Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.


Capotamento deixa um ferido no Trevo de Acesso a Santa Maria do Oeste na PR - 466.


Um homem ficou ferido ao capotar o veículo que conduzia na PR 466, em Pitanga. O acidente ocorreu ao meio dia desta terça feira (14), em frente à unidade da Cooperativa Coamo da localidade de Arroio Grande perto do trevo de acesso a Santa Maria do Oeste, e envolveu uma camionete Ford Ranger, com placas de Pitanga, conduzida por Silvio Roberto da Silva, de 36 anos.

O motorista teve ferimentos leves e foi encaminhado para atendimento médico no Hospital São Vicente de Paulo, em Pitanga.

As causas do acidente não foram divulgadas.

Fonte: Rede Sul.


Reinauguração da Nova loja ARTE MANIA Presentes e Decorações de Pitanga.


Segunda-feira (13/02/2017) reinaugurou a Nova loja ARTE MANIA Presentes e Decorações, cheia de novidades e com novo espaço lindo !!!

Venha conhecer a nova loja Arte Mania, na Rua João Gonçalves Padilha, 243, em frente ao Correio, em Pitanga/Pr.



Prefeito Ney de Palmital promete pagar salários de dezembro dos funcionários no dia 20 e diz que dívida não é desculpa para não fazer o pagamento.


O Prefeito Municipal, durante sua fala na cerimônia de abertura da 1ª Semana Pedagógica, anunciou a data de pagamento dos salários atrasados referente a dezembro, que não foram pagos pela antiga gestão, que preferiu saldar as dívidas com fornecedores ao quitar os salários dos funcionários.

Em sua fala, o Prefeito Ney lembrou das dificuldades financeiras enfrentadas no início de sua gestão, mas ressaltou que não usara essas dificuldades como desculpa para não agir, também anunciou o pagamento dos salários atrasados para o próximo dia 20, resultado de uma economia inicial e do uso da “Cota Extra do ICMS”. O prefeito lembrou também que municípios da região estão usando esse recurso da “Cota Extra do ICMS” para investimentos, mas que em nosso município não seria possível investir esse dinheiro devido as dívidas herdadas e por valorizar os funcionários que precisam de seus rendimentos, afinal trabalharam por isso, disse o prefeito.

O pagamento da folha de fevereiro segue em sua normalidade, previsto para o próximo dia 28 de fevereiro.

Fonte: Prefeitura Municipal de Palmital.



Veículo Furtado é recuperado em Palmital.


Por volta das 18h00min, uma equipe de policias militares realizava abordagens na Rua Jandir Campanini, Vila Feliz, visando localizar suspeitos do roubo ocorrido em uma farmácia minutos antes, sendo abordado o veículo VW/GOL, com dois ocupantes, com os quais nada de ilícito foi encontrado. Porém, ao ser conferido o capô do veículo, percebeu-se um motor de maior potência do que o original, sendo observado ainda que o local onde fica o número do chassi do veículo apresentava indícios de alteração. O proprietário do veículo não soube explicar o motivo de tais alterações, sendo então conduzido até a delegacia de Polícia Civil de Palmital, onde constatou-se tratar de um VW/GOL ROLLING STONES, placas CAC-1614 de cor branca, com alerta de furto. Foi dada voz de prisão ao mesmo.

Fonte: Policia Militar.


Prefeitura de Pitanga recebe agradecimento público em redes sociais.

DEPOIS

A equipe da Secretaria da Cidade da Prefeitura Municipal de Pitanga, recebeu um agradecimento público nas redes sociais, por realizar serviços de manutenção das vias públicas, próximo ao Ginásio de Esportes Lôlo Cleve.
Diariamente o Secretário Leandro Belo, faz o agendamento dos serviços para organizar sua execução. E, tem sido assim, desde o inicio da gestão 2017/2020, entre inúmeras solicitações, também há registros de agradecimentos, como fez a cidadã Matilde Tesolin, que mencionou "Quero agradecer ao Secretário da Cidade, Leandro Belo, pela compreensão e atenção com as pequenas coisas, tão simples, que tem muito valor".
 
"O objetivo da nova gestão, com o prefeito Dr. Maicol, é atender bem a população, buscando resolver desde os pequenos problemas até os mais difíceis", destacou Leandro Belo.

