Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

sábado, 30 de setembro de 2023

30/09/2023 *--* Deus é Fiel!!!

 Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Jovem de 13 anos é apreendido pela PM e confessa furto da carteira de idoso de 71 anos em Boa Ventura de São Roque.


No dia 29 de setembro de 2023 às 11h50min a equipe recebeu  ligação da pessoa de *****, 71 anos, o qual relata que teve uma carteira furtada  do seu veículo que estava estacionado. Segundo o mesmo populares viram um  jovem menor de idade conhecido como **** saindo do local e dispensando na rua os documentos que estavam na carteira e que posteriormente ele teria retornado para o Colégio. Diante dos fatos a equipe deslocou até o Colégio onde uma das funcionárias a senhora *****, 42 anos, acompanhou a equipe na tentativa de localizar o jovem, porém o mesmo já teria ido embora. A equipe posteriormente conseguiu localizar ***** 13 anos, na rua junto de sua irmã, abordado e questionado sobre o furto o mesmo confessou e entregou aos policiais uma carteira de couro preta vazia, dizendo que não encontrou dinheiro, apenas documentos que teriam sido dispensados no mato atrás do colégio. Diante do fato a equipe localizou a genitora de **** a senhora ******, 33 anos, a qual acompanhou a equipe e os demais envolvidos até o destacamento policial para os procedimentos. Vale ressaltar que a documentação de ***** foi encontrada por populares e devolvida ao mesmo e a carteira encaminhada a 45 delegacia regional de polícia civil de Pitanga. Diante dos fatos foram realizados os procedimentos cabíveis à situação.

Fonte: Polícia Militar.

Grande oportunidade de negócio em Santa Maria do Oeste, Imóvel na área central por preço que cabe no seu bolso. Veja as fotos.

A casa é toda em alvenaria e revestida de porcelanatos, possui uma garagem para 3 veículos, frente fechada com 2 portões automáticos de elevação, cobertura esmaltada, 2 quartos, um deles com closet, suíte privativa e sacada, a residência possui um banheiro social, sala ampla e bem iluminada, cozinha com móveis planejados, lavanderia com grande espaço, no andar de baixo possui um pátio grande, mais um quarto com banheiro e ainda ao fundo do terreno ainda tem uma edícula, o imóvel está com os impostos em dia e possui escrituração, só chegar transferir e morar nesta belíssima residência próximo ao hospital municipal e com um PREÇO IMBATÍVEL, NÃO PERCA ESTA ÓTIMA OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO.


Contato para mais informações: (42) 99804-8003.







Operação fim da linha em Manoel Ribas, envolve mais de 100 Policiais.

Nesta sexta-feira dia 29/09/2023, aconteceu em Manoel Ribas, a operação fim da linha, cumprindo diversos mandados de buscas e prisões, no decorrer da operação foram presas mais de dez pessoas, diversos flagrantes, por vários crimes, como posse de arma de fogo e tráfico de drogas.


Esta operação só foi possível pela união dos poderes, Ministério Público, Polícia Militar e Polícia Civil.


Não podemos deixar de destacar a ajuda de outras Delegacias de outras cidades como a Rotam e comandos especiais da Polícia Militar.


Após messes de investigações por parte dos diversos órgãos de segurança e muitas reuniões de planejamento, a sociedade teve como resposta está operação "Fim da Linha", com grande sucesso em Manoel Ribas.


Deixamos aqui registrado nossos comprimentos a Promotora Tainá, Delegado da Policia Civil, Sr. Mateus, e ao representante da Polícia Militar, Sargento Tony, parabéns pelo excelente trabalho dos senhores e senhoras.

Fonte: Redação do Blog do Beto com MP, PCPR, PMPR.



Sociedade de pediatria alerta para alta incidência de suicídio na adolescência.

Aproximadamente mil crianças e adolescentes, na faixa etária de 10 a 19 anos, cometem suicídio no Brasil a cada ano, conforme série histórica levantada pela SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria) de 2012 a 2021. O dado se baseia em registros do SIM (Sistema de Informação sobre Mortalidade), do Ministério da Saúde.

