Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

09/01/2023 *--* Deus é Fiel!!!

 Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Neste domingo várias interrupções no abastecimento elétrico prejudicam a população em Santa Maria do Oeste mais uma vez.

Neste Domingo várias interrupções de energia aconteceram na parte da manhã na cidade de Santa Maria do Oeste, mas isso não é novidade acontece com muita frequência.

A diversas reclamações já foram feitas neste Blog por parte da população, relatando incontáveis prejuízos de todos os tipos de aparelhos, inclusive a nossa equipe não escapou tendo uma geladeira e um computador queimados em  decorrência das  quedas constantes no abastecimento elétrico.

Um serviço caro e mal executado, até quando iremos ter que conviver com fatos como esses, por parte da copel? será que falta investimento? Todos sempre esperemos que estes problemas fossem resolvidos já a anos, mas infelizmente acho que teremos que incluir em nossas orações para ver se a ajuda divina consegue resolver esta situação que vem ocorrendo com toda a população santa-mariense.

Fonte: Redação do Blog do Beto de notícias.

Crime brutal, seis paranaenses são mortos e os corpos queimados em Santa Catarina, três ainda conseguiram sobreviver. 

Tudo começou na noite de sábado (07), após uma discussão em frente à uma residência localizada no bairro Morro do Meio, zona Oeste de Joinville.

Uma das vítimas teria discutido com um homem e após isso, foi dado início a uma série de crimes que chocaram a cidade e mobilizaram as forças policiais.

Segundo informado, as vítimas em óbito são moradores de Palmas e União da Vitória. Após a discussão, aproximadamente 20 pessoas invadiram a residência e espancaram os 10 homens que lá moravam.

Os criminosos sequestraram as vítimas e as levaram para uma região de mata onde atearam fogo em um carro com ao menos seis pessoas dentro, já na madrugada de domingo (08). “As vítimas eram prestadoras de serviços de uma empresa de roçada. Eles eram todos do Paraná e estavam trabalhando em Joinville”, afirmou o delegado Dirceu Silveira Júnior. No pátio da residência haviam três carros que eram usados pela empresa em que os homens prestavam serviços.

Esses carros foram usados pelos criminosos para levar as vítimas até o local. Moradores da região foram quem encontraram um deles em chamas e a polícia foi acionada já que haviam corpos dentro.

A casa em que os homens moravam também foi incendiada e a Polícia Civil já trabalha nas investigações para identificar e prender os autores desse crime bárbaro. “Já demos início nas investigações e estamos ouvindo testemunhas para entender de fato o que aconteceu. É um crime que sai um pouco do que estamos acostumados a trabalhar. O que podemos afirmar é que foi uma retaliação após uma discussão”, concluiu o delegado. Três vítimas sobreviveram ao ataque, foram localizadas e já foram ouvidas pela Polícia Civil.

Todos os corpos foram conduzidos para o IML de Joinville e somente um trabalho pericial irá dizer se eles já haviam sido mortos antes ou depois de o carro onde estavam a ser incendiado. A identidade das vítimas ainda não foi divulgada.

   
 Fonte: Plantão News Joinville

Ex-marido ameaça ex-esposa com criança do seu lado em Palmital.


Na data de hoje por volta das 22h00min a equipe recebeu ligação da pessoa de ***********, RG **********, a qual relatava que algumas horas antes seu ex marido a pessoa de **********. RG ***********, teria ido até sua residência e feito ameaças contra a mesma, vindo a quebrar uma garrafa de cerveja na varanda de sua casa, quase acertando ela e sua criança.

Relata ainda que ela possui uma medida protetiva contra **********, medida está sob o número *********** expedida em 13/10/2022. A equipe realizou patrulhamento nas imediações, porém não encontrou *********.

Diante dos fatos a solicitante foi orientada quanto aos procedimentos cabíveis.

Fonte Polícia Militar

Em laranjeiras do Sul, mulher estava sendo agredida, polícia é acionada e no local foi encontrado armas, munição e drogas.

A equipe foi acionada via COPOM para deslocar até a Rua Minas Gerais, onde um homem estaria agredindo sua esposa, e a mesma estaria pedindo por socorro.

