Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Programa Cidadania Rural aproxima Executivo da comunidade em Pitanga.


   

Prefeito agradece às mulheres da Associação do Rio XV de Baixo, que cuidaram da alimentação
Prefeito agradece às mulheres da Associação do Rio XV de Baixo, que cuidaram da alimentação
Secretária de Desenvolvimento, Social Cléa Marli Alenski Zampier, vice-prefeita Mirna Galafassi e prefeito Altair Zampier entregam certificado às participantes do curso de culinária
Secretária de Desenvolvimento, Social Cléa Marli Alenski Zampier, vice-prefeita Mirna Galafassi e prefeito Altair Zampier entregam certificado às participantes do curso de culinária
Representantes das comunidades participam do Garota Cidadania Rural
Representantes das comunidades participam do Garota Cidadania Rural
Atletas recebem medalhas
Atletas recebem medalhas
Prefeito Zampier
Prefeito Zampier
Entre os dias 22 e 26 de junho, a Prefeitura de Pitanga realizou o Programa Cidadania Rural, na comunidade do Rio XV de Baixo. Na ocasião, o prefeito Altair José Zampier, a vice-prefeita Mirna Galafassi, secretários e diretores municipais instalaram-se no Salão da Igreja Santo Antônio, no Rio XV de Baixo, para atender as necessidades de pelo menos nove comunidades rurais, próximas àquela região.

A equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, administrada pela secretária Ângela Vujanski, esteve presente durante a execução do programa. Uma das ações desenvolvidas pela pasta foi a reforma da Escola Municipal São Judas Tadeu, que funciona juntamente com a Escola Estadual Padre Vítor Coelho de Almeida. Ângela Vujanski comentou que a Secretaria de Educação e Cultura fez um estudo do que precisava ser arrumado na escola, como plantio de gramas, flores e plantas, pintura, troca dos vidros das janelas, piso, parquinho infantil, entre outras ações, que foram iniciadas, na segunda, 22.

A secretária ressaltou que, além da melhoria de estrutura, a secretaria desenvolveu outros projetos com as turmas, em sala de aula, como acompanhamento pedagógico, com alunos e professores. Também foram realizadas atividades fora do ambiente escolar, com um espaço de informática, disponibilizado no salão da igreja, para que as crianças pudessem interagir com as novas tecnologias. Ângela Vujanski também comentou sobre uma parceria com a Central de Controles, em que foi feito um projeto com a finalidade de conscientizar a comunidade em geral em relação à preservação do patrimônio público, que é de todo mundo, segundo a secretária.

Para a diretoria da Escola Municipal São Judas Tadeu, Tatiane de Oliveira, o Cidadania Rural era bastante esperado por toda a comunidade. Ela ressaltou que a comunidade escolar aguardava as melhorias na escola, no entanto, também o cascalhamento das estradas. “Com as estradas cascalhadas vai melhorar, porque os alunos vão deixar de perder o conteúdo nos dias chuvosos. Na escola, vemos quanta coisa mudou, como a pintura e o piso. Duas escolas fizeram promoções e, com isso, tínhamos dinheiro para comprar a cerâmica”, disse a diretora. 
Tatiane de Oliveira disse que a Cidadania Rural proporcionou aos pais a facilidade na questão de documentação, como emissão de Registro Geral (RG), Carteira de Trabalho e a regularização de documentos.

Ângela Vujanski e Tatiane de Oliveira também comentaram o acompanhamento que foi feito em relação à rota do transporte escolar. Segundo a secretária Ângela Vujanski a diretora das duas escolas, Tatiane de Oliveira e Irene Dziubate, e Cristiano Tupicz, que integra a Secretaria de Educação e Cultura, além do motorista, fizeram o trajeto do transporte escolar, na localidade do Rio XV de Baixo, para confirmar a quilometragem percorrida diariamente.

O secretário de Agricultura e Interior, Ivanir José Seben, também acompanhou o Cidadania Rural. De acordo com ele, a Secretaria de Agricultura e Interior trabalhou no cascalhamento das estradas, com bueiros e também coordenaram diversas palestras, como a do Prodafapi, que é o programa desenvolvido com as agroindústrias; discussão sobre o CCPAF (Central de Comercialização da Agricultura Familiar), em que foi explicado ao produtor rural como funciona a CCPAF e como o produtor pode participar.