Para a presidente do Departamento Científico de Prevenção e Enfrentamento das Causas Externas na Infância e Adolescência da SBP, Luci Pfeiffer, “com certeza” há um número muito maior subnotificado. “São aqueles casos [da criança ou adolescente] como se caísse, tomou remédio a mais, e ali tinha o desejo de morte”, detalhou a pediatra nesta quinta-feira (28) à Agência Brasil.

No total, no período pesquisado, o Brasil registrou 9.954 casos de suicídio ou morte por lesões autoprovocadas intencionalmente. “Todo dia morrem três crianças por suicídio no Brasil”, comentou Pfeiffer, alertando para a existência de todo um arsenal de estímulos nas redes sociais de autoagressão e do suicídio como uma saída. “Daí a importância de se falar sobre isso, dos sinais de alerta para procurar ajuda, “porque há um problema a tratar”.

A maioria dos casos está consolidada nos adolescentes. Foram 8.391 óbitos (84,29%) na faixa etária de 15 a 19 anos; e 1.563 mortes (15,71%) na faixa de 10 a 14 anos de idade. “Na verdade, até os 26 anos, é o maior número de casos no país e no mundo também”.

Prevalência

Segundo os números apurados pela SBP, a maior prevalência de suicídio ocorre entre os jovens do sexo masculino. Ao longo da série histórica, de 2012 a 2021, os rapazes representam mais que o dobro de casos - homens 6.801 (68,32%) e mulheres 3.153 (31,68%). Já pela distribuição geográfica, os estados que apresentam as maiores taxas, englobando meninos e meninas, são São Paulo (1.488), seguido de Minas Gerais (889); Rio Grande do Sul (676); Paraná (649); e Amazonas (578).


De acordo com Pfeiffer, há uma falha grande nos registros das tentativas de suicídio. “Dificilmente uma criança ou adolescente chega à morte na primeira tentativa. E elas devem ser levadas muito a sério”, alerta.


Na avaliação da especialista, muitas famílias consideram esses episódios como algo que a criança ou o jovem fez para chamar a atenção. “De modo geral, são cometidas duas ou três tentativas até que eles consigam chegar à morte. Por isso, nós teríamos ainda um tempo de prevenção secundária”.


Segundo a médica, as meninas são as que mais tentam o suicídio, enquanto os meninos o fazem de forma mais eficiente e com agressividade direta. Os pais, responsáveis, médicos e profissionais que trabalham com a população pediátrica devem estar atentos aos primeiros sinais. “Porque isso vem já de algum tempo”, observa.


Violência intrafamiliar

Para a especialista, existem fatores de risco muito importantes como, por exemplo, a violência intrafamiliar, não apenas como espancamentos. “Muitas vezes, os pais, sem perceber, agridem o filho com palavras como “você não devia ter nascido”, “você é insuportável” ou “você não serve para nada”. Isso acontece em todas as classes sociais. Existe uma violência física que fatalmente coloca na criança ou adolescente a falta de lugar, a falta de amor dos pais, que são pilares da personalidade”.


Pfeiffer detalha que, atualmente, há um enfraquecimento dos vínculos reais entre pais e filhos. “Muitos pais só sabem que o filho está desistindo da vida na primeira tentativa. Há sinais, contudo, que podem despertar o alerta. Crianças tristes, que deixam de brincar, são um exemplo”.


“O desejo de morte vai fazer com que essa criança ou adolescente cada vez se afaste dos seus pares, dos prazeres da vida, como brincar, jogar, namorar, de ter colegas e amigos. Primeiro, há o isolamento e o afastamento da família, depois isolamento dos seus pares, das fontes que dão satisfação, até que, cada vez mais, eles buscam atitudes de risco. Aí, vêm as autoagressões de muitas formas, como cortes, anorexia, bulimia”, frisa.


De acordo com Pfeiffer, a causa do suicídio de crianças e adolescentes é multifatorial. Tem sempre algo da família, do desenvolvimento, “e uma exigência excessiva de todos os cantos”.


“Atualmente, as mídias e redes sociais não só estimulam a autoagressão, como colocam padrões de normalidade de pertencer a grupos com exigências, a partir de crianças de 7 a 8 anos, como bater na professora, fazer mais faltas no jogo de futebol. E essas exigências têm um contraponto de família e escola, que leva a criança ou adolescente a tentar a morte porque não suporta mais a dor de não ser importante para ninguém ou de não se sentir importante”.


