Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

terça-feira, 8 de novembro de 2022

08/11/2022 *--* Deus é Fiel!!!

      Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Dois jovens, furtam celulares de loja de Pitanga, um deles já é conhecido no meio policial.

Na data de 07 de novembro de 2022, relata solicitante que adentraram em seu estabelecimento comercial, e em um momento de distração, subtraíram da prateleira dois aparelhos celulares sendo um xiaomi redmi note 8 na cor azul e um xiaomi 9c na cor preto. Conforme o monitoramento interno da loja foi possível identificar o autor como sendo um homem de 34 anos bastante conhecido no meio policial pela pratica de furtos. Diante das características do autor e informações das imagens foi realizado ptrm nas imediações, porém, não foi logrado êxito nas buscas até o momento da confecção deste boletim.

Fonte: Polícia Militar.

Adolescentes de 14 e 17 anos da casa lar de Palmital são pegos pela Polícia Militar, após furtarem barbearia e também 2 veículos.

Na data de 07 de novembro de 2022, após levantamento de informações e ligações anônimas dando conta de onde poderiam estar os autores dos furtos de uma vw/saveiro, de uma pampa, e furto a uma barbearia, foi feito acompanhamento através de c meras, feitos diligências e obtido êxito em abordar os três adolescentes envolvidos, estando dois deles com 14 anos e um com 17 anos, os quais confirmaram a autoria dos fatos explanados nos boletins de ocorrência de furtos acima mencionados, porém não informaram onde estariam os produtos furtados na referida barbearia, além de vários outros furtos de boletins anteriores, fuga de casa lar, e situações no colégio onde frequentam, foi acionado o conselho tutelar, onde se fez presente os conselheiros encaminhado os mesmos até sede do 4º pelotão para a confecção do boletim de ocorrência, e entregues ao conselho tutelar sem qualquer tipo de lesão.

Fonte: Polícia Militar.

Homem de 54 anos tem veículo furtado de dentro da garagem de sua residência em Manoel Ribas.

  No dia 08 de novembro de 2022, por volta das 03h55min, entrou em contato o solicitante de 54 anos, relatando que havia furtado de dentro da garagem o seu veículo vw/gol, de cor cinza. Foi efetuado patrulhamento por diversos pontos da cidade, sendo logrado êxito em localizar o referido veículo abandonado no final da rua dom Pedro I, saída para localidade rural bairro dos galos, sendo subtraída a bateria, e o aparelho de som de seu interior. Diante dos fatos foi acionado o proprietário, juntamente com o guincho para retirada do veículo do local e o fato encaminhado para delegacia de polícia civil de Manoel Ribas.

Fonte: Polícia Militar.

Padre tira batina e abandona Missa após briga com eleitores de Lula. Assista ao Vídeo:

Um padre de Nerópolis, na região metropolitana de Goiânia, tirou a batina e abandonou uma missa por causa de uma discussão política com fiéis. O pároco Danillo Neto teria pedido que os eleitores de Lula (PT) deixassem o local.


O caso ocorreu na Paróquia Imaculado Coração de Maria e foi divulgado pelo portal Mais Goiás. Segundo a página, o padre, eleitor de Jair Bolsonaro (PL), teria discutido com uma mulher que votou em Lula, eleito presidente no último domingo.


Depois de ler um salmo, o religioso teria pedido para quem “fez o L” deixar a igreja, e ele e a mulher começaram a discutir. Ele voltou a mandar os fiéis eleitores de Lula deixarem o local, mas como ninguém cumpriu a ordem, ele mesmo deixou a missa.


“É? Então beleza, vocês não precisam de padre? Então estou deixando a paróquia”, diz ele em vídeo que circula nas redes sociais, enquanto tira a batina.


Padre se pronuncia


Em stories publicados no Instagram, o padre Danillo Neto deu sua versão do ocorrido. Ele, que se define na rede social como um homem “de direita e anti-comunismo”, disse alertar a comunidade sobre “o mal” do regime comunista há tempos.


