Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Paraná: imagem com conotação sexual é incluída em apostila para alunos do 4º ano.

Reprodução

De acordo com o coordenador da equipe pedagógica da secretaria, Theodorico Melo dos Santos, a imagem já estava presente em uma questão aproveitada da base de dados do site educacional SlideShare. "É uma pergunta de língua portuguesa que trazia quatro figuras dentro de um quadro de 2 cm x 3 cm. A figura do boneco de neve estava muito pequena e acabou passando batido", afirma. Além da foto polêmica, que serviria para fazer referência ao inverno, compunham o quadro uma imagem do verão e outras duas com relógios. 

A apostila foi utilizada por cerca de 3,2 mil alunos da rede municipal no 1º semestre de 2015. A imagem do boneco de neve será retirada das próximas edições do material, garante Santos. "Agradecemos ao pai que nos alertou para esta falha e iremos consertá-la para que não sejam geradas polêmicas semelhantes nos próximos anos", diz.

Fonte Bonde


=======================================================================================================================

Visando corte nas despesas, prefeito exonera comissionados e corta benefícios.

WhatsApp Grupo Folha

O prefeito da cidade de Cornélio Procópio, no norte Pioneiro, Frederico Carlos de Carvalho Alves, exonerou 49 funcionários em cargos comissionados na Prefeitura. A decisão foi publicada em Diário Oficial do município na terça-feira (6). 

Os cortes, que vão desde chefia de gabinete, cargos vinculados à Controladoria Geral do Município, pastas como Obras, Educação, Cultura, Saúde, Administração, Meio Ambiente e Agricultura, são resultados da situação de crise financeira enfrentada pelo município. 

Além da exoneração de comissionados, a Prefeitura de Cornélio Procópio também suspendeu benefícios de alguns servidores efetivos, como cozinheiras, varredores, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, entre outros. 

De acordo com uma servidora da área da saúde, que não quis ter o nome divulgado, grande parte dos funcionários da pasta tiveram uma surpresa desagradável na folha de pagamento deste mês. "A maioria dos funcionários da área da saúde tiveram redução nos benefícios de insalubridade e adicional médico. Teve gente com redução de quase R$1 mil de salário", afirma a servidora que teve uma redução de R$400 na folha.

 WhatsApp Grupo Folha
Em nota, a Prefeitura de Cornélio Procópio informou que as exonerações fazem parte de uma "linha de redução dos gastos públicos adotados nos últimos meses". Segundo ela, o objetivo é "promover o equilíbrio das contas públicas tendo em vista a grande crise na economia do país, a qual também trouxe uma acentuada queda nas receitas das prefeituras, em especial do FPM (Fundo de Participação do Municípios)". 

No texto, Fred Alves (PSC) reconhece que os cortes geraram "descontentamentos dentro do quadro mais próximo do prefeito, que são os cargos de confiança, de livre nomeação". "Cortamos na própria carne. Além desta medida, já tomamos diversas outras e ainda outras serão tomadas. Diante da responsabilidade que tenho como chefe do Executivo Municipal, não me furtei em tomar nenhuma medida que seja necessária para garantir o bom andamento da máquina pública, bem como garantir, em primeiro lugar, os pagamentos dos salários dos mais de 1.400 funcionários públicos concursados", justificou o prefeito. (Colaborou Samara Rosenberger).

Fonte Bonde



=======================================================================================================================



Ladrões de banco fazem reféns e trocam tiros com a PM no Paraná; um é baleado.


Criminosos tentaram roubar agência bancária, mas foram surpreendidos pela polícia (Foto: Reprodução RPC)

Assaltantes fortemente armados tentaram assaltar uma agência bancária de São João da Caiuá, no Noroeste do Paraná, por volta das 8h30 desta quinta-feira (8). Conforme informações da Polícia Militar (PM), o grupo abordou uma das funcionárias do banco e a irmã dela enquanto as duas saíam de casa. Ainda segundo a PM, parte dos ladrões deixou a cidade com uma das mulheres e a outra parcela foi com a funcionária até a agência bancária. Os policiais receberam informações sobre a tentativa de assalto, cercaram o banco e trocaram tiros com os criminosos. Um dos ladrões baleado em braço e nádegas, foi detido e encaminhado a um hospital para atendimento médico. O restante dos assaltantes, conforme a PM, liberou a funcionária e conseguiu fugir em um veículo.

