Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

segunda-feira, 1 de novembro de 2021

01/11/2021 *--* Deus é Fiel!!!

         Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Polícia Militar recupera ovelha furtada em Pitanga.

No dia 31 de outubro de 2021, as 13h20min, o senhor de 66 anos, fez contato via 190, relatando que segundo seu funcionário, que cuida da sua fazenda na localidade rio taquaruçu, lhe informou que três masculinos utilizando uma motocicleta, haviam furtado uma ovelha da sua propriedade, se evadindo sentido rio bandeira. Diante dos fatos narrados a equipe deslocou até o local e iniciou diligencias juntamente com a vítima e seus funcionários, no local e adjacências, sendo logrado êxito em localizar o animal escondido em meio a mata, amarrado em uma arvore, não sendo possível localizar os autores. Restituído o animal ao solicitante e orientado o mesmo.

Fonte: Polícia Militar.

Condutor de veículo em estado de embriagues provoca acidente no Turvo.

No dia 31 out. 21, às 19h40min, durante patrulhamento na área central, a equipe avistou o veículo VW Gol, em movimento, porém com a frente do veículo batida. Realizada abordagem e constatado que o condutor, 30 anos, estava em visíveis sinais de embriaguez e não possui CNH. A equipe avistou que a duas quadras do local da abordagem havia outro veículo parado sobre o canteiro central da avenida 12 de maio. Deslocado até o local, onde foi constatado que o veículo Fiat Palio, que era conduzido por um homem, 34 anos, estava com a lateral direita do veículo danificada. Havia uma ambulância no local, sendo que o condutor já estava sendo socorrido, e foi encaminhado até o hospital. O abordado disse que deslocava com o veículo Gol pela Avenida XV de Novembro e não visualizou a placa de preferencial, vindo avançar e colidindo com o veículo Fiat Palio. A equipe então realizou remoção do veículo VW Gol até o pátio do DPM de Turvo. O veículo Fiat Palio foi liberado. A equipe deslocou até a sede do 16º BPM onde foi realizado exame estilométrico no condutor o qual teve como resultado 0,75 mg/L. Confeccionados os autos pertinentes e dado voz de prisão ao autor sendo encaminhado para a delegacia para os procedimentos cabíveis.

Fonte: Polícia Militar.

Ex - amásio agride mulher de 21 anos em Guarapuava quebra vidro de carro e foge.

No dia 31 de out. 21. – 09h00min. no bairro Santana, a equipe deslocou, para dar atendimento a uma ocorrência de lesão corporal, violência doméstica. No local em conversa com a solicitante, 21 anos, a qual passou a relatar que seu ex amásio, teria agredindo-a, arremessando uma mala, vindo a derrubá-la ao chão, relata ainda que foi até a referida residência, a fim de buscar alguns pertences, porém foi ameaçada de morte e teve o vidro de seu veículo, quebrado por um soco do referido autor dos fatos. O autor não foi localizado. Diante do ocorrido e das circunstâncias, a vítima decidiu por representar posteriormente, foi orientada quanto aos procedimentos cabíveis.

Fonte: Polícia Militar.

BPFron apreende agrotóxicos e cigarros contrabandeados em Terra Roxa.

Policiais militares do BPFron (Batalhão de Polícia de Fronteira) realizavam patrulhamento na cidade de Terra Roxa (PR), durante a Operação Hórus, quando avistaram um homem em frente a uma residência. Com a aproximação policial o homem fugiu, não sendo mais encontrado.


Na residência foram localizados 800 litros de agrotóxicos e 2.000 carteiras de cigarros contrabandeados. Os produtos contrabandeados foram apreendidos e encaminhados aos procedimentos cabíveis.


Estima-se um prejuízo de R$40.000,00 aos criminosos somente com esta apreensão.


