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sexta-feira, 10 de julho de 2015

Obras de duplicação da BR-277 devem começar em março de 2016


   

Diretores do DER e técnicos das concessionárias dos lotes 2 e 3 do Anel de Integração Rodoviário participaram, na noite de quinta-feira, de reunião com empresários e líderes de setores organizados na Acic. A finalidade foi informar sobre o atual estágio de elaboração dos projetos de duplicação de trecho de 9,4 quilômetros da BR-277, entre o Trevo Cataratas e o acesso ao distrito de São João. A previsão é de que os trabalhos comecem em março de 2016 e fiquem prontos dois anos depois. Ainda não há estimativa de quanto a obra vai custar. Entretanto, ela não está contemplada no contrato de concessão.
O diretor de Operações Rodoviárias do DER, Paulo Montes Luiz, informou que um dos objetivos do encontro era reduzir o nível de ansiedade da comunidade, que há muitos anos aguarda por essa obra. “A cobrança é grande e sabemos da urgência de duplicar esse trecho. O que posso afirmar é que a duplicação é prioridade do Governo do Paraná e vai sair. Entretanto, ainda é necessário vencer algumas etapas técnicas”. O superintendente regional do DER, Nelson Farah, mora em Cascavel há mais de 20 anos e conhece bem os problemas da região do Trevo Cataratas.
O entroncamento, que recebe tráfegos das BRs 277, 369, 467 e de PRs, a exemplo da 180, é um dos mais importantes e congestionados do Sul do Brasil. São mais de 30 mil veículos por dia e, diante dos problemas todos, é um dos poucos no País que contam com o dispositivo de semáforos. O presidente da Faciap, Guido Bresolin Júnior, embora afirme concordar com a relevância e a urgência da obra, lembrou que o início dos trabalhos dependerá das desapropriações por parte do Estado, e ele questionou, diante do caixa do governo, de onde sairá o dinheiro para tanto. Ele não se mostrou otimista quanto à previsão de início de execução.
Intervenções
O gerente de Engenharia da Ecocataratas, Sílvio Caldas, repassou as informações técnicas da duplicação. Os 9,4 quilômetros, dos kms 574 a 584, contam com projetos em duas etapas. A primeira está pronta e a segunda será concluída em outubro. Uma das preocupações centrais da proposta é de reduzir a forte pressão de tráfego no Trevo Cataratas. Para tanto, vários dispositivos serão empregados, como quatro viadutos, um trevo em desnível, marginais e retorno. As trincheiras serão construídas na região da Ferroeste, na junção da BR-277 e PR-180, no Autódromo e entre as BRs-277 e 369.
Uma das obras mais importantes, conforme Sílvio, será a construção de um novo trevo, a cerca de 500 metros de distância do Cataratas, para redirecionar o trânsito de veículos que vêm da BR-369 e querem acessar a 277 no sentido a Curitiba. O novo acesso não vai usar a estrutura principal do trevo e ajudará a desafogá-lo. Um aspecto que precisa ser considerado é quanto à execução ou não do Contorno Norte, que tem influência direta no trevo, lembrou Nelson Farah. O engenheiro Diogo Martins Pereira, da Viapar, concessionária do Lote 2 do Anel de Integração, também informou que a elaboração do projeto de duplicação entre Corbélia e Cascavel já começou e ficará pronto em três meses.
Otimista
O coordenador do governo estadual para a região Oeste, Severino Folador, diz estar otimista quanto à execução das obras e dos prazos. “Diante de todas as dificuldades que o País atravessa, o Paraná está muito na frente e cria condições que contribuirão e muito a novos avanços sociais e econômicos à comunidade”. O presidente da Acic, Alci Rotta Júnior, informou que a duplicação da BR-277 é uma reivindicação de duas décadas e quanto antes for concluída, melhor. “É uma das mais importantes artérias rodoviárias do Estado e, além de facilitar o escoamento da produção, virá para preservar muitas e preciosas vidas”.

Fonte CGN


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