 Policiais de toda a região de Paranavaí abriram diligências com o objetivo de tentar localizar os assaltantes. No final da manhã, a PM encontrou um dos carros utilizados pelo grupo na fuga. O veículo é roubado, conforme a polícia. Já a irmã da funcionária do banco, feita refém por parte dos criminosos, foi encontrada pelos policiais em uma estrada rural de Terra Rica. 

A polícia acredita que a quadrilha procurada seja a mesma que tentou roubar uma agência bancária em Nova Londrina, também no Noroeste do Paraná, na última segunda-feira (5).

Fonte Bonde



=======================================================================================================================



Procuradoria da Espanha pede a prisão de Messi.


Andre Borges/ ComCopa

A Procuradoria Geral da Espanha pediu a prisão do argentino Lionel Messi, do Barcelona, sob acusação de fraudes fiscais. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (8) pelo jornal El Pais

A publicação teve acesso ao processo que aponta o fato de Messi ter recebido parte da renda de direitos de imagens vinda de empresas localizadas em paraísos fiscais. 
A procuradoria pede prisão de 22 meses para o atleta. Somente entre 2007 e 2009, os delitos somariam 4,1 milhões de euros. 

Também nesta semana, o Ministério Público da Espanha pediu a prisão de Jorge Messi, pai do jogador, por sonegação fiscal.

Fonte Bonde






=======================================================================================================================

Ontem foi a inauguração da oficina culinária de gastronomia com o Chef Italiano Mario Scavello.

OFICINA DE CULINÁRIA

Ontem dia 07/10/2015 em Santa Maria do Oeste estreou a primeira aula da Oficina Culinária. Muita diversão e aprovação entre os participantes, Sem falar dos deliciosos pratos que foram executados. O Blog do Beto recomenda, venha você também fazer parte deste sucesso conosco. Toda quarta feira na biblioteca cidadã ás 18:30.
 Para inscrições e informações ligue: (42) 9930 - 4461 (tim) ou (42) 8433 - 3095 (oi).

PREVISÃO DO TEMPO



               

                 SANTA MARIA DO OESTE.























                                    Pitang
a.
PODEM HAVER VARIAÇÕES CLIMÁTICAS AO LONGO DOS DIAS. FONTE: CLIMATEMPO.

--------------------------------------------------------------------------

   VERSÍCULO DO DIA

                  
--------------------------------------------------------------------------

       Piadas

--------------------------------------------------------------------------
PALÁCIO DA ECONOMIA

--------------------------------------------------------------------------
Reunião COMSEA em Pitanga.


Reunião COMSEA Pitanga dia (06) outubro às 14 horas, na Secretaria de Desenvolvimento Social.
Pauta: fechamento Mapa SAN; ações programadas para outubro (dia mundial da alimentação); Feirão de mudas; relato encontro água: soberania e segurança alimentar e nutricional e informações gerais.

--------------------------------------------------------------------------
comemorações na Creche CMEI MARIA WARD.

estivemos acompanhando as comemorações na Creche CMEI MARIA WARD que na tarde de quarta(07) presente-o suas crianças com muitas brincadeiras e deliciosos lanches alem de muita alegria , parabens tambem as prefessoras que elabolaram este eventos, parabens a nossa amiga Diretora Lucia Tomen.



