadas ao redor do parque e que tenham interesse em ajudar as equipes de brigadistas, podem se cadastrar como voluntários. O cadastro deve ser feito diretamente no Parque.

Além disso, o ICMBio pede para a população informar qualquer movimentação suspeita de pessoas em áreas onde já foram registrados incêndios.
Fonte : G1
              Vende-se 

Lote c/area 443m2 com matricula localizado na rua josé cherem, rua com calçamento valor $ 30,000 tratar : (42) 91193256

-------------------------------------
Dois subwoofer de10 ´´duas cornetas dois 

tweeter e um modulo soudgital 4x400 rms e 

Cabos tudo nas caixas forradas com carpete

NOTE POSITIVO PRA VENDER TAMBEM VALOR 900 

REAL ACEITO PLAY3 OU XBOX NA TROCA
tel : (42)98350144


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vila bombacha 2 quarto, cozinha, sala, 

banheiro,área valor 55 mil. contatos com 

Rose - 91367522


-------------------------------------------------------------

Nokia X2 - 01, valor R$250,00  

tel -  91157053 - 99009398



Polícia Civil desmantela quadrilha de 

ladrões de banco que agia na região norte 

do Estado.

   

Em uma ação rápida e conjunta que envolveu policiais civis de Paranavaí, Londrina e Maringá, uma quadrilha de ladrões de banco foi desmantelada, nesta terça-feira (27). Quatro homens fortemente armados invadiram a agência Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), no bairro Santos Dummont, em Paranavaí, por volta das 8h30, fizeram os funcionários de reféns, abriram o cofre e levaram R$ 84 mil em dinheiro e cheques.

Ainda no final da manhã, os policiais civis prenderam, em Maringá, Vander Sérgio de Souza Ferreira, 26 anos, e Leandro Marcondes Pardal, 26 anos. Na sequência, os outros dois assaltantes também foram capturados, mas desta vez em Londrina. João Paulo Batista Gomes, 24 anos, Daniel Lucas, 19 anos, foram presos no começo da tarde. Lorraine Alana Rodrigues Paulino, 27 anos, esposa de Vander não participou do assalto, mas também foi presa em Londrina. “Parte do dinheiro roubado pela manhã em Paranavaí foi depositado na conta dela pelo marido ladrão”, contou o delegado-titular da 9.ª Subdivisão Policial de Maringá, Osmir Ferreira Neves Júnior, que ao lado do colega Manoel Pelisson, delegado-adjunto da 10.ª SDP de Londrina, comandou a operação.

Durante a ação foram identificados cerca de R$ 30 mil distribuídos nas contas bancárias dos marginais. Esse dinheiro foi bloqueado. Outros R$ 10 mil em espécie foram recuperados dentro de um Fox branco apreendido por policiais de Maringá. Um Gol prata também foi apreendido.

Eficiência e celeridade

O secretário de Estado da Segurança Pública e Administração Pública, Fernando Francischini, elogiou a ação rápida da polícia. É mais uma demonstração da eficiência da Polícia Civil no combate ao crime organizado, principalmente em crimes contra o patrimônio. Vamos responder as ações de bandidos com operações policiais estratégicas comandadas pela Secretaria da Segurança Pública em todo o Estado”, afirmou. 

O delegado-geral da Polícia Civil, Júlio Cézar dos Reis, parabenizou os policiais pelo trabalha célere. “Estou pessoalmente aqui para ressaltar a importância de integração entre as subdivisões e também para parabenizar pela celeridade que foi a realização dessas prisões dos envolvidos nesse roubo, trazendo sempre a determinação do secretário Fernando Francischini para que as polícias atuem com muito rigor no combate ao crime organizado”, afirmou Reis.

O delegado-chefe da Divisão Policial do Interior (DPI), Valmir Soccio, também elogiou a ação policial e destacou a importância na integração entre policias da 8.ª SDP de Paranavaí, 9.ª SDP de Maringá e a 10.ª SDP de Londrina. 
Fonte : .policiacivil

         BRASÃO DA PREFEITURA DA                                                                      CIDADE DE SANTA MARIA DO OESTE.


                                          BRASÃO DA PREFEITURA DA CIDADE DE SANTA MARIA DO OESTE.

Operação “Alter Ego” prende 

estelionatário em Cascavel com 47 

empresas abertas em seu nome.

