Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

quinta-feira, 20 de abril de 2023

20/04/2023 *--* Deus é Fiel!!!

    Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Justiça determina prisão preventiva de conselheiro tutelar denunciado por estupro de criança de 11 anos.

Em Nova Esperança do Sudoeste, a Justiça decretou a prisão preventiva de um conselheiro tutelar denunciado pelo Ministério Público do Paraná por estupro de vulnerável.

O réu, que tem 39 anos, era motorista de transporte escolar e é investigado por possível prática de atos libidinosos contra uma criança de 11 anos dentro de um ônibus escolar durante o percurso até a escola. Os fatos teriam ocorrido em dezembro de 2022.

O pedido de prisão, já cumprido, foi feito pela Promotoria de Justiça de Salto do Lontra (sede da comarca), após o réu ter descumprido decisão judicial que determinou seu afastamento do cargo de conselheiro tutelar.

De acordo com apuração da Promotoria de Justiça, os fatos teriam sido levados ao conhecimento de outra conselheira tutelar do município, que teria se negado a instaurar procedimento de apuração ou de comunicação do fato às autoridades. Pela conduta, ela também foi afastada do cargo de conselheira tutelar por determinação judicial a partir de ação civil proposta pelo MPPR.

Práticas – O crime de estupro de vulnerável está previsto no Código Penal (artigo 217) e é descrito como o ato de ter conjunção carnal ou praticar outro ato libidinoso com menores de 14 anos. Atos libidinosos incluem condutas como apalpar ou tocar a vítima com a finalidade de satisfazer desejo sexual.

Tanto o processo civil quanto o criminal tramitam sob sigilo.

Processo criminal: 0000855-93.2023.8.16.0149

Ação civil pública: 0000725-06.2023.8.16.0149

Fonte: MPPR.

Quedas - Acusado de estupro de vulnerável é preso pela Polícia Civil.

No dia 19 de abril de 2023, a Polícia Civil do araná, através de uma equipe composta por policiais de Laranjeiras do Sul e de Quedas do Iguaçu, cumpriu mandado de prisão preventiva expedido pelo Juízo local contra um homem de 34 anos, pela prática de delito de estupro de vulnerável, crime punível com reclusão, de 8 (oito) a 15 (quinze) anos.

A investigação é conduzida pela 2ª S.D.P. de Laranjeiras do Sul, que representou pela prisão ao Poder Judiciário, tendo o pedido sido deferido, com parecer favorável do Ministério Público. Maiores detalhes sobre os fatos não podem ser revelados, para preservar a (s) vítima (s).

Na mencionada data, a equipe policial, após diligências, localizou tal pessoa na zona rural de Quedas do Iguaçu e lhe deu “voz de prisão”, cumprindo o aludido mandado, encaminhando-o na sequência para a Cadeia Pública local desta cidade, onde se encontra à disposição da Justiça.

Fonte Portal Cantu

Cartão do banco é roubado provavelmente da sua casa e saque é feito da sua conta em Santa Maria do Oeste.

Nesta data por compareceu a pessoa de ************* RG:  ********** de ** anos de idade e passou a relatar que notou a falta de um cartão de sua conta no Banco**********, relatando que não lembra de cabeça o número da conta, da agência de Santa Maria do Oeste, que ao verificar no banco, foi informado pelos atendentes que havia ocorrido um saque no valor de R$500,00, quinhentos reais na data de hoje. 

O solicitante relatou que seu cartão estava em sua posse na sua casa, mas que existem várias pessoas, parentes e amigos que frequentam sua casa, não sabendo precisar o dia em que foi furtado. 

O solicitante deixa o registro para fins de providências futuras.

Fonte Polícia Militar

Irmã faz ocorrência de desaparecimento do Irmão em Pitanga.

Compareceu a Polícia Militar a irmã de 40 anos, a qual passou a relatar que seu irmão Francisco de Souza Lira, 47 anos, está desaparecido desde o dia 16/04/2023, que a última vez que foi visto o mesmo estaria em um bar.

A solicitante não soube informar com qual tipo de roupas Francisco estaria usando pela última vez que foi visto. A solicitante foi orientada quanto aos procedimentos.

Fonte Polícia Militar 

Homem é acusado de ameaça com arma na área rural em Pitanga.

