Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

quarta-feira, 28 de setembro de 2022

28/09/2022 *--* Deus é Fiel!!!

       Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Prestação de contas do quadrimestre da Prefeitura municipal de Santa Maria do Oeste estão excelentes.


Ontem as 19 horas foi feita a prestação de contas do quadrimestre da Prefeitura Municipal de Santa Maria do Oeste, na Câmara Municipal de vereadores da cidade.

Quem acompanhou viu seu simiano fazer um relato positivo e excelente das contas da Prefeitura Municipal, que está disponível no portal da transparência destacando o bom planejamento feito por sua equipe e Prefeitura.

Inclusive com pagamentos pagos de precatórias do SAMU feita na administração passada demostrando que as contas não estavam tão em ordem quando assumiu a prefeitura.

Está de parabéns o Prefeito Oscar e seu vice Jorandir e toda sua equipe.

Homem morre após ser atropelado pelo próprio carro em Jardim Alegre.

Um homem morreu após ser atingido pelo próprio carro na casa em que morava em Jardim Alegre, no Vale do Ivaí, região central do Paraná.  

O acidente foi na noite de terça-feira (27), na Rua Pitanga, por volta das 20h55. A vítima fatal foi identificada como José Camilo Neto de 65 anos.

De acordo com informações da Polícia Militar (PM), ele havia estacionado o carro dele, um VW Gol azul, na garagem e a suspeita é de que o freio de mão tenha ficado solto.

Quando descia para fechar o portão, o veículo desceu de ré e acabou sendo atropelado pelas costas.

Equipes do Corpo de Bombeiros e também do SAMU foram acionadas. Após a retirada da vítima que tinha ficado debaixo do veículo, foram realizadas várias tentativas de reanimação por parte dos bombeiros. O óbito foi constatado pelo médico do SAMU.

Ainda conforme a PM, foi realizado contato com a Polícia Civil, onde se fez presente no local o investigador, o qual realizou o levantamento de informações e liberou o corpo para que o IML retirasse, sem a necessidade de perícia por parte da polícia científica.

Fonte TNOnline

Homem tenta dar fuga da Polícia, mas acaba detido com 566 gramas de maconha em Laranjeira do Sul.

foto ilustrativa 

Uma equipe em patrulhamento sentido centro quando próximo ao cemitério avistou um cidadão sofrer uma queda de motocicleta.

Sendo que ao parar para identificar o condutor este saiu empurrando a motocicleta e em seguida embarcou na mesma e tomou rumo a capela mortuária, na sequencia desenvolveu velocidade alta onde a equipe avistou o mesmo arremessar uma sacola na calçada.

E seguindo a fuga pela contramão sendo logrado êxito em abordá-lo metros adiante. Identificado masculino, 41 anos, e localizado o pacote o qual foi reconhecido com substância análoga a maconha.

O entorpecente pesou 566 gramas, na sequencia encaminhado à Delegacia.
Fonte Polícia Militar

Hospede tem seu notebook furtado no hotel em Guarapuava.


A equipe foi acionada para prestar atendimento de uma ocorrência de furto qualificado onde o recepcionista de um hotel relatou que um hospede arrombou o quarto de outro hospede e furtou um notbook.

No local foi relatado que deu entrada no hotel o masculino, 40 anos e que este chegou carregando algumas malas, porém por volta das 20h00min foi até a recepção deixou a chave do quarto em que se hospedou dizendo que iria até o carro, porém, não retornou e não pagou pela hospedagem.

Ocorre que o masculino, 53 anos também hospede do hotel saiu para jantar e ao retornar notou que a fechadura da porta do seu quarto havia um pedaço de metal no miolo da fechadura que impedia que a porta fosse aberta assim acionaram um chaveiro o qual conseguiu abrir a porta.

Relata ainda que ao realizar uma vistoria no quarto deu falta de seu aparelho notebook e que em seguida foi até a recepção dar ciência do fato através das câmeras de monitoramento foi visualizado que o primeiro masculino quando passou pela recepção saiu carregando somente uma espécie de case com alça e não retornou.

Os funcionários do hotel deslocaram até o quarto deste e constataram que as malas que Rafael chegou segurando estavam no quarto vazias. Feita orientações.

Fonte Polícia Militar

Adolescente de 13 anos fere coordenadora com faca e ateia fogo em escola.


Um adolescente de 13 anos atacou a Escola Municipal Yeda Barradas Carneiro, onde estuda, na cidade de Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, na Bahia. Na manhã desta terça-feira, 27, ele ateou fogo no colégio e feriu a diretora com o uso de uma faca. O jovem foi apreendido pela Polícia Militar e deve responder por ato infracional análogo ao crime de lesão corporal leve.