“Ontem em minhas homílias não falei nada de política. Mas quando fui celebrar a última missa havia um grupo de jovens em frente à igreja, marginais que estavam vendendo droga. Eu os questionei e eles disseram: ‘faz o L, padre’”, diz a publicação.


O pároco diz ter ficado com muita raiva e, logo em seguida, entrou na igreja dizendo: “gente, está errado, será que vocês não veem isso?”. Ainda segundo o relato dele, uma mulher saiu do fundo dizendo que não precisava de padre.


“Outra também disse esses dias que não precisava de doutrina. Aí eu deixei tudo porque não tenho mais estrutura. Se eu não posso pregar a verdade, então para que ser padre?”, finaliza.


Diocese lamenta

A Diocese de Anápolis também divulgou comunicado lamentando o ocorrido. De acordo com a nota, o bispo diocesano Dom João Wilk está acompanhando pessoalmente a situação e tomará as devidas providências.


“Reiteramos a posição não partidária da Igreja e repudiamos qualquer ato de intolerância. Rogando ao Senhor Deus pela unidade e a paz, a Diocese de Anápolis convida os fiéis a rezar pelo sacerdote e pela comunidade”, finaliza.

Fonte: Bhaz.

Homem constrói sarcófago e enterra Cheetos para ‘confundir’ civilização futura.


Um artista norte-americano usou suas habilidades manuais para “enganar” civilizações futuras de um jeito inusitado: construindo um sarcófago e enterrando-o com um pacote de salgadinho Cheetos dentro.

O rapaz, que se identifica como “Sunday Nobody“, publicou um vídeo em que explica as etapas do processo criativo. O resultado final foi um “caixão” de mais de uma tonelada, com direito até a dedicatória com os ingredientes do aperitivo.

“Artefato histórico enterrado abaixo. Não abra por 10 mil anos. Ano em que foi enterrado: 2022”, diz uma placa deixada no local.

Passo a passo
O rapaz explica como construiu o sarcófago, processo que levou mais de um mês.

“O primeiro passo foi cortar pedaços de melamina (material usado na fabricação de plásticos e produtos antichama) e usar uma forma grande. E eu estava usando concreto armado, então precisei selar a forma. Eu também fiz uma forma para a placa superior, cortei o vergalhão e depois o aqueci para que eu pudesse dobrar em ângulos de 90 graus”, diz no vídeo.

O artista ainda usou um laser para “gravar” os ingredientes do Flamig Hot Cheetos e pintou o escrito com spray adesivo, cobrindo as frases com folhas de ouro. “O pessoal do Flaming Hot Cheetos não está patrocinando ou mesmo sabendo desse projeto”, brincou.

O homem deixou a “lápide” secando por mais de um mês e tingiu o sarcófago de preto. Depois de comprar o saco de Cheetos e envolvê-lo em resina, o “astro” da empreitada foi preso aos quatro cantos do caixão para que não se soltasse.

‘Obra de arte’ divide opiniões
Assim, depois de aproximadamente dois dias e várias “pausas” para lanches, o sarcófago de Cheetos foi finalmente enterrado com a ajuda de um trator e várias mãos. Seguidores do artista comentam sobre a invenção curiosa elogiando a originalidade, enquanto outros questionam: por quê?

“Isso apareceu na minha página ‘for you’ e eu soube imediatamente que era você. Sua mente é incrível, irmão. Continue com a ‘arte de meme’!”, escreveu uma pessoa nos comentários. “Tem um cara aqui no TikTok que sempre fala disso. Espero que ele veja que estamos enganando futuras civilizações”, brincou uma brasileira.

Alguns usuários ainda chamam atenção para o imenso gasto de energia e dinheiro que a ideia dispendeu. “Eu pensei que já houvesse ficado entediada muitas vezes na vida, mas agora percebo que nunca havia ficado verdadeira, genuinamente entediada, estilo ‘Cheetos-sarcófago’ entediada”, disparou uma mulher.

