Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

          Animais parecido com celebridades.

Cachorros que se parecem com seus donos


O cachorro é considerado o melhor amigo do homem, mas será que essa proximidade faz com que eles fiquem parecidos conosco? Essa é uma eterna e peculiar, diga-se de passagem, dúvida. Pelo menos para os donos de cachorros.
Em um estudo feito em 2004, pesquisadores de São Diego constataram que pessoas geralmente escolhem cachorros parecidos com elas, ainda mais quando são cães de raça. A semelhança geralmente é vista em traços como o cabelo ou até mesmo expressões faciais.

No mesmo ano, uma psicóloga da Universidade da Carolina do Sul confrontou as descobertas em um estudo separado, apontando as falhas no projeto. Os pesquisadores de São Diego analisaram novamente e confirmaram as descobertas iniciais.
No começo deste ano, outro cientista da Inglaterra fez um estudo com 70 voluntários a fim de que eles combinassem fotos de 41 donos de cachorros de diversas raças. Segundo os voluntários, eles combinaram as fotos, em menos da metade do tempo, de acordo com traços da personalidade que acreditavam que o dono e o cachorro compartilhavam.
Cientistas suspeitam que algumas pessoas procuram por certos traços ou predisposições que reflitam em suas próprias personalidades quando escolhem um cachorro.
CONCLUSÃO: Alguns estudos afirmam que os cachorros podem se parecer com seus donos, mas a pesquisa discutível.






Pesquisa mostra que pessoas são capazes de combinar corretamente “dono” e “cachorro”, apenas olhando para suas fotos.
Os voluntários conseguiram acertar, corretamente, quem seria o dono de um poodle, de um labrador e de um bull terrier. De acordo com psicólogos, há várias razões para cachorros se parecerem com seus donos e vice-versa. Aparentemente, até a roupa que a pessoa usa pode ser uma dica, de acordo com o psicólogo Lance Workman, da Universidade de Bath, que conduziu os estudos.
“Há um pouco de verdade, sim, na questão da similaridade física. Por exemplo, se você é uma pessoa mais atlética, provavelmente terá um cão que também seja atlético – afinal você estará escolhendo um companheiro para suas caminhadas” explica Workman. “Se você for do tipo ‘caseiro’ provavelmente irá querer um cão de companhia, como um poodle”.
“No entanto, quando testamos traços da personalidade, como timidez e facilidade de demonstrar afeto, os cães nem sempre ‘acompanhavam’ a tendência de seus donos”
pondera o professor. Ou seja, se somos parecidos com nossos cachorros, é só superficialmente.
As raças da pesquisa foram escolhidas porque, na Grã-Bretanha, onde a pesquisa foi feita, os cães desses tipos têm estereótipos definidos. Os bull terriers são mais fechados e impopulares. Os poodles são considerados cães sofisticados. Já os labradores são cães considerados neutros, apesar de serem atléticos. Levando em conta essas questões, as pessoas foram capazes de identificar o dono de cada cão.
Estudos posteriores incluíram até mesmo celebridades e seus cachorros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.