Segundo informações da Polícia Civil baiana, o estudante entrou na escola e atirou explosivos caseiros do tipo coquetel molotov, que causaram as chamas. Em seguida, teria esfaqueado a coordenadora. Ninguém ficou ferido pelo contato com o fogo e a vítima será encaminhada a exame de corpo de delito.

A Polícia Militar informou que o 7º BPM foi acionado após o recebimento de informações de que um aluno havia tentado atear fogo no colégio. Quando os policiais chegaram, o adolescente foi apreendido e apresentado ao Conselho Tutelar para adoção das medidas cabíveis.

A Polícia Civil informou que a princípio ele responderá por ato infracional análogo ao crime de lesão corporal leve, mas os depoimentos que estão sendo ouvidos vão ajudar a avaliar se houve cometimento de outro ato infracional.

Na segunda-feira, 26, o Colégio Municipal Eurides SantAnna, em Barreiras, na região oeste da Bahia, também foi palco de um ataque. Nesse caso, houve uma vítima fatal. Uma aluna com deficiência que usava cadeira de rodas foi morta por um adolescente de 14 anos trajando roupa preta, capuz e óculos.

Segundo informações das Polícias Civil e Militar da Bahia, ele pulou o muro da escola, no bairro de São Pedro, e matou Geane de Silva de Brito, de 19 anos, com golpes de arma branca e disparo de arma de fogo. A Secretaria Municipal de Educação diz que ele se misturou aos alunos na hora da entrada.

O autor do crime foi atingido por tiros por uma pessoa ainda não identificada. Ele foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado a uma unidade de saúde, onde está sob custódia.
Fonte GMC

Mulher invade lar de idosos para cobrar interno que não pagou por programa.


A tarde de ontem foi agitada em um lar de idosos na cidade de Kaloré, proximidades de Apucarana.

Segundo informado pelo portal TN Online, a rotina de tranquilidade da instituição, que abriga vários internos, foi quebrada no meio da tarde, quando uma mulher, armada com estilete, teria invadido o local, perseguindo um dos idosos da instituição, depois de fazer um programa íntimo.

Ameaçando um dos internos do Lar, a mulher proferia uma série de palavrões contra seu alvo. Outras pessoas interviram na situação, tentando manter o idoso distante do alcance da agressora.

A Polícia Militar foi acionada para conter os ânimos e esclarecer os fatos. A mulher, que continuava xingando o idoso, explicou aos policiais que teria feito um programa íntimo com ele e, ao final, o interno teria se negado a fazer o pagamento combinado, o que a deixou muito nervosa. O idoso voltou para o lar e ela resolveu ir atrás para cobrar a dívida.

Os policiais militares orientaram o idoso, que ficou em segurança no local. Como ele informou que pretende fazer uma representação criminal contra a mulher apenas posteriormente, a mulher também foi orientada e liberada no local.

Fonte: TN Online

Tenente Wiepieski relata que envolvidos em roubo a ônibus na BR-369 tem extensa ficha criminal.

Na madrugada desta quarta-feira (28), a reportagem conversou com o oficial da Polícia Militar Wiepieski para saber sobre a tentativa de roubo a ônibus que ocorreu na tarde de ontem (27).

Segundo informado pelo Tenente Wiepieski, o início da ocorrência se deu após uma denúncia anônima via telefone 190, quando as equipes iniciaram as buscas pelo ônibus e os indivíduos.

Ao localizarem o ônibus, o ônibus se evadiu do local em meio a uma estrada rural, quando em determinado momento o veículo atolou, mas antes de atolar, os autores do roubo jogaram as armas de fogo para fora do ônibus.

No ônibus, mais de 30 pessoas foram feitas de refém durante as ações dos bandidos, até o momento que os autores do roubo foram detidos.

Os indivíduos e as armas de fogo foram levados para a 15ª Subdivisão Policial de Cascavel, já o ônibus foi encaminhado para a Receita Federal.

Ainda segundo o Tenente, outras pessoas estiveram realizando o apoio ao roubo, porém não foram localizadas pelas equipes policiais.

Os homens de 29 anos que foram detidos têm fichas criminais extensas, entre eles, crimes violentos e até mesmo crimes contra a vida.

Fonte CGN

Corpo de menina desaparecida é encontrado no Rio Paraná, em Guaíra.


O Corpo de Bombeiros localizou na tarde desta terça-feira (27), o corpo de uma adolescente que estava desaparecida em Guaíra.

Conforme a Polícia, a menina desapareceu na manhã de segunda-feira (26), quando saiu para ir ao colégio. O último lugar que ela teria sido vista foi caminhando, próximo a rodoviária.

A família registrou o Boletim de desaparecimento na Delegacia de Polícia Civil na tarde de ontem e, no final da tarde, a mochila, casaco e celular da adolescente de 15 anos foram localizados por um pescador, nas imediações do Centro Náutico Marinas.