Ivanir Seben disse ainda que a Secretaria de Agricultura e Interior coordenou palestra sobre o CAR (Cadastro Ambiental Rural), ITR (Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural) e o bloco do produtor. Ivanir Seben contou que, apesar do encerramento do Cidadania Rural ter sido feito, na sexta-feira, 26, a Secretaria da Agricultura e o Departamento do Interior vão continuar com os projetos na comunidade.

Saúde
O secretário de Saúde Eliseo Gonçalves da Silva Filho comentou que, durante a semana passada, a equipe de saúde intensificou o atendimento no Posto de Saúde da localidade. Ele comentou que o Programa Cidadania Rural é bom, por trazer os serviços mais próximos da população, principalmente, a rural, que tem mais dificuldade de acesso. Eliseo Filho explicou que a Secretaria Municipal de Saúde priorizou os atendimentos médicos e odontológicos e que, esta semana, a Unidade Básica de Saúde do Rio XV de Baixo passará por reformas.

Encerramento
Na sexta-feira, 26 de junho, foi realizado o encerramento do Programa Cidadania Rural, com uma festividade, no salão da Igreja Santo Antônio. Entre as ações do encerramento, pode-se citar a entrega dos certificados às mulheres que participaram do Curso de Culinária, promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

Entrega das medalhas aos atletas da comunidade que participaram do Torneio de Futsal, promovido pela Secretaria de Esportes e Lazer e o concurso Garota Cidadania Rural, promovido pela Secretaria de Educação e Cultura em parceria com a Coordenadoria Especial da Mulher (CEM), coordenada por Luci Inês Lena, que é ligada ao Gabinete do Prefeito de Pitanga Altair José Zampier.

O concurso Garota Cidadania Rural contou com a participação de oito candidatas, que representaram as comunidades rurais próximas ao Rio XV de Baixo. As escolhidas foram Carolina Antunes, representante do Rio XV de Baixo- Vila Rural; Beatriz Lins dos Santos, representando a localidade de Rio Bandeira; e, por fim, Eliane Costa, representante da comunidade Arroio Grande Santo Antônio. Elas foram eleitas 2ª Princesa, 1º Princesa e Rainha da Cidadania Rural, respectivamente. O encerramento também contou com a presença da Orquestra de Violeiros de Pitanga.

O Programa
O prefeito de Pitanga, Altair José Zampier, comentou que o Cidadania Rural foi um dos primeiros programas implantados na primeira gestão (2009 a 2012) e dado sequência nesta gestão. “É um programa que foi aprovado pela população, porque atende todos os segmentos da sociedade, secretarias se envolvem, discutem com a população, planejam ações”, disse o prefeito.

Para Zampier, além de prestação de serviço nas áreas de Promoção Social, Educação, Esportes, entre outros, é um programa importante culturalmente. “A cidadania é o direito e o dever de cada um, tentamos na Cidadania Rural fazer um trabalho coletivo com a comunidade, dividindo responsabilidades. O nosso saldo é positivo. A Cidadania Rural está adotada pela população de Pitanga. Pena que não conseguimos realizar tudo o que gostaríamos, e nem fazer em todas as comunidades, mas vamos fazer no maior número de comunidade possível, e tenho certeza que em cada lugar que passamos trará uma evolução cultural, porque as pessoas aprendem que a administração municipal pode ser feita junto delas”, destacou Zampier.

De acordo com o prefeito de Pitanga, o Programa Cidadania Rural abrange várias comunidades e, com isso, as edições do programa devem ter atingido em torno de 25 comunidades rurais de Pitanga. A administração municipal também desenvolve o Programa Cidadania nos Bairros.

Beneficiados
Os moradores das comunidades comentaram que se sentem valorizados com a presença dos integrantes da administração municipal. Rosana Moreira disse que a semana foi boa, envolveu bastante gente, e que só não participou dos cursos, por ter filho pequeno, mas, todos os dias, visitava as ações desenvolvidas no salão da igreja. Para Élio Ciota – popular prefeito do Rio XV, a Cidadania Rural veio como presente para a comunidade. “Foi um presente que faz tempo que esperávamos. A reforma da escolha, cascalhamento nas estradas, atendimentos de médicos e dentista, cabeleireiro, foi uma festa, melhora a auto-estima da comunidade”, opinou.

Luiz Roecker disse que o programa foi uma novidade. Segundo ele, a comunidade está contente e espera que os trabalhos continuem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.