Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Presos rendem agentes e fazem rebelião em cadeia de Maringá.


   Policiais chegam à Casa de Custódia de Maringá para controlar a rebelião (Foto: Bruno Fávaro/RPC Maringá)

Três agentes penitenciários e quatro agentes de cadeia são mantidos reféns desde as 15h desta segunda-feira (29) em uma rebelião na Casa de Custódia de Maringá, no norte doParaná. Segundo a Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Seju), presos de uma das alas renderam os funcionários quando retornavam do pátio da cadeia. Um dos reféns foi liberado pelos rebelados por volta das 19h, com ferimentos leves. Até as 20h não havia o registro de mais pessoas feridas no local.
A Seju informou que os presos exigem o fim do uso de algemas nas movimentações internas, além de melhorias na assessoria jurídica, na assistência médica e na alimentação. A Polícia Militar (PM) conduz as negociações. A ala onde os presos se rebelaram foi isolada. O setor abriga 120 detentos, segundo a Seju.
A Casa de Custódia de Maringá foi projetada para 654 presos, e atualmente abriga 636 detentos, ainda conforme informações da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos.
Rebeliões constantes
O ano de 2014 tem sido marcado por diversas rebeliões no Paraná. Desde o início do ano, presos se rebelaram 23 vezes em várias cadeias e penitenciárias do estado, informou a Seju. O período mais violento foi entre agosto e setembro. Em menos de um mês, cinco motins foram registrados.
No fim de agosto, detentos da Penitenciária Estadual de Cascavel, no oeste do estado,fizeram um motim que durou 45 horas e deixou cinco pessoas mortas e muita destruição na unidade. O espaço não estava superlotado antes da rebelião, mas foi preciso transferir mais de 800 presos, devido à destruição das celas e corredores.No dia 13 de outubro, uma rebelião na Penitenciária Industrial de Guarapuava (PIG), na região central, durou 48 horas. Treze agentes penitenciários e diversos detentos foram feitos reféns. Ao todo, oito pessoas ficaram feridas, sendo cinco presos e três agentes penitenciários.
Já no dia 19 de outubro, uma rebelião aconteceu na Penitenciária Estadual de Maringá (PEM).Dois agentes penitenciários foram mantidos reféns por 17 horas. Os agentes foram liberados após os detentos negociarem a transferência de 20 presos. Ninguém ficou ferido.
Fonte : G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.