Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

15/02/2023 *--* Deus é Fiel!!!

        Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Alerta laranja: previsão é de mais de 100 mm de chuva no Paraná até sábado.

A chegada de uma forte frente fria vai mudar o tempo no Paraná nesta semana, com alerta de chuvas intensas e temporais no Paraná especialmente a partir desta quarta-feira (15). O alerta também vale para toda esta quinta (16) e sexta-feira (17), segundo o Climatempo.

De acordo com o instituto, muitas áreas de instabilidade associadas com a passagem de um sistema frontal, áreas de baixa pressão atmosférica e cavados meteorológicos vão impulsionar a chuva no estado. O total acumulado até sábado (18) oscila de 100 mm a 130 mm no sudoeste e oeste do estado. Há grandes risco de alagamentos, enxurradas, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em todas as cidades do estado. As áreas mais afetadas pelas chuvas abrangem o litoral do Paraná e Curitiba e também o sudoeste do estado. Há potencial de grande perigo, com previsão de chuva superior aos 100 mm em poucos dias.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu alerta laranja de tempestade até às 10 horas desta quarta (15) com chuva de até100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo, com risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

O alerta vale para o Norte Pioneiro Paranaense, Metropolitana de Curitiba, Centro Ocidental Paranaense, Noroeste Paranaense, Norte Central Paranaense, Sudoeste Paranaense, Oeste Paranaense, Sudeste Paranaense, Centro Oriental Paranaense e Centro-Sul Paranaense

Defesa Civil

A Defesa Civil de Curitiba também alertou nas redes sociais sobre a previsão de tempestade.

Orientações

  • Chuva aumentou enquanto está na rua? Tente parar em um local seguro e espere passar.
  • Evite se abrigar embaixo de árvores e de estruturas metálicas, estando a pé ou de carro.
  • Está de carro? Redobre a atenção e reduza a velocidade.
  • Dentro de casa, evite mexer no celular enquanto estiver carregando.
  • Recolha, temporariamente, o lixo colocado para coleta, para evitar entupimentos.
  • Em caso de emergência, entre em contato com a Defesa Civil. Ligue: 199.

Bebê de 27 dias morre após ser estuprada; pai foi preso no enterro. Absurdo.

Uma bebê de apenas 27 dias morreu após ser estuprada pelo próprio pai, em Araruama, no Rio de Janeiro. A Polícia Civil prendeu o homem neste sábado (11), durante o enterro da criança. Um lado do Instituto Médico-Legal (IML) confirmou o crime.

Em depoimento à Polícia Civil, o homem alegou que a bebê passou mal enquanto dormia com ele, na noite de quinta-feira da semana passada. Ele disse ainda que tentou acalmá-la, mas ela acabou morrendo.

Porém, uma perícia do IML constatou que a bebê morreu depois de ser estuprada. Conforme nota do IML a morte aconteceu “em função de uma penetração ocorrida em suas partes íntimas, o que causou grande laceração em seu frágil corpo”. 

A mãe da bebê também prestou depoimento, mas ela foi liberada. O homem foi encaminhado ao sistema prisional no domingo (12).

Com informações do portal GMC Online.

Prefeito e Secretario de Saúde, reuniu os profissionais para informe sobre gestão em  Santa Maria do Oeste.

Nesta terça-feira, 14 de fevereiro o Prefeito Oscar Delgado e o secretário de Saúde reuniram os funcionários da rede de saúde do Município para conversar sobre a Gestão da saúde no ano de 2023.

Na oportunidade o prefeito relatou a necessidade de se fazer uma saúde bastante acolhedora, haja vista que o paciente é o nosso patrão.

Prefeito se comprometeu a fazer o possível para manter o investimento em saúde e, em contrapartida pediu que os funcionários procurem cada vez mais tratar os usuários da saúde com muito carinho e respeito.

Enfermeiro Sérgio explicou aos funcionários como estão sendo feitos os agendamentos para consultas de pediatria e, ainda, como está ocorrendo o fortalecimento na atenção primária em saúde.

Também, por meio de uma videoconferência, as profissionais do AME de Ivaiporã fizeram uma explanação sobre a diferença entre os funcionários recepcionar os pacientes e a de fazer um acolhimento.

Secretário de Saúde, Josias Gonçalves, fez uma explanação sobre os cuidados que os funcionários precisam ter e ajudar no combate ao mosquito da Dengue.