No dia 19 de abril de 2023, as 14h50min, compareceu na sede da 3ª Cia PM a pessoa de *********, **anos, RG: **********, o qual passou a relatar que estava em deslocamento pela estrada rural da Localidade ***********, quando foi interceptado pelo seu vizinho a pessoa de ************, ** anos, o qual segundo ele veio a ameaçá-lo com uma arma de fogo.

Diante dos fatos narrados foi deslocado em busca do suposto autor e logrado êxito em abordar na estrada da Localidade **************, sendo que não foi localizado nenhuma arma de fogo em poder do mesmo.

Em conversa com **************, este declarou que existiu uma discussão entre as partes devido a um desentendimento entre ********** e o seu genitor, senhor ********* ** anos, onde este fora ofendido, porém negou que esteja portando arma de fogo.

Que tem três armas registradas em seu nome, mas estão devidamente guardadas no cofre em sua residência.

Foi deslocado a residência de ********* onde foi constatado que realmente as armas estavam guardadas no cofre, com a documentação tudo em dia.

As partes foram encaminhadas ao cartório 3ª Cia onde foi lavrado o termo circunstanciado. 

Fonte Polícia Militar 

Motociclista faz manobras perigosas entre destacamento da Polícia e Escola e acaba detido em Manoel Ribas.


No dia 19 de abril de 2023, por volta das 12h25min, equipe Policial visualizou uma motocicleta **********, de placas **************, de cor preta, com um condutor trajando camiseta verde/preta, de calça jeans clara, tênis branco. 

Realizando manobra perigosa, do tipo empinando a motocicleta iniciando frente ao Destacamento de Polícia Militar, e finalizando frente ao Colégio Professora Reni Correia Gamper.

Desta forma, realizado buscas e patrulhamento no intuito de localizar referida motocicleta, quando foi logrado êxito em realizar a abordagem na Rua Ivan Ferreira do Amaral Filho, frente ao numeral ********.

Abordado e identificado o condutor como sendo a pessoa de **************, CNH: **************, ** anos.  Em consulta a documentação da motocicleta placa ******, sem pendências, porém a placa encontra-se danificada (partida ao meio) presa apenas por uma cinta plástica. 

Assim, o condutor foi encaminhado para o Destacamento de Policia Militar para os procedimentos cabíveis, e a motocicleta apreendida ao pátio. O condutor foi orientado e liberado. 

Fonte Polícia Militar

Professor de escola pública do Paraná é denunciado pelo MP por assédio sexual supostamente cometido contra oito alunas.


O Ministério Público do Paraná, por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, denunciou um professor de uma escola pública, da rede estadual de ensino, por 11 crimes de assédio sexual. O docente teria cometido os atos contra pelo menos oito vítimas, todas adolescentes na época dos fatos, ocorridos entre 2021 e 2023.

As informações sobre os casos surgiram a partir de um projeto da Promotoria de Justiça que inclui palestras em escolas públicas. Em uma dessas exposições, o representante do MPPR explicou que em alguns crimes – especialmente os que envolvem violência doméstica, assédio sexual e abusos – a palavra da vítima adquire maior relevância como prova para a condenação.

Alunas que assistiram à palestra sentiram-se então estimuladas a comunicar a situação de assédio que estavam sofrendo em sala de aula. Ouvidas pelo Ministério Público, as vítimas descreveram detalhadamente as condutas do professor, que se amoldariam ao tipo penal de assédio sexual, o que motivou o oferecimento da denúncia. De acordo com as vítimas, ele usaria o fato de ter sido secretário municipal de educação para desestimulá-las a registrar qualquer acusação contra ele, alegando que não teriam resultado.

Além da condenação pelos possíveis crimes, o MPPR requer liminarmente que o denunciado seja proibido de entrar na escola em que leciona, bem como de manter contato com as vítimas e testemunhas por qualquer meio de comunicação. Pede também que ele seja afastado do cargo.

Fonte: MPPR

Adolescentes são apreendidos por ameaças de massacre em escolas no Paraná;


Após a realização de monitoração em redes sociais, a Polícia Civil de Piraí do Sul deflagrou, na madrugada desta quarta-feira (19), operação para cumprimento de Mandados Judiciais expedidos pelo Poder Judiciário.

