Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

sábado, 27 de maio de 2023

27/05/2023 *--* Deus é Fiel!!!

 Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Ministério Público de Pitanga arquiva denúncias e libera chamada de motoristas de concurso de Santa Maria do Oeste, contudo processos continuaram no TCE, e Justiça Estadual. Entenda e não caia em Fake News!!!


O Ministério Público da comarca de Pitanga/PR, por hora arquivou algumas denúncias sobre irregularidades em provas do concurso público da prefeitura de Santa Maria do Oeste, sendo liberada a contratação de alguns cargos que antes estavam bloqueados sub-judice, por conta da investigação ministerial, vale-se ressaltar, contudo que este problema ainda não se findou pois existem processos no Tribunal de Contas do Estado, e na justiça Estadual discutindo a questão de provas e estado de alguns veículos que participaram do concurso, vale-se ressaltar também que foram 6 ou 7 denunciantes que propuseram oposições junto ao ministério público por supostas irregularidades ou possíveis fraudes em suas provas.

 

Por hora as categorias até podem ser liberadas para contratação, mas o problema ainda está longe de ser resolvido com um todo, pois dependendo das sentenças a seguir dos outros órgãos da esfera judicial, esta situação pode ser revertida e novos fatos surgirem confluindo para que novas mudanças nestas contratações ocorra, o cenário ainda é de total incertezas jurídicas do que se pode ocorrer quando se trata destas contratações.

 

 Mas a certeza que hoje eu, como redator e proprietário deste Blog de notícias lhe dou a você nosso leitor, é que se alguém bater no peito e gritar para os quatros cantos da cidade dizendo que este problema está todo resolvido, ou que todos os denunciantes perderam a razão, ou falarem pronto agora não existe mais o problema com cargos do concurso público, esta pessoa estará mentindo descaradamente para você, pois ainda existem diversos processos secundários e descentralizados desta investigação ministerial que apenas chegou à conclusão de que a Prefeitura de Santa Maria do Oeste não é totalmente culpada pelos possíveis erros cometidos com os denunciantes durante suas provas práticas, isso não significa que os erros não existiram, e muito menos que estes não serão sentenciados nas esferas competentes, pois atualmente a certeza que temos é que esta novela mexicana está longe do seu final!!!

Fonte: Redação do Blog do Beto por Lucas Gonzaga.

Filho embriagado quebra casa dos pais e ameaça de morte e acaba preso em Manoel Ribas.

Na data de 26 de maio de 2023, por volta das 17h40min, atendendo solicitação de uma mulher, 49 anos, a qual informava que seu filho chegou a casa embriagado e que queria sair com o veículo de seu pai, um homem, 53 anos, sendo que o mesmo devido ao estado de embriaguez do filho não autorizou.

Momento esse que seu filho se alterou, ficou muito agressivo e começou a quebrar diversos móveis dentro da residência, que o autor quebrou diversos vidros da casa e que tentou por diversas vezes agredir fisicamente a solicitante e seu esposo além de desferir diversas ameaças de morte e que tais agressões não prosperarão porque vizinhos interfiram.

No local a equipe comprovou os fatos, sendo procedida a abordagem ao autor, um homem, 27 anos, sendo que nada de ilegal foi encontrado, o abordado apresentava alguns ferimentos nas mãos e braços que segunda a Solicitante seria provenientes de socos contra as vidraças da residência.

Diante do fato e do interesse de  representação por parte dos pais do autor o mesmo foi conduzido até a  Delegacia de Polícia Civil de Manoel Ribas para os procedimentos cabíveis.
Fonte Polícia Militar

Vereador do Paraná é preso por suspeita de estupro de vulnerável.

O vereador Silvio Marcos Murbak (Republicanos), de São Miguel do Iguaçu, no oeste do Paraná, foi preso sob a suspeita de estupro de vulnerável. A prisão preventiva aconteceu durante o cumprimento de uma operação da Polícia Civil nesta sexta-feira (26).

