Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

terça-feira, 19 de janeiro de 2021

19/01/2021 *--* Deus é Fiel!!!

  Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Vacinas são distribuídas e todos os municípios do Paraná devem receber as doses até esta quarta-feira. Veja quantas vacinas cada regional  vai receber.

    Beto Preto e Marcia Huçulak no Cemepar – Foto Banda B

Movimentação grande na sede do Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), em Curitiba, na manhã desta terça-feira (19). Dali estão saindo todas as doses da vacina Coronavac, que chegaram ao estado na noite desta segunda-feira (18). As doses para Curitiba e Região Metropolitana começaram a ser retiradas às 8 horas e a vacinação na capital começa nesta quarta (20), às 10 horas, no Pavilhão do Parque Barigui. A secretária de saúde Marcia Huçulak foi pessoalmente buscas as doses, entregues pelo secretário estadual de saúde, Beto Preto.

“Nesta quarta, vamos vacinar em Curitiba as 200 pessoas que vão aplicar as doses. Na sequência, estas pessoas irão vacinar idosos e cuidadores de 127 casas de permanência. Elas vão até eles. Começaremos então, logo depois, a vacinar os profissionais de saúde de acordo com uma lista fornecida pelos próprios hospitais”, explicou Huçulak.

Para as demais cidades, a distribuição está sendo feita por aeronaves que levarão as vacinas para as regionais de saúde do interior. As partidas acontecem do aeroporto do Bacacheri.

 

Aeronave 1 – Telemaco Borba, Manoel Ribas, Umuarama, Guarapuava
Aeronave 2 – Londrina, Pato Branco, Cascavel
Aeronave 3 – Maringá, Apucarana, Cascavel
Helicóptero 1 – São Mateus do Sul
Helicóptero 2 – Doutor Ulisses, Adrianópolis, Cerro Azul e Tunas do Paraná.

“Estamos com a estratégia de distribuir as doses por aeronaves e hoje as 22 regionais de saúde irão receber as doses ainda hoje. Cada regional tem cerca de 20 a 30 municípios. Até esta quarta, a vacina chegará a todos os 399 municípios paranaenses. Estamos orgulhosos e emocionados em fazer parte deste momento histórico”, afirmou a coordenadora de distribuição do Cemepar, Eliane Semisek.

Das 265.600 doses, 22.720 estão reservadas para a população indígena e 242.880 para profissionais de saúde que atuam diretamente na pandemia, idosos que vivem em asilos e seus cuidadores e pessoas com deficiência severa. Elas serão aplicadas em 126 mil pessoas, sendo a maior parte profissionais da saúde: 102.959.

Serão distribuídas 132.540 doses na primeira etapa no Paraná – são duas doses por pessoa. As demais ficarão armazenadas no Cemepar até o intervalo ideal da Coronavac, de três semanas (21 dias), para garantir a segurança e o controle de temperatura.

A distribuição será feita com três aviões e helicópteros, que foram incorporados à frota aérea, além de caminhões com baús refrigerados e veículos menores, englobando todo o Estado. Serão, a princípio, seis rotas aéreas. O Paraná tem 1.850 salas de vacinação.

A estrutura paranaense para a reserva dos imunizantes conta com 21 câmaras frias, freezers para produção de gelo, equipamentos de ar-condicionado, contêineres refrigerados de 40 pés e caminhões refrigerados.

A Secretaria Estadual da Saúde já distribuiu aos municípios 1,7 milhão de insumos. Foram seringas 25 x 0,6, seringas 25 x 0,7, máscaras descartáveis, face shields, aventais e carteirinhas de vacinação.

Confira a previsão das doses que serão entregues para as regionais de Saúde:

1ª – Paranaguá – 2.240

2ª – Metropolitana – 39.240

3ª – Ponta Grossa – 6.000

4ª – Irati – 1.520

5ª – Guarapuava – 5.920

6ª – União Da Vitória – 1.540

7ª – Pato Branco – 4.840

8ª – Francisco Beltrão – 2.680

9ª – Foz do Iguaçu – 5.160

10ª – Cascavel – 8.240

11ª – Campo Mourão – 3.440

12ª – Umuarama – 3.120

13ª – Cianorte – 1.240

14ª – Paranavaí – 3.040

15ª – Maringá – 9.360

16ª – Apucarana – 4.000

17ª – Londrina – 13.960

18ª – Cornélio Procópio – 3.600

19ª – Jacarezinho – 3.400

20ª – Toledo – 5.360

21ª – Telêmaco Borba – 1.880

22ª – Ivaiporã – 2.760

PARANÁ – 132.540.