Solicitou também em se fazer uma boa leitura dos motivos resultantes nas ausências dos pacientes em consultas e/ou exames especializados. Reforçou ainda a necessidade de se divulgar com antecedências os dias de vacinas.

Saúde em Santa Maria do Oeste, caminhando junto com funcionários e a comunidade.

Homem tem carro danificado, deram uma volta e deixaram o carro no mesmo lugar em Pitanga.

Foto ilustrativa

Masculino, 49 anos, relatou que na data de 13/02/2023 estacionou seu veículo na frente da residência sendo que nesta data por volta das 08h00min quando foi pegar seu carro um Fiat Uno.  

Notou que o mesmo estava com a ignição arrombada, com o pneu furado, cambio quebrado, sendo que notou que o carro foi usado durante a noite e estacionado novamente, este o relato.

Rapaz foi detido com droga para consumo e carro foi recolhido em Pitanga.

Na data de 14/02/2023 às 21h15min em patrulhamento pela Rua Dep. Francisco Costa foi visualizado um veículo VW Golf ******** na cor vermelha que ao visualizar a equipe PM dobrou a esquina repentinamente na Rua Caetano Munhoz da Rocha gerando suspeição foi realizado abordagem e identificado o condutor sendo a pessoa de *******, 23 anos CNH cat. AB.

Em busca pessoal não foi localizado nada de ilícito com o mesmo porem em busca veicular foi localizado um cigarro de substancia análoga a maconha pesando 5 gramas.

O abordado relatou ser usuário há 4 anos e que a droga seria sua sem nenhuma coação moral ou física foi convidado o mesmo a assinar o termo circunstanciado deslocando-se ao cartório da 3a Cia. PM o veículo estava com alteração de características suspensão rebaixada não legalizada sendo recolhido até o pátio PM e lavrada as notificações pertinentes.

Senhor cai no golpe do colchão e acaba com financiamento em seu nome em Nova Tebas.


No dia 14/02/2023 ás 14h00 compareceu a 3a Cia. o senhor *******, que relatou que na semana passada apareceu em sua residência na Rua ***** em Nova Tebas PR.

Uma pessoa que não soube informar dados, oferecendo colchões, sendo que o senhor ******* comprou um, sendo que o mesmo pediu seu cartão do benéfico do INSS.

Sendo que na data de ontem quando o vendedor veio entregar o colchão seu ******desistiu da compra, sendo que na data de hoje ao ir na lotérica para sacar dinheiro, o mesmo ficou sabendo que havia sido realizado um empréstimo em sua conta no valor de R$ 14.206,92 (quatorze mil duzentos e seis reais e noventa e dois centavos) em 84 parcelas.

O senhor ****** apenas informou que o indivíduo estava com um saveiro de cor branca e era moreno, deixou um contato *********, foi orientado o mesmo quanto aos demais procedimentos.

Denuncia que marido batia e praticava Cáceres Privado com sua esposa em Laranjal.

A equipe foi acionada anonimamente onde o denunciante informava que na localidade ****** residência do Sr. ******, esta estava sendo mantida em cárcere privado por seu marido bem como estava sendo agredida pelo mesmo por volta das 13h20min.

Foi então deslocado ao endereço apontado área rural do município de Laranjal em conversa com o Sr. ****** este relatou que teve um desentendimento com sua esposa em data anterior, mas que já haviam se acertado e que a mesma não estava impedida de sair da residência se quisesse.

Então foi solicitado ao mesmo que chamasse sua esposa Sr. ******, sendo que a mesma estava com um hematoma na região do olho e que relatou ter sido causada pelo seu marido na última discussão que tiveram relatou que conversaram e que tinham se acertado e que o mesmo concordou que ela podia sair passear quando quisesse.

Perguntado se a mesma queria representar contra o Sra. ********, esta disse que não, porém diante da lesão aparente a equipe conduziu ambos ao posto de saúde de Palmital, para confecção de laudos médicos e posteriormente para a Delegacia de Palmital, para os demais procedimentos cabíveis.

Jovem é abordado e acaba preso por porte de arma ilegal em Guarapuava.

Equipe CPU, após informações sobre um masculino de 21 anos, com envolvimento no tráfico de drogas e que o mesmo andava armado.