Fazem parte do Programa V.I.G.I.A. nessa operação interagências equipes do BPFRON e demais Unidades da PMPR, Polícia Federal, PCPR, RECEITA FEDERAL e EXÉRCITO BRASILEIRO, com apoio da SEOPI – Secretaria de Operações Integradas/MJSP.


As ações integradas dos órgãos de segurança pública federais e estaduais também fazem parte do PPIF – Programa de Proteção Integrada de Fronteiras, coordenado pelo GSI – PR que busca integrar e articular ações de segurança pública, inteligência, controle aduaneiro e das Forças Armadas com as ações dos estados e municípios situados na faixa de fronteira e divisas, incluídas suas águas interiores e costa marítima.

Fonte: CGN.

Homem mata mulher a facadas e tenta suicídio em Mercedes.

Um homem matou a ex-mulher, de 52 anos, a facadas e depois tentou contra sua própria vida. 

O crime aconteceu no início da tarde, na residência da vítima, localizada no Loteamento Schug. Ela residia a pouco tempo no local, após se separar do autor, que teria chegado na casa e desferiu vários golpes de faca contra a mulher. 

Segundo a PM, a mulher foi assassinada no sofá da sala. Após o crime, o autor desferiu facadas contra seu próprio corpo. Quando populares perceberam o crime, acionaram a Polícia Militar e equipes de socorro. A mulher, entretanto, já estava em óbito. 

O autor foi socorrido e encaminhado às pressas para o Centro de Saúde de Mercedes, onde recebeu atendimento médico. Devido a gravidade do seu estado de saúde, ele foi transferido pelo SAMU para um hospital da região. 

A Polícia Civil e a Criminalística, além do IML, também foram acionados. 

Fonte:  Ponto da Notícia.

O Superpão Compre Mais Pitanga tem novidades para você, venha fazer seu cartão de compras de forma rápida e aproveitar as nossas super ofertas deste dia 01/11/2021.

Veja as SUPER OFERTAS do Superpão compremais de Pitanga a loja mais barata da cidade e região.




Exposição apresenta a importância do patrimônio da erva-mate na história do Paraná.

No Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões, em Curitiba, o público pode conhecer a importância da erva-mate na história do Paraná. A exposição Narrativas Poéticas do Mate integra as ações do programa Circuito Ampliado – Acervos em Circulação, uma cooperação institucional entre o espaço e o Museu Paranaense (Mupa) que tem como objetivo ampliar as percepções sobre o patrimônio ervateiro a partir da perspectiva histórica, antropológica, artística e cultural.

A mostra está inserida no contexto de representação simbólica e territorial do espaço cultural do banco, que é a antiga residência de Maria Clara Abreu de Leão e Agostinho Ermelino de Leão Jr., empresários da erva-mate e fundadores da icônica marca de chá Matte Leão. Lá é possível visitar um conjunto de objetos provenientes de acervos institucionais e coleções particulares, além de obras que potencializam a visualidade ervateira.

“A exposição integra um programa de circulação de acervos que estruturamos em conjunto com o Museu Paranaense, instituição que mantém um expressivo acervo ervateiro e articulou uma equipe interdisciplinar. O programa viabilizou uma pluralidade de ações, entre elas uma mostra de câmara que faz uma homenagem aos 160 anos do artista Alfredo Andersen, além de uma sala botânica, com exsicatas de erva-mate provenientes do acervo do Museu Botânico de Curitiba”, contextualiza Rafaela Tasca, coordenadora do Espaço Cultural BRDE- Palacete dos Leões.

De acordo com Gabriela Bettega, diretora do Museu Paranaense Mupa, o programa Circuito Ampliado: Acervos em Circulação tem por objetivo estimular a pesquisa em acervos e novos recortes curatoriais. “E mais importante, proporcionar a ampliação de públicos com a circulação de acervos de Curitiba e, assim, contribuir também para a democratização no acesso à cultura”, disse.

