Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

sexta-feira, 3 de julho de 2015

Ministério da Educação divulga novas regras para o FIES.


   FOTO: RODOLFO BUHRER | PARANÁ PORTAL

Entra em vigor novas regras para adesão ao Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). Com as mudanças cursos com notas 4 e 5 no ENADE terão prioridade. A portaria também indica que vai haver preferência para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste (com exceção do Distrito Federal) em carreiras como engenharia, áreas da saúde e cursos de licenciatura, o Ministério da Educação (MEC) justifica a prioridade por serem cursos estratégicos para o desenvolvimento do país e das demandas sociais. As Instituições que ofertarem o programa de financiamento deverão aplicar desconto de 5% sobre as mensalidades nos contratos do FIES a partir do segundo semestre. As mudanças foram publicadas nesta sexta-feira (03) no Diário Oficial da União e são válidas para novos contratos a partir do segundo semestre de 2015.
Os contratos também serão diferentes, a taxa de juros vai subir de 3,4% ao ano para 6,5% ao ano. O MEC, justifica dizendo buscar “fortalecer a sustentabilidade do programa, para que, no médio prazo, novos alunos sejam financiados pelos formados”. Por outro lado, o estudante poderá pagar o financiamento após formado em até três vezes a duração do curso, antes o prazo para pagamento era de duas vezes.
Para contratação, o estudante tem o limite de até 2,5 salários mínimos per capita, na renda familiar. Antes o programa permitia a contratação do financiamento para pessoas com renda familiar de até 20 salários mínimos. Alunos precisam de, no mínimo, 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e não ter zerado a redação.
ParanáPortal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.