Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

sábado, 23 de outubro de 2021

23/10/2021 *--* Deus é Fiel!!!

    Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

O município de Santa Maria do Oeste segue avançando e desta vez com a abertura do edital de licitação para a tão sonhada pavimentação asfáltica da rua José Schreiner.

A equipe de reportagens do Blog do Beto de notícias, recebeu informações de que saiu na edição de ontem 22/10/2021 do Diário Oficial do Estado a publicação do aviso de abertura de processo licitatório para a tão sonhada pavimentação asfáltica da Rua José Schreiner, localizada na área central de Santa Maria do Oeste, lembrando ainda que todo o projeto vai ser custeado com recursos próprios do município, graças a eficiência e o modo correto de se utilizar o dinheiro público utilizado pelo prefeito Oscar Delgado, vice Jorandir e toda a sua equipe a qual vem em grande união trabalhando  para  tornar a nossa cidade um lugar melhor de se viver, com investimentos maciços no desenvolvimento e qualidade de vida do nosso povo!

 

Estão de Parabéns o Prefeito Oscar Delgado e seu Vice Jorandir bem como toda a equipe técnica da Prefeitura Municipal que estão ativamente envolvidos nesse projeto dando o seu melhor faça chuva ou faça sol para que essa cidade se desenvolva.

Fonte: Assessoria de Imprensa com Redação do Blog do Beto.

Cobra imensa é retirada com retroescavadeira em floresta do Caribe; Veja o vídeo.


Uma cobra gigantesca foi encontrada durante uma escavação na floresta da Dominica, no Caribe. Ela foi içada por uma retroescavadeira que fazia obras no local, e a imagem, de tão impressionante, chamou atenção nas redes sociais. Em um vídeo gravado por um dos trabalhadores, é possível ouvir um deles, surpreso, dizendo: "Minha mãe, o que é isso?"

Na sequência, os trabalhadores se organizam para colocar o réptil no porta-malas de um carro de passeio. Não há informações sobre que tipo de cobra aparece no vídeo e nem o seu tamanho exato - tampouco os porquês de eles tentaram colocá-la no veículo. Aparentemente, a cobra parece ter cerca de 10 metros de comprimento da ponta à cauda, pois seu corpo estendido tem praticamente duas vezes a altura da pá do equipamento.

Uma retroescavadeira comum alcança, em média, 6 metros de altura.

Dominica, um paraíso caribenho medindo apenas 46 km de comprimento e 25 km de largura, foi apelidada de "Ilha da Natureza das Caraíbas", graças à sua variedade de vida selvagem.

Uma espécie de cobra nativa da ilha é a jibóia. Ao atacar as presas, as jiboias primeiro as mordem com os dentes antes de se envolverem em torno delas e espremê-las até a morte. A espécie não é venenosa.

Fonte UOL

Moto BIZ furtada é encontrada abandonada no banheiro de obra em Pitanga.

Foto ilustrativa
No dia 22 de outubro de 2021, as 15h50min, atendendo solicitação, foi deslocado a rua Alexandre Buckmann.

Onde estaria abandonada uma motocicleta Honda Biz escondida no banheiro da sua casa em construção.

No local foi constatado que a motocicleta em questão, tinha registro de furto/ roubo, tinha sido furtada no dia anterior, sendo apreendida e entregue na 45ª DRP para ser restituída ao proprietário.

Fonte Polícia Militar 

Homem dirigindo embriagado é detido e ameaça policiais de morte em Pitanga. 

No dia 23 de outubro de 2021, as 02h50min, em patrulhamento pelo Jardim Guaraúna, foi avistado um veículo GM cor prata, andando em zig zag.

Sendo tentando abordagem, usando sinais sonoros e luminosos, sendo ignorado pelo condutor, tentando se evadir da equipe, passando em diversas preferenciais sem parar e em alta velocidade, causando risco a si próprio e terceiros, sendo acompanhado, mantendo distância de segurança e aguardando momento oportuno para abordagem.