O isolamento leva à ideia de que o sofrimento acaba com a morte. “Eu sempre pergunto para eles: quem garante? O que vai acontecer depois? Não seria melhor lutar pela vida agora?”.


Pfeiffer assegura que não há medicação no mundo que tenha interrompido o caminho da violência, que é a autoagressão. O bullying na escola já é o segundo passo para uma sequência de violência e para a criança ou adolescente começar a pensar no suicídio como uma saída. “E aquilo cresce como em um funil. Eles vão colocando a insatisfação dos pais e da família, o fracasso na escola, o fracasso com os parceiros e com os pares, até que eles entram na parte final do funil. Aí é bem mais rápido. Vão se concentrando todas as possibilidades, até que eles planejam como morrer”.

Proteção

A presidente do Departamento Científico de Prevenção e Enfrentamento das Causas Externas na Infância e Adolescência da SBP lamenta que não haja no Brasil leis que protejam as crianças e adolescentes das mídias sociais, que promovem marketing de consumo e propiciam meios para o suicídio, embora isso seja um crime pelo artigo 122 do Código Penal.

A recomendação da especialista é que, aos primeiros sinais, a criança deve ser levada a um pediatra para uma avaliação geral, inclusive por uma equipe interdisciplinar e por profissionais da saúde mental, como psicólogo, psicanalista, psiquiatra, especialistas em infância e adolescência. Como se trata, ao mesmo tempo, de uma violência, é preciso chamar também a rede de proteção, coisa que, dificilmente, as pessoas fazem. A tentativa de suicídio é de notificação obrigatória, destaca.

Frente a suspeitas de sofrimento psíquico, a rede de proteção, integrada pelo conjunto da escola, pais e unidades de assistência à saúde, como os Cras (Centros de Referência da Assistência Social) e Creas (Centros de Referência de Assistência Social), precisa ser acionada, independente do padrão econômico e sociocultural da família, para se saber que outras origens pode estar o desejo de morte. “E levantar o histórico desde a gravidez e do desejo do filho até para onde ele chegou. Os pais e a escola precisam buscar ajuda e acompanhamento médico, tanto de profissionais da saúde mental e do pediatra que coordene essa equipe interdisciplinar, para que a gente possa proteger o que nós temos de mais valioso, que é a vida de crianças e adolescentes”.

Fonte: O Bonde.

Veículo é furtado com chave na ignição em via pública de Laranjeiras.


A Polícia Militar de laranjeiras do Sul/PR foi acionada para comparecer em um comércio de revenda de veículos, para atender uma ocorrência de furto.

Ao chegar no local a equipe fez contato com o solicitante, 62 anos, o qual relatou que estava em um processo de negociação com os vendedores da garagem e que havia deixado seu veículo VW/Gol estacionado na rua com a chave na ignição.

Em determinado momento, ouviu o carro ligar e ele juntamente com os vendedores do local visualizaram um homem ligando o veículo e se evadindo do local.

De imediato a PM iniciou diligências pela cidade na tentativa de localizar o veículo, quando então, a vítima começou a receber diversas ligações de indivíduos cobrando valores monetários para que fosse devolvido o veículo.

Posteriormente a vítima recebeu uma informação via fone que um veículo parecido estava em frente a Praça do Cristo próximo a rodoviária da cidade.

De imediato a equipe se dirigiu até o endereço e encontrou o veículo estacionado, no entanto a chave do veículo não estava na ignição e não foi localizada.

O veículo ficou sob a cautela do proprietário e o boletim de ocorrência foi confeccionado pela equipe, o proprietário foi orientado sobre os procedimentos cabíveis a serem tomados junto à Polícia Judiciária.

A vítima então foi orientada sobre os procedimentos a serem adotados junto à Polícia Judiciária.

Fonte: Portal Cantu.

Sua maquina de lavar estragou? Seu freezer parou? Sua geladeira pifou?Seu ar condicionado precisa daquela manutenção? Nós temos a solução chame o Belardo Refrigerações.


Na cidade de Santa Maria do Oeste, e em toda região central do Estado do Paraná, as pessoas o conhecem, e o Blog do Beto indica esta empresa por ser referência de um serviço de qualidade, e com preço que cabe no seu bolso.

