Qual é a história da Imaculada Conceição?
PADROEIRA DA CIDADE DE SANTA MARIA DO OESTE.
Fontes bíblicas[editar | editar código-fonte]
Em sua Constituição Apostólica Ineffabilis Deus (8 de dezembro de 1854), que definiu oficialmente a Imaculada Conceição como dogma, o Papa Pio IX recorreu principalmente para a afirmação de Gênesis 3:15, onde Deus disse: "Eu Porei inimizade entre ti e a mulher, entre sua descendência e a dela", assim, segundo esta profecia, seria necessário uma mulher sem pecado, para dar à luz o Cristo, que reconciliaria o homem com Deus. O verso "Tu és toda formosa, meu amor, não há mancha em ti" (na Vulgata: "Tota pulchra es, amica mea, et macula non est in te"6 ), no Cântico dos Cânticos (4,7) é usado para defender a Imaculada Conceição, outros versos incluem:
"Também farão uma arca de madeira incorruptível; o seu comprimento será de dois côvados e meio, e a sua largura de um côvado e meio, e de um côvado e meio a sua altura." (Êxodo 25:10-11)
"Pode o puro[Jesus]Vir dum ser impuro? Jamais!"(Jó 14:4)
"Assim, fiz uma arca de madeira incorruptível, e alisei duas tábuas de pedra, como as primeiras; e subi ao monte com as duas tábuas na minha mão." (Deuteronômio 10:3)
Outras traduções para a palavras incorruptível ("Setim" em hebraico) incluem "acácia", "indestrutível" e "duro" para descrever a madeira utilizada. Noé usou essa madeira porque era considerada muito durável e "incorruptível". Maria é considerada a Arca da Nova da Aliança (Apocalipse 11:19) e, portanto, a Nova Arca seria igualmente "incorruptível" ou "imaculada".
História[editar | editar código-fonte]
Desde o cristianismo primitivo diversos Padres da Igreja defenderam a Imaculada Conceição da Virgem Maria, tanto no Oriente como no Ocidente. No século IV, Efrém da Síria (306-373), diácono, teólogo e compositorde hinos, propunha que só Jesus Cristo e Maria são limpos e puros de toda a mancha do pecado.
Já no século VIII se celebrava a festa litúrgica da Conceição de Maria aos 8 de dezembro ou nove meses antes da festa de sua natividade, comemorada no dia 8 de setembro.
No século X a Grã-Bretanha celebrava a Imaculada Conceição de Maria[carece de fontes].
A festa da Imaculada Conceição de 8 de dezembro, foi definida em 28 de Fevereiro 1476 pelo Papa Sisto IV. A existência da festa era um forte indício da crença da Igreja de Imaculada Conceição, mesmo antes da definição do século XIX como um dogma.
Em 1497 a Universidade de Paris decretou que ninguém poderia ser admitido na instituição se não defendesse a Imaculada Concepção de Maria, exemplo que foi seguido por outras universidades como a de Coimbra e de Évora. Em 1617 o Papa Paulo V proibiu que se afirmasse que Maria tivesse nascido com o pecado original, e em 1622 Gregório V impôs silêncio absoluto aos que se opunham à doutrina. Foi em 8 de Dezembro de1661 que Alexandre VII promulgou a Constituição apostólica Sollicitudo omnium Ecclesiarum em que definia o sentido da palavra conceptio, proibindo qualquer discussão sobre o assunto7 .
Na Itália do século XV o franciscano Bernardino de Bustis escreveu o Ofício da Imaculada Conceição, com aprovação oficial do texto pelo Papa Inocêncio XI em 1678. Foi enriquecido pelo Papa Pio IX em 31 de março de1876, após a definição do dogma com 300 dias de indulgência cada vez que recitado.
Lourdes[editar | editar código-fonte]
Ver artigo principal: Nossa Senhora de Lourdes
Em 1858 Bernadete Soubirous, afirmou ter visto uma aparição que se autodenominou de "Imaculada Conceição" na localidade de Lourdes, diocese de Tarbes na França. O caso foi submetido às autoridades civis locais e eclesiásticas, após o que o bispo de Tarbes deu por confirmadas as aparições como sendo da Virgem Maria. As autoridades civis francesas se viram impotentes para impedir a devoção de milhares de peregrinos na época, atualmente Lourdes se transformou num lugar de peregrinação internacional de milhões de católicos devotos da Virgem Maria.
No dia 8 de dezembro de 2007 o papa Bento XVI, após a recitação do Angelus, comentou que nesta festa solene se recorda que "o mistério da graça de Deus envolveu desde o primeiro instante de sua existência à criatura destinada a converter-se na Mãe do Redentor, preservando-a do contágio com o pecado original. Ao contemplá-la, reconhecemos a altura e a beleza do projeto de Deus para cada ser humano: chegar a ser santos e imaculados no amor (Efésios 1, 4), a imagem de nosso Criador."
Feriado[editar | editar código-fonte]
Nossa Senhora da Conceição é a rainha e padroeira de Portugal desde o reinado da Dinastia de Bragança.
Assim como, são várias as cidades brasileiras que declaram feriado no dia da Imaculada Conceição, tais como Cunha,Cachoeira dos Índios,São Sebastião do Paraíso, Angra dos Reis, Resende (Rio de Janeiro), Vassouras, Guarulhos, Aiuruoca, Guararapes,Campinas(Padroeira),Diadema(Padroeira),Piracicaba, Dourados (Padroeira), Itapura, Itanhaém, Itaiópolis, Itaporanga (Padroeira), Bragança Paulista, Jacareí, Mogi-Guaçu, Recife, Aracaju,Salvador, João Pessoa, São Luís, Manaus, Campina Grande, Ingá,Itabaiana (Paraiba), Sobral, Curitibanos, Mundo Novo, Monsenhor Paulo, Belo Horizonte, Sete Lagoas, Sabará, Contagem, Conceição dos Ouros, Conceição das Alagoas (Padroeira), Divinópolis, Moraújo, Porto Franco, Campos dos Goytacazes,Nilópolis Jandira,Teresina, Teófilo Otoni, Angelina, Rio das Ostras, Ipueiras (Padroeira), Guarapari, Prados, Itajaí, Maracajá, Pau dos Ferros, Osório (Rio Grande do Sul), Viamão, Rio Bonito, Bom Jardim, Alegrete (Rio Grande do Sul), São Jerônimo (Rio Grande do Sul), Ceará-Mirim (Rio Grande do Norte), Macau (Rio Grande do Norte) Franca, Santiago (Rio Grande do Sul)Jardim (Ceara), entre outros (Padroeira). Em muitos países como Portugal, este dia é também feriado.
FONTE : Wikipédia,
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.