Vindo somente a parar o veículo em frente a sua residência, na Rua Fernando Amaro, desembarcando e tentando fuga a pé e quando impedido pela equipe policial resistiu a imobilização com socos, chutes e empurrões, sendo usado força moderada necessária para contê-lo e algemas.

Com visíveis sinais de embriaguez alcoólica, dificuldade em parar em pé, conversa desconexa, olhos vermelhos, forte odor etílico e nervosismo excessivo.

Desacatando a todo momento os policiais, dizendo: eu vou matar esses dois policiais, porcos, estão roubando o meu carro, vou matar as mulheres e filhos deles.

Se recusando a se identificar, se negando a dizer o seu nome, sobrenome e filiação.

Foi lhe oferecido o teste de etilômetro e diante da recusa, preenchido o auto de constatação de embriaguez alcoólica.

Foi conduzido no camburão da viatura devido ao estado de fúria e somente na 45ª DRP foi possível identificá-lo através de seus familiares onde permaneceu para lavratura de flagrante delito.

Fonte Polícia Militar

Homem é preso por importunação sexual contra criança  em Apucarana.

Um homem de 53 anos foi detido pela Polícia Militar (PM) de Apucarana na noite desta sexta-feira (22), no Bairro da Igrejinha, depois de importunar sexualmente suas vizinhas, mãe filha, de 40 anos e 11 anos de idade.

A mulher acionou os policiais e relatou que o vizinho estaria assediando a filha dela, uma menina de 11 anos de idade. O homem estaria fazendo gestos obscenos para a criança através do muro que separa as residências, pegou em seu órgão genital e jogou dinheiro em direção da menina, chamando para vir com ele. Quando a mãe foi até o muro para ver o que estava acontecendo, ele repetiu os gestos para a mulher.

O homem foi abordado pela PM e recebeu voz de prisão. Ele foi encaminhado juntamente com as vítimas até a delegacia de Polícia Civil para ser formalizada a ocorrência.

Fonte TNOnline

Unicef: a cada 20 minutos, uma menina de até 14 anos é estuprada no Brasil.


Um estudo inédito divulgado nesta sexta-feira (22) pelo Unicef (Fundo da Nações Unidas para a Infância) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostrou que, a cada 20 minutos, uma menina foi estuprada no Brasil entre 2017 a 2020. O ato configura crime de estupro de vulnerável.


O levantamento analisou boletins de ocorrência de violência letal e sexual contra crianças e adolescentes de até 19 anos. Foram quase 180 mil registros de violência sexual em quatro anos, o equivalente a 45 mil por ano.


Embora entre as vítimas de homicídio a maioria sejam homens (91%, sendo 75% negros), quando se trata de estupro e estupro de vulnerável menina representam quase 80% do total.


A maior incidência de crimes envolve vítimas de 10 a 14 anos. Quando cometidos contra adolescentes acima de 15 anos, meninas representaram mais de 90% dos casos.


 Abusos contra crianças de 5 e 9 anos aumentaram na pandemia Em 2020, foi registrada uma queda nos números de boletim de ocorrência relacionados a casos de violência sexual, comparando-se com anos anteriores. Em 2017, por exemplo, foram 40 mil registros até 17 anos, caindo para 37,9 mil em 2020.


Segundo o estudo, a análise mensal mostra que o maior recuo se deu entre março e maio de 2020, período de início do isolamento social, com regras mais rígidas em relação à quarentena. "Essa queda provavelmente representa um aumento da subnotificação, não de fato uma redução nas ocorrências", diz a pesquisa.


Na comparação com 2019, os registros caíram 1,9% durante a pandemia. Porém, os estados analisados apresentaram padrões diferentes. Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima e São Paulo tiveram aumento, enquanto os demais apresentaram queda.