   

Nove mandados de busca e apreensão e um de prisão foram cumpridos na manhã desta quarta-feira, 28 de janeiro, ao ser desencadeada a “Operação Alter Ego”, pela Polícia Civil de Cascavel. A investigação foi realizada por policiais do Setor de Combate a Estelionatos, Fraudes e Crimes Econômicos, da 15.ª Subdivisão Policial. Os mandados de busca foram cumpridos em Cascavel, Capitão Leônidas Marques, Curitiba e Colombo.

Segundo informou o delegado-adjunto da 15.ª SDP, Ademair da Cruz Braga Junior, o acusado Adriano Rogério Ribeiro, 39, que usa também o nome de Adriano Balluartti, era investigado havia mais de dois anos e, inclusive, chegou a ser preso em flagrante ainda em 2013. “Em síntese, o acusado vendia ações que não existiam, igualmente de empresas que também não existiam. "Apenas 'sonhos' e papel sem validade nenhuma eram comercializados por ele. Estima-se em uma movimentação que ultrapasse R$ 2 milhões”", explica Braga Junior.

Durante a investigação, foi constatada a existência de 47 empresas criadas por Ribeiro. Ele apresentava para as vítimas uma situação de mercado de capital fechado onde os acionistas lucrariam com mercadorias e serviços bem abaixo do valor real. Ocorre que nenhuma das empresas existe realmente. Eram criadas as pessoas jurídicas e mais nada. Não havia capital integralizado e muito menos estavam em atividade.

O trabalho desenvolvido pela Polícia Civil, na manhã desta quarta-feira, teve o apoio da Receita Federal, Receita Estadual e Ministério do Trabalho. Várias pessoas que supostamente teriam sido contratadas para vender ingressos de um show que seria mais um golpe de Balluartti foram abordadas no escritório. Os supostos funcionários não receberam salários e também não tinham registro em carteira.

O delegado-chefe da 15.ª SDP, Adriano Chohfi, acompanhou pessoalmente a operação policial e foi quem deu voz de prisão ao acusado. “As acusações vão desde estelionato contra várias vítimas, crimes de ordem tributária, financeira e relação de consumo”, completa Adriano Chohfi.

A operação foi denominada de “Alter Ego” em alusão ao termo criado para conceituar coisas que estão no ego de uma determinada pessoa, as quais podem ser transferidas para uma outra. Ou seja, é uma segunda personalidade de alguém, um outro eu inconsciente que se revela através de múltiplas identidades. No escritório de Adriano Ribeiro, os policiais encontraram o rascunho de um livro que está sendo escrito por ele, intitulado de “O Diário de um Bilionário”.
Fonte :policiacivil

Perguntas que toda mãe não deve deixar de fazer aos seus filhos.


Mãe e filho- foto Getty Images

Ser uma mãe presente não é apenas estar do lado dos seus filhos nos momentos bons e ruins, e sim, saber dialogar e fazer as perguntas certas para se envolver na vida da criança ou do adolescente, tornando-se mais participativa na criação e na convivência com eles. De acordo com a psicanalista Blenda Marcelletti, um dos importantes diálogos entre pais e filhos é sobre a liberdade dentro da família para a discussão, o debate e a disponibilidade dos pais ouvirem e contribuírem na expansão dos conhecimentos sobre a vida, sobre as relações e o sobre o ambiente. 

Quando os filhos são muito pequenos cabe aos pais a observação do dia a dia das crianças. As situações mais lúdicas são excelentes oportunidades para o diálogo livre e sem pressão sobre a escola, amiguinhos e rotina em casa. "É importante que os pais indaguem seus filhos sem a intenção de vigiá-los, mas com um genuíno interesse por eles. As crianças aprendem como responder pela forma como são indagadas. Se ao perguntar os pais ficam bravos ou criticam, a criançapode recuar e criar um padrão de resposta nem sempre condizente com o que realmente ocorre", ressalta a especialista membro da Sociedade Brasileira de Psicanálise, Blenda Marcelletti. A seguir, confira dicas para criar abertura para o diálogo e quais perguntas são essenciais para criar e manter uma boa relação com seus filhos. 

Cinco perguntas que devem ser feitas aos pequenos:

1.O que você sonhou hoje? 
Com essa pergunta se abre um espaço para falar da importância da vida de fantasia para criança. Se você mostra que entende o "mundo da imaginação" de seu filho, ele sente-se mais próximo de você e tem mais vontade de compartilhar tanto o que sonha quanto o que imagina com sua própria criatividade. 

2. Você está bem? 
De acordo com a psicóloga Blenda Marcelletti, o diálogo sobre as emoções pode começar com esta simples pergunta. Sabendo como seu filho está você consegue saber se ele anda feliz com a escolinha, com os amigos e até mesmo com a relação com os irmãozinhos. 

