Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

quarta-feira, 13 de julho de 2022

13/07/2022 *--* Deus é Fiel!!!

      Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Discussão entre ex-marido termina com lavratura de termo circunstanciado de Lesão Corporal em Pitanga.

Compareceu nesta cia a solicitante a qual passou a relatar  que está separada de seu convivente a dois dias, que na data  de hoje devido à recente separação foi buscar seu ex  convivente no trabalho, que durante o percurso tiveram uma  discussão, que segundo a solicitante queria levar a mesma  para casa sem sua vontade, que segundo esta conseguiu sair  do veículo para escapar do seu ex sendo que o mesmo correu  atrás da solicitante e lhe agarrou pelo pescoço ocasionando uma pequena lesão e a levou novamente para o veículo e  manteve o deslocamento em direção a sua residência, que  segundo as discussões continuaram sendo que em um certo  momento o mesmo parou o veículo e falou " se você quer ficar  com sua família e não comigo então saia" dessa forma a  solicitante desceu do veículo e veio até a 3º para a lavratura  do boletim de ocorrência sendo a mesma orientada quanto as  medidas a serem tomadas. 

Fonte: Polícia Militar.

Briga de foice entre patrão e funcionário termina com dedos dilacerados e a polícia prestando socorro na cidade de Manoel Ribas.

Na data de 12 de julho de 2022 por volta das 12h50min, a central do Samu, repassou para a nossa equipe policial que estariam deslocando até a localidade da barra Santa Salete para dar atendimento em uma ocorrência de lesão corporal, envolvendo dois indivíduos que teriam brigado e se lesionado com golpes de foices em um sítio. Diante dos fatos, foi acompanhado a equipe do Samu até a localidade rural, adentrando no sítio no local dos fatos, e após obter acesso ao sitio, foi localizado dentro de uma residência sentado em uma cadeira o sr., 63 anos, este com seu rosto coberto de sangue, e com a mão esquerda lesionada, aparentando ser um corte proveniente de arma branca, na sequencia foi prestado os primeiros atendimentos médicos ao sr. Pela equipe do Samu, conduzindo-o em seguida até a ambulância. Neste local se  fazia presente também o, filho da outra pessoa envolvida na  briga), relatando que seu pai estaria com um corte em seu  braço e teria corrido até a sua casa para procurar ajuda, na  sequência foi deslocado até a residência citada e  localizando o sr., 61 anos, o qual estaria com um corte em seu  braço direito, também aparentando ser ocasionado por algum  tipo de arma branca, relatou ainda que, o outro envolvido  presta serviços eventualmente para sua pessoa e que reside  em seu sitio há cerca de dois anos, e que este é alcoólatra, e  nesta data estaria trabalhando junto a ele em seu sitio,  momento em que estaria dentro de um paiol, quando passou  por perto dele, e ao retornar já teria tentado desferir um  golpe de foice contra sua pessoa, momento em que levou o  braço para cima para se defender, ocasionando o corte em seu  braço, pegando em seguida outra foice que estaria junto a ele  para tentar se defender, desferindo também alguns golpes  contra, e que após este largar a sua foice e correr para outro  paiol, também correu até a sua casa, que fica na beira do  asfalto que dá acesso ao sitio para procurar ajuda. Diante do  exposto, ambas as partes foram conduzidas até o Hospital  Santo Antônio, e que após alguns exames, o sr. X necessitou ser  transferido até o hospital da cidade de Ivaiporã, devido à gravidade dos ferimentos, apresentando no raio-x, um corte  com afundamento em seu crânio, também um corte profundo  em sua mão esquerda, cortando 3 de seus ossos dos dedos,  ficando esses dilacerados, também recebendo atendimento o  sr. 61 anos , necessitando de pontos no corte em seu braço, em  seguida liberado pela equipe médica, na sequência sendo  conduzido até a delegacia de polícia civil de Manoel Ribas,  para maiores esclarecimentos sobre os fatos, também  realizando a entrega de duas foices, que possivelmente foram  utilizada pelas partes durante a briga, sendo que uma delas  estaria com marcas de sangue. Cabe ressaltar que o sr. X não apresentou qualquer tipo de resistência durante a sua condução, não necessitando utilizar algemas, sendo também conduzido no banco de trás da viatura policial.

Fonte: Polícia Militar.

