Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

segunda-feira, 15 de agosto de 2022

15/08/2022 *--* Deus é Fiel!!!

          Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Homem é preso em Guarapuava após ameaçar ex-mulher de morte e que iria atear fogo na casa dela.


A equipe policial deslocou ao referido endereço, onde após ligações ao telefone de emergência, relatavam que no local havia uma mulher sendo agredida, que um homem de posse de uma faca, proferia ameaças de morte à mulher, dizendo que iria atear fogo na residência com a vítima dentro. No local, mulher de 50 anos, relatou que foi casada há vinte anos com o masculino de 51 anos, e que estão separados há um ano, porém ele se recusa a sair da residência, que hoje chegou em casa embriagado dizendo que iria matar a solicitante e atear fogo na residência. Relatou ainda a vítima, que ele se tornou agressivo, que por diversas vezes em dias anteriores agrediu-a fisicamente com tapa, empurrões e socos. Enquanto a equipe policial realizava as orientações, por diversas vezes o masculino proferiu ameaças de morte à vítima. Diante do interesse de representação, proferida voz de prisão ao masculino e encaminhado até a Delegacia. 

Fonte: Polícia Militar.

Criança de 6 anos pega arma do avô para “brincar”, e dispara acidentalmente contra outra criança de 3 anos durante confraternização de dia dos pais em Laranjal.

Equipe policial recebeu uma ligação do posto de saúde, onde relataram que teria dado entrada uma criança com lesão na cabeça proveniente de disparo de arma de fogo. Com base nas informações repassadas foi deslocado até a unidade básica de saúde e constatado o fato. No local em conversa com mulher, 23 anos, mãe da criança, relatou a equipe que estava na casa de seus pais na localidade, juntamente com outros parentes, realizando uma confraternização pela passagem do dia dos pais, momento que ouviram um estampido vindo de dentro do quarto, quando ela entrou para verificar encontrou a sua filha de 03 anos, com duas perfurações no rosto, deslocaram até a unidade básica de saúde para os procedimentos médico hospitalar. Em conversa foi relatado que o autor do disparo seria outra criança masculino de 06 anos, relatou ainda que a arma era do avô de 84 anos, e que estava guardada em cima dos guarda roupas, e provavelmente as crianças haviam pego. Deslocado até a localidade sendo que no local não foi encontrado nenhuma pessoa. Foi localizado um revólver marca taurus, calibre 32, ainda localizado mais 11 (onze) munições intactas e 01 (uma) munição deflagrada, calibre 32, marca CBC. Também foram feitas buscas nas proximidades no intuito de localizar o proprietário da referida arma, não sendo logrado êxito. Retornado até o posto de saúde, sendo informado pelo enfermeiro que a vítima foi transferida para o Hospital na cidade de Pitanga. Os envolvidos foram orientados quanto aos procedimentos a serem adotados. A arma juntamente com as munições foi entregue ao investigador na Delegacia.

Fonte: Polícia Militar.

Jovem de 20 anos tem mandado de prisão cumprido em Guarapuava.

A equipe policial em patrulhamento efetuou abordagem à um grupo de pessoas que estavam em uma praça com pouca iluminação, fato que emanou suspeição. Realizada a busca pessoal, nenhum ilícito foi encontrado. Em consulta ao sistema operacional foi constatado um mandado de prisão em desfavor de masculino de 20 anos, expedido pela vara de execução em meio aberto de Guarapuava. Diante dos fatos foi dado voz de prisão ao masculino e encaminhado à Delegacia.

Fonte: Polícia Militar.

Horror no dia dos pais: Homem da mais de 20 golpes de facão no próprio filho e nora, e dirige por 5 km com o filho pendurado no capô do carro. Assista ao vídeo:


Um idoso com cerca de 60 anos foi preso depois dar 20 golpes de faca no próprio filho. O caso foi registrado na manhã deste domingo (14) de Dia dos Pais no bairro Portão, em Curitiba. O homem também acertou a nora com golpes de faca. Segundo informações, pai e filho teriam brigado por causa de uma discordância relacionada a herança na família.

Logo após o crime, o pai fugiu com sua caminhonete e colocou o filho em cima do capô do carro. A vítima ficou grudada no capô por cinco quilômetros e só conseguiu escapar da caminhonete quando o carro passou pelo cruzamento das Ruas Raul Pompeia e João Dembinski.

De acordo com o Guarda Municipal Sérgio Silva, do Núcleo da CIC, em Curitiba, a GM foi informada - inicialmente - de que a ocorrência se tratava de um roubo. Os guardas abordaram o veículo e atiraram nos pneus da caminhonete para parar o carro. A vítima de 35 anos estava grudada no capô do carro e havia perdido muito sangue.

"Conseguimos abordar o veículo próximo a uma fábrica, com motos nas proximidades da BR-376. Ele já havia trafegado com o filho no capô por cinco a seis quilômetros. O filho escapou do capô próximo ao núcleo (da CIC)", diz

De acordo com informações repassadas à reportagem, a briga começou na frente da casa do filho e foi motivada por uma discordância relacionada a herança. A nora do idoso inclusive teria tentado intervir na briga e acabou também atingida com golpes de faca.

Os dois foram encaminhados para o Hospital do Trabalhador, mas já receberam alta. O filho prestou depoimento na Central de Flagrantes de Curitiba neste domingo (14).

Uma câmera de segurança flagrou o momento em que o pai golpeia o filho. As imagens mostram o idoso correndo atrás da vítima, que tenta se defender. Após ser golpeado repetidamente, o filho ficou ferido e foi ao chão.

O pai foi preso e autuado por tentativa de homicídio.

Fonte: Banda B.

Menina de dois anos morde cobra após ser atacada no quintal de casa.


Um caso curioso aconteceu no vilarejo de Kantar, cidade de Bingol, na Turquia.

Segundo informado pelo jornal Mirror UK, no local, uma criança de dois anos mordeu uma cobra após ser atacada pelo animal no quintal de sua casa.

Quem ouviu o pedido de socorro da menina foram os vizinhos, que ao chegarem no local, se depararam com a menina mordendo a serpente. Os vizinhos acabaram matando a cobra e acionando o serviço local de socorro.

A menina foi encaminhada ao Hospital de Bingol, onde passa bem e se recupera após o susto.

Fonte: CGN com Agências Internacionais.

Atenção consumidores: Produtos derivados do leite confundem as pessoas e podem ser ruins ao organismo. Entenda:


Com a alta de 72,89% no preço do leite, os produtos de segunda linha – mais conhecidos como misturas lácteas- estão ganhando cada vez mais espaço nas prateleiras dos supermercados. A vasta gama de produtos, que inclui creme de leite, requeijão, leite em pó e até iogurte, geralmente é exposta bem ao lado dos tradicionais, e os consumidores reclamam que estão sendo induzidos ao erro. Tanto que muita gente só percebe que comprou uma mistura láctea ou composto lácteo ao chegar em casa.

A justificativa das empresas que lançaram esses produtos de segunda linha é que desenvolveram uma alterativa a crise. No entanto, a nutricionista Natália Brandão, de Apucarana, afirma que o barato pode sair caro, uma vez que esses produtos de segunda linha possuem aditivos alimentares danosos a saúde.

Ela enfatiza a importância de escolher o alimento com base na lista de ingredientes, e não no preço, pois,quanto maior o consumo de aditivos alimentares e conservantes, pior será para a microbiota intestinal e, consequentemente, para a saúde.

“O que temos visto ultimamente é a indústria de alimentos mudar pequenas informações nos rótulos ao ponto de confundir muito os consumidores. Sempre oriento meus clientes a fazerem a leitura dos rótulos”, orienta.

A nutricionista explica que os produtos rotulados como composto lácteo possuem aditivos alimentares. Por exemplo, o leite condensado ‘original’ é composto por leite e açúcar, apenas. Oque não ocorre na mistura láctea que contém soro do leite e espessantes alimentares como amido, goma ou outros aditivos para obter consistência semelhante ao tradicional. Dessa forma, o preço do produto fica menor, mas a nutricionista afirma que a qualidade não é a mesma.

“O barato acaba saindo caro porque tem muitos aditivos alimentares que são prejudiciais à saúde. A gente tem que ficar atento na lista de ingredientes do produto e não só no prazo de validade, no preço ou nas calorias que é o que as pessoas geralmente olham”,aponta.

PRODUTOS LEGALIZADOS PELA ANVISA

Embora muitos consumidores tenham procurado seus direitos após comprarem misturas lácteas por engano, o coordenador do Procon de Apucarana, José Carlos Balan, afirma que os produtos são legalizados, regulamentados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária(Anvisa). Como são produtos que têm liberação legal para serem comercializados,cabe ao consumidor prestar atenção e ler atentamente o rótulo antes de efetuara compra.

“O consumidor tem o direito de observar isso na rotulagem, é a informação básica”, reitera Balan.

Em maio, o Procon PR abriu dois processos administrativos contra duas multinacionais por conta dos rótulos de alguns produtos que podem levar o consumidor ao erro. Um dos casos envolve uma marca de refrigerantes muito conhecida acusada de colocar no mercado um produto classificado como suco, mas que não apresenta quantidade suficiente de fruta para ser considerado suco e a mistura láctea, de outra marca muito conhecida que tem embalagem muito parecida com a do leite condensado, mas na realidade trata-se de uma mistura feita com soro de leite e amido, o que torna a produção mais barata. Apesar de a empresa alegar que as embalagens são diferentes, consumidores afirmam que é fácil confundir as duas opções.

Embora sejam produtos legalizados, o coordenador do Procon afirma que se, por ventura, os suplementos venham a causar danos à saúde, o fabricante poderá ser notificado. “O fabricante não pode colocar no mercado produtos que venham acarretar problemas a saúde do consumidor”, assinala.

Imagine comprar um produto e só perceber quando chegar em casa? Pois é, foi exatamente isso que aconteceu com a confeiteira Pedrita Miksza, de Apucarana, que comprou uma mistura láctea acreditando ser leite condensado. Para não perder o produto ela decidiu usar em suas receitas,mas afirma que não deu certo.  “Eu já comprei uma vez enganada, e não dá ponto no doce e no creme”, afirma.

Ela reclama ainda sobre amaneira que os produtos são expostos nas gondolas levando os consumidores ao erro. “Eles colocam como se fosse uma promoção e coloca ao lado do leite condensado”, comenta.

A confeiteira Amanda Camilo, de disse que nunca comprou a mistura láctea nem composto, mas já conhece muitas confeiteiras que decidiram testar os produtos de segunda linha. “O resultado é muito diferente, principalmente com brigadeiros”, comenta. 

Fonte: TN Online.

Três veículos se envolvem em acidente na BR-277 próximo à Guarapuava.


Acidente foi registrado na tarde deste domingo (14), na BR-277, no km 361, próximo à Guarapuava.

Houve uma colisão lateral e posterior colisão frontal, envolvendo três veículos. Com um óbito e uma pessoa com ferimentos leves. 3 veículos envolvidos.

Polícia Civil e IML foram ao local para medidas cabíveis e os veículos foram removidos.

Fonte: Catve.

Homem é agredido pelo companheiro.


Homem foi agredido na madrugada deste domingo (14) no bairro Canadá em Cascavel.

A vítima estava em casa, na rua Canoas, quando se envolveu em discussão com o companheiro.

O rapaz de 29 anos levou uma mordida no braço, sofreu contusão em tórax e em crânio.

Socorristas do Siate foram acionados para atender a ocorrência e encaminharam a vítima para a UPA Tancredo.

Fonte: Catve.

Quatro pessoas ficam feridas em capotamento na PR 486. Assista ao vídeo:


Quatro pessoas ficaram feridas em um grave acidente de trânsito na tarde deste domingo (14) na PR 486 no Trevo de acesso de Alto Piquiri.

Equipe da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) de Iporã foi mobilizada para atender a ocorrência.

Segundo informações repassadas à reportagem, o carro seguia pela rodovia no sentido Assis Chateaubriand a Umuarama, quando outro veículo invadiu o trevo e na tentativa de desviar, o carro bateu no canteiro da pista e capotou. 

Condutor de 40 anos, passageira de 36 anos e menores de idade 9 e 15 anos precisaram ser socorridos pelo Samu (Serviço Atendimento Móvel e Urgência), apoio Aéreo do SAMU de Umuarama foi acionado. Condutor de 40 anos, passageira de 36 anos e menores de idade 9 e 15 anos.

Após os primeiros atendimentos foram encaminhados para uma unidade hospitalar. 

Fonte: Catve.com


O Superpão Compre Mais Pitanga tem novidades para você, venha fazer seu cartão de compras de forma rápida e aproveitar as nossas super ofertas deste dia 15/08/2022.

Veja as SUPER OFERTAS do Superpão compremais de Pitanga a loja mais barata da cidade e região.



Eleições 2022: veja o que pode ou não no dia da votação.


Faltam 50 dias para as Eleições 2022, e a Justiça Eleitoral já começou a reforçar para o eleitor, principalmente para os que votam pela primeira vez, os procedimentos e também o que o eleitor pode ou não fazer no dia da votação.

Antes de tudo, o eleitor ou eleitora deve conferir onde fica a sua seção eleitoral, isto é, onde fica a urna em que deverá votar. O endereço pode ser consultado no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em seguida, antes de se dirigir ao local, o eleitor deve ter certeza de que leva consigo o título de eleitor - na versão digital pelo aplicativo e-Título ou em papel - e um documento oficial com foto - RG, CNH, passaporte, certificado de reservista, carteira de trabalho ou, inclusive, carteiras emitidas por órgãos de classe como Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Conselho Federam de Medicina (CFM), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) etc.

No dia da votação, o eleitor ou eleitora pode manifestar sua convicção política e ideológica, desde que isso seja feito de forma individual e silenciosa. Isso quer dizer que está liberado ir votar com broche, bandeira, adesivo ou camiseta do seu candidato ou partido. Não é permitido, contudo, a aglomeração de pessoas uniformizadas nem portando algum identificador de candidato ou partido.

Também é proibido abordar, aliciar ou tentar persuadir as pessoas que estiverem indo votar, alerta a Justiça Eleitoral. Tais atitudes podem configurar o crime de boca de urna, prática proibida pela legislação eleitoral e cuja pena pode ser de seis meses a um ano de detenção.

Outro alerta feito pela Justiça Eleitoral é para que a eleitora ou eleitor não leve celular nem câmera para a cabine de votação. Tirar fotos da urna e de votos não é permitido, pois é visto como uma maneira de quebrar o sigilo do voto, um dos princípios fundamentais do processo eleitoral.

De acordo com o TSE, quem for flagrado na cabine com qualquer aparelho de telecomunicação - incluindo celular, walkie talkie ou radiotransmissor - ou de registro como câmera fotográfica e filmadora, pode ser enquadrado no artigo 312 do Código Eleitoral, que prevê pena de até dois anos de detenção a quem violar ou tentar violar o sigilo do voto.

No caso de eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida, a pessoa pode contar com o auxílio de uma pessoa de sua escolha para votar, mesmo que isso não tenha sido solicitado antes do dia da votação.

De acordo com o TSE, a eleitora ou eleitor cego pode receber orientações dos mesários sobre o uso do sistema de áudio disponível na urna eletrônica, com fone de ouvido descartável oferecido pela Justiça Eleitoral.

Neste ano, há urnas que possuem legenda em libras, para auxiliar o voto de quem possui deficiência auditiva.

Fonte: Agência Brasil

Gastos reais com funcionalismo caem para menor nível desde 2008.


A ausência de reajustes salariais, a falta de concursos públicos e o adiamento de precatórios contribuíram para derrubar os gastos com o funcionalismo em 2022. As despesas reais com os servidores públicos federais ativos e inativos encerrou o primeiro semestre no menor nível em 14 anos.

Os dados foram compilados pela Agência Brasil com base nas estatísticas do Tesouro Nacional. De janeiro a junho, o Poder Executivo Federal desembolsou R$ 157,477 bilhões para pagar salários, aposentadorias e sentenças judiciais do funcionalismo, em valores atualizados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

O montante é o mais baixo para o primeiro semestre desde 2008, quando estava em R$ 139,733 bilhões, também em valores corrigidos pela inflação.

Ao atualizar os gastos pelo IPCA, o recorde nos gastos com o funcionalismo no primeiro semestre foi registrado em 2019, quando as despesas atingiram R$ 186,213 bilhões. De lá para cá, os gastos recuaram 15,43% em termos reais (descontada a inflação).

Congelamento
Diversos fatores contribuíram para a queda no gasto com o funcionalismo. O principal foi o congelamento do salário do funcionalismo que vigorou entre junho de 2020 e dezembro de 2021. A medida foi aprovada pelo Congresso Nacional em troca do pacote de ajuda a estados e municípios afetados pela pandemia de covid-19.

Apesar de promessas e de greves de diversas categorias do funcionalismo, o governo não concedeu reajustes em 2022. Originalmente, o Orçamento de 2022 tinha destinado R$ 1,7 bilhão para reajuste a forças federais de segurança e agentes de saúde. No fim de abril, a equipe econômica informou que estudava um aumento linear de 5% para todo o funcionalismo.

No entanto, no início de junho, o ministro da Economia, Paulo Guedes, descartou a concessão de reajustes em 2022. Por causa das restrições da lei eleitoral, o governo poderia conceder reajustes acima da inflação até 2 de abril, seis meses antes das eleições.

A Lei de Responsabilidade Fiscal autoriza a reposição da inflação até o fim de junho. No entanto, o projeto de lei deveria ter sido enviado até meados de maio para ser votado a tempo pelo Congresso.

A Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia informa que a ampliação da oferta eletrônica de serviços no Portal Gov.br compensou a queda do quadro funcional. Segundo o órgão, a ferramenta, que oferece quase 4,9 mil serviços públicos pela internet, permitiu o deslocamento de servidores de funções operacionais e burocráticas para atividades relacionadas à gestão ou à fiscalização, o que dispensa a reposição de cargos de nível médio ou que se tornaram obsoletos.

Precatórios
Além do congelamento salarial num cenário de inflação alta e da ausência de concursos públicos, outro fator passou a ajudar a reduzir o gasto com o funcionalismo. A emenda constitucional que permitiu o parcelamento de precatórios de grande valor transferiu para outros anos gastos que seriam executados em 2022.

Dívidas do governo reconhecidas em caráter definitivo pela Justiça, os precatórios acima de 60 salários mínimos, passaram a ser parcelados até 2026. O mesmo ocorreu com as dívidas do antigo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), que passaram a ser pagas em três parcelas, uma a cada ano.

Segundo o Tesouro Nacional, a emenda constitucional reduziu em R$ 9,82 bilhões as despesas da União com precatórios no primeiro semestre. Em valores corrigidos pela inflação, a queda chega a R$ 11,22 bilhões. Desse total, R$ 7,4 bilhões corresponderam a precatórios relativos ao funcionalismo público federal.

Críticas
A queda no número de servidores é criticada pelas entidades que representam o funcionalismo público. Em audiência pública na Câmara dos Deputados em maio, o diretor da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef) Pedro Armengol diz que o congelamento de salários e a não reposição de servidores piora a qualidade do serviço público.

“As decisões tem sido unilaterais. A pauta [de reivindicações] dos servidores públicos não é meramente corporativa. Ela reflete a preocupação dos trabalhadores e trabalhadoras do setor com as condições mínimas necessárias para atender as demandas da população e, portanto, assegurar direitos essenciais dos brasileiros”, declarou.

Entre os problemas citados pelo representante da Condsef, estão a extinção de órgãos, a precarização de salários, a não recomposição da força de trabalho, a precarização das condições e relações do trabalho e a falta de diálogo com o governo.

Fonte: Agência Brasil.

Lula garante continuidade do Auxílio Emergencial a partir de 2023.


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, em uma live ao lado do deputado federal André Janones (Avante-MG), que o Auxílio Emergencial será mantido em 2023, como uma forma de combater a fome e a miséria no Brasil.

“Precisamos dizer uma coisa em alto e bom som, enquanto não acabar a miséria neste país, enquanto não acabar com a fome neste país, não tem como acabar com o auxílio emergencial”, declarou o ex-presidente. “Não há como acabar com o auxílio emergencial sem recuperar a economia brasileira, sem que a gente gere emprego”.

Para Lula, a intenção eleitoreira usada na criação do auxílio, a poucos meses da eleição presidencial de outubro, não pode impedir que as pessoas mais necessitadas, que estão sem renda e passando fome, usem o dinheiro.

“É um fundo que foi criado com objetivo eleitoral, poderia ter sido criado seis meses, um ano atrás, mas ele (Bolsonaro) deixou para criar perto das eleições para poder garantir uma ajuda na campanha. Nos meus discursos eu falo: ‘se esse dinheiro cair na sua conta, pegue e coma porque senão o Guedes toma’”, disse.

Auxílio de Bolsonaro só vai até dezembro

Janones destacou que a própria lei proposta pelo governo e aprovada pelo Congresso demonstra que, nos moldes atuais. o auxílio tem data para acabar: 31 de dezembro de 2022. “Oficialmente, Jair Bolsonaro determinou de forma indireta o fim do auxílio emergencial no nosso país a partir de dezembro. Como presidente ele teria o poder optar pela sequência, mas não fez, é oficial”, afirmou o deputado.

Por sua vez, Lula lembrou que há um projeto de lei de autoria no PT, estabelecendo o Bolsa Família, com acompanhamento escolar, de vacinas e todas as demais políticas sociais, no valor de R$ 600. Para ele, é a única maneira de cuidar do povo brasileiro.

“Faz dois anos que nós temos um projeto de lei dentro do Congresso Nacional garantindo um Bolsa Família de R$ 600. Para que a gente possa garantir que efetivamente o povo mais humilde vai ser cuidado. Porque é para isso que a gente tem que disputar a eleição, não é para governar, é para cuidar do povo. O único sentido é cuidar do povo, cuidar das crianças”, ressaltou.

Fonte: lula.com.br.