Seu freezer estragou? A geladeira parou? Precisa instalar um Ar condicionado novo ou dar aquela manutenção no antigo? Sua maquina de lavar pifou? Chame a equipe da Belardo Refrigerações, este resolve os seus problemas para você, de modo rápido e o melhor com bom atendimento, qualidade e preço justo, que cabe ao seu bolso!!!

LIGUE JÁ: (42) 99818-4239





Uso de cigarro eletrônico é motivado mais por curiosidade, diz pesquisa


O uso de cigarro eletrônico no país é motivado, principalmente, pela curiosidade (20,5%). Justificativas associadas à ideia de redução de danos, no entanto, aparecem com menos frequência entre os brasileiros.

Os dados são do Covitel (Inquérito Telefônico de Fatores de Risco para Doenças Crônicas Não Transmissíveis em Tempos de Pandemia), que, pela primeira vez, perguntou sobre motivos de as pessoas usarem ou já terem experimentado o cigarro eletrônico.

Ao todo, a pesquisa ouviu 9.000 brasileiros de janeiro a abril de 2023 acerca de questões de saúde e de hábitos saudáveis. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais.

Depois da curiosidade, aparecem motivos como moda (11,6%), porque gosta (11,4%), para acompanhar amigos ou familiares (7,5%) e sabores (6,8%).

Também estão abaixo de curiosidade razões como parar com cigarro tradicional (3%), não voltar a fumar cigarro tradicional (1,8%) e que faz menos mal que o cigarro tradicional (1%).

Apesar do alerta de médicos em relação aos riscos à saúde, que envolvem inflamação pulmonar e queda na imunidade, o principal argumento da indústria do tabaco e ativistas pela regulamentação do cigarro eletrônico é que o uso do item estaria ligado à redução de danos, ou seja, seria uma forma de substituir o cigarro convencional.

O levantamento mostra que o principal público que se interessa pelo dispositivo é o jovem. Na faixa de jovens entre 18 e 24 anos, 17% já usaram pelo menos uma vez, mas não usam mais; 6% usam, mas não diariamente e 0,5% da população usa diariamente.

Luana Viviani, 22, é um exemplo desse cenário. Ela, que trabalha na área de tecnologia, cita moda e facilidade como motivos que a atraíram para passar a utilizar vape.

A jovem, que fuma cigarro e vape, diz que o dispositivo eletrônico é mais aceito dentro de casa. Sua mãe não permite que ela fume cigarro dentro de casa, mas não se importa com o vape, que não deixa cheiro forte na residência.

Hoje, ela afirma que reduziu o número de cigarros que fuma por dia e também trocou o filtro vermelho e passou para o branco. Admite, porém, que quando começa a usar o vape perde o controle do número de tragadas.

Priscila Farias, 30, tem um relato parecido. Fumante há 20 anos, ela começou a utilizar vape no ano passado por curiosidade e notou a comodidade do dispositivo.

Ela diz que ficou preocupada de usar o cigarro convencional e o vape ao mesmo tempo. Assim, deixou o cigarro em dezembro do ano passado e cita como benefício a ausência do cheiro forte que o cigarro deixava nela.

Hoje, admite que usa o vape o tempo todo. "Antes, eu acordava, tomava o café da manhã e depois fumava cigarro. Hoje, eu acordo e a primeira coisa que faço é pegar o vape", diz ela que cita outras melhorias, como disposição para atividades físicas.

Outra questão que a pesquisa demonstra é que, apesar de proibido no Brasil pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), há uma facilidade de se obter o produto. A maioria das pessoas disse comprá-los em lojas físicas (43,1%) e, em segundo lugar, estão as lojas online (29,9%).

Coordenadora do Covitel, Luciana Sardinha lamenta o cenário atual e nota que isso pode significar um retrocesso no cenário do combate ao tabagismo.

"Avançamos nos últimos anos para reduzir o tabagismo, mas estamos em vias de retroceder tudo aquilo que foi construído", diz ela, que considera que o dispositivo é alvo de interesse de indústria do tabaco para atingir os mais jovens pelo sabores que disponibiliza no mercado.

A BAT, antiga Souza Cruz e maior indústria de tabaco do país, argumenta que a regulamentação do vape se faz necessária no Brasil para a definição de regras que possam dar segurança à população.