--------------------------------------------------------------------------
      Policial
Presos encerram rebelião na penitenciária de Londrina.
Presos fazem rebelião na Penitenciária Estadual de Londrina, na região norte do Paraná. Eles mantêm quatro reféns e ameaçam matá-los caso seus pedidos não sejam atendidos. A Polícia Militar cercou área e negocia com o grupo o fim da rebelião (Foto: Roberto Custódio/Gazeta do Povo/Estadão Conteúdo)

Após quase 24 horas, terminou por volta das 10h10 desta quarta feira (07) a rebelião dos presos da unidade dois da Penitenciária Estadual de Londrina (PEL II). Neste horário, os presos desceram do telhado da unidade e um deles acenou gesticulando o fim da rebelião. Um silêncio tomou conta do local e uma ambulância do Siate entrou no pátio da penitenciária.
As negociações para o fim do movimento foram bem sucedidas após uma madrugada tensa. Dois presos conseguiram fugir e pelo menos três ficaram feridos. Ainda não há informações sobre outros feridos dentro da unidade.
O fim da rebelião foi confirmado pelo capitão da Polícia Militar Marcos Tordoro. Segundo ele, os presos se renderam e retornaram para as celas. Agora, a PM vai avaliar os estragos na unidade e fazer a contagem dos presos. Ainda não há informações sobre a necessidade de transferência de presos.

fonte: rede sul.
--------------------------------------------------------------------------

Durante patrulhamento, UPS recupera moto.

Policiais militares da Unidade Paraná Seguro (UPS) recuperaram, na manhã de hoje, uma motocicleta com queixa de furto.
A equipe realizava patrulhamento, quando localizou o veículo parado na Rua Guilherme Piovesan, na região do Loteamento Jaborá, em Cascavel.
Quando consultaram a placa da moto verificaram o alerta de furto. O veículo foi levado para a base da UPS e depois para o pátio da 15ª SDP, onde está à disposição do proprietário.
fonte: cgn.

--------------------------------------------------------------------------

Policia Civil faz uma limpa no tráfico na cidade veja o vídeo.



A Policia Civil deflagrou mais uma operação para prender vários traficantes na cidade , logrou exito em algumas abordagens vindo a apreender drogas e miliantes do crime , com apoio do efetivo da policia militar eles tiraram de circulação somente hoje 6 traficantes e varios kilos de entorpecentes e armas. Sob o comando do Dr Helder Lauria a operação correu como deveria , segundo ele alguns escaparam mas logo estarão presos ,  e os que foram presos logo estarão  a disposição da justiça.
Alguns conduzidos pela Policia nesta tarde dizem se inocentes e que a droga não éram suas , mas estavam na casa que onde foi expedido o mandado de busca e na propriedade foram encontrados o entorpecente, os mesmos estão sendo ouvidos pelos escrivães.
                     
fonte: jcatellan.
--------------------------------------------------------------------------

--------------------------------------------------------------------------

Polícia Militar prende acusados de praticar assalto a casa lotérica.

Foto: Polícia Militar
Dois homens acusados de praticar um assalto a uma casa lotérica no início da noite desta quarta-feira (07), no centro da cidade de Santo Antônio do Sudoeste, foram presos pela Polícia Militar.
Por volta das 18h50, funcionários e o proprietário do estabelecimento foram surpreendidos e rendidos por um homem que usava capacete e óculos escuros e portava uma arma de fogo. Diante de ameaças, o proprietário foi obrigado a entregar um malote com certa quantia em dinheiro. Em seguida o ladrão efetuou disparos contra o proprietário e fugiu com apoio de um comparsa que estava em uma moto CG Titan 150, cor azul.
A Polícia Militar foi informada e rapidamente conseguiu visualizar os dois em fuga. Durante acompanhamento tático, o carona sacou uma arma de fogo e efetuou disparos e os policiais revidaram.  
Na sequência, na Rua Afonso Arachea, próximo a BR-163, os suspeitos caíram da moto, um deles tentou fugir, mas também foi capturado. Com eles foi localizado a bolsa com R$ 48.958,00 (quarenta e oito mil, novecentos e cinquenta e oito reais), $ 7.599,00 (sete mil e quinhentos e noventa e nove pesos argentino) e três munições 9mm. Em um matagal próximo foi encontrado uma pistola 9 mm de fabricação Argentina com 11 munições.
Os autores do roubo foram identificados e conduzidos juntamente com o dinheiro e a motocicleta à 58ª Delegacia de Polícia Civil, para os demais procedimentos.
Ainda durante a fuga o condutor efetuou diversas manobras perigosas e foi autuado conforme o Código de Trânsito Brasileiro.
 Foto: Polícia Militar
fonte:ppnews.