A localização dos bens da adolescente direcionou as buscas para o Rio Paraná. Hoje, a Guarda Municipal, Bombeiros, familiares e a Marinha realizaram buscas e o corpo foi encontrado.

O IML foi acionado para recolher o corpo da vítima e posterior liberação aos atos fúnebres. A Criminalística e a Polícia Civil também foram acionados para comparecer no local e seguir com as investigações.

Fonte: Ponto da Notícia

JF do Paraná concede liminar e assegura que candidato tenha acréscimo em sua pontuação no Exame da OAB.


Um advogado de Curitiba ganhou o direito de ter sua nota alterada no XXXIV Exame de Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Por determinação do juiz federal Friedmann Anderson Wendpap, da 1ª Vara Federal de Curitiba, a OAB deverá acrescentar 0,30 pontos em sua prova prático-profissional, bem como sua aprovação no certame. O acréscimo da nota refere-se à 2ª Fase em Direito do Trabalho. 

Em sua petição, o autor da ação explica que, de acordo com o espelho de correção provisório (divulgado antes da fase recursal), somou 5,35 pontos. No entanto, certo de que fazia jus à pontuação maior do que a inicialmente atribuída, interpôs recurso administrativo nos termos do Edital atacando todos os itens da prova com correção equivocada. Por meio do recurso administrativo, conseguiu a atribuição parcial de pontos, ao fim do qual sua nota subiu para 5,85, mas continuou reprovado por 0,15 décimos. 

Declarou que tanto na primeira quanto na segunda correção a Banca deixou de lhe atribuir pontos, o que pode ter decorrido de falta de correção e/ou correção insuficiente. Ao todo, mesmo após a análise dos recursos interpostos, continuaram sendo sonegados 1,30 pontos em três itens da peça prático-profissional. 

Ao fundamentar sua decisão, o magistrado destaca que a alegação do candidato é de que a resposta dada na peça profissional foi conforme o gabarito, de modo que seria abusiva a não concessão da nota. “A pretensão é legítima, haja vista que se restringe à observância do princípio da legalidade, do edital e dos critérios definidos pela própria Banca Examinadora”, argumentou. 

Friedmann Anderson Wendpap aponta que a nota parcial demonstra inconsistência no critério de correção, o que não foi devidamente esclarecido nas informações apresentadas no processo. “Por esse motivo o impetrante merece o acréscimo de 0,20 pontos em sua pontuação, pois indicou tanto a necessidade de ressarcimento dos medicamentos como das sessões de terapia”, ressaltou o juiz federal, citando o tema da prova em sua argumentação. 

“Além disso, tem o direito ao acréscimo de mais 0,10 pontos, pois indicou expressamente o artigo como fundamento legal da pretensão, o qual se encontra entre aqueles considerados corretos pelo espelho de correção para o item”, complementou o juízo da 1ª Vara Federal de Curitiba.

Em sua petição, o candidato reclama ainda que a Banca Examinadora simplesmente zerou a pontuação em uma questão, sendo que o magistrado determinou que não há contradição na resposta da banca quanto à avaliação. “Em conclusão, o impetrante faz jus ao acréscimo de 0,30 pontos na sua prova prático-profissional, o que lhe garante pontuação final de 6,15 (5,85 + 0,30”) e consequente aprovação no certame, haja vista que o item 4.2.5 do Edital estabelece que se considera aprovado aquele que obtiver nota igual ou superior a 6,0 pontos na prova prático-profissional”, finalizou o juiz federal. 

Fonte: COMSOC/JFPR / TRF4.

Cinco bovinos morrem atropelados por caminhonete na PR-562.

O acidente ocorreu na noite de terça-feira (27), na rodovia PR-562, entre Coronel Vivida e Honório Serpa, onde cerca de 20 bovinos escaparam de uma propriedade que fica na margem da rodovia.

Sete deles acabaram sendo atingidos por uma caminhonete Ford/Ranger, sendo que cinco morreram no atropelamento. Os outros animais entraram em uma área de mata.

Na caminhonete estavam cinco pessoas, somente o condutor sofreu ferimentos, porém sem gravidade. O proprietário dos animais foi informado e esteve no local, tomando as providências.


(Colaboração Rádio Voz FM)

Homem morre em grave acidente.


Um homem foi vítima fatal de um gravíssimo acidente que ocorreu na rodovia PR-317 na noite desta terça-feira (27) em Santa Helena.

Segundo informações,  o condutor de um veículo Ford Fiesta com placas de Telemaco Borba, trafega pela rodovia sentido Santa Helena à São José das Palmeiras, e ao tentar realizar uma ultrapassagem, acabou colidindo frontalmente contra um caminhão do transporte de rações.

