Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

segunda-feira, 9 de março de 2015

Centenas de produtores participam do Dia de Campo da Coamo de Pitanga.



Produtores observam as variedades de soja
Produtores observam as variedades de soja
Agrônomo Carlos Vinicius Precinotto e o gerente do entreposto de Pitanga  Valdemir de Paula Barbosa
Agrônomo Carlos Vinicius Precinotto e o gerente do entreposto de Pitanga Valdemir de Paula Barbosa
Produtor Davi Stoski participa do evento com o filho João Rafael
Produtor Davi Stoski participa do evento com o filho João Rafael
Produtor Carlos Pereira da Costa
Produtor Carlos Pereira da Costa
Produtor Paulo Sérgio Vaz
Produtor Paulo Sérgio Vaz
Na quarta-feira, 4 de março, centenas de produtores participaram do Dia de Campo de Verão da Coamo. O evento, que foi realizado na Unidade Experimental, da localidade  do Bom Retiro, em Pitanga, contou com cerca de 20 empresas, que colocaram em exposição variedades de soja, pastagem e cultivares de milho, além das tecnologias de aplicação e maquinários agrícolas. 
O gerente do entreposto de Pitanga, Valdemir de Paula Barbosa (Miro), comentou que o Dia de Campo tem o objetivo de expor as novidades para os produtores, para que possam se preparar para a próxima safra. “A Coamo lança adiantado o plano safra verão, para que o produtor, que já conhece as novidades, tenha a possibilidade de fazer um planejamento para o próximo plantio”. Valdemir Barbosa ressaltou que a Coamo e o cooperado sempre crescem juntos, por causa desta integração e deste envolvimento e pelas novidades que a Coamo sempre traz, tanto na parte de maquinários como na abertura das empresas, que apresentam os defensivos, adubos e sementes.
Para o supervisor de assistência técnica da empresa Semeato, José Henrique Straiotto, todos os anos a empresa participa do evento e percebe que o produtor mostra-se interessado nas inovações dos maquinários. “O evento é importante para o produtor conhecer o que há de inovação das linhas. Sempre fazemos negócio, se não fechamos no evento, fazemos o contato com o produtor”, comentou. 
O engenheiro agrônomo da Coamo, encarregado do Departamento Técnico, Carlos Vinicius Precinotto, comentou que o Departamento Técnico acompanha os produtores para apresentar as novas variedades e os manejos que podem ser feitos. Ele comentou que, este ano, foi difícil para o produtor de soja, por conta do ataque de lagarta e no final da safra pela ferrugem asiática, no entanto, ele ressaltou que no Dia de Campo as empresas já conseguem expor alternativas para amparar o produtor para a próxima safra. “O Departamento Técnico da Coamo pode orientar o produtor, a nossa área de plantação não tem nada maquiado, foi aplicado como se fosse uma simulação ao produtor, aquilo que foi produzido nós mostramos os resultados para que o produtor escolha a melhor variedade, além disso, temos a parte de maquinário, que é para o produtor se atualizar”, disse.  O engenheiro agrônomo fez questão de explicar que todos os anos há mudanças, sendo que, segundo ele, no final de cada safra o produtor relata um ou dois problemas ocorridos. “Por isso estamos à disposição para a situação de ajudar o produtor a se programar. Uma cultivar que é resistente a lagarta pode ajudar num quesito, a questão da escolha do fungicida, o momento de aplicação, vai ajudar também a prevenir um problema futuro, que pode reduzir a produtividade. Estamos aqui para que o produtor possa produzir com qualidade e quantidade”, destacou o agrônomo da Coamo.
O representante técnico de vendas da Syngenta, Emerson Rafaeli, comentou que a empresa espera para participar do Dia de Campo da Coamo, que, para ele, é o principal evento técnico da região. “É no evento que conseguimos demonstrar para o produtor os novos produtos que lançamos no mercado”, disse. Emerson Rafaeli ressaltou que o produtor participa do Dia de Campo com bastante dúvida e curiosidade. “O produtor participa do evento para resolver alguns problemas que surgem durante a safra, este ano, por exemplo, tivemos problema com a ferrugem na lavoura de soja, um agravante bastante grande nesta safra, e o produtor quer o que a empresa tem de novo para resolver este problema”, afirmou.
O produtor Davi Stoski disse que sempre participa do Dia de Campo e lembrou que quem está no ramo da agricultura, necessita estar bem informado. “Isto porque surgem novas doenças, problemas nas culturas, temos que estar informado para plantar a melhor variedade, depois ter um bom controle”. Para Davi Stoski, o Dia de Campo da Coamo é completo e por meio do que é apresentado é que realiza o planejamento da próxima safra. Ele confirmou o que os técnicos falaram em relação aos problemas na lavoura de soja, neste ano, mas lembrou da importância da assistência técnica, o que vai garantir, ainda assim, uma boa produtividade na colheita. O produtor Paulo Sérgio Vaz também ressaltou que o evento foi bom e, por isso, segundo ele, os agricultores conseguiram absorver bastante informação. Concordou o produtor Carlos Pereira da Costa, que disse que aproveita o Dia de Campo para anotar as orientações dos agrônomos. Também considerou importante o evento, o assistente técnico de venda da Basf, Eric Katsumi Akashi, que, para ele, é muito importante a parceria entre as empresas e a Coamo. Eric Akashi ressaltou que o Dia de Campo é um dia de trocar informações, em que o produtor pode conversar e, assim, tirar as dúvidas. “Às vezes, não temos um acesso grande ao produtor no dia-a-dia, por isso, é importante a participação no Dia de Campo. É uma oportunidade para todo o mundo”, finalizou.
Fonte : Paraná centro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.