Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

56 mil aposentados do Paraná devem provar ao INSS que estão vivos.


   Beneficiários do INSS devem procurar as agências bancárias (Foto: Reprodução/ RPC TV)

Quase 56 mil aposentados e pensionistas do Paraná têm ate terça-feira (29) para procurar o banco pelo qual recebem o benefício para renovação de senha. A chamada prova de vida é um mecanismo que funciona como um recadastramento e evita fraudes, já que impede que a remuneração seja feita em nome de beneficiários falecidos. De acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o procedimento é obrigatório, e o aposentado ou pensionista que deixar de fazê-lo terá o pagamento interrompido.

Até o dia 15 de dezembro, dos 32 milhões de beneficiários do INSS no país, mais de 30 milhões já haviam realizado a renovação de senha. O Paraná está entre os estados com maior número de beneficiários que ainda precisam renovar a senha – 55. 969. O prazo final seria 31 de dezembro, porém, devido ao feriado de Ano Novo as instituições bancárias estarão fechadas.
No momento de renovação da senha, o beneficiário deve apresentar documento de identificação com foto (carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação e outros).
Algumas instituições financeiras, que possuem sistemas de biometria, estão utilizando essa tecnologia para realizar a renovação de senha nos terminais de autoatendimento.

Os beneficiários que não puderem ir às agências bancárias, por motivos de doença ou dificuldades de locomoção, podem realizar a renovação de senha por meio de um procurador devidamente cadastrado no INSS.

Os que residem no exterior também podem renovar a senha por meio de um procurador cadastrado no INSS ou por meio de documento de prova de vida emitido por consulado.
Fonte : G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.