Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

domingo, 26 de março de 2023

26/03/2023 *--* Deus é Fiel!!!

 Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.


Casas de madeira são levadas por enxurrada em Manaus, neste sábado. Vídeo impressionante do momento e desespero das pessoas.


Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que duas casas de madeira foram arrastadas pela correnteza, na Comunidade Manaus 2000, em Manaus (AM), durante as fortes chuvas que atingiram a cidade neste sábado (25).  
Não há informações se havia pessoas dentro das casas no momento em que as casas foram separadas pela força das águas. No vídeo, moradores observam de longe as casas se soltando e sendo arrastadas pela correnteza. 
A cena gerou pânico entre os moradores, que correram com medo da água levar mais casas. 
De acordo com a Defesa Civil do Municipio, cerca de sete ocorrências de alagamentos e duas de deslizamento foram registradas na capital do Amazonas.

Faça seu Cadastro no IBGE, até Dia 30/03/23, na Prefeitura Municipal, para não ter que pagar multa.
Moradores de Santa Maria do Oeste, que não fizeram seu cadastro do IBGE, vocês têm até dia 30/03/2023, para fazer na prefeitura municipal. Os moradores que não fizerem vão ter que pagar multa não cora esse risco faça o seu cadastro.

Acidente de transito entre moto e carro deixa motoqueiro machucado os dois não possuíam CNH em Santa Maria do Oeste.

19h40min- Av. Jose deFrança Pereira. Descrição: Durante patrulhamento, mulher,19 anos, não habilitada.

Qual estava conduzindo o veículo Ford/Fiesta relatou que transitava pela Rua Jose de França Pereira, quando a motocicleta Honda/CG veio a colidir na lateral direita do seu veículo, sendo que foi acionado a Ambulância Municipal qual prestou socorro ao condutor. Posteriormente identificado como masculino, 42 anos, qual não possui Habilitação.

Foram lavradas as notificações cabíveis, o veículo liberado ao proprietário e a motocicleta apreendida devido a débitos pendentes.

Fonte Polícia Militar

Homem é encontrado morto a margem do Rio Pitanga, preso em algumas pedras.

20h30min - Localidade de Impopel, Rio Pitanga, Área Rural Descrição: Atendendo à solicitação de masculino, 28 anos, qual relatou que as margens do Rio Pitanga, na Localidade Impopel e avistou um corpo humano preso em algumas pedras dentro do referido Rio.

Deslocado até o local juntamente com o Corpo de Bombeiros e a Policia Civil, onde foi constatado o fato, em que o indivíduo do sexo masculino estava em estado de decomposição, não sendo possível a identificação. Repassado o fato as autoridades competentes.

Fonte Polícia Militar

Homem discute com mulher lhe ameaça da tiro, mas consegue fugir mas tem espingarda apreendida em Manoel Ribas.

Centro Descrição: Entrou em contato com a equipe policial vai 190 mulheres, 30 anos, relatando que seu marido de 22 anos, estavam na casa de alguns amigos e teve uma discussão.

Que ele passou a lhe agredir com chutes e efetuou um disparo de Revólver calibre .32 para cima e falou diversas vezes que iria lhe matar.

Com a equipe no local, ao visualizar a viatura o autor se evadiu por um carreiro em meio as casas da vizinhança, não conseguido lograr êxito em abordá-lo.

A vítima afirmou a equipe que além do que já havia narrado pelo telefone, ela vem sofrendo diversas Ameaças e agressões diariamente e que ele anda armado com o Revólver a todo momento e que possuí mais uma Arma de Fogo, do tipo Espingarda na casa deles.

Deslocado a residência de ambos, onde foi apreendido uma carabina de pressão 5.5, ´broqueada` para calibre .22, com duas munições calibre .22, uma intacta e uma deflagrada.

Diante dos fatos foi orientado a vítima quanto aos procedimentos.

Fonte Polícia Militar

Homem do nada começa a agredir mulher em casa e quebra objetos da mesma em Laranjal.

20h, Vila Feliz Descrição: Mulher, 22 anos, relatou que seu convivente de 19 anos, chegou na residência e do nada começou a agredi-la com socos e tapas, relatou ainda que o mesmo quebrou vários eletrodomésticos da residência.

Diante do relato a equipe deslocou até o local e constatou os fatos, porém o autor não se encontrava mais no local.