Isso porque, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Ipec (Inteligência de Pesquisa e Consultoria) em 2022, mais de dois milhões de brasileiros são usuários de vape. Com a autorização, a BAT diz acreditar que seja possível reduzir a exposição ao mercado ilegal, prevenir acesso de menores de 18 anos e fornecer à sociedade informações corretas sobre o produto.

Em 2022, a Anvisa decidiu manter a proibição dos produtos. Em julho, a agência disse que pretende abrir uma nova consulta pública sobre o tema até o final do ano. Nesta quinta (28), ocorreu uma audiência pública sobre o cigarro eletrônico no Senado.

Durante a sessão não houve consenso em relação ao tema.

Soraya Thronicke (Podemos - MS) argumentou que é mais perigoso manter o cenário como está, sem regulamentação, "por não sabermos as substâncias nossa população está consumindo". Porém, autoridades sobre o assunto discordaram.

O médico Alcindo Cerci Neto, do Conselho Federal de Medicina no Paraná, lembrou uma pesquisa conduzida pela Fiocruz, que mostrou que o dispositivo pode servir como porta de entrada para consumo de outros itens, como cigarro tradicional e maconha.

Ele afirmou ainda que cigarro eletrônico não é vapor de água. "A fumaça é combustão de substâncias nocivas e não se controla nos produtos que se compra a quantidade de nicotina", disse ele, que reiterou que há uma premissa errada que o vape não causa dependência. "Vicia. Nicotina causa dependência."

Médicos também ressaltam que o dispositivo pode criar uma nova geração de consumidores e que há maléficos tanto para as vias respiratórias como para o coração.

Para o pneumologista Paulo César Côrrea, a indústria se baseia em um estudo que não se sustenta. A pesquisa é referente a um estudo do britânico King's College que analisou mais de 400 pesquisas sobre o tema e apontou que o vape é 95% menos prejudicial que o tabaco.

O dispositivo, segundo Côrrea, apresenta os mesmos efeitos adversos à saúde dos cigarros tradicionais somado aos riscos específicos, como a denominada lesão pulmonar associada ao uso do cigarro eletrônico.

Além disso, relembra que as consequências do uso prolongado desses dispositivos continuam desconhecidas, uma vez que o aparelho foi desenvolvido há poucos anos.

"Mesmo que o risco fosse baixo, pode existir um grande dano no sentido de saúde pública quando uma grande massa para a utilizar o dispositivo", diz ele.

Outra preocupação sobre o cigarro eletrônico é o acesso aos mais jovens, uma vez que as cores e sabores atraem essa parcela da população. A OMS (Organização Mundial da Saúde) lançou, diretrizes para banir os produtos nas escolas.

Fonte: O Bonde.

Ciclista fica em estado grave em acidente na BR-163.


Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada por volta das 22h45, de sexta-feira (29), para atender um homem, ainda não identificado, vítima de um grave acidente na BR-163 entre Marechal Cândido Rondon e Quatro Pontes, próximo ao Posto Trovão Azul.

Segundo informações, o acidente foi registrado pela PRF e envolveu duas carretas de cor cinza, um caminhão Volvo e uma bicicleta que era conduzido por um homem.

O ciclista resultou com queda e ferimentos graves, ele foi socorrido e encaminhado para os primeiros atendimentos médico na UPA Marechal.

Devido à gravidade dos ferimentos, o homem precisou ser transferido por uma equipe do SAMU avançada para Hospital Bom Jesus, na cidade de Toledo.  

Fonte: Portal Rondon/Marechal News.

Motorista fica ferido em acidente na BR-369 em Apucarana.


Um motorista ficou ferido na manhã deste sábado (30), após acidente registrado por volta das 7 horas, na BR-369, em Apucarana, no norte do Paraná. O capotamento ocorreu na rodovia, em frente as empresas Simex e Frimesa.

Após capotar, a caminhonete Ford F.100 saiu da pista e parou de ponta cabeça. Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas para socorrer a vítima que seria um aposentado que presta serviço terceirizado a uma empresa localizada no Parque Industrial Norte.

O homem foi socorrido pelo Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate) e encaminhado ao Hospital da Providência. O quadro de saúde ainda não foi divulgado.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi ao local do capotamento registrar a ocorrência e investigar a possível causa do acidente.