Entre as faixas etárias até 19 anos, a única que apresentou aumento foi a do recorte de 5 a 9 anos, de 9%. "Não se pode ignorar um aumento de quase três pontos percentuais na prevalência dos crimes contra crianças de 5 a 9 anos versus uma redução de 2% no percentual dos crimes contra crianças de 10 a 14 anos, e de 1% contra vítimas de 15 a 19 anos", ressalta o levantamento. "Esse pode ser um indício de que a violência sexual em 2020 teve maior concentração em crianças de faixas etárias baixas.


O que fazer para conter a epidemia de abuso infantil no Brasil?


A pesquisa aponta uma série de orientações para que se possa contar os ainda alto índices de violência contra crianças e adolescentes no país. Ressaltam que é uma obrigação de todas as pessoas protegê-los, e quem testemunhar, souber ou suspeitar de um crime deve denunciar. "Proteger é responsabilidade de todos", afirmam.


Capacitar profissionais que trabalham com crianças e adolescentes, entre eles autoridades policiais, garantir a permanência escolar dessa população, responsabilizar os autores das violências e investir no monitoramento e geração de evidências são outras recomendações trazidas pela análise.


Em relação ao abuso, o que pode ajudar ainda mais os jovens é ensiná-los, de acordo com cada idade, sobre o que é a violência sexual e a importância de relatar para um adulto o que está vivendo. "Para prevenir e responder à violência, é importante garantir que crianças e adolescentes tenham acesso a informação, conheçam seus direitos, saibam identificar diferentes formas de violência e pedir ajuda", explica o estudo.


Como conseguir ajuda e denunciar para se informar sobre como proceder diante de uma situação de abuso sexual infantil, é possível ligar para o Disque 100, número do governo federal voltado para auxiliar e dar orientações em caso de violação aos Direitos Humanos. A ligação é gratuita e anônima.


Outra possibilidade é procurar os chamados Cras ou Creas (centros de referência em assistência social) da sua cidade. Nessas locais, é possível obter suporte psicológico, além de instruções sobre como agir.


Também se aconselha ir ao Conselho Tutelar de sua cidade ou o Ministério Público. Ambos têm obrigação de agir diante desse tipo de denúncia.

Ou, ainda, registrar um boletim de ocorrência em uma delegacia de polícia ou fazer uma denúncia por meio do número 181. Caso haja uma emergência, é possível ligar para a Polícia Militar no 190.

Fonte UOL

O Superpão Compre Mais Pitanga tem novidades para você, venha fazer seu cartão de compras de forma rápida e aproveitar as nossas super ofertas deste dia 23/10/2021.

Veja as SUPER OFERTAS do Superpão compremais de Pitanga a loja mais barata da cidade e região.




Cão é resgatado após homem pendurar o animal pelo pescoço em árvore. 


A Polícia Civil de Pato Branco juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente resgatou um cão nesta sexta-feira (22), que foi vítima de maus-tratos.

Segundo a polícia, as informações chegaram após um vídeo circular nas redes sociais onde um homem aparece pendurando o cachorro pelo pescoço em uma árvore.

Uma equipe da Polícia Civil, acompanhada de um veterinário da Secretaria do Meio Ambiente foi até a residência e resgataram o animal que foi encaminhado para avaliações.

O autor foi identificado e intimado para prestar esclarecimentos na delegacia de Pato Branco.  Ele deverá responder pelo crime de maus tratos a animais.

Fonte PPNEWS

Polícia divulga foto de suspeito de matar homem a chutes e ferir mulher com martelo na RMC; veja.


Um homem, de 38 anos, teve sua foto divulgada pela polícia nesta sexta-feira (22) após ser considerado foragido da Justiça por um homicídio (foto em destaque). O crime aconteceu em 6 agosto deste ano, em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba.

Segundo informações da Polícia Civil do Paraná, que solicitou à Justiça a prisão preventiva do suspeito, ele vai responder por homicídio qualificado e lesão corporal.

Crime

Antônio Jardel Rodrigues é suspeito de matar um homem com chutes na cabeça e agredir a esposa da vítima, de 36 anos, com golpes de martelo, também na cabeça. A mulher, segundo a polícia, tentou defender o marido e chegou a ficar inconsciente durante a sessão de agressões.