--------------------------------------------------------------------------

                            Mamma Mia,


Fone : (42) 9930 - 4461.

--------------------------------------------------------------------------

Polícia Militar prende duas jovens por furto

Duas jovens foram presas por furto durante a noite desta quarta-feira. O fato aconteceu em uma residência na Rua Recife no Bairro Coqueiral em Cascavel.
De acordo com informações repassadas a CGN, as mulheres, uma de 18 e a outra de 21 anos furtaram 800 R$ da residência.
Policiais Militares prenderam as jovens e encaminharam-nas para a 15ª Subdivisão Policial.

fonte: cgn.
--------------------------------------------------------------------------
--------------------------------------------------------------------------
Acidentes
Ocupante de Brasília morre em colisão na PR-180
Um grave acidente de trânsito foi registrado na manhã desta quinta-feira (08) na PR-180, próximo a Rio do Salto, em Cascavel. A batida, envolvendo dois carros, terminou com uma pessoa morta e três pessoas feridas.
Duas ambulâncias do Siate, um caminhão de resgate do Corpo de Bombeiros e a viatura do médico de plantão foram mobilizados para o atendimento da ocorrência.
Segundo as informações, o veículo Brasília transitava pela rodovia em direção a BR-277, quando o condutor decidiu acessar uma estrada rural.
O motorista da Hilux, que seguia na mesma direção da Brasília, não conseguiu evitar a colisão. A caminhonete atingiu o carro com violência. O motor da Brasília ficou a alguns metros do ponto de impacto.
José dos Santos, 38 anos, teve ferimentos graves, entre eles um traumatismo craniano encefálico. O homem foi atendido no local e levado ao Hospital Universitário de Cascavel. Celso Antônio Moreira, 48 anos, apresentava lesões moderadas e foi levado para UPA Veneza.
Já José Neri de Souza, 56 anos, morador de Rio do Salto, não resistiu aos ferimentos e morreu antes mesmo da chegada das equipes de socorro. Os feridos atendidos pelo Siate e o homem que morreu ocupavam o veículo Brasília.
O condutor da Hilux Evandro Carlos dos Santos, 42 anos, teve lesões leves, mas recusou atendimento médico.
O Instituto Médico Legal (IML) foi acionado para recolher o corpo de José Neri.
fonte: Cgn.
--------------------------------------------------------------------------
Vem ai Grande Leilão de Gado em Santa Maria do Oeste Convidamos a todos,
Sera neste domingo dia 11-10 a partir das 15:00hrs. Informações fone:(42)91331920





--------------------------------------------------------------------------

Homem morre em acidente na BR-277.


Os socorristas do Siate, da Ecocataratas e o médico da concessionária que administra a BR-277 fizeram de tudo para salvar a vida de uma vítima de acidente. Foram mais de 30 minutos fazendo massagem cardíaca, mas não teve jeito, o motorista de um veículo Fox não resistiu aos ferimentos e morreu dentro da ambulância.
Candido Severino dos Santos, 50 anos, era morador de Cascavel e voltava da casa de familiares em Santa Tereza do Oeste. Em um contorno, na BR-277, próximo a empresa Cargil (saída para Foz do Iguaçu), Cândido não conseguiu parar o veículo Fox e bateu em uma carreta que atravessou a pista.
O condutor da carreta, que estava carregada com frango, trafegava sentido a Foz do Iguaçu, mas precisava fazer o retorno, para seguir até Paranaguá, onde descarregaria. Foi quando tentou atravessar a BR, que acabou causando o acidente.
Cândido estava sozinho no Fox. Uma pessoa que estava logo atrás dele na rodovia e ajudou a prestar socorro, relatou que o homem estava sem cinto de segurança. A vítima sofreu parada cardiorrespiratória, não reagiu às massagens cardíacas e morreu.
O corpo foi encaminhado ao IML de Cascavel.

fonte: cgn.
--------------------------------------------------------------------------

Super - Mercado Bodegão sempre os menores Preços com Ótimo atendimento.