Diante disto a equipe efetuou patrulhamentos e orientou a vítima quanto aos procedimentos cabíveis.

Fonte Polícia Militar

Homens quando percebe de seu carro a presença da Polícia tenta fazer fuga de cinema colocando em risco várias pessoas, mas acabaram presos em Nova Tebas.

16h15min – CentroDescrição: A equipe PM estava em ponto base, momento que passou em frente a equipe um veículo GM/Passat com dois masculinos dentro, sendo que o motorista, o qual é conhecido no meio policial, por diversos crimes, inclusive pelo Tráfico de Drogas na cidade de Manoel Ribas e região e que ele não possuí CNH, PPD ou ACC.

Diante disto a equipe começou a acompanhar o veículo para realizar abordagem, sendo que ao notar que a equipe policial estava sinalizando para ele encostar/parar o veículo, iniciou fuga por diversas quadras, rampando lombadas e fechando a viatura policial, quase colidindo com pedestres e outros veículos.

Colocando em risco várias vidas, momento que foi visualizado que o motorista jogou algo pela janela do veículo, que possivelmente seria Drogas, sendo que o veículo perdeu o controle em uma curva e quase colidiu com duas crianças que estavam atrás de um poste de energia, porém colidiu com o meio fio.

Mesmo assim continuou a fugir colocando mais vidas em risco momento que ao descer o motorista jogou seu celular no chão com o intuito de quebrá-lo.

Sendo efetuado a abordagem e identificado motorista masculino, 32 anos e o passageiro masculino, 36 anos. Indagado a ambos o porquê da fuga, relatou que estavam bebendo.

Indagado condutor, relatou que não queria ser preso e não queria que seu celular fosse apreendido, pois ele é da facção Comando Vermelho.

Foi efetuado buscas para encontrar o objeto jogado, porém não foi localizado, com os mesmos e no veículo não foram localizados nada de ilícito.

Foi oferecido o Teste Etilômetro, o qual recusou e por apresentar sinais de Embriaguez e uso de Drogas Ilícitas, estes como odor etílico, vestes desalinhadas, andar cambaleante e olhos vermelhos, sendo então conduzido para os procedimentos de polícia judiciária.

Fonte Polícia Militar

Cinco mortes e dois baleados em Apucarana: o que se sabe até agora.

Moradores de Apucarana, norte do Paraná, estão assustados com a violência registrada neste sábado (25) na cidade. Um homem foi assassinato a tiros e dois ficaram feridos no Jardim Colonial. O crime foi registrado no final da tarde. Já no período noturno, quatro suspeitos fortemente armados morrem em confronto policial.

Nas redes sociais, pessoas comentam que estão assustadas com tudo que aconteceu. A Polícia Civil investiga para saber se os envolvidos no confronto teriam relação com o tiroteio no Colonial.  Veja o que se sabe até agora:

Por volta das 18h34 a Polícia Militar (PM) foi informada de um homem havia sido baleado na Rua Tamoios. Quando as equipes chegaram, Márcio de Almeida Inácio, 33 anos, estava morto. Outros dois homens, que estariam com a vítima fatal, foram baleados.

Os feridos foram socorridos e levados para o Hospital da Providência, um deles, de acordo com a polícia, disse que teve o celular roubado pelo atirador. Vários projéteis deflagrados de calibres 12 e 380 foram recolhidos pelos agentes do Instituto de Criminalística.

Por volta das 22h equipes do Choque de Londrina tentaram abordar um carro, que segundo o Serviço de Inteligência (P2) do 10º Batalhão de Polícia Militar (10º BPM), teria sido utilizado em mortes violentas na cidade. 

A equipe do Choque estava em Apucarana para reforçar o policiamento na cidade após o homicídio ocorrido no Jardim Colonial. 

Os PMs de Londrina tentaram uma abordagem, porém, o condutor do carro fugiu em alta velocidade pelo Contorno Norte. Quando o veículo parou, os suspeitos teriam atirado contra as equipes. 

Os policias do choque revidaram e todos os quatro morreram. Entre eles, estariam dois menores de idade, moradores de Apucarana.

Os corpos foram levados para o Instituto Médico Legal (IML), que recebe os familiares para o reconhecimento. O nome deles, ainda não foi repassado oficialmente. Nenhum PM ficou ferido. 