Momentos antes do crime, o casal estaria consumindo bebida alcóolica junto do suspeito, e houve uma discussão entre o trio.

Denúncias

A Polícia Civil solicita a colaboração da sociedade com informações que auxiliem na localização do suspeito.

As denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos telefones 197 da PCPR, 181 Disque Denúncia ou pelo (41) 3676-1218, diretamente à equipe de investigação.

Fonte Banda B

Acidente deixa 3 feridos na BR 369 em Arapongas; Veja.


Um acidente envolvendo três veículos foi registrado durante a madrugada deste sábado (23) na BR 369, na entrada da cidade de Arapongas, próximo a Havan.

De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF) que esteve no local realizando atendimento da ocorrência, um veículo GM Classic colidiu em outros dois veículos que estavam parados na fila que se formou próximo ao semáforo, devido a obras de recapeamento asfáltico na região.

Ainda segundo a PRF, três pessoas ficaram feridas. Corpo de Bombeiros e Samu foram acionados para realizar o socorro das vítimas. Dois homens, que não tiveram a identidade divulgada, ficaram feridos com gravidade. Uma mulher, passageira de um dos veículos atingidos, teve ferimentos leves.

Todas as vítimas foram encaminhadas para o hospital em Arapongas.


Fonte TNOnline

Homem é alvejado a tiros no interior de bar em Ponta Grossa.

Um bar, na região do Jardim Gralha Azul, no Contorno, se tornou cenário de crime depois que um dos clientes foi alvejado com pelo menos cinco disparos de arma de fogo. O caso foi registrado na Rua Lagoa Dourada. A vítima, de 39 anos, ficou gravemente ferida e precisou ser socorrida por equipes do Siate e do Samu. O homem foi encaminhado às pressas para a Santa Casa de Ponta Grossa e corre risco de morte. 

De acordo com as informações colhidas no local, a vítima foi identificada como Jeferson Luiz de Oliveira. Testemunhas relataram que dois homens desceram de um veículo preto, encapuzados, e foram em direção a vítima com uma arma de fogo em punho. A Polícia Militar esteve no local e realizou um patrulhamento na região, porém os criminosos não foram localizados.

Fonte: CGN.

“Estou cagando se o senhor está se ofendendo” diz promotor a advogado em Curitiba. Assista ao vídeo:

Na sustentação oral de um caso de homicídio qualificado, o promotor de Justiça João Milton Salles, ao ser questionado, disse ao advogado Luis Gustavo Janiszewski, da defesa, ‘estar cagando’ se ele estava se ofendendo. O bate boca ocorreu na última terça-feira, 19, em sessão do Tribunal do Júri de Curitiba. O vídeo viralizou e a OAB Paraná divulgou uma nota de repúdio, em que diz considerar o comportamento do representante do Ministério Público ‘um desprezo à atividade da advocacia’.


Durante a sessão, o advogado questionou Salles sobre comentários feitos a respeito de uma advogada que participou do caso. “Doutor, só para entender: agora o senhor vai falar mal dos profissionais e da defesa como um todo?”, questionou, dizendo que estava começando a ficar ofendido.


O promotor então respondeu exaltado: “Eu estou cagando se o senhor está se ofendendo”. O advogado questionou o palavreado usado e ele retrucou dizendo que esse é ‘seu vocabulário’. “Eu sou promotor de Justiça há 24 anos, eu visto o meu papel de promotor de Justiça e é isso que vou dizer aqui”, acrescentou.


Em nota de repúdio, a OAB diz ‘repudiar de forma veemente o tratamento dispensado pelo representante do Ministério Público à advocacia’ e que ‘não tolera e repudia o uso de palavras de menosprezo e ofensivas à advocacia’.


“OAB-PR manifesta sua indignação e lamento ao tratamento dispensado pelo promotor de Justiça, Dr. João Milton Salles, que ofendeu não apenas o advogado que estava exercendo a defesa técnica em plenário, mas toda a classe dos advogados”, pontua em nota.