À Banda B, a Polícia Civil informou que o celular do parlamentar foi apreendido durante a operação, e as investigações prosseguem.

“O caso está sob segredo de justiça, mais informações não serão repassadas no momento”, disse a polícia, em nota.

A Banda B tenta contato com a defesa de Silvio Marcos Murbak.

Em 2018, Murbak foi preso sob a suspeita de ter envolvimento em um suposto esquema de fraude na prestação de serviço de transporte escolar em São Miguel do Iguaçu.

Fonte Banda B

Caminhão carregado com 998 quilos de maconha é apreendido na BR-277. 

Na tarde de quinta (25), policiais rodoviários federais tentaram abordar um motorista de um caminhão, na BR-277, em Céu Azul (PR).

Como o motorista desobedeceu a ordem de parada, foi perseguido pelos policiais por cerca de oito quilômetros, quando abandonou o caminhão e fugiu por uma área de mata, não sendo encontrado mais.

Durante a vistoria, os policiais encontraram um carregamento de camas no baú do caminhão. Dentro das camas, quer era do tipo box, encontraram 998 quilos de maconha.

A droga foi apreendida e entregue na polícia judiciária, que investigará o caso.

Fonte CGN

Mãe é presa suspeita de entregar filha a empresário em troca de mesada.


A Polícia Civil prendeu preventivamente, na manhã de  sexta-feira (26-05), em Porto Alegre, uma mulher de 25 anos, suspeita de receber mesada para que  o empresário Jelson Silva da Rosa, de 41 anos, abusasse sexualmente de sua filha, de 1 e 8 meses.

Ela é a quarta mãe presa pela Operação La Lumière, que investiga a exploração sexual infanto-juvenil, conforme  informações são do g1.

O advogado Marcos Vinícius Barrio, que defende o empresário, afirmou à RBS TV que a suspeita é “descabida e imprópria” e que a conduta de Jelson não se enquadra na “figura prevista do crime de exploração sexual”.

A mãe, que reside na Capital, é suspeita de favorecimento da prostituição ou de outra forma de exploração sexual de criança e adolescente e estupro de vulnerável.

Além das quatro mulheres, o empresário suspeito de cometer as violências sexuais contra as crianças está preso desde abril. Ele foi indiciado por exploração sexual infantil e estupro.

“A gente identificou muitas conversas salvas e valores combinados para o programa previamente, como se fosse uma tabela de preços, um cardápio: sair com a criança e a mãe, passear no shopping, o valor era X. Ir para hotel, Y, tomar banho de banheira, fazer massagens. Pedindo Pix, pedindo depósitos prévios, se faz sedutor [suspeito], do bem primeiramente. E, aí vai se aproximando das pessoas. Elas vão ficando dependente financeiramente dele e acabam que exploram suas filhas”, conta a delegada Camila Franco Defaveri.

De acordo com as informações da polícia, a avó materna da criança também é suspeita. Ela daria suporte e apoio para os crimes e também seria beneficiada economicamente pela exploração da neta.

O esquema envolvia uma rede de mulheres que entregavam seus filhos, todos entre 0 e 12 anos de idade, para abusos sexuais em troca de dinheiro e presentes.

O suspeito ofereceria uma lista de opções às mães, com preços para passar o fim de semana e dar banho nas crianças, como se fosse um cardápio.

A filha da mulher presa nesta sexta foi encaminhada para perícia psíquica e verificação de violência sexual no Centro de Referência em Atendimento Infanto-Juvenil (CRAI-IGP), por equipes do Conselho Tutelar.

* As informações são do portal g1

Mulher é presa após agredir e morder a própria mãe.


Uma mulher de 34 anos foi detida após agredir e morder a própria mãe no Bairro Alto Alegre na noite desta sexta-feira (26).

Segundo informado, a mulher que estava bastante agressiva teria discutido e agredido a mãe desferindo mordidas e até arranhando a mãe.

Populares acionaram a equipe do Pelotão de Choque da Polícia Militar que foi até o local e conteve a mulher.