Na operação, realizada em conjunto com a Polícia Militar e do Conselho Tutelar da cidade, foi realizado o cumprimento de mandado de busca e apreensão contra dois adolescentes (13 e 14 anos), após os mesmos terem realizado postagens nas redes sociais de que supostamente planejavam a realização de massacre em escolas de Piraí do Sul – PR. O nome das instituições de ensino não foram revelados.

Segundo o Delegado de Polícia da cidade, Jairo Luiz Duarte de Camargo, os garotos informaram que as mensagens foram disseminadas com a exclusiva intenção de causar pânico nos colegas e professores, sendo que não existia qualquer ameaça real da efetiva ocorrência de massacre ou invasão em escolas. Na casa dos adolescentes, a polícia cumpriu um mandado de busca e apreensão de telefones celulares para a realização de perícia.

O delegado informou que o celular do adolescente foi apreendido para, com ajuda de uma perícia, verificar se ele tinha ligação com algum grupo para planejar este tipo de ataque.
Tendo em vista os mandados expedidos pela justiça, os menores ficarão internados provisoriamente.

O Delegado relatou que toda informação de possíveis ataques em escolas é avaliada pelo setor de inteligência da Polícia Civil, que tem atuado em parceria com diversas esferas do Poder Público nesses casos, a fim de se apurar os autores, bem como o teor das publicações. Ressaltou, ainda, que a simples publicação de mensagens com esse teor já configuram crime ou infração penal análoga a crime, e que a Polícia está atuando firmemente para punir publicações como as noticiadas.

Fonte: Assessoria

Adolescente de 15 anos é assediada em transporte coletivo no Paraná.


Uma adolescente, de 15 anos, foi assediada no transporte coletivo. De acordo com o Boletim de Ocorrência, a jovem saiu do Terminal Sul e pegou o ônibus "Estação Central Sul". Dentro da lotação, ela relata que estava sentada em um dos bancos mais elevados quando um homem parou em pé do seu lado e começou a passar a mão na perna dela. A garota teria ficado paralisada com o assédio e por isso não reagiu. O contato só parou quando o agressor se afastou para descer do ônibus. 

Conforme descrição, o assediador é jovem, ruivo e estava usando um macacão de cor azul na ocasião. 

A garota então entrou em contato com a mãe, que se dirigiu até a Delegacia de Polícia Civil para registrar um Boletim de Ocorrência. O caso esta sendo investigado pela polícia. 

Fonte: Catve.com

Homem invade casa, mata mulher com 10 tiros e atira no cachorro dela em Curitiba; veja vídeo.

Uma mulher de 29 anos foi executada a tiros no bairro Boqueirão, em Curitiba, na noite desta quarta-feira (19). O autor do crime ainda atirou no cachorro dela antes de fugir.

A ocorrência foi em uma casa na Rua do Escriturário, no Boqueirão. O invasor entrou na casa e atirou na mulher, que foi alvejada pelo menos 10 vezes. Quando saiu, ele ainda atirou no cachorro dela, da raça pitbull. O animal sobreviveu.

Policiais militares atenderam à ocorrência e cercaram a área. O carro usado na fuga, um VW Gol branco, foi incendiado no mesmo bairro. O atirador não foi encontrado.

Segundo a PM, o alvo do atentado não era a mulher, e sim o irmão dela — que já teria escapado de três outras tentativas de homicídio. Ele não aparecia no local há algum tempo, mas o carro dele estava na garagem da casa e isso teria chamado a atenção do atirador. O veículo também tinha marcas de vários tiros.

Fonte BP

Homem é detido por furto de chocolates em mercado de Cascavel.


Um homem foi detido por furtar 23 unidades de chocolates em um mercado no Bairro Morumbi, em Cascavel, na manhã desta quarta-feira (19).

Segundo a Guarda Municipal, os seguranças do estabelecimento perceberam que o suspeito pegou os produtos avaliados em R$ 71 e realizaram a abordagem.

Os agentes de segurança encaminharam o infrator para a 15ª Subdivisão Policial (SDP) de Cascavel (PR).

Fonte: Catve.com

Siate é acionado após acidente na BR 369 em Cascavel.