Fonte: Bhaz.

Tiago Abravanel fala sobre mensagem de Silvio Santos no dia do seu casamento.


Tiago Abravanel participou de um programa no SBT, ao lado do seu marido, Fernando Poli, e comentou sobre a celebração do seu casamento. Antes das dinâmicas, o programa hoje apresentado por Patricia Abravanel, exibiu um vídeo do dia da cerimônia.

No palco, Tiago revelou a sua tia Patrícia, que esteve presente no casamento, que recebeu uma mensagem do avô Silvio Santos, mesmo ele não tendo comparecido ao evento.

“Ele escreveu que, independentemente da festança, o mais importante era a amizade e a relação que nós ele e o marido temos”, disse Tiago, revelando que a mensagem foi por escrito, num cartão, não por meio de uma ligação.

Tiago também falou do seu encontro com Patrícia, revelando ser a primeira vez nesse ano que tinha visto a tia desde a sua saída do Big Brother Brasil 2022.

“Eu pensei: meu Deus, ela veio”, disse, revelando também que sua outra tia Rebeca Abravanel também esteve presente.

A noite, o ator também foi um dos principais nomes a participar do Teleton, maratona televisiva de arrecadação de recursos para a AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente), promovida anualmente pelo SBT. No programa ele interagiu com Patricia e suas outras tias.

Fonte: CGN.

Jovem de 25 anos, segunda vítima de gravíssimo acidente na BR-280, morre no hospital.


Faleceu no Hospital Regional em Francisco Beltrão, o jovem, de 25 anos, condutor do veículo VW/Gol que se envolveu em um grave acidente de trânsito na manhã desta segunda-feira (07), BR-280, em Marmeleiro.

A passageira do carro, uma mulher, de 32 anos, morreu no local do acidente.

Conforme as informações, o VWGol vinha de Flor da Serra do Sul sentido a Marmeleiro, quando acabou rodando na pista e colidiu com um motorhome.

Equipes do SAMU, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal atenderam o acidente.

Fonte: PP News.

Paraná bate recorde no tempo médio de abertura de empresa em outubro: 14 horas.

O Paraná reduziu mais uma vez o tempo médio para a abertura de empresas, colaborando com o bom ambiente de investimentos do setor privado. Em outubro de 2022, foram necessárias, em média, apenas 14 horas para a criação de um empreendimento no Estado. É o menor tempo da história. O relatório, com base no Redesim, do governo federal, foi divulgado pela Junta Comercial do Paraná (Jucepar) nesta segunda-feira (7).


Com esse tempo, o Estado foi o terceiro mais rápido do País, atrás de Sergipe, com 10 horas, e Espírito Santo, com 11 horas. A média nacional para abertura de empresas está em 1 dia e 13 horas, quase 24 horas acima.


Em outubro de 2019, o empresário paranaense levava 2 dias e 20 horas para abrir uma empresa, ou seja, houve diminuição de 54 horas, fruto do Descomplica Paraná, programa de desburocratização da máquina pública. No mesmo mês de 2020, eram 3 dias e 8 horas. Em 2021, 1 dia e 13 horas.


O Paraná processou o terceiro maior volume de pedidos de abertura de empresas no mês passado, com 4.645 registros, ficando atrás somente de São Paulo, com 20.984 registros, e Minas Gerais, com 5.434. Do total de empresas abertas no Estado, 97% concluíram o trâmite em até 3 dias, 2% em até 5 dias e 1% em até 7 dias. Nenhuma demorou mais de 7 dias.


O tempo total de abertura de empresas e demais pessoas jurídicas leva em consideração o tempo na etapa de viabilidade, de validação cadastral que os órgãos efetuam e de efetivação do registro e obtenção do CNPJ. Não são considerados os tempos de inscrições municipais ou estaduais e nem a obtenção de licenças para funcionamento do negócio.


