Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

sábado, 25 de julho de 2020

25/07/2020 *--* Deus é Fiel !!!

Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

A pele que habitamos!


25 de julho – Dia da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha

Concurso CRP PR - Conselho Regional de Psicologia do Paraná ...

Atualmente a população negra corresponde a 54% da população do Brasil e 24,5% da população do estado do Paraná é negra. Esse fato torna o Paraná o estado com a maior população negra da região Sul do país. Essa porcentagem reflete também na quantidade de mulheres, e sobretudo mulheres negras, suas vivências, lutas e conquistas ao longo da história. Ter uma data de reconhecimento, que memorize a vida de um povo é dar significado, é valorar, tornar visível historicamente a existência de uma população e humanizar suas trajetórias.


A identidade de um povo, o direito à memória está no campo da justiça, pois através do resgate memorial pode se reconhecer e compreender as ações do futuro. Trazer à visibilidade o debate sobre a memória da mulher negra no estado do Paraná implica romper com a hegemonia e desvelar o silenciamento que impera no estado mediante os esforços do Movimento Paranista para a manutenção do ideário de uma região branca europeia, como aponta Wilson Martins (1989) em Um Brasil diferente. A narrativa de mulheres negras na construção desse país, preservada na memória coletiva, revela a ancestralidade, segundo Conceição Evaristo, que se projeta no presente e prepara o futuro. Michael Pollak (1992) aponta que a memória coletiva é em parte herdada, e não se refere apenas à vida física da pessoa, a memória remete tanto aos mecanismos de acumulação vinculando-se às formas de conservação, atualização e reconhecimento de uma lembrança, quanto aos processos de compartilhamento de representações sociais.


Em 1992, um grupo de mulheres realizou o 1º Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-Caribenhas, em Santo Domingos, na República Dominicana, com o objetivo de realizar um debate internacional sobre a situação das mulheres negras na América Latina. Foi a partir desse encontro que nasceu a Rede de mulheres Afro-Latino-americanas e Afro-Caribenhas. Com isso, o dia 25 de julho passou a ser conhecido como o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha - um marco internacional da luta e da resistência da mulher negra, que a coloca no centro de sua história.

            E no Brasil, a data começa a criar forma após a Lei nº 12.987/2014, que foi sancionada pela presidenta Dilma Rousseff, como o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. Tereza de Benguela foi uma importante liderança quilombola, que viveu durante o século XVIII. Sua história narra a saga de muitas mulheres negras que perderam seus companheiros e tornaram-se protagonistas na liderança de suas comunidades, suas famílias resistindo, juntamente com as populações indígenas a escravidão.

            Compreender os aspectos sociais que envolvem a mulher negra, latino-americana e caribenha, submetida aos aspectos do racismo estrutural engendrados ao cisheteropatriarcado, classismo e outros desdobramentos coloniais possibilita entender a complexidade das desigualdades, os efeitos do sofrimento histórico reatualizados pela singularidade de cada vivência e também as potencialidades e legados, dessas mulheres. Esse processo é fundamental para pensar e repensar a forma do fazer a Psicologia, o setting e os demais espaços de atenção à saúde mental e global dessas mulheres.

            E como isso se relaciona à psicologia? O primeiro princípio fundamental do Código de Ética Profissional do Psicólogo (Res. CFP 010/2005) aponta que o trabalho da Psicologia deve ser baseado “no respeito e na promoção de liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano”. Já o princípio segundo coloca como dever contribuir “para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”.


Dessa forma, compreende-se que o fazer da Psicologia está atrelado à reflexão dos modelos construídos sócio historicamente, portanto, questionar os modos sociais vigentes, que estruturam subjetividades, leia-se aqui com ideário branco, exige atentar aos efeitos psicossociais nas subjetividades não-brancas, como a de mulheres negras. Quais seriam, então, as estratégias para tal manejo, já que o racismo ocorre o tempo todo, afetando as mulheres nos diversos segmentos e estados condicionantes?


Para além do questionamento do ideário branco, a Psicologia precisa reconhecer a existência de subjetividades diversas, negras, latino-americanas, caribenhas, e outras subjetividades não brancas. Reconhecer essas existências e suas singularidades traz à tona questões que muitas vezes não são abordadas durante a formação em cursos de psicologia, majoritariamente planejadas com bases em produções brancas e eurocêntricas. Sem esse reconhecimento, não é possível transformar os condicionantes racistas que estruturam a nossa sociedade atual e contribuem para a produção de sofrimento.


Também é importante entender que as relações de poder existentes nos contextos de vida das mulheres negras latino-americanas e caribenhas são diversas das existentes em outros contextos, atuando de forma crítica diante dos efeitos psicossociais causados por elas, conforme mais uma vez enfatiza o Código de Ética.


Entendemos que a construção de uma Psicologia racializada e decolonial é recente. Ainda utilizamos muitos referenciais e modelos teóricos europeus ou estadunidenses. Dessa forma, não avançamos do debate sobre construções subjetivas de nosso país e região enquanto colonizados. Marcar dentro da Psicologia e da sociedade civil o dia 25 de julho é reivindicar que comecemos a construir nossa própria história e nossos modelos teóricos, enquanto mulheres negras latino-americanas.