A vítima, que é mãe da detida, ficou muito abalada com a situação e também foi encaminhada à delegacia para prestar depoimento.

A mulher foi detida e encaminhada à 15ª Subdivisão Policial de Cascavel onde os procedimentos cabíveis seriam tomados.

Fonte: Polícia Militar.

Pinscher morre após salvar quatro crianças de ataque de Rottweiler.


Um cachorro Pinscher foi morto ao tentar salvar quatro crianças com idade entre três e sete anos de um ataque de outro cão, mas da raça Rottweiler, em um sítio em Linhares, no Norte do Espírito Santo, nesta quinta-feira (25).

Segundo as famílias das crianças, o rottweiler já tinha atacado outras pessoas na propriedade e estava se aproximando quando o Pinscher foi defender o grupo.

De acordo com o dono do cachorrinho Pinscher chamado Bili, o Rottweiler é do dono de uma propriedade que fica perto do sítio, mas ele ficava sempre andando solto e acabava aparecendo com frequência no local:

“Ele é do vizinho. As propriedades são grandes e as crianças acabam brincando espalhadas. O cachorro do vizinho anda para tudo quanto é lado, tá sempre solto. Ele já mordeu umas 4, 5 pessoas. E dessa vez as crianças estavam brincando no meu quintal quando o rottweiler chegou muito nervoso”, disse.

O rapaz contou que Bili sempre estava com as crianças, o que fez com que ele fosse o “herói” do dia:

“O Bili tava junto com as crianças brincando. Mas quando viu o cachorro se aproximando das crianças, ele atacou o cachorro com a coragem que não tem fim”, contou.

Segundo o dono do Bili, os pais das crianças estavam dentro de casa, e só saíram quando ouviram o barulho dos cachorros brigando:

“No tempo em que o Bili estava sendo atacado pelo outro cachorro, os pais das crianças saíram para poder socorrer os meninos. Ele [o Bili] deu a vida dele para poder salvar as crianças, ele foi um grande herói. É uma história muito triste mesmo. Eu já avisei tantas vezes pro vizinho tomar cuidado com aquele cachorro”, disse o tutor.

Socorrido, mas não resistiu

O Pinscher, que estava na família de Aderaldo há um ano, chegou a ser levado para o veterinário, mas teve uma parada cardiorrespiratória por conta dos ferimentos e não resistiu.

“O Bili acabou morrendo. Não teve dinheiro, não teve nada que a gente pudesse fazer porque os ferimentos foram muito graves”.

Ele contou que uma das coisas mais difíceis foi contar para a filha de quatro anos que Bili tinha morrido. “Ela tava dando falta dele já. A mãe dela levou ela para dar um passeio e já estamos tentando arrumar outro cachorro e dar o mesmo nome para ele”, finalizou.

Fonte: A Gazeta.

Passageiro é preso após abrir porta de avião durante voo. Assista ao vídeo.


Um homem de 30 anos foi preso na Coreia do Sul após abrir uma porta de emergência de um avião da Asiana Airlines durante o voo nesta sexta-feira, 26.

Cento e noventa e quatro pessoas estavam a bordo da aeronave que decolou da Ilha de Jeju com destino ao Aeroporto Internacional de Daegu, na Coreia do Sul.  

As autoridades informaram que o passageiro que estava sentado perto da saída de emergência abriu a porta manualmente ao tocar a alavanca quando o avião estava a 200 metros do solo.

Com a abertura, nove passageiros tiveram dificuldades respiratórias e precisaram ser levados para o hospital após a aterrissagem. Apesar do susto, ninguém se machucou. A polícia investiga o incidente.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram a porta do avião aberta e os passageiros enfrentando uma forte corrente de ar. 

Fonte: Terra.com

Homem morre após ser atropelado por caminhão.

Um homem que ainda não foi identificado morreu após ser atropelado no início da tarde desta sexta-feira (26), no perímetro urbano de Salto do Lontra.