Foi realizado à abordagem, e localizado uma arma de fogo tipo garrucha cal .32, com sete munições de mesmo calibre. Diante do fato foi dado voz de prisão, encaminhado para procedimentos de Polícia Judiciária.

Homem usuário de drogas põe mulher para fora de casa na chuva e sai com bebe de 04 messes com uma faca ameaçando em Guarapuava.

Equipe PM deslocou para verificar uma situação onde teria um masculino de posse de uma faca mantendo uma família como refém.

No local, mulher de 20 anos, relatou que seu amásio de 29 anos é usuário de drogas, que alterado a e empurrou e ameaçou, colocando a mesma para for a de casa, porém, não queria entregar o filho de 4 meses, onde o masculino saiu na chuva com o bebê no colo de posse de uma faca.

Diante dos fatos, foi encaminhado para procedimentos de polícia judiciária.

Exemplo também de cuidado com os animais: Ambulância do SAMU aguarda cachorro atravessar a rua na faixa de pedestres. Assista o vídeo.

Um fato de extremo cuidado com os animais e educação foi registrado, na Avenida General Ozório, bairro Cango, em Francisco Beltrão.

Uma câmera de monitoramento registrou o momento que o condutor de uma ambulância do SAMU espera o cachorro atravessar faixa de pedestres.

No topo das imagens é possível verificar que às 19h34m35s, o cão atravessa a rua de forma segura e logo em seguida a ambulância continua o deslocamento.

O pequeno animal segue as regras dos pedestres e dá exemplo de atravessar a rua.

Confira a ação no vídeo abaixo:


Adolescente se joga de apartamento com medo de estupro e padrasto é preso em Curitiba.


Temendo ser vítima de estupro, uma adolescente de 17 anos se jogou do apartamento em que mora, na manhã desta terça-feira (14), em Curitiba. De acordo com o relato da vítima, ela acordou com o padrasto de 46 anos nu dentro da residência e forçando a porta com objetivo de entrar no quarto.

Ela, então, pediu ajuda ao namorado, que acionou a Guarda Municipal. O caso aconteceu em um condomínio do bairro Campo Comprido. O suspeito, de imediato, negou qualquer tentativa de crime.

De acordo com testemunhas, a adolescente mora com a mãe no apartamento, mas o padrasto tem acesso ao local. Com a ida da mãe ao trabalho, apenas vítima e agressor teriam permanecido na residência.

Assim que a Guarda Municipal chegou ao local, já era possível ouvir os gritos de desespero da adolescente.

“O namorado nos disse que o autor estaria tentando cometer o estupro, então de pronto a equipe foi até a casa e constatou o fato. Na chegada ao endereço, a vítima pulou da janela e acabou fraturando a perna”, explicou o guarda municipal Figenio.

O apartamento do flagrante é localizado no primeiro andar, o que provocou uma queda de aproximadamente 5 metros.

Detido, o padrasto foi encaminhado ao Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria), que investiga o caso.

Homem amarra mulher dentro de carro e ateia fogo, no Paraná.

Uma mulher, de 41 anos, teve 90% do corpo queimado após ser vítima de crime passional em Rolândia, no norte do Paraná, informou a Polícia Militar (PM).

A vítima foi amarrada e colocada dentro de um carro, depois, o suspeito ateou fogo. A grave ocorrência foi registrada na manhã desta terça-feira, 14, em uma estrada rural, próximo de uma chácara, na região Jardim Capricórnio.

Conforme a PM, o homem marcou um encontro com a mulher, porém, o suspeito amarrou as pernas dela, a colocou dentro do carro e depois ateou fogo. Quando a equipe chegou, encontrou a vítima caída ao lado do carro, com o corpo queimado e sangrando. 

Ela foi socorrida e levada para o hospital de Rolândia. A mulher sofreu ferimentos gravíssimos. Depois, a PM recebeu informações que o autor do crime, de 48 anos, também se queimou e estava na Av. Jaguatirica também no Jardim Capricórnio.

De acordo com a PM, ele sofreu queimaduras leves, foi levado para receber atendimento médico e está sob a custódia da PM. 

As informações são do TN Online.

Após denúncia, Polícia Militar prende dois homens e uma mulher com 34 quilos de droga.