Fonte: Comissão Étnico-Racial do Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR).

Moto e drogas são apreendidas em ocorrência de Prudentópolis.

Por volta das 14h30min do dia 24 de julho de 2020, na Rua Cap. Francisco Durski e Silva, Vila da Luz, a equipe realizava patrulhamento, quando ao passar por dois masculinos, sendo que ao avistarem os policiais, ambos tentaram se evadir, um deles fugiu, mas o segundo foi abordado um homem, 21 anos. Foi realizada abordagem e avistado uma parte de um tablete, de substância entorpecente análoga a maconha na varanda da casa, indagado o mesmo se havia mais ilícitos no interior da residência, este permaneceu em silêncio, sendo então procedida busca e localizados no forro, mais dois tabletes inteiros, da mesma droga. Ainda, foi localizada uma motocicleta, parcialmente desmontada e com aparente adulteração de características, uma Honda cg 125 fan, roubada em data de 07/07/2020. Dessa forma o abordado e os ilícitos foram entregues na delegacia de polícia civil, para providências.


Fonte: Polícia Militar.

Ocorrência de posse irregular de arma de fogo é registrada em Prudentópolis.


Por volta das 16h30min do dia 24 de julho de 2020, na Rua Oscar Rickli, Vila das Flores, a equipe fez contato com a solicitante, e seu pai, os quais relataram que um homem, 40 anos, teria ingerido bebida alcoólica e tentava sair do local, conduzindo seu veículo, que o mesmo estaria agressivo e teria ameaçado as partes, dizendo que iria: " picar-lhe chumbo a casa de seu pai”. Relatou ainda o senhor que o homem teria na residência duas armas de fogo. Diante da situação a equipe deslocou até a residência, na localidade de barra bonita, onde em buscas, a equipe localizou duas espingardas, sendo uma espingarda de pressão, modificada para calibre .22 e uma espingarda calibre .36, ambas carregadas e sem marca aparente, além de 42 munições intactas, de calibre .22, marca CBC e 8 cartuchos calibre .36 intactos, sem marca aparente. Diante dos fatos a equipe conduziu o homem até a delegacia local, para os procedimentos cabíveis. 

Fonte: Polícia Militar.

Pet-shop e clínica veterinária Garras e Patas, fazem reinauguração em novo endereço em Santa Maria do Oeste.

Ocorrência de posse irregular de arma de fogo (uso permitido) é registrada no Turvo.

Por volta das 21h00min do dia 24 de julho de 2020, na Av: Doze de Maio, Centro, durante operação Macunaima, equipes, realizaram a abordagem do estabelecimento, onde foi procedida a abordagem de alguns indivíduos, dentre eles um homem, 23 anos. Deslocado até a residência, situada na Localidade Arroio Fundo, onde ele apontou que uma arma de fogo, sendo localizado 01 garrucha, Rossi, calibre .22, 01 mini-pistola, sem marca aparente, calibre 22, 13 munições calibre 22 e 04 munições calibre .38. Diante dos fatos foi dado voz de prisão, sendo este encaminhado até 14ªSDP, em Guarapuava.


Fonte: Polícia Militar.

PARANÁ: Irmãos são presos por tráfico de drogas.

Policiais da  ROTAM em patrulhamento pela rua Bem-te-vi, em Capitão Leônidas Marques, próximo a um local conhecido por ser um ponto de tráfico de drogas, visualizaram na madrugada desse sábado dois homens saindo de uma residência.

Os dois foram abordados e  com um deles foram encontradas 6 porções de crack, que pesaram 0,6g do entorpecente. 

O homem relatou que havia acabado de comprar a droga pelo valor de R$60,00 de um homem tatuado e cabelo comprido que estava na casa de onde havia saído.

Diante do fato foi solicitado apoio da Policia Militar de Capitão e realizada a abordagem onde foram identificados os moradores, sendo uma mulher já conhecida no meio policial e seu irmão, o qual possuía as características relatadas anteriormente pelos usuários.

Ambos receberam voz de prisão pelo crime de tráfico de drogas.

O dinheiro pago pelos entorpecentes foi localizado no bolso do suspeito, que foi apreendido juntamente com os autores e entorpecentes e encaminhados a delegacia da Polícia Civil de Capitão para providências.

Fonte: Rádio San de Capitão Leônidas Marques.

Após acidente com vítimas, condutor é detido pela PRE pelo crime de embriaguez.

Ontem, sexta-feira (24), por volta das 13h30, policiais rodoviários estaduais foram acionados para atendimento de trânsito com vítima. 


A colisão ocorreu na PR-488 km 06, município de Céu Azul, trecho que liga a BR-277 a município de Vera Cruz do Oeste.


O local encontra-se em obras de manutenção e o veículo Escort de Céu Azul chocou-se contra um caminhão VW/Delivery, da empresa que está realizando obra de manutenção da rodovia.