A instituição ainda afirma que vai recorrer à Corregedoria do Ministério Público para apurar os possíveis excessos cometidos pelo promotor.


CONFIRA A NOTA DE REPÚDIO DA OAB NA ÍNTEGRA ABAIXO:


“A Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Paraná, por sua diretoria, a propósito das palavras dirigidas pelo promotor de Justiça, Dr. João Milton Salles, na sessão do Tribunal do Júri, na comarca de Curitiba, ocorrida no dia 19 de outubro último, quando, ao se dirigir ao advogado que promovia a defesa técnica do acusado, pronunciou palavras indecorosas e de baixo calão, em total desprezo à atividade da advocacia que ali estava sendo exercida, vem a público repudiar de forma veemente o tratamento dispensado pelo representante do Ministério Público à advocacia.


A OAB defende a plena liberdade de manifestação e de argumentação no Tribunal do Júri, reconhecendo a inviolabilidade das manifestações tanto do MP como da advocacia, asseguradas por lei, no entanto, lembra que é dever do representante do Ministério Público, conforme lei estadual complementar n. 85/1999, “tratar com urbanidade as pessoas com as quais se relacione em razão do serviço” (art. 155, XII).


Por isso, a OAB não tolera e repudia o uso de palavras de menosprezo e ofensivas à advocacia, que implicam na grave violação do preceito contido no artigo 6º., da lei 8.906/94, o qual estabelece que “não há hierarquia nem subordinação entre advogados, magistrados e membros do Ministério Público, devendo todos tratar-se com consideração e respeito recíprocos. As autoridades, os servidores públicos e os serventuários da justiça devem dispensar ao advogado, no exercício da profissão, tratamento compatível com a dignidade da advocacia e condições adequadas a seu desempenho.


Por tais razões, a OAB-PR manifesta sua indignação e lamento ao tratamento dispensado pelo promotor de Justiça, Dr. João Milton Salles, que ofendeu não apenas o advogado que estava exercendo a defesa técnica em plenário, mas toda a classe dos advogados, informando que solicitará à Corregedoria do Ministério Público a apuração dos excessos cometidos e aplicação das sanções cabíveis, especialmente por ter afirmado, o sr. Promotor, que esse é seu vocabulário costumeiro.”

Fonte: CGN.

Podemos prepara filiação de Moro e marca ato em Brasília.

Ainda sem anunciar sua pré-candidatura, o ex-ministro da Justiça Sérgio Moro deve ter sua filiação ao Podemos sacramentada no dia 10 de novembro. O Podemos já prepara a solenidade que deverá acontecer em Brasília, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, e deve se repetir em mais duas capitais posteriormente: São Paulo e Curitiba.


Oficialmente, o assunto ainda é tratado com reserva por Moro e pelo partido já que o ex-juiz tem seu contrato de consultor com Alvarez & Marsal ainda em vigência. Com seu término, no fim de outubro, o movimento político de Moro poderá ser deflagrado e oficializado.


O Podemos deseja que ele lidere o projeto eleitoral de terceira via contra o presidente Jair Bolsonaro e contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Mas Moro também tem no radar a possibilidade de concorrer a uma vaga no Senado, caso não deseje entrar na disputa pelo Planalto. Nesse caso, ele poderia concorrer pelo Paraná ou por São Paulo.


Em seu artigo semanal publicado na revista Crusoé, Moro já adotou um tom de preocupação com a crise econômica e com as manobras do governo para driblar o teto fiscal e bancar o Auxílio Brasil.


“Em meu artigo na Crusoé, destaco a relação entre os retrocessos no combate à corrupção e a disparada da inflação. Com uma agenda pública focada em interesses pessoais e não no bem comum, é impossível conciliar estabilidade econômica com avanços sociais”, disse Moro hoje nas suas redes sociais.


No artigo, o ex-ministro fala claramente sobre sua preocupação com a ameaça à política fiscal que vem sendo feita pelo governo Bolsonaro.