Fonte Banda B


Enfermeira do Hospital do Trabalhador é a primeira a ser vacinada no Paraná.


A enfermeira Lucimar Josiane de Oliveira, de 44 anos, foi a primeira pessoa vacinada contra a Covid-19 no Paraná. Junto com outros sete colegas que desde o início da pandemia atuam na linha de frente do Complexo Hospitalar do Trabalhador, às 21h48 desta segunda-feira (18), a parnanguara recebeu a primeira dose do imunizante, em evento na capela do Hospital do Trabalhador, em Curitiba.

“Estou lisonjeada por ser a primeira a tomar a vacina no Paraná, uma mulher negra e mãe de dois filhos”, afirmou Lucimar. “Foram tempos difíceis, com um pouco de medo e ansiedade do que viria no futuro. Mas hoje me sinto bem, feliz, esperançosa com a vacina e muito orgulhosa com o trabalho que o HT vem fazendo junto aos pacientes e o apoio aos funcionários”, completou.

A etapa inicial da campanha de imunização foi acompanhada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, que pela manhã foi a São Paulo para receber as primeiras doses disponibilizadas pelo Ministério da Saúde. O Paraná recebeu, para a primeira etapa da vacinação, 265.600 doses do imunizante CoronaVac, produzido pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. 

Ratinho Junior destacou o papel dos profissionais da saúde ao longo de toda a pandemia e também elogiou os laboratórios públicos que vão produzir as vacinas contra a Covid: o Instituto Butantã e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

“É um dia histórico para o Paraná e para o Brasil. Depois de tanto desencontro, temos agora um encontro com a ciência, com a medicina e um encontro com a esperança de retomar a vida novamente”, disse. 

“Ainda não vencemos a pandemia, estamos vencendo uma parte dessa guerra contra o coronavírus. E começamos por aqueles que mais trabalharam durante a pandemia e que colocaram as suas vidas à disposição para cuidar de outras vidas”, afirmou. “Nossos profissionais da saúde estão há dez meses trabalhando ininterruptamente para cuidar das nossas famílias e daqueles que se infectaram. Nada mais justo que eles recebessem um mínimo de defesa para enfrentar essa guerra”, completou o governador.

Na manhã de terça-feira (19), as doses começarão a ser enviadas aos municípios, que serão responsáveis pela estratégia de vacinação. De acordo com o Plano Estadual de Imunização, os primeiros grupos vacinados serão os profissionais de saúde, indígenas, idosos com 60 anos ou mais institucionalizados (que vivem em asilos ou casas de repouso) e pessoas com deficiência severa.

“Passamos por momentos duros, em que fomos colocados à prova. O fato é que a ciência é fundamental, depois de dez meses chegamos em várias vacinas e agora esta dedicação de diferentes profissionais se materializa. Desde o início o Paraná foi um defensor do Programa Nacional de Imunização, para que todos os municípios tenham acesso à vacina”, afirmou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto. 

EMBLEMÁTICA — A data não poderia ser mais emblemática. Nesta segunda-feira, o Complexo Hospitalar do Trabalhador completa 74 anos. Em março, as seis unidades que formam o complexo se tornaram referência em Curitiba para o atendimento dos pacientes contaminados com o novo coronavírus, com quase 150 leitos destinados exclusivamente para a doença. 

Emblemática também é a história de Lucimar, que atua há 22 anos na área da saúde, mas se tornou oficialmente enfermeira em 2020. O ano que  foi desafiante para todos, especialmente para quem esteve na linha de frente no combate à pandemia, privou Lucimar de comemorar seu recém-conquistado diploma.

Antes disso, porém, ela trilhou um longo caminho dentro de hospitais e serviços de saúde. Começou como auxiliar de serviços gerais e passou a se especializar: fez curso de auxiliar de enfermagem, técnico de enfermagem, socorrista e, por fim, o curso de Enfermagem da Universidade de Marília, em São Paulo.

No Hospital do Trabalhador, foi contratada inicialmente como bolsista, em um dos primeiros reforços preparados pelo Governo do Estado para fazer frente à pandemia, ainda em março. Em novembro, foi contratada em definitivo como enfermeira. 

Desde que iniciou a pandemia está trabalhando só em pronto-socorro de Covid. Trabalha no HT e na UTI Geral do Hospital Municipal de Araucária. 

“A gente começa a ver a vida com outros olhos. Está sendo uma experiência de aprendizado. Não é fácil ter que dar notícia para um familiar, estamos aprendendo a ser mais empático com o próximo. Mas me considero feliz e grata”, conta.