O acidente aconteceu na Avenida Bertino Warmiling, na saída para Santa Izabel do Oeste. A vítima identificada como Adelar Pereira Franco, foi atingido por um caminhão com placas de Dois Vizinhos.

A Polícia Militar e o Bombeiro Comunitário isolaram o local para até a chegada da Criminalística e IML de Francisco Beltrão.

Rádio Independência.

Caminhão desce rua de ré após apresentar problemas e derruba parede de casa.

Um caminhão derrubou a parede de uma casa na manhã desta sexta-feira (26), na Rua Tiradentes, bairro Frei Vito, em Chopinzinho.

O veículo de uma empresa de concreto de Mangueirinha, subia a rua quando o motor apagou voltou de ré e atingiu uma residência.

Na casa estava o morador e os dois filhos. No caminhão estavam duas pessoas. O SAMU foi acionado, mas felizmente ninguém ficou ferido.

Fonte PPNEWS

Caminhão carregado com frango tomba na BR-369 em Arapongas, nesta manhã de Sábado.

Um caminhão que transportava animais vivos tombou na BR-369, no trecho do Distrito de Aricanduva, em Arapongas, no norte do Paraná, na madrugada deste sábado (27). O motorista do veículo disse que seguia sentido Rolândia para descarregar a carga quando dormiu ao volante. Apesar do susto, ele saiu ileso. O caminhão estava carregado com frangos e foi parar na pista contrária, sentido Arapongas/Apucarana. 

Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) foram acionados para registrar a ocorrência no local que foi sinalizado por um agente do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR).

Por conta do acidente, a pista está parcialmente bloqueada no sentido Arapongas/Apucarana. Até às 7 horas deste sábado, o veículo e os animais vivos continuavam no local aguardando remoção. O acidente ocorreu no mesmo trecho onde outros dois capotamentos ocorreram em março deste ano.

Fonte TNOnline

Pedestre fica em estado grave ao ser atropelado por carro na rodovia PR-491 em Marechal.

Um homem de 37 anos ficou gravemente ferido ao ser vítima de atropelamento no início da noite desta sexta-feira (26) na PR-491 em Marechal Cândido Rondon.

Conforme informações, a condutora de um veículo Citröen C3 trafegava pela rodovia no trecho entre Marechal Rondon a Nova Santa Rosa, quando atingiu um pedestre que atravessava rodovia empurrando a bicicleta.

A vítima recebeu os primeiros atendimentos no local e foi encaminhado pelos socorristas do Samu até a UPA Marechal com lesões considerados graves. A condutora de 31 anos não ficou ferida.


Condutor sofre ferimentos graves em capotamento na PR-180.

O condutor de uma VW/Saveiro sofreu ferimentos graves após o veículo sair da pista e capotar na tarde desta sexta-feira (26), em Dois Vizinhos.

O acidente aconteceu por volta das 16h40 na rodovia PR-180, sentido a Francisco Beltrão.

A vítima recebeu os primeiros socorros no local pelas equipes do Corpo de Bombeiros e em seguida foi encaminhada ao hospital em Dois Vizinhos. As causas do acidente não foram informadas.

Colaboração Islan Roque/RCV FM.

Mulher fica ferida após carro sair da pista e colidir contra árvore na PR-281.

Um grave acidente de trânsito foi registrado na tarde desta sexta-feira (26), na rodovia PR-281, em Salto do Lontra, sentido Santa Izabel do Oeste.

Conforme informações da Rádio Independência, um veículo Ford/EcoSport com placas de Santo Antônio do Sudoeste, saiu da pista e colidiu contra uma árvore.

A condutora, Natalia de 26 anos, sofreu ferimentos e foi encaminhada para a unidade hospitalar de Santa Izabel do Oeste.

Bombeiro Comunitário de Salto do Lontra, equipe de saúde de Santa Izabel do Oeste e SAMU atenderam a ocorrência.

Fonte PPNEWS

Candói - Acidente no trevo envolveu dois caminhões.

