Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Grupo de jovens de Turvo aponta na liderança do Desafio JMJ Cracróvia 2016.


   Grupo Jucaju na realização da prova do teatro

O grupo Juventude Caminhando Junto (Jucaju) da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Turvo, apontou em 1º lugar no Desafio JMJ Cracróvia 2016. O desafio foi lançado pelo Portal Católico, em 2014, com intuito de comemorar um ano da realização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio 2013 e preparar os jovens para a Jornada de 2016, que será realizada na Polônia. 

O lema do desafio – “Por uma igreja mais conectada” movimentou mais de mil grupos pelo Brasil numa grande gincana nacional. Os grupos participantes concorrem a 40 pacotes completos de viagem para a JMJ 2016.

O coordenador do Jucaju, Maurício Pilati, contou que o grupo de jovens existe, há 40 anos, e disse que o grupo viu o desafio lançado, fez a inscrição e, por recomendação da gincana nacional, fez um vídeo clipe de 30 segundos. “Fizemos um vídeo desafiando outros grupos de jovens a participar do desafio, o qual foi veiculado pelo canal de TV Século XXI. Então, desde o começo, tivemos uma repercussão legal”, contou.

Maurício Pilati lembrou que, desde agosto, o grupo cumpre provas mensais e citou algumas, como pesquisa da história da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, palestras, recenseamento no município para levantar o número de igrejas e se os munícipes participam de algum tipo de celebração, entre outros. O coordenador do grupo também ressaltou o debate com os poderes e entidades de Turvo, que foi promovido pelo Jucaju. “Conseguimos 18 representantes e discutimos o papel do jovem na sociedade e na família”, disse.  

Entre as provas desenvolvidas, o grupo também teve que fazer uma campanha para arrecadar materiais recicláveis, fazer uma exposição de arte e, dessa forma, promover a conscientização na sociedade sobre a importância de reciclar para o meio ambiente. “Fizemos arrecadações nas escolas, assim como gincana para aquelas que mais arrecadaram, e promovemos um dia recreativo, com esporte e lazer, sempre voltados para a conscientização. Também fizemos a prova de arrecadação no Goioxim, Pinhão e Guarapuava”, acrescentou Maurício Pilati.

O grupo passa pela prova de Comunicação e um dos trabalhos desenvolvidos foi um teatro sobre a comunicação na família. Outro integrante do grupo, Octávio Corrêa Oliveira, disse que, no início, a motivação do grupo para fazer as atividades era a viagem à Polônia. Agora, segundo ele, o grupo está motivado com a repercussão dos trabalhos que têm desenvolvido na comunidade. Para Maurício Pilati, à medida que as provas foram acontecendo, o grupo percebeu a força que tem como jovem. “Às vezes, não acreditamos que podemos mobilizar algo. Por exemplo, reunimos os poderes e entidades do município, arrecadamos 474 quilos de pet e mais 300 quilos de outros materiais recicláveis. E, à medida que foram passando as provas, percebemos a força de mobilização do jovem, criatividade e a alegria. E o grupo unido contou bastante”, avaliou.

A integrante do Jucaju, Fabiana Ramires, também concorda que a viagem é apenas um bônus. De acordo com ela, quando o grupo percebeu os frutos que estava colhendo com as pessoas da comunidade, a motivação mudou. Ela falou do impacto do teatro nas famílias de Turvo e afirmou que possibilitou uma reflexão dentro da Paróquia Nossa Senhora Aparecida. 

“O teatro falou a realidade que vive a família e encenamos junto com a missa. Havia  visitantes, que estavam num retiro, e foram abordados vários temas. Foi divertido. Tínhamos dois personagens centrais – Anjo Gabriel e um representante do anjo do mal. O nome do teatro foi “Diálogo de Anjos”, em que o anjo Gabriel tenta mostrar que a família tem conserto e o outro anjo tenta mostrar que a família não tem conserto por causa da falta de comunicação”, explicou. 

Fabiana Ramires frisou que o teatro retratou diversos tipos de família e, para ela, com certeza, algumas se encaixaram nas situações retratadas. Maurício Pilati, parafraseando um dos discursos do Papa Francisco, disse: “A família é a primeira forma de contato que uma pessoa tem. A comunicação na família, que gera todas as outras formas de comunicação”.

Juventude
Segundo os integrantes do Jucaju, por meio do desafio, o grupo entendeu a importância e a capacidade de integração dos jovens dentro da sociedade. A juventude é considerada pelo ser humano como uma etapa entre a infância e a maturidade, que possui variações de idade e ocorre de acordo com a cultura de cada comunidade. 

No Brasil, segundo a PEC da Juventude, aprovada em 2010 pelo Congresso Nacional, é considerado jovem aquele cidadão que tem entre 15 e 29 anos. Maurício Pilati lembrou que existe o Dia Mundial da Juventude, comemorado, em 2015, no dia 30 de março, que tem a finalidade de lembrar a importância da juventude.

Resultado
Maurício Pilati comentou que, no dia 12 de outubro, terá uma cerimônia de encerramento do desafio, em São Paulo, que é a sede do Portal Católico. Nesta cerimônia, os diversos grupos do Brasil saberão os 15 primeiros colocados, que deverão ganhar as passagens para a JMJ 2016, na Polônia.

Fonte  Paraná Centro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.