Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

terça-feira, 11 de janeiro de 2022

11/01/2022 *--* Deus é Fiel!!!

  Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Caminhão perde freio e acaba tombando em estrada rural de Santa Maria do Oeste. VEJA AS FOTOS:

  No dia 10 de janeiro de 2022, por volta de 16h25min, foi recebido uma informação oriunda do posto de saúde relatando que haviam chegado várias pessoas feridas de um acidente de trânsito. Deslocado ao local foi conversado com os plantonistas e identificado os feridos e conversado com um dos passageiros, o qual estava no veículo no momento do acidente, o qual disse que faziam o trajeto por estrada rural quando o motorista perdeu o freio do caminhão em uma serra com curva, perdendo o controle e tombando o caminhão. As pessoas identificadas no posto de saúde foram; o condutor do veículo um senhor de 65 anos, os passageiros; três homens sendo um de 52 anos, um de 31 anos e o outro de 66 anos e uma mulher de 33 anos, todos estavam sendo atendidos pela equipe médica de plantão, sendo que alguns necessitariam ser transferidos, devido à gravidade das lesões. Após identificação das vítimas a equipe deslocou ao local do acidente onde foi identificado o veículo um caminhão vw/6.90 na cor branca em nome do condutor do veículo no momento do acidente, o veículo estava com a documentação em dia. relato que ao chegar ao local, já havia funcionários da empresa, os quais faziam o transbordo da carga de begs de erva mate. Do sinistro pode ser notado que o veículo fazia um transporte de erva mate nativa, transportada em “begs”, para uma ervateira, que fazia o trajeto pela estrada rural na localidade de queimadas, que fazia o trajeto no sentido área rural para o centro de Santa Maria do Oeste, sendo que o sinistro foi do tipo tombamento com grandes avarias no veículo. A carga foi deixada a cargo da ervateira, na responsabilidade de um responsável e o veículo se encontrava fora da estrada, sem risco de causar novo acidente e por estar em dia e o condutor ser habilitado, foi orientado familiares a fazer a remoção para próxima propriedade, ali próximo, até os demais procedimentos.

Fonte: Polícia Militar, fotos do Whatsapp.




Cobrança de cheque entre conhecido vira boletim de ocorrência de ameaça em Santa Maria do Oeste.

No dia 10 de janeiro de 2022, compareceu ao destacamento policial militar um homem de 44 anos, qual relatou que no dia 08 de janeiro de 2022, enquanto estava na oficina do roque, quando chegou ao seu lado um masculino conhecido seu sendo que este lhe apontou uma arma de fogo do tipo pistola, e lhe ameaçou dizendo “ou você me paga o cheque de um jeito ou de outro” “vai pagar na boca da minha pistola” em sequência se retirou do local em uma caminhonete modelo s10 de cor branca. Relata o solicitante que possui um desacordo comercial. Diante dos fatos foi orientado a vítima quanto aos procedimentos cabíveis.

Fonte: Polícia Militar.

Pai ameaça a própria filha com facão em Pitanga

  No dia 10 de janeiro 2022, por vota das 22hrs, atendendo solicitação via central 190, foi deslocado até o endereço, onde relatou a solicitante uma mulher de 45 anos que possui uma residência no mesmo terreno ao qual o proprietário é seu pai um senhor de 67 anos, que o mesmo a autorizou fazer a construção do imóvel, mais que recentemente seu pai ingere bebida alcoólica, fica agressivo e quer expulsar ela e sua família da residência, relatou que nessa data seu pai de posse de um facão foi até sua residência ameaçado de agressão caso a mesma não saísse do imóvel. No local o autor já não se encontrava sendo a solicitante orientada pela equipe quanto aos procedimentos a serem tomados.

 Fonte: Polícia Militar.

Homem é assassinado com tiro durante festa.

Um homem morreu depois de ser baleado durante a madrugada, em Apucarana, em uma chácara no Conjunto Belvedere. O fato ocorreu por volta das 2h30.


Segundo informações da polícia, ele participava de uma festa no local e teria sido atingido por um tiro. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada para socorrer a vítima, mas durante o transporte até o hospital, o homem acabou morrendo.


O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Apucarana. A identificação da vítima ainda não foi divulgada.


Ainda de acordo com a polícia, ninguém foi preso e as circunstâncias da morte serão investigadas.

Fonte: TN Online.

Polícia Militar apreende som e acaba com festa em bar.

A Polícia Militar (PM) de Apucarana foi acionada para controlar uma situação de som alto e algazarra excessiva em um bar, localizado na Vila Agari por volta das 22h30.


De acordo com o boletim da PM, no local foi constatado que realmente o som estava alto e havia aglomeração de pessoas, com gritaria. A polícia solicitou a presença da proprietária do bar, e pediu que abaixasse o volume do som por várias vezes, porém, ela se negava a abaixar o volume, tentando justificar a situação.


Enquanto a equipe estava no local, alguns moradores vieram até os policiais e reclamaram que no referido bar, além do som alto, os frequentadores gritam, e perturbam o sossego e a tranquilidade dos moradores, inclusive esses clientes do bar, teriam por diversas vezes urinado nos portões das casas da vizinhança.