POSITIVO – Outro relatório divulgado pela Jucepar aponta que o Paraná fechou o período de janeiro a outubro com um saldo positivo de 132.710 novas empresas (diferença entre abertura e fechamento de empreendimentos). Foram abertas 233.553 empresas e encerradas 100.843 no período. O Estado tem, atualmente, 1,59 milhão de empresas ativas.


O número de empresas abertas nos primeiros dez meses deste ano foi 0,34% maior que no mesmo período de 2021, quando foram criados 232.769 empreendimentos. Em 2022, foram abertas 176.070 MEIs, 49.728 Ltda, 6.487 Empresários, 307 Eirelis, 513 S/A (fechada), 208 Cooperativas, 146 S/A (aberta), 82 Consórcios e 12 outros tipos.

Fonte: AEN.

Extrema pobreza no Brasil caiu para mínima histórica em 2020, diz Banco Mundial.


A parcela da população em extrema pobreza no Brasil em 2020 foi a menor desde 1981, início da série histórica do relatório que apresenta os dados, produzido pelo Banco Mundial. No mesmo ano, o Brasil foi o país da América Latina que apresentou maior redução na taxa.

Em setembro deste ano, o Banco Mundial passou a considerar em situação de extrema pobreza as pessoas que ganham até US$ 2,15 por dia, cerca de R$ 10,90.

Em 2019, 5,39% da população brasileira vivia em extrema pobreza, no total de 11,37 milhões de pessoas. No ano seguinte, a taxa caiu para 1,95% da população, total de 4,14 milhões de pessoas em extrema pobreza, ou seja, 7,23 milhões de pessoas saíram dessa situação.

No mesmo ano da queda na taxa, em meio à crise da pandemia da covid-19, foi criado o Auxílio Emergencial, que expandiu o benefício de transferência de renda do governo para mais pessoas, além de aumentar o valor mensal. O programa deu origem ao Auxílio Brasil, que substituiu o Bolsa Família.

A mínima histórica mais recente da taxa de extrema pobreza foi em 2014, quando 3,33% da população vivia com até R$ 10,90 por dia. Desde então a taxa cresceu todos os anos, após um período de 11 anos de constantes quedas, desde 2004.

América Latina

Apesar da queda expressiva, outros países da América Latina apresentam taxas menores de extrema pobreza, como o Uruguai (0,2%), Chile (0,75%) e o Paraguai (0,81%), que também apresentou redução na taxa em comparação com 2019, quando 1,01% da população vivia em extrema pobreza.

Vale ressaltar que não estão disponíveis os dados de 2020 de todos os países da região para comparação.

Fonte: CGN.

Homem morre e carreta pega fogo em grave acidente na BR 369. Veja a foto:

Homem de 47 anos, morreu em grave acidente entre carro e carreta na manhã desta segunda-feira (7), no quilômetro 444 da BR 369 em Ubiratã.

Segundo a PRF, o Gol trafegava no sentido Campo Mourão-PR/Ubiratã, quando invadiu a faixa contrária, sentido Ubiratã/Campo Mourão, e bateu de frente contra o veículo de carga que trafegava nessa faixa.

Com o impacto gol foi arremessado 10,8 m para a vegetação, o caminhão derrapou 64,8 m, saiu da pista, tombou para a lateral esquerda e foi consumido pelas chamas

Equipe do Corpo de Bombeiros foi até o local para apagar as chamas e interditar a via. IML (Instituto Médico Legal) foi acionado para recolher o corpo do condutor do carro.

Polícia Rodoviária Federal esteve no local para controlar o trânsito.

Redação Catve.com




Fonte e Fotos: CATVE.COM

O Superpão Compre Mais Pitanga tem novidades para você, venha fazer seu cartão de compras de forma rápida e aproveitar as nossas super ofertas deste dia 08/11/2022.

Veja as SUPER OFERTAS do Superpão compremais de Pitanga a loja mais barata da cidade e região.


Coreia do Norte promete resposta militar ‘firme’ a exercícios militares dos EUA.