Na manhã desta sexta-feira (26/05), por volta das 10:00hs, um acidente ocorreu no trevo de Candói, no estado do Paraná, envolvendo dois caminhões.

 O incidente aconteceu em um trecho em obras, onde o tráfego estava sendo direcionado em meia pista pela empresa responsável pela operação e controle do trânsito.

De acordo com informações fornecidas por testemunhas no local, o acidente ocorreu quando um caminhão Ford Cargo, que seguia no sentido de Guarapuava para Coronel Vivida, foi atingido por um caminhão boiadeiro que atravessou a pista.

O motorista do Ford Cargo, um homem de 50 anos, não teve tempo de reagir e a colisão resultou em danos em ambos os veículos. Felizmente, não houve registro de feridos no acidente.

A rápida ação dos populares que presenciaram o ocorrido, aliada à prontidão dos serviços de emergência, contribuiu para a ausência de vítimas.

As autoridades competentes foram acionadas e estiveram no local para registrar a ocorrência e iniciar a investigação das circunstâncias que levaram ao acidente.

A empresa responsável pelas obras e controle do tráfego também colaborará com as autoridades para esclarecer os fatos.

Os motoristas que transitam pela região são orientados a redobrar a atenção, uma vez que o trecho continua operando em meia pista devido às obras em andamento.

A expectativa é de que os reparos necessários sejam realizados o mais breve possível, para garantir a segurança e a fluidez do trânsito no local. Informações sobre o acidente e atualizações sobre o estado do trecho podem ser obtidas no Portal Candói, fonte responsável por divulgar as informações relacionadas à região.

É fundamental que todos os condutores sigam as orientações de segurança no trânsito, respeitando as sinalizações e as normas vigentes, a fim de evitar acidentes e preservar vidas.

Fonte Portal Cantu

O Superpão Compre Mais Pitanga tem novidades para você, venha fazer seu cartão de compras de forma rápida e aproveitar as nossas super ofertas deste dia 27/05/2023.

Veja as SUPER OFERTAS do Superpão compremais de Pitanga a loja mais barata da cidade e região.




Lei assegura direito a acompanhante para mulher que realizar exame com sedação.


Foi divulgado no Diário Oficial deste sábado (27) a aprovação da Lei nº 7.507, que garante às mulheres o direito de escolherem ser atendidas por profissional do sexo feminino em exames e procedimentos com a utilização de sedativos ou anestésicos que induzam à redução parcial ou total da consciência. A lei também garante as pacientes de estarem acompanhadas por pessoa de sua escolha nesses procedimentos.

Além disso, a norma também determina que todo estabelecimento de saúde deve informar o direito ao acompanhante em local visível e de fácil acesso às pacientes.

Em casos de urgência e/ou emergência a lei não se aplica, uma vez que nem sempre é viável esperar a chegada de um familiar ou acompanhante. Nestes casos, a mulher deve ter seu atendimento supervisionado por uma integrante da equipe profissional do sexo feminino.

A proposta tem como objetivo evitar o sofrimento de abusos como os que têm se tornado públicos recentemente, como o caso do médico anestesista que foi preso sob a acusação de estupro ocorrido no Hospital da Mulher em São João de Meriti, no Rio de Janeiro.

Há relatos ainda, tanto em âmbito nacional quanto internacional, da gravidez de mulheres sedadas e que a gravidez seria resultado de abuso sofrido enquanto estavam nesta condição.

Fonte CGN

Cúpula reunirá 11 presidentes da América do Sul em Brasília.


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva será o anfitrião de um encontro com outros 10 presidentes dos países da América do Sul, na próxima terça-feira (30), no Palácio do Itamaraty, em Brasília. Os chefes de Estado de Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Suriname, Uruguai e Venezuela confirmaram presença.