Ela afirma, ainda, que o primeiro objeto proposto pelo programa é o fomento a estudos e pesquisas sobre acervos relacionados à erva-mate por meio de duas exposições simultâneas – uma no Mupa e esta no Espaço Cultural BRDE-Palacete dos Leões, ambas colocando em discussão memória, representação, identidade e representatividade tanto da erva-mate em si quanto da sociedade paranaense em sua ampla formação.

PLURALIDADE E ANCESTRALIDADE – A mostra é dividida em eixos temáticos ambientados ao longo das salas do palacete. Um deles, intitulado “Trânsitos Culturais”, apresenta rótulos e medalhas concedidos às comissões paranaenses em feiras internacionais e industriais, entre elas a Exposição Internacional da Filadélfia de 1876, que contou com a presença do imperador Dom Pedro II. Londres. Além da Filadélfia (Pensilvânia), Rio de Janeiro, Turim (Itália) e Bruxelas (Bélgica) foram alguns dos destinos da erva-mate paranaense.

Nessa sala também são apresentados rótulos ervateiros provenientes do acervo do Mupa. “Esses rótulos foram peças que, apesar de sua existência efêmera, foram fundamentais na construção de um imaginário ervateiro. O surgimento da indústria litográfica e a utilização dessa nova técnica, menos artesanal, garantia volume e novos recursos visuais, com formas e cores modernas”, explicou Cecília Bergamo, pesquisadora da equipe de curadoria da mostra.

A sala botânica apresenta duas exsicatas (exemplar vegetal dessecado prensado) de Ilex paraguariensis coletadas pelo professor Gerdt Hatschbach, provenientes do acervo do Museu Botânico de Curitiba, além de um exemplar do livro do naturalista francês Auguste de Saint-Hilaire traduzido por David Carneiro e uma obra sonora com memórias ervateiras.

“Essa sala faz uma ponte com a exposição Eu Memória, Eu Floresta: História Oculta, em cartaz no Museu Paranaense, a qual reverbera a ancestralidade dessa planta nativa e coloca em perspectiva a ampliação da noção de patrimônio ervateiro”, complementou Rafaela.

ANDERSEN E A ERVA-MATE – Com texto do crítico de arte espanhol Adolfo Montejo Navas, a exposição apresenta uma mostra de câmara com paisagens e cenas do gênero realizadas pelo pintor Alfredo Andersen. “A coincidência dos tempos das coisas, 200 anos do conhecimento científico da erva-mate e 160 do nascimento do pintor, são duas efemérides convergentes em destaque recíproco”, escreveu Navas em seu texto “Alfredo Andersen e a erva-mate (convergência e vice-versa)”.

“Nós do complexo Alfredo Andersen estamos muito felizes e empolgados com a parceria com o BRDE, por meio da Sociedade Amigos de Alfredo Andersen, principalmente pelo fato de essa exposição resgatar a herança cultural do nosso Estado”, afirmou Luiz Gustavo Vidal, diretor do Museu Casa Alfredo Andersen.

ARTE CONTEMPORÂNEA – Para compor a programação, a sala da torre do Palacete recebe o site-specific “Verde é o Verde” da artista Eliane Prolik, “um verde que se cheira, que se materializa no ar”, como descreve o curador Adolfo Montejo Navas.

Também há uma sala dedicada à leitura contemporânea da obra de Andersen com um conjunto de trabalhos das artistas Eliane Prolik e Larissa Schip com releituras das obras de Andersen, entre elas “Vista Geral de Curitiba”, de 1904, e “Sapeco da erva-mate” de 1905. O ambiente será um dos palcos para as atividades da Semana Andersen de 2021.

Os trabalhos instalados das salas contemporâneas ficarão em cartaz até 26 de novembro de 2021 e podem ser visitados com agendamento no site www.brde.com.br/palacete.