Socorristas do Siate foram acionados para atender vítimas de acidente de trânsito na BR 369, em Cascavel. 

Em breve mais informações. 

Fonte: Catve.com

Sete pessoas feridas em grave acidente na BR 277.




Sete pessoas ficaram feridas em grave acidente de trânsito, na BR 277 em Santa Tereza do Oeste. As vítimas são três homens e quatro mulheres.

Uma criança, de 11 anos, ficou em estado grave e precisou ser encaminhada ao Hospital Universitário do Oeste do Paraná pela equipe do aeromédico do Samu. Uma mulher de 34 anos sofreu trauma no abdômen, lesão na cervical e foi encaminhada ao Huop. Outra mulher, de 39 anos, também ficou ferida no acidente, ela deve ser levada para a UPA da cidade.

As informações apuradas no local são de que o grave acidente aconteceu quando o Ford Ka seguia na BR 277 sentido Curitiba e uma picape Strada, com placas de Ramilândia, fazia contorno no trevo. De acordo com Tenente William Risardi, três pessoas foram levadas ao hospital.

Duas ambulâncias do Siate e uma do Samu, médico e oficial de área do Corpo de Bombeiros prestam os primeiros atendimentos no local.

Polícia Rodoviária Federal foi ao trecho da rodovia para fazer o controle do trânsito e registrar a ocorrência. 

Fonte: Catve.com




O Superpão Compre Mais Pitanga tem novidades para você, venha fazer seu cartão de compras de forma rápida e aproveitar as nossas super ofertas deste dia 20/04/2023.

Veja as SUPER OFERTAS do Superpão compremais de Pitanga a loja mais barata da cidade e região.

Governador sanciona lei que cria o Conselho dos Povos Indígenas do Paraná.


O governador Carlos Massa Ratinho Junior sancionou nesta quarta-feira (19) a lei que cria o Conselho Estadual dos Povos Indígenas do Paraná, pleiteado há quase 20 anos pelas comunidades indígenas paranaenses. A assinatura ocorreu durante o evento, no Palácio Iguaçu, que celebrou o Dia dos Povos Indígenas e contou com a participação de representantes das etnias Caigangue, Guarani e Xetá e de outras presentes no Estado. 

Com participação desses povos, a proposta do conselho é formular a Política Estadual para Povos Indígenas, para incentivar a continuidade e a revitalização cultural dessas comunidades, como está previsto na Constituição Federal. De acordo com a Secretaria de Estado da Mulher e Igualdade Racial, existem 63 aldeias indígenas no Estado, onde vivem cerca de 26 mil pessoas. 

“O conselho vai dar voz e oportunidades para que os próprios indígenas possam decidir aquilo que é melhor para suas comunidades e quais políticas públicas são prioritárias para seus povos”, afirmou Ratinho Junior. “Estamos criando um canal direto e permanente com os povos originários. O Paraná tem várias comunidades indígenas e queremos colaborar para que elas tenham seu ambiente preservado, mantendo sua cultura e tradições, mas que também possam ter a oportunidade de estar nas universidades, criar suas cooperativas e gerar renda”. 

A instituição do conselho está prevista para ocorrer em até seis meses, após a realização da Conferência Estadual dos Povos Indígenas. O órgão ficará vinculado à Secretaria da Mulher e Igualdade Racial e contará com 26 membros e seus respectivos suplentes. Entre estes, haverá um representante da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), um da etnia Xetá, cinco da etnia Caigangue e cinco da etnia Guarani, além de dois representantes de organizações não governamentais.

Pelo Poder Público, a lei prevê a participação de representantes da Casa Civil, das secretarias de Estado da Mulher e Igualdade Racial, da Saúde, Segurança Pública, Turismo, Educação, Desenvolvimento Sustentável, Desenvolvimento Social e Família, Agricultura e Abastecimento, Cultura e Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

A secretária estadual da Mulher e Igualdade Racial, Leandre Dal Ponte, destacou o avanço de criar um instrumento para que os povos indígenas definam suas prioridades em termos de políticas públicas. “É uma frente para que possamos constituir a política estadual voltada a essa população, que é tão importante para o nosso Estado e que tem necessidades específicas”, afirmou.