NO LOCAL DO CONFRONTO OS POLICIAIS APREENDERAM:

2 Pistolas Taurus 9mm, uma com 27 munições e a outra com 32 munições;

Glock 9mm com 122 munições;

Espingarda calibre 12 com 14 munições;

2 carregadores sobressalentes de pistola;

Carregador sobressalente calibre 12;

Carregador caracol Glock; Kit Rone Glock;

A Polícia Civil investiga para saber se o assassinato no Jardim Colonial tem relação com os homens mortos no confronto.

Ainda sobre o confronto, a polícia também tenta descobrir se os falecidos estão envolvidos em crimes violentos que aconteceram na cidade.

Fonte TNO

Homem morre em acidente na BR-376, em Mauá da Serra.

Um homem morreu na noite de sábado (26) após o veículo que ele estava veio capotar no km 238 da BR-376, em Mauá da Serra, norte do Paraná, próximo à empresa Mabbam Madeiras.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Faxinal foi chamado para socorrer um outro ocupante do carro. A vítima, com ferimentos considerados graves, foi encaminhada ao Posto de Saúde de Mauá da Serra e depois levada Hospital da Providência, em Apucarana.

Os dois ocupantes foram ejetados para fora do veículo, modelo Chevrolet Astra, durante o capotamento, segundo os socorristas.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também esteve no local.

Fonte TNO

Soldado do Curso de Formação de Praças morre em grave acidente entre moto e dois caminhões na BR-153.

Um jovem morreu e outro ficou gravemente ferido em um acidente de trânsito envolvendo uma motocicleta e dois caminhões no final da tarde de sábado (25), na rodovia BR-153 em General Carneiro. O acidente aconteceu por volta das 17h30, próximo ao posto da PRF. 

Diferente do que foi noticiado em primeiro momento, um motociclista morreu no local e o outro foi socorrido com vida para um hospital. 

Gabriel Marcio Schipanski, de 22 anos conduzia uma moto, quando colidiu com um caminhão que tracionava uma carreta. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de União da Vitória. Junto com ele estava um colega em outra motocicleta que também acabou caindo da moto que pegou fogo em seguida. Ele foi socorrido em estado greve e encaminhado para o hospital. 
 
As vítimas são alunos soldados do 27º Batalhão da Polícia Militar de União da Vitória que divulgou uma nota lamentando a morte do soldado. (PPNews com Canal4 TV)

Fonte PPNEWS 

Mulher de 55 anos morre em colisão na PR 473 em Espigão Alto do Iguaçu.

Um acidente envolvendo dois veículos deixou uma pessoa morta na noite de sábado (25) na PR-473, em Espigão Alto do Iguaçu.

De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual, um Ford/Fiesta conduzido por um homem de 46 anos acabou colidindo com um Gol, com placas de Espigão Alto do Iguaçu, conduzido por uma mulher de 55 anos.

Ambos foram encaminhados ao Hospital Municipal de Quedas do Iguaçu com ferimentos graves, mas infelizmente a mulher não resistiu e acabou falecendo.

    Fonte Portal  Nova Santa Rosa

Duas pessoas ficam gravemente feridas após carro capotar na PR-495.

PR-495, madrugada deste domingo, por volta da 01h00, município de Missal, um capotamento foi atendido pela Polícia Rodoviária Estadual.

O Peugeot 206, conduzido por um homem não identificado e uma passageira também não identificada resultaram com ferimentos graves.

As vítimas foram encaminhadas pelo SAMU ao Hospital Nossa Senhora de Fátima de Missal.

Segundo as informações da PRE, o veículo com os dois ocupantes trafegava sentido Missal a Santa Helena e capotou, parando as margens da rodovia. O carro ficou destruído.

Fonte Portal Nova Santa Rosa
 

Fox fica destruído após capotamento na PR-180 em Cascavel.


Um capotamento foi registrado neste sábado (25), na PR-180, na altura do Km 348, em Cascavel. De acordo com informações, uma mulher conduzia o veículo, quando teria perdido o controle e capotado. 

O veículo ficou bastante danificado, entretanto a condutora não teria se ferido. Desta forma, não houve a necessidade do encaminhamento hospitalar. 

Um guincho particular seria acionado para recolher o veículo que parou às margens da rodovia.

Fonte CGN 

Homem morre após capotamento na PRC-272 em Francisco Alves.

Na madrugada deste sábado (25) um grave acidente, com uma morte, foi registrado na PRC 272, em Francisco Alves, na altura do km 517. 