Com a batida, o condutor do carro identificado inicialmente pelo primeiro nome de Dione, morador de Castro, morreu na hora. O veículo ficou destruído.

Já o motorista do caminhão não se feriu, mas a parte frontal do caminhão ficou destruído. Militares do Corpo de Bombeiros, agentes de Defesa Civil e SAMU foram acionados para atender a prorrogação.

A Polícia Rodoviária Estadual, posto de Santa Helena, também foi acionada.

Fonte: Costa Oeste News

Caminhão bitrem capota e deixa condutor ferido na BR-163, em Marechal Cândido Rondon.

Um acidente registrado na BR-163, trecho entre Marechal Rondon e Mercedes, deixou uma pessoa ferida na noite desta terça-feira (27).

De acordo com as informações, um homem de 34 anos, conduzia a carreta bitrem e em determinado momento perdeu o controle da direção, saindo da pista e tombando o veículo na curva da Sorasa, na saída de Marechal para Mercedes.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e socorreu o condutor de 34 anos, que apresentava ferimentos leves. Ele foi encaminhado para atendimento hospitalar.

A Polícia Rodoviária Federal do posto de Quatro Pontes esteve no local e deu apoio à ocorrência.

No início da noite, dois caminhões colidiram nas proximidades de Novo Horizonte. Ninguém se feriu nesta colisão.

Fonte: Ponto da Notícia

Lei Seca: Paraná proíbe venda de bebidas alcoólicas no dia da eleição.


Nesta terça-feira (27), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, recebeu a imprensa para uma coletiva sobre a segurança nas eleições, juntamente com o secretário de Segurança Pública do Paraná, doutor Wagner Mesquita de Oliveira, e os comandos das forças de segurança no estado. A seguir, o presidente acompanhou os jornalistas a uma visita ao Data Center do TRE-PR.

“Oito milhões de eleitoras e eleitores paranaenses devem comparecer neste domingo a 5 mil locais de votação em todo o estado. Contamos, para estas eleições, com 30 mil urnas eletrônicas e com todo o apoio das forças de segurança da União, do estado e dos municípios, que sempre auxiliaram a Justiça Eleitoral nos planos de segurança. E não será diferente em 2022. Teremos a melhor eleição de todos os tempos”, disse o presidente em sua fala de abertura.

Contratação de seguranças

O presidente também comentou a realização de uma licitação para a contratação de seguranças particulares para todos os 154  fóruns eleitorais do Paraná. A atuação destes agentes começará nesta sexta-feira (30) e irá até segunda-feira (03). “O objetivo é garantir a integridade física das autoridades, servidoras e servidores da Justiça Eleitoral”, explicou o desembargador. 

Celular na cabine

O presidente falou ainda sobre a proibição do celular na cabine de votação “A Justiça Eleitoral tem o dever de tutelar o sigilo do voto. Se o mesário verificar essa situação, a pessoa será retirada do local e encaminhada a uma autoridade policial para providências necessárias”, disse. 

Presenças

Também compuseram a mesa de autoridades o superintendente regional da Polícia Federal no Paraná, DPF Omar Gabriel Haj Mussi; o superintendente regional da Polícia Rodoviária Federal no Paraná, Dr. Antônio Paim de Abreu Júnior; o comandante-geral da Polícia Militar no Paraná, Cel. Hudson Leôncio Teixeira; o subcomandante-geral da PM, Cel. Cidreira; o delegado-adjunto da Polícia Civil no Paraná, Riad Braga Farhat; e o secretário Municipal de Defesa Social e Trânsito de Curitiba, Dr. Péricles de Matos. 

Estiveram presentes, ainda, a procuradora eleitoral, Dra. Monica Dorotea Bora; o diretor-geral do TRE-PR, Dr. Valcir Mombach; e o secretário da Presidência do TRE-PR, Dr. Josmar Ambrus, representando o presidente da Comissão Permanente de Segurança, Dr. Rodrigo Otavio Rodrigues Gomes do Amaral.

Canais de denúncia

A procuradora eleitoral, Dra. Monica Dorotea, reforçou, na ocasião, os canais para a população denunciar crimes eleitorais. “O eleitor pode comparecer presencialmente ao Ministério Público Federal em Curitiba (Rua  Marechal Deodoro, 933) ou a qualquer Promotoria de Justiça de sua comarca para fazer denúncias e esclarecer dúvidas”, disse. 

Também citou as ferramentas de denúncia na internet: MPF Serviços, disponível ainda em aplicativo para celular; a página da Procuradora Regional Eleitoral do Paraná; o aplicativo Pardal; e o Gralha Confere. 

Segurança

O secretário Municipal de Defesa Social e Trânsito de Curitiba, Dr. Péricles de Matos, destacou que foram tomadas todas as providências para que a população transite com tranquilidade até seus locais de votação. 