Na manhã esta terça-feira (14), a Polícia Militar do 21º BPM recebeu uma informação sigilosa de que um homem estaria carregando tabletes de droga em um veículo no bairro Aeroporto.

Uma equipe foi averiguar a situação, porém no primeiro momento não conseguiu localizar ninguém.

Na sequência após informação privilegiada, foi conseguido a abordagem de dois homens e uma mulher. Inicialmente um dos abordados informou ser menor de idade, porém foi confirmado ser maior de idade.

Nas buscas foi encontrado grande quantidade de droga, sendo maconha em tabletes e sacos com murruga e porções pequenas em sacos plásticos.

A droga estava armazenada em uma mala, numa caixa térmica, em um carro e em uma motocicleta. Na casa foram apreendidos ainda diversos eletroeletrônicos de origem não comprovada.

A droga, os envolvidos, veículos e demais objetos foram encaminhados para a Central de Flagrantes da 19ª SDP para os procedimentos judiciários.

Criminosos usam nome da Polícia Civil para aplicar golpes no Paraná.


Criminosos estão usando o nome da Polícia Civil para aplicar golpes no Estado do Paraná. Nesta terça-feira (14), a instituição de segurança pública emitiu uma nota para orientar a população.

Confira a nota na íntegra:

"A Polícia Civil do Paraná (PCPR) alerta que não entra em contato com a população através de aplicativos de mensagens ou e-mails para solicitação de dados pessoais ou pedidos de repasse de dinheiro.

Reforçamos a importância da atenção da população para não cair em golpes.

Os casos em que a PCPR entra em contato são apenas de encaminhamento de solicitações oficiais, as quais podem e devem ter sua veracidade confirmadas através dos telefones oficiais (confira aqui a lista dos telefone oficiais das unidades).

A PCPR ressalta que não autoriza nenhuma outra instituição a enviar e-mails e pedidos em seu nome. Mensagens dessa natureza devem ser apagadas, pois podem conter vírus ou qualquer outro software com intuito de se apropriar de informações sigilosas das pessoas.

Vale reforçar que denúncias, informações, registros de ocorrência ou qualquer outra solicitação deve ser feita através dos canais oficiais da instituição, que podem ser acessados pelo site da PCPR.

Dúvidas podem ser encaminhadas para nosso canal de ouvidoria"

Com informações da Polícia Civil


Caminhão tomba e bloqueia a BR-277 entre PG e Curitiba, nesta manhã desta quarta-feira.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) confirmaram, por volta das 7 horas, que um caminhão carregado com um tanque de álcool etílico tombou no km 140 da BR-277, em São Luiz do Purunã, na manhã desta quarta-feira (15).

Por conta do tombamento e do risco de explosão, a rodovia entre Ponta Grossa e Curitiba está totalmente bloqueada nos dois sentidos.

Ainda não há informações sobre a previsão para liberação da pista; no momento, as equipes do DER e PRF estão no local para isolamento e atendimento da ocorrência, próximo do posto policial de Purunã. Segundo a PRF, o motorista da carreta não se feriu.

Ciclista morre atropelado na BR-277.

Um ciclista perdeu a vida em um acidente de trânsito nesta terça-feira (14) em Foz do Iguaçu.

O acidente aconteceu na BR-277, no Km 717, onde ela foi atropelada por um carro.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, chovia muito no local, por volta das 13h25.

O corpo da vítima, não identificada, foi encaminhado ao IML (Instituto Médico Legal) de Foz do Iguaçu.

Fonte CGN

Caminhão carregado com milho tomba em curva na BR-163.

Um caminhão carregado com milho tombou na BR-163, em Santa Lúcia (PR), sentido Capitão Leônidas Marques (PR), na tarde desta terça-feira (14).

O condutor perdeu o controle da direção em uma curva, freou por pelo menos 20 metros e tombou às margens da pista.

O motorista ficou pendurado pelo cinto de segurança e sofreu ferimentos leves. A carga de grãos espalhada sobre área de mata.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi mobilizada para atender a ocorrência.

Fonte Portal Nova Santa Rosa

Versa e Corsa colidem após aquaplanagem na PRc-467.

Na tarde desta terça-feira (14) um acidente, que teria sido ocasionado por aquaplanagem foi registrado na PRc-467 em Cascavel.