Segundo informado, o acidente, seguido de capotamento, envolveu um veículo Asta que era ocupado por cinco pessoas: o condutor de 30 anos de idade, um homem de 44 anos e três adolescentes, sendo duas garotas, uma de 12 e a outra de 15 anos de idade e um garoto de 17 anos. 

O condutor e o garoto foram socorrido com feridos graves, enquanto as duas meninas apenas apresentavam ferimentos leves. Já o passageiro de 44 anos, não resistiu e entrou em óbito no local. 

O corpo foi encaminhado ao IML de Umuarama, onde passaria por exames e em seguida seria liberado aos familiares. 

Conforme informações, o automóvel seguia pela Rodovia sentido Iporã a Francisco Alves, quando o motorista teria perdido o controle da direção, vindo a capotar na margem esquerda, no sentido de tráfego. 

Fonte CGN

Casamento coletivo teve 1.128 casais e noiva que deixou cerimônia para ter bebê. 

Ao som de clássicos como Ave Maria, 1.128 casais selaram o matrimônio em casamento coletivo do Programa Justiça no Bairro Sesc Cidadão, neste sábado (25/3), em Curitiba.  A cerimônia foi realizada na Arena da Baixada e reuniu aproximadamente 18 mil pessoas, a maioria familiares dos noivos. O evento, que acontece a cada dois anos, trouxe uma novidade, a presença de casais de municípios da Região Metropolitana, além dos da capital. 

O casamento coletivo é uma iniciativa do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) e do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, e conta com o apoio da Prefeitura de Curitiba e, neste ano, do Clube Athletico Paranaense, que cedeu o espaço para as cerimônias civil e ecumênica.  

A Prefeitura de Curitiba foi responsável pela inscrição de 717 casais que moram na capital, nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), da Fundação de Ação Social (FAS). Na cerimônia, o prefeito Rafael Greca foi representado pela presidente da FAS, Maria Alice Erthal. 

A coordenadora do Programa Justiça no Bairro e idealizadora do evento, desembargadora Joeci Machado Camargo, destacou a celebração como um momento de realização de sonhos. Que foi possível organizar graças a ajuda de muitas pessoas”, disse a desembargadora Joeci Machado Camargo.  

“Temos aqui muitos casais, todos com muitas histórias e sonhos, entre eles o de se casar que está sendo realizado nesta linda cerimônia.  

Cerimônia

Em fila, os casais entraram para a cerimônia civil e ecumênica ao som de músicas cantadas por Rogério Cordoni, couver de Elvis Presley, da cantora de ópera Ana Paula Brounkow, da cantora mirim Iris Mantovani, e de integrantes do Centro de Música do Sesc de Maringá. 

A festa teve ainda a presença ilustre da banda da Polícia Militar, de trompetistas e do desembargador Paulo Habner, que fez um dueto com Íris cantando a música Como é grande o meu amor por você, de Roberto Carlos. 

A benção aos casais foi feita pelo padre José Aparecido Pinto, procurador da Mitra, e da pastora Érika Checan, da Primeira Igreja Batista de Curitiba. 

Os casais chegaram antes à cerimônia para a assinatura das certidões de casamento junto aos Cartórios de Registro Civil de origem, que montaram postos de atendimento no estádio. 

Presenças 

Entre as autoridades que assistiram à cerimônia estiveram o vice-governador e presidente do Sistema Fecomércio, Darci Piana, o presidente do TJPR, Luiz Fernando Tomasi Keppen, o 2º vice-presidente do TJPR, Fernando Antônio Prazeres, e o secretário de Justiça do Estado, Santin Roveda. 

O evento contou ainda com a presença da presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, desembargadora Ana Carolina Zaina, do 3º secretário da Câmara Municipal de Vereadores de Curitiba, Mauro Bobato, do desembargador Luciano Carrasco Falavinha Souza, que representou a Associação dos Magistrados do Paraná, do diretor de Relações Institucionais do Clube Athlético Paranaense, Mauro Holzmann, e do representante do Fundo de Apoio ao Registro Civil de Pessoas Naturais e do Instituto de Registro Civil de Pessoas Naturais do Paraná, Cesar Augusto Machado de Mello. 

A jornalista Dulcineia Novaes acompanhou a desembargadora Joeci na celebração. 