No local onde o masculino com 39 anos de idade relatou que houve uma discussão com sua esposa de 24 anos de idade e após isso a mesma teria saído. Sendo que o mesmo franqueou a entrar para a equipe verificar se a mesma não estava sendo mantido em cárcere privado.

Durante a busca foi localizado uma pistola calibre .380 municiada e carregada com 15 munições, mais 12 munições calibre .380, 47 munições calibre 9mm, um tablete de substancia análoga a crack pesando aproximadamente 1.005 kg, e 160 (cento e sessenta) gramas de substancia análoga a cocaína, duas balanças de precisão, um carregador de pistola calibre .380, e um montante em espécie em reais, ainda foi localizado no veículo SANDERO, no porta luvas um revolver marca Taurus calibre .38 o qual encontra-se carregado com uma munição intacta.

Diante do fato foi dado voz de prisão ao masculino e lido seus direitos constitucionais. Durante a prisão compareceu na 2ª Cia, a esposa do mesmo com 24 anos de idade a qual relatou que só teve uma discussão e não tem interesse em representação.

O masculino, as armas, munições e alguns objetos (objetos este que o masculino não saber informar a procedência) foram encaminhadas para delegacia para os procedimentos de polícia judiciaria.

Fonte Polícia Militar

Ex-namorado agride e ameaça mulher, "se não voltar comigo vai morrer", caso foi registrado em Manoel Ribas.


Às 10h45 do dia 08 de Janeiro de 2023, compareceu a sede do Destacamento Policial Militar de Manoel Ribas a pessoa de ***********, ** anos, o qual passou a relatar que na virada de ano a pessoa de ***********, juntamente com mais cinco jovens, vieram a agredir seu filho **************, ** anos, com socos, chutes, mata leão, bem como também lhe desferiram uma facada no braço esquerdo.  

Tudo isso se deu porque a pessoa de ************, não aceitou o término de namoro com ***********, ** anos, também filha do noticiante. Na ocasião, ********* tentou agarrar a força ******** e ******** interveio em defesa de sua irmã. Momentos depois ********** retornou com os demais e o agrediram.

Que a partir desse dia, ********* vem fazendo ameaças a ******** via Messenger, dizendo que se ************ se não voltar a namorar com ele, vai pegá-lo novamente.

Indagado ao noticiante que se sabia quem estava junto com *********** no dia da agressão, ****** relatou que soube que a pessoa conhecida pela alcunha de "**********", foi quem imobilizou com mata leão seu filho, não soube dizer quem desferiu o golpe de faca.

Relata também que no dia da agressão ********* mostrou uma arma de fogo.  Diante do fato, foi confeccionado o boletim de ocorrência e orientado o solicitante quanto às medidas a serem tomadas.

Fonte Polícia Militar

Suspeito de furtos em Ivaiporã é abordado e tenta agredir equipe policial.


Na manhã de domingo (8) policiais militares da 6ª CIPM abordaram um rapaz suspeito de vários furtos que vêm ocorrendo na cidade de Ivaiporã. Ao ser abordado, ele partiu para cima dos policiais.

De acordo com o boletim de ocorrência, por volta das 8h15, equipes de serviço receberam informações que um suspeito de diversos furtos na cidade estaria escondido em uma casa abandonada na Rua Clara Storoski, que fica entre o Jardim Belo Horizonte e a Vila Monte Castelo.  

Chegando ao local, os policiais viram um indivíduo correndo para dentro da casa. Ele foi acompanhado e quando foi dada voz de abordagem, o rapaz partiu    para cima da equipe dizendo “que ninguém iria ao abordar e não devia nada para ninguém”.

Após contido foi necessário o uso de algemas, pois o suspeito estava alterado e se debatendo, ocasionando lesão na perna de um policial e na mão esquerda de outro.

Além do suspeito, também estavam na casa mais três usuários que acataram a voz de abordagem, foram qualificados e liberados.

Realizadas buscas no local nada de ilícito foi encontrado. Perguntado sobre os furtos, o detido negou envolvimento. Diante dos fatos, o detido foi encaminhado até a 6ª CIPM para lavratura de termo circunstanciado.

