Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

quinta-feira, 4 de junho de 2015

Cientistas da UFPR publicam descoberta de sete espécies minúsculas de sapos no Paraná.


   Foto: Luiz Fernando Ribeiro

Pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) anunciaram nesta quinta-feira (4), a descoberta de sete novas espécies de sapo. Todas elas são de animais muito pequenos, com tamanhos que não ultrapassam um centímetro quando eles chegam à idade adulta. O grupo de pesquisadores brasileiros publicou nesta quinta-feira (4) na revista científica PeerJ um estudo com a descrição das sete novas espécies de sapos encontradas em florestas da Mata Atlântica dos estados do Paraná e Santa Catarina.
Os sapos, da família Brachycephalidae, são minúsculos: o maior mede apenas 13 milímetros de comprimento. O tamanho diminuto desses sapos é uma vantagem evolutiva. Como eles são muito pequenos, já conseguem sair dos ovos completamente formados, sem precisar passar pelo estágio de girinos. Eles foram encontrados em áreas montanhosas de difícil acesso no meio da floresta, e por isso são endêmicos, ou seja, só existem no local em que foram encontrados, não se espalhando por outros habitats.
A descoberta foi feita por pesquisadores da Universidade Federal do Paraná. Em entrevista ao Guardian, um dos autores do estudo, o professor Marcio Pie, disse que dois fatores ameaçam as espécies encontradas: as mudanças climáticas, que podem alterar o clima que os sapos estão adaptados, e o desmatamento da Mata Atlântica.

   Foto: Luiz Fernando Ribeiro
Fonte    paranáportal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.