PROFISSIONAIS — Além de Lucimar, também foram vacinados o médico Diego Schuster Paes, 30; as técnicas de enfermagem Patrícia Moreira, 33, e Denise Dias Brito, 38; a nutricionista Caroline Benvenutti, 33; a fonoaudióloga Suellen Meduna, 38; a encarregada de higienização Neura Cordeiro Barbosa, 46; e fisioterapeuta Larissa Mello Dias, de 34 anos. 

As primeiras doses foram aplicadas pelas enfermeiras Roberta Serra Pereira e Viviane Pavanelo, do núcleo de Infecção Hospitalar do Hospital do Trabalhador.

Formado há cinco anos, Diego trabalha desde então na unidade, mas nunca teve uma experiência tão complexa quanto com a pandemia. “É sempre um turbilhão de sentimentos. Tem momentos que a gente tá mais calmo e de repente você vê aquele paciente que você encaminhou pra a enfermaria, que acaba piorando e precisa ser entubado e levado pra UTI”, conta.

“Da mesma forma tem aquele paciente que chega e nos faz pensar que não vai escapar. Aí 30, 40 dias depois ele sai daqui andando, isso é fenomenal, uma alegria muito grande, no meio desse turbilhão de muita tristeza, de muita angústia. Mas ainda bem que tem esses momentos de alegria também”, diz.

Para ele, a vacina é a luz do fim do túnel, uma vitória da ciência contra o negacionismo. “É importante lembrar que a vacina nãos nos exime da responsabilidade de manter o uso da máscara e de tomar todos os cuidados de higiene para nos proteger do vírus”, ressalva.

Para encarar os desafios que vieram na esteira da Covid-19, a técnica de enfermagem Denise se desloca de Rio Branco do Sul para cobrir o seu turno no Hospital de Reabilitação Ana Carolina Moura Xavier, que integra o complexo hospitalar. 

“A questão da pressão, o contato com o risco, tudo que é desconhecido é desafiador. Tivemos que reaprender muita coisa, mas as equipes foram bem treinadas”, afirma. “Me sinto muito honrada e feliz por ser chamada a fazer parte deste momento, da vitória da saúde e da ciência”, completa.

Fonte PPNEWS

Homem reage a abordagem policial e acaba morto em Laranjeiras

Mais uma morte foi registrada no início da noite desta segunda dia (18), na Avenida Santos Dumont, próximo ao Lago II, em Laranjeiras do Sul.

A vítima foi identificada como Helio Machado, um revólver foi encontrado ao lado do corpo.

Segundo informações, a situação começou com uma pessoa baleada no bairro Caic onde o atirador fugiu sentido bairro Monte Castelo.

Um policial que estava à paisana foi informado que havia um homem com uma arma em punho próximo ao lago 2.

O policial foi ao local e tentou abordar o mesmo, este então reagiu a abordagem e apontou a arma fazendo menção de atirar.

O policial reagiu e acertou o mesmo, o qual morreu no local.

A pessoa que foi atirada no Caic foi encaminhada ao Hospital São José.

A Polícia Civil e o IML de Guarapuava foram acionados para a perícia e remoção do Corpo. (Com Rádio Campo Aberto). 

Fonte Portal Cantu

Alerta para muita chuva nos próximos dias no Paraná.


Esta semana será bastante instável entre os estados Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e áreas do centro-sul e oeste de São Paulo. A Climatempo alerta para risco de alagamentos, transbordamento de córregos e rios e deslizamentos de terra. Os acumulados serão bastante elevados pelo menos até a próxima quinta-feira, 21 de janeiro.

Vários sistemas vão organizar as instabilidades nestas regiões. Além do fluxo de ar quente e úmido que vem da Amazônia, a circulação de ventos, a passagem de uma frente fria e um sistema de baixa pressão, vão forçar a formação das nuvens carregadas nestas áreas.

Não serão dias completamente fechados, o sol ainda aparece entre as nuvens e o ar vai ficar abafado na maioria das regiões, mas o que vai chamar a atenção é a chuva, que vem acompanhada de raios, trovoadas e rajadas de vento.

A população deve ficar atenta aos alertas nos próximos dias, porque a chuva pode trazer muitos transtornos.

As informações são da Climatempo

Em menos de 1h, chuva alaga ruas de Curitiba, carro fica submerso e motorista é resgatado; vídeo.

Algumas ruas de Curitiba ficaram alagadas por conta da chuva na tarde desta segunda-feira (18). Um carro ficou submerso na rua Augusto Stresser, no bairro Hugo Lange, e o motorista foi socorrido por pessoas que passavam pelo local (assista abaixo).