Fonte: Polícia Militar.

VENHA PARA O RESTAURANTE TROPICAL VOCÊ TAMBÉM!!!


Em Santa Maria do Oeste na frente do escritório da advocacia Bronholo você encontra o RESTAURANTE TROPICAL com a melhor comida caseira da região, venha e aproveite!!!

Homem é preso em Arapongas depois de tentar matar vizinho a tiros.


Um homem foi preso em Arapongas, no norte do Paraná, na noite deste domingo, 08, depois de tentar matar o vizinho com dois tiros de uma arma calibre .22. A vítima foi atingida no rosto e no tórax, e encaminhada ao hospital Honpar. A ocorrência foi registrada por volta das 20h20, no Jardim Primavera.

Segundo o boletim de ocorrências, o atirador chegou a fugir, mas após diligências, foi localizado pela Polícia Militar (PM). O agressor disse que realizou os disparos porque a filha da vítima estava andando de bicicleta em frente ao seu portão e quando ele pediu para a menina se retirar do local, o vizinho foi tirar satisfações, levando então dois tiros.

A vítima foi levada por vizinhos ao hospital para receber atendimento médico. Detalhes sobre o estado de saúde dele não foram divulgados.

Verificação a uma ocorrência de perturbação do sossego em uma casa, acaba em apreensão de drogas e munição de arma em Guarapuava.


A equipe rádio patrulha foi acionada via COPOM para atender uma ocorrência de perturbação do sossego.

Contato com os moradores: mulher com 28 anos de idade e um masculino com 28 anos de idade. Onde foi encontrado na residência uma balança de precisão na cor cinza, várias cédulas de dinheiro trocado, um prato contendo resquícios de cocaína e ainda um pacote plástico contendo substância análoga a maconha e uma porção da mesma droga ainda não fracionada, que posteriormente pesados totalizaram 276 gramas.

Um caderno contendo anotações referentes ao comércio de entorpecentes do tipo maconha e cocaína e ainda uma munição calibre 38 marca intacta e ainda um cabo de revolver nas cores camufladas.

Diante do exposto foi dada voz de prisão ao masculino pelos crimes de tráfico de entorpecentes e posse irregular de arma de fogo ou munição e encaminhado para procedimentos de polícia judiciária.

Fonte Polícia Militar

Homem de 33 anos é preso suspeito de abusar sexualmente da enteada de 7 anos.

Um homem de 33 anos foi preso pela Polícia Militar na madrugada de segunda-feira (9) suspeito de estuprar a enteada de apenas 7 anos. O caso aconteceu no Bairro Santa Felicidade, em Cascavel. Segundo relatos da vítima à polícia, o padrasto passou a língua em suas partes íntimas.

De acordo com a PM, o crime aconteceu durante a tarde de domingo (8), mas a menina contou sobre o ocorrido à mãe e à tia apenas durante a noite. A equipe policial foi chamada e conversou com a criança, que revelou como ocorreram os abusos. Diante dos relatos dela, os militares fizeram a prisão do padrasto.

Ainda conforme a PM, o homem é suspeito de outros dois estupros de vulnerável, ambos ocorridos no Mato Grosso do Sul. Ele negou ter abusado da enteada, com a qual convive desde que ela tinha 1 ano. A família veio do estado vizinho há poucos dias em busca de oportunidade de emprego em Cascavel.

O detido foi conduzido a 15ª SDP (Subdivisão Policial) e o caso deve ser investigado pelo Nucria (Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes). A vítima também esteve na delegacia e deve passar por exame de corpo de delito no IML (Instituto Médico-Legal) durante o dia. O Conselho Tutelar acompanhou toda a situação.

Fonte: BANDA B.

Duas pessoas morrem após carro colidir na traseira de motoneta na BR-277.


Duas pessoas morreram na madrugada deste domingo (8), em um grave acidente registrado na rodovia BR 277, entre Medianeira e Matelândia.

O acidente foi registrado por volta das 2h, na altura do km 665, próximo ao SAU, e envolveu um veículo Gol e uma motoneta Kenton.

