Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

domingo, 9 de novembro de 2014

Reajuste do preço da gasolina e do diesel já chegou às bombas




A Petrobras informou na noite desta quinta-feira (6) um reajuste no preço de venda da gasolina A em 3% e do diesel em 5% nas refinarias, a partir da 0 hora de hoje. Apesar do reajuste anunciado ser para as refinarias, o reajuste nas bombas deve ser quase que imediato. “Não tem como. Se eu receber um caminhão com combustível hoje, já vou pagar com o reajuste, portanto, tenho que repassar para a bomba”, disse o gerente de uma das principais redes de combustível de Curitiba. Segundo ele, já na noite de ontem havia postos na região central com preço maior por conta do anúncio da estatal.
Então, nos próximos dias, o consumidor vai ter que pesquisar. Postos que ainda tenham estoques no valor antigo ainda podem estar com valores menores. Segundo o Sindicato dos Revendedores de Combustíveis e Lojas de Conveniências do Estado do Paraná (Sindicombustíveis-PR), o mercado é livre e é o empresário quem define o preço conforme os custos deles. Mas na média, o repasse pode elevar em até R$ 0,11 a gasolina e em R$ 0,10 o diesel.

Segundo o comunicado os preços da gasolina e do diesel, sobre os quais incide o reajuste anunciado, não incluem os tributos federais Cide e PIS/Cofins e o tributo estadual ICMS.
Cascata — A alta da gasolina e do diesel pode provocar um efeito cascata. O reajuste deve ter um impacto de 0,15 ponto porcentual na inflação oficial medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2014, conforme cálculos do economista Étore Sanchez, da LCA Consultores. Segundo ele, o aumento de 3% para a gasolina e de 5% no diesel já poderá ser absorvido no IPCA-15 de novembro. 
"Isso, adotando a hipótese de que o reajuste na refinaria poderá ser repassado integralmente aos consumidores", afirmou. "Só uma alta corroborou nossa expectativa, que foi o do diesel", completou, destacando que previa elevação de 5% nos preços da gasolina.

Com o reajuste, o economista da LCA revisou para cima a projeção para o IPCA fechado de 2014. A expectativa é que o índice termine o ano acima do teto da meta de 6,50%, devendo ficar em 6,60%. A previsão anterior, antes do aumento dos combustíveis, era de 6,45%. "O reajuste já tinha de ter sido dado", reforçou.
O ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues, presidente do conselho deliberativo da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), afirmou ontem que o reajuste de 3% da gasolina não deve melhorar a margem do etanol, mas o repasse da alta de 5% no valor do diesel ampliará os custos do setor. O diesel é o combustível mais utilizado em tratores e caminhões na produção e transporte, tanto da cana quanto do etanol por parte das usinas.

Fonte : BEM PARANA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.