Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Conta de água deve ficar mais cara, novamente no Paraná.

   Conta de água deve ficar mais cara, novamente no Paraná

A Sanepar solicitou ao Instituto das Águas um aumento extraordinário de 8% das tarifas de água e do esgoto. Na prática, isso significa que o consumidor terá que arcar com mais um aumento das tarifas ainda este ano, a entrar em vigor, possivelmente, no mês de setembro. Neste ano, a empresa já teve um reajuste anual de 12,5% que começou a ser cobrado, parte em março e o restante em junho.

O Instituto das Águas do Paraná, espécie de agência reguladora deste setor no Estado, divulgou uma nota técnica preliminar com as informações sobre a revisão tarifária extraordinária e o percentual de reajuste.

O diretor de investimentos da Sanepar, João Martinho, explicou que a empresa já teve um reajuste anual das tarifas calculado com base na inflação setorial que leva em conta custos dos serviços de água e tratamento de esgoto. Agora, segundo ele, este aumento extraordinário seria fruto do reajuste da energia elétrica. De acordo com ele, a energia representa cerca de 20% dos custos da empresa.

No ano passado, a empresa gastou R$ 206,114 milhões com energia e, neste ano, a estimativa é que esse valor seja de R$ 387 milhões ou 87,8% a mais que em 2014. Segundo ele, o reajuste de 8% cobre boa parte dos custos da Sanepar. No entanto, ele esclareceu que a companhia está absorvendo 60% dos custos que serão minimizados com a redução de outros gastos como contratações de novos funcionários e redução de despesas administrativas.

Fonte  Portal o Vale

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.