Os condutores foram submetidos ao exame etilométrico, sendo que o condutor do Escort, senhor de 32 anos, contatou-se que o mesmo havia ingerido bebida alcoólica, sendo apresentado no teste o resultado de 0,35mg/L.


Assim foi encaminhado a delegacia de Polícia Civil de Matelândia para medida cabíveis.


No veículo Escort encontra-se mais três pessoas que resultaram em ferimentos leves e conduzidos ao hospital de Vera cruz do Oeste.

Fonte: CGN.

Veículo sai da pista, bate em barranco e capota às margens da PR-317.

Por volta das 21h desta sexta-feira (24), equipes do SAMU e do Corpo de Bombeiros foram acionadas para socorrer vítimas de capotamento na PR-317, trecho que liga Sub Sede a Santa Helena, na curva do cemitério.

Segundo informações repassadas pelas vítimas, o veículo GM Corsa seguia pela rodovia, sentido Sub Sede/Santa Helena, quando ao realizar a curva, o condutor perdeu o controle da direção, colidiu contra um barranco e acabou capotando.

O condutor, um jovem de aproximadamente 24 anos de idade, sofreu escoriações pelo corpo e estava bastante desorientado. Ele foi conduzido ao PAM de Santa Helena para melhor avaliação médica. Os outro dois ocupantes do veículo, de 18 e 20 anos de idade, sofreram escoriações, sendo avaliados e liberados no local.

Fonte: Correio do Lago.


Doria vê denúncias técnicas: ‘PSDB não deve condená-las’.

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), disse ontem que é “dever” do seu partido não criar “nenhuma objeção” às denúncias contra o senador José Serra e o ex-governador Geraldo Alckmin. Segundo Doria, as investigações contra seus correligionários são “técnicas” e, por isso, a sigla não deve condená-las.


Serra foi denunciado por lavagem de dinheiro no último dia 3, acusado de receber dinheiro da Odebrecht de forma irregular quando foi governador do Estado, entre 2006 e 2007. Na última terça-feira, ele foi alvo de outra investigação, em que é suspeito de ter recebido R$ 5 milhões da operadora de planos de saúde Qualicorp sem declarar à Justiça Eleitoral na campanha ao Senado de 2014. O senador nega as acusações. 


Já Alckmin foi denunciado anteontem sob a acusação de ter recebido R$ 11,3 milhões da Odebrecht de forma irregular para financiar suas campanhas ao governo do Estado de 2010 e 2014.


A empreiteira não poderia ter feito doações eleitorais porque tinha duas contratos em vigor com o governo estadual. O tucano também nega ter cometido irregularidades. “Alckmin manteve postura de retidão e respeito à lei sem jamais abrir mão dos princípios éticos”, diz sua defesa.


“Não vemos essas denúncias como uma resposta de ordem política, e sim de ordem técnica”, disse Doria ontem, durante coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes. ” A Polícia Federal realiza seu trabalho assim como o Ministério Público, cumprindo o seu dever. E o dever é investigar, assim como o (dever) do PSDB é não criar nenhuma objeção e nem condenar nenhum tipo de investigação”, completou.


Na sequência, o governador paulista disse que nem Serra nem Alckmin foram condenados ainda. “Minha posição, assim como a do PSDB do Estado de São Paulo é de que toda investigação deve ser efetivada sem nenhum obstáculo, sem nenhuma obstrução, até que se tenha o resultado final”, declarou. Sem citar o PT, Doria disse que essa posição é diferente de “outro partido que, na defesa do seu presidente de honra, criou obstáculos” e classificou como política a investigação. “O PSDB não classifica essas investigações como de ordem política”, afirmou.

Marca

Uma ala do PSDB ligada a Doria viu a oportunidade de voltar a pregar a construção de um “novo” PSDB, a partir das denúncias recentes contra Serra e Alckmin, como mostrou ontem o Estadão. Esse grupo defende uma espécie de “reciclagem” da sigla, com o afastamento de nomes antigos e até a aposentadoria do tucano, ave que é símbolo histórico da legenda. Para esses aliados do governador, tentar mudar a imagem do PSDB é menos traumático do que uma troca de legenda, pensando na campanha à Presidência de 2022.


Embora existam siglas dispostas a abraçar o projeto pessoal de Doria, como o PSD de Gilberto Kassab, a estrutura do PSDB ainda garante ao governador significativa capilaridade em São Paulo – capital e interior do Estado, o principal colégio eleitoral e o segundo maior orçamento do País, atrás apenas do governo federal.


Em entrevista à Rádio Eldorado, ontem, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) afirmou que o PSDB “precisa se reinventar, assim como todos os partidos”.


Questionado sobre o envolvimento de tucanos em investigações, o deputado disse ter “ótima relação” com Serra e Alckmin e elogiou Doria. “O PSDB vai reconstruir a sua imagem. Tem o governador de São Paulo (João Doria), que é sempre um nome muito forte (para a sucessão presidencial)”, acrescentou.

Fonte: jornal O Estado de S. Paulo.