“Ninguém melhor do que quem vive nas terras indígenas, quem pertence aos povos originários, para trazer ao Estado aquilo que eles precisam e a melhor forma de execução para que as políticas estaduais possam chegar às suas comunidades”, ressaltou a secretária. “Vamos fazer um trabalho articulado com a União, com a sociedade civil que atua em defesa dos povos indígenas e com as aldeias”. 

O cacique caigangue Miguel Alves, da Terra Indígena Alto Pinhal, de Clevelândia (Sudoeste), afirmou que há quase 20 anos os povos indígenas pleiteiam a criação de um conselho em que eles possam ser protagonistas das decisões que afetam suas comunidades. “Estávamos ansiosos por esse momento, porque é a esperança de poder levar políticas públicas e projetos diferenciados para dentro das terras indígenas”, disse.

“Queremos agradecer muito o governador porque passaram vários que não aprovaram a criação do Conselho dos Povos Indígenas, além dos deputados que apoiaram esse projeto. Todos os deputados votaram pela aprovação desse projeto, o que nos deixa muito felizes”, destacou o cacique. “Nossos maiores pleitos são habitação, renovação da educação indígena e cotas para indígenas nos concursos públicos, além da saúde e meio ambiente”.

PRESENÇAS – Participaram da solenidade o chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega; os secretários estaduais do Desenvolvimento Sustentável, Valdemar Bernardo Jorge; da Justiça e Cidadania, Santin Roveda; da Cultura, Luciana Casagrande Pereira; e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona; os diretores-presidentes do Instituto Água e Terra (IAT), Everton Souza; e do IDR-Paraná, Natalino Avance de Souza; o superintendente-geral de Diálogo e Interação Social, Roland Rutyna; os deputados estaduais Hussein Bakri, Márcia Huçulak, Marli Paulino, Ana Julia, Cloara Pinheiro, Luís Corti, Anibelli Neto, Goura e Ricardo Arruda.

Fonte: AEN.

Ricardo Cappelli será ministro interino do GSI.


O secretário executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, será o chefe interino do Gabinete de Segurança Institucional (GSI). A informação foi divulgada pelo ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, no Twitter.

Mais cedo, o general Gonçalves Dias pediu afastamento do cargo de ministro do GSI. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já aceitou o pedido de demissão.

O ministro deixou o cargo no mesmo dia em que vídeos que estavam sob sigilo por fazerem parte de inquérito policial foram divulgados pela CNN. As imagens mostram o general e outros funcionários da pasta dentro do Palácio do Planalto, no dia 8 de janeiro, quando vândalos invadiram as sedes dos Três Poderes.

Perfil
Ricardo Cappelli é formado em jornalismo, com pós-graduação em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Foi secretário de Comunicação do Maranhão no governo Flávio Dino e secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social no governo de Dilma Rousseff.

Nomeado secretário-executivo do Ministério da Justiça, Cappelli assumiu a intervenção na segurança pública do Distrito Federal logo após os atos golpistas de 8 de janeiro.

Fonte: Agência Brasil.

Governo libera R$ 2,44 bilhões extras para universidades.


O Governo Federal anunciou, nesta quarta-feira (19), que vai alocar R$ 2,44 bilhões de reais a mais para recompor o orçamento das universidades e institutos federais de ensino. Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, parte dos recursos irão para a recomposição do orçamento discricionário das instituições e parte para obras. “Vamos trabalhar muito para que o presidente possa percorrer esse país e entregar várias obras importantes de melhorias para os nossos estudantes”.

Os recursos foram viabilizados ainda no ano passado, quando o então gabinete de transição do presidente eleito Lula aprovou uma emenda constitucional que ampliou os gastos do governo federal para 2023.

Segundo Ricardo Marcelo Fonseca, presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), as medidas são importantes, uma vez que os institutos federais e as universidades tiveram suas contas comprometidas pelas sucessivas reduções orçamentárias nos últimos anos. “Depois de quatro anos de diminuição crescente dos nossos orçamentos, e mais do que isso, como sabemos, de ataques às universidades, que eram continuamente detratadas, no segundo semestre do ano passado vimos que 2023 seria impossível”.

Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, as obras paradas ainda terão outro reforço. “O presidente deverá, nos próximos dias, anunciar uma ação importante: assinar uma medida provisória garantindo a retomada de toda as obras paralisadas e inacabadas da educação desse país, para que a gente possa entregar todas elas aos municípios e estados brasileiros”, adiantou o ministro.

E nesta semana, a ministra do Planejamento, Simone Tebet, já havia adiantado que não haverá bloqueios na área de educação este ano.

Fonte: Agência Brasil.

Queda da inflação está mais lenta que o esperado, afirma Campos Neto.


A queda da inflação está mais lenta que o esperado, disse nesta quarta-feira (19) o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto. Segundo ele, a inflação cheia está caindo, mas o núcleo (que exclui preços mais voláteis) recua mais lentamente.

“A desinflação no país está mais lenta do que esperávamos. É consenso nos bancos centrais que o trabalho ainda não está feito. É preciso ser persistente”, disse Campos Neto em reunião do European Economics & Financial Centre, em Londres. O presidente do BC está viajando ao Reino Unido, e o encontro foi transmitido virtualmente.

Segundo Campos Neto, a inflação cheia pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) continua caindo por causa das desonerações decididas no ano passado. No entanto, o núcleo da inflação continua alto, mesmo com os juros básicos no maior nível em seis anos.

“O índice cheio de inflação está muito poluído por mudanças tributárias que estão acontecendo, então quando olhamos o núcleo, está em torno de 8%, o que ainda é muito alto. Em termos de hiato do produto [medida de quanto a economia produz a menos que a capacidade], não vemos mudança, mesmo que a economia esteja desacelerando”, declarou.

Expectativas
De acordo com Campos Neto, o Banco Central está mais preocupado com as expectativas de inflação, principalmente para 2025 e 2026. Ele explicou que o BC projeta IPCA de 5,8% em 2023, 3,6% para 2024 e 3,2% para 2025. Apesar da queda, ressaltou Campos Neto, as expectativas apontam inflação acima do centro da meta.

O Conselho Monetário Nacional (CMN) estabelece meta de inflação de 3,25% para 2023 e de 3% para 2024 e 2025. Em todos os anos, há um intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos. Segundo o presidente do BC, parte do aumento da expectativa para o longo prazo deve-se a ruídos provocados pela mudança de governo.

“Há um questionamento sobre por que temos expectativas de inflação nos médio e longo prazos subindo se as surpresas inflacionárias no curto prazo são positivas. Acho que a questão aqui é que algum ruído foi criado na mudança de governo; quando olhamos porque a inflação desancorou no longo prazo, parte da explicação está relacionada ao pacote fiscal que foi aprovado [Emenda Constitucional da Transição] e parte ao governo falar sobre mudar as metas”, disse.

Arcabouço fiscal
Campos Neto comentou o projeto de lei complementar do novo arcabouço fiscal, enviado nesta terça-feira (19) ao Congresso. Ele disse considerar o texto “bastante razoável”, mas que a avaliação final dependerá da velocidade do Congresso em votar o projeto e de eventuais alterações incluídas pelos parlamentares. “Acho que foi uma boa indicação de que estamos avançando na direção certa.”

“Tivemos o novo arcabouço fiscal, o texto foi enviado ontem, não tive tempo de olhar todos os detalhes, mas parece em linha com o que eu tinha visto antes”, afirmou. Campos Neto, no entanto, disse não ver “relação mecânica” entre a aprovação da nova âncora fiscal e uma eventual queda dos juros.

O presidente do BC também comentou sobre uma possível mudança das metas de inflação e disse que o órgão é contra a ideia porque não resultaria em corte imediato de juros e uma medida nesse sentido aumentaria o prêmio de risco do Brasil.

“Achamos que não é algo que o Banco Central decide [mas o governo]. O mandato é muito claro”, comentou. Campos Neto acrescentou que uma eventual elevação das metas passaria ao mercado a ideia de que o governo pretende ganhar flexibilidade na política monetária, mas admitiu que há membros na diretoria do BC que pensam diferente.

Fonte: Agência Brasil.

Kim Jong-un diz que 1º satélite espião da Coreia do Norte está pronto para lançamento.