Já o delegado Riad Braga Farhat informou que a Polícia Civil estará com todo o seu efetivo de prontidão para atendimento das ocorrências. 

O superintendente regional Dr. Antônio Paim de Abreu Júnior disse que a Polícia Rodoviária Federal estará presente mais uma vez nos mais de 4 mil km de rodovias federais. Informou ainda que haverá uma aeronave dedicada exclusivamente para a operação eleições no final de semana e que os pontos por onde circularão urnas eletrônicas receberão um reforço de policiamento. 

Efetivo policial

O Cel. Hudson Leôncio Teixeira declarou que a Polícia Militar está há alguns meses preparada para a operação eleições. De acordo com o coronel, o estado é dividido em seis regiões militares com 40 subunidades responsáveis pelo policiamento. Serão 7 mil policiais diretamente envolvidos com as eleições. “As tropas estão preparadas e os policiais dispostos nos locais de votação uma hora antes do início da eleição até o fim dos trabalhos”, disse.

Omar Gabriel Haj Mussi comunicou que a Polícia Federal já vem atuando na apuração de denúncias de crimes eleitorais e desempenhando as atividades de segurança das candidatas, candidatos e autoridades eleitorais. “Todo o trabalho está sendo feito em parceria com as forças de segurança do estado com o monitoramento integrado de qualquer eventualidade”, disse. 

Lei Seca

O secretário Wagner Mesquita de Oliveira afirmou que as atribuições da Secretaria serão exercidas pelas forças policiais em campo e no Comando Integrado no Centro Cívico, em Curitiba. “Seguiremos todos os protocolos nacionais do Ministério da Justiça”, declarou. 

O secretário disse ainda que a cada três horas serão divulgados boletins com informações sobre o andamento das eleições pelo Núcleo Estadual de Comunicação. Ele também reforçou a orientação para que o eleitorado deixe o seu celular com os mesários antes de se dirigir à cabine de votação e que o porte de arma está restrito a policiais em serviço no dia das eleições.

Disse ainda que haverá restrição na venda de bebidas alcoólicas no domingo das 8h às 18h. 

Texto: Melissa Medroni
Revisão: Carla Tortato
Fotos: Vilmar Chequeleiro e Bernardo Gonzalez 
Secretaria de Comunicação: Marden Machado
SECOM/TRE-PR

O Superpão Compre Mais Pitanga tem novidades para você, venha fazer seu cartão de compras de forma rápida e aproveitar as nossas super ofertas deste dia 28/09/2022.

Veja as SUPER OFERTAS do Superpão compremais de Pitanga a loja mais barata da cidade e região.


Presidente do TSE se reúne com representantes de centrais sindicais.


O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, se reuniu com seis centrais sindicais. De acordo com o tribunal, os representantes das entidades solicitaram medidas para garantir a segurança de eleitores e mesários no próximo domingo (2), dia do primeiro turno das eleições. 

Os sindicalistas entregaram ao presidente um documento com sugestões de combate à violência. Eles demostraram preocupação com agressões a militantes e a jornalistas e também pediram a adoção de um plano de segurança após o pleito. 

Participaram do encontro representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Força Sindical, União Geral dos Trabalhadores (UGT), Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Nova Central Sindical dos Trabalhadores (NCST) e da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB). 

Notícias relacionadas:
TSE mantém indeferimento da candidatura de Witzel ao governo do Rio.TSE detalha a diferença entre voto majoritário e voto proporcional.TSE identifica R$ 605 milhões em transações suspeitas de campanhas.Participaram do encontro representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Força Sindical, União Geral dos Trabalhadores (UGT), Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Nova Central Sindical dos Trabalhadores (NCST) e da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB). 

Fonte: Agência Brasil

Soraya defende correção de tabela do SUS e valorização.


“Em primeiro lugar, vamos atualizar a tabela do SUS. Não tem condições dos profissionais trabalharem com essa tabela tão defasada”, disse, em entrevista coletiva. “Entendemos também a dificuldade de gerir um hospital, uma clínica, de gerir sem a atualização da tabela”, acrescentou. A tabela SUS é usada para pagar os serviços médicos-hospitalares prestados pelos estabelecimentos privados conveniados à rede pública de saúde.Soraya 

Soraya Thronicke ressaltou ainda que pretende utilizar a rede privada de saúde para suprir rapidamente o déficit de atendimento do sistema público. “A iniciativa privada tem condições de suprir o déficit do estado, do dia para a noite. Tem condições de fazer isso porque ela tem espaço para tanto, ela presta um excelente serviço e o governo pode, sim, pagar a iniciativa privada”, disse.