Com a colisão, os dois ocupantes da moto acabaram caindo e vieram à óbito ainda no local. As vítimas foram identificadas como sendo D-S.I, masculino, de 41 anos, e S.I.N.P.D.P, masculino, de 25 anos.

O SIATE do Corpo de Bombeiros de Medianeira chegou a se deslocar ao local para atendimento, porém os socorristas nada puderam fazer, além de constatar o óbito das vítimas.

No veículo Gol ninguém se feriu. Eles seriam moradores de Curitiba.

Fonte: Guia Medianeira

Mulher fica em estado grave ao sofrer acidente na PR-488. 


Uma mulher ficou gravemente ferida ao se envolver em um acidente de trânsito na noite deste domingo (8) em Vera Cruz do Oeste. O acidente entre um Sandero e uma Triton foi registrado na PR-488.

Uma mulher de 41 anos que estava no Sandero com placas de Toledo foi socorrida no local e encaminhada em estado grave ao Hospital de Vera Cruz do Oeste. Na caminhonete estavam uma mulher de 42 anos, uma adolescente de 13 e uma criança de 2 anos, que sofreram ferimentos leves e também foram encaminhadas ao Hospital de Vera Cruz. A Polícia Rodoviária prestou atendimentos na ocorrência. Segundo informado, o Sandero capotou depois do impacto com a Triton.

Fonte: CGN.

Mulher sofre ferimentos em colisão entre carro e caminhão na BR-163.

Na tarde deste domingo (08) foi registrado um acidente de trânsito na rodovia BR-163 próximo a Marcianópolis entre Barracão e Santo Antônio do Sudoeste, envolvendo um GM/Prisma e um caminhão. Segundo informações o automóvel colidiu com o caminhão e saiu da pista. Uma mulher que estava no carro sofreu ferimentos.

O SAMU e Corpo de Bombeiros de Dionísio Cerqueira, prestaram socorro à vítima que foi encaminhada a hospital em Santo Antônio do Sudoeste. A Polícia Rodoviária Federal registrou a ocorrência.

Fonte: Portal Tri.

Três pessoas ficam feridas em acidente no Sudoeste.

Três veículos se envolveram em uma colisão de trânsito na manhã deste domingo (08), em Nova Prata do Iguaçu, na rodovia Setembrino Tomazi sentido a Usina Salto Caxias.

De acordo com informações, uma mulher e uma criança que estavam em um VW/Voyage tiveram ferimentos leves.

Já o condutor de um GM/Cobalt teve ferimentos moderados e foi encaminhado ao hospital. A condutora do terceiro veículo não sofreu ferimentos.

As causas do acidente não foram informadas.

Fonte: PP News e fotos de Ademir Maia/Rádio Rota FM

O Superpão Compre Mais Pitanga tem novidades para você, venha fazer seu cartão de compras de forma rápida e aproveitar as nossas super ofertas deste dia 09/01/2023.

Veja as SUPER OFERTAS do Superpão compremais de Pitanga a loja mais barata da cidade e região.


Choque da PM retira golpistas que jogaram terra em distribuidora de combustível, em Araucária.

Golpistas que se recusam a aceitar o resultado das eleições fizeram um bloqueio com terra em duas vias de acesso à uma distribuidora próxima à refinaria de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), na noite deste domingo (8).

A situação começou por volta das 20h e se estendeu até a madrugada de segunda-feira (9), quando a tropa de Choque da Policia Militar (PM) retirou as pessoas do local usando bombas de gás.

Hostis, os golpistas não autorizavam a proximidade de equipes de imprensa. Eles usaram dois caminhões-caçamba para jogar terra na entrada da distribuidora e impedir que caminhões saíssem com combustível. 

O objetivo dos golpistas era fazer com que Curitiba e região ficassem desabastecidos de combustível. O bloqueio dos portões da distribuidora, porém, durou poucas horas, pois na madrugada a PM agiu e, com bombas de efeito moral e balas de borracha, afastou as pessoas e posicionou um trator para retirar a terra do local.

 

“Vocês são corruptos, traidores, deviam estar aqui para defender o povo. Estão acatando ordem de presidiário. Eu confiei em vocês, mas vocês são uma decepção”. 