Jovem de 19 anos acompanhado de outro masculino furtavam veículos VW/Parati e acaba preso pela PM em Reserva do Iguaçu. Veja a Foto:

Equipe policial prestou atendimento de ocorrência onde após entrar em contato através do DPM o masculino, 30 anos, o qual passou a relatar que seu veículo VW/Parati havia sido furtado e que recebeu informações que a mesma estaria na entrada do santuário. Ao chegar no local, a equipe encontrou o veículo e constatou haver uma pessoa no interior do mesmo, o qual ao perceber a presença policial tentou fugir, porém foi logrado êxito na abordagem. No local, constatou-se haver dois veículos modelo Parati sendo que o segundo veículo havia colidido com o barranco. No momento em que a equipe estava lavrando o boletim de ocorrência, compareceu o masculino, 26 anos, o qual passou a relatar que seu veículo VW/Parati havia sido furtado da frente do Ginásio de esportes de Reserva do Iguaçu. Diante disso, foi constatado ser o mesmo veículo que estava acidentado na entrada, logo em seguida uma pessoa informou que ao passar pelo santuário havia um veículo em chamas. Deslocado novamente até o local e constatado ser a Parati a qual já estava totalmente carbonizada. Realizado patrulhamento nas imediações bem como buscas na mata, porém, nenhum suspeito foi localizado. A equipe policial constatou que a pessoa presa no interior do veículo furtado ser masculino, 19 anos, que em um primeiro momento afirmou ter realizado o furto apenas deste veículo, porém, após constatarmos que o outro veículo havia sido carbonizado, o mesmo confessou ter realizado ambos os furtos tendo como coautor outro masculino o qual não soube informar idade. Diante disso, lavrado boletim de ocorrência, dado voz de prisão e encaminhado à Delegacia.

Fonte: Polícia Militar.

Mãe e filhos confessão que estão comercializando drogas em Guarapuava e Polícia Militar realiza apreensão de mais de um quilo de maconha e outras drogas como cocaína e crack. Veja a foto: 

Uma equipe da ROTAM recebeu informações de que no endereço supracitado estaria ocorrendo o Tráfico de Drogas, bem como seria local de armazenamento de Drogas. Sendo que após levantamento de informações, a equipe policial deslocou até o referido local, onde verificou que a movimentação de chegada e saída rápida de pessoas era intensa. Diante dos fatos a equipe policial procedeu a abordagem onde foram abordadas as pessoas mulher, 43 anos, e seus filhos masculino, 22 anos, e mulher, 24 anos, sendo estes cientificados acerca das denúncias em seu desfavor, os quais de imediato assumiram estar Comercializando Drogas, e que teriam certa quantia de Drogas em casa, indicando o local onde estariam acondicionadas. Sendo então localizado dentro de um saco de roupas, 03 tabletes de Substância Análoga a Maconha (1.070 kg), 161 gr Substância Análoga o Crack (ainda não fracionados), 71 gr de Substância Análoga a Cocaína (ainda não fracionados), e 20 pedras de Substância Análoga o Crack (2,6 gr), já fracionadas, embaladas e prontas para a venda, e ainda uma balança de precisão e um aparelho celular de uso coletivo dos moradores do local. Diante dos fatos a equipe deu voz de prisão aos abordados, sendo estes conduzido até a Delegacia.

Fonte: Polícia Militar.

Casal sai para trabalhar e tem residência furtada em Ivaiporã.

Um casal foi vítima de furto na Rua Ucrânia, em Ivaiporã. O crime ocorreu ontem, terça-feira (12), enquanto a vítima e a esposa estavam trabalhando fora de casa. A Polícia Militar (PM) realizou rastreamentos na região onde ocorreu o crime, no entanto, nenhum suspeito foi localizado. 


A equipe de serviço foi solicitada a comparecer até Rua Ucrânia,  por volta das 15h30, onde segundo informações repassadas ao COPOM havia ocorrido furto em residência. 


Chegando ao local foi feito contato com o solicitante, ele relatou que junto com a esposa saíram para trabalhar por volta de 8 horas. Quando retornaram às 15h30 sentiu falta de uma lavadora de roupas que ficava no fundo da casa.


A casa estava trancada,  bem como, no portão não havia sinais de arrombamento. Nos fundos da casa tem um terreno baldio e o muro que faz divisa é baixo proporcionando fácil acesso ao local onde se encontrava o objeto que foi furtado.


