Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

sábado, 14 de fevereiro de 2015

Greve deve continuar após o carnaval.


   Jonathan Campos/Gazeta do Povo / Professores vão continuar acampados em frente ao Palácio Iguaçu mesmo durante o feriadão do carnaval

A greve dos professores da rede estadual de ensino já completou cinco dias letivos. Isso significa 2,5% dos 200 dias de aula obrigatórios por lei. Essa semana ausente das salas de aula já implica em reposição desses dias no futuro. O que não se sabe é se haverá mais dias a serem repostos. A greve por tempo indeterminado deve continuar após o carnaval. Na próxima quinta-feira, dia em que seriam retomadas as atividades depois do feriadão, a expectativa é de mais um dia sem aula.
Mobilizada, a categoria não dá sinais de que irá arrefecer a paralisação e planeja manter o acampamento no Centro Cívico durante o feriado. Por outro lado, o governo do estado não demonstra abertura para dialogar com os professores e funcionários.
Última forma
Seed muda os números conforme o discurso
Desde o início do impasse entre professores e Seed, a pasta tem demorado a passar os números do novo ano letivo. Quando divulga, muda sistematicamente os dados informados à imprensa.
No dia 28 de janeiro, a Agência de Notícias do Paraná, do governo estadual, divulgou que o governador Beto Richa havia assinado a nomeação de 5.522 professores efetivos para rede estadual. No dia 6 de fevereiro, após a APP-Sindicato informar a imprensa que cerca de mil pedagogos que estavam entre os novos nomeados haviam sido “dispensados”, o número mudou. A agência publicou nova notícia informando que o governador Beto Richa havia nomeado 4.503 professores efetivos– mil a menos que o informado anteriormente, sem qualquer explicação sobre a mudança.
Mesmo com a diferença, a agência afirmou nas duas notícias (de janeiro e de fevereiro), que “o governo do estado totaliza, nos últimos quatro anos, a contratação de 23 mil professores e pedagogos para as escolas.”
Procurada desde o fim de janeiro para falar sobre a crise anunciada na rede estadual, a assessoria de imprensa da Seed somente abriu os números para o ano letivo de 2015 no dia 11 de fevereiro. Naquele dia, a Seed informou à Gazeta do Povo que a redução no número de professores de 2014 para 2015 havia sido de 78,5 mil para 64,1 mil. Para minimizar o rombo seriam chamados de volta às salas de aula mais de 900 profissionais em atividades administrativas e mais de 10 mil professores em licença-prêmio. Com isso, o número total para 2015 seria de 75,8 mil. No entanto, no dia seguinte, 12 de fevereiro, a Seed mandou um release à imprensa informando que a redução no número de profissionais de 2014 para 2015 foi de 80.608 para 75 mil.
Colaborou Fabiane Ziolla Menezes

A crise na rede de ensino se arrasta há pelo duas semanas. A gota d’água, que desencadeou a greve, foi o envio do “pacotaço” do governador Beto Richa (PSDB) à Assembleia Legislativa, mas a paralisação já estava prevista, segundo os professores.
O projeto de lei previa a extinção dos quinquênios, anuênio, mudanças no Programa Desenvolvimento Educacional (PDE), nos mecanismos de promoções e progressões e torna mais difícil a retirada de licenças (que passam a ser aprovadas diretamente pelo secretário de Educação). A medida também estabelecia cortes no vale-transporte e muda as regras para a previdência dos servidores.
Segundo a APP-sindicato, mesmo com a retirada do “pacotaço” de pauta, ainda motivam a continuação da greve o corte de 10 mil funcionários; superlotação nas salas de aula, em razão do fechamento de 2.400 turmas; o calote em parcelas do ano passado no fundo destinado à manutenção das escolas e compra de materiais; e o atraso no pagamento do terço de férias dos docentes e da rescisão dos 29 mil professores temporários que trabalharam na rede no ano passado. Além disso, eles pedem a reabertura dos projetos que funcionavam nas escolas no contraturno e a retomada da contratação de funcionários de escola, diretores, pedagogos e professores.
Panorama
De 2014 para 2015, houve redução no número de matrículas e no quadro de pessoal. A quantidade de estudantes matriculados caiu 4,7%: de 1,019 milhão no ano passado para 971,3 mil neste ano. Ao mesmo tempo, o governo estadual decidiu reduzir o número de turmas (de 38.200 para 35.918), aumentando a média de alunos por turma (de 26,68 para 27,04). Como um efeito cascata, isso afetou o número de profissionais.
O governo do estado afirma que nomeou 4.503 professores aprovados em concurso, mas o número de funcionários da rede caiu. Em 2014, eram 80.608 professores efetivos e temporários. Para este ano, são 65 mil e mais 10 mil à disposição da rede. Em relação aos funcionários, houve redução de 33.423 para 32.847, incluindo temporários e efetivos.
Apesar do quadro, os profissionais não concordam com as mudanças. Para eles, as escolas não têm condições de abrir com tantos funcionários a menos. Além disso, eles questionam a maneira como turmas e turnos foram encerrados e como escolas inteiras foram fechadas.
Negociação
O governo do Paraná e a APP abriram diálogo oficial pela primeira vez após a mobilização na Alep e a retirada do “pacotaço”. Os dois lados confirmaram uma reunião para próxima quinta-feira, após o feriado de carnaval, às 14h30, no Palácio Iguaçu.
Retomada
Aulas da rede municipal de Curitiba voltam após carnaval
Os 140 mil alunos das 184 escolas municipais de Curitiba e dos 199 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) voltarão às aulas na quinta-feira. Mas os professores já estão trabalhando desde a semana passada. Para preparar o ano letivo, que será encerrado em 18 de dezembro, os professores e funcionários tiveram esse período sem alunos para organizar a escola e atualizar os conteúdos.
Os professores e equipes pedagógicas trabalharam no planejamento do ano e de início das atividades de formação continuada para os 18,8 mil profissionais de educação. Essa capacitação foi dividida em duas partes: encontro para palestras com especialistas e expoentes em educação e o debate entre os profissionais nas unidades, aprofundando os estudos.
Aos deputados
Os 34 deputados que aprovaram a votação do ‘pacotaço’ do governo em uma comissão geral, o chamado ‘tratoraço’, vão receber cartas de professores com explicações e a pauta da categoria.
Fonte : Gazeta do povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.