Notícias relacionadas:
Ciro defende  inclusão de programa de renda mínima na Constituição.Eleitores não podem ser presos a partir de hoje.TCU fará nova etapa de auditoria das urnas no dia da eleição.Soraya Thronicke ressaltou ainda que pretende utilizar a rede privada de saúde para suprir rapidamente o déficit de atendimento do sistema público. “A iniciativa privada tem condições de suprir o déficit do estado, do dia para a noite. Tem condições de fazer isso porque ela tem espaço para tanto, ela presta um excelente serviço e o governo pode, sim, pagar a iniciativa privada”, disse.

Fonte: Agência Brasil.

Padre Kelmon reúne apoiadores em local onde Bolsonaro levou facada.

Em agenda de campanha na cidade de Juiz de Fora (MG), o candidato a presidente da República pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Padre Kelmon, reuniu apoiadores no local onde Jair Bolsonaro levou uma facada em 2018. Ele se deslocou até o local em uma caminhada que partiu da Câmara Municipal. Embora seja um concorrente eleitoral, Padre Kelmon tem elogiado a gestão do atual presidente da República.


“Ele, neste lugar, sofreu uma tentativa de assassinato, mas Deus, que é misericordioso, o salvou e este homem está aí ajudando o Brasil a entrar nos eixos. Toda a esquerda é incapaz de falar das coisas boas deste governo porque só sabe mentir e enganar a todos nós. Se já está dando certo, poderá dar mais certo ainda com o PTB na Presidência da República”, discursou Padre Kelmon.


Candidato à Presidência da República foi ao local onde Jair Bolsonaro recebeu uma facada, em Juiz de Fora (MG). – Divulgação de Campanha/ Padre Kelmon

Bolsonaro foi vítima de uma facada a um mês das eleições de 2018, na qual foi eleito presidente da República. O agressor, Adélio Bispo, está preso desde então. Em junho de 2019, ele foi absolvido após ser considerado inimputável por transtorno mental. No entanto, sua manutenção no presídio federal de Campo Grande vem sendo prorrogada levando em conta considerando sua periculosidade, e pedidos da defesa para sua transferência a um hospital psiquiátrico já foram rejeitados judicialmente.


Notícias relacionadas:

Presidente Jair Bolsonaro recebe missão da OEA que observará eleições.Operação Eleições 2022 começa nesta segunda-feira em todo o Brasil.Bolsonaro foi vítima de uma facada a um mês das eleições de 2018, na qual foi eleito presidente da República. O agressor, Adélio Bispo, está preso desde então. Em junho de 2019, ele foi absolvido após ser considerado inimputável por transtorno mental. No entanto, sua manutenção no presídio federal de Campo Grande vem sendo prorrogada levando em conta considerando sua periculosidade, e pedidos da defesa para sua transferência a um hospital psiquiátrico já foram rejeitados judicialmente.


Há duas semanas, ele começou a apresentar o documento a outros candidatos e os convocou a assiná-lo. A lei brasileira permite o aborto em casos de estupro e risco de morte para a gestante e considera estupro presumido toda relação sexual envolvendo menores de 14 anos. Sem fazer comentários sobre casos específicos, Padre Kelmon também vem abordando o tema nas redes sociais. “O Pacto pela Vida propõe um comprometimento verdadeiro, que confere legitimidade ao começo da vida desde a sua concepção até o término, na morte natural do homem. Somos contra o aborto e qualquer intervenção que possa ferir os valores da vida”, escreveu.

Fonte: Agência Brasil

Apoiador de Bolsonaro é morto por petista durante briga de bar em SC.


Um apoiador do presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) morreu após ter sido esfaqueado por um simpatizante do PT, durante briga em um bar na cidade de Rio do Sul, interior do Estado. O homem, identificado como Hildor Henker, não resistiu aos ferimentos. O agressor continua foragido. A Polícia Civil de Santa Catarina investiga se o homicídio teve motivação política.

Segundo informações da Polícia Militar e Civil, os homens teriam começado a discutir no bar por conta de “política e desavenças familiares antigas”. Após o agressor dar um tapa no rosto de Henker, que vestia uma camiseta em apoio a Bolsonaro, eles entraram em confronto corporal do lado de fora do estabelecimento, onde a vítima foi esfaqueada na perna.

Henker teria cruzado o bar ensanguentado e caído por outra saída do local. O ferimento atingiu a artéria femoral e ele foi conduzido em estado grave para o hospital, onde passou por cirurgia, mas não resistiu aos ferimentos. Ainda segundo a PM, o suspeito, de 58 anos, teria ido até sua casa, avisado a esposa do ocorrido e fugido logo em seguida.

Segundo o delegado da Polícia Civil responsável pelo caso, Juliano Tumitan, nenhuma motivação está descartada até o momento. “A gente está apurando todas as hipóteses. Desde a motivação política, até uma situação de briga por conta de uma discussão familiar”, afirmou ao Estadão. Segundo ele, somente depois de ouvir todas as testemunhas, analisar as imagens das câmeras de segurança e as informações do laudo pericial, é que se poderá chegar a uma possível conclusão.