O casal foi orientado pelos policiais quanto aos procedimentos que requer o caso.

Fonte: TN Online.

Polícia Civil prende jovem por tráfico de drogas. Veja a foto:

Equipes de investigação da 20a Subdivisão Policial de Toledo realizaram na tarde de hoje, 12/07/2022, cumprimento a Mandado de Busca e Apreensão expedido em decorrência de investigação iniciada há meses nesta cidade, visando apurar denúncias de que residência localizada na Rua Nicolau Finckler, Jardim Coopagro, funcionava como ponto de venda de drogas.


Durante o cumprimento do ato, em buscas na residência, as equipes localizaram aproximadamente 300g de “Maconha”, balança de precisão, R$ 200,00 em notas de pequeno valor, bem como uma arma de fogo do tipo revólver, calibre .32, sem o devido registro, juntamente com nove munições intactas de mesmo calibre.


O proprietário da residência, homem de 24 anos de idade, foi autuado em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas e posse irregular de arma de fogo de uso permitido, sendo encaminhado para a Cadeia Pública de Toledo onde ficará à disposição do Juízo Criminal da Comarca.

Fonte: CGN.

Motorista fica gravemente ferido após tombamento de carreta.

Um motorista ficou gravemente ferido após se envolver em um acidente na rodovia PR-180, em Goioerê, na terça-feira (12). Trata-se de um tombamento de uma carreta Mercedes que estava carregada com cavaco de eucalipto.


O acidente ocorreu quando a carreta estava trafegando sentido a Goioerê, perto da entrada do aterro sanitário, em um trecho de subida. A carreta saiu da pista e tombou.


É possível que o condutor tenha passado mal na direção.


O motorista foi socorrido pela equipe do Samu com ferimentos considerados graves e encaminhado para o hospital.


A carreta tem placas de Quedas do Iguaçu.

Fonte: Goionews.

Mulher morre em gravíssimo acidente na PR-317.

Um gravíssimo acidente ocorreu na manhã desta terça-feira (12), na PR-317, na altura do Km 455 em Santa Helena.


O acidente envolveu um ônibus de Curitiba, conduzido por uma mulher de 55 anos que morreu na hora. Om automóvel Celta e um caminhão também se envolveram na batida.


O condutor do Celta, um jovem de 18 anos de idade sofreu ferimentos leves, enquanto o condutor do caminhão, um rapaz de 23 anos sofreu ferimentos graves e foi encaminhado ao Hospital de Toledo.


O IML de Foz do Iguaçu foi acionado para recolher o corpo da mulher de 55 anos.

Fonte: CGN.

O Superpão Compre Mais Pitanga tem novidades para você, venha fazer seu cartão de compras de forma rápida e aproveitar as nossas super ofertas deste dia 13/07/2022.

Veja as SUPER OFERTAS do Superpão compremais de Pitanga a loja mais barata da cidade e região.





Atividades de duas mineradoras são suspensas depois de detonação de explosivos que afetaram residências.


Em Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba, a Justiça determinou liminarmente a imediata suspensão das explosões feitas por duas empresas mineradoras no bairro Tranqueira. A decisão decorre de pedido formulado em ação civil pública pelo Ministério Público do Paraná, por meio da 5ª Promotoria de Justiça da comarca.

Conforme a ação, as detonações de explosivos nas pedreiras das duas empresas vêm causando desestabilização do solo, abertura de cavidades subterrâneas e danos às residências nas cercanias das mineradoras. Além disso, houve lançamento de fragmentos de rochas para além dos limites de segurança das minas, colocando em risco a integridade física dos moradores da localidade. O MPPR observa também que a exploração no local do modo como vem sendo feita é irregular, por tratar-se de Zona Residencial do Aquífero Karst, onde só podem ser estabelecidas residências e alguns serviços e indústrias específicos.

A decisão judicial determinou que as empresas se abstenham de utilizar explosivos até apresentarem projeto geotécnico, acompanhado de Anotação de Responsabilidade Técnica, que contemple medidas corretivas das falhas apontadas, bem como a adequação das atividades às normativas específicas relacionadas ao Aquífero Karst e à lei municipal que estabelece o Código de Zoneamento de Uso e Ocupação do Solo (Lei Complementar Municipal 083/2018). Em caso de descumprimento, estarão sujeitas a multa de R$ 200 mil.

Processo número 0004133-26.2022.8.16.0024.