Diziam os golpistas aos policiais militares, na frente da distribuidora

Segundo a PM, duas pessoas foram detidas. “Elas não estavam entre os manifestantes e sim faziam provocações e teriam feito disparos de arma de fogo contra os mesmos”. Os dois presos foram levados à delegacia.

Além disso, dois manifestantes foram encaminhados para lavratura de termo circunstanciado por desobediência, enquanto os militares faziam a desobstrução da via. “Foi necessário fazer uso progressivo da força para dispersão das pessoas”.

A PM também destacou que identificou líderes e veículos que foram utilizados nas manifestações para possíveis responsabilizações futuras.

Ataques às refinarias

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) emitiu nota alertando sobre os possíveis ataques de manifestantes extremistas a refinarias da Petrobras logo depois dos atos que geraram a depredação do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal (STF).

Estes possíveis ataques a refinarias já tinham sido anunciados por bolsonaristas nos últimos dias através das redes sociais. Por volta das 23h de domingo, em uma rede social, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, cuja base política é o Paraná, alertava para o risco de interdição na Repar (Refinaria Presidente Getulio Vargas), em Araucária.

“Os bandidos agora estão tentando impedir as refinarias de distribuir combustíveis”, afirmou ela, destacando imagens do local. “Esse vídeo é de delinquentes lá no Paraná, que estão à frente da Repar, em Araucária. O governo do estado vai deixar? Vai ser conivente com o crime e vandalismo? Cadê a PM do Estado?”.

Diante das ameaças de ataques, ao longo do domingo, a FUP acionou órgãos federais de segurança, o serviço de inteligência e segurança corporativa da Petrobras e o senador Jean Paul Prates, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para assumir a presidência da Petrobras.

Em uma rede social, Prates disse que a grande quantidade de postagens convocando para mobilizações junto às refinarias merece atenção.

“Entrei em contato com o atual presidente interino em exercício, diretor de Desenvolvimento da Produção, João Henrique Rittershaussen […]. O presidente em exercício da Petrobras informou que as equipes de segurança foram acionadas, bem como a segurança pública, e que as equipes da empresa estão reavaliando a situação a cada momento.”

escreveu Prates

Vídeo do momento em que os caminhões soltaram terra em frente aos portões da distribuidora, em Araucária:

Segundo Prates, inspira preocupação um conjunto de refinarias que são citadas nas postagens. A Petrobras informou que as refinarias estão operando normalmente e que “está tomando todas as medidas preventivas de proteção necessárias, conforme procedimento padrão.”

O MME (Ministério de Minas e Energia) divulgou nota na noite deste domingo (8) destacando que monitora a situação. “O MME, em articulação com as entidades vinculadas, tem garantido a normalidade do abastecimento nacional de combustíveis e o funcionamento adequado de refinarias, terminais e bases de distribuição”, diz o texto.

“Além de monitorar o status de protestos nessas estruturas, seguimos atentos e em articulação com outras Pastas e Estados para assegurar o suprimento. ”

Disse o Ministério de Minas e Energia


Moraes afasta governador Ibaneis Rocha, do Distrito Federal, e determina desmonte de todos os acampamentos bolsonaristas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu na madrugada desta segunda-feira (9) afastar o governador do Distrito Federal do cargo por 90 dias. No domingo (8), as forças de segurança do DF não contiveram vândalos bolsonaristas que invadiram e depredaram o Congresso, o Palácio do Planalto e o prédio do STF. Moraes tomou a decisão ao analisar um pedido do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e da Advocacia-Geral da União. Moraes disse que os atos terroristas do domingo só podem ter tido a anuência do governo do DF, uma vez que os preparativos para os atos eram conhecidos. O ministro também Moraes determinou o desmonte imediato do acampamento de bolsonaristas golpistas na frente do quartel-general do Exército, em Brasília, e em todos os Estados. ” Imediata desocupação de todos os prédios públicos federais em todo o território nacional, e dissolução dos atos antidemocráticos realizados nas imediações de quarteis e outras unidades militares, valendo-se para tanto do uso de todas as forças de segurança pública, inclusive dos Estados da Federação e do Distrito Federal”, diz a decisão.