Também apoiaram esta edição do casamento coletivo o Instituto de Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Paraná (Irpen), Polícia Militar do Paraná, Sanepar, Cartórios de Registro Civil e Prefeituras.

Fonte CGN

Próximo de completar cem dias de governo, Lula tem seis pedidos de impeachment na Câmara.

A Câmara dos Deputados possui seis pedidos de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva antes de o petista completar cem dias no governo. Como comparação, na mesma época em 2019, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tinha dois pedidos protocolados solicitando a sua retirada do cargo.

Metade dos pedidos contra Lula foi motivada por declarações públicas do petista. O último deles, protocolado na quarta-feira, 22, pelo deputado Bibo Nunes (PL-RS) cita a afirmação de Lula de que, quando estava preso, queria “foder” o ex-juiz e agora senador Sérgio Moro (União Brasil-PR). A declaração foi dada na terça-feira, 21, pelo presidente durante entrevista ao site 247.

Outros dois pedidos – protocolados pelos deputados Ubiratan Sanderson (PL-RS) e Evair Vieira de Melo (PP-ES) – citam declaração polêmica de Lula na Argentina. Na sua primeira viagem internacional, o petista voltou a dizer que o impeachment de Dilma Rousseff foi um “golpe de Estado”, desprezando o processo legal que ocorreu em 2016.

Esses dois pedidos, entretanto, foram arquivados seguindo os termos do art. 105 do Regimento Interno da Câmara dos Deputados (RICD), porque foram apresentadas no final de janeiro de 2023, sendo que a atual legislatura se iniciou no dia 2 de fevereiro.

Os outros três pedidos protocolados dispõem de um suposto processo de licitação para compra de móveis de luxo, da responsabilização de Lula pelos atos golpistas do dia 8 de janeiro e da tentativa do petista em impedir a instalação de CPI e CPMI para investigar os ataques antidemocráticos em Brasília.

Bolsonaro

Na mesma época em 2019, o ex-presidente Jair Bolsonaro tinha dois pedidos protocolados solicitando a sua retirada do cargo. Segundo dados da Câmara dos Deputados, os pedidos alegavam crime de responsabilidade e omissão. Um deles citava como motivação uma publicação do ex-chefe do Executivo “com forte conteúdo pornográfico, a pretexto de crítica ao Carnaval brasileiro”, segundo ementa.

Fonte Banda B

Lula x Moro: ódio contra o ex-juíz acaba com o bom senso do presidente.

Em que país do mundo o presidente da República diria que uma operação da Polícia Federal, coordenada pelo seu Ministro da Justiça, não passava de uma armação? Provavelmente em nenhum lugar do mundo, pelo menos em um país sério, ninguém ouviria uma bobagem destas. Mas no Brasil do presidente Lula tudo é possível.

O ex-juiz e atual senador Sérgio Moro e sua família seriam alvos de uma ação criminosa do PCC. O Primeiro Comando da Capital, o mais perigoso e sanguinário grupo do crime organizado, estava planejando sequestrar e matar Moro e seus familiares e outras autoridades, em represália ao endurecimento do regime penal a que seus líderes foram impostos quando ele era juiz. A Polícia Federal descobriu o plano antes da hora e conseguiu prender alguns membros da quadrilha.

Lula já havia dado sinais que o seu ódio contra Moro estava lhe custando o bom senso. Numa entrevista com jornalistas amigos ele disse que só voltou à presidência da República para ferrar com Moro.

A palavra usada por Lula não merece ser repetida aqui, mas demonstra que existe algo de errado com o atual presidente. A demonstração de ódio, seguida de uma fala equivocada em uma base da Marinha, quando afirmou que a operação da Polícia Federal não passava de armação, levou o presidente para o foco de uma discussão que toma corpo nas altas rodas do poder. Será que ele tem condições de chegar ao fim do mandato?

Depois de tanta bobagem, Lula teve que cancelar a viagem para a China por conta de uma leve pneumonia diagnosticada no dia seguinte da fala contra a operação da Polícia Federal. Não é a primeira vez e não será a última que Lula fala bobagem e coisas fora de contexto. Ele oscila momentos de estadista com momentos de bate-boca de boteco. Troca a faixa presidencial pela mesa do bar com uma rapidez impressionante. Demonstra também que a sua saúde está mais frágil do que muita gente pensava.