O cruzamento das Ruas Atílio Bório e Dias da Rocha Filho, no bairro Alto da XV, também sofreu com alagamentos. Na rua Carlos Budel, no Cajuru, um cadeirante, a esposa e a filha estão ilhados em casa por conta do volume de água.

No total, a Defesa Civil registrou sete pontos de alagamento: no Bairro Alto (dois), Alto da XV (dois), Tarumã e Bacacheri. Até o momento, não houve casos de pessoas feridas nem de que precisaram sair de suas casas (desabrigados ou desalojados).

Houve inundações nas imediações das ruas Fernando Amaro, Simão Bolivar, Marechal Deodoro e Conselheiro Carrão, no Alto da XV. Na Rua Fernando Amaro, dois condomínios tiveram garagens inundadas. Ainda, um muro caiu na Rua José Wosch Sobrinho, 178, no Tingui.

Em menos de uma hora, a capital registrou uma precipitação acumulada de 18,6 mm, com rajadas de vento de até 27,4 km/h, de acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná. Até as 19h40, o volume de água registrado chegou a 64,6 mm.

Houve quatro registros de quedas de árvores ou galhos grandes com bloqueio em via pública, nos bairros Mercês, Hugo Lange e São Braz (duas), além de duas solicitações para fornecimento emergencial de lona para os bairros Abranches e Boa Vista.

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil alerta que há previsão para novas chuvas regionalizadas durante as próximas horas. O órgão continua em constante monitoramento para possíveis atendimentos.

A orientação é que o cidadão evite sair de casa. Se a pessoa já estiver na rua, deve evitar se abrigar embaixo de árvores e de estruturas metálicas, estando a pé ou de carro. Debaixo de chuva, o motorista deve redobrar a atenção e reduzir a velocidade.

Central 156

O cidadão que precisar comunicar a Prefeitura sobre estragos provocados pela chuva deve utilizar o telefone 156 da Central de Atendimento ao Cidadão, pelo site (www.central156.org.br) ou pelo aplicativo do serviço. O atendimento é feito por ordem de chamada e também de acordo com a gravidade da situação relatada.

A Defesa Civil registra as ocorrências que chegam ao município pelo telefone de emergência 199 (alagamentos) e, também, pelo 156 (Central de Atendimento ao Cidadão, que registra as solicitações para retiradas de árvore) e pelo 153 (Centro de Operações da Guarda Municipal – fornecimento de lona).

Outras situações decorrentes de chuvas ou temporais podem ser atendidas pelo Corpo de Bombeiros (193 – resgate) e pela Copel (falta de luz).

      Fonte Banda B

Drogas para consumo pessoal / corromper ou facilitar a corrupção de menor de 18 anos em Palmital.

No dia 18 de janeiro de 2021, por volta das 21h15min, a Equipe ROTAM em patrulhamento pela Rua XV de Novembro em Palmital – Pr.

Foi avistado dois indivíduos transitando em via pública, os quais ao notarem a presença da equipe policial, apresentaram nervosismo, onde mediante tal suspeição foi prosseguido com a abordagem, momento em que um dos indivíduos jogou um objeto ao solo.

Realizado busca pessoal, foi localizado no bolso do calção de um homem de 21 anos, uma embalagem plástica contendo sementes de maconha "in natura", a qual após pesagem apresentou o valor de 2,57 gramas.

Posteriormente foi localizado o objeto arremessado pelo segundo indivíduo abordado, um adolescente 15 anos, onde foi identificado o objeto como sendo uma embalagem plástica contendo em seu interior substancia análoga a maconha "in natura", a qual pesou a quantia de 1,57 gramas.

Diante disso, foi acionada a equipe do Conselho Tutelar para acompanhar o adolescente sendo ambos encaminhados até a Delegacia de Polícia Civil de Palmital, juntamente com as substancias apreendidas, onde foram tomadas as demais medidas pertinentes aos fatos.

Fonte Polícia Militar

Homem cai em golpe e acaba vítima de estelionato em Guarapuava.


Por volta das 10h do dia 18 de janeiro de 2021, na Rua Tiradentes no Centro foi feito contato com um homem de 29 anos e uma pessoa de 43 anos, sendo que o homem de 29, relatou que fez um anuncio em um site de compra e venda e em redes sociais para vender seu veículo chevrolet/cruze na cor branca , sendo que uma pessoa não identificada fez contato com o homem de 29 anos via aplicativo whatsapp, e disse que uma pessoa de determinado nome iria para ver o veículo. O solicitante relatou ainda que após ver o veículo está determinada pessoa foi até o banco para fazer a transferência e enquanto isso esta pessoa que enviou a mensagem via whatsapp pediu para esperar que ele desse ok para entregar o carro para a determinada pessoa, e também pedia para que o solicitante falasse para esta determinada pessoa que ele era primo do hoeme que estava em contato via whatsapp e que não era para tratar sobre valores de negociação do veículo e que o carro já era da pessoa que estava em contato via app.