                                         ANTES

   Agradecimento público em redes sociais por serviços realizados

Fonte: Layne Santos Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Pitanga.


Acusados de torturar criança em ritual de magia negra são condenados.


Conceição Vargas da Cruz, 31, Arnaldo Pavão, 46, e Giovani da Silva Ortiz, 18, foram condenados por torturar menino de 4 anos durante rituais de magia negra em Campo Grande (MS). Tia da criança, Conceição teve a maior pena. Ela pegou 18 anos e 6 meses de prisão. Já o tio da vítima, Arnaldo, deverá ficar 17 anos e 5 meses atrás das grades. O último condenado, primo do menino, foi condenado a 15 anos e 2 meses de prisão.

Além disso, a Justiça fixou R$ 10 mil para cada um dos três condenados para reparação dos danos causados.

Atualmente, a criança já foi adotada por família de outro estado e passa bem.

Crueldade

Consta na denúncia apresentada pelo Ministério Público que o casal - que teve guarda do menino por mais de um ano, juntamente com Giovani, amarravam a criança, a deixavam sem comida, agrediam com tapas socos, golpes com cabo de vassoura, arranhões pelo corpo, arrancaram a unha de um dos pés e davam 'banho' de água fervente, além de queimarem o menino com charuto e produto químico. A vítima era oferecida como sacrifício em rituais de magia negra, que aconteciam até três vezes por semana, com objetivo de render prosperidade à família.

Os réus foram acusados do crime de tortura, corrupção de menores, associação para o crime e fornecimento de bebida alcoólica para menores.  

Fonte: Correio do Estado.


Vídeo mostra assaltante sendo detido por populares no Centro de Guarapuava.


Um vídeo feito mostra um assaltante sendo detido por populares na rua XV de Novembro, no Centro de Guarapuava. A ação chamou a atenção de quem passava pela rua e, aos poucos, uma grande aglomeração de pessoas ocorreu no local.
De acordo com informações extra oficiais, uma mulher que estava saindo de um banco com um malote foi abordada por um homem. Quando um outro rapaz percebeu a ação do ladrão, deu uma rasteira para conter o assaltante.
Populares que estavam próximos, ajudaram a conter o bandido até a chegada da polícia. De acordo com a Polícia Militar, a vítima e o assaltante ainda estão na 14ªSDP, prestando depoimento e confeccionando Boletim de Ocorrência. Um vídeo com o momento em que o bandido é pego, está circulando nas redes sociais.

Fonte: Rede Sul.



Fermacon promove Dia de Campo e mostra novas tecnologias.



A Fermacon de Pitanga realizou na sexta-feira, 10 de fevereiro, seu tradicional Dia de Campo, na sede da Fermacon Cereais. Durante todo o dia, centenas de produtores rurais de Pitanga e região estiveram no evento, conhecendo as principais novidades e soluções em tecnologias para a agropecuária. Juntamente com as empresas parceiras, a Fermacon apresentou 26 variedades de soja, 12 híbridos de milho, 10 cultivares de feijão e 6 diferentes tipos de pastagens, além de novidades em defensivos, nutrição de plantas e novas tecnologias de aplicação.
A Fermacon apresentou também a linha de produtos Geração Nutrição Animal, que é fabricada pela própria Fermacon, e atende as necessidades do pecuarista, tanto na nutrição para a produção de leite ou carne. O zootecnista Vanderlei Scomparin, responsável pelo desenvolvimento do produto, comentou que a atividade leiteira é muito forte em Pitanga, sendo que o município tem a terceira maior bacia do Paraná. “A ideia da Fermacon é trazer qualidade e padrão do produto e resultados que têm como principal fator a melhoria da produção e inovação para a região”, destaca.

Ele ressaltou que os principais benefícios para o produtor são o aumento da produtividade e o respaldo técnico mais próximo, já que com a fabricação em Pitanga, os produtores podem esclarecer dúvidas diretamente com os técnicos da empresa.