É bom lembrar que Lula nunca foi inocentado. O que aconteceu é que a sua condenação por corrupção, desvio de dinheiro público e lavagem de dinheiro, foi anulada por conta de questões processuais. Ministros do Supremo Tribunal Federal falaram por diversas vezes sobres os crimes do ex-presidente, mas o fato de Sérgio Moro ter aceitado ser Ministro da Justiça de Bolsonaro, levou os advogados de Lula a questionarem a idoneidade de ex-juiz.

O processo foi anulado e voltou à estaca zero. Dorme em uma gaveta da Justiça Federal de Brasília esperando que talvez um milagre faça o tal processo andar outra vez. Lula precisa ser melhor orientado e cuidado. Cada vez que está sozinho, sem a primeira-dama Janja, ele parece escorregar nas palavras e nos gestos. Ela tem sido o seu ponto de apoio. Sempre por perto, cuidando dos discursos, evitando que ele improvise e fale coisas erradas. Se deixarem Lula sozinho ele vai fazer mais bobagem e se complicar. Quem sabe Geraldo Alckmin acaba assumindo o cargo antes da hora.

Fonte Banda B

Semana que vem deve ser de agenda interna em Brasília para recuperação (de Lula), diz Padilha.

Em visita ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou que, na próxima semana, o chefe do Executivo deve focar em agendas internas em Brasília, diante do adiamento da viagem à China, anunciado hoje. De acordo com o ministro, a permanência do presidente no País permite que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se dedique, junto com Lula, à formulação da proposta do arcabouço fiscal.

De acordo com Padilha, sua visita a Lula na noite deste sábado, 25, foi para discutir a agenda da próxima semana. O ministro afirmou que a saúde do presidente apresenta “evolução extremamente positiva”, com exames cada vez melhores. Segundo Padilha, a decisão de adiar a ida à China foi por orientação da equipe médica, para que o chefe do Executivo repouse e se “restabeleça melhor”. O presidente foi diagnosticado com pneumonia e ontem, segundo o ministro, também foi detectado o vírus da gripe influenza A.

Padilha ressaltou que se trata também de uma decisão “responsável com a saúde de sua comitiva”, já que a gripe poderia ser transmitida a outras pessoas no avião. “Sou ministro e sou médico, vou reforçar a defesa de que ele possa ficar o maior tempo de repouso, possa participar das reuniões, ou fazer reuniões aqui (no Palácio da Alvorada), mesmo nesses próximos dias”, declarou. Conforme pontuou, Lula é muito ativo e a extensa agenda de viagem na última semana pode ter influenciado na sua saúde.

O ministro foi a única visita, além da médica da Presidência da República, Ana Helena Germoglio, que Lula recebeu hoje no Palácio da Alvorada. “Lula está super bem, evoluindo bem, se recuperando muito bem”, disse, destacando a evolução positiva no tratamento médico, tanto para pneumonia, quanto para gripe. “Vamos conversar e ver como Lula pensa a agenda na próxima semana.”

O ministro afirmou que as autoridades chinesas entenderam “plenamente” a decisão de adiamento da viagem e que já há negociação por novas datas para a ida de Lula ao gigante asiático. “Tem muito interesse do governo chinês em receber o Lula”, disse. Conforme pontuou, as atividades que não dependiam de Lula na China estão mantidas; já as que dependiam do chefe do Executivo foram canceladas. “Em breve devemos ter uma nova data para a China.”

Como médico, Padilha disse não recomendar que o presidente vá presencialmente à Marcha dos Municípios, nesta semana, em Brasília. O ministro disse que analisará se é possível Lula receber uma comitiva, de acordo com a recuperação.

Para a próxima semana, o ministro citou nova reunião ministerial com o presidente e o aprofundamento do debate sobre o arcabouço fiscal: “A agenda normal de governo vai ser tocada”. “Certamente, o debate sobre a nova regra fiscal vai ocorrer durante a semana, com discussões lideradas pelo ministro (da Fazenda, Fernando) Haddad.” Questionado sobre uma data para a apresentação do arcabouço fiscal, que havia sido adiada para após a volta de Lula da China, ele respondeu: “Não vou definir data, mas esse debate está sendo liderado pelo ministro Fernando Haddad. O adiamento da ida à China permite que, durante a semana, o ministro Haddad vá se dedicar a isso junto com o presidente Lula”, disse.

Fonte CGN