O delegado confirma, porém, que os dois homens tinham divergências partidárias. “A vítima realmente era partidária do Bolsonaro e o autor era simpático ao PT”, disse Tumitan. Além disso, no perfil de Hildor Henker nas redes sociais, é possível encontrar publicações em apoio ao presidente.

Ceará

Em Cascavel, no Ceará, um homem que se dizia eleitor do ex-presidente Lula foi morto a facadas. A Polícia Civil do Ceará prendeu preventivamente Edmilson Freire da Silva, de 59 anos. “Com base nas informações colhidas no local do crime, a motivação do crime estaria relacionada a discussão política. No dia, a vítima chegou a ser socorrida, mas morreu durante atendimento médico”, disse a Polícia Civil, em nota.

O crime aconteceu no sábado, 24, em um bar de Cascavel. Testemunhas relataram que uma discussão teve início depois que a vítima declarou voto em Lula. A vítima, o caseiro Antônio Carlos Silva de Lima, de 39 anos, chegou a ser socorrida, mas morreu durante atendimento médico.

CNJ

No mês passado, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) autorizou Tribunais de Justiça e os Tribunais Regionais Federais a criarem juízos criminais específicos para processar e julgar crimes de violência político-partidária, que devem ter tramitação prioritária.

O CNJ coloca na categoria os crimes motivados por “questões de fundo político, eleitoral ou partidário”, “intolerância ideológica” e “inconformismo direcionado a valores e instituições do estado democrático de direito, especialmente os relacionados ao processo eleitoral, à posse dos eleitos, à liberdade de expressão e à legitimidade das eleições”.

A medida foi justificada pela “escalada da intolerância ideológica e de atos violentos com motivação político-partidária”.

CASOS RECENTES DE MORTE EM RAZÃO DA POLÍTICA:

9 de julho. O tesoureiro do PT Marcelo Arruda foi morto a tiros pelo um agente penal federal bolsonarista Jorge José da Rocha Guaranho, na festa de aniversário do petista.

7 de setembro. Em Confresa (MT), Rafael Silva de Oliveira, bolsonarista, matou e ainda tentou decapitar Benedito Cardoso dos Santos, eleitor de Lula.

24 de setembro. Edmilson Freira da Silva, apoiador de Bolsonaro, foi preso preventivamente depois de matar o eleitor de Lula Antônio Carlos Silva de Lima, em Cascavel (CE). No mesmo dia, o bolsonarista Hildor Henker foi morto por um petista Rio do Sul. O nome do autor não foi divulgado e ele está foragido.

Fonte: CGN.

Ipec: 60% desaprovam forma de Bolsonaro governar, 36% aprovam.


Pesquisa Ipec aponta que 60% dos entrevistados desaprovam a forma de o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, governar. Enquanto isso, 36% aprovam. Os que não sabem são 5%.

O nível de aprovação se manteve ante o levantamento anterior, de 19 de setembro, assim como o eleitorado que não sabe. Já a desaprovação oscilou 1 ponto porcentual (pp) para cima – antes era 59%.

Desde a primeira pesquisa da série, de 15 de agosto, Bolsonaro não registra mudanças em desaprovação, que apenas oscilou dentro da margem de erro. Em 5 de setembro, Bolsonaro tinha 57% de desaprovação, que seguiu para 59% nos levantamentos do dia 12 e 19 do mesmo mês.

Já o nível de aprovação registrou uma queda de 3 pp na pesquisa do dia 12 de setembro, quando foi de 38% para 35%. De acordo com a pesquisa, o petista tem 52% dos votos válidos, com possibilidade de vencer o pleito no primeiro turno.

No levantamento, Lula mantém a liderança com 48% das intenções de voto ante 31% de Bolsonaro.

O levantamento foi contratado pela Globo e ouviu 3.008 pessoas entre os dias 24 e 26 de setembro em 183 municípios brasileiros. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código BR-01640/2022.

Fonte: CGN.

PT esconde plano final de governo; Lula diz que ‘não precisa fazer promessas’.


A cinco dias da votação em primeiro turno, a campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não divulgou até o momento um plano detalhado com o programa de governo petista em eventual volta ao Palácio do Planalto. Também não há previsão de que um documento seja apresentado aos eleitores antes do primeiro turno. Nesta segunda-feira, 26, Lula afirmou que “não precisa fazer promessas”.

Ao não se comprometer com um roteiro claro e detalhado de propostas, o PT age para evitar desgastes com segmentos da sociedade e aliados. A omissão, segundo petistas, tem por objetivo também evitar a resistência de nomes que ainda podem manifestar apoio a Lula na reta final.