O proprietário da Fermacon, Edson Luiz Porfírio, ressalta que o Dia de Campo tem como principal objetivo levar ao produtor de Pitanga e região, o que existe de mais produtivo e viável para as propriedades. Para ele, a empresa proporciona essa oportunidade do produtor ver de perto os resultados aplicados e obter a recomendação técnica. “Todos os anos temos mudanças com o surgimento de novas tecnologias para o combate de pragas, doenças e controle de ervas daninhas e, com esse contato, o produtor consegue encontrar a melhor solução para cada caso”, frisa o proprietário da Fermacon. Para ele, o principal resultado alcançado pela empresa é a satisfação do produtor em produzir mais, ganhar dinheiro e, com isso, se manter no negócio.


Lideranças do setor rural destacam importância do Dia de Campo

Diversas lideranças prestigiaram o Dia de Campo promovido pela Fermacon. O secretário do Sindicato Rural de Pitanga, Antonio Adir de Lara, avalia que esses eventos técnicos são importantes para que o produtor encontre as tecnologias que melhor se adaptam à região, especialmente comparadas com as questões de clima e solo. “Vendo as variedades implantadas, o agricultor tem a segurança e confiança que terá uma boa produtividade”, destaca.

Para o chefe do Núcleo Regional da Secretaria de Estado da Agricultura de Pitanga (Seab), João Ricardo Pachulski, o Dia de Campo é muito interessante por trazer novas tecnologias que são mostradas ao agricultor, que apesar de familiarizado com a produção, tem a oportunidade de conhecer essas técnicas e suas formas de aplicação. “Assim, ele tem condições de corrigir algumas ações que ele realiza de forma equivocada, como a aplicação correta de fertilizantes e herbicidas, por exemplo”, cita.

Para o secretário municipal de Agricultura, Juliano Lipovieski, esse tipo de evento traz novidades e dá esperança para que o produtor possa produzir mais, seja através da implantação de novas tecnologias ou através de soluções apresentadas pelas empresas parceiras. “Ainda bem que contamos com empresas, como a Fermacon, que promovem esse evento e, com isso, fornecem assistência para novos experimentos e benefícios para o produtor rural”, disse o secretário de agricultura.

Fonte: JPC.


Governo inicia processo de demissão de PMs.



A Polícia Militar do Espírito Santo informou que fará a publicação hoje (14), no Diário Oficial do estado, da instauração dos primeiros inquéritos policiais militares (IPMs) e de procedimentos demissionários dos envolvidos no aquartelamento dos agentes. A paralisação dos policiais começou há dez dias.

“Serão publicados procedimento administrativo disciplinar rito ordinário [para quem tem menos de dez anos de PM] ou Conselho de Disciplina [para quem tem mais de dez anos de PM] de 161 policiais militares. Os procedimentos demissionários têm prazo inicial de 30 dias para serem concluídos”, diz a nota.

Segundo o governo, também serão publicados os IPMs de dois tenentes-coronéis, um major, e um capitão da reserva remunerada. Essas publicações são os primeiros inquéritos instaurados de 703 policiais investigados.

Na sexta-feira (10), a Polícia Militar anunciou o indiciamento de 703 agentes pelo crime de revolta. Se condenados, a pena é de 8 a 20 anos de detenção em presídio militar e a expulsão da corporação. O secretário de Segurança Pública, André Garcia, informou que eles foram indiciados pelo crime militar de revolta por estarem armados e aquartelados nos batalhões.A Polícia Militar do Espírito Santo informou que fará a publicação nesta terça-feira (14), no Diário Oficial do estado, da instauração dos primeiros inquéritos policiais militares (IPMs) e de procedimentos demissionários dos envolvidos no aquartelamento dos agentes. A paralisação dos policiais começou há dez dias.

“Serão publicados procedimento administrativo disciplinar rito ordinário [para quem tem menos de dez anos de PM] ou Conselho de Disciplina [para quem tem mais de dez anos de PM] de 161 policiais militares. Os procedimentos demissionários têm prazo inicial de 30 dias para serem concluídos”, diz a nota.

Segundo o governo, também serão publicados os IPMs de dois tenentes-coronéis, um major, e um capitão da reserva remunerada. Essas publicações são os primeiros inquéritos instaurados de 703 policiais investigados.

Na sexta-feira (10), a Polícia Militar anunciou o indiciamento de 703 agentes pelo crime de revolta. Se condenados, a pena é de 8 a 20 anos de detenção em presídio militar e a expulsão da corporação. O secretário de Segurança Pública, André Garcia, informou que eles foram indiciados pelo crime militar de revolta por estarem armados e aquartelados nos batalhões.