3. O que mais você quer/deseja? 
"Perguntar sobre os desejos de seu filho faz com que se inicie um contato com aquilo que é buscado. Dessa forma, ensina-se, desde cedo, a liberdade de desejar e a propriedade sobre cada desejo", enfatiza a especialista Marcelleti. 
4. O que deixa você com tanta raiva ou tão agitado? 
Repreender a criança quando ela está agitada ou com raiva não ajuda a entender a real causa desse comportamento. "Essa pergunta faz com que a criança aprenda a conhecer, nomear e lidar com os sentimentos negativos sem culpa", afirma a psicanalista Blenda.

5. Como foi seu dia? Brincou? 
Os pais devem estar atentos para que seus filhos brinquem muito, sozinhos ou em grupo. "É por meio da brincadeira que ele adquire vários conceitos importantes: cooperação, divisão, cuidado e aprendizado", explica a psicóloga Blenda Marcelletti. De acordo com a psicóloga Milena Lhano, além de perguntar a respeito, para descobrir mais sobre a vida das crianças pequenas é importante estar sempre próximo a elas, supervisionar brincadeiras, assistirem juntos programas de televisão e filmes, além de conhecer amigos e professoras. "Durante esse acompanhamento a criança deve ter suas preferências observadas, além de ser instruída, orientada e amparada, e não 'monitorada', criticada, ameaçada e rebaixada", ressalta a especialista. 

E aos filhos adolescentes? O que perguntar?

A adolescência ainda é um marco carregado de crenças e estereótipos criados pelos adultos. Grande parte dos pais sente um certo receio de iniciar um diálogo e deixar que as questões surjam espontaneamente. "Qualquer pergunta sobre esses temas pode ser feita. O mais importante é como serão feitas, em que tom e situação serão colocadas. Nem sempre os pais sabem o limite entre o cuidado e a invasão em áreas da intimidade do adolescente, por isso, alguns adolescentes recusam-se a falar, mentem ou recorrem ao isolamento", explica a psicoterapeuta Blenda Marcelletti.  

Mãe e filha- foto Getty Images
Mãe e filha

Qualquer uma dessas situações traz o afastamento como uma consequência indesejada. É fundamental os pais criarem situações de proximidade e liberdade para que seus filhos adolescentes sintam-se aceitos. "Os discursos moralistas, longos e ininterruptos só geram distância e o adolescente, como excelente observador, aprende rápido como responder para logo se livrar da 'tortura do interrogatório", adverte a especialista.

É na fase da aceitação que as regras poderão ser criadas e cumpridas, além de mostrar aos filhos o valor do binômio ?responsabilidade e liberdade?, frequente motivo de confusão.  

Quatro perguntas que devem ser feitas aos adolescentes

"Os discursos moralistas, longos e ininterruptos só geram distância entre os pais e os adolescentes"
1.Como passou seu dia? 
De acordo com a psicanalista Blenda Marcelletti, os cuidados devem ser redobrados quando os pais conversam com os adolescentes. Os adolescentes são excelentes observadores do comportamento do adulto. "Quando percebem que o interesse pelos assuntos é para aumentar o controle ou as proibições, eles costumam mentir, distorcer ou manter uma certa distância, evitando qualquer situação de proximidade", avisa Blenda. Os pais devem garantir que estão abertos para ouvir e essa pergunta, aparentemente "banal", é uma forma de iniciar um diálogo sem se dirigir para um assunto específico.

2.Quais os amigos que mais gosta? O que eles têm que você admira? 
A vida social e a forma como o adolescente constrói suas amizades têm um enorme valor para ele. "Perguntando isso, os pais podem conhecer melhor os valores e as crenças que estão presentes no dia a dia do adolescente", explica Marcelletti.  
3.Qual sua opinião sobre este assunto? 
Segundo a psicóloga Milena Lhano, é importante conversar sobre limites, amizades, sexo, drogas, gravidez, estudos e profissão. Os adolescentes devem ser orientados sobre tudo o que passará a fazer parte do seu universo de agora em diante e é preferível que ele seja orientado por quem já passou por essas experiências. Inicialmente, os filhos podem ficar constrangidos ao serem abordados por esses temas, mas os pais demonstrando calma, paciência e naturalidade com o assunto conseguirão "quebrar o gelo".

Ao perguntar a opinião deles sobre qualquer assunto, mostrando que vocês só estão "batendo um papo", é possível criar um diálogo aberto e, até mesmo, orientar, sem que seu filho sinta-se pressionado. 
4.O que você faria se estivesse no lugar dos pais, da professora ou do amigo?