PROTOCOLO – Em sua reabertura, o Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões adotou o agendamento das visitas e a certificação de boas práticas sanitárias pela Local Confiável. São obrigatórios o uso de máscara, a medição da temperatura corporal, seguir as regras de distanciamento, entre outras medidas. Mais informações podem ser encontradas no site www.brde.com.br/palacete e nas redes sociais @EspacoCulturalBrde.

Serviço

Programa Circuito Ampliado – Acervos em Circulação / Em parceria com o Museu Paranaense
Aberta em 27 de outubro de 2021

Andersen e a Erva-Mate
Em parceria com a Sociedade Amigos de Alfredo Andersen
Sala 2
Em cartaz até 26 de novembro de 2021

Verde é o Verde
Instalação da artista Eliane Prolik com curadoria de Adolfo Montejo Navas
Sala da Torre
Em cartaz até 26 de novembro de 2021

Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões
Horário de visitação: de terça a sexta (14h às 17h), somente mediante agendamento: www.brde.com.br/palacete
Av. João Gualberto, 570, Alto da Glória – Curitiba
Entrada gratuita

Fonte: CGN.

A um ano das eleições, MST fala em fim de ‘trégua’ e retoma as ocupações.


A agricultora Levânia Silva Cardoso, de 38 anos, se despediu do marido e do casal de filhos pequenos, pegou um facão, vestiu seu boné vermelho e foi se juntar ao grupo de 46 pessoas que, uma hora depois, cortaria com um golpe de machado o cadeado da porteira para ocupar a fazenda Santa Cruz do Kurata, em Mirante do Paranapanema, no Pontal que leva o mesmo nome, no extremo oeste do Estado de São Paulo. “Essa é a minha 10.ª ocupação e, como sempre, o objetivo é ter o nosso pedaço de terra”, disse, na quinta-feira, ao Estadão.

Foi também a 11.ª invasão sofrida pela fazenda de uma família descendente de imigrantes japoneses – dez delas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). A ação marcou a retomada das ocupações de terras no Brasil “depois de um longo período de quarentena produtiva contra a fome e trabalho de base frente à pandemia”, como divulgou o MST. No entanto, desde o início do governo Bolsonaro, que na campanha havia pregado “receber os invasores de terras a bala”, o número de ocupações já vinha caindo.

De acordo com dados da Comissão Pastoral da Terra (CPT), que monitora os conflitos agrários no País, após 143 ocupações em 2018, o número despencou para 43 em 2019, primeiro ano do governo Bolsonaro e ainda sem pandemia. Nos anos anteriores tinham sido 169 em 2017 e 194 em 2016. No ano passado, já com a pandemia, foram 29 ocupações. Neste ano, até o fim de setembro, aconteceram apenas duas – uma na Bahia, outra no Rio Grande do Norte. Passou em branco em 2021 até o “abril vermelho”, mês em que o MST faz ocupações por todo o País para lembrar o massacre de Eldorado dos Carajás (PA), onde 19 sem terra foram mortos em ação da Polícia Militar.

A retomada teve ocupações também na Bahia e no Rio Grande do Norte. Na Chapada Diamantina, oeste baiano, 40 famílias tomaram a fazenda Água Branca, no município de Ruy Barbosa. Já em terras potiguares, cerca de 100 famílias se instalaram à margem da rodovia RN-188, entre Jucurutu e Caicó, à frente da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte.

Novas ações vão acontecer em outros Estados, promete o MST, alegando que o avanço da vacinação contra a covid-19 já permite que as bases se organizem para lutar pela terra.

O movimento volta a se organizar para ocupar terras a um ano das eleições. Embora afirme que não se posiciona politicamente, a proximidade com o PT é evidente. O MST engrossou os principais protestos contra Bolsonaro em todo o País.