Diante da situação, os moradores decidiram fazer a representação novamente contra a proprietária do estabelecimento, tendo a equipe tomado as providências necessárias, realizando o TCIP e apreensão do aparelho de som do local.

Fonte: TN Online

PM emite nota sobre morte em festa e afirma confronto.

A Polícia Militar (PM) de Apucarana emitiu uma nota à imprensa às 11h44, esclarecendo que a morte de um homem registrada em uma festa durante a madrugada no Conjunto Belvedere, trata-se de um confronto. A arma utilizada pelo homem baleado foi apreendida pela PM.


A nota afirma que o homem teria realizado um disparo de arma de fogo dentro do salão onde ocorria o evento e foi abordado por um policial militar. A nota afirma ainda que o homem teria reagido contra o policial, que então, revidou.


“Nesta madrugada, durante uma festa numa chácara localizada no Jardim Belvedere, um indivíduo  realizou um disparo de arma de fogo dentro do salão de festa. 


Um policial militar visualizou o ato ilícito, aguardou o suspeito sair do local para realizar a abordagem, visando resguardar a segurança de todos os que ali estavam presentes.


No momento da abordagem, o homem reagiu contra o policial militar, sendo necessário revidar a iminente agressão.


Foi acionado o socorro médico, entretanto, a caminho do hospital, o autor veio a óbito”, diz a nota assinada pela Comunicação Social do 10° BPM.


A ocorrência


Um homem morreu depois de ser baleado durante a madrugada deste domingo, 09, em Apucarana, em uma chácara no Conjunto Belvedere. O fato ocorreu por volta das 2h30.


Segundo informações da polícia, ele participava de uma festa no local e teria sido atingido por um tiro. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada para socorrer a vítima, mas durante o transporte até o hospital, o homem acabou morrendo


O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Apucarana. A identificação da vítima ainda não foi divulgada.

Fonte: TN Online

PM flagra moto irregular ‘cortando giro’.

Uma moto irregular foi apreendida depois que a Polícia Militar (PM) de Apucarana flagrou um motociclista cortando giro, ou seja, realizando explosões barulhentas com o veículo, por volta das 21h. A equipe realizava patrulhamento na Rua João Antônio Braga Côrtes.

O motociclista foi abordado e foi verificado que ele não era habilitado. Além disso, a motocicleta estava sem os dois retrovisores, com escapamento adulterado e ainda constava pendências administrativas junto ao DETRAN.

Diante dos fatos, a motocicleta foi apreendida e encaminhada ao 10º BPM e lavradas as devidas notificações. O condutor de 20 anos foi liberado no local.

Fonte: TN Online.

Carreta tomba na BR-163 e motorista fica ferido.

Socorristas do Siate e do Samu foram mobilizados para atender uma vítima de acidente de trânsito. O tombamento de uma carreta aconteceu em uma curva na BR-163, em Lindoeste.


O condutor perdeu o controle da direção do veículo e não conseguiu evitar o acidente. A carga, que era de placas de MDF ficou espalhada na pista. Houve a necessidade de um trabalho por parte do Corpo de Bombeiros para retirada da vítima de dentro da cabine.


Após retirada, o homem de 41 anos foi levado para o interior da ambulância e depois levado ao hospital onde seria reavaliado e medicado, com ferimentos leves.


Equipes da Polícia Rodoviária Federal sinalizaram a via e registraram a ocorrência.

Fonte: CGN.

Crises e voto antigoverno fazem América Latina se voltar à esquerda.

O ciclo eleitoral da América Latina, que começou em 2020, trouxe de volta ao poder partidos de esquerda. Nas últimas semanas de 2021, Chile e Honduras elegeram presidentes esquerdistas para substituir líderes conservadores. Este ano, mais três eleições apresentam favoritos à esquerda: Brasil, Colômbia e Costa Rica.


Os novos líderes esquerdistas, no entanto, terão pela frente severas restrições econômicas e oposição legislativa, que podem frear suas ambições, além de terem de lidar com eleitores inquietos e dispostos a punir quem não cumprir as promessas de campanha.


Como as vitórias se devem mais à raiva contra governos em final de mandato, e não foram resultado de uma adesão a ideias socialistas, esses novos líderes correm o risco de terem o mesmo fim dos conservadores que eles derrotaram, caso não montem coalizões estáveis e mostrem resultados concretos.


Mas, por enquanto, na América Latina, eles navegam com vento favorável. Hoje, três dos quatro países que compunham a Aliança do Pacífico, que deveria ser o bloco dos países mais liberais da região, estarão agora sob governos de esquerda: Chile, Peru e México. O outro membro, a Colômbia, terá eleições em maio e um candidato de centro-esquerda é favorito. Em caso de vitória, os esquerdistas chegariam ao poder nas seis maiores economias da região.


Para analistas, a crise econômica, o aumento da desigualdade e um sentimento antigoverno alimentaram a insatisfação com a centro-direita e a direita que dominaram a região havia alguns anos. A esquerda prometeu uma distribuição mais equitativa da riqueza, melhores serviços públicos e maior rede de segurança social.