No início da tarde, uma forte chuva atingiu a cidade, gerando um acúmulo grande de água na pista. Devido a esta situação, um Versa e um Corsa acabaram aquaplanando e colidindo.

De acordo com as informações, o Corsa, seguia pela rodovia, quando aquaplanou e colidiu contra a mureta, indo parar no acostamento.

Em seguida, o Versa, que seguia atrás, também aquaplanou no mesmo lugar e acabou colidindo na traseira do Corsa.

Apesar da batida, felizmente, ninguém ficou ferido, não sendo necessário o acionamento de uma equipe do Siate.

     

Capotamento é registrado na rodovia BR-467 e carro vai parar entre árvores.

Um capotamento foi registrado na tarde desta terça-feira (14), na rodovia BR-467, nas proximidades da Plantar. As informações são de que o motorista seguia na pista sentido Toledo quando aquaplanou e saiu para o acostamento. O carro capotou e foi parar em meio a algumas árvores, ficando preso entre os troncos e galhos.

Da rodovia não era possível afirmar qual era o automóvel envolvido na batida, mas, apesar de toda a cinemática, o motorista não teve graves ferimentos.

Os socorristas do Corpo de Bombeiros foram acionados para prestarem atendimentos ao homem, de 46 anos. Ele apresentava apenas algumas contusões e escoriações pelo corpo. Entretanto, recusou o encaminhamento hospitalar.

A rodovia não precisou ser interditada, porém, os motoristas que passavam pelo local precisaram reduzir a velocidade, diante da permanência das viaturas às margens.

A Polícia Rodoviária Federal foi acionada para prestar atendimento ao fato e auxiliar na retirada do automóvel em meio às arvores.


Acidente deixa trânsito em meia pista entre Guaíra e Mercedes.

Um acidente de trânsito foi registrado no início da tarde desta terça-feira (14), na BR-163, entre Guaíra e Mercedes.

Conforme as informações, uma carreta tombou nas proximidades da Ponte do Rio Taturi, em Guaíra.

O veículo, carregado com milho, seguia sentido à Guaíra, quando o condutor perdeu o controle da direção, vindo a colidir com a mureta de proteção às margens da pista contrária.

Com o impacto, a carreta acabou tombando sobre a rodovia.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi acionada e atendeu ao acidente.

O trânsito segue em meia pista, não há informações sobre feridos.

Fonte Portal Nova Santa Rosa

Pagamentos do PIS/Pasep começam hoje; veja quem tem direito.

Os pagamentos do abono salarial PIS/Pasep, relativos ao ano base 2021, começam na quarta-feira (15). No total, 22,9 milhões de trabalhadores terão direito a receber o benefício neste ano. Os primeiros a receber serão os trabalhadores do setor privado nascidos em janeiro e fevereiro e os servidores com número do Pasep de final 0.

O valor do benefício será de até R$ 1.302, equivalente ao salário mínimo atual. No caso do PIS (setor privado), o pagamento é feito pela Caixa; no Pasep (servidores), pelo Banco do Brasil.

Terão direito ao abono os trabalhadores que receberam até dois salários mínimos mensais, em média, em 2021. O cidadão também precisa ter inscrição no PIS ou no Pasep há pelo menos cinco anos.

No caso dos trabalhadores do setor privado, especificamente, também é preciso ter atuado com carteira assinada por no mínimo 30 dias em 2021. Todos os cidadãos ainda precisam ter seus dados corretamente informados pelo empregador ao governo.

O valor do abono é proporcional ao período em que o trabalhador esteve empregado com carteira assinada em 2021. Cada mês trabalhado corresponde a R$ 108,50. Períodos iguais ou superiores a 15 dias contam como um mês cheio. Os beneficiários podem sacar o dinheiro até 28 de dezembro.

Com informações do portal

Desempregada recebe R$ 1 milhão do Nota Paraná no dia de seu aniversário.

Um presente e tanto para a 34° contemplado como maior prêmio do Programa Nota Paraná, vinculado à Secretaria de Estado da Fazenda. A ganhadora C. Aparecida, moradora do bairro Fazendinha, em Curitiba, recebeu nesta terça-feira (14) o prêmio de R$ 1 milhão, no dia do seu aniversário. Ela concorreu com 23 cupons gerados de 16 notas fiscais emitidas.