“Se a política fiscal perde a credibilidade, a consequência imediata é o aumento dos juros e a elevação da inflação, medidas que afetam a todos indistintamente, mas que inegavelmente atingem mais fortemente as camadas mais pobres da população, que não têm mecanismos de proteção contra juros e inflação elevadas. O governo dá com uma mão, que é normalmente ineficiente, e tira com a outra, essa implacavelmente eficaz. O que se demanda é diminuir os desperdícios, realocar despesas e focar políticas sociais no que é prioritário, além de torná-las eficientes. Controlar a inflação, como se fez com o Plano Real, assim como prevenir e combater a corrupção, como seções durante a Lava Jato, são conquistas civilizatórias”, escreveu.


No fim de setembro, Moro veio ao Brasil justamente para ter “conversas políticas” e tratar da possibilidade de participar da disputa eleitoral. A primeira conversa foi justamente com a cúpula do Podemos, em Curitiba, numa reunião feita na casa do senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR), com a presença da presidente nacional do partido, a deputada federal Renata Abreu, e os senadores Álvaro Dias e Flávio Arns. Moro escutou da cúpula do Podemos que a legenda estava de portas abertas para acolher qualquer projeto político do qual ele quisesse participar.


Em São Paulo, Moro também se encontrou com outros dois nomes do campo da chamada terceira via. Num jantar, se reuniu com o governador de São Paulo, João Doria, e com o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta. Bastante próximos desde que começou a costura de um projeto político de oposição a Bolsonaro e Lula, os três conversaram sobre o cenário político nacional e deixaram aberta a possibilidade de trabalharem juntos por esse projeto. Apesar disso, entre os aliados de Doria existe a dúvida se Moro está realmente disposto a concorrer ao Planalto ou se prefere ocupar um espaço político diferente, com menos desgastes, concorrendo a uma vaga para o Senado.


Desde sua ida para os Estados Unidos, no ano passado, Moro diminuiu um pouco sua exposição. Também sofreu um forte desgaste depois que o Supremo Tribunal Federal considerou sua atuação no julgamento de Lula foi parcial. Apesar desse desgaste – que foi reforçado também pela passagem turbulenta pelo ministério de Bolsonaro – Moro é visto pelo Podemos com grande potencial de crescimento eleitoral nas pesquisas. Para o partido, ele pode se transformar na melhor opção contra a polarização já que está claramente em oposição aos dois políticos.


Na mais recente pesquisa feita pelo IPEC, em 22 de setembro, Moro foi incluído apenas em um dos cenários, que tem mais nomes que correm também no campo da terceira via. Neste cenário, ele aparece com 5%, atrás de Lula (45%), Bolsonaro (22%), e Ciro Gomes (6%), mas a frente de José Luiz Datena (3%) e Doria (2%).

Fonte: CGN.

Proposta permite que parlamentar ocupe embaixada sem deixar mandato.

Uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) endossada por líderes do governo Jair Bolsonaro e pela cúpula do Senado pode ampliar a barganha política por cargos de embaixador do Brasil, indicados exclusivamente pelo presidente. Os parlamentares querem se livrar de uma amarra ao retirar da Constituição trecho que os obriga a abrir mão do mandato antes de assumir a chefia dos postos diplomáticos de maior prestígio no exterior. A PEC despertou preocupações de que possa abrir a porteira para a captura política das embaixadas pelo Centrão.


Estão em jogo as chefias de 133 embaixadas espalhadas por todos os continentes, além de 12 missões e delegações permanentes perante organismos internacionais. A mais recente delas foi criada oficialmente anteontem pelo presidente Jair Bolsonaro, em Manama, no Bahrein. A abertura do posto faz parte de uma mudança na política externa, após anos de contração do serviço exterior, como mostrou o Estadão, e pode impulsionar negócios agrícolas e a venda de armamentos no Oriente Médio.