Fonte: CGN.

Aneel aprova revisão tarifária que reduz tarifas de 10 distribuidoras.


A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou, nesta terça-feira (12), as Revisões Tarifárias Extraordinárias (RTEs) de dez distribuidoras que já passaram por processo tarifário em 2022, levando à redução dos índices que já tinham sido homologados. As novas tarifas entram em vigor a partir de amanhã (13).

De acordo com a ANEEL, as revisões ocorreram em decorrência da aplicação da Lei nº 14.385/2022, para considerar a devolução de valores advindos de ações judiciais transitadas em julgado que estabeleceram a exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS/Cofins cobrado na conta de energia. 

Considerando a decisão de hoje e as devoluções já ocorridas nos processos de 2022, o efeito médio sobre as tarifas vigentes a ser percebido pelos consumidores residenciais varia de 0,5% a 5,34% de redução, dependendo da distribuidora.

A agência informou que foram adiadas as deliberações dos processos tarifários das distribuidoras Energisa Mato Grosso do Sul (EMS), Energisa Mato Grosso (EMT), cujos créditos ainda não foram habilitados pela receita federal, além da Equatorial Alagoas e da Light, por causa de liminares judiciais.

Em relação aos processos tarifários de distribuidoras que ainda não ocorreram em 2022, o colegiado da Aneel fará os cálculos do impacto da devolução no momento do reajuste e da revisão de cada empresa.

Fonte: Agência Brasil

Modalidades saque e troco do Pix movimentaram R$ 122,1 milhões.


Em quase oito meses de existência, as modalidades Pix Saque e Pix Troco movimentaram R$ 112,1 milhões, divulgou hoje (12) o Banco Central (BC). O órgão passou a apresentar estatísticas mensais de uso dessas funcionalidades do Pix após o fim da greve de seus servidores que durou três meses.

A utilização desse meio de pagamento vem aumentando mês a mês, desde o lançamento, no fim de novembro do ano passado. Em dezembro, primeiro mês da série histórica, os correntistas retiraram R$ 442,13 mil por meio do Pix Saque e R$ 26,21 mil por meio do Pix Troco. Em junho, os montantes saltaram para R$ 31,03 milhões pelo Pix Saque e para R$ 321,5 mil pelo Pix Troco.

O aumento também pode ser notado pelo número de transações. Em dezembro, foram feitas 3.588 retiradas pelo Pix Saque e apenas 293 pelo Pix Troco. Em junho, o número subiu para 223.423 operações pelo Pix Saque e 2.693 pelo Pix Troco.

Apesar da evolução, as duas modalidades ainda são pouco utilizadas em comparação ao volume total de transferências via Pix. Em junho, o sistema de pagamento instantâneo movimentou R$ 772,735 bilhões, em 1,634 bilhão de transações. Desde a criação do Pix, em novembro de 2020, R$ 17,537 trilhões foram movimentados nessa modalidade de transferência.

Histórico
As duas ferramentas foram lançadas em 29 de novembro de 2021. Essas modalidades permitem o saque em espécie e a obtenção de troco em estabelecimentos comerciais e outros lugares de circulação pública.

No Pix Saque, o cliente pode fazer saques em qualquer ponto que ofertar o serviço, como comércios e caixas eletrônicos, tanto em terminais compartilhados como da própria instituição financeira. Nessa modalidade, o correntista aponta a câmera do celular para um código QR (versão avançada do código de barras), faz um Pix para o estabelecimento ou para a instituição financeira e retira o dinheiro na boca do caixa.

O Pix Troco permite o saque durante o pagamento de uma compra. O cliente faz um Pix equivalente à soma da compra e do saque e recebe a diferença como troco em espécie. O extrato do cliente especifica a parcela destinada à compra e a quantia sacada como troco.

Fonte: Agência Brasil

Bolsonaro faz chamada de vídeo com família de petista assassinado. Assista ao Vídeo:


O Presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) fez uma chamada de vídeo nesta terça-feira (12) com a família do tesoureiro do PT, Marcelo Arruda, que foi assassinado no último sábado (09) enquanto comemorava o aniversário de 50 anos em uma festa com temática do PT.

O presidente disse aos familiares que a esquerda está tentando botar a culpa da morte “em seu colo” e convidou a família para participar de uma entrevista coletiva no dia 15.

A família ainda não decidiu se irá participar e informou que não quer que o caso seja explorado politicamente.