O solicitante recebeu por whatsapp um comprovante de transferência no valor de R$ 49.500,00 (quarenta e nove mil e quinhentos reais) dinheiro que o solicitante afirma que nunca caiu em sua conta bancaria, e que por esse motivo recusou-se a entregar o veículo para a pessoa que estava com o solicitante.

Em contato com o homem de 43 anos, que estava no local para ver o veículo, o mesmo relatou que viu o anuncio do veículo e que o valor do veículo seria R$ 40.000,00 (quarenta mil reais) e que fez contato com o anunciante via aplicativo whatsapp, e que o anunciante se identificou como *** (que seria o nome da pessoa que estava e contato com o solicitante por telefone) e que o mesmo disse que teria pego o veículo no negócio de um apartamento que teria vendido para o solicitante e que por este motivo estaria vendendo por preço abaixo da tabela, sendo que o homem de 43 anos disse para *** que teria R$ 38000,00 (trinta e oito mil reais), e que se aceitasse esse valor poderiam fechar o negócio, sendo que tal proposta foi aceita por ***, então o homem de 43 anos procurou o banco para tentar fazer a transferência do valor para uma determinada conta bancária sendo que não conseguiu fazer tal transferência devido à sua conta ser de uma agência do município de Ponta Grossa, momento em que o homem de 43 anos pediu para sua patroa a qual fez a transferência através de uma conta do bancária, sendo que a mesma fez transferência e mandou o comprovante para o homem de 43 anos, momento que o mesmo procurou o vendedor para retira o veículo e o mesmo recusou-se a entregar alegando que não havia recebido o pagamento pelo veículo.

Após todos os fatos *** bloqueou ambas as partes nos aplicativos que estavam se comunicando e não atendeu mais ligações.

Quando as partes acionaram a Policia Militar, onde foram encaminhados para a 14ª SDP para esclarecer a situação.

Fonte Polícia Militar

Suposto caso de abuso sexual foi registrado em festa.


A Polícia Militar registrou neste final de semana uma ocorrência onde uma menina de 16 anos teria sido abusada sexualmente.

Segundo as informações, ele teria ingerido bebidas alcoólicas em uma festa em Corbélia, quando teria perdido a consciência.

Quando se recuperou, ele percebeu que estava em um banheiro com um jovem, o qual estava com o shorts abaixado.


Após o fato, a garota voltou a Cascavel, onde pegou carona com o pai de uma amiga, parando em um condomínio, onde passou a noite.

Inicialmente, a vítima relatou que não gostaria de representar sobre o fato, pois não conhece o suposto acusado.

Agora, o caso será investigado, sendo que a jovem deverá passar por exames para tentativa de coleta de material para identificar a pessoa que cometeu o crime.

Fonte: CGN.

Grave acidente envolvendo três veículos mata duas pessoas e deixa outras duas em estado grave na PR-323.


No fim da tarde desta segunda-feira (18) duas pessoas morreram e ao menos outras duas ficaram gravemente feridas após um acidente envolvendo três veículos na rodovia PR-323, perto da garapeira Primavera, em Umuarama (PR). A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) foi mobilizada.

As informações são de que um Celta com placas de Umuarama estaria fazendo uma ultrapassagem, segundo testemunhas. O veículo colidiu de frente com um Polo, com placas de Altônia, que seguia no sentido a Perobal. Com o impacto ambos os veículos teriam batido contra uma carreta.

Os dois ocupantes do Celta – um homem e uma mulher – faleceram no local. Outras duas pessoas foram socorridas pelo Samu e levados até hospitais de Umuarama.

As equipes do 6º Subgrupamento de Bombeiros Militares (6º SGBI) estiveram no local para retirar as vítimas das ferragens.

Houve congestionamento para ambos os lados da rodovia.

O texto é do site OBemdito.

Homem tem membro amputado e morre após caminhão de leite ficar sem freio e bater na serra entre Santa Helena e Diamante do Oeste.


O carona de um caminhão carregado com caixas de leite morreu em acidente de trânsito registrado por volta das 8h15 da manhã desta segunda-feira (18).

