Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

domingo, 22 de fevereiro de 2015

MPF exige oito horas de trabalho para 

médicos do Norte Pioneiro.


   MPF exige oito horas de trabalho para médicos do Norte Pioneiro

O Ministério Público Federal (MPF) em Jacarezinho emitiu  uma recomendação que obriga os médicos da região a cumprirem oito horas de trabalho diário. A recomendação é destinada aos profissionais que trabalham nas Unidade Básicas de Sáude (UBS), que são contratados pelas prefeituras. A medida vale para 27 cidades da região e tem causado revolta da classe médica, causando descontentamento e até a demissão de alguns profissionais.
Em Santo Antonio da Platina, a secretária municipal de Saúde,Rosimar do Espírito Santo contou que metade dos médicos que atua nos postos de saúde pediu demissão. “. “Só cumpriram integralmente a recomendação, os concursados e os clínicos cubanos contratados através do programa Mais Médicos”, disse. Apesar disso, não faltam médicos para atender a população.
A situação é semelhante em municípios vizinhos como Carlópolis, Ribeirão Claro e Jacarezinho.
De acordo com os médicos, cumprir oito horas de trabalho em um único posto de saúde não vale a pena do ponto de vista financeiro. “Ganhamos pouco para nossa categoria e nos viramos para atender várias cidades e dar assistência para toda a população, essa lei deve ser reavaliada”, opinou um profissional.
A maioria dos profissionais da região atende com o sistema de agendamento de notícias, atendendo conforme a demanda de pacientes para o dia. Ao atender os pacientes agendados, os profissionais trabalham em suas clínicas particulares e até em cidades vizinhas.
O autor da recomendação do MPF é o procurador da república Diogo Castor de Mattos(foto). Em  entrevista, o magistrado disse que médicos poderão responder por crimes como enriquecimento ilícito e estelionato, pois são pagos com dinheiro público através das prefeituras, meio pelo qual são contratados.
Além da carga horária, o MPF,feita em outubro do ano passado,sugere também que o trabalho médico seja registrado por cartão ponto, equipamento que é de uso obrigatório entre os outros profissionais de saúde contratados.
O objetivo do MPF, que já expediu recomendações similares em diversas regiões do país, é garantir os direitos dos usuários do SUS e inibir irregularidades nos serviços prestados. De acordo com o MPF, é recorrente o recebimento de representações por falta de atendimento devido a ausência ou atraso de médicos e odontólogos.
A recomendação vale para Abatiá, Andirá, Bandeirantes, Barra do Jacaré, Cambará, Carlópolis, Conselheiro Mairinck, Guariparama, Ibaiti, Itambaracá, Jaboti, Jacarezinho, Japira, Joaquim Távora, Jundiaí do Sul, Pinhalão, Quatiguá, Ribeirão Claro, Ribeirão do Pinhal, Salto do Itararé, Santa Amélia, Santana do Itararé, Santo Antônio da Platina, São José da Boa Vista, Siqueira Campos, Tomazina e Wenceslau Braz.
Fonte : NP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.