“A escalada violenta dos atos criminosos resultou na invasão dos prédios do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal, com depredação do patrimônio público, conforme amplamente noticiado pela imprensa nacional, circunstâncias que somente poderiam ocorrer com a anuência, e até participação efetiva, das autoridades competentes pela segurança pública e inteligência, uma vez que a organização das supostas manifestações era fato notório e sabido, que foi divulgado pela mídia brasileira”, escreveu Moraes na decisão.


O ministro afirmou ainda que os ataques aos prédios e às instituições da República foram “desprezíveis” e não ficarão impunes: “Os terroristas e criminosos foram escoltados por viaturas da Polícia Militar do Distrito Federal até os locais dos crimes; não foi apresentada, pela Polícia Militar do Distrito Federal, a resistência exigida para a gravidade da situação, havendo notícia, inclusive, de abandono dos postos por parte de alguns policiais parte do efetivo deslocado para impedir a ocorrência de atos violentos não adotou as providências regulares próprias dos órgãos de segurança, tendo filmado, de forma jocosa e para entretenimento pessoal, os atos terroristas e criminosos”. Anderson Torres (secretário de segurança) foi exonerado do cargo no momento em que os atos terroristas ainda estavam ocorrendo


A operação deve ser realizada pelas Polícias Militares dos Estados e DF, com apoio da Força Nacional e Polícia Federal se necessário, devendo o governador do Estado e DF ser intimado para efetivar a decisão, sob pena de responsabilidade pessoal.


O comandante militar do QG deverá, igualmente, prestar todo o auxílio necessário para o efetivo cumprimento da medida.


Apreensão de ônibus


Moraes determinou também a apreensão e bloqueio de todos os ônibus identificados pela Polícia Federal, que trouxeram os terroristas para o Distrito Federal. Os proprietários deverão ser identificados e ouvidos em 48 (quarenta e oito) horas, apresentando a relação e identificação de todos os passageiros,


Além disso, determinou a proibição imediata, até o dia 31 de janeiro, da entrada de quaisquer ônibus e caminhões com manifestantes no Distrito Federal.


A PRF e a Polícia Federal deverão providenciar o bloqueio, a imediata apreensão do ônibus e a oitiva de todos os passageiros;

Fonte: Bem paraná. 

Ex-vereador de Assis Chateaubriand é encontrado morto com mãos e pés amarrados.

O ex-vereador Marcos Antonio da Silva, de 52 anos de idade, mais conhecido como "Marquinhos Pixute" foi encontrado morto neste domingo.

"Pixute" foi encontrado morto no interior de Tupãssi. Atualmente, ele trabalhava como motorista particular "Huber".

De acordo com informações, o corpo do ex-vereador foi encontrado por volta das 05hrs38 da manhã desde domingo 08/01, na área rural de Tupãssi, na estrada comunidade Rio do Peixe, próximo ao Rio do Peixe, na rodovia PR- 581.

O corpo estava ao lado do seu veículo de trabalho, sendo um veículo Sandero de cor Branco, com placas de Salvador Estado da Bahia, o corpo do ex-vereador estava com os pés amarrados e as mãos amarradas para trás, e com diversas marcas de tiro, uma cápsula estava em cima do corpo, além de muitas cápsulas de armas de fogo, sendo de pistola ou revólver.

A Polícia Militar foi acionada, onde fizeram o isolamento do local até a chegada da Polícia Civil.

Uma equipe do SAMU chegou a ser acionada, mas nada puderam fazer, a não ser a constatação do óbito do ex-vereador.

A Polícia Científica também esteve no local, uma equipe do IML da Cidade de Toledo foi acionada, onde recolheram o copo e encaminharam para exame de necropsia, e logo em seguida foi liberado aos familiares para os atos fúnebres.
A Polícia passa a investigar o caso.

Marcos Antônio da Silva, iria completar 53 anos em abril, foi Vereador de Assis Chateaubriand por dois mandatos, "Marquinhos Pixute" como era carinhosamente conhecido, deixa dois filhos e uma legião de amigos em Assis Chateaubriand e região.

Marcos Antônio da Silva, "Pixute" também era árbitro de futebol.

Fonte: PORTAL NOVA SANTA ROSA.