Segundo a nova milionária do programa, o dinheiro chegou na hora certa, ainda mais pelo fato de estar desempregada. “Não tenho palavras para descrever a felicidade em receber este prêmio. É um momento em que eu estava precisando, em razão de algumas dificuldades, mas agradeço muito a Deus e ao Nota Paraná por ter recebido essa premiação, ainda mais no meu aniversário”, disse.

O segundo prêmio, de R$ 200 mil, foi para S. P. M., que estava com os dados cadastrais desatualizados, como residente no Espirito Santo. Atualmente, o ganhador mora em Curitiba. Ele concorreu com 53 bilhetes eletrônicos gerados de 39 notas fiscais.


“Não caiu a ficha ainda, mas fico muito feliz e grato pelo prêmio. É um trabalho muito eficiente da Secretaria da Fazenda, pois incentiva o contribuinte a pedir as notas fiscais. Fico muito feliz em saber que se trata de algo transparente e que pode beneficiar inúmeras pessoas com um prêmio tão bom”, disse o ganhador.

Programa do Governo do Estado, coordenado pela Secretaria da Fazenda, o Nota Paraná devolve à contribuinte parte do ICMS pago nas compras no comércio varejista e também distribui prêmios mensais às pessoas cadastradas.

Além dos maiores prêmios, 40 consumidores foram contemplados com R$ 10 mil e outros 40 mil receberam R$ 10. Entidades sem fins lucrativos concorreram a valores de R$ 100 e R$ 20 mil.

O Paraná Pay também fez sorteios para uso exclusivo do valor nos estabelecimentos da área do turismo, venda de gás de cozinha e combustíveis credenciados no programa. Foram distribuídos 8 mil prêmios de R$ 100, totalizando R$ 800 mil. Os contribuintes que fizeram o aceite do Paraná Pay concorrem em ambos os programas.

Como participar?

Para se cadastrar no Nota Paraná é só acessar o site www.notaparana.pr.gov.br, clicar na opção “cadastre-se” e preencher os dados pessoais, como CPF, data de nascimento, nome completo, CEP e endereço, para criação da senha pessoal.

Para concorrer aos sorteios do Paraná Pay é necessário estar cadastrado no Nota Paraná e ter manifestado concordância com os termos de uso dos créditos e prêmios. Basta acessar o perfil de usuário no site ou no aplicativo e clicar em “concordar”.

Com informações da Agência Estadual de Notícias 

Marcelo Arruda: Justiça determina que União pague pensão dos filhos de petista.


Três filhos do guarda municipal Marcelo Arruda, assassinado a tiros pelo bolsonarista Jorge Guaranho quando comemorava o aniversário de 50 anos, terão pensão alimentícia paga pela União. A decisão foi da Justiça Federal do Paraná.

Arruda morreu em julho de 2022 em Foz do Iguaçu, na região oeste do Paraná, durante a festa de aniversário com tema do PT (Partido dos Trabalhadores).

No entendimento da Justiça, a pensão deve ser paga porque a arma usada para cometer o crime é de propriedade da União. Guaranho, que está preso preventivamente e é acusado de homicídio qualificado, era agente penitenciário federal.

Com isso, as crianças devem receber a pensão até completarem 21 anos.

Atualmente eles já recebem a pensão por morte. Com isso, cada um vai receber R$ 1.312,16 da União por mês. 

MORTE DO PETISTA MARCELO ARRUDA EM FOZ DO IGUAÇU (PR).


O petista Marcelo Aloízio Arruda foi assassinado no dia 9 de julho, durante a própria festa de aniversário de 50 anos.

De acordo com a Polícia Civil do Paraná, Jorge Guaranho estava em uma confraternização, ingeriu bebidas alcoólicas e ficou sabendo da realização de uma festa na ARESF (Associação Recreativa Esportiva Segurança Física de Itaipu), cujo salão estava decorado com balões vermelhos e imagens do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O bolsonarista chegou ao local para provocar, segundo o inquérito policial. Dentro do carro dele, era tocada uma música de apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL), quando é iniciada uma discussão entre ele e o petista.

O policial penal federal apontou uma arma e, em resposta, o aniversariante jogou terra contra ele e o carro dele. Guaranho deixou o local e falou para a esposa e o filho: "Isso não vai ficar assim. Nós fomos humilhados. Eu vou retornar".