Fonte: TN Online.

O Superpão Compre Mais Pitanga tem novidades para você, venha fazer seu cartão de compras de forma rápida e aproveitar as nossas super ofertas deste dia 10/09/2023.

Veja as SUPER OFERTAS do Superpão compremais de Pitanga a loja mais barata da cidade e região




Capotamento deixa cinco feridos na PR-170 em Apucarana.


Cinco pessoas ficaram feridas após um capotamento de um Fiat Uno no início da noite desta sexta-feira (29) na PR-170 (Contorno Norte), de Apucarana (PR). O acidente ocorreu nas proximidades do acesso ao Distrito do Barreiro.

Equipes do Corpo de Bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atenderam as vítimas, que foram encaminhadas para atendimento médico com ferimentos leves. A corporação deslocou para o local uma viatura do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate) e um caminhão de resgate.

As vítimas são dois homens, uma mulher e duas crianças, que não tiveram as idades divulgadas.

O capotamento ocorreu na frente do pórtico de acesso à Estrada Bela. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) foi acionada para registrar o boletim de ocorrências do acidente e também para orientar a retirada do veículo do local.

Fonte: TN Online.

‘A Constituição não tem dono’, afirma Barroso ao negar crise institucional.


O ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso afirmou nesta sexta-feira, 29, em sua primeira entrevista como presidente da Corte, que não vê uma crise institucional com o Congresso. “Eu, honesta e sinceramente, diria que não vejo crise. O que existe, como em qualquer democracia, é a necessidade de relações institucionais fundadas no diálogo, na boa vontade e na boa-fé”, disse ele, um dia após tomar posse no lugar de Rosa Weber.

Barroso assumiu a direção do Supremo em meio a uma reação de deputados e senadores a decisões recentes da Corte. Para os congressistas, o tribunal tem usurpado a competência do Legislativo ao julgar temas como o marco temporal para a demarcação de terras indígenas, drogas e aborto.

‘Superposições’

O novo presidente do STF prometeu diálogo com o Congresso e atribuiu os choques entre os Poderes ao modelo da Constituição. O arranjo institucional brasileiro cria superposições entre atuações que podem ser interpretação constitucional e que poderiam ser matéria política. Nessas superposições eu pretendo dialogar com o Congresso de uma forma respeitosa e institucional, como deve ser”, minimizou Barroso.

O julgamento do marco temporal opôs o Judiciário ao Legislativo. Enquanto o Supremo declarou que a tese é inconstitucional, os parlamentares aprovaram um projeto de lei que vai em sentido contrário e limita as demarcações de terras indígenas. O texto segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Barroso se esquivou do impasse. “Cada dia com sua agonia”, desconversou.

O julgamento sobre a descriminalização do aborto até a 12.ª semana de gestação também gerou desconforto com o Legislativo. A votação foi suspensa e caberá a Barroso decidir quando o processo será retomado no tribunal. O ministro voltou a defender o diálogo.

“É perfeitamente normal que uma questão importante e divisiva da sociedade seja debatida no Congresso também, de modo que não acho que isso seja um problema e não acho que essa seja uma questão que possa ser levada adiante sem um debate público relevante”, afirmou. “A Constituição não pertence ao Supremo nem ao Congresso. A Constituição não tem dono.”

Em relação à descriminalização do porte de drogas para consumo pessoal – outra pauta que causou protestos de parlamentares -, Barroso disse que “prender menino pobre de periferia é uma política que não está funcionando”. No julgamento do STF, que não terminou, o ministro sugeriu o limite de 100 gramas para diferenciar usuários e traficantes.

Questionado ainda sobre a sucessão no STF, Barroso afirmou que defende a “feminilização” dos tribunais. Cabe a Lula indicar o substituto de Rosa Weber.

Big techs

Barroso defendeu também a regulação das plataformas digitais, mas destacou que o tema está em discussão no Congresso, por meio do Projeto de Lei das Fake News. “A questão do PL está em tramitação no Congresso e, portanto, fora da minha atribuição. Embora eu seja um defensor da regulação moderada, mas com estrutura mínima estabelecida em lei.”

“Há um meio-termo muito razoável em relação em que todos nós possamos estar de acordo e que possa se materializar no PL”, declarou o presidente do STF.

