Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

domingo, 7 de dezembro de 2014

Tufão nas Filipinas destrói casas e mata pelo menos 3 pessoas.

Mais de 1,2 milhão de pessoas fugiram para 1.500 abrigos.
Ano passado, o tufão Haiyan matou mais de 7 mil pessoas no país.


   homem é visto no topo de uma casa destruída em Tacloban, após passagem do tufão nas Filipinas (Foto: AFP)

Um poderoso tufão de lenta movimentação atingiu a região central das Filipinas neste domingo (7), trazendo ventos fortes, destruindo casas e derrubando árvores e redes de energia em áreas que ainda se recuperam de uma super-tempestade ocorrida há pouco mais de um ano.
As aldeias costeiras de Dolores, na ilha de Samar, onde o tufão Hagupit atingiu primeiramente a terra firme na noite de sábado, o prefeito Emiliana Villacarillo disse que cerca de 80% das casas foram destruídas. "Somente as grandes casas ficaram de pé", disse Villacarillo, acrescentando que inundações também destruíram lavouras de arroz numa região-chave de crescimento.
Autoridades confirmaram que pelo menos três pessoas morreram devido ao tufão, incluindo um residente de Dolores que foi morto pela queda de um coqueiro.
"A devastação é enorme em casas por causa dos ventos fortes", disse o secretário do Interior, Manuel Roxas, à rádio local DzBB desde Samar. "Muitas pessoas voluntariamente retornaram para centros de evacuação esta noite, um número maior do que aqueles que fugiram para os centros ontem à noite, porque eles não têm mais casas."
No entanto, o tufão Hagupit não pareceu ter causado devastação na mesma escala do mortal tufão do ano passado Haiyan, em parte porque houve uma massiva operação de evacuação de residentes de áreas costeiras e propensas a deslizamentos antes que a tempestade chegasse.
Mais de 1,2 milhão de pessoas fugiram para 1.500 escolas, centros civis, prefeituras, academias e igrejas usadas como centros de abrigo por toda a área central das Filipinas, disse Gwendolyn Pang, secretária-geral da Cruz Vermelha filipina.
Roxas disse equipes de resgate limparam a rodovia que dá acesso a Dolores de cerca de 25 a 30 enormes árvores caídas. Alguns moradores estavam nas ruas pedindo comida, água e outros suprimentos.
Hagupit, que dias antes tinha atingido a categoria 5 de força de "supertufão" enquanto passava pelo Oceano Pacífico, enfraqueceu-se no domingo para a categoria 2, ao atingir a terra firme por uma segunda vez na cidade de Cataingan no sul da ilha de Masbate.
Não houve relatos iniciais de características de tempestade que foram tão destrutivas durante o tufão Haiyan, que matou mais de 7 mil pessoas em todo o centro das Filipinas.
"Os danos estruturais foram provocados principalmente pelo vento, e não por impulso da tempestade", disse a porta-voz presidencial Abigail Valte.
fonte : G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.