A Coreia do Norte anunciou, nesta segunda-feira, 7, que responderá aos exercícios conjuntos dos Estados Unidos e Coreia do Sul com ação militar ‘firme’, segundo a agência oficial norte-coreana. O alerta vem no momento em que Pyongyang realiza uma série de testes de mísseis nas últimas semanas, incluindo o lançamento de quatro mísseis balísticos no sábado, dias depois que as forças americanas e sul-coreanas fizeram os maiores exercícios militares aéreos realizados até hoje.

“Continuaremos a responder a todos os movimentos do inimigo com medidas militares práticas sustentadas, firmes e esmagadoras”, disse o comunicado das Forças Armadas da Coreia do Norte, segundo a agência de notícias KCNA. Os recentes testes de mísseis balísticos do norte seriam uma “resposta clara” a Washington e Seul sobre os exercícios militares chamados de ‘Tempestade Vigilante’, avisaram os militares norte-coreanos.

As Forças Armadas do Norte ainda acrescentaram que as manobras conjuntas entre os EUA e o Sul seriam “destinadas a aumentar intencionalmente a tensão na região e são um movimento perigoso de natureza altamente agressiva dirigido contra a Coreia do Norte”. “Quanto mais persistentes forem os movimentos provocativos do inimigo, mais completa e impiedosamente os militares norte-coreanos irão combatê-los”, acrescentou o comunicado.

Centenas de aviões de guerra dos EUA e da Coreia do Sul, incluindo bombardeiros B-1B, participaram dos exercícios na semana passada. As Forças Armadas da Coreia do Sul disseram que as manobras demonstraram “a capacidade e a prontidão para responder com firmeza a qualquer provocação norte-coreana”. Ao mesmo tempo, eles rejeitaram as críticas norte-coreanas dizendo que seus exercícios não representavam uma ameaça para nenhum país.

Os exercícios atraíram fortes reações de Pyongyang, que os vê como ensaios para uma invasão. O Exército Norte-coreano especificou que as operações incluíam o lançamento de mísseis balísticos táticos que simulavam ataques contra bases aéreas e ensaiavam o abate de aviões inimigos. A Força Aérea Norte-coreana também realizou “uma operação de combate em larga escala” com 500 aviões, segundo a KCNA.

Somente na semana passada, ao menos 30 mísseis foram lançados pela Coreia do Norte. Pyongyang afirma ter disparado, em 2 de novembro, quatro mísseis balísticos táticos em uma ilha desabitada no Mar Amarelo, e depois 23 mísseis terra-ar para testar a destruição de “alvos aéreos em diferentes altitudes e distâncias”.

Um dos mísseis lançados na quarta-feira caiu perto das águas territoriais sul-coreanas, algo que nunca havia acontecido antes e que levou Seul a responder lançando bombas de precisão na direção da costa do país vizinho. O regime alega que, em resposta, lançou mais dois mísseis de cruzeiro estratégicos de sua costa nordeste, que caíram em águas a cerca de 80 quilômetros da cidade sul-coreana de Ulsan (costa sudeste).

Já em 3 de outubro, o exército do norte realizou um “grande teste de lançamento de um míssil balístico” para “verificar a confiabilidade do movimento de uma ogiva funcional especial quando se trata de paralisar o sistema de comando das operações inimigas”. Nesse caso, o regime se refere ao lançamento de um míssil balístico intercontinental (ICBM) que ativou alertas antiaéreos no Japão e que tanto Seul quanto Tóquio acreditam que falhou em pleno voo.

Nesse sentido, a agência KCNA divulgou imagens de operações militares norte-coreanas com mísseis disparados de vários locais não identificados. Em uma das fotos, é possível ver o lançamento em que parece ser um míssil Hwasong-15 modificado, o potencialmente mais longo alcance do ICBM que Pyongyang testou com sucesso até hoje.

O presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol, chamou a ação de “uma invasão territorial de fato”. Segundo analistas, as manobras aéreas foram especialmente preocupantes para Pyongyang, já que sua força aérea é um dos pontos mais fracos de seu exército, que carece tanto de aeronaves tecnologicamente avançadas quanto de pilotos experientes.