Super-Mercado Bodegão Sempre os Menores Preços com Ótimo Atendimento

--------------------------------------------------------------------------
Veículo com seis pessoas capota e pega fogo.

Um acidente ocorrido no início da manhã na PR-444 (Rodovia Hermínio Penacchi), próximo ao Posto Malaquias, no município de Arapongas, por sorte não se transformou em tragédia.

Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), uma caminhonete ocupada por seis pessoas ficou desgovernada, capotou e depois pegou fogo. Os seis ocupantes do veículo deixaram o carro rapidamente e sofreram ferimentos leves.

Eles foram socorridos por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhados ao Hospital Regional João de Freitas. Os nomes das vítimas ainda não foram divulgados.

O carro envolvido no acidente ficou totalmente destruído.
fonte:jcatellan

--------------------------------------------------------------------------
Convidamos a todos para prestigiar as QUARTAS DE FINAL da 2°Copa Regional de futsal Veterano de Santa Maria do Oeste que acontecerá dia 10 de Outubro de 2015, sábado junto ao Ginásio Municipal de Esportes Doutor, Gumercindo Antunes Mendes Neto que terá inicio as 18h00min com os seguintes jogos:

--------------------------------------------------------------------------
POLÍTICA

Beto Richa diz manter a tranquilidade sobre denúncia da Operação Publicano




O Ministério Público do Paraná (MP-PR) enviou para a Procuradoria Geral da República (PGR) as informações contra políticos paranaenses envolvidos nas denúncias da Operação Publicano. O processo foi enviado para Brasília porque entre os citados nas investigações está o governador Beto Richa (PSDB), que tem prerrogativa de foro e só vai poder ser julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
A operação foi deflagrada no final do ano passado e está investigando esquemas de corrupção da Receita Estadual. O delator do esquema, auditor Luiz Antonio de Souza, afirmou ter comprado, com dinheiro de propina, divisórias para um comitê de campanha de reeleição de Richa, em Londrina. Nos depoimentos, Souza apresentou as notas fiscais do material.
Como resposta, o PSDB informou que o comitê foi subcontratado junto a uma empresa e que o local foi entregue com as divisórias. Portanto, o partido não seria responsável pela compra. O governador, em entrevista coletiva, afirmou manter a “absoluta tranquilidade” sobre o caso. Confira:

fonte: paranáportal.
--------------------------------------------------------------------------

Show de CRYSTIAN E RALF foi transferido para o dia 19 de novembro em Santa Maria do Oeste.



--------------------------------------------------------------------------

Deputados de seis partidos representam contra Cunha na Corregedoria da Câmara.


Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Vice-líder do PPS na Câmara, o deputado Arnaldo Jordy (PA) é um dos autores da primeira representação formal protocolada contra o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), desde que seu nome começou a ser citado em delações da Operação Lava Jato e em investigações conduzidas pela Procuradoria-Geral da República (PGR). No documento, assinado por 29 parlamentares de seis legendas, o deputado pede que a Câmara abra uma sindicância e apure a quebra de decoro.
A infração pode gerar uma simples advertência escrita e até a perda do mandato, que é o objetivo de Jordy e de deputados do PMDB, PSOL, PT, PSB e Rede Sustentabilidade.
Subscreveram o documento, entregue hoje (7) à Corregedoria da Câmara, os deputados Henrique Fontana (PT-RS), Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), Júlio Delgado (PSB-MG), Miro Teixeira (RJ), Alessandro Molon (RJ), Eliziane Gama (MA) e João Derly (RS), vinculados à Rede Sustentabilidade, além de Chico Alencar (RJ), Ivan Valente (SP), Jean Willys (RJ), Edimilson Rodrigues (PA) e Glauber Braga (RJ), do PSOL .
O problema é que a representação contra Cunha só pode ser apresentada pela própria Mesa da Casa ou por presidente de partido. Nesses dois casos, o processo já seria aberto no Conselho de Ética. Como Eduardo Cunha ainda não é réu nas investigações, esse caminho poderia ser encurtado por um relatório preliminar que sinalizasse por um aguardo maior da apuração do caso. É isso que algumas legendas, como o PSOL, esperam para agir.
Como o pedido foi apresentado por um parlamentar, teria de ser analisado pela Mesa antes de ser despachado à Corregedoria. Por isso, Arnaldo Jordy optou por entregar o documento diretamente ao corregedor, deputado Carlos Manato (SD-ES), que também terá de submeteê-lo à presidência antes de começar uma diligência.
Segundo assessores dos partidos, a estratégia do grupo de parlamentares era garantir que Manato tomasse conhecimento da iniciativa e pressionasse para que o processo tivesse algum avanço. Os sete integrantes da Mesa, entre eles o próprio Cunha, podem decidir arquivar a representação se, por maioria, considerarem que não há elementos para apreciação.
Por ser alvo da representação, Cunha não é obrigado, mas pode se declarar impedido de votar sobre a questão. Se a Mesa orientar pela abertura da sindicância, o peemedebista terá cinco dias para apresentar defesa e a partir daí as investigações seguem por 45 dias, podendo ser prorrogada por mais 45. Por meio de um relatório, a conclusão das diligências serão enviadas para que a Mesa analise e decida pela abertura ou não do processo no Conselho de Ética.
Na representação, a justificativa dos parlamentares é que Cunha negou ter contas além das que constam da prestação de dados à Justiça Eleitoral. Lembraram que a PGR divulgou dados enviados pelo Ministério Público da Suíça, informando que existem contas bancárias em nome dele e de parentes naquele país. Com a informação, Cunha passará a ser investigado no Brasil por suspeita dos crimes de lavagem de dinheiro, corrupção e suposto recebimento de propina na Operação Lava Jato.
No fim de agosto, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, apresentou denúncia ao Supremo Tribunal Federal afirmando que o presidente da Câmara recebeu US$ 5 milhões para garantir um contrato de dois navios-sonda pela Petrobras com o estaleiro Samsung Heavy Industries em 2006 e 2007.
O negócio foi formalizado sem licitação e ocorreu por intermediação do empresário Fernando Soares, conhecido como Fernando Baiano, preso em Curitiba.
Hoje, depois de fazer uma apresentação sobre radiodifusão na Câmara, em um painel do 27º Congresso Brasileiro de Radiodifusão, Cunha afirmou categoricamente que “não há a menor possibilidade de renunciar, [de pedir] licença ou qualquer coisa do gênero”.
(Agência Brasil)
--------------------------------------------------------------------------
Câmara de vereadores de Santa Maria do Oeste.
Câmara de Vereadores de Santa Maria do Oeste
--------------------------------------------------------------------------



Traiano assume governo do Paraná por dez dias.


Foto: Nani Gois – Alep

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSDB), vai assumir o Governo do Paraná na próxima sexta-feira.
A posse acontece devido à viagem para o exterior do governador Beto Richa (PSDB) e da vice-governadora, Cida Borghetti (PROS). Traiano governará o Paraná por um período de dez dias.
A comunicação das viagens foi feita à Assembleia na manhã desta quarta-feira. A presidência da Assembleia neste período será ocupada pelo primeiro vice-presidente, deputado Jonas Guimarães (PMDB).
Ademar Traiano disse hoje em entrevista na Assembleia que, durante os dez dias que ocupará o Governo do Estado, vai cumprir agenda no Palácio Iguaçu, fará viagens ao interior com secretários e assumirá a rotina da administração, “recebendo autoridades e empresários interessados em investir no Estado.”
O governador Beto Richa se ausenta do país para uma viagem à China, à Rússia e à França. A vice-governadora, Cida Borghetti, fará uma viagem à Itália. A viagem de Beto Richa deve se estender por 14 dias e a de Cida Birghetti por 10 dias.
(Informações da CBN Curitiba)

--------------------------------------------------------------------------

         Prefeitura de Santa Maria do Oeste.