Polícia Rodoviária Estadual de Santa Helena, socorristas do Samu, agentes da Defesa Civil e Militares do Corpo de Bombeiros foram acionados para atender a ocorrência nas proximidades da ponte queimada no KM 51 da PR-488, trecho que liga a cidade de Santa Helena a Diamante D’Oeste.

De acordo com informações do próprio condutor do caminhão, eles seguiam de Cascavel para Santa Helena carregados com leite em caixinha e durante o percurso o caminhão ficou sem freio, não sendo possível fazer a curva e colidindo com um barranco.

A cabine do caminhão chegou a ser arrancada com a força do impacto e a carga ficou completamente espalhada pelas margens da rodovia, até mesmo em cima das arvores.

O condutor sofreu apenas escoriações e um pequeno ferimento em seu rosto, já o passageiro que chegou a ter um membro dilacerado não resistiu a gravide dos ferimentos e veio a óbito no local.

Os bombeiros iniciaram desencarceramento da vítima, mas assim que tiveram acesso ao corpo, perceberam que estava em óbito. O corpo foi retirado das ferragens e o IML acionado para remover.

O texto é do site Correio do Lago.

Motorista fica ferido após caminhão tombar na BR-280 em Marmeleiro.


Um caminhão Iveco tombou no final da noite de segunda-feira (18), na rodovia BR-280, em Marmeleiro nas proximidades do trevo de saída para Flor da Serra do Sul.

O condutor teve suspeita de fratura na clavícula e foi encaminhado ao hospital por uma equipe do Samu.

Equipes do Corpo de Bombeiros de Francisco Beltrão, também prestaram atendimento.

As causas do acidente não foram informadas.

     Fonte PPNEWS

Estudo detecta ação de empresas em campanhas de desinformação.

Cresceu o número de países em que governos e partidos políticos recorrem ao serviço de empresas privadas para manipular a opinião pública nas redes sociais em 2020, aponta um relatório da Universidade de Oxford, no Reino Unido. A pesquisa identificou que em ao menos 48 países companhias são contratadas para operar redes de desinformação ou de contas falsas nas plataformas digitais, em um negócio que movimentou US$ 60 milhões desde 2009.


A quantidade de países onde esse fenômeno ocorre é 92% superior à registrada em 2019 e mais que o dobro do que o contabilizado em 2018. Os autores do estudo integram um grupo da universidade britânica que desde 2016 mapeia a ação global de “tropas virtuais” ligadas a atores políticos que disseminam a prática de propaganda computacional na internet – isto é, o uso de algoritmos, automação e contas operadas por humanos para espalhar informações e propagandas enganosas nas redes sociais.


Segundo o relatório, no Brasil há evidências da atuação de agências governamentais, partidos políticos, empresas e também influenciadores, que trabalham em conjunto com atores políticos para disseminar propaganda computacional.


Para manipular o debate público nas redes sociais, as tropas virtuais se utilizam de diferentes estratégias e ferramentas. De acordo com o documento, o Brasil pertence ao grupo de 57 países em que foram registradas evidências do uso de bots ou contas automáticas.


O País também está ao lado de outras 78 nações em que as redes de propaganda computacional recorrem a contas ciborgues, ou seja, que são operadas por humanos, mas agem de maneira semelhante a bots – postando repetidamente para inflar o debate sobre um assunto nas redes sociais.


O Brasil também aparece entre 76 países em que as “tropas virtuais” coordenam a criação de canais de conteúdos de desinformação. Os pesquisadores identificaram ainda a ação dessas redes na promoção de ataques a adversários políticos, ativistas e jornalistas.

Fonte: O Estado de S. Paulo.


Carga em contêiner registra alta de 6% no Porto de Paranaguá.

O volume de cargas importadas e exportadas em contêineres em 2020, pelo Porto de Paranaguá, aumentou 6% em relação a 2019. Foram 8.541.091 toneladas, 508.664 toneladas a mais que no ano anterior. Os produtos em contêineres representam 14,9% da movimentação geral dos portos do Paraná.


“A movimentação do Paraná foi na contramão de portos do mundo inteiro. Mesmo com os efeitos da pandemia, que prejudicou o fluxo de transporte por contêineres na Ásia e Europa, o Porto de Paranaguá registrou alta, tanto em volume quanto em unidades de contêineres”, afirma o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.


Em unidades específicas de contêineres, equivalentes a um contentor de 20 pés (TEUs), o aumento registrado foi em 5%. Em 2020 foram 906.504 TEUs. Em 2019, 867.185 TEUs.