Detalhes das operações da Coreia do Norte na semana passada revelam a importância que eles atribuem à destruição de bases aéreas no Sul, disse Cheong Seoung-chang, pesquisador do Instituto Sejong em Seul.

“A Coreia do Norte considera importante atacar e neutralizar as bases aéreas primeiro, porque sua própria força aérea é fraca”, disse Cheong. Comparada com a frota norte-coreana envelhecida, a ‘Tempestade Vigilante’ colocou em ação alguns dos mais modernos caças norte-americanos e sul-coreanos, incluindo caças furtivos F-35.

Em setembro deste ano, a Coreia do Norte revisou sua doutrina nuclear para se permitir realizar ataques preventivos em caso de ameaça contra o regime de Kim Jong-un. “Se o sistema de comando e controle nuclear da Coreia do Norte estiver em perigo de ataque por forças hostis, um ataque nuclear será lançado automática e imediatamente”, afirma a nova doutrina.

Seul e Washington esperam que a Coreia do Norte realize um teste nuclear em breve, que seria o sétimo em sua história e o primeiro desde 2017. 

Fonte: AGÊNCIAS INTERNACIONAIS.

Alexandre multa fazendeiros do Acre e manda polícia desobstruir ruas.


O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, atendeu um pedido do Ministério Público do Acre e determinou que a Polícia Militar desobstrua as ruas no entorno do quartel do Exército em Rio Branco, bloqueadas por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro mesmo após ordem emanada pela Corte máxima.

O magistrado ainda impôs multa a dois homens apontados pela Promotoria como ‘financiadores dos atos antidemocráticos’ no Estado: os fazendeiros Jorge José de Moura e Henrique Luis Cardoso Neto. Segundo o MP, duas fazendas do pecuarista Jorge Moura forneciam ‘alimentação, churrasco e água’ aos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro que bloqueavam vias em frente às instalações do Exército na capital acreana. A Promotoria ainda apontou vídeo em que outro fazendeiro ‘admite que bloqueou a estrada em frente a sua fazenda’ alegando ‘fraude eleitoral’.

A decisão foi assinada neste domingo, 6, após um pedido feito pelo Ministério Público no Acre na mesma data. A Promotoria relatou que, desde a quinta-feira, 3, as vias em torno do quartel do Exército do 4º Batalhão de Infantaria e Selva (BIS), ‘no período vespertino até o noturno, têm sido ocupadas por manifestantes que pedem intervenção militar’.

Segundo o MP, os participantes de tais atos ‘alegam fraude nas eleições e se opõem ao resultado legítimo das urnas sem qualquer fundamentação jurídica válida, obstruindo o trânsito de veículos, o regular acesso ao quartel e causando incontáveis transtornos à vizinhança do local, com uso de carro de som, buzinaço, fogos de artifício, poluição sonora, dificuldade de acesso às residências, colocação de tendas no leito carroçável, aglomerações’.

O órgão chegou a acionar a Justiça estadual, mas o magistrado plantonista acabou por ‘redimensionar’ a decisão dada por Alexandre de Moraes – e confirmada por unanimidade pelo plenário do STF – no sentido de impor multa de R$ 100 mil por descumprimento da ordem de desbloqueio de vias em todo País. O juiz de 1º grau fixou multa de R$ 1 mil por hora de descumprimento.

Tal despacho chegou a ser alvo de recurso, sendo que desembargador do Tribunal de Justiça do Acre acabou por reduzir a multa para R$ 5 mil por dia. A avaliação do Ministério Público estadual é a de que o ‘poder coercitivo da decisão tornou-se inócuo, ou seja, com pouco efeito dissuasório, considerando que os movimentos antidemocráticos e golpistas estão sendo financiados pelos grandes pecuaristas e empresários do agronegócio’.