                  BRASÃO DA PREFEITURA DA CIDADE DE SANTA MARIA DO OESTE.
--------------------------------------------------------------------------

  ASSUNTOS GERAIS

Nobel de literatura sai para Svetlana Aleksievitch, da Bielorrússia.

Foto: Arne Dedert/EPA/Agência Lusa

A jornalista e escritora Svetlana Aleksievitch, da Bielorrússia, recebeu hoje (8) o Nobel de Literatura 2015 pela “escrita polifônica, um monumento ao sofrimento e à coragem no nosso tempo”, anunciou a Academia Sueca.
O valor do prêmio é $8 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 3,7 milhões).
A autora, de 67 anos, é a 14ª mulher a receber o prêmio. Em 2013, a agraciada foi a canadense Alice Munro.
Em 2014, o Prêmio Nobel de Literatura foi atribuído ao escritor francês Patrick Modiano.
(Agência Brasil)
--------------------------------------------------------------------------

Brasil registrou 160 mortes violentas por dia em 2014.


Foto: Ilustrativa/Divulgação

Em 2014, 160 pessoas morreram de forma violenta e intencional por dia no Brasil. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (8), pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Os homicídios dolosos, latrocínios e as lesões corporais seguidas de morte somaram 58.559 casos no ano passado. O número é 4,8% maior do que o registrado em 2013 (55.878). A taxa de mortes violentas passou de 27,8 por 100 mil habitantes em 2013 para 28,9 por 100 mil habitantes em 2014.
A maior parte das mortes foi enquadrada como homicídio doloso – foram 53.305 casos no ano passado, com crescimento de 4,26% em relação a 2013. A ação policial aparece como segunda maior causa de óbitos violentos – em 2014, foram mortas oito pessoas por dia por policiais, em um total de 3.022 casos. O número é 37,2% superior ao registrado em 2013.
Os roubos seguidos de morte vitimaram 2.061 pessoas em 2014. Em 2013, foram registrados 1.928 latrocínios em todo o país, além de 1.172 lesões corporais seguidas de morte. O número de ocorrências deste tipo de crime caiu para 773 casos em 2014. As mortes de policiais também caíram de 408 casos, em 2013, para 398, em 2014.
Alagoas teve a maior taxa de mortes intencionais por 100 mil habitantes em 2014 – foram 66,5, ou 2.208 casos registrados no total. A Bahia registrou o maior número absoluto de mortes violentas, com 6.265 vítimas em 2014e ficou com taxa de 41,4 casos para cada 100 mil pessoas. O Rio de Janeiro foi o segundo estado em número absoluto de mortes intencionais – 5.714 em 2014, com taxa por 100 mil habitantes de 34,7.
Apesar de ser o terceiro estado com o maior número absoluto de vítimas – 5.612 em 2014 – São Paulo tem a menor taxa de mortalidade violenta intencional por 100 mil habitantes, de 12,7. O número de homicídios dolosos, latrocínios, as lesões corporais seguidas de morte e vítimas de ação policial no estado somaram 5.472. As forças de segurança paulistas também foram as que mais causaram mortes em 2014 – 965 casos.
O Paraná está entre os únicos nove estados que conseguiram diminuir o número de mortes violentas de 2013 para 2014. No estado, a taxa de mortes violentas é de 25,3 para cada 100 mil habitantes.
O Fórum Brasileiro de Segurança Pública fez o levantamento com base em informações disponibilizadas pelas secretarias de Segurança Pública e Defesa Social em suas páginas oficiais, além de dados obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação.
Com informações da Agência Brasil.
--------------------------------------------------------------------------