Segundo Garcia, a forte demanda por alimentos, no mundo, contribuiu para a alta verificada entre as cargas de contêineres, já que o Porto de Paranaguá segue sendo o maior exportador de frango do Brasil. Em 2020, foram exportadas 1.805.011 toneladas de carne de aves. O produto congelado é o mais movimentado em contêineres pelo terminal paranaense.


PRODUTOS – Estão também entre os principais produtos que chegam ou saem pelo terminal de contêineres do Porto de Paranaguá, a madeira, o papel, a celulose e a carne bovina, na exportação; e os fertilizantes na importação.


De madeira, foram exportadas 905.294 toneladas, em 2020. O volume representa alta de 3,67% em relação às 873.227 toneladas registradas em 2019.


O papel exportado em contêiner somou 407.290 toneladas. A alta foi de 15,78%, comparado às 351.792 toneladas do ano anterior. O aumento observado nas exportações de celulose foi ainda maior na comparação dos dois últimos anos: 30,4%. Em 2020, 373.981 toneladas; em 2019, 286.720 toneladas.


As exportações de carne bovina congelada, em 2020, somaram 348.356 toneladas. Comparado às 280.276 toneladas de 2019, o aumento registrado foi de 24,29%.


IMPORTAÇÃO – Entre as importações, o principal destaque é o volume de fertilizantes importados em contêineres pelo Porto de Paranaguá. Foram 526.085 toneladas importadas em 2020 – 34,63% a mais que em 2019 – com 390.769 toneladas.


NAVIOS – Segundo o registro DataLiner, o número de escalas de navios contêineres no terminal paranaense também está maior, na comparação entre os dois últimos anos: passou de 771 (2019) para 796 (2020). A alta é de 3%. O Porto de Paranaguá está entre os únicos cinco do Brasil a registrar crescimento nas atracações do segmento.

Fonte: Agência Estadual de Notícias.

Apreensões na fronteira ultrapassaram 90 milhões de dólares no ano de 2020.

As apreensões de mercadorias e veículos realizadas no ano de 2020 pela Receita Federal do Brasil e outros órgãos de segurança em Foz do Iguaçu, Guaíra e região somaram cerca de US$ 98 milhões (aproximadamente R$ 539 milhões). Guaíra foi responsável por 66% desse quantitativo, local onde as apreensões de cigarro são praticamente a totalidade das ações. Operações de longa duração, como a Fronteira Integrada, Escudo e Hórus, têm papel importante nesse resultado.


O valor acima compreende as apreensões realizadas no âmbito de toda a jurisdição desta Alfândega, que se estende desde Foz do Iguaçu/PR até Guaíra/PR, abrangendo toda a região lindeira ao lago de Itaipu (fronteira do Estado do Paraná com o Paraguai).


Com relação à composição das apreensões, os cigarros representam 60% do total das apreensões registradas no ano de 2020, as apreensões desse produto aumentaram 13%. Outro produto que merece destaque são os medicamentos que também aumentaram em 7% com relação ao ano anterior.


O cigarro sempre aparece em evidência, porém, em 2020, teve um resultado ainda mais expressivo, o que se deve à participação das apreensões de Guaíra, que superou o recorde batido em 2019.


Apesar das paralisações provocadas pelo Coronavírus, durante o ano de 2020 foram realizadas aproximadamente 840 operações de repressão aos ilícitos aduaneiros no âmbito da Receita Federal do Brasil em Foz do Iguaçu, em praticamente todos os municípios situados na área de sua atuação. Grande parte desses trabalhos foi realizado de forma conjunta com órgãos parceiros que atuam no combate aos crimes de contratando e descaminho e tráfico de drogas e armas.

Vale destacar que esses números englobam também as mercadorias recebidas de outras instituições parceiras que atuam no combate ao contrabando e descaminho nesta região fronteiriça, tais como Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, BPFron, Polícia Militar e Forças Armadas.


Foram, ainda, realizadas, no ano de 2020, pelas equipes operacionais da Receita Federal que atuam na região de Foz do Iguaçu, 22 prisões em flagrante por contrabando, descaminho, tráfico de drogas, medicamentos, armas e munições.


Em 2020, 1922 veículos foram apreendidos por apresentarem algum tipo de irregularidade no transporte de produtos, 43% desse total (823 veículos) são de automóveis de passeio, e 24% (464 veículos) são caminhões, cavalos-mecânico e carretas semirreboque.


Guaíra se destaca no cenário nacional no combate ao contrabando.