Em situações excepcionais, qualquer cidadão brasileiro nato, maior de 35 anos, com reputação de bons serviços prestados ao País, pode servir como embaixador, se escolhido pelo presidente e aprovado em votação no Senado. No caso dos parlamentares federais, eles devem, obrigatoriamente, renunciar ao cargo para o qual foram eleitos antes da posse. A exigência, prevista em diferentes Constituições, existe desde 1937 e nunca foi derrubada.


Na prática, a vedação implicou maior profissionalização das embaixadas e do corpo diplomático. Dos atuais embaixadores brasileiros, só um vem de fora da carreira, o general da reserva Gerson Menandro, do Exército, indicado por Bolsonaro para ocupar o posto em Tel-Aviv, Israel, no ano passado. O presidente também chegou a escolher como embaixador na África do Sul o ex-prefeito do Rio Marcelo Crivella, bispo da Igreja Universal, mas ele não recebeu o aval do governo, o chamado agreement.


Protocolada nesta quinta-feira, a PEC é de autoria do senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), presidente da Comissão de Constituição e Justiça. Antes aliado do Palácio do Planalto, o ex-presidente do Senado virou um obstáculo aos interesses de Bolsonaro. É ele que tem segurado a sabatina de André Mendonça, ex-advogado-geral da União e ex-ministro da Justiça indicado pelo presidente para o Supremo Tribunal Federal.


‘AFRONTA’


A proposta de Alcolumbre representa mais uma ação corporativista. Ao justificar a mudança, porém, o senador disse que a restrição para ocupar embaixadas consiste em “discriminação odiosa aos parlamentares”. Ponderou que nem para o cargo de ministro das Relações Exteriores, o superior hierárquico dos embaixadores, há tal exigência. “É uma afronta ao bom senso e à razoabilidade que o parlamentar federal possa ocupar o cargo de ministro das Relações Exteriores, sem perder seu mandato, e não possa ocupar o cargo de chefe de missão diplomática de caráter permanente”, afirmou Alcolumbre.


O senador não explicou, no entanto, o motivo de ressuscitar o debate agora. A PEC precisa ser aprovada em comissões, uma delas a CCJ, e em duas votações de plenário, no Senado (49 votos) e na Câmara dos Deputados (308 votos).


No Congresso, pelo menos cinco senadores são afeitos à política externa e ao menos três já circularam como possíveis indicados à chancelaria: Nelsinho Trad (PSD-MS), Antônio Anastasia (PSD-MG) e Fernando Collor (PROS-AL).


Se fosse aprovada, a PEC poderia beneficiar, por exemplo, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente. Em 2019, Bolsonaro manifestou a intenção de indicá-lo como embaixador em Washington (EUA). Diante da resistência ao nome do deputado, o Planalto nunca formalizou a indicação.


Caso Eduardo passasse agora pelo crivo do Senado, não precisaria renunciar ao mandato e poderia apenas se licenciar, mantendo as prerrogativas do cargo. O Estadão questionou o Itamaraty sobre a proposta, mas não houve resposta.


Presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, a senadora Katia Abreu (PP-TO) disse que não se opõe à PEC, mas fez ressalvas. “Tem que haver limites de vagas e do período de servir numa embaixada”, afirmou. 

Fonte: jornal O Estado de S. Paulo.

Com apoio do Estado, SuperBAC investe R$ 100 milhões em unidade de alta performance.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior em Mandaguari, no Noroeste do Paraná, da inauguração da nova planta da SuperBAC, empresa especializada em soluções biotecnológicas de alta performance para os segmentos de agricultura, saneamento, óleo e gás e bens de consumo. O investimento total é de R$ 100 milhões e contou com o apoio do Governo por meio dos programas de incentivo fiscal, viabilizados pela Invest Paraná e pela Secretaria da Fazenda.


Na empresa, ele entregou ao presidente do grupo, Luiz Chacon Filho, a licença que permite o início da operação da fábrica. “É motivo de alegria inaugurar uma empresa inovadora, que vai ajudar o Paraná a se desenvolver. E o que é mais importante, aliando tecnologia de ponta à sustentabilidade”, afirmou o governador. “A empresa tem condições de criar muitos empregos, e empregos qualificados para técnicos, cientistas e pesquisadores”.