Fonte: O Estado de S. Paulo.

Governo Lula oficializa criação do ‘Enem dos concursos públicos’.


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou nesta sexta-feira 29 um decreto que cria o Concurso Público Nacional Unificado e regulamenta a seleção de servidores públicos pelo Ministério da Gestão e da Inovação. A criação do chamado “Enem dos concursos” foi publicada no Diário Oficial da União.

Inicialmente, a proposta é que o novo processo preencha as cerca de 8 mil vagas abertas no serviço público federal neste ano.

O concurso nacional unificado consiste em um modelo de realização conjunta de concursos para cargos públicos efetivos no âmbito dos órgãos e das entidades da administração pública federal.

Pagando uma única taxa de inscrição, os candidatos poderão concorrer a várias vagas disponíveis em órgãos federais, desde que sejam de uma mesma área de atuação.

Os órgãos do governo federal poderiam aderir ao Concurso Nacional Unificado deste ano de forma voluntária até esta sexta-feira. A adesão ao “Enem dos concursos” será feita por meio de assinatura de um termo entre a entidade interessada e o Ministério.

Fonte: Diário do Poder.

Após cirurgia no quadril, Lula também fez correção nas pálpebras.


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também passou por uma correção nas pálpebras, nesta sexta-feira (29), após a cirurgia no quadril, aproveitando a anestesia geral.

Segundo o médico Roberto Kalil, a questão não foi informada anteriormente porque ainda não estava confirmada.

A blefaroplastia foi realizada por ele ter alterações no local, que o atrapalhava, sendo uma questão médica e não estética.

No procedimento é realizada a retirada do excesso de pele na região inferior aos olhos. A responsável foi a oftalmologista Eliana Forno.

Por ser algo simples, não é necessária uma recuperação especial, apenas a colocação de gelo no local.

Cirurgia no quadril:

Kalil informou que a cirurgia no quadril transcorreu normalmente e que Lula está bem.

De acordo com o médico, o chefe do Executivo deve ir para o quarto nas próximas duas horas, não necessitando ficar internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A alta do presidente deve acontecer entre a próxima segunda-feira (2) e a terça-feira (3). A médica Ana Helena Germoglio informou que ele sairá do hospital caminhando.

Entretanto, Lula contará com o auxílio de andador por conta do equilíbrio, que deve voltar em algumas semanas.

O médico Giancarlo Polesello, responsável pela cirurgia, explicou que o atrito nos ossos do presidente era bastante proeminente. Ele terá sintomas até a segunda semana, que até a sexta semana devem diminuir. As dores passarão até a décima semana.

Lula fará exercícios para fortalecimento do local sozinho e com acompanhamento profissional.

Kalil disse que a cirurgia foi realizada no Hospital Sírio-Libanês de Brasília por ser ortopédica e ter o risco de trombose, que poderiam ocorrer em uma viagem de avião, caso fosse feita em São Paulo.

Fonte: CNN.

"No futuro nós voltaremos”, diz Bolsonaro no Ceará.


O ex-presidente Jair Bolsonaro foi recebido com festa por seus apoiadores em Fortaleza, capital do Ceará, nesta sexta-feira (29). Apesar de estar inelegível por decisão do TSE, Bolsonaro prometeu retornar ao cenário político “se Deus quiser”, registra o Estadão.

Diante de uma multidão (foto), o ex-presidente mencionou os nomes do deputado federal André Fernandes (PL-CE), que pretende disputar a prefeitura da capital cearense, e do deputado estadual Carmelo Neto (PL-CE).

“A todos vocês, muito obrigado pela oportunidade. Obrigado, meu Deus, pela segunda vida e pela missão de estar à frente do Executivo por quatro anos. Se Deus quiser e essa for a vontade dEle, no futuro nós voltaremos”, discursou Bolsonaro.

O ex-presidente também parou em um shopping local para comer uma pizza na praça de alimentação, onde foi recebido aos gritos de “mito!”. Ele segue em uma rotina intensa de viagens e contatos para fortalecer as candidaturas de seus aliados nas eleições municipais do próximo ano.

Em Fortaleza, nas eleições presidenciais do ano passado, Lula ficou com 58% dos votos em Fortaleza, enquanto Bolsonaro obteve 42% dos votos.

Fonte: O Antagonista.