Fonte: CGN.


Briga em festa da Igreja Católica termina em pancadaria no interior de Candói.


Aconteceu uma briga entre várias pessoas durante uma festa organizada no pátio da Igreja de São Sebastião, na localidade de Alto Rio da Lage, interior do município.

Segundo informações, várias pessoas estavam se provocando, então a equipe de segurança privada que trabalhava no local acionou a Polícia Militar para dar apoio.

Quando a PM chegou na festa, havia um grande tumulto, com cerca de quinze pessoas estavam envolvidas na briga. Aproximadamente cinquenta pessoas estavam no local, sendo necessário a equipe de segurança e PMs fazerem uso de força moderada para conter a situação.

Fonte: Olho Aberto.


Acidente com ônibus mata 32 pessoas.



Trinta e duas pessoas morreram nesta segunda-feira após um acidente envolvendo o ônibus turístico no qual viajavam em Nangang em Nova Taipé (norte de Taiwan), informou o Departamento local de Bombeiros. Anteriormente o número divulgado era de 28 mortes e 16 feridos.

O ônibus, no qual viajavam 44 pessoas, incluindo o motorista e o guia, tombou em uma rampa da saída que liga duas estradas em direção ao sul, por volta das 21h local (12h, em Brasília).

Não havia nenhum estrangeiro no ônibus turístico acidentado. No entanto, a maior parte das vítimas era formada por idosos que voltavam para casa após visitar cerejeiras na fazenda Wuling de Taichung, no centro da ilha.

As equipes de resgate chegaram pouco depois do acidente e começaram os trabalhos de resgate, mas encontraram muitos passageiros que já não tinham sinais de vida.

Ainda não se sabe as causas do acidente.

Fonte: UOL.


Mãe e filha saem ilesas após carro aquaplanar e capotar.



Um GM/Vectra, com placas de Campo Mourão, capotou na BR-487, trecho que liga Campo Mourão a Cruzeiro do Oeste.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o Vectra seguia sentido Cruzeiro do Oeste à Campo Mourão e, ao passar por uma ponte, o carro aquaplanou. Havia um acúmulo de água na pista e a condutora perdeu o controle do veículo que, rodou na pista e capotou próximo a uma plantação.

No Vectra viajavam a motorista, que é gestante, e sua filha de quatro anos.

Para o Cabo de Lima, do Corpo de Bombeiros, o acidente não terminou em tragédia porque a motorista estava usando o cinto de segurança e a criança estava corretamente na cadeirinha.

Quanto o Siate e o Samu chegaram no local do capotamento, as vítimas já estavam fora do veículo. Tanto a mãe quanto a filha nada sofreram. Mesmo assim, os socorristas as encaminharam para o Hospital Santa Casa para melhores avaliações.

A Polícia Rodoviária Federal foi acionada para controlar o tráfego de veículos durante o socorro.

Fonte: Tá Sabendo.


Acidente com três caminhões e um carro interdita BR-376.

Foto: Divulgação/PRF

Um grave acidente deixou uma pessoa morta e três gravemente feridas, no quilômetro 676 da BR-376, em Guaratuba, no litoral do Paraná, nesta terça-feira (14). Uma das vítimas está em estado gravíssimo e foi resgatada pelo helicóptero da Polícia Militar (PM).

Três caminhões e um carro se envolveram no acidente que bloqueia duas faixas da pista sentido Santa Catarina. A faixa que está livre foi liberada por volta das 16h40, quando havia oito quilômetros de fila no local.

A perícia e o IML estão no local. As três vítimas feridas foram levadas aos hospitais São José e Unimed, de Joinville (SC).

Caminhão pegou fogo

Na manhã de hoje um caminhão pegou fogo devido a problemas mecânicos, o que também bloqueou o trânsito na região, nos dois sentidos da BR-376. Não ocorreu acidente e ninguém ficou ferido. As chamas foram controladas e a pista foi liberada aproximadamente 1 hora depois.

Fonte: Paraná Portal.