A decisão atendeu um pedido de um homem identificado como Francisco da Silva, ‘sem qualquer outro dado de qualificação, sem RG, sem CPF, sem endereço, sem procuração’, diz o MP. Segundo a Promotoria, o homem que recorreu da decisão de 1º grau se intitula ‘representante de um movimento antidemocrático denominado de “manifestantes patriotas”‘.

Ainda de acordo com o Ministério Público, a decisão local ainda vem sendo ‘sistematicamente desobedecida’ pela Polícia Militar do Acre, o que levou o procurador-geral de Justiça do Estado a instaurar um procedimento investigatório criminal contra o Comandante-geral da corporação, coronel Luciano Dias Fonseca, para apurar eventual cometimento de crime de desobediência ou prevaricação.

Fonte: CGN.

Nenhuma decisão sobre dividendos da Petrobras será tomada nesta semana, diz TCU.


O presidente em exercício do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Bruno Dantas, disse nesta segunda-feira, 7, que nenhuma decisão sobre a distribuição de dividendos da Petrobras será tomada nesta semana. Ele falou a jornalistas na abertura da assembleia geral das Instituições Superiores de Controle em um hotel na orla da zona sul do Rio. O Brasil assume nesta segunda-feira a presidência da organização internacional que reúne os tribunais de contas e órgãos análogos de todo o mundo.

Questionado pelo Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado), Dantas evitou comentar a sugestão do Ministério Público que atua junto ao TCU (MP-TCU) para suspensão imediata do pagamento de R$ 43,68 bilhões em dividendos a acionistas da Petrobras entre dezembro e janeiro, mas adiantou que o imbróglio não vai avançar nos próximos dias porque os membros da corte estão reunidos no 24º Congresso Internacional das Instituições Superiores de Controle (Incosai), no Rio de Janeiro.

“Os processos no Tribunal, assim que chegam, recebem distribuição para o relator. O relator desse processo é o ministro Augusto Nardes. Ele está examinando a matéria, não falei com ele a respeito. Mas tenho certeza que assim que ele tiver uma conclusão, ele levará ao plenário do TCU. Lembrando que nesta semana não teremos sessão de julgamento porque estamos no Rio de Janeiro para este evento. A partir da próxima semana nós voltaremos com a vida normal em Brasília e, certamente, se o relator da matéria tiver alguma conclusão, todos vocês saberão”, disse Dantas.

Em peça assinada pelo subprocurador-geral do MPTCU, Lucas Furtado, e dirigida a Dantas na semana passada, o MP-TCU sugere a “imediata suspensão” da distribuição desses dividendos até uma decisão de mérito da Corte.

Para o subprocurador, o TCU precisa avaliar a situação diante de possível risco à sustentabilidade financeira e esvaziamento da disponibilidade em caixa da estatal. Na peça, Furtado afirma que as decisões da estatal novamente “surpreendem com distribuições de dividendos em valores astronômicos”.

“Ratifico minha preocupação no sentido de que possuo receio de que as eventuais distribuições possam comprometer a sustentabilidade financeira da Companhia no curto, médio e longo prazos, indo de encontro ao próprio Plano Estratégico da empresa”, escreveu o subprocurador.

Nos bastidores da Petrobras, uma suspensão ou reversão da distribuição de dividendos é considerada improvável. Entidades que representam funcionários e grupos de acionistas minoritários têm questionado a política todo trimestre sem êxito. Considerando a distribuição relativa ao terceiro trimestre do ano (R$ 43,68 bilhões), o montante a ser distribuído pela estatal este ano deve chegar a R$ 180 bilhões esse ano.

Assim como nos outros trimestres, a petroleira usou como justificativa os termos de sua política de remuneração aos acionistas, segundo a qual, em caso de endividamento bruto inferior a US$ 65 bilhões, a Petrobras pode direcionar para os detentores de ações 60% da diferença entre o fluxo de caixa operacional e as aquisições de ativos imobilizados e intangíveis (investimentos).

Fonte: CGN.