Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

quinta-feira, 4 de junho de 2015

Fiéis se reúnem para confecção de tapetes de Corpus Christi no Paraná.


   Tapete na Cândido de Abreu terá dois mil metros de comprimento (Foto: Dino Menon / RPC)

Milhares de fiéis enfrentam o frio desde a madrugada desta quinta-feira (4) para confeccionar os tradicionais tapetes de Corpus Christi em vários pontos de Curitiba e em cidades do interior. Figuras de Jesus Cristo, da Santa Ceia, do cálice e da Virgem Maria, entre outros símbolos religiosos, são montados com produtos como flores, serragem, pó de café e materiais reciclados. Curitiba amanheceu com mínima de 10ºC, segundo o Instituto Tecnológico Simepar.
No Santuário do Carmo, no bairro Boqueirão, o tapete terá 900 metros de extensão, com quatro medalhões onde serão feitas paradas do santíssimo para a benção do Corpus Christi durante a procissão. Cerca de 400 voluntários participam da confecção do tapete.
   Fiéis utilizam materiais especiais como pó de café e serragem para montar os tapetes  (Foto: Luiz Fernando Martins/ RPC)
Na Avenida Cândido de Abreu, o tapete de Corpus Christi será dividido em 86 lotes e terá dois mil metros aproximadamente. Cada lote é de responsabilidade de voluntários de paróquias, universidades, colégios religiosos, santuários e de pastorais. Cada grupo define o seu tema.
Mais de 20 mil religiosos devem participar da celebração na Catedral Basílica e no Centro Cívico. Às 14h começa uma animação com a participação do padre Reginaldo Manzotti em frente à Catedral. A missa começa às 15h e, na sequência, às 16h30, inicia a procissão em direção ao Centro Cívico. Às 18h, será concebida a bênção ao santíssimo sacramento.
Estudantes também participam da celebração na Cândido de Abreu  (Foto: Dino Menon / RPC)Estudantes também participam da celebração na
Cândido de Abreu (Foto: Dino Menon / RPC)
O nome Corpus Christi vem do latim e significa “Corpo de Cristo”. A solenidade acontece sempre em uma quinta-feira em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição do sacramento da Eucaristia.
Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, ele mandou que celebrassem sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu corpo e sangue. No Brasil, a tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, em Minas Gerais.
Alterações no trânsito
A procissão de Corpus Christi gera desvios e bloqueios no trânsito da região central de Curitiba, ao longo desta quinta-feira. Os bloqueios começam a partir das 7h e seguem até às 18h30, em diferentes pontos da região. O transporte coletivo também sofre alterações.
Os bloqueios começam às 7h na Rua Prefeito Rosalvo G. Mello Leitão com a Cândido de Abreu, e também no cruzamento das ruas Deputado Mário de Barros e Marechal Hermes, no sentido bairro. Confira todas as mudanças.
As alterações em linhas do transporte coletivo vão das 7h às 20h. Sofrem mudanças: Interbairros I (sentidos horário e anti-horário); Linhas Diretas Inter 2 (horário e anti-horário), Aeroporto, Boqueirão/Centro Cívico, Barreirinha/Guadalupe, Santa Cândida/Pinheirinho, CIC/Cabral; Linha Turismo; Linhas convencionais Estribo Ahú, Marechal Hermes, Fernando de Noronha, Laranjeiras, Paineiras, Santa Gema, Ahú/Los Angeles.
  Corpus Christi Ponta Grossa (Foto: André Salamucha/RPC)
Fonte    G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.