Queda

De acordo com a Pastoral da Terra, houve 49 ocupações em 2019, ante 143 em 2018

No dia 16 de agosto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, presidenciável em 2022, visitou, a convite, o assentamento Che Guevara, em Moreno, Região Metropolitana de Recife (PE). “Nossa pauta é autônoma e há 37 anos lutamos pela reforma agrária, mas não podemos ignorar a crise que afeta principalmente os brasileiros mais pobres, nem as 606 mil mortes pela pandemia. Também perdemos muitos companheiros”, disse Ricardo Barbosa, liderança no Pontal do Paranapanema.

O movimento afirma ter 90 mil famílias acampadas, à espera de um lote, em todo o País.

“A ocupação é uma ferramenta legítima de luta pela terra e cobramos do Estado agilidade na destinação de terras para assentamentos de Reforma Agrária, pois as famílias trabalhadoras sem terra são diretamente impactadas neste momento de crise e precisam da terra para ter uma forma de viver e de trabalhar”, disse Aparecido Gomes Maia, dirigente do MST em São Paulo.

Palco de conflitos

Durante décadas, o Pontal do Paranapanema, região de grandes fazendas entre os rios Paraná e Paranapanema, onde São Paulo faz divisa com os Estados do Paraná e Mato Grosso do Sul, viveu um clima de tensão entre fazendeiros e sem terras. Desde 1994, quando se instalou na região, o MST protagonizou a luta pela terra em São Paulo.

Do outro lado, na defesa dos fazendeiros, estava o então presidente da União Democrática Ruralista (UDR), Luiz Antonio Nabhan Garcia, hoje titular da Secretaria Especial de Assuntos Fundiários, do Ministério da Agricultura.

Inimigo do MST, Nabhan é o homem incumbido pelo presidente Jair Bolsonaro de resolver os conflitos pela terra no País. Sua família tem propriedades na região. “Estamos transformando uma reforma agrária que foi feita lá atrás de uma forma política e ideológica e inconsequente de uma realidade onde transformamos assentados em produtores e proprietários rurais”, disse, sobre o programa de titulação dos assentamentos do governo.

Incra diz que invasões geram conflitos e trazem insegurança

Para o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), invasões como as realizadas pelo MST geram conflitos, promovem insegurança no campo e colocam as famílias em risco, ampliando a vulnerabilidade social. “O imóvel rural invadido não será vistoriado, avaliado ou desapropriado nos dois anos seguintes à sua desocupação, conforme a Lei 8.629/1993”, informou.

O Incra disse ter publicado este ano 24 editais de seleção de candidatos ao Programa Nacional de Reforma Agrária com a oferta de 1.791 vagas em 13 Estados. “Somente em outubro foram realizadas inscrições de candidatos em oito Estados para oferta de 609 vagas, por meio de editais”, disse.

O instituto esclareceu que não foram publicados decretos desapropriatórios de imóveis rurais no período de 2019 a 2021, visto que os processos de obtenção de novas áreas foram suspensos em 2019 devido à indisponibilidade financeira. “Cabe destacar que, desde 2019, a autarquia desembolsou R$ 4,9 bilhões para pagamento de precatórios de desapropriação de imóveis. Ou seja, coube à gestão anterior arcar com valores de processos judiciais de exercícios anteriores”, disse.

Desde 2019, segundo o órgão federal, foram criados oito assentamentos nos Estados do Pará, Bahia, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Norte, assentando cerca de 13 mil famílias.

Fonte: jornal O Estado de S. Paulo.

Bolsonaro e França participam de reunião com diretor-geral da OMS no G-20.

O presidente Jair Bolsonaro e o ministro das Relações com Exteriores, Carlos França, participaram neste domingo, 31, de uma reunião com o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, à margem da Cúpula do G-20.


O Planalto publicou a informação no Twitter, mas não deu detalhes sobre o tema do encontro.


Mais cedo, em entrevista à CNN Brasil, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que teve um encontro importante com os líderes do G-20 e que se comprometeram com o fortalecimento dos sistemas de saúde de maneira geral, não só na pandemia, mas para enfrentar outras doenças sanitárias.

Fonte: CGN.