Fonte: CGN.

Sérgio Moro vai disputar vaga ao Senado pelo Paraná.


A primeira disputa eleitoral do ex-juiz federal e ex-ministro Sérgio Moro (União Brasil) será por uma vaga ao Senado pelo Paraná. Quase um mês após anunciar que seria candidato pelo Estado, ele acabou com o suspense sobre o cargo e confirmou a pré-candidatura na manhã desta terça-feira, 12, em entrevista coletiva em um hotel, no Centro de Curitiba.


“Sou pré-candidato ao senado pelo Paraná, a minha terra”, disse Moro, em um vídeo logo na abertura do evento. Na sequência, ele relembrou o início da Operação Lava Jato para explicar sobre a escolha ao Senado.


Moro estava ao lado do presidente do diretório municipal do União Brasil, o deputado federal Ney Leprevost. Os presidentes estadual e nacional do partido, os deputados Felipe Francischini e Luciano Bivar, não estiveram presentes. Francischini teve um problema de saúde e precisou de atendimento médico antes da coletiva.


Na disputa ao Senado, as pesquisas eleitorais já divulgadas apontam que o ex-juiz e o senador Alvaro Dias (Podemos) brigam pela vaga. Entre a última semana de junho e a primeira de julho, três pesquisas de institutos diferentes mostraram que o cenário está indefinido para o Senado.


A diferença entre os dois pré-candidatos oscila entre 7% e 10% das intenções de voto. Moro apareceu à frente apenas no levantamento do Real Time Big Data, com 30% a 23% sobre Dias. A pesquisa Ipespe mostrou o senador na dianteira, 31% a 24%. Já o levantamento da IRG Pesquisas indicou Dias com 32%, contra 22% do ex-juiz.


A sondagem do Ipespe mediu também a rejeição dos candidatos ao Senado no Paraná. Moro lidera com 31% daqueles que não votariam “de jeito nenhum”. Dias aparece em terceiro, atrás de Dr. Rosinha (PT), com 17%. Outro fator a ser considerados nas pesquisas é a quantidade indecisos e daqueles que não votariam nos pré-candidatos apresentados, que varia de 20% a 30%.


Alvaro Dias articulou a entrada de Moro no Podemos, ainda antes da mudança do ex-ministro para o União Brasil, no fim de março. Três meses e meio depois de desistir da candidatura à Presidência, que era apoiada pelo senador, o ex-juiz vai disputar contra o “padrinho político”.


No mês passado, entre a possível corrida pelo Planalto, como representante da chamada terceira via, e a pré-candidatura ao Senado pelo Paraná, Moro viu frustrados os planos de se candidatar a uma vaga no Congresso por São Paulo. Ele teve a transferência de domicílio eleitoral negada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), por não ter vínculo com o Estado. À época, o ex-juiz discordou, mas disse que respeitava a decisão.


O ex-ministro nasceu em Maringá (PR) e foi o responsável por julgamentos da Operação Lava Jato como juiz federal de primeira instância, de 2014 a 2018. Depois, deixou a magistratura para assumir o Ministério da Justiça do recém-eleito, à época, presidente Jair Bolsonaro. Moro anunciou a saída do cargo em maio de 2020.

Fonte: Agência Estado.

Congresso aprova LDO sem impositividade das emendas do relator.


A sessão do Congresso Nacional de hoje (12) terminou com a aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2023, além da aprovação de Projetos de Lei do Congresso (PLN) referentes a créditos suplementares. A LDO determina as metas e prioridades para os gastos públicos e oferece os parâmetros para elaboração do projeto de lei orçamentária do ano que vem. Sua votação era necessária até o dia 17 de julho, para possibilitar que os parlamentares entrassem em recesso no dia 18 em caráter oficial.

O texto-base do projeto de lei da LDO foi aprovado com 324 votos a favor contra 110, na Câmara dos Deputados, e 46 votos a favor contra 23, no Senado Federal. O projeto apresentado pelo governo prevê que no próximo ano as contas públicas do Governo Central (Tesouro Nacional, Previdência Social e Banco Central) deverão fechar 2022 com déficit primário de até R$ 65,91 bilhões e estabelece salário mínimo de R$ 1.294 para o ano que vem.