A campanha do ex-presidente divulgou, em junho, duas diretrizes do plano de governo que vinha sendo elaborado pela coligação de apoio a Lula. Em agosto, um texto genérico de 21 páginas – que não detalha boa parte das promessas que o candidato tem feito nas últimas semanas – foi protocolado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A campanha sugeria, no entanto, que um texto final detalhado seria apresentado, o que não aconteceu.

O próprio texto protocolado no TSE em agosto foi tratado como um “ponto de partida para um amplo debate nacional”. O esboço continha propostas genéricas: “Nosso horizonte é a criação de um projeto justo, solidário, sustentável, soberano e criativo para um Brasil que seja de todos os brasileiros e brasileiras”, dizia.

Petistas afirmavam que ainda iriam finalizar o programa após receberem propostas por meio de uma plataforma online. Mais de 13 mil sugestões, conforme os integrantes da campanha, foram enviadas. Propostas como o “Desenrola Brasil”, de renegociação de dívidas, e o reajuste na tabela do imposto de renda, divulgadas nas últimas semanas, não foram especificadas no plano apresentado ao TSE.

“Não preciso ficar fazendo promessa porque eu tenho como avalista das políticas que eu vou fazer um legado de oito anos que foram de muito sucesso nesse País, para todos os segmentos da sociedade”, disse Lula ontem ao cumprir agenda em São Paulo.

O coordenador do programa de governo de Lula, Aloizio Mercadante, disse, por meio de sua assessoria, que foram apresentadas ao TSE “propostas inovadoras e consistentes, realizado eventos temáticos e apresentado textos complementares aprofundando nossas iniciativas”. O argumento é que propostas também estão sendo divulgadas nos atos públicos e em entrevistas do ex-presidente.

“É uma estratégia pautada naquilo que o próprio PT já usou para atacar os adversários. E o PT já se serviu dos planos dos adversários para fazer críticas acentuadas a determinadas figuras”, disse Humberto Dantas, cientista político, doutor pela USP e pesquisador da FGV-SP.

Fundação

O plano de governo petista foi motivo de uma série de reuniões que duraram horas durante a pré-campanha. Os encontros, que tiveram a presença de partidos aliados, foram realizados na Fundação Perseu Abramo, na zona sul de São Paulo.

Foi na fundação, por exemplo, que Lula, petistas e aliados se reuniram para discutir temas como a proposta de revogação da reforma trabalhista. Em junho, na primeira versão prévia do programa, temas como a revogação da reforma trabalhista e um veto à volta do imposto sindical estavam citados, e chegaram a desagradar inclusive aliados nas centrais sindicais. No final do mesmo mês, o PT divulgou um novo plano de diretrizes, que modificou trechos polêmicos.

À época, petistas insistiam para que o documento não fosse ainda chamado de plano de governo, já que o projeto finalizado sairia de um debate com base na plataforma online.

Fonte: CGN.

Ipec aponta que Lula cresce sobre Bolsonaro e assume a liderança isolada no Rio


O ex-presidente e candidato petista à presidência Luiz Inácio Lula da Silva lidera as intenções de voto para presidente no Rio de Janeiro, segundo pesquisa Ipec divulgada na noite desta terça-feira, 20, pela TV Globo. Ele tem no Estado 42%, um ponto percentual a mais do que na pesquisa anterior, divulgada há uma semana. O atual presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) manteve 36%.

Como a amostra de eleitores é maior, a margem de erro caiu de três para dois pontos porcentuais para mais ou para menos. Na pesquisa anterior, os cinco pontos percentuais a mais para Lula representavam empate técnico. Agora, os seis pontos percentuais a favor do petista indicam liderança isolada, fora da margem de erro. A diferença entre eles pode ser de no mínimo dois e no máximo dez pontos percentuais, sempre a favor de Lula.

Em seguida, figuram Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB), empatados com 5%, como no levantamento da semana passada. Soraya Thronicke (União Brasil) e Felipe d’Avila (Novo), empatados com 1%. Antes, Soraya tinha 2% e D’Ávila registrou 0%.

Constituinte Eymael (DC), Léo Péricles (UP), Sofia Manzano (PCB), Vera (PSTU) e Padre Kelmon (PTB) registraram 0%. Kelmon não figurava na pesquisa anterior. Os demais haviam registrado o mesmo patamar de 0%.

Votos nulos ou em branco são 6% (eram 5% na semana passada). Quatro por centro dos consultados não sabem ou não responderam. O número estava antes em 5%.

A pesquisa ouviu 2.000 eleitores no Estado do Rio, no período de 24 a 26 de setembro. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitora do Rio de Janeiro (TRE-RJ) sob o código RJ-00773/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o código BR-09459/2022.

Fonte: CGN.