Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Pitanga participa de Formação em Educação Alimentar e Nutricional.


   Representantes de Pitanga na formação

Representantes do município de Pitanga e outros municípios da região participaram de uma formação em Alimentação Escolar, por meio do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar do Paraná (Cecane) e da parceria entre Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE). A formação aconteceu, em Ivaiporã, no dia 2 de junho, no auditório da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Ivaiporã (Acisi). 

O Cecane busca articular a agricultura familiar com a alimentação escolar, numa perspectiva ampliada de promoção da segurança alimentar e nutricional, bem como do desenvolvimento local sustentável. Nos municípios estão sendo desenvolvidas várias ações com o objetivo de melhorar a qualidade e a gestão do controle social do Programa Nacional de Alimentação do Escolar (PNAE). 

Pitanga esteve representada pela secretária de Educação, Angela Vujanski; coordenadora Ana Cristina Teigão Raulik; nutricionista Bruno Moreira Soares; presidente do Comsea e membro do CAE, Roseli Pittner; e pelo vice presidente CAE e do Comsea Pitanga, Simone Lopes. 

O PNAE tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento biopsicossocial, aprendizagem, rendimento escolar e a formação de práticas alimentares saudáveis dos alunos, por meio de ações de educação alimentar e nutricional e da oferta de refeições que cubram as necessidades nutricionais durante o período letivo. 

A oficina de formação foi coordenada pelas nutricionistas Fernanda Pons Madruga e Juliana Rodrigues Dias Guedes (UFPR), que abordaram o tema através de grupos de trabalho, nos quais os atores expuseram as ações realizadas nos municípios e interagiram com os demais participantes sobre a alimentação escolar nos diversos enfoques, trazendo contribuições e encaminhamentos que serão desenvolvidos pelos atores em cada município. 

Segundo Roseli Pittner, as ações pactuadas durante a oficina devem ser desenvolvidas pelos atores nos municípios garantindo que a alimentação atenda a Resolução FNDE 38/2009, considera-se como educação alimentar e nutricional o conjunto de ações formativas que objetivam estimular a adoção voluntária de práticas e escolhas alimentares saudáveis, que colaborem para a aprendizagem, o estado de saúde do escolar e a qualidade de vida do indivíduo.

São várias as ações que podem e devem ser executadas como: oferta de uma alimentação saudável adquirida da agricultura familiar; inserção do tema alimentação saudável no currículo escolar; implantação de hortas nas escolas; realização de oficinas de formação para comunidade escolar; oficinas de culinária; e outras tantas estratégias que cada município pode desenvolver.

Fonte   Paraná Centro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.