O principal ponto da LDO aprovada hoje diz respeito à execução das chamadas emendas do relator-geral do Orçamento (RP9), que somam R$ 16,5 bilhões no Orçamento deste ano, mas podem chegar a R$ 19 bilhões no ano que vem. Inicialmente, o projeto trazia a obrigatoriedade da execução dessas emendas, mas desde a sessão de ontem (11), várias críticas a essa obrigatoriedade fizeram o relator, senador Marcos Do Val (Podemos-ES), mudar de ideia.

“Então, eu estou suprimindo, de pronto, o art. 81-A, do parecer da Comissão, relativo à impositividade da RP-9”, disse Marcos Do Val ainda na sessão de ontem, após ouvir parlamentares, assessores e consultores. A decisão do relator agradou a oposição e abriu caminho para aprovação da LDO no início da tarde de hoje.

Do Val incluiu no texto medidas para conferir mais transparência e controle das RP 9. A partir de 2023, as indicações e a ordem de prioridade das emendas de relator serão estabelecidas também pelo presidente da Comissão Mista de Orçamento, e não apenas pelo relator. Todas as indicações deverão trazer o nome do parlamentar solicitante, mesmo que a indicação seja fruto de uma demanda de agentes públicos ou representantes da sociedade civil.

Teto de Gastos e Segurança Pública
A LDO aprovada hoje ainda permite, por exemplo, que o Congresso Nacional utilize a projeção mais atualizada para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) 2022, com o objetivo de corrigir o cálculo do teto de gastos da União para 2023, que no projeto da LDO é estimado em R$ 1,711 trilhão. Dessa maneira, não será mais necessário utilizar a projeção que deve ser informada pelo Ministério da Economia em 22 de novembro.

O texto aprovado também autoriza a reestruturação e recomposição salarial da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Penitenciária, além das polícias Civil e Militar e bombeiros militares do Distrito Federal.

Também foi autorizado o provimento de cargos e funções relativos aos concursos vigentes dessas carreiras, até o montante das quantidades e dos limites orçamentários da lei orçamentária para 2023. A proposta proíbe reajuste do auxílio-alimentação ou refeição e da assistência pré-escolar em percentual superior à variação acumulada do IPCA desde a última revisão de cada benefício.

Destaques
Após a aprovação do texto-base, os senadores aprovaram destaques ao projeto da LDO. Um deles trata de despesas que não podem ser objeto de limitação de empenho e constituem obrigações constitucionais ou legais da União. A emenda inclui nesse rol as despesas relativas à aplicação das receitas da cobrança pelo uso de recursos hídricos relativas ao aproveitamento dos potenciais hidrelétricos.

Outro destaque aprovado trata de despesas com pessoal e encargos sociais. De acordo com a emenda, as despesas de pessoal da administração tributária serão custeadas com recursos do Fundo Especial de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento das Atividades de Fiscalização (Fundaf), sem prejuízo da destinação de outras fontes de custeio.

O Congresso rejeitou ainda um destaque que previa regras para correção do salário mínimo em 2023. O texto vetado previa que seria equivalente ao valor de 2022, mais a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e o percentual equivalente à taxa de crescimento real do Produto Interno Bruto (PIB) apurada em 2021.

PLNs
O Congresso aprovou vários PLNs para liberação de créditos extraordinários. Dentre eles está a abertura de um crédito suplementar de R$ 1,2 bilhão para financiamento do Plano Safra. Os recursos serão divididos em várias operações de financiamento na agricultura.

Outro PLN abre crédito especial de R$ 312,7 milhões para o pagamento de honorários periciais nas ações em que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) figure como parte e que sejam de competência da Justiça Federal.

Já o PLN 9/2022 abre crédito suplementar de R$ 202,5 milhões para cobrir despesas da União com pessoal. Os recursos vão para os Poderes Legislativo e Judiciário, a Defensoria Pública da União e o Ministério Público da União. O dinheiro deve ser usado para reforçar dotações previstas no Orçamento deste ano. Segundo o Poder Executivo, as dotações que estavam previstas no projeto de lei orçamentária para este ano (PLN 19/2021) foram reduzidas por senadores e deputados.

Ainda havia vetos na pauta do Congresso de hoje, mas ficaram pendentes. Segundo o presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), esses vetos serão apreciados na próxima quinta-feira (14). Entre os vetos pendentes estão o veto relacionado a repressões violentas a manifestações pacíficas e democráticas.

Fonte: Agência Brasil e  Agência Senado.