Entre as causas dessa guinada esquerdista nas grandes economias latino-americanas está o fracasso dos governos de turno. Mauricio Macri (Argentina), Enrique Peña Nieto (México) e Sebastián Piñera (Chile), todos liberais e conservadores, terminaram seus mandatos com recorde de reprovação. Iván Duque, na Colômbia, segue o mesmo caminho.


“Na América Latina, há uma identidade que se caracteriza pelos antis”, disse Milagros Campos, cientista política da Pontifícia Universidade Católica do Peru. “No Peru, foram justamente esses antis que decidiram a eleição.”


Em abril de 2021, o professor Pedro Castillo foi eleito presidente peruano por uma margem pequena contra a candidata de direita Keiko Fujimori. “As eleições não foram só polarizadas, mas mostraram um desencanto da população. Faltava um mês para a votação e nenhuma candidatura chegava a 20%”, lembrou Milagros. No fim, o voto em Castillo não foi uma escolha por ele, mas sim um rechaço ao fujimorismo.


O mesmo ocorreu no Chile. José Antonio Kast, candidato de direita que defendia o legado do ditador Augusto Pinochet, foi derrotado pelo socialista Gabriel Boric graças ao voto anti-Kast. O candidato do expresidente Sebastian Piñera sequer chegou ao segundo turno.


RADICAL.


A virada não significa uma mudança na sociedade latino-americana, mas o resultado da polarização crescente, a mesma que explica a onda conservadora anterior. “A polarização é um fenômeno mundial”, afirma Xavier Rodríguez Franco, cientista político da Universidade de Salamanca. “Ela tem a ver com o esgotamento do sistema político, mas também porque a sociedade está recebendo uma quantidade grande de informação que leva a um debate público empobrecido, onde só há duas opções: ou é um dos meus ou está contra mim.”


O resultado é o achatamento do centro e da terceira via. Com dificuldade de propor um discurso que não seja radical, e com uma ampla fragmentação do centro, que leva a diversas candidaturas menores, a polarização leva a eleição de lideranças mais radicais.


Mas esses governos não estão encontrando vida fácil. No México, Andrés López Obrador, e Alberto Fernández, na Argentina, sofreram derrotas nas eleições legislativas. Com poucos meses de governo no Peru, Castillo já trocou seu gabinete diversas vezes e quase sofreu um impeachment.


“O que fica claro é que Castillo é um presidente sem maioria no Congresso e com pouco apoio de seu partido Peru Libre”, afirma Milagros. “O partido já perdeu gente no Congresso, já se fala em uma terceira troca total de gabinete. É um governo instável e é muito difícil que termine seu mandato.”


No Chile, antes mesmo do segundo turno, Boric precisou revisar seu programa de governo e buscou moderar seu discurso para convencer os centristas de que não seria um esquerdista radical, como temiam. “Quando chegam ao poder, o que vão fazer?”, questiona Xavier Rodríguez Franco. “O empresário de direita continuará existindo. O banqueiro, também. E vão seguir fazendo política. A questão é o que o novo governo vai fazer quando tiver de lidar com as dificuldades de uma economia complicada, um Parlamento hostil e a opinião pública polarizada.”


Jovens líderes progressistas colocam na agenda novos temas identitários


Um ponto que difere esta guinada à esquerda da virada nos anos 2000, segundo Xavier Rodríguez Franco, da Universidade de Salamanca, é a característica dos novos líderes. “A nova esquerda, dos últimos 15 anos, tem incorporado novos conteúdos identitários”, disse Franco. “Eles abandonaram os trabalhadores, os sindicatos e lutam para que exista uma reivindicação trabalhista que seja sustentável com os novos tempos.”


Segundo Franco, embora esteja com uma nova roupagem e mais pautas na agenda, a esquerda latino-americana ainda está muito presa às velhas lideranças de sempre, como Luis Inácio Lula da Silva, no Brasil, Cristina Kirchner, na Argentina, e Evo Morales, na Bolívia. Ela foi incapaz de criar uma nova geração com carreira política. Quando há jovens, como no caso de Gabriel Boric, no Chile, e Pedro Castillo, no Peru, são desconhecidos.


Por serem menos conhecidos e em razão da oscilação política da região, não está claro que mudanças reais esta nova guinada esquerdista pode trazer à América Latina.


Se a onda anterior trouxe mais relações regionais e distanciamento dos Estados Unidos, esta nova esquerda parece trazer expectativas de aproximação com a China. No entanto, mesmo isso não parece tão certo.


“A China, com certeza, tem interesse em se projetar mais na região, mas ela não é ingênua, sabe que aqui tem muita instabilidade, muita dívida e problemas financeiros. Então, ainda não sabemos”, explica Franco.


Além disso, sobraram diversas promessas pendentes da velha esquerda, como renovação da matriz energética, migração e completa integração entre os países da região.


“A nova esquerda tem de revisar isso com muito sentido crítico, porque as novas lideranças e as velhas lideranças dessa nova onda esquerdista não parecem questionar o porquê de as pessoas terem optado por essa onda de conservadorismo que agora vem sendo superada”, disse Franco.

Fonte: O Estado de S. Paulo.