Ratinho Junior destacou também ações em andamento que colocam o Estado na vanguarda da produção de conhecimento por meio de iniciativas inovadoras e sustentáveis. “Somos referência para o mundo, reconhecidos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, a OCDE, como o estado mais sustentável do Brasil. Queremos crescer, mas da forma correta”, ressaltou.


O projeto da biofábrica foi iniciado em 2015 e contempla os laboratórios e toda a estrutura de P&D, onde atuam cerca de 60 pesquisadores, formando o novo SuperBAC Innovation Center. A empresa é especializada na produção de componentes para outras empresas, como proteínas, enzimas, microrganismos e outros ingredientes.


“Esse investimento vai nos permitir um ambiente mais verde e sustentável, dependendo cada vez menos de fertilizantes e químicas produzidas no Exterior. O Paraná está no caminho certo do desenvolvimento”, comentou o secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara.


Eduardo Bekin, diretor-presidente da Invest Paraná, afirmou que os benefícios concedidos às empresas são importantes para antecipar os investimentos privados e acelerar a economia do Estado. “Quando um empresário procura a Invest Paraná com planos para seu crescimento, é muito importante organizarmos uma estratégia para fazer com que esse sonho possa ser antecipado. O Estado deve trabalhar junto para facilitar no que puder, garantindo transparência e um bom ambiente de negócios”, ressaltou.


ALTO VALOR AGREGADO – A SuperBAC também está apta a realizar a prestação de serviços em biotecnologia, desenvolvimento e escalonamento de processos de clientes e de parceiros, entre outras atividades, inclusive na produção de ativos em mercados de alto valor agregado como em fármacos e saúde, com potencial, por exemplo, de elaboração de probióticos, biodefensivos, enzimas, metabólicos de origem microbiana e o Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), matéria-prima para a produção de vacinas.


Produção que se estende ainda para as áreas de cosméticos, alimentação humana e animal e soluções ambientais, além da exportação de microrganismos. “É um momento muito importante para a nossa companhia. Passamos a não depender mais de tecnologia estrangeira. Essa planta é a mais moderna das Américas justamente para garantir o crescimento dos próximos 10 anos”, destacou Chacon Filho.


“Pelo apoio que recebemos, posso afirmar que acertamos na escolha do Paraná para receber nossa aérea industrial e tecnológica”, completou.


O grande diferencial da estrutura do SuperBAC Innovation Center, reforçou o presidente da companhia, é que ele fecha um ciclo completo, que vai da bioprospecção, ao processo de desenvolvimento, escalonamento em planta piloto e elaboração do produto final em escala industrial. “Representa uma mudança em nosso modelo de negócios e coloca o Brasil como uma das principais referências internacionais em biotecnologia”, afirmou.


A planta tem capacidade nominal de produção de componentes de 50 mil litros por ciclo. A expectativa dos empresários é de um crescimento anual de 25%. “É um empreendimento extremamente importante para fazer Mandaguari seguir no rumo do desenvolvimento”, ressaltou a prefeita da cidade, Ivonéia de Andrade.


EMPRESA – Fundada em 1995, a SuperBAC é fabricante de fertilizantes e conta com uma fábrica e laboratório de desenvolvimento no Paraná. Em paralelo, a companhia desenvolve soluções para as áreas de saneamento, óleo e gás e bens de consumo, sempre com foco em inovação e na catalisação de processos produtivos de forma mais sustentável.


PRESENÇAS – Participaram da inauguração o vice-governador Darci Piana; os secretários João Carlos Ortega (Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas) e Márcio Nunes (Desenvolvimento Sustentável e Turismo); o deputado federal Sérgio Souza; os deputados estaduais Soldado Adriano José e Evandro Araújo; o presidente da Associação dos Municipios do Paraná (AMP) e prefeito de Jesuítas, Júnior Weiller; além de lideranças políticas e empresariais da região.

Fonte: CGN.