O líder norte-coreano Kim Jong-un disse que o seu país construiu o seu primeiro satélite espião militar e que planeja lançá-lo em breve, informou a imprensa estatal nesta quarta-feira, 19. Testes anteriores com mísseis e foguetes demonstraram que a Coreia do Norte pode enviar satélites para o espaço, mas muitos peritos questionam se o país tem câmeras suficientemente sofisticadas para serem utilizadas para espionagem a partir de um satélite – já que apenas imagens de baixa resolução foram vistas após lançamentos passados.

Durante a sua visita à agência aeroespacial do país na terça-feira, 18, Kim disse que ter um satélite de reconhecimento militar operacional é crucial para que a Coreia do Norte utilize com eficiência seus mísseis com capacidade nuclear. Kim citou o que descreveu como graves ameaças à segurança colocadas pela “retórica mais hostil e ação explícita” dos Estados Unidos e da Coreia do Sul este ano, segundo a Agência Central de Notícias oficial da Coreia. Ele espera pressionar os seus rivais em questões que incluem exercícios militares conjuntos e sanções econômicas internacionais contra a Coreia do Norte.

Kim disse que “o satélite de reconhecimento militar número um” já tinha sido construído e ordenou aos oficiais que acelerassem os preparativos para o seu lançamento. Também afirmou que a Coreia do Norte deve lançar vários satélites para recolher informações.

A Coreia do Norte afirma que os seus testes de armas em curso, incluindo o seu primeiro lançamento de um míssil balístico intercontinental usando combustível sólido, concebido para atingir o continente americano na semana passada, são uma resposta aos exercícios militares conjuntos entre os Estados Unidos, Coreia do Sul e Japão. A Coreia do Norte realizou cerca de 100 testes de mísseis desde o início do ano passado, e 30 neste ano.

As Forças Armadas dos EUA e da Coreia do Sul expandiram exercícios combinados em resposta às crescentes ameaças da China e à capacidade nuclear da Coreia do Norte. Esta semana, os aliados lançaram um exercício aéreo de 12 dias envolvendo cerca de 110 aviões de guerra e encenaram um exercício de defesa antimíssil naval de um dia com o Japão.

Os satélites espiões estão entre uma série de grandes sistemas de armas que Kim jurou desenvolver em janeiro de 2021. Kim também se comprometeu a construir outros sistemas de armas, incluindo mísseis balísticos de combustível sólido, submarinos de propulsão nuclear, mísseis hipersônicos e multimísseis de ogivas. Desde então, a Coreia do Norte tem conduzido testes de tais armas, mas não é claro se elas são operacionais.

Depois de a Coreia do Norte ter lançado um satélite de teste em dezembro último, o país divulgou fotografias em preto e branco mostrando uma vista espacial das cidades sul-coreanas. Peritos civis da Coreia do Sul disseram que as fotos eram muito rudes para finalidade de vigilância e provavelmente só seriam capazes de reconhecer grandes alvos como navios de guerra no mar ou instalações militares no solo.

O alto funcionário norte-coreano Kim Yo-jong disse que o satélite de teste transportava uma câmera comercial porque não havia razão para utilizar uma de alta resolução para um teste de disparo único. Kim Jong-un afirmou que um dos objetivos do seu satélite espião é adquirir uma capacidade de “utilizar força militar preventiva quando a situação exigir”.

Kim Dong-yub, professor na Universidade de Estudos da Coreia do Norte em Seul, disse que a Coreia do Norte irá provavelmente informar as autoridades marítimas e de telecomunicações internacionais dos seus planos de lançamento, provavelmente entre maio e setembro.

Colocar um satélite de reconhecimento em órbita exigiria um foguete de longo alcance. A ONU proíbe tais lançamentos pela Coreia do Norte porque eles poderiam ser uma cobertura para testar a sua tecnologia de mísseis balísticos de longo alcance.

A Coreia do Norte colocou dois satélites de observação da Terra em órbita em 2012 e 2016, mas especialistas estrangeiros dizem que nenhum deles transmitiu imagens de volta ao país. As Nações Unidas emitiram sanções sobre esses lançamentos.

A Coreia do Norte conseguiu evitar novas sanções da ONU para os seus recentes testes de mísseis balísticos em 2022 e este ano porque Rússia e China, membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, não apoiaram as tentativas dos EUA e de outros países para endurecer as sanções contra o país.

Fonte: Agências Internacionais.