A única ausência em nível presidencial é o Peru, cuja presidente, Dina Boluarte, não poderá vir ao encontro em função impedimentos legais internos do país. O Peru vive uma grave crise política desde a destituição do agora ex-presidente Pedro Castillo, no fim do ano passado. Em seu lugar, virá o presidente do conselho de ministros do país, Alberto Otárola, uma espécie de primeiro-ministro. A Guiana Francesa não participa porque é um território ultramarino da França.

A reunião já havia sido anunciada no início do mês pelo governo. Um encontro desse porte não ocorre há, pelo menos, sete anos. “O principal objetivo desse encontro é retomar o diálogo com os países sul-americanos, que ficou muito truncado nos últimos anos, e é uma prioridade do governo Lula. Temos consciência que há diferença de visão e diferenças ideológicas entre os países, mas ele [Lula] quer reativar esse diálogo a partir de denominadores comuns com os países”, explicou a embaixadora Gisela Padovan, secretária de América Latina e Caribe do Ministério das Relações Exteriores (MRE). Gisela conversou com a imprensa durante coletiva nesta sexta-feira (26), quando apresentou considerações gerais sobre a cúpula.

Embora o governo brasileiro evite apontar uma proposta específica, há a expectativa de que os presidentes discutam formas mais concretas de ampliar a integração, incluindo a possibilidade de criação ou reestruturação de um mecanismo sul-americano de cooperação, que reúna todas as nações da região. Atualmente, não existe nenhum bloco com essas características.

A União das Nações Sul-americanas (Unasul), criada em 2008, no segundo mandato do presidente Lula, foi se desintegrando ao longo do tempo, em meio a mudanças de governos em diversos países, e agora reúne apenas sete deles: Venezuela, Bolívia, Guiana, Suriname, Peru, além de Argentina e Brasil], que voltaram ao grupo recentemente. O Brasil também voltou a integrar a Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) este ano, mas o bloco é mais amplo que as fronteiras sul-americanas.

“Como vocês sabem, nos últimos anos, houve uma espécie de fragmentação nessa concertação puramente sul-americana. O propósito dessa iniciativa é unir, de novo, a região com a totalidade de seus países”, enfatizou a embaixadora. Segundo ela, temas como saúde, mudanças climáticas, inflação alta e preço dos alimentos, volta da pobreza e da fome tornam ainda mais relevante uma ação mais coordenada entre os países da América do Sul.

O convite enviado aos países vizinhos chegou a falar em uma espécie de “retiro” de presidentes para aprofundar o diálogo. Serão duas sessões. Na manhã de terça, cada chefe de Estado fará um pronunciamento, com tema livre. Depois disso, eles almoçam. À tarde, eles retomam a conversa para um diálogo informal, “numa sessão de trabalho mais livre e descontraída”, segundo descreveu Gisela.

Os presidentes que permanecerem em Brasília na noite de terça participarão de um jantar oferecido por Lula no Palácio da Alvorada, residência oficial. Nem sequer uma declaração final do encontro está prevista, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores.

O Palácio do Itamaraty ainda não confirmou as prováveis reuniões bilaterais que o presidente Lula terá com alguns dos seus homólogos presentes na cúpula, mas elas podem ocorrer já na segunda-feira (29), quando as delegações começam a chegar em Brasília.

Fonte: Agência Brasil.

Lula exalta maioria de mulheres na direção da Caixa.


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva postou um vídeo nas redes sociais, na noite desta sexta-feira (26), em que aparece cercado de sete dirigentes máximas da Caixa Econômica Federal. Entre elas, a presidente, Rita Serrano, que é empregada de carreira da instituição.

“Presidente, eu vim anunciar ao senhor, em primeira mão, que a Caixa é o primeiro banco brasileiro e um dos poucos do mundo, e uma das poucas empresas do Brasil e do mundo, a ter maioria de mulheres na alta administração. Dos 12 vice-presidentes que nós temos, seis são mulheres e, comigo na presidência, são sete. Isso é graças ao seu governo, sua política de defender a igualdade de gênero, salário igual, respeito à diversidade”, afirmou Serrano no vídeo.