No ano de 2020 novamente a cidade de Guaíra se destacou pelo combate ao contrabando e descaminho. Em 2020, a Inspetoria da Receita Federal do Brasil contabilizou cerca de US$ 65 milhões (ou R$ 357 milhões) em apreensões de mercadorias e veículos, representando um aumento de mais de 35% quando comparado ao ano anterior. O resultado de apreensões está entre os maiores do Brasil em cidades de fronteira.


O item mais apreendido é o cigarro produzido no Paraguai, produto que tem importação comercial proibida por não ser certificado pelos órgãos anuentes de produtos para consumo. Foram cerca de US$ 50 milhões em cigarros apreendidos no ano, esse valor representa 77 % de todas as apreensões em Guaíra.


Os resultados expressivos podem ser atribuídos ao trabalho conjunto de diversas instituições que atuam no combate aos crimes transfronteriços, com destaque às operações Muralha e Hórus. A integração promove sinergia, coordenação, orientação e aprimoramento dos agentes, além de troca de informações.

Fonte: CGN.

Vacina no Brasil e China animam Ibovespa, que retoma os 121 mil pontos.

O início da imunização no Brasil contra o novo coronavírus, antecipado de amanhã para esta segunda-feira às 17 horas, anima investidores, assim como o crescimento de 2,3% no Produto Interno Bruto (PIB) da China em 2020, mesmo com a pandemia. A expansão do gigante asiático beneficia o bloco de ações ligadas a commodities metálicas na B3, com a maior elevação de CSN ON (1,11%), enquanto Vale ON subia 0,97% às 10h47.


Apesar da queda do petróleo no mercado internacional, os papéis da Petrobras avançavam em torno de 1,00% no horário citado acima. O Ibovespa tinha alta de 0,92%, aos 121.454,37 pontos, após ter fechado aos 120.348,80 pontos (queda de 2,54%), na sexta.


Já a aprovação pela Anvisa de uso emergencial das vacinas Coronavac e AztraZeneva, ontem, e o anúncio de que a vacina começará a ser disponibilizada nesta segunda-feira para todo o País, ajudam na recuperação de ações que sofreram muito no auge da crise, principalmente as aéreas e shoppings.


A chegada da vacina ao Brasil beneficia principalmente ações das aéreas Azul e Gol, além do setor de turismo (CVC). As três lideram a lista das principais elevações do Ibovespa, com ganhos de 4,99% (CVC ON), 3,90% (Azul PN)) e 3,27% (Gol PN) às 10h27. “Todas essas estavam bastante penalizadas pela pandemia”, avalia Lucas Carvalho, analista da Toro Investimentos. “A vacina sustenta o bom humor”, diz.


Por ora, nem o vencimento de opções sobre ações hoje, que costuma a trazer instabilidade, impede os ganhos do Ibovespa, tampouco a ausência dos mercados dos EUA. Costumeiramente, quando os mercados norte-americanos ficam fechados, como é o caso nesta segunda-feira, o volume de negócios tende a diminuir. Contudo, estava em R$ 7,38 bilhões, estimado em R$ 76 bilhões no fim do pregão, ressaltando que boa parte desse giro deve ser reflexo da questão técnica hoje na B3.


Por mais que se fale em extensão de medidas restritivas no exterior e também no Brasil – São Paulo, por exemplo, deve anunciar novas restrições nos próximos dias -, o fato de o País iniciar o processo de vacinação é um “marco” e deve permitir mais confiança para que as pessoas retomem suas atividades quando houver massificação do imunizante, ressalta Gustavo Cruz, estrategista da RB Investimentos. “Claro que há incertezas, sobretudo na parte de logística, quanto a falta de insumos, é um processo que deve ser lento, mas é um marco”, afirma.


No Brasil, o ponto agora, diz o estrategista-chefe da Levante Ideias de Investimentos, Rafael Bevilacqua, é ter ideia de como se dará a vacinação em massa e também o processo de “normalização” da atividade econômica. “O Brasil é referência em vacinação, mas a questão é ter quantidade. Agora é ver como tudo irá se normalizar, e isso tende a afastar um pouco o temor quanto ao fiscal, na medida em que talvez não seja necessário mais tempo dando incentivo à população”, analisa.


A briga política entre o presidente Jair Bolsonaro e o governador de São Paulo, João Doria, após a derrota do mandatário do Executivo federal na disputa da vacina gera algum desconforto no mercado. “As coisas tendem a se acalmar. Tem barulho, mas não deve ser o caminho natural das coisas”, estima Bevilaqua.


Já conforme nota da LCA Consultores, “as disputas políticas em torno da imunização, as incertezas em torno da velocidade da vacinação tendem a preponderar”, segundo nota.

Fonte: CGN.