Depois da saída, Marcelo Arruda põe a sua arma de trabalho na cintura. As pessoas que estavam no salão pediram para que o portão de entrada fosse fechado, porém, o bolsonarista retorna e consegue entrar mesmo assim.

Ao perceber o retorno de Jorge Guaranho, a esposa do petista tenta intervir e se apresenta como policial civil. Marcelo saca a arma e ambos ficam com o instrumento apontado um para o outro por quatro segundos, até o bolsonarista atirar.

O guarda municipal e tesoureiro do PT responde e também atinge o policial penal federal. O socorro foi acionado, mas Marcelo Aloízio de Arruda não resistiu aos ferimentos. O bolsonarista permanece internado em um hospital de Foz do Iguaçu, em estado grave.

Segundo a PCPR, não houve motivação política para a prática do crime. O indiciamento foi por motivo torpe e perigo comum. No entanto, a denúncia apresentada pelo Ministério Público aponta a divergência política como motivação.

Carlos Bolsonaro engravidou ex-secretária de ministério, diz colunista.

Na família de Jair Bolsonaro não se fala em outra coisa! O filho zero dois do ex-presidente do Brasil, Carlos Bolsonaro, engravidou uma ex-secretária do Ministério da Economia, Paulo Guedes.

A coluna LeoDias conversou com pessoas próximas à família, que confirmaram que a notícia não é novidade entre eles. Há um tempo, Carlos comentou com os mais próximos que teria engravidado a mulher em questão. O parto estava previsto para fevereiro, portanto, a criança pode já ter nascido.

A mulher em questão foi indicada à Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos, vinculado ao Ministério da Economia, pelo próprio Jair Bolsonaro. Ela deixou a função em que estava desde 2019 em maio de 2022, e passou a integrar o Banco Interamericano de Desenvolvimento, em Washington.

Fonte GMC

STJ reduz de 8 para 4 anos pena de José Dirceu em condenação da Lava Jato.

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) reduziu nesta terça-feira (14) a pena do ex-ministro José Dirceu em uma condenação da Operação Lava Jato. De oito anos e dez meses passou para quatro anos e sete meses em regime semiaberto.

Por maioria, o colegiado excluiu a condenação por lavagem de dinheiro, mantendo somente o crime de corrupção passiva.

A decisão é da Quinta Turma do STJ. Os ministros discutiram um recurso apresentado por Dirceu e seu irmão, Luiz Eduardo, contra a condenação derivada da 30ª fase da Lava Jato, a Operação Vício.

O ex-ministro petista foi acusado de receber R$ 2 milhões em propinas para intermediar contratos de uma empresa de tubos com a Petrobras –parte dos valores teria sido por meio do custeio de duas aeronaves.

Dirceu foi condenado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

O entendimento da Quinta Turma seguiu o ministro João Otávio de Noronha, que divergiu do relator e votou para reduzir a pena. Para ele, o recebimento da propina, no caso de Dirceu, se tratou de um desdobramento do crime de corrupção passiva, e não de lavagem de dinheiro.

“Entendo que o recebimento da propina deve ser considerado a consumação do delito de corrupção passiva”, afirmou Noronha. “O método usado nada mais é que desdobramento da conduta anterior. ”

Também acompanharam o voto pela redução da pena João Otávio de Noronha os ministros Reynaldo Soares da Fonseca e Ribeiro Dantas.

Luiz Eduardo também teve a pena reduzida para quatro anos e oito meses.

Aniversário do PT

O ex-ministro voltou a aparecer nos palcos de grandes eventos do PT na comemoração de 43 anos do partido, nesta segunda (13), em Brasília, com a presença do presidente Lula (PT). Ele senta na última fila, no lado esquerdo.

Figura influente do partido, Dirceu não costuma aparecer no palco de grandes eventos públicos desde que deixou o primeiro mandato de Lula, em 2005, envolvido no escândalo do mensalão.

Durante a posse do ex-chefe neste ano, Dirceu acompanhou o grande ato dos gramados da Esplanada dos Ministérios, em meio aos apoiadores, e não no salão nobre do Palácio do Planalto, como outros ex-ministros e figuras históricas petistas.

Ele também não apareceu no palco de nenhum dos eventos da campanha de Lula no ano passado –nem no Paraná, estado por onde seu filho, Zeca Dirceu (PT-PR), atual líder do partido na Câmara, foi eleito.