Reforma do ensino médio deve entrar em vigor apenas em 2020, dizem estados.

escola mec ministério da educacao

Aprovada, a reforma do ensino médio poderá ser implementada apenas em 2020 e ainda assim, não deve chegar imediatamente a todas as escolas. A previsão é dos estados e das escolas particulares. Isso porque a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), elemento fundamental para a implementação da reforma ainda está em discussão no Ministério da Educação (MEC).

“Quem entra nos holofotes agora é a Base, o início da implantação da reforma é atrelado à Base”. A BNCC do ensino médio será definida pelo MEC e encaminhada para a aprovação do Conselho Nacional de Educação (CNE), para depois retornar à pasta para homologação. “Se isso ocorrer no segundo semestre, teremos até 2020 para iniciar o processo. Claro que vai depender de grande discussão, de várias definições. Começa agora uma etapa de discussão nos estados de como se dará a implementação”, diz.

A reforma do ensino médio define que as escolas devem passar a oferecer opções de itinerários formativos para os estudantes. Eles deverão optar por uma formação com ênfase em linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas ou formação técnica.

Parte da formação (40%) será voltado para a ênfase escolhida e o restante do tempo, para a formação comum, definida pela Base Nacional Comum Curricular. Os estados devem começar a implementar o novo modelo no segundo ano letivo subsequente à data de publicação da BNCC. Isso pode ser antecipado para o primeiro ano, desde que com antecedência mínima de 180 dias entre a publicação da Base Nacional e o início do ano letivo – ou seja, caso aprovada no primeiro semestre, poderia começar a vigorar em 2019.

A diretora da Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep), Amábile Pacios, acredita que a reforma deve ser implementada em 2020 porque não há tempo hábil, sobretudo para o setor público se adequar. As escolas, segundo ela, precisam ter os projetos político-pedagógicos encaminhados às secretarias de educação para começarem a implementar as mudanças. “O setor [privado] é mais ágil na mudanças, mas no final depende da secretaria de educação, que define as normas e as propostas a serem implementadas. De qualquer maneira, vamos fazer a melhor proposta e prestar o melhor serviço”, diz.

Atualmente, o ensino médio tem 8,1 milhões de matrículas, a maioria em escolas públicas (87%) da rede estadual (80%), ou seja, a implementação da MP recairá principalmente sobre os estados. A reforma se estende a todas as escolas, ou seja, a rede particular também terá que se adequar.

Em termos de implementação cada estado poderá definir a melhor forma de ofertar os itinerários formativos. As escolas particulares estudam parcerias entre si. Uma das possibilidades é que um conjunto de escolas próximas ofertem cada uma um itinerário e atenda também os estudantes das demais.

Mudanças no ensino médio

A reforma do ensino médio define ainda que as escolas devem ampliar a carga horária para 5 horas diárias – atualmente a obrigação é 4 horas diárias – em cinco anos. A intenção é que progressivamente ampliem a carga horária para 7 horas diárias, para ofertar educação em tempo integral.

Segundo o presidente do Consed, Fred Amâncio, mais da metade dos estados ainda têm a carga horária de 4h. Já nas esocolar particulares, segundo Amábile, a maioria já está adequada à nova regra.

“Será um desafio para os estados, cada um vai ter que fazer o seu planejamento”, diz Amâncio. O financiamento será um dos grandes entraves, segundo ele, uma vez que vários estados enfrentam crises e endividamento. “Sabemos que a reforma tem um impacto [no orçamento]. Isso impacta no tempo de implementação da reforma. Cada estado vai depender das suas contas, não é questão apenas de vontade”.

O governo federal já anunciou duas principais linhas de auxílio aos estados. Uma delas é o Programa de Fomento à Implementação de Escolas em Tempo Integral oferece, para o ensino médio, R$ 2 mil a mais por aluno por ano para ajudar os estados. A ajuda, que seria por até quatro anos, foi prorrogada para dez anos.

Outra linha é o MedioTec destinado a ofertar formação técnica e profissional a estudantes do ensino médio. Ao todo, serão ofertadas 82 mil vagas. Segundo Amâncio, isso fará com que a ênfase em ensino técnico seja a primeira a entrar em vigor nas escolas. Nessa semana foi feito um workshop em Brasília para os secretários estaduais. A expectativa é que o programa comece a funcionar no segundo semestre.

Fonte: Paraná Portal.