Em seguida, Lula cumprimenta a presidente do banco e brinca. “Espero que logo, logo você tenha as 12 mulheres [ocupando as vice-presidências]”.

O conselho de administração da Caixa elegeu suas duas mais novas vice-diretoras esta semana. Maria Cristina Farah é a nova vice-presidência de Negócios de Varejo, enquanto Lucíola Aor Vasconcelos assume a posição de Agente Operador. Com as duas executivas, a cúpula do banco público está completa, agora com maioria feminina. As duas vagas estavam abertas desde a destituição de Thays Cintra Vieira e Edilson Carrogi Ribeiro, remanescentes do governo anterior.

No início do mês, Lula assinou decreto em que cria grupo de trabalho responsável por elaborar um Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre Mulheres e Homens. Um pouco antes, No Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, Lula já havia enviado ao Congresso projeto de lei sobre equiparação salarial, com a previsão de multa de dez vezes o maior salário da empresa em caso de descumprimento pelos empregadores. A proposta, contudo, precisa ser aprovada pelos parlamentares para virar lei.

Durante a campanha, Lula se comprometeu a aumentar a participação feminina no governo. Na composição do primeiro escalão da Esplanada dos Ministérios, de um total de 37 pastas, 11 são comandadas por mulheres, o que representa pouco menos de um terço.

No decreto que instituiu cota de 30% de vagas de cargos e funções comissionadas do governo federal para pessoas negras, há também uma exigência de paridade de gênero na ocupação desses postos.

Fonte: Agência Brasil.

STF tem 4 votos a 1 para tornar réus mais 131 investigados pelo 8/1.


O Supremo Tribunal Federal (STF) registrou o placar de 4 votos a 1 para tornar réus mais 131 envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro. É o sexto grupo de investigados, totalizando 1.176 das 1,3 mil denúncias apresentadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Até o momento, além do relator, ministro Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes, Dias Toffoli, e Cármen Lúcia também votaram pelo recebimento das novas denúncias. André Mendonça divergiu da aceitação das acusações.

O julgamento ocorre no plenário virtual, modalidade na qual os ministros depositam os votos no sistema eletrônico do STF e não há deliberação presencial. A votação vai até 29 de maio.

Se a maioria dos ministros aceitar as denúncias, os acusados passarão a responder a uma ação penal e se tornam réus no processo. Eles deverão responder pelos crimes de incitação ao crime e associação criminosa. O grupo é formado por acusados de atuarem como autores e instigadores dos atos.

O julgamento das primeiras denúncias começou no mês passado. Até o momento, a Corte tornou réus 1.045 investigados.

Fonte: Agência Brasil.

Ex-presidente, Jair Bolsonaro é condenado em segunda instância por ataques a jornalistas.


O ex-presidente Jair Bolsonaro foi condenado em segunda instância por dano moral coletivo à categoria dos jornalistas, nesta quinta-feira (25), pela Justiça paulista. A indenização é de R$ 50 mil, a serem revertidos para o Fundo Estadual de Defesa dos Direitos Difusos.

A 4ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) manteve decisão da 24ª Vara Cível da Comarca de São Paulo proferida em junho de 2022. Na segunda instância, os desembargadores modificaram apenas o valor da indenização, que antes era de R$ 100 mil reais.

Em 7 de abril de 2021, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) ajuizou ação civil pública denunciando Bolsonaro por suas reiteradas ofensas e agressões. Para entidade, ficou caracterizada uma prática de assédio moral sistemática contra toda a categoria profissional, ao afrontar a imagem e a honra dos e das jornalistas de maneira indistinta.

O sindicato utilizou como base levantamentos da Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj), que registrou 175 ataques de Bolsonaro à imprensa só em 2020, e da organização Repórteres sem Fronteiras (RSF), que mapeou 103 insultos contra jornalistas no mesmo ano, da ONG internacional Artigo 19 e da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert). Além disso, a entidade organizou documentação de ataques de Bolsonaro a jornalistas de todo o país